PDA

Ver Versão Completa : como tirar folga da direção

ricleite
09/10/2007, 21:46
tenho um jipe cj5 1966, toda a mecânica é original. quem poderia me ajudar. Como tiro a folga da direção?Tenho dificuldade em dirigir porque a folga tem mais ou menos 1/4 de volta.
Alguém sabe quanto fica para consertar?

Lucas Nassif
09/10/2007, 21:53
tenho um jipe cj5 1966, toda a mecânica é original. quem poderia me ajudar. Como tiro a folga da direção?Tenho dificuldade em dirigir porque a folga tem mais ou menos 1/4 de volta.

1/4 de volta??? Tá bom...é isso mesmo.

O daqui quando comprei tinha mais 1/2 volta..tava ridiculo. Aí troquei as ponteiras e revisei o setor, mas a folga nao diminui de 1/4 nao. Muito difícil...

Totalmente sem folga, só trocando o sistema de direção!

Abrss

ricleite
09/10/2007, 21:56
isso quer dizer que os jipes quando eram zero Km, saindo de fábrica já tinham a folga?
qual opção para trocar o sistema que seja menos cara e eficaz. lembro que não faço trilha. Minha filha está aprendendo a dirigir no jipe , mais com está folga acho difícil .

Lucas Nassif
09/10/2007, 22:00
isso quer dizer que os jipes quando eram zero Km, saindo de fábrica já tinham a folga?
qual opção para trocar o sistema que seja menos cara e eficaz. lembro que não faço trilha. Minha filha está aprendendo a dirigir no jipe , mais com está folga acho difícil .

Quando eram 0km eu nao sei, mas isso nao tem nada a vê com a folga (ou férias) que tem hoje.

A opção mais barata (que eu acho) é a direçao VW, mas pra qm usa o jeep em trilhas muito radicais, ela quebra com facilidade.

CJ 60
09/10/2007, 22:06

Parando com a conversa mole, realmente tem razao, um jeep novo em meados de 1960 tinha folga? acho inaceitavel. masss.. bom se eu estiver mto enganado, na foto q te mando em amarelo esta o pino de regulagem da caixa de direçao, afrouxe a contra porca e va apertando devagar e verificando como fica a direção, mais se lembre, o pino tem um limite de curso, se chegar nele e tiver com folga ainda, so uma caixa nova vai resolver seu problema, aproveite e verifique a folga dos pivôs da direção tbm, influenciam, agora se realmente for trocar, pode optar pela direção do santana, original como hidráulica, est por sua vez nao precisa "rasgar" a frente do jeep para acomodar a cx de direção no forum tem bastante material disto inclusive com fotos

abç !!!

ricleite
09/10/2007, 22:09
obrigado pela dica, não recebi foto, mas a dica já valeu muito.
amanhã vou apertar pra ver o resultado

CJ 60
09/10/2007, 22:11
obrigado pela dica, não recebi foto, mas a dica já valeu muito.
amanhã vou apertar pra ver o resultado

Caramba.. eskeci.. mais olha ela ai.. hahaha abraçoo
OBS. as outras marcações são para o caso da coluna da direção estar mto justa com relaçao ao painel, vc pode mudar a inclinação da caixa afrouxando os outros parafusos destacados !!

precisando dá um grito ai

leopoldo
09/10/2007, 23:08
Ricleite,

O sistema de direção permite alguma regulagem e prepare-se pois é um exercício de paciência, graxa, dedos esfolados e algumas ferramentas adquiridas, tipo sacador, soquetes, balança de torque, etc...

Se vc já tiver baixado o manual completo de manutenção do jeep (na seção de downloads), a sequencia seria:

- inspecionar e se gasto, trocar o rolamento da coluna (aquele que fica em baixo da direção)
- inspecionar e regular a caixa, na porca e cabeça do parafuso (na lateral da caixa).
- regular o angulo da caixa (nesses parafusos que prendem a caixa ao chassis da foto acima).
- ajustar a folga das castanhas do braço de ligação.
- trocar os rolamentos do braço angular, se estiverem com folga, ou trocar a bucha e/ou pino do braço angular, se este não for roletado.
- inspecionar e trocar os pinos de direção caso estejam gastos.
- ajustar os rolamentos dos munhões e dos cubos de roda (veja o topico que eu tinha aberto para isso)
- inspecionar e ter certeza que as molas não estão com folga lateral excessiva.

SE tudo estiver OK, a folga é imperceptível e o jeep fica suave para dirigir.

CJ 60
09/10/2007, 23:13
Ricleite,

O sistema de direção permite alguma regulagem e prepare-se pois é um exercício de paciência.

Se vc já tiver baixado o manual de manutenção do jeep, a sequencia seria:

- inspecionar e se gasto, trocar o rolamento da coluna (aquele que fica em baixo da direção)
- inspecionar e regular a caixa, na porca e cabeça do parafuso (na lateral da caixa).
- regular o angulo da caixa (nesses parafusos que prendem a caixa ao chassis).
- ajustar a folga das castanhas do braço de ligação.
- trocar os rolamentos do braço angular, se estiverem com folga, ou trocar a bucha o braço angular se este não for roletado.
- inspecionar e trocar os pinos de direção caso estejam gastos.
- ajustar os rolamentos dos munhões e dos cubos de roda (veja o topico que eu tinha aberto para isso)
- inspecionar e ter certeza que as molas não estão com folga lateral excessiva.

SE tudo estiver OK, a folga é imperceptível e o jeep fica suave para dirigir.

Grande Leopoldo, fez do meu mega resumo uma aula como sempre, não fui tão mal, pow identifiquei o 2º item da sua receita.. abç e boa sorte pro nosso amigo ai..

joão k. chikui
09/10/2007, 23:38
RIC
Acho que antigamente se andava a 50-60 km/h , então um pouco de folga era mais que aceitável. Atualmente se for para andar nesta velocidade só se for pelo acostamento..kkk
No meu primeiro Willys , adaptei direção mecânica de Santana, como usava pneu até 225, era um show:Zero de folga e dava para manobrar com a palma da mão sobre o volante.
No meu atual 51, adaptei DH de Opala:Excelente.

rubensx
10/10/2007, 01:22
bom amigo depois de muito pesquisar e experimentar desde direção de opala mecanica e hidráuica, direçãod e ranger, de S10 de landau (que é a mesma de ranger) de dodge (que não precisa rasgar a frente), de vw mecanica e hidráulica, original NOVISSIMA e a classica de maverick V8.. .auqi vão meus 2 centavos:

de todas as que mais gostei (lembrando que não gosot de direção hidráulica, motivos pessoais meus, eu prefiro mecanica, gosto é gosto...)

3º lugar - ORIGINAL - sem duvida alguma original seguindo tudo que o leopoldo falou ou simplesment eligando na jipebrás e pedindo uma caixa nova com sem fim novo e todos os terminais e embuchamentos novos vc tem uma direção que é muito boa, confiável e um dia com certeza dará folga ma sé pela concepção dela e porque necessita de cuidados e poucos tem... é uma direção ágil perfeitamente dimensionada e requer um pouco de força para virar parado, mas nada que com costume vc não se adapte

2º lugar - DODGE - simmm essa direção é du grande KAAAA%%% muito boa mesmo! Diria eu quase inquebrável, basta perceber por ai mercado de peças (que é uma desvantagens) não se acha muito por ai peças porque simplesmente não quebra em dodges, como jeep é adaptação ocorrerá fadiga e vai necessitar de peças enfim... masss, ponto positivo: fica dentro do cofre do motor, necessita apenas de uma pequena adaptação e é relativamente fácil de instalar e mole de virar o carro, um pouco mais lerda (requer mais voltas) para virar a roda, mas extremamente macia para uma caixa manual, perfeita... PONTO NEGATIVO: como usa o sistema original, via dar folga, não na caixa é verdade, mas no sistema de braços e embuchamentos que usa, um dia isso enche o saco, solta quando vc está andando e vc perde direção (um perigo) e etc... evidentemente seria legal construir outro sistema de braços para ela mas não vi ninguém que fez isso.

1º lugar - MAVERICK V8- é pessoal rodei, rodei rodei e cai onde?? MAVECOOO, bom nem preciso dizer mais nada, hiper macia (logico é "desmultiplicada", precisa de mais voltas pra virar o carro e isso chateia muita gente masss) muito confiável pois muda-se o sistema completo e passa a usar braços mais firmes, muito resistente e dificil dar manutenção se for nova, muito boa mesmo... CONTRAS: mais voltas na direção para virar toda a roda (em comparação a original), caixa de direção para fora do cofre do motor esteticamente mais feia.

Agora explicando... eu prefiro mecânicas pois assim não dependo do motor funcionando em uma descida ou mesmo quando caio de lado em um facão e preciso virar o carro, isso é gosto, as caixas de opala são muito boas, mas tão grande quanto a do MAVERICK e menos robustas, se fosse escolher DH ia de opala, a de VW não gostei em hipótese alguma, vi muitas quebradas por bobagens e precisa ser muito bem feita pra não dar problemas logo não é viável para um veiculo que vai enfrentar trilhas, no seu caso pode ser viável já que é apenas para cidade e a pessoa nem vai usar o 4x4...

Lembrando que tudo isso foi visto e testado em varios carros diferentes, de amigos e em mecânicas e etc. Foi consultado vários mecânicos (muitos acoselharam caixas novas que tenha peças sobresalentes fáceis de achar) e andei nos carros sentindo as vantagens desvantagens, e claro... de acordo com meu gosto pessoal, não leve como verdade suprema.

No meu carro estou colocando a de maverick V8 pois sairá o mesmo valor que montar uma original nova e que um dia daria folga, logo parti para uma adpatação bem feita que vai dar mais segurança e possivelmente vai encarar uns pneus enormes... mas fui avisado da necessidade de mais algumas voltas para virar totalmente a roda, isso não me incomoda e vc relamente vira o carro praticamente com 1 dedo.

ufa... desculpem o post enorme mas foi um dilema pra mim e a experiência apesar de ser meio individual pode ser que ajude na escolha da nova caixa

boa sorte

DanielBusnardo
10/10/2007, 18:24
Tive o mesmo problema ai coloquei caixa de direção de opala mecanica ficou bom gastei R$ 480,00 com pecas e mao de obra, ai fica a seu criterio:pensativo:

Abraço

ricleite
11/10/2007, 20:12
muito obrigado pelas dicas, já percebi que com a original fica difícil uma direção justa e confiável. Fiz orçamentos aqui na minha cidade e o mais barato que consegui foi a mecânica do santana por 800,00 instalada. A do maverick fica em 1000,00. Como não quero direção hidráulica , gostaria de das opniões de quem tem este tipo de direção
VAleu

ricleite
11/10/2007, 22:11
alguem tem opnião sobre estes kits de direção do santana que se encontram nos sites de vendas, na faixa de 450,00 a 500,00 reais?

leobnaval
13/10/2007, 21:56
que uso vc faz do jeep, que pneus usa ou pretende usar, até quando quer gastar
no caso de pneus até 31" uso em passeios e trilhas leves e com um exelente custo/beneficio eu iria de santana bem instalada com braços (da band) e terminais novos.
lembre-se tem colunas, volante, barras, terminais não é só a caixa que muda se for adaptar algo.

ricleite
14/10/2007, 12:48
Uso muito nos finais de semana, apenas em estradas de terra esburascadas, não faço trilha. Uso rodas de F1000 aro 16 com pneus fateo 750x16. Pretendo manter o volante original.
mecânica original. 6 cc 3 marchas

Paulo Sabra
15/10/2007, 08:35
Tenho um CJ3A, que esta equipado com motor de opala 4cc, câmbio clarck 4 marchas, pneus 15 x 8 lameiro e direção do Santana. Até agora não tive problemas.

leobnaval
15/10/2007, 09:17
ricleite bonito jeep, creio que a caixa do santana será uma exelente opção para vc ficará mais suave, firme, segura e com peças de reposição em qualquer auto-peça, estes kits seria interessante para quem não tem um bom conhecimento em mecânica, no mais consute quem já utiliza este sistema como o paulo sabra que comentou aí em cima para saber o + que será preciso modificar.

ricleite
15/10/2007, 15:43
Pensei em comprar um kit de direção pronto e levá-lo para meu mecãnico instalar, ele me cobrou 150,00 a mão de obra, sendo que o kit sucta 450,00, sairia por cerca de 600,00 tudo. Acho difícil conseguir custo benefício menor.
Será que durante a instalação vão aparecer aqueles outros gastos não previstos??

leobnaval
15/10/2007, 16:48
é sobre estes gastos que vc deveria perguntar a quem já fez.
sobre o preço do kit é por aí, e o preço do seu mecânico não da pra da uma chorada, para ficar melhor ainda se fosse eu colocaria um amortecedor de direção compra-se em auto-peças tem para vários veículos (kombi, toyota, D20, silverado) é só escolher e adaptar bem simples de fazer.
mas acho melhor por a de santana ver os resultados e depois colocar o amrt. de direção para comparar e caso vc não goste retirar. caso já tenha desconsidere este trecho

ricleite
15/10/2007, 18:09
Na verdade o meu sistema original já está com amortecedor de rdireção da Kombi porque tinha muito " xime ", agora pelo menos o xime sumiu.
Caro Paulo Sabra, ser´´a que vc poderia relatar ouros gastos nção previstos na instalação do sistema. Teria como enviar fotos.
Valeu, aguardo

Paulo Sabra
16/10/2007, 12:02
Prezado Amigo,

Eu comprei o meu Jeep já com a caixa de direção do VW Santana instalada.
Por tanto, sugiro que pergunte ao seu mecanico, se o valor cobrado pelo serviço, esta incluído a troca das buchas e ponteiras, a confecção do suporte da nova caixa de direção dentro do cofre e a instalação do amortecedor de direção.

ricleite
16/10/2007, 22:04
Valeu pelas dicas, o kit já tam terminais novos e todos os suportes e peças pra adaptar. Talvez fique faltando um detalhe ou outro.
Vou deixar pra intalar no final do mês e depois relato o resultado

leobnaval
16/10/2007, 23:14
pelo jeito as coisas ficaram mais simples já que o kit vem completo e vc ja tem amortecedor de direção, só falta alguem dizer se é só isto mesmo.

Sidnei Diogo
16/10/2007, 23:29
...de todas as que mais gostei (lembrando que não gosot de direção hidráulica, motivos pessoais meus, eu prefiro mecanica, gosto é gosto...) 1º lugar - MAVERICK V8- é pessoal rodei, rodei rodei e cai onde?? MAVECOOO, bom nem preciso dizer mais nada, hiper macia (logico é "desmultiplicada", precisa de mais voltas pra virar o carro e isso chateia muita gente masss) muito confiável pois muda-se o sistema completo e passa a usar braços mais firmes, muito resistente e dificil dar manutenção se for nova, muito boa mesmo... CONTRAS: mais voltas na direção para virar toda a roda (em comparação a original), caixa de direção para fora do cofre do motor esteticamente mais feia.

X2:concordo: Utilizo no CJ-5 há mais de 5 anos com pneus tork 33" e cia. e faço trilhas pesadas quase toda semana. É segura, macia e não quebra. Aqui no interior de S.P. vc encontra por 250 L$, + uns 150 de M.O., sai por cerca de 400 L$ colocada.
[ ]'s

mola
26/10/2007, 17:41
ricleite,

Já colocasse a caixa direção do Santana?

Qual kit que comprasse?

Estou em dúvida entre o kit da Garra e o da Gama, pelas fotos existe diferença entre ambos.

Caso alguém tenha uma opinião sobre o “sistema” de uma ou da outra favor deixar seu registro.

Grato

Mola

ricleite
26/10/2007, 18:45
meu mecânico vai instalar no feriado de finados, depois eu testo e te digo como ficou. comprei no gama 448 reais

inaciocm
16/03/2010, 22:17
Através da pesquisa encontrei e desenterrei o tópico...:mrgreen:

Pois bem, sabado passado levei o CJ para fazer o orçamento da DH. O cara da torneadora que faz este tipo de serviço aqui na inha cidade cobrou R$ 2000,00 para instalar o setor, bomba, barras etc, porém, mantendo aquele esquema de terminais que ficam embaixo do radiador. Questionei que tinha que remover e fazer o esquema da barra de munhão a munhão com outra barra ligando no setor e ele disse que não tinha como... Não sabia se dava risada pelo preço ou pela resposta "não tinha como". O setor seria da S10 ou de F250, ele disse que teria que testar os dois.
Devido ao preço (imaginava algo em torno de R$ 1000,00 pq a maioria do pessoal por aqui gasta + o - este valor), desisti da adaptação por enquanto. Vai ficar tudo pra proxima reforma do CJ.
Mas, como vou continuar usando o jipe, tenho que arrumar um jeito de deixar a direção com menos folga e mais macia, pq tá dificil de estacionar o danado. A direção esta tão dura que quando esterço ela da um estralo e trava.:-x
Como coloquei aqueles jumelos altos, é quase certeza que o caster foi pro saco, pq o diferencial dianteiro esta muito inclinado para baixo, e o angulo das barras que ligam em cada roda esta muito grande. Tudo coisa que deixa a direção dura.
Por hora, os terminais são todos novos, sem folga alguma. Somente aquele que fica preso sob a grade (em formato de "V") está com folga. Tentei retirar o danado mas ele simplismente não sai.
Já tentei retirar um pouco de folga apertando aquele parafuso do setor original. Ou ficava dura ou ficava pior.
Dúvida: o rolamento do munhão pode deixar a direção dura tbm?
Valeu, e qualquer dica é bem vinda!

fendrich
17/03/2010, 08:08
De quanto é a tua folga no volante? Meu CJ tem 1/4 de volta na folga...

icojavali2009
17/03/2010, 09:55
As caixas de direção dos jipes são muitos suceptiveis a folgas. Verifique as folgas de todos terminais e do eixo central, o que fica mais próximo a caixa tem uma regulagem. Na tampa da caixa tem um parafuso de fenda no centro travado por uma porca, com uma chave 19, solte essa porca e ajuste o parafuso. Com oeixo levantado verifique se está esterçando bem ou se não está travando, se travar volte um pouco o parafuso. Se persistir a folga será necessário a substituição do setor etc... Esse sistema de direçãodo jipe é muito antigo e com muitas articulações que favorece as folgas. O ideal é trocar a direção por outra. experimente do gol, maverik ou hidráulica etc...

Robertux
17/03/2010, 11:26
Através da pesquisa encontrei e desenterrei o tópico...:mrgreen:

Pois bem, sabado passado levei o CJ para fazer o orçamento da DH. O cara da torneadora que faz este tipo de serviço aqui na inha cidade cobrou R$ 2000,00 para instalar o setor, bomba, barras etc, porém, mantendo aquele esquema de terminais que ficam embaixo do radiador. Questionei que tinha que remover e fazer o esquema da barra de munhão a munhão com outra barra ligando no setor e ele disse que não tinha como... Não sabia se dava risada pelo preço ou pela resposta "não tinha como". O setor seria da S10 ou de F250, ele disse que teria que testar os dois.
Devido ao preço (imaginava algo em torno de R$ 1000,00 pq a maioria do pessoal por aqui gasta + o - este valor), desisti da adaptação por enquanto. Vai ficar tudo pra proxima reforma do CJ.
Mas, como vou continuar usando o jipe, tenho que arrumar um jeito de deixar a direção com menos folga e mais macia, pq tá dificil de estacionar o danado. A direção esta tão dura que quando esterço ela da um estralo e trava.:-x
Como coloquei aqueles jumelos altos, é quase certeza que o caster foi pro saco, pq o diferencial dianteiro esta muito inclinado para baixo, e o angulo das barras que ligam em cada roda esta muito grande. Tudo coisa que deixa a direção dura.
Por hora, os terminais são todos novos, sem folga alguma. Somente aquele que fica preso sob a grade (em formato de "V") está com folga. Tentei retirar o danado mas ele simplismente não sai.
Já tentei retirar um pouco de folga apertando aquele parafuso do setor original. Ou ficava dura ou ficava pior.
Dúvida: o rolamento do munhão pode deixar a direção dura tbm?
Valeu, e qualquer dica é bem vinda!

Se não me engano esse terminal que fica preso sob a grade é fixo e não deve ter folga nem mexer. É apenas um ponto de apoio dos braços da direção. O meu teve esse problema e a solução foi fazer um pino mais grosso já que esse v não sai mesmo. Assim ele ficou travado.
Quanto aos jumelos altos, aconselho a voltar na altura original, não precisa trocar os jumelos. Eles devem ter um pino aravessando no meio, é exatamente a altura do jumelo original é só colocar o pino em baixo e as molas no meio. Vai sobrar um pouco em baixo mas não atrapalha em nada.
Se os terminais são novos, aconselho uma revisão na caixa de direção, provavelmente está gasta. Nos sites das lojas especializadas em jeep vc encontra caixa de direção recondicionada a base de troca, fica mais barato do que adptar outra e mantém a originalidade. Se vc quiser adaptar outra, procure oficinas especializadas em jeep, mecanicos comuns, acostumados a mexer em carros novos, não sabem fazer o serviço. Se não tiver na sua cidade procure em outra, mas não de na mão de quem não conhece, vai jogar dinheiro fora e correr risco de acidente.

bajeiro do sul
17/03/2010, 13:55
X2:concordo: Utilizo no CJ-5 há mais de 5 anos com pneus tork 33" e cia. e faço trilhas pesadas quase toda semana. É segura, macia e não quebra. Aqui no interior de S.P. vc encontra por 250 L$, + uns 150 de M.O., sai por cerca de 400 L$ colocada.
[ ]'s

Eu tb uso do maverick, fica muito leve e precisa, com muita robustes. tem de dar mais voltas de um lado ao outro, mas, e dai,. quero é uma caixa de direção boa para pilotar e com baixo custo de instalação e manutenção, isso´ela é

Abraços

inaciocm
17/03/2010, 19:31
De quanto é a tua folga no volante? Meu CJ tem 1/4 de volta na folga...

Tá na média de 1/4 tbm. Sei que a folga vai existir enquanto eu continuar usando o sistema original, mas é que a direção esta muito dura, mesmo se soltar o parafuso de regulagem do setor... Isso é que ta me matando. Fazer curvas em baixa velocidade tá sendo um terror. E se diminuo o jogo, mesmo um pouco só, ela fica travando...:parede:
Estou com receio de comprar um kit de reparo completo do setor e não durar um ano devido a qualidade inferior do material que eles usam hj em dia.

Jacimar
18/03/2010, 07:04
Tá na média de 1/4 tbm. Sei que a folga vai existir enquanto eu continuar usando o sistema original, mas é que a direção esta muito dura, mesmo se soltar o parafuso de regulagem do setor... Isso é que ta me matando. Fazer curvas em baixa velocidade tá sendo um terror. E se diminuo o jogo, mesmo um pouco só, ela fica travando...:parede:
Estou com receio de comprar um kit de reparo completo do setor e não durar um ano devido a qualidade inferior do material que eles usam hj em dia.

Bom dia prezado ! realmente é melhor guardar seu dinheiro e partir para uma solução definitiva, minha exposa gastou uma grana preta no freio original do CJ58 dela, pouco tempo depois voltou ao que era, só freio a disco para resolver . . . parta para uma direçao de Gol ou qualquer outra . . . um abraço !

inaciocm
18/03/2010, 12:53
Bom dia prezado ! realmente é melhor guardar seu dinheiro e partir para uma solução definitiva, minha exposa gastou uma grana preta no freio original do CJ58 dela, pouco tempo depois voltou ao que era, só freio a disco para resolver . . . parta para uma direçao de Gol ou qualquer outra . . . um abraço !

Pois é, a grana mais bem gasta até hj em meu CJ foi na compra dos freios a disco p/ dianteira. Ficou muito mais seguro que antes, e com a vantagem de gastar menos com manutenção. Apesar de ainda utilizar o cilindro mestre original, não vejo pq colocar o hidrovacuo. Tá freiando muito. Só vou fazer esta adaptação(pedaleiras, hidrovacuo etc) quando colocar o freio a disco na traseira tbm.

Qto a direção, to tentado em comprar um kit do santana que esta a venda na Gama 4x4. Não faço trilha pesada com o jipe, mas será que "isso" guenta? Foi projetada para o santana, e não para um veiculo do porte do jipe...:pensativo:

http://www.gama4x4.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Oportunidade_da_s emana&subc_descricao=&prod_id=2130
Abraço:concordo:

Jacimar
18/03/2010, 16:27
Pois é, a grana mais bem gasta até hj em meu CJ foi na compra dos freios a disco p/ dianteira. Ficou muito mais seguro que antes, e com a vantagem de gastar menos com manutenção. Apesar de ainda utilizar o cilindro mestre original, não vejo pq colocar o hidrovacuo. Tá freiando muito. Só vou fazer esta adaptação(pedaleiras, hidrovacuo etc) quando colocar o freio a disco na traseira tbm.

Qto a direção, to tentado em comprar um kit do santana que esta a venda na Gama 4x4. Não faço trilha pesada com o jipe, mas será que "isso" guenta? Foi projetada para o santana, e não para um veiculo do porte do jipe...:pensativo:

http://www.gama4x4.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Oportunidade_da_s emana&subc_descricao=&prod_id=2130

Boa tarde prezado ! no CJ58 da minha exposa e no meu CJ64 está com direção de Gol/Santana e funciona muito bem, mas não somos Jipeiros "profissionais" e tem um colega aqui do fórum que colocou uma foto de um setor desse rachado ao meio :shock: ,tem que ver suas necessidades . . . um abraço !

Julinot
18/03/2010, 17:39
Li em algum lugar que a folga máxima admissível é de 1/16 da volta total. Vaão te dizer que viram folgas maiores, mas não se conforme... 1/4 já é muito e é bem perigoso. Os 1/16 não me incomodavam. Pense em trocar por hidráulica ou mecânica. A original tem que mexer sempre. Tem reparo para a caixa no mercado, mas se o teu negócio não for manter a originalidade, vale a pena trocar. É uma questão principalmente de segurança...

Abraços..

inaciocm
18/03/2010, 19:36
(...) Pense em trocar por hidráulica ou mecânica. A original tem que mexer sempre. Tem reparo para a caixa no mercado, mas se o teu negócio não for manter a originalidade, vale a pena trocar. É uma questão principalmente de segurança...
Abraços..

Pois é, eu queria manter a originalidade, mas meu mecanico disse que esses kits de reparo vem com componentes de qualidade inferior, feitos de ferro ou latão, materiais que gastam e sofrem fadiga mais rapidamente que os de aço.
Vou pesquisar mais sobre o esquema da direção VW. Não faço uso pesado do jipe, não uso pneus enormes, só quero algo mais seguro e confortavel. E outra vantagem da direção VW é que ela fica escondida...

Valew galera...

Leco1974
18/03/2010, 20:26
Pois é, eu queria manter a originalidade, mas meu mecanico disse que esses kits de reparo vem com componentes de qualidade inferior, feitos de ferro ou latão, materiais que gastam e sofrem fadiga mais rapidamente que os de aço.
Vou pesquisar mais sobre o esquema da direção VW. Não faço uso pesado do jipe, não uso pneus enormes, só quero algo mais seguro e confortavel. E outra vantagem da direção VW é que ela fica escondida...

Valew galera...

Tb estava com esta mesma dúvida tua e tb não sou jipeiro off road profissional, apenas quero um jeep pra curtir e fazer passeios light. Mandei colocar freio a disco nas 4 rodas e DH do Santana. Pesquisei sobre a do Opala e do Santana nas oficinas. Uma disse que só a do Opala presta, pq a do Santana tem partes de alumínio que racham...não sei se é verdade. O mecanico que está com meu jeep trabalha só com jipe há dez anos e me deu garantia que a do Santana é tão resistente qto a do Opala. O problema estaria na adaptação especialmente de jeep's levantados, pois implicaria em maior distanciamento das peças. Para CJ normal ele disse que dá pra colocar sem galho. O cara é conhecido aqui, não só pelo preço alto, mas, principalmente, por ser caprichoso e trabalhar mto bem. Acreditei e, se Deus quiser, dará certo. Meu CJ é alto (0,70 cm do solo), mas o uso na cidade. Acho que não terei problema, mas se fosse usar deaixo do mau tempo..azar tem garantia eterna e se der galho o cara se queima com meio mundo aqui em PoA e eu queimo o filme dele. Acho que, pelo que vc disse, a do Santana fica boa, mas ressalvada a qualidade da instalação. Abs e boa sorte.

aareal
18/03/2010, 23:09
Tb estava com esta mesma dúvida tua e tb não sou jipeiro off road profissional, apenas quero um jeep pra curtir e fazer passeios light. Mandei colocar freio a disco nas 4 rodas e DH do Santana. Pesquisei sobre a do Opala e do Santana nas oficinas. Uma disse que só a do Opala presta, pq a do Santana tem partes de alumínio que racham...não sei se é verdade. O mecanico que está com meu jeep trabalha só com jipe há dez anos e me deu garantia que a do Santana é tão resistente qto a do Opala. O problema estaria na adaptação especialmente de jeep's levantados, pois implicaria em maior distanciamento das peças. Para CJ normal ele disse que dá pra colocar sem galho. O cara é conhecido aqui, não só pelo preço alto, mas, principalmente, por ser caprichoso e trabalhar mto bem. Acreditei e, se Deus quiser, dará certo. Meu CJ é alto (0,70 cm do solo), mas o uso na cidade. Acho que não terei problema, mas se fosse usar deaixo do mau tempo..azar tem garantia eterna e se der galho o cara se queima com meio mundo aqui em PoA e eu queimo o filme dele. Acho que, pelo que vc disse, a do Santana fica boa, mas ressalvada a qualidade da instalação. Abs e boa sorte.

Pessoal,

Dêem uma olhada no tópico sobre direção de Santana:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872&highlight=dire%E7%E3o

É longo, mas vale a pena ler. Na minha opinião não vale o investimento. Eu partiria para uma de opala ou S10, a não ser que o uso fosse exlcusivamente em cidade (e com a caixa ligada a roda esquerda para diminuir o Bumpster).
Mas como isso é praticamente impossível, pois normalmente quem tem jeep quer fazer pelo menos umas trilhas leves, descartaria a idéia.

Como também li comentários sobre freios, achava uma boa reverem o conceito de utilizar o cilindro mestre original, visto que se tiver vazamento, o freio zera!!! Cilindros de duplo circuito é outro investimento, na minha opinião, obrigatória, pois com freio e direção não se brinca!

inaciocm
19/03/2010, 00:48
Mais cedo li pela segunda vez o topico da direção de santana e me certifiquei que a grande sacada é o "reforço guia" que precisa ser feito para não deixar a caixa levar pancadas. Fora isso, parece que ela aguenta até umas trilhas leves. Se não fosse bom não tinha tanta gnt colocando.
Quanto maior for o carro que irá ceder a direção melhor. Mas uma direção de S10, F250 e coisas do tipo, se mal instaladas, tem vida util bem inferior que uma VW bem executada.
Os freios, apesar de muita gnt criticar o sistema original, eu não tenho doque reclamar. Nunca fiquei na mão, mas tbm nunca deixei o sistema sem manutenção. Sempre estou procurando por vazamentos. Só penso em colocar o sistema hidro quando instalar disco na traseira. Fora isso. Só pra comparar, meu CJ ta freiando melhor que meu Corsa. Acho que tudo isso é merito do meu meca... O cara é gnt fina... :palmas: E olha que o meu CJ foi o primeiro que ele pos freio a disco.
É como vc disse: tem que analisar bem o uso que o jipe vai ter.
Mas independente do modelo que eu for instalar, terei que modificar a coluna de direção: tem uma bomba de combustvel bem no caminho da barra...:parede:

Abraço a todos:concordo:

Edison - Mp3
20/03/2010, 18:24
Pessoal, dei uma geral no sistema de direção do Skoll, e o resultado foi 200%. Gastei 135 latinhas e o setor ficou como novo. Mandei em uma empresa de recom de confiança. Limpei bem as cruzetas do cardã de direção, lubrifiquei os rolamentos da coluna. Agora a direção de opala mecânica ta sem folgas e super macia.
Já não aguentava mais ficar dirigindo com uma folga de 1/4 de volta.

nado93
27/06/2011, 17:34
quanto custa pra colocar uma hidraulica? uns 500 pila?