Ver Versão Completa : Bateria Ideal
anacris1000
11/10/2007, 12:05
Tenho uma dúvida, qual a bateria ideal para o Niva, o meu é 91 e não tem PX
emtsuhako
11/10/2007, 13:40
Ana, use preferencialmente uma bateria de 65Ah, já que vc, penso eu, não tem guincho, milhas e outras parafernálias tão desejadas pelos off-roaders...
anacris1000
11/10/2007, 13:44
Meu carro veio só com o engate e o quebra matos da frente, e o antigo dono me deu um teto solar de golf que ele comprou prá instalar e acabou não colocando, mas nem vou instalar também, quero colocar um bagageiro no teto(a pintura do teto tá meio feia).
Eu vi em um site uma forma legal de colocar o estepe na parte de trás como em alguns off roads tem, o qeu acha disso?
Conhece alguém que tem?
emtsuhako
11/10/2007, 13:58
Ana, geralmente o pessoal faz uma adaptação com porta-estepe de outros carros, tais como o do Fox, Ecosport, etc... Sinceramente, na minha opinião, não vale a pena pq vc terá que fixar na lataria, geralmente em pontos que não foram feitos para isso... Se mesmo assim vc quiser, outros camaradas que tem te darão as dicas... :)
Bateria: qq uma....funcionando.
Estepe, tenho no meu niva e nao é fixado na lata, e sim sob o engate. Bate um pouco em estrada esburada, perde a visao na trilha, atrapalha no uso do porta-malas...fora isso é bom.
emtsuhako
11/10/2007, 16:20
Nivóide, bateria não é qq uma não... É preciso observar a amperagem... No meu Niva, com PX, CD/MP3 Player, dois faróis-de-milha, Totem e GPS, eu uso uma de 65Ah... Se não me engano a original do Niva é de 55Ah... isso???
Eu não tenho guincho mas tenho 4 milhas + PX + Mp3 + módulo e uso uma bateria de 90A especial pra som...
alexandre roveri
11/10/2007, 16:36
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29213
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29213
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32283&highlight=bateria
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=367&highlight=bateria
Tinha um outro tôpico que o Cavalcante deu uma aula sobre baterias que eu não consigo achar !!!
anacris1000
11/10/2007, 16:36
Ficou super legal o estepe atrás, gostei
GARCIA/SP
11/10/2007, 18:04
Bom, se bateria for "qualquer uma", então...fazemos assim...pneu, ah...põe qualquer um...pastilha de freio...ah, tanto faz...qualquer uma, desde que funcione...amortecedores...também tanto faz...se estiverem funcionando...
Infelizmente, é por isso que Niva está virando sucata...enquanto não compreenderem que adaptação (qdo. feita de forma criteriosa) é uma coisa, e gambiarra é outra, a coisa só tende a piorar...Enfim, cada qual com suas necessidades e com seus valores...se é que isso ainda existe.
Abs
Meu carro veio só com o engate e o quebra matos da frente, e o antigo dono me deu um teto solar de golf que ele comprou prá instalar e acabou não colocando, mas nem vou instalar também, quero colocar um bagageiro no teto(a pintura do teto tá meio feia).
Eu vi em um site uma forma legal de colocar o estepe na parte de trás como em alguns off roads tem, o qeu acha disso?
Conhece alguém que tem?
Ana, é recomendável instalar uma bateria de 65 Ah. é um pouco mais do que o Niva precisa, o que lhe dará uma reserva para lâmpadas mais fortes 100/90W nos faróis, faróis auxiliares (recomendo os de neblina, ajudam bastante em viagens noturnas, iluminando as laterais da pista), ou algo parecido. Não economize, para não ficar na mão, use boas marcas. Eu uso a Moura há anos, nunca tive problemas, mas há outras boas marcas, como a Heliar, a Delco, a Durex, por exemplo.
Quanto ao estepe, recomendo fortemente que você espere por algum tempo para fazer esta modificação. Ela é complicada e irá trazer alguns problemas (visibilidade, uso do porta-malas dificultado), só deve ser feita quando não houver outra possibilidade de instalação do estepe (motor maior do que o original, sem ter bagageiro, por ex.). O lugar onde o estepe está originalmente é ótimo, fica escondido (roubos mais difíceis) e serve para guardar objetos (litros de óleo de reserva, ferramentas, ou algo assim).
Ana, espero que você entenda o que vou escrever a seguir como um conselho amigo, e não uma crítica azeda. Também deixo claro que não estou fazendo uma crítica pessoal, o que escrevo abaixo é genérico, vale para uma grande parte dos novos proprietários de Niva, que se empolgam e acabam colocando a carroça na frente do burro, invertendo prioridades de despesas com o carro.
É muito importante que um novo proprietário se familiarize com o Niva, descubra o que há para ser feito na mecânica, elétrica e funilaria, se ele precisa de novos pneus, se os freios estão em ordem, etc... Entretanto, vejo muitos se preocuparem mais com adesivos, bagageiros, quebra-matos e faróis auxiliares, deixando de lado coisas importantes que deveriam ser feitas antes. Depois, o carro quebra, dá problemas, e a pessoa, lamentando o dinheiro gasto, põe o seu Niva à venda, e passa a maldizer todo e qualquer Niva.
Mande fazer um cuidadoso levantamento do que será necessário providenciar para deixar o seu Niva em dia, organize uma lista destas pendências, e vá eliminando estes problemas, em ordem de importância, conforme o seu bolso o permita. Se tudo correr bem, em pouco tempo você terá um carro confiável, e vai virar mais uma "doente por Niva", como muitos de nós! :)
Um abraço, boa sorte!
Tá bom tá bom...
girti vc ta certo: confiabilidade em primeiro lugar: posso até ficar atolado sim pq nao tenho pneus bons, mas nunca quebrei no meio da trilha!
Vale a dica: compre coisas boas, de marcas ou de preferencias a peças originais ou similares nacionais de referencia, que na maioria sao melhores q originais.
Bateria qq uma acima de 65ah, mas qto maior, mais cara é. Além disso, uma de 56ah é suficiente pra tocar o niva sim. Lembre-se que a bateria só liga o motor, mais nada, a nao ser com o motor desligado.
Com o motor ligado o que manda é o alternador, que deve ser de 60ah no minimo. O do tempra, santana ou qq outro carro nacional com ar e desembaçador pode ser usado, desde que adaptado. O do omega por ex é de 120A.
Eu prefireria colocar o estepe no bagageiro, acho mais legal e atrapalha menos.
fabioaguilera
11/10/2007, 21:46
Bom, se bateria for "qualquer uma", então...fazemos assim...pneu, ah...põe qualquer um...pastilha de freio...ah, tanto faz...qualquer uma, desde que funcione...amortecedores...também tanto faz...se estiverem funcionando...
Infelizmente, é por isso que Niva está virando sucata...enquanto não compreenderem que adaptação (qdo. feita de forma criteriosa) é uma coisa, e gambiarra é outra, a coisa só tende a piorar...Enfim, cada qual com suas necessidades e com seus valores...se é que isso ainda existe.
Abs
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Bom, se bateria for "qualquer uma", então...fazemos assim...pneu, ah...põe qualquer um...pastilha de freio...ah, tanto faz...qualquer uma, desde que funcione...amortecedores...também tanto faz...se estiverem funcionando...
Infelizmente, é por isso que Niva está virando sucata...enquanto não compreenderem que adaptação (qdo. feita de forma criteriosa) é uma coisa, e gambiarra é outra, a coisa só tende a piorar...Enfim, cada qual com suas necessidades e com seus valores...se é que isso ainda existe.
Abs
Assino embaixo! As peças vagabundas e baratas só estão no mercado porque sempre tem alguém procurando peças mais e mais baratas (e mais vagabundas, porque milagre ninguém faz!).
Há algum tempo, reclamei com um tradicional fornecedor de peças Lada, cujo nome vou omitir, sobre a má qualidade de algumas peças, e ele me explicou (as observações entre parênteses são minhas):
Mantemos estas peças (mais vagabundas) em estoque, pois há muitos clientes que não aceitam os preços cobrados pelas peças de melhor qualidade, e acabam comprando de outro fornecedor (disposto a fornecer as peças vagabundas). Assim ,somos, muitas vezes, obrigados a ter mais de um tipo de peça em estoque (a boa e a vagabunda), para não perder clientes. Quem quiser qualidade, vai comprar a peça confiável, quem quer gastar pouco, vai comprar a outra (a vagabunda).
Repetindo, para ficar claro: as peças vagabundas só estão no mercado porque há alguém disposto a comprá-las. E depois, quando quebrar, vão dizer que o carro é que não presta!
Um exemplo concreto: alguns niveiros mais antigos vão lembrar da "crise dos pivôs", quando houve uma grande quantidade de Nivas que tiveram seus pivôs quebrados em condições de uso normal (eu fui um deles!). Houve até quem, contrariado, vendesse seu Niva, por não mais confiar nas peças. Estes pivôs apareceram no mercado a um bom preço, bem melhor do que os importados russos, e foram um grande "sucesso de vendas", até que começasse a quebradeira. Felizmente, sumiram do mercado, substituídos pelos de melhor qualidade, mas deixaram sua marca, até hoje, mesmo sem um motivo lógico, muita gente tem medo que, de uma hora para outra, algum pivô quebre.
Resumindo: manter um carro, qualquer que seja, em ordem custa dinheiro. E se for um 4x4, submetido a condições mais duras, custa ainda mais caro. Portanto, quem quer ter um 4x4 para brincar ou para rodar Brasil afora, deve estar ciente de que isto é um luxo, e assumir esta responsabilidade, ou desistir da brincadeira e voltar para o 4x2! Sai mais barato, e o dindin que sobrar dá para comprar muuuuitas latinhas!
Abraços
anacris1000
15/10/2007, 13:08
Gil,
você tem toda razão, estou tentando mesmo fazer isso, ir primeiro atrás das prioridades e coisas de segurança e no final se sobrar dinheiro eu enfeito o Nivolino. De vez em quando meio que saio do rumo pois fico empolgada querendo colocar adesivos e outros acessórios, mas ainda estou conseguindo me controlar, já que acabei de compar o carro, paguei razoavelmente barato e por isso imagino que terei alguns gastos com mecânica pela frente.
Abs. e obrigada pelas dicas
Ana, é recomendável instalar uma bateria de 65 Ah. é um pouco mais do que o Niva precisa, o que lhe dará uma reserva para lâmpadas mais fortes 100/90W nos faróis, faróis auxiliares (recomendo os de neblina, ajudam bastante em viagens noturnas, iluminando as laterais da pista), ou algo parecido. Não economize, para não ficar na mão, use boas marcas. Eu uso a Moura há anos, nunca tive problemas, mas há outras boas marcas, como a Heliar, a Delco, a Durex, por exemplo.
Quanto ao estepe, recomendo fortemente que você espere por algum tempo para fazer esta modificação. Ela é complicada e irá trazer alguns problemas (visibilidade, uso do porta-malas dificultado), só deve ser feita quando não houver outra possibilidade de instalação do estepe (motor maior do que o original, sem ter bagageiro, por ex.). O lugar onde o estepe está originalmente é ótimo, fica escondido (roubos mais difíceis) e serve para guardar objetos (litros de óleo de reserva, ferramentas, ou algo assim).
Ana, espero que você entenda o que vou escrever a seguir como um conselho amigo, e não uma crítica azeda. Também deixo claro que não estou fazendo uma crítica pessoal, o que escrevo abaixo é genérico, vale para uma grande parte dos novos proprietários de Niva, que se empolgam e acabam colocando a carroça na frente do burro, invertendo prioridades de despesas com o carro.
É muito importante que um novo proprietário se familiarize com o Niva, descubra o que há para ser feito na mecânica, elétrica e funilaria, se ele precisa de novos pneus, se os freios estão em ordem, etc... Entretanto, vejo muitos se preocuparem mais com adesivos, bagageiros, quebra-matos e faróis auxiliares, deixando de lado coisas importantes que deveriam ser feitas antes. Depois, o carro quebra, dá problemas, e a pessoa, lamentando o dinheiro gasto, põe o seu Niva à venda, e passa a maldizer todo e qualquer Niva.
Mande fazer um cuidadoso levantamento do que será necessário providenciar para deixar o seu Niva em dia, organize uma lista destas pendências, e vá eliminando estes problemas, em ordem de importância, conforme o seu bolso o permita. Se tudo correr bem, em pouco tempo você terá um carro confiável, e vai virar mais uma "doente por Niva", como muitos de nós! :)
Um abraço, boa sorte!
emtsuhako
15/10/2007, 20:36
Só para constar, a bateria original do Niva é de 55Ah, 12V... No meu tem uma de 65Ah e dá conta do recado...
shuther4x4
15/10/2007, 21:27
Fiquei feliz com os comentários de qualidade acima de tudo.
Já faz um bom tempo que tenho meu niva (mais ou menos na verdade).
No começo era toda aquela empolgação: coloca isso, troca aquilo, calça, etc e mais etc....
Só que analisando tudo isso um pouco mais criteriosamente fui verificando que quanto menos adaptações fizer, melhor fica (na sua devida proporção claro). No início já queria colocar ap e o diabo a quatro (levantar, acoplamento...) Só que fui vendo outros nivas e poucos, bem poucos mesmo tinham uma qualidade de adaptação que me satisfazia. Resultado: o meu está praticamente original pois preferi colocar peças de qualidade ou deixar como está (é menos dor de cabeça). Vou trocando conforme as peças começam a abrir o bico, e aí procuro pesar entre adaptação e original (ambas de qualidade claro). Nesse tempo todo nunca, mas nunca fiquei na mão com o niva. Não sei se é sorte ou porque quase todo fim de semana tenho saco pra dar uma verificada nele. Vejo cabo, vazamentos, óleo, folgas, coisa básica, de uns 30 minutos.
A meu próximo passo é o acoplamento (pois agora achei um que não precisa cortar a ponta do eixo da caixa, lê-se jossano).
Parabéns a todos que evitam que o niva tenha sua reputação mais defamada ainda.
Ps: uso bateria de 80 amperes ajax (a partida aparentemente ficou bem mais leve com essa força)
shuther4x4
15/10/2007, 21:30
Ficou super legal o estepe atrás, gostei
Essa adaptação tem de ser muito, mas muito bem feita mesmo. A maioria que vi (3) estavam com problemas na fixação (trincas), pois ele vibra e não a lata que aguente essa vibração (lembe-se que o niva não tem chassi para fixar ele).
Abraços.
GARCIA/SP
15/10/2007, 23:40
Essa adaptação tem de ser muito, mas muito bem feita mesmo. A maioria que vi (3) estavam com problemas na fixação (trincas), pois ele vibra e não a lata que aguente essa vibração (lembe-se que o niva não tem chassi para fixar ele).
Abraços.
Correto! Lugar do estepe, no Niva, é no cofre (compartimento) do motor. Foi projetado para ficar ali. No máximo, em casos ímpares, coloca-se o estepe - adequadamente preso - num bagageiro (resistente) no teto do veículo. Qualquer coisa diferente disso pode causar dano à lataria ou estrutura do carro.
Abs
Flugêncio
16/10/2007, 07:49
Correto! Lugar do estepe, no Niva, é no cofre (compartimento) do motor. Foi projetado para ficar ali. No máximo, em casos ímpares, coloca-se o estepe - adequadamente preso - num bagageiro (resistente) no teto do veículo. Qualquer coisa diferente disso pode causar dano à lataria ou estrutura do carro.
Abs
Num todo, o projeto do Niva não é uma perfeição. Realmente a fixação do suporte de estepe na trazeira do Niva precisa ser bem feita, se não pode ocorrer algumas trincas.
Há mais de 5 anos tenho utilizado estepes na trazeira dos meus 3 Nivas, nunca tive problemas. Mas quem fez o suporte e instalou fui eu, sendo cópia do Natal4x4.
No atual Niva, fiz um reforço interno para dar uma maior garantia.
Em breve posto umas fotos
Marcio Rossetto
16/10/2007, 11:05
Também concordo com você Renato , muitas daptações resolvem problemas no Niva , até porque peças Russas mesmo , originais quase não existe mais no Brasil .Apenas Italianas e Argentinas, cuja qualidade são apenas razoáveis . Um exemplo , cansei de comprar cilindro inferior de embreagem e hoje estou adaptando o Varga da Toyota Bandeirante, cujo reparo é vendido separadamente .
Agora, claro, a adaptação é trabalhosa .
Com relação ao estepe dentro do cofre , é um transtorno, pois so cabe o pneu original , e quando fazemos trilha , suja tudo de barro . Além do mais, não sou favorável a pneu dentro do motor , pois num princípio de incendio ele pode pegar fogo.
fabioaguilera
16/10/2007, 11:07
Há estilos diferentes entre os Niveiros. Precisamos levar isso em consideração.
Eu sou um ferrenho defensor da originalidade do Niva. Claro que nem o projeto, nem as peças, nem serviços, nem desempenho dos Nivas pode ser destacado como de altíssima qualidade. Mas e de um Celta? Pode? Igualmente não! Esta discussão de que tal carro é melhor ou pior é papo de botequim que nunca chega ao término. Então, deixo de lado.
Há niveiros que: (vejo-me no grupo 2)
1) Defendem a originalidade 100%.
2) Toleram adaptações inevitáveis, reversíveis e melhorias "indispensáveis".
3) Não se opõem às adaptações, tendo-as como alternativa igualmente válida em relação às peças originais
4) Vêem as adaptações como forma de hobbie
5) Optam pelas adaptações por desconhecimento de outras alternativas.
Exemplifico: Tem necessidade de fazer adaptação em cruzeta? Homocinética? Nenhuma!! Ambas as peças originais são encontradas facilmente! A homocinética tem o fator "preço", mas a adaptação certamente chegará no mesmo custo final.
Nossas respostas são sempre influenciadas, obviamente, pelo nosso estilo na posse do Niva.
Há também que se ressaltar estilos de atitude em relação à manutenção:
Há niveiros que: (vejo-me no grupo 1)
1) Fazem manutenção preventiva -da embreagem às lâmpadas-, estando com a viatura pronta pra qqer parada.:dance: (e trocando antes de quebrar, vc ainda pode deixar as peças substituídas de reserva no porta-malas pra uma emergência!)
2) Qdo o barulho/cheiro de queimado/vibração estiverem mto fortes, vai no mecânico.:pensativo:
3) "Qdo quebrar a gente arruma":parede: (é triste, mas já ouvi isso de muuuuitos niveiros)
Eu poderia listar tb estilos de "utilização" e estilos de "bolso do proprietário", dois grupos que me lembro agora. Mas vou deixar esta tarefa pros demais camaradas!!!
OBS.: Estamos "escapando" do tema do tópico. Se formos continuar neste assunto, acho melhor criarmos um novo tópico para o tema.:concordo:
Rones Jr
16/10/2007, 13:48
Tudo depende de seu alternador e de seu consumo. Se o alternador for original e vc só tem farois e no máximo mais dois pares de milha, uma bateria de 60 Ah segura a onda legal, claro considerando que todo o sistema está na mais absoluta ordem.
Só para ilustrar, o Uno 2007 flex completo vem com bateria de apenas 45Ah....mas tem uma alternador de 100 Ah.
fabioaguilera
16/10/2007, 17:35
Bateria desgasta e as únicas coisas que devem ser observadas são (por Niveiros do estilo 02 hehehe):
1) Qtos Ah ela dá e qto o manual do fabricante recomenda como mínimo. (Eu uso uma Moura de 60Ah.)
2) Posição dos Polos adequada
3) Boa qualidade da bateria observada pela "fama" do fabricante, bem como sua garantia.
E só.
Abraços,
Fábio Aguilera
shuther4x4
16/10/2007, 20:54
Continuo defendendo: ou adaptação BEM FEITA ou deixa como original
Marcio, eu instalei o cilindro inferior da toyota e o superior do caminhão vw. Se quiser posto as fotos. É trabalhoso, mas não é muito difícil não.
Editando::: Coloquei as fotos no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8087
emtsuhako
16/10/2007, 21:43
Galera, eu sou xiita, opção 01... tudo o que não é original eu estou tirando aos poucos... a última adaptação que eu tirei foi o acelerador a cabo, por sinal, foi bem mal-feita no meu Niva... comprei as varetas originais com a Marli, o Marcão instalou e ficou show de bola!!! Bom, na verdade meu Niva tem o comando Aerocar e ignição eletrônica BOSCH... isso eu tiro nunca!!! Ultimamente estou tentado a adaptar o reservatório universal dos esguichos... o original trava muito fácil, mesmo vc comprando as bombinhas novas. Tb quero instalar um catalisador, quero dizer, então sou um ecoxiita... hehehe!!! Bom, os bancos tb vou trocar... rsrsrs... Sinceramente, de mecânica não pretendo mudar nada... vou deixar 100% original, exceto pelo comando Aerocar, pois tá bom muito além da conta pq até agora não fiquei na mão... Quem sabe um dia, qdo aprender a mexer com mecânica (um curso no SENAI vai bem) qdo terminar de transformar o barracão do sítio do meu véio em meu futuro estaleiro... e qdo tiver grana tirar as idéias do papel... eu pretendo pegar um Niva detonado e fazer que nem o Cassiano fez com o X-Niva... vou mudar tudo, exceto a carcaça... :P
Gustavo Niva
16/10/2007, 23:48
Há niveiros que: (vejo-me no grupo 2)
1) Defendem a originalidade 100%.
2) Toleram adaptações inevitáveis, reversíveis e melhorias "indispensáveis".
3) Não se opõem às adaptações, tendo-as como alternativa igualmente válida em relação às peças originais
4) Vêem as adaptações como forma de hobbie
5) Optam pelas adaptações por desconhecimento de outras alternativas.
Fábio, eu tava achando que tu tinha esquecido alguns grupos, mas o que complica é classificar cada um como apenas um desses grupos... eu poderia estar em qualquer grupo... e vários outros também (o post do Edson mais do que comprova isso hehehhe)
Sou 100% originalista em vários aspectos (ex: motor, câmbio, tração, etc), outros considero pequenas melhorias que mudam muito o desempenho e conforto do carro (ex: amortecedores de opala e kombi, pivos de d20), outros não vejo diferença, etc....
Uma melhoria absolutamente dispensável que vou fazer, é tirar a ventoinha mecânica e colocar uma elétrica... logo que peguei o niva ele tava sem válvula termostática e várias vezes demorava pra kct pra esquentar, ou seja, não precisava estar com a ventuinha ligada, tava gastando energia a toa... ou 2 ventoinhas, já que no passeio em Itanhandu 8 nivas ferveram logo no início... eu tenho niva a pouco tempo, mas muitos dos que têm a mais tempo reconhecem que tende a ferver mesmo.... É uma coisa pequena (se comparada, por exemplo, a deixar 4x2), mas que vai melhorar o desempenho, tá testada e aprovada por vários, etc
Além disso, as coisas mudam com o tempo... o estepe na traseira pra mim não teria utilidade por enquanto, e o meu tá no lugar original (apesar estar de "cabeça pra baixo" pra ter espaço pro reservatório do cilindro mestre de elba... obs: meu freio é bom pra kct) mas se eu colocar um ar condicionado (essencial no rj) ou direção hidraulica (que na minha opinião é coisa de fresco hehehhe), como não pretendo vender o niva pra comprar um carro com ar original de fábrica, talvez precise do espaço...
Acho que nós temos a sorte de ter por aqui e nas listas uns caras que tem (ou tiveram) niva a uns 500 anos e sacam muito... vale a pena ouvir o que eles aprenderam nesse tempo... e assim como tem gil e jossano, tem o cassiano, rui, flugêncio, porcão, maritaca, etc...
Rones Jr
17/10/2007, 09:49
Apesar de não parecer ....vejo-me tb no grupo 2. Entre as melhorias inevitáveis:
- Freio GM Kadett;
- Ar condicionado;
- DH (imposição da esposa!),
- Bancos melhores;
- Ventuinha elétrica (2 estágios);
O resto ou tá original ou é fru-fru mesmo!
Flugêncio
17/10/2007, 09:56
Eu acho que me enquadrao nos grupos 2,4 e 1
Otávio Luiz
17/10/2007, 10:06
Uma melhoria absolutamente dispensável que vou fazer, é tirar a ventoinha mecânica e colocar uma elétrica... logo que peguei o niva ele tava sem válvula termostática e várias vezes demorava pra kct pra esquentar, ou seja, não precisava estar com a ventuinha ligada, tava gastando energia a toa... ou 2 ventoinhas, já que no passeio em Itanhandu 8 nivas ferveram logo no início... eu tenho niva a pouco tempo, mas muitos dos que têm a mais tempo reconhecem que tende a ferver mesmo....
Gustavo, não acho que Niva tende a ferver não... estou no segundo Niva e nenhum dos dois esquentam. Com o primeiro Niva fiz várias trilhas, nunca esquentou (motor original, válvula termostárica original, gasolina).
O atual chegou a esquentar, mas era a válvula termostática travando. Válvula esta do Escort a álcool, já que minha viatura está convertida p/ este combustível ecologicamente correto (álcool e GNV).:lol:
Rodei um dia sem a vávula termostática, e a viatura não esquentava, ficava fria, abaixo de 80 graus, uma porcaria.
Ou seja, se tá esquentando, tem problema. Tenta trocar a válvula, limpar o radiador, etc...
emtsuhako
17/10/2007, 13:47
Para quem tem o sistema de arrefecimento original, um detalhe muuuuuuito importante é manter a coifa que envolve a hélice... Qdo meu Niva não tinha essa coifa, em situações mais extremas o ponteiro de temperatura ultrapassava um pouco os 90°... Após instalação da coifa, nunca mais passou de 90°...
Gustavo Niva
17/10/2007, 15:54
Pois é... o meu tá sem a coifa e mesmo assim nunca tinha fervido... mesmo em transito pesado e tal, tanto que não tô muito preocupado com isso... na estrada veio a 85oC - 90 na boa... o resto do sistema está todo bom...
Tô falando baseado não na minha experiência, mas na de outros camaradas... e no fato de não ter sido um ou 2, mas sim 8 que ferveram hehehehe
Fábio, eu tava achando que tu tinha esquecido alguns grupos, mas o que complica é classificar cada um como apenas um desses grupos... eu poderia estar em qualquer grupo... e vários outros também (o post do Edson mais do que comprova isso hehehhe)
Sou 100% originalista em vários aspectos (ex: motor, câmbio, tração, etc), outros considero pequenas melhorias que mudam muito o desempenho e conforto do carro (ex: amortecedores de opala e kombi, pivos de d20), outros não vejo diferença, etc....
Uma melhoria absolutamente dispensável que vou fazer, é tirar a ventoinha mecânica e colocar uma elétrica... logo que peguei o niva ele tava sem válvula termostática e várias vezes demorava pra kct pra esquentar, ou seja, não precisava estar com a ventuinha ligada, tava gastando energia a toa... ou 2 ventoinhas, já que no passeio em Itanhandu 8 nivas ferveram logo no início... eu tenho niva a pouco tempo, mas muitos dos que têm a mais tempo reconhecem que tende a ferver mesmo.... É uma coisa pequena (se comparada, por exemplo, a deixar 4x2), mas que vai melhorar o desempenho, tá testada e aprovada por vários, etc
Além disso, as coisas mudam com o tempo... o estepe na traseira pra mim não teria utilidade por enquanto, e o meu tá no lugar original (apesar estar de "cabeça pra baixo" pra ter espaço pro reservatório do cilindro mestre de elba... obs: meu freio é bom pra kct) mas se eu colocar um ar condicionado (essencial no rj) ou direção hidraulica (que na minha opinião é coisa de fresco hehehhe), como não pretendo vender o niva pra comprar um carro com ar original de fábrica, talvez precise do espaço...
Acho que nós temos a sorte de ter por aqui e nas listas uns caras que tem (ou tiveram) niva a uns 500 anos e sacam muito... vale a pena ouvir o que eles aprenderam nesse tempo... e assim como tem gil e jossano, tem o cassiano, rui, flugêncio, porcão, maritaca, etc...
Gustavo, continuo achando que a ventoinha original deve ser deixada, ela é muito eficiente. Entretanto, nada tenho, conceitualmente, contra a elétrica, na verdade, as elétricas, pois, em caso de substituição da ventoinha original, é melhor instalar duas elétricas, como nos Nivas 1.7i 98 em diante. A vbantagem do sistema de ventoinhas elétricas é que ele devolve ao motor uns cavalinhos roubados do mesmo pelo sistema original, MAS (sempre tem um mas...) deve-se levar em consideração que, caso sejam instaladas ventoinhas elétricas, é bom instalar também uma chave que permita ligar as ventoinhas independentemente , caso o relé que as aciona em caso de aquecimento deixe de funcionar. Informo isto porque. ao longo de 13 anos e 13 Nivas, só passei por três situações de superaquecimento do motor, TODAS ELAS com o Niva 98 1.7i. Em duas oportunidades, no trânsito de São Paulo, o carro chegou a ferver, me obrigando a parar na hora (sempre em lugares péssimos, é claro... hehehe...), pois as ventoinhas não foram acionadas, por um problema elétrico depois descoberto. Na terceira oportunidade, em uma loooooonga subida no Parque Nacional de Caparaó, as ventoinhas, mesmo funcionando normalmente, simplesmente não deram conta do recado, com o que fui obrigado a parar o carro no meio da subida, para não fundir o motor. Creio que, nesta oportunidade, a ventoinha acionada pelo motor não teria me trazido este problema, mas isto é uma especulação, não dá para provar. O que sei, resumindo, é que o sistema original, embora seja algo ultrapassado e roube um pouco da potência do motor, é extremamente confiável, o que não posso afirmar com respeito ao sistema elétrico.
Quanto ao estepe, de fato, caso seja instalado ar condicionado, talvez tenha que ser "expulso" de seu alojamento original. Neste caso, não há jeito, será necessário colocá-lo no bagageiro ou na traseira. Ou simplesmente deixar de levar estepe... Esta idéia parece maluquice, mas não é tão absurda> Embora eu ainda tenha o estepe em meu Niva, não uso este estepe há muuuuuuitos anos, pois, desde que comecei a usar pneus radiais mais robustos e sem câmera, no ano de 2000, nunca mais precisei usar o estepe, pois estes pneus, quando furam, levam muuuuuito tempo para perder pressão (levo dias para descobrir que tenho um pneu furado), ou seja, podem perfeitamente rodar até um borracheiro que os conserte.
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Rones Jr
17/10/2007, 16:32
galera, tenho AR e DH e continuo com estepe no cofre. Na verdade, só tive que inverte-lo por conta do espaçador do hidrovácuo....fato que não seria necessário se tivesse optado por adaptar o kit direção VW.
Otávio Luiz
17/10/2007, 17:25
Também tenho o estepe no cofre do motor, invertido por causa do servo freio do Kadett.
Mas o pneu (estepe) é o original russo ainda, beeeem menor que os 215/80/16 que tenho. Vai ficar muito estranho se precisar usar...:-x
Gil, você nunca precisou usar o estepe, mas pela Lei de Murphy, assim que você estiver sem vai estourar um pneu....:discordo:... estepe é obrigatório, assim como macaco, triângulo, extintor de incêndio...
Já vi algumas BMWs que o estepe é bem pequeno, menor que os pneus que rodam. É realmente só um quebra galho pra chegar até o borracheiro.
Gustavo Niva
17/10/2007, 18:42
Otávio,
eu tb tenho 215/80/16 e estepe original... tive que usar um dia desses pela 1a vez e não ficou tão bizarro quanto eu esperava... rodei uns 50km com ele... na chuva e peguei estrada de terra...
O mais chato é não ter onde colocar o pneu furado (dispenso sugestões hehehe), por não caber no lugar do estepe... numa viagem com carro cheio isso pode ser bem chato....
bom voltando à bateria.... fiz uma geral na eletrica do meu niva fiaçao e canduite em tudo... agora organizado... tenhu uma MOURA de 75 Ah... funcionando com alternador do palio 16v tb de 75 Ah.... o original mandava apenas 36 Ah naum carregando a antiga bateria de 70 Ah e sugando ele resultado fikei sem... agora tah bom o desenpenho e todo o sistema estabilizado... valor da brincadeira L$ 500,00 tudo alternador, fiação q precsou trocar canduites e mao de obra
Também tenho o estepe no cofre do motor, invertido por causa do servo freio do Kadett.
Mas o pneu (estepe) é o original russo ainda, beeeem menor que os 215/80/16 que tenho. Vai ficar muito estranho se precisar usar...:-x
Gil, você nunca precisou usar o estepe, mas pela Lei de Murphy, assim que você estiver sem vai estourar um pneu....:discordo:... estepe é obrigatório, assim como macaco, triângulo, extintor de incêndio...
Já vi algumas BMWs que o estepe é bem pequeno, menor que os pneus que rodam. É realmente só um quebra galho pra chegar até o borracheiro.
Concordo com você, pelas mesmas razões, ou seja, além de ser obrigatório por lei, tenho certeza de que, no dia em que ele não estiver no carro, será o primeiro dia em que irei precisar dele :(
Meu objetivo foi apenas frisar que não é necessário que o estepe tenha as mesmas medidas dos pneus que estão em uso, pode ser de medida menor, caso venha a ser utilizado, isto deverá ser por pouco tempo.
Vários carros utilizam o estepe "pequeno", muitas vezes com uma roda horrorosa, na qual, inclusive, está escrito que ela deve ser utilizada apenas em emergências. Acho que a idéia pode ser válida para o Niva, bastaria achar uma roda estreita com a mesma furação do Niva e um pneu pequeno e estreito.
Rones Jr
18/10/2007, 01:08
além é claro dos sprays seladores. Já usei e funcionou...
Gostaria de saber de qts amperes é o alternador original do Niva, no meu caso acho que é o alternador original, na verdade não tenho certeza, pq não sei se o antigo dono conservou ou trocou o alternador por algum mais moderno, gostaria de saber se colocando uma bateria de 100 amperes, teria algum problema no caso do alternador ter uma amperagem menor, no caso de ser original, que acho que é menor, não sei o quanto, tipo o alternador nao vai carregar a bateria toda? ou apenas iria demorar um pouco mais?!
baseggiov
05/03/2010, 11:12
Gostaria de saber de qts amperes é o alternador original do Niva, no meu caso acho que é o alternador original, na verdade não tenho certeza, pq não sei se o antigo dono conservou ou trocou o alternador por algum mais moderno, gostaria de saber se colocando uma bateria de 100 amperes, teria algum problema no caso do alternador ter uma amperagem menor, no caso de ser original, que acho que é menor, não sei o quanto, tipo o alternador nao vai carregar a bateria toda? ou apenas iria demorar um pouco mais?!
Bateria de 100 amperes?:shock::shock::shock:
Vc instalou aquele kit do Delorean de "de volta para o futuro" pra o niva voar e viajar no tempo?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Edintruder
05/03/2010, 11:21
Um alternador menor vai demorar mais para carregar a bateria completamente, porém independente disso, uma bateria mais forte sempre terá mais carga. É como se fosse um tanque de 55l e outro de 100l. No posto, a bomba vai demorar mais pra encher os 100L, porém a autonomia é bem maior. ocorre o mesmo com a bateria. Inclusive, se tiver muito equipamento elétrico no NIVA, nesse caso é recomendável o uso de bateria de maior capacidade e dependendo da quantidade de consumo, um alternador maior também pode ser necessário. Se não usar guincho junto com 8 faróis de milha acesos, com certeza o alternador original dará conta.
Gostaria de saber de qts amperes é o alternador original do Niva, no meu caso acho que é o alternador original, na verdade não tenho certeza, pq não sei se o antigo dono conservou ou trocou o alternador por algum mais moderno, gostaria de saber se colocando uma bateria de 100 amperes, teria algum problema no caso do alternador ter uma amperagem menor, no caso de ser original, que acho que é menor, não sei o quanto, tipo o alternador nao vai carregar a bateria toda? ou apenas iria demorar um pouco mais?!
Uma bateria de 100 Ah é um exagero, provavelmente nem vai caber no espaço reservado a ela! No meu Niva, tenho uma bateria Moura de 75 Ah, mais do que suficiente para o uso normal, mesmo se o carro tiver alguns faróis a mais. Meu Niva tem 4 faróis auxiliares, dois de longo alcance e dois de neblina, além de ter, nos faróis normais, lâmpadas mais potentes. Todos têm relés, mas a bateria mais "forte" ajuda.
Amigo baseggiov, ainda não tenho este kit não husahsauhsausa
de acordo com a minha (in)experiencia, vejo que realmente não tenho muitas chances de ser o primeiro a possui-lo nao hehehehehehhe :)
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2913)Edintruder valeu pelo esclarecimento, achava que fosse isto, porém ainda estava com alguma dúvida se realmente o alternador original iria da conta, ou se nao iria prejudicar a bateria por ela não está sendo totalmente carregada, não pretendo colocar guincho não, o que uso de vez enquando seria um somzinho básico que fica na mala de outro carro mas, ja estou deixando a instalação pronta no Niva para quando precisar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2913) tomar um guaranazinho na praia ou outro local em que o palio nao chegue, eu possa colocar no Niva so no Prugg and Prayy :dance:
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2913)
Afajoses
05/03/2010, 20:49
Só para ter certeza :
Pode-se colocar qualquer bateria (no caso qualquer amperagem) o que muda é em relação ao alternador que quanto maior mais rapido recarrega a bateria, é isso ?
pergunto pois talvez pegue uma bateria de 250 amperes (vou fazer uma troca com quem esta vendendo e ela vai me sair a uns R$ 120,00 :-D) ela é selada e do mesmo tamanho de uma de 70a se não me engano é usada em competiçao de som.
Teria algum problema? vou colocar o alternador do tempra mas no momento esta como original
:concordo::concordo::concordo::concordo:
Poxa se nao tiver guincho e seu som couber no porta malas do Niva, utilize uma MOURA de 75a, O Sr.Gil falou tudo!!!
eu utilizo uma moura de 75a na gertrudes e olha que o motor é diesel 4 xenon som com amplificador caixa selada e algumas coisinhas eletricas ainda.
Na minha opniao a bateria o principal é a Marca dela mesmo viu , tem muita bateria de 90a e 100a que nao vale uma moura de 75a!!!!
abraço:concordo:
Afajoses
07/03/2010, 01:37
È
To começando a desconfiar dessa bateria nunca vi essa marca :stop:
Como pretendo colocar um guincho, acho que a bateria de 60 que já não esta 100% terá que ser trocada, mas acho que vou ficar como uma de marca mais confiavel como disse o Gil
:concordo::concordo::concordo::concordo:
Gustavo Niva
07/03/2010, 03:14
...talvez pegue uma bateria de 250 amperes (vou fazer uma troca com quem esta vendendo e ela vai me sair a uns R$ 120,00 :-D) ela é selada e do mesmo tamanho de uma de 70a se não me engano é usada em competiçao de som.Não conheço essa bateria, mas 250Ah pra um guincho deve ser ótimo... :concordo: e o preço parece estar legal, tu deve pagar na casa dos R$200 por uma bateria boa (de mais de 70Ah)
Tem gente que usa 2 baterias... assim pode usar essa só pro guincho, e uma menor pro resto do carro... garantindo que se o guincho ferrar a bateria maior (enquanto tu tenta sair do atoleiro :odedo:) a menor ainda consegue ligar o carro, rádio, celular, gps, etc etc etc
Acho que vale a pena uma pesquisada em outras áreas do fórum também, talvez entre os trilheiros malvadões com viaturas preparadíssimas e tal :mrgreen:
[]s,
Gustavo.
.
Na minha ENGESA eu usava duas baterias e nao tinha guincho as duas eram ligadas juntas e nao tinha problema nenhum eu utilizava nela um alternador de opala com uma polia menor para ele girar mais e dar conta de carregar as duas só que na ENGESA tinha uma caixa de cada lado para bateria, no caso do NIVA tera que utilizar no portamalas acredito assim tera que utilizar um cabo grosso para a ligaçao pela distancia senao pode ocorrer aquecimento do cabo.
ou voce pode optar por uma unica bateria no caso uma OPTIMA elas possuem uma amperagem alta alem de poder trabalhar em qualquer posiçao mesmo deitada ou de ponta cabeça ela trabalha normal sem vazamentos nem danos, são caras comparadas com as nossas baterias "Nacionais" mas um investimento muito bom.
Abraço
alexandre roveri
07/03/2010, 21:43
Não conheço essa bateria, mas 250Ah pra um guincho deve ser ótimo... :concordo: e o preço parece estar legal, tu deve pagar na casa dos R$200 por uma bateria boa (de mais de 70Ah)
Tem gente que usa 2 baterias... assim pode usar essa só pro guincho, e uma menor pro resto do carro... garantindo que se o guincho ferrar a bateria maior (enquanto tu tenta sair do atoleiro :odedo:) a menor ainda consegue ligar o carro, rádio, celular, gps, etc etc etc
Acho que vale a pena uma pesquisada em outras áreas do fórum também, talvez entre os trilheiros malvadões com viaturas preparadíssimas e tal :mrgreen:
[]s,
Gustavo.
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Não esquecer que bateria é para emergencia e motor parado, antes de bateria eu investiria meu dindin num bom alternator
Sem um bom alternador o investimento na bateira vai "prosaco" rapidinho, pois teoricamente, aumentaria os ciclos de carga e recarga, que é o que define a vida util de uma bateira.
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