PDA

Ver Versão Completa : Willys 4.9 querendo colocar um BLOWER !!!



savioperdigao
10/10/2007, 00:53
AI galera tenho um willys com motor FORD 4.9, acontece que a retomada de segunda dele esta fraca. Fui correr contra um 4.1 com blower, em um JEEP CROSS aqui no GOIAS e a retomada dele ficou fora de serie, arrancou muito na frente do 4.9. So que eu nao vi qual BLOWER ele estav usando....

alguem conhece esse sistema de BLOWER?
Qual modelo de BLOWER ficaria melhor no willys, devido ao espaco ?
Sera se ja tem algum 4.9 com BLOWER?

obrigado

e-mail: savioperdigao@globo.com

elcio
13/10/2007, 16:20
eu tbem tenho um willys com 4.9 relação 9/44,3 marchas (C-10)
realmente um motor fraco, sai ate em terceira.
vc pode colocar um blower da mercedes compressor,e aproveita tbem e compra um terreninho no cemiterio.

Loiro
13/10/2007, 20:32
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111&page=21

Ja foi respondido no topico acima!
Abraço:concordo:

Zepi
13/10/2007, 21:51
putz...o cara tá achando pouco o 4.9i...

colocar blower nesse motorzin...que loucura...


Abs

Loiro
13/10/2007, 21:55
putz...o cara tá achando pouco o 4.9i...

colocar blower nesse motorzin...que loucura...


Abs


X2222!!!!!!!!!!!!!!
Tinha um cara em minha cidade que tinha esse motor numa F! O bagulho perdia pra 3.6. Vendeu agora a F é muito canhao! Isso ai deve ser questao de regulagem, relaçao, caixa e etc!
Abraço:concordo:

fabiano carraro
13/10/2007, 21:58
AI galera tenho um willys com motor FORD 4.9, acontece que a retomada de segunda dele esta fraca. Fui correr contra um 4.1 com blower, em um JEEP CROSS aqui no GOIAS e a retomada dele ficou fora de serie, arrancou muito na frente do 4.9. So que eu nao vi qual BLOWER ele estav usando....

alguem conhece esse sistema de BLOWER?
Qual modelo de BLOWER ficaria melhor no willys, devido ao espaco ?
Sera se ja tem algum 4.9 com BLOWER?

obrigado

e-mail: savioperdigao@globo.comACHO QUE ESTA INDO PELA DIREÇAO ERRADA!!!!!!!PROCURE ALTERAR OS PARAMETROS DA INJEÇAO DE SEU MOTOR (originalmente ele vem muito amansado")em vez de acresçentar mais peso ainda ao seu conjunto,visto que esta ai o seu problema,e onde esta a vantagem de seu oponente (que nao ´e o blower com certeza e sim o peso menor do carro dele!!!!!!!!!!!!!!!e melhore a traçao do seu,nao adianta nada seu carro ter um monstro de motor,ç ele nao conseguir transmitir tudo ao solo,que aposto,é oque ocorre atualmente,coloca uma foto dele arrancando ai que ja te digo onde vç esta ç estrepando!!!!!!!!!!

Estevam
13/10/2007, 23:52
ACHO QUE ESTA INDO PELA DIREÇAO ERRADA!!!!!!!PROCURE ALTERAR OS PARAMETROS DA INJEÇAO DE SEU MOTOR (originalmente ele vem muito amansado")em vez de acresçentar mais peso ainda ao seu conjunto,visto que esta ai o seu problema,e onde esta a vantagem de seu oponente (que nao ´e o blower com certeza e sim o peso menor do carro dele!!!!!!!!!!!!!!!e melhore a traçao do seu,nao adianta nada seu carro ter um monstro de motor,ç ele nao conseguir transmitir tudo ao solo,que aposto,é oque ocorre atualmente,coloca uma foto dele arrancando ai que ja te digo onde vç esta ç estrepando!!!!!!!!!!Ola Fabiano............................
Bela resposta, sem dúvida é relação e regulagem, tb tenho este motor, oi bicho é nervoso...................................um abç:cool:

savioperdigao
14/10/2007, 22:19
Olha, noa falei que meu motor é fraco nao....

Falei que ao passar em um obstaculo com a segunda marcha, um 4.1 com quem eu estava competindo, arrancou de 5 a 10 mtrs na frente, depois que meu motor encheu, consegui buscar a diferanca.

Esse motor 4.9 por ser muito grande, tem dificuldade para chupar AR pra dentro do motor, ja tive uma opiniao aqui em BRASILIA DF, que:
Polindo a entrada de ar e almentando a borboleta por onde passa o AR, e aumentando as polegadas do escapamento, vai melhorar uns 40%, acho que ja vai ser o suficiente.....

por isso perguntei se alguem na rede ja teve esse problema !!!!

Savio Perdigao
Willys MANGUBINHA

Thiago Rodeghel
15/10/2007, 01:00
Olha, noa falei que meu motor é fraco nao....

Esse motor 4.9 por ser muito grande, tem dificuldade para chupar AR pra dentro do motor, ja tive uma opiniao aqui em BRASILIA DF, que:
Polindo a entrada de ar e almentando a borboleta por onde passa o AR, e aumentando as polegadas do escapamento, vai melhorar uns 40%, acho que ja vai ser o suficiente.....



Pelo que entendi, só no quesito pesoxpotencia, já faria diferença. Se esse Jeep era mesmo de Cross, e o seu for um de trilha, já iria perder. Com certeza o Jeep dele era mais leve, com menos equipamentos, e seu o seu Jeep é um CJ comum, ou de trilha, iria perder.

Faça o seguinte, crie uma tomada de ar fria ou mais limpa, exemplo de como fazer é com um bom e velho snorkel. Use tubo e mangueiras de 3", a tomada de ar estilo ARB Safari, no Garra 4x4 vende. O tubo, quanto mais leve e resistente for melhor, recomendo um eletroduto da Tigre, acha em sucata por R$5,00 2 metros de tubo. Compre mangueiras que façam curva e não dobre, em média é 15 a 20 reais o metro dessa mangueira. Tomada de ar virada a frente, para ter maior fluxo para o filtro. Filtro de ar, muito importante nessa parte, compre um que seja compatível para seu motor, normalmente os filtros para motores a diesel são grandes, e normalmente os mais modernos suportam vazão da turbina, um bom e fácil de achar é o da S10 2.8Td, ou outro maior.

Com isso vc já vai melhorar o desempenho do seu 4.9.

Agora se o blower, é o que vai resolver seu problema, não pense só na potencia que vc vai ter, mas tbm na resistencia do motor e do resto do conjunto... e na hora de acelerar, lembrar que para parar ele ainda é um Jeep. Pelo que tenho calculado aqui com o meu, um kit turbo sairia muuuito mais em conta.

[s]

Alessandro Henrique
15/10/2007, 23:54
...realmente um motor fraco, sai ate em terceira.
Heheheheheheh:twisted::twisted:

savioperdigao
16/10/2007, 00:24
Pelo que entendi, só no quesito pesoxpotencia, já faria diferença. Se esse Jeep era mesmo de Cross, e o seu for um de trilha, já iria perder. Com certeza o Jeep dele era mais leve, com menos equipamentos, e seu o seu Jeep é um CJ comum, ou de trilha, iria perder.

Faça o seguinte, crie uma tomada de ar fria ou mais limpa, exemplo de como fazer é com um bom e velho snorkel. Use tubo e mangueiras de 3", a tomada de ar estilo ARB Safari, no Garra 4x4 vende. O tubo, quanto mais leve e resistente for melhor, recomendo um eletroduto da Tigre, acha em sucata por R$5,00 2 metros de tubo. Compre mangueiras que façam curva e não dobre, em média é 15 a 20 reais o metro dessa mangueira. Tomada de ar virada a frente, para ter maior fluxo para o filtro. Filtro de ar, muito importante nessa parte, compre um que seja compatível para seu motor, normalmente os filtros para motores a diesel são grandes, e normalmente os mais modernos suportam vazão da turbina, um bom e fácil de achar é o da S10 2.8Td, ou outro maior.

Com isso vc já vai melhorar o desempenho do seu 4.9.

Agora se o blower, é o que vai resolver seu problema, não pense só na potencia que vc vai ter, mas tbm na resistencia do motor e do resto do conjunto... e na hora de acelerar, lembrar que para parar ele ainda é um Jeep. Pelo que tenho calculado aqui com o meu, um kit turbo sairia muuuito mais em conta.

[s]


voce tem fotos de algum jipe com esse sistema, se tiver por favor me mande..
abracos
e-mail: savioperdigao@globo.com

Thiago Rodeghel
16/10/2007, 03:32
Aqui no fórum tem muita coisa sobre como fazer snorkel...

Pode começar a ver algo aqui tbm... Esse é bem para motores originais...
http://www.trilha4x4.com.br/dica5.htm

Depois te envio umas do meu...

[s]

hiuri-4100
27/02/2008, 14:54
Amigo, antes de mexer no motor vamos ver outra coisa, que cambio vc usa? tenho amigos meus aki que tem super motores e cambios reduzidos, eles fazem mais é baurulho do que andam, te aconselho a colocar um cambio 3m do Dodge ou do Landau, são cambios muito fortes e longos, p/ vc ter uma ideia tenho um cambio de Landau aki fiquei impressionado tenho um cambio da F-1000 original do 4.9 porem esta em motor diesel a relação da quinta dela (drive) é a mesma relação da teceira do Landau(tambem drive), um giro no piloto da quase 1giro e meio no cardã(em terceira), faz as contas que arrancada vc vai ter com um cambio destes? Até afinar seu motor p/ engatar a segunda marcha em q velocidade vc acha que seu jipe ja estará? nem da para vc afinar a segunda marcha até o motor cortar giro, não sei que velocidade a suspensão do jipe suporta, mas acredito que vc nem vai conseguir afinar as 3marchas ate o final. Lembrando que é somente uma opinião, veja mais opiniões de nosso colegas. Grande abraço, e sorte nas suas arrancadas fortes...

Rogério Tortato
27/02/2008, 19:22
amigo do motorzinho

acho que falar que o carro não rendeu direito na retomada, falando só do motor é como dizer que um bolo não ficou bom e questionar só a farinha.

em preimeiro lugar, coloca aí qual é a sua relação de diferencial, medida dos pneus e qual o câmbio usado.

muitas vezes, uma relação longa demais influi e muito nas retomadas.

gera ainda mais desconfiança que o problema seja esse, quando voce disse que o adversário saiu dez metros à sua frente, mas pouco depois voce o pegou.

a retomada dele está melhor, pode ser porque tem relação mais curta. após passar aquele primeiro instante, a sua relação, mais longa, o alcançou.

coloca todos os dados aí, para tudo ser considerado.

se souber, coloca também os mesmos dados do outro veículo (4.1) para fazer uma comparação.

abraços.

Julinot
27/02/2008, 21:43
AI galera tenho um willys com motor FORD 4.9, acontece que a retomada de segunda dele esta fraca. Fui correr contra um 4.1 com blower, em um JEEP CROSS aqui no GOIAS e a retomada dele ficou fora de serie, arrancou muito na frente do 4.9. So que eu nao vi qual BLOWER ele estav usando....

alguem conhece esse sistema de BLOWER?
Qual modelo de BLOWER ficaria melhor no willys, devido ao espaco ?
Sera se ja tem algum 4.9 com BLOWER?

obrigado

e-mail: savioperdigao@globo.com

perdigão... eu não entendi o que significa "retomada de segunda". Você pode explicar melhor ?

Afonso Carlos
28/02/2008, 01:00
Amigo, antes de mexer no motor vamos ver outra coisa, que cambio vc usa? tenho amigos meus aki que tem super motores e cambios reduzidos, eles fazem mais é baurulho do que andam, te aconselho a colocar um cambio 3m do Dodge ou do Landau, são cambios muito fortes e longos, p/ vc ter uma ideia tenho um cambio de Landau aki fiquei impressionado tenho um cambio da F-1000 original do 4.9 porem esta em motor diesel a relação da quinta dela (drive) é a mesma relação da teceira do Landau(tambem drive), um giro no piloto da quase 1giro e meio no cardã(em terceira)

Hiuri, vc está redondamente enganado, cambios do landau galaxie dodge etc... não são desmultiplicados ( Drive, como o pessoal costuma chamar) na ultima marcha a relação é de 1 para 1 ou seja, uma volta no piloto é igual a uma volta no cardã.
Cambios "Drive" São desmultiplicados ou seja existe uma relação mais longa na ultima marcha ou seja a cada 1 volta no eixo piloto corresponde por exemplo a 1.5 no cardã, mas isso nada tem haver com o numero de marchas, um cambio pode ser 15 marchas e a ultima ser 1 por 1, ou seja, ultima marcha no piloto, pois os cambios "Drive" a ultima marcha não é no piloto a penultima marcha sim, que sempre vai ser 1 por 1 pois não passa por redução nenhuma, é direto do motor para o cardã.

Ps: o cambio da F1000 4.9, de fabricação Mazda, é desmultiplicado sim ("drive") e sua ultima marcha é sim mais longa que dos Landau Dodge Mavericks etc...

Abração.

Bruno Pedra
17/03/2008, 08:34
Savio,

Seus semi-eixos são originais? Quantas estrias?
Seu sistema já é flutuante?

Cuidado com esse motorzão e o conjunto original...

Se não for flutuante e os semi-eixos preparados voce pode se dar muito mal numa provinha dessas...

cuidado...


Blower é bobagem pro motor que voce tem... manda um preparador chipar essa injeção elet. que voce vai ver esse carro voar... mas cuidado com a segurança... tem neguinho colocando supermotores nos jeeps e esquecendo do resto, e depois nao entende por que willys quebra tanto...