Ver Versão Completa : Correia dentada / válvulas
Claudio 90
11/10/2007, 17:36
Alguém poderia me dar uma dica?
A correia dentada da minha land 90 ano 97 arrebentou. troquei os esticadores, tuchos, varetas e um balancim. Porém ficou com um barulhinho tipo "chocalho" bem baixinho (parece ser das válvulas).
O que devo fazer?
Obrigado,
Claudio 90
Olá Claudio , bem vindo ao fórum :concordo:
Quanto ao barulho que você falou , ele ocorre todo tempo ou em alguma marcha ou rotação específica ? falo isso pois existe o famoso "barulhinho da quinta marcha" que parece uma arruela solta vibrando ...mas não traz maiores problemas .
Agora só por curiosidade , a correia arrebentou em condições normais ou tava forçando o motor ? já vinha apresentando algum problema ?
abraço
Alexandre Zocrato
12/10/2007, 10:34
O que o seu mecânico falou?
Como não temos como ouvir o barulho, fica bem difícil opinar. A gente pode errar feio.:parede:
Eu acho que, se você não está certo do que se trata, troque umas idéias com o mecânico. Ele poderá ouvir o motor e opinar.:concordo:
Claudio 90
15/10/2007, 07:57
Bom, o barulho ocorre em qualquer marcha. A correia arrembentou antes do tempo (aproximadamente 10.000 Km) e estava em condições normais.
Meu macânico me disse que era válvulas e regulou para 0,10, porém o barulho continua...........
Abs,
Claudio
Alexandre Zocrato
15/10/2007, 11:38
Se as válvulas foram reguladas e ainda estão batendo... das duas uma: ou não foram corretamente reguladas ou há um empeno...
As peças trocadas são as originais?
Elmer_Jeep
15/10/2007, 12:20
O correto após esse tipo de problema(quebra da correia) seria revisar o cabeçote por completo e não apenas substituir os componentes externos...
Pode ser que as válvulas estejam com desgaste na extremidade, e outro detalhe é que entre a válvula e o balancin existe uma pecinha de aço chamada Capa da Válvula que muitos mecânicos não sabem e simplesmente perdem durante a desmontagem dos balancins, veja no anexo a sequencia dos componentes começando pela válvula nº 21, a peça que estou me referindo é a de nº 28, a ausencia dela prejudica a regulagem da folga de válvulas.
A folga é de 0,20mm para ambas (Admissão e Escape).
[]'s
Daniel Sobrinho
15/10/2007, 13:56
e outro detalhe é que entre a válvula e o balancin existe uma pecinha de aço chamada Capa da Válvula que muitos mecânicos não sabem e simplesmente perdem durante a desmontagem dos balancins:concordo:só que tem outro detalhe , ele anda mais;)
Carlão Rover
15/10/2007, 20:08
Alguém tem um esquema desta correia dentada e como fazemos para ver se ela está em boas condições?
Wagninho
15/10/2007, 21:09
Alguém tem um esquema desta correia dentada e como fazemos para ver se ela está em boas condições?
Olá Caandreu ! Deixa eu me apresentar, sou o Wagner e sou novato no fórum e possuo uma ranger com motor maxion 2.5 que é igual aos que equipam as Land.Não sei se posso ajudar mas se o esquema que vc se referiu foi quanto ao procedimento de troca, estou postando abaixo um arquivo pdf com o esquema de substituição da correia sincronizadora. Quanto a avaliação da vida útil seria interessante fazer uma inspeção visual se possível e procurar por rompimento dos cordames ou fissuras longitudinais e transversais na correia, que indicam a necessidade de substituição. Outrossim, as correias originais dos motores maxion 2.5 devem ser trocadas a cada 60.000 Km ou 80.00 km se não me falha a memória, alguém do fórum pode confirmar .Um abraço!
Carlão Rover
15/10/2007, 21:14
Desculpe se vou falar besteira...esta correia é a mesma do alternador?porque eu entendi que correia dentada é uma coisa e do alternador outra...por isso a dúvida...
Wagninho
15/10/2007, 21:35
Desculpe se vou falar besteira...esta correia é a mesma do alternador?porque eu entendi que correia dentada é uma coisa e do alternador outra...por isso a dúvida...
É o seguinte : correia sincronizadora é aquela que está no arquivo pdf que eu postei anteriormente e ela esta nos motores dentro da caixa de distribuição e somente removendo a correia micro "V" e trapezoidais juntamente com polias, hélice viscosa e esticadores é possível acessar a tampa do compartimento da correia sincronizadora ou dentada que tem a função de acionar a bomba injetora e comando de válvula através do eixo de manivela de forma ordenada e de acordo com a ordem de explosão. As correias que enchergamos no motor são as correias dos agredos ao motor tais como bomba de água, alternador, bomba da direção hidráulica, compressor do ar, e que não tem nada com relação a correia sincronizadora da distribuição que está dentro da caixa de distribuição entre o bloco do motor e todo o conjunto de agregados do lado de fora. :concordo:
Carlão Rover
15/10/2007, 21:39
Blza Wagninho!!!começou bem, era isso que eu imaginava...agora e o valor dela mais a mão de obra?numa especializada querem cobrar R$ 600,00 para fazer...o que vc acha?
Wagninho
15/10/2007, 22:00
Blza Wagninho!!!começou bem, era isso que eu imaginava...agora e o valor dela mais a mão de obra?numa especializada querem cobrar R$ 600,00 para fazer...o que vc acha?
Acho que o preço está dentro em se tratando de autorizada. Só para vc ter uma idéia aqui em Santos eles cobram só a correia dentada sem mão de obra R$679,00 na Ford Costa Sul !!!! Qdo tiver que trocar a minha ( em breve ) vou comprar na autorizada da International que deve estar cobrando menos da metade da autorizada Ford e a mão de obra é minha mesmo !!!
Carlos,
The Specialist recomenda a troca da correia dentada cada 80.000 km, a Autostar 50.000 km, outras concessionárias 100.000 km, o manual da Maxion fala de períodos de 100.000 km ou 50.000 km em caso de uso severo, eu optei por 60.000 km a troca do kit (correia + esticador) mais o retentor do virabrequim. A primeira vez a concessionária não trocou o esticador, após 1.500 km teve que trocar novamente a correia e ai sim o esticador foi colocado novo. Eu ando na minha Land com os bujões tanto do receptáculo da correia como da caixa seca no lugar e os retiro uma vez por mês para inspeção, no caso verifico se tem restos de correia o como na última vez apareceu óleo diesel por vazamentos da bomba, é muito comum aparecer óleo do motor por vazamentos no retentor do virabrequim.
Claudio 90
16/10/2007, 16:12
Senhores,
Gostaria de agradecer à todos pela ajuda.
Elmer Jeep,
O anexo que você enviou é muito interessante. Eu consigo acessá-lo, por interio, na internet?
Abs,
claudio
Fernando da Terra
16/10/2007, 17:32
Elmer, tudo bem cara?
Também queria saber se tem como conseguir todo a arquivo do anexo.
São 85 páginas, correto?
Tem como conseguir o arquivo inteiro?
Fernando
Elmer_Jeep
16/10/2007, 17:41
Pessoal, consegui os catálogos aqui pelo fórum mesmo na seção de downloads, mas esse que disponibilizei a imagem é do motor 2.8 que tem muitos componentes semelhantes ao 2.5
Catálogo HSD 2.5 (não consegui baixar...)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31738
Catálogo PSD 2.8
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31496
[]'s
Allan Nielsen
16/10/2007, 18:10
Prezados,
Muito se fala em correia dentada, marca, prazo de troca etc.
Mais importante que a correia dentada são os esticadores e polias. Uma correia original normalmente dura o dobro da quilometragem recomendada para troca, o proplema esta no esticador. É comum vermos mexanicos rodar o esticador proximo ao ouvido e dizer que esta bom; e pode ser verdade naquele momento, mais e daí a 10 ou 20.000km?
Se eu tivesse que trocar apenas um item, trocaria o esticador e manteria a correia! Os esticadores costumam ser bem mais caro que a correia, e muitos compram uma correia de marca e colocam um esticador com rolamento xing ling.
Para economizar compre o esticador em uma autorizada do motor, a correia pode ser comprada em qualquer autopeça desde que com procedencia e marca conhecida tais como Gates, Dayco etc.
Não economize na mão de obra. Embora pareça facil, o ajuste do ponto de um motor HSD requer experiencia, sem falar da verificação do estado e alinhamento das polias. E não adianta garantia, pois muitas vezes o problema surgirá 50.000km adiante, e pode custar caro!
Abs
Vou deixar meus dois cents aos amigos landeiros...
Comprem todas as peças do motor Maxion, inclusive filtros de óleo, combustível e de ar nos distribuidores MWM-International, sai muuuiiiitttooo mais barato que em qquer concessionária Ford ou Land Rover. Além de ser peça original do fabricante do motor, muitas vezes, é mais barato que na auto-peças da esquina. Um exemplo: filtro do óleo lubrificante da Ranger 2.5 custa 13 pilas, com selinho International Engines...
Ah, a respeito da correia dentada: como o Allan recomendou acima, SEMPRE troquem os esticadores junto com a correia. Não trocá-los é economia porca, depois fica muito mais caro. A Ford recomenda a substituição da correia dentada a cada 120.000 Kms. Já a International recomenda aos 96.000 Kms. Por via das dúvidas, troquei aos 100.000 Kms.
O catálogo de peças e serviços foi postado pelo Allan neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31738
[]'s
Troquei ontem minhas correias, praticamente é o mesmo motor:
TROCA DAS CORREIAS - ORÇAMENTO REALIZADO
ITEM
MONZA(Ford)
AUTO MASTER(Ford)
SERMAQ(Internacional)
CORREIA ALTERNADOR
67,20
64,00
60,00
CORRREIA AR COND
26,25
25,00
30,00
CORREIA DENTADA
595,00
566,00
120,00
ESTICADOR
480,00
----
360,00
MÃO-DE-OBRA
280,00
450,00
120,00
Realizei a troca das minhas correias.
As que ficam expostas visualmente estavam bem ressecadas e a do alternador se partiu longitudinalmente ao ser retirada.
A dentada visualmente não apresentava grande desgaste nem ressecamento. A Vtr foi fabricada em março de 2002 e adquirida 0 Km em outubro do mesmo ano e está com 73.600Km.
Fiquei impressionado com a gritante discrepância entre o orçamento realizado nas concessionárias Ford aqui de Campo Grande e a autorizada Internacional. Na Auto Master (antiga Matra para quem mora aqui) o esticador /tensionador não foi citado com necessário. As correias aplicadas na SERMAQ foram duas Goodyear e a dentada da Internacional. Parece que o serviço da SERMAQ ficou bom, acabei de receber o carro.
Abraços,
FRanger
As correias aplicadas na SERMAQ foram duas Goodyear e a dentada da Internacional. Parece que o serviço da SERMAQ ficou bom, acabei de receber o carro.FRanger eu ainda sou mais as correias Dayco como o nosso amigo Allan falou, as Goodyear não são muito confiáveis mesmo tendo nome, já ouvi varios relatos sobre essa correia, sua borracha resseca muito cedo e causa o seu rompimento prematuro:concordo:
Allan Nielsen
17/10/2007, 13:02
As correias aplicadas na SERMAQ foram duas Goodyear e a dentada da Internacional. Parece que o serviço da SERMAQ ficou bom, acabei de receber o carro.
Abraços,
FRanger
FRanger, acho que voce fez o correto; minha unica ressalva é não ter efetuado a troca do esticador.
Existe uma má fama das correias dentadas Goodyear, não sei se é lenda; visto que normalmente os produtos da Goodyear são bons. As mais conceituadas são as Gates. No caso de compra em uma autorizada do motor, voce provavelmente estará comprando de um destes fabricantes mas o importante é que foi homologado pelo fabricante do motor.
No caso das correias externas (ar condicionado e poly V) não vejo problema em usar de outra marca, pois elas podem ser inspecionadas com facilidade.
Outra coisa que considero importante é realizar o serviço com quem tem experiencia em motores diesel.
Abs
Rogbenno
24/04/2008, 16:59
Olá aos especialistas em Defender.
Hoje pela manhã a luz de painel da bateria da minha 90 não apagou, levei até uma oficina e enviaram o alternador para reparo na Bosch. Aproveitei e mandei trocar as correias. O mecanico disse que iria trocar a correia do alternador 7pk1575 e a do ar não lembro a referencia, mas acho que era 4pk... Ele disse que o motor Maxion da minha ano 2000 não tem correia dentada e sim uma corrente interna, essa informação procede? Disse também que só preciso trocar a corrente quando der problema, ( começar a bater ). Amigos oque devo fazer ? Me ajuda aí Portela, Mauro, Etc..
Rogério.
Elmer_Jeep
24/04/2008, 17:35
Rogério, seu mecanico aí viajou legal. Os maxion hsd tem correia dentada e qualquer mecanico sabe disso.
Corrente interna veio sair agora em 2006 nos motores MWM/International NGD 3.0
[]'s
Claudio 90
25/04/2008, 08:17
Pessoal,
Quando troquei a minha correia devido a "kilometragen", instalei a Dayco, porém a mesma arrebentou rapidamente (aproximadamente aos 10.000 Km).
Resumindo só uso Goodyear e não tive mais problemas.
Claudio
Arrivabene
25/04/2008, 22:43
Ola Amigo,
troquei a minha corrente da 90tinha ha pouco tempo, usei Dayco...mecanico nao gosta muito da goodyear hein...
Qto ao barulho supostamente deve estar fora de ponto....esta em que cidade ? Me mande um MP que te indico um excelente mecanico aqui em Campinas.
Arrivabene.
Elmer_Jeep
26/04/2008, 09:18
Lembrando que em Campinas tem a Campinas Diesel que é revendedor autorizado MWM INTERNATIONAL. Já comprei algumas peças p/ Maxion HSD com eles e fui muito bem atendido.
[]'s sem comissão nem desconto...
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