Ver Versão Completa : Buzina caminhão bombeiros
DougBRSP
09/10/2007, 17:33
Amigos estou procurando uma buzinha, semelhante àquelas utilizadas nos caminhões Pierce do corpo de bombeiros, aquela meio rouca, encontrei poucas referências sobre elas no google, e neste site: http://www.airhornsoftexas.com/Sounds/1510soundsfile.html (onde inclusive dá pra ouvir o som) só a corneta custa US$99 :shock: . Se alguém souber de cornetas com som semelhante aqui no Brasil por favor avise.
Abraços
www.steindorffviaturas.com.br
Acho que ai deve ter!
Abraço:concordo:
Leo - Beethoven
09/10/2007, 17:59
Até eu quero uma dessas !!! Tomara que apareça alguém por aqui oferecendo.
Abs.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
09/10/2007, 20:28
Amigos estou procurando uma buzinha, semelhante àquelas utilizadas nos caminhões Pierce do corpo de bombeiros, aquela meio rouca, encontrei poucas referências sobre elas no google, e neste site: http://www.airhornsoftexas.com/Sounds/1510soundsfile.html (onde inclusive dá pra ouvir o som) só a corneta custa US$99 :shock: . Se alguém souber de cornetas com som semelhante aqui no Brasil por favor avise.
Abraços
Doug, essas daí são a ar... certo? Procure um modelo nacional que tenha o parafuso de regulagem do diafragma, aí você faz o som que quiser. Mas vou procurar por aqui e ver se acho uma "marítima" pra você. Se você enviar foto de alguma fica até mais fácil.
a minha comprei de uma viatura daquelas bem véia mesmo, ambulancia q parecia o carro dos caça-fantasma
é mecanica, a ar, e pesa uns 5 kg brincando... :shock:
se alguem ver pode comprar de olho fechado pq ela enxurissa mesmo!!! :dance:
(alias, a minha eu comprei aki no forum) :concordo:
[]'s
Jon
Doug,
A buzina "oficial" das viaturas de emergência americananas é a Grover!!:!:
Modelo Air Horn / Firetruck / Emergency Horn, conhecida como Stutter Tone.
Tem dois modelos: :arrow:
Boca redonda, pode ser usada com compressores de ar normal.
Boca quadrada, somente para veículos com sistema de freios a ar.
Dois tamanhos: 24 1/2 pol (1510) e 21 pol (1520).
É aconselhável a instalação de UM PAR de cornetas, pela sonoridade.
Não adianta comprar uma buzina marítima normal. Elas não reproduzirão com fidelidade o som pretendido.:concordo:
A pressão de trabalho das cornetas é 90 - 110 psi. Você pode optar por instalar uma solenóide ou uma válvula manual para acionar as mesmas.
Neste site você pode encontrar mais detalhes sobre a instalação de um par delas...
http://www.projectresponder.com/grover-air-horns~50.htm
Abraço,
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
10/10/2007, 06:20
Doug,
Não adianta comprar uma buzina marítima normal. Elas não reproduzirão com fidelidade o som pretendido.:concordo:
A pressão de trabalho das cornetas é 90 - 110 psi. Você pode optar por instalar uma solenóide ou uma válvula manual para acionar as mesmas.
Neste site você pode encontrar mais detalhes sobre a instalação de um par delas...
Abraço,
Bem, Doug... com esta resposta do Loras, evito o meu trabalho de 'garimpo' e o envio eventual de algo que não lhe serviria.
Quem sabe ele pode achar essa buzina lá na Venezuela?...
DougBRSP
10/10/2007, 09:55
Doug,
Abraço,
Valeu, a dificuldade em achar elas era exatamente em não saber os termos exatos para a procura.
Aquela do primeiro link que passei é a mesma que esta Grover, modelo 1510 e só a corneta custa 90 dolares, mas agora engasga em outro problema, a pressão de acionamento, achava que com esses compresores pequenos de buzinas araponga fossem o suficiente para acionar o diafragma de uma corneta destas, mas duvido que exista algum que chegue próximo dos 90-110 psi. :shock:
Agradeço a todos que ajudaram na busca, se eu ficar sabendo de algum modelo mais em conta eu posto aqui, e peço que os amigos façam o mesmo, será que não existe nenhuma buzina eletrônica que reproduza tal som?
[]s
Leo - Beethoven
10/10/2007, 10:00
Tenho uma amigo na Pensilvânia que coleciona veículos de bombeiro e pasmem, ele é um mero assalariado....falei com ele sobre essas buzinas, e ele me disse que existem dois fabricantes no EUA e um deles é a Grover....ele me disse que já estão vendendo por lá, imitações eletrônicas e até que tem o tune muito parecido com o original, mas ele não usa por que é adépto da originalidade....me disse ainda que não dá pra usar essas da grover com compressor de "aquário" como essas que temos no jipes aqui pq precisa de pressão e vazão determinada que só é conseguida em compressores que vão nos caminhões (freio)....
Acho que vou ter que achar uma eletrônica dessas no e-bay....que sabe é baratinha...
Abs.
DougBRSP
10/10/2007, 10:20
Tenho uma amigo na Pensilvânia que coleciona veículos de bombeiro e pasmem, ele é um mero assalariado....falei com ele sobre essas buzinas, e ele me disse que existem dois fabricantes no EUA e um deles é a Grover....ele me disse que já estão vendendo por lá, imitações eletrônicas e até que tem o tune muito parecido com o original, mas ele não usa por que é adépto da originalidade....me disse ainda que não dá pra usar essas da grover com compressor de "aquário" como essas que temos no jipes aqui pq precisa de pressão e vazão determinada que só é conseguida em compressores que vão nos caminhões (freio)....
Acho que vou ter que achar uma eletrônica dessas no e-bay....que sabe é baratinha...
Abs.
Opa, vê se vc consegue com ele o nome do fabricante/modelo dessa eletrônica, aposto que deve ser mais barata, tanto o custo de aquisição como instalação.
Leo - Beethoven
10/10/2007, 10:38
Opa, vê se vc consegue com ele o nome do fabricante/modelo dessa eletrônica, aposto que deve ser mais barata, tanto o custo de aquisição como instalação.
E vc acha que eu sou bobo e não perguntei ?? :mrgreen: Mas esse Sr. deve ter uns 70 anos e pra ele original é tudo, sabe como é.....ele tem aversão a coisas eletrônicas e quase gritou quando perguntei...hehehe...ele disse, compra uma original, na real foi mais ou menos assim, pq ele é do Texas: "What the Fu.. are you gonna do with a shi... like that ?"
Mas vou pesquisar com certeza e posto aqui os resultados aqui, também tô afim de uma dessas......os domingueiros estão lascados na minha mão...:twisted:
Abs.
DougBRSP
10/10/2007, 10:58
Hehehe, quando pergunto coisas para os gringos às vezes é difícil fazê-los compreender que aqui no Brasil a dificuldade para achar certos itens é um "pouquinho" maior aí como não temos cão o jeito é caçar com gato...
[]
Alexandre Zocrato
10/10/2007, 16:26
Doug, essas daí são a ar... certo? Procure um modelo nacional que tenha o parafuso de regulagem do diafragma, aí você faz o som que quiser. Mas vou procurar por aqui e ver se acho uma "marítima" pra você. Se você enviar foto de alguma fica até mais fácil.
Essas marítimas de verdade devem dar um som bem alto, não?
Será que dá para instalar em carro? Você tem como verificar isso, já que trabalha com navios, não é?
Eu quero um barulho mais radical, sacou?:dance::dance::dance:
Amostardeiro
10/10/2007, 16:26
Hehehe, quando pergunto coisas para os gringos às vezes é difícil fazê-los compreender que aqui no Brasil a dificuldade para achar certos itens é um "pouquinho" maior aí como não temos cão o jeito é caçar com gato...
[]
Estou anexando 2 fotos de uma relíquia que tenho, era do Galaxie 1960 do meu avô, depois meu pai usava em um Dodge Charger RT e, eu ainda não instalei, mas esta funcionando.
Abraço
Alexandre Zocrato
10/10/2007, 16:55
Estou anexando 2 fotos de uma relíquia que tenho, era do Galaxie 1960 do meu avô, depois meu pai usava em um Dodge Charger RT e, eu ainda não instalei, mas esta funcionando.
Abraço
De geração em geração, heim?
Bacana a conversa sobre buzinas...
Sobre as eletrônicas. Existem algumas que tentam reproduzir o som!!!:!:
Mas aquela sensação "vibratória" das Grover quando o caminhão de bombeiros vai pedindo passagem (:mrgreen:) não dá...:discordo:
Só sabe quem já ouviu uma buzinada daquelas, em plena Avenida da Consolação, com poucos centímetros separando o carro do parachoque do caminhão...:shock:
Comprei uma eletrônica com o Nelson BRC aqui do fórum mesmo. Estava anunciada nos classificados. Ele ainda traz por encomenda. Gostei da negociação com ele e agradeço a ajuda para desenrolar outro negócio nos EUA.
O som é relativamente alto e parecido... quebra um galho!!!:palmas:
Mas tenho planos futuros de colocar um par de Grover na Endurance. Agora dificilmente encontrarei na Venezuela. Talvez em Caracas... mas pela fronteira...:-(
Abraços,
Valeu, a dificuldade em achar elas era exatamente em não saber os termos exatos para a procura.
Aquela do primeiro link que passei é a mesma que esta Grover, modelo 1510 e só a corneta custa 90 dolares, mas agora engasga em outro problema, a pressão de acionamento, achava que com esses compresores pequenos de buzinas araponga fossem o suficiente para acionar o diafragma de uma corneta destas, mas duvido que exista algum que chegue próximo dos 90-110 psi. :shock:
Agradeço a todos que ajudaram na busca, se eu ficar sabendo de algum modelo mais em conta eu posto aqui, e peço que os amigos façam o mesmo, será que não existe nenhuma buzina eletrônica que reproduza tal som?
[]s
Doug,
Eu tinha visto o link. Só achei melhor "explicitar" as características aqui para ficar mais direto...:concordo:
Penei um bocado atrás dessas especificações há algum tempo. Achei por acaso dias depois...
Sobre os sistema de ar, é realmente necessário para os decibéis pretendidos.:mrgreen:
Um compressor elétrico, dessas marítimas "comuns" trabalha com 15 libras de pressão.
O pessoal da Só Buzinas www.sobuzinas.com.br pode ajudar na instalação.
Pessoalmente, como pretendo ter um sistema de ar comprimido na 110 (compressor elétrico + tanque + válvulas), aproveitarei para instalar a "brincadeira". Sempre quis uma buzina dessas acionada por cordinha, como nos trens...:mrgreen:
Agora não sei onde encontrar essa válvula manual no Brasil. Alguma dica?:?:
Abs,
Abraço
Boa tarde amigo Amostardeiro, voce vende essas buzinas, tenho um amigo que está recuperando um galaxi talves as interesse.
A legislação de transito não proibe esse tipo de buzinas fora de padrão?
Eu sei que buzinas de trem , ambulâncias , navios e outras são proibidas em autos particulares.
Amostardeiro
10/10/2007, 18:10
Boa tarde amigo Amostardeiro, voce vende essas buzinas, tenho um amigo que está recuperando um galaxi talves as interesse.
A legislação de transito não proibe esse tipo de buzinas fora de padrão?
Eu sei que buzinas de trem , ambulâncias , navios e outras são proibidas em autos particulares.
Sinto muito Bergamo, mas como são relíquias eu não vendo.
Abraço
Leo - Beethoven
10/10/2007, 18:12
Essas marítimas de verdade devem dar um som bem alto, não?
Será que dá para instalar em carro? Você tem como verificar isso, já que trabalha com navios, não é?
Eu quero um barulho mais radical, sacou?:dance::dance::dance:
Eu fico imaginando que seria um animal (além de mim :mrgreen:) rodando com uma marítima mesmo, das reais em um carro....Fico imaginando a ressonância desse treco no chão, pq em um navio ela fica no alta e já dá aquela sensação de vibração....
Fico pensando eu rodando com uma dessas decendo a Rebouças aqui em SP em pleno trânsito, cada moto boy passando do lado do carro eu derrubaria só com uma apertada de botão...:twisted::mrgreen:
Abs.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
10/10/2007, 18:56
Sinto muito Bergamo, mas como são relíquias eu não vendo.
Abraço
É isso Antônio... Não pode vender mesmo, já que está passando de Pai pra Filho...
Bergamo tem pelo menos um produto no Mercado Livre que pode interessar ao seu amigo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63024842-buzina-original-a-ar-com-2-cornetas-p-autos-antigos-_JM
Eu acabei de comprar um outro parecido com o do Amostardeiro, só que não tem compressor.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
10/10/2007, 19:15
Eu fico imaginando que seria um animal (além de mim :mrgreen:) rodando com uma marítima mesmo, das reais em um carro....Fico imaginando a ressonância desse treco no chão, pq em um navio ela fica no alta e já dá aquela sensação de vibração....
Fico pensando eu rodando com uma dessas decendo a Rebouças aqui em SP em pleno trânsito, cada moto boy passando do lado do carro eu derrubaria só com uma apertada de botão...:twisted::mrgreen:
Abs.
É mesmo Leo, só quem não escutou (de perto) o som dessas coisas. Você certamente derrubaria o moto-boy. Mas precisa de um tanque de ar. Conseguir um compressor (12V) que dê os 100 psi é fácil, o problema é que esses compressores têm um débito bem pequeno, aí precisa o tanque (que pode ser de extintor) e uma válvula... tudo fácil de achar.
Outra opção de buzina, seria a do trem. E ainda... anotem isto: o som depende muito mais do comprimento da corneta que da pressão propriamente dita, o resto é regulagem do diafragma.
Mas gente, vocês não vão colocar isso num carro, para usar na cidade... vão?
Joao Baeta
10/10/2007, 19:20
:arrow:Seria uma idéia de comprar a buzina de trem!
Eita barulhão!!!! :concordo: :mrgreen:
robertostreet
10/10/2007, 19:39
Como já foi dito aqui é proibido o uso desse equipamento de alerta em autos particulares, isso podera causar a apreensão do veiculo, e é muito perigoso podendo causar graves acidentes.Aconselho a todos a não instalarem essas buzinas em seus veiculos.
Milton Quindim
10/10/2007, 20:58
Tenhi uma buzina "tipo " maritima no Quindim, o som já é bem alto parecido com o da buzina do trem, só uso no caso de estar parado ao lado da liha ferrea e o trem buzina...ai eu respondo.
Instalei ela sobre o paralama esquerdo dentro do capô, alimento um cilindro desses usados antigamente em refrigeração pelos técnicos, pedi para soldar um bico no fundo e adaptei uma pequena mangueira usada para ar comprimido com um bico de câmara de pneu de caminhão enfiado dentro e preso com uma abraçadeira para não soltar.
Do cilindro até a buzina coloquei uma outra mangueira mais fina para aumentar a pressão da linha, entre os dois usei um pedal de motorzinho de dentista velho para usar de válvula, é só pisar e buzinar.
O cilindro aguenta até 150 libras, mas não é recomendável. Uso entre 80 e 100 libras.
Como a mangueira que é ligada na buzina é menor o ar dura um tempão.
O incoveniente é ter de parar no posto para encher o cilindro de ar comprimido.
Tentei usar um mini compressor que ganhei de um amigo, mas acho que estava sem lubrificação e fundiu o pistão antes mesmo de encher o reservatório.
Agora estou pensando em instalar um compressor destes de ar condicionado para alimentar o cilindro e posso também colocar um interruptor de compressor de ar normal de consultório para auto ligar e desligar...só estou procurando uma maneira de fixar no motor já que terei de providenciar tbm uma polia dupla para o alternador.
Alguem tem uma ideia para isto????????/
Jorge_PG
10/10/2007, 22:01
Olá galara olha essas fotos da minha buzina ela tava instalada em minha van quando eu fazia transporte escolar muitas vezes quase apanhei por causa dela ela vinha de fabrica nos caminhões ford F8 lá pelos anos 50 e qualquer coisa ganhei de um amigo meu eu sempre quis tr uma dessas e consegui quando era criança meu pai tinha caminhão e adorava o som da buzina ele ficava puto pois a jente ia lá e acabava com o ar do caminhão pois o dele era o ford F600 tinha q encher o ar no posto dai veio a ideia quando instalei na van usei um cilindro de extintor aqueles maiores colocava 90 libras dava pra usar um tempão to pensando em colocar na gaiola agora.
Amostardeiro
10/10/2007, 23:50
A todos:
Esqueci a buzina que tenho é 6 volts, o som é muito parecido com as a ar usadas em caminhões, só não instalei na viatura por simples falta de espaço, no Charger do meu pai ela ficava atras da grade.
Abraço
themoteo
11/10/2007, 11:12
:arrow:Seria uma idéia de comprar a buzina de trem!
Eita barulhão!!!! :concordo: :mrgreen:
De buzina eu sei que quem entende é o Dário de São Paulo. Não sei se ele participa aqui do forum, mas o Jorge Delmato aqui do fórum deve saber o e-mail dele.
[]'s buzinados
_Jefferson_
11/10/2007, 11:22
Pessoal, referente ao problema com o DETRAN, eu simplesmente mandei instalar a buzina adicional e deixei a original.
Sendo assim, no transito normal ou na vistoria do detran, basta acionar a buzina original.
Outra coisa, comprei na donatti, eles colocam como som de caminhão, mas na verdade é muito agudo. Para ser de caminhão tradicional deve ter uma frequencia baixa - bem "pesada".
Tentei colocar uma outra corneta mas o compressor nao deu conta.
DougBRSP
11/10/2007, 11:23
Bacana a conversa sobre buzinas...
Sobre as eletrônicas. Existem algumas que tentam reproduzir o som!!!:!:
Mas aquela sensação "vibratória" das Grover quando o caminhão de bombeiros vai pedindo passagem (:mrgreen:) não dá...:discordo:
Só sabe quem já ouviu uma buzinada daquelas, em plena Avenida da Consolação, com poucos centímetros separando o carro do parachoque do caminhão...:shock:
Comprei uma eletrônica com o Nelson BRC aqui do fórum mesmo. Estava anunciada nos classificados. Ele ainda traz por encomenda. Gostei da negociação com ele e agradeço a ajuda para desenrolar outro negócio nos EUA.
O som é relativamente alto e parecido... quebra um galho!!!:palmas:
Mas tenho planos futuros de colocar um par de Grover na Endurance. Agora dificilmente encontrarei na Venezuela. Talvez em Caracas... mas pela fronteira...:-(
Abraços,
Você sabe o nome/modelo dessa imitação eletrônica?
Murillus
11/10/2007, 15:42
é de facil instalacao esta cornetas da donatti?
_Jefferson_
11/10/2007, 17:03
É bem fácil a instalação, ela já vem com o adaptador que você interliga as 3 mangueiras no compressor, a parte elétrica é normal como qualquer buzina.
Veja o vídeo que a donatti colocou nos detalhes do produto. Eles testam ela.
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=653658
_Jefferson_
11/10/2007, 17:03
É bem fácil a instalação, ela já vem com o adaptador que você interliga as 3 mangueiras no compressor, a parte elétrica é normal como qualquer buzina.
Veja o vídeo que a donatti colocou nos detalhes do produto. Eles testam ela.
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=653658
É mesmo Leo, só quem não escutou (de perto) o som dessas coisas. Você certamente derrubaria o moto-boy. Mas precisa de um tanque de ar. Conseguir um compressor (12V) que dê os 100 psi é fácil, o problema é que esses compressores têm um débito bem pequeno, aí precisa o tanque (que pode ser de extintor) e uma válvula... tudo fácil de achar.
Outra opção de buzina, seria a do trem. E ainda... anotem isto: o som depende muito mais do comprimento da corneta que da pressão propriamente dita, o resto é regulagem do diafragma.
Mas gente, vocês não vão colocar isso num carro, para usar na cidade... vão?
Alexandrino,
Qual marca de cilindro / válvula você sugere?
Começo a pensar numa instalação de ar comprimido na viatura.
Objetivos::arrow:
- inflar pneus
- ferramentas pneumáticas
- buzina a ar
Por enquanto a idéia é somente o tanque e conexões. O compressor instalarei depois, ainda não o tenho.
Obrigado.:concordo:
Abs,
Tenhi uma buzina "tipo " maritima no Quindim, o som já é bem alto parecido com o da buzina do trem, só uso no caso de estar parado ao lado da liha ferrea e o trem buzina...ai eu respondo.
Instalei ela sobre o paralama esquerdo dentro do capô, alimento um cilindro desses usados antigamente em refrigeração pelos técnicos, pedi para soldar um bico no fundo e adaptei uma pequena mangueira usada para ar comprimido com um bico de câmara de pneu de caminhão enfiado dentro e preso com uma abraçadeira para não soltar.
Do cilindro até a buzina coloquei uma outra mangueira mais fina para aumentar a pressão da linha, entre os dois usei um pedal de motorzinho de dentista velho para usar de válvula, é só pisar e buzinar.
O cilindro aguenta até 150 libras, mas não é recomendável. Uso entre 80 e 100 libras.
Como a mangueira que é ligada na buzina é menor o ar dura um tempão.
O incoveniente é ter de parar no posto para encher o cilindro de ar comprimido.
Tentei usar um mini compressor que ganhei de um amigo, mas acho que estava sem lubrificação e fundiu o pistão antes mesmo de encher o reservatório.
Agora estou pensando em instalar um compressor destes de ar condicionado para alimentar o cilindro e posso também colocar um interruptor de compressor de ar normal de consultório para auto ligar e desligar...só estou procurando uma maneira de fixar no motor já que terei de providenciar tbm uma polia dupla para o alternador.
Alguem tem uma ideia para isto????????/
Milton,
Tem fotos da tua instalação?:?:
Boa a idéia do pedal de dentista!!!:!:
Encontrando uma polia dupla, basta criar um suporte novo para o compressor. O complicado é deixar alinhado. Esse passo também é usado para a instalação de direção hidráulica em motores que não tem bomba original... um bom mecânico de carros antigos pode lhe ajudar...:pensativo:
Abs,
Amostardeiro
12/11/2007, 23:30
Alexandrino,
Qual marca de cilindro / válvula você sugere?
Começo a pensar numa instalação de ar comprimido na viatura.
Objetivos::arrow:
- inflar pneus
- ferramentas pneumáticas
- buzina a ar
Por enquanto a idéia é somente o tanque e conexões. O compressor instalarei depois, ainda não o tenho.
Obrigado.:concordo:
Abs,
Loras
Os links abaixo são sobre instalações pneumáticas em vtrs, o primeiro de uma fixa, o segundo de um compressor portátil, os uruguaios usam compressores de ar condicionado para esta finalidade.
http://www.4x4wire.com/tech/hardmount_oba/
http://www.4x4wire.com/tech/portable_oba/
Abraço
Leo - Beethoven
13/11/2007, 09:59
Loras
Os links abaixo são sobre instalações pneumáticas em vtrs, o primeiro de uma fixa, o segundo de um compressor portátil, os uruguaios usam compressores de ar condicionado para esta finalidade.
http://www.4x4wire.com/tech/hardmount_oba/
http://www.4x4wire.com/tech/portable_oba/
Pode-se mesmo usar um compressor de AC e usar um tanque de Mercedinho com válvula de alívio. Os compressores de AC são confiáveis, duráveis e não ocupam espaço. Só tem o lance da adaptá-lo corretamente. E ainda tem a vantagem de usar um com embreagem elétrica pra quando der a pressão do tanque, desligá-lo e aí não perder potência do motor.
Dá até pra colocar rodoar na viatura....:mrgreen:
Abs.
Amostardeiro
13/11/2007, 10:52
Pode-se mesmo usar um compressor de AC e usar um tanque de Mercedinho com válvula de alívio. Os compressores de AC são confiáveis, duráveis e não ocupam espaço. Só tem o lance da adaptá-lo corretamente. E ainda tem a vantagem de usar um com embreagem elétrica pra quando der a pressão do tanque, desligá-lo e aí não perder potência do motor.
Dá até pra colocar rodoar na viatura....:mrgreen:
Abs.
Nesta página há um esquema utilizado por um jeepeiro uruguaio num CJ7 utilizando um compresso r de ar condicionado, bom proveito...:concordo:
http://www.getphpbb.com/phpbb/viewtopic.php?t=605&mforum=4x4uruguay
Abraço
Hermanos,
Obrigado pela ajuda!!
Pois é...
Entendi os conceitos!! Agora vamos colocar em prática!!!:dance:
Mas minhas dúvidas::mrgreen:
- que tipo de conexão eu uso?
- que tipo de linha, isto é, mangueiras eu uso?
- quais especificações preciso me preocupar para comprar o tanque?
- o tanque já vem com dreno e válvula de alívio?
- como faço para encher o tanque? Preciso soldar uma conexão nele?
Até o momento vou providenciar::arrow:
Um tanque de 30 litros
Uma válvula de alívio
Uma válvula unidirecional
Uma solenóide
Uma conexão T
05 metros de mangueira
Esqueci algo?:?:
Hoje a tarde vou numa loja de caminhões por aqui... talvez clareie as idéias!!!:!:
Abs,
Loras,
vai postando tudo no tópico, porque quero ver se faço o mesmo no meu jipe.
Você vai instalar um compressor elétrico, ou vai usar o compressor de ar condicionado da defender?
O que é essa válvula de alívio? por acaso ela para de encher o tanque quando atingir uma pressão definida?
Que tipo de válvula vai liberar o ar comprinido para a buzina quando eu acionar o botão do volante?
[]'s cheio de dúvidas...
Leo - Beethoven
13/11/2007, 19:14
Se forem usar compressor de AC, peguem um tanque de caminhão pequeno, tipo os VW que já tem válvula de alívio que serve como segurança se a pressão exceder o limite....é a válvula que faz aquele barulho de ar escapando de tempo em tempo quando vc para ao lado de um caminhão com o motor ligado. Pegando um tanque de caminhão em um desmanche ou algo assim, vc pega a coisa toda pronta, com cenexões e tudo mais....não precisa de solda e nem nada.
Use tubulações de GNV, que são boas, homologadas, resistentes e aguentam a pressão de sobre desse tipo de sistema.
Acionar a buzina do volante ? Fácil, é só usar uma eletrováula pneumática e ligar a bobina dela no relé da buzina.
Abs.
Milton Quindim
13/11/2007, 22:16
Loras
Tem um tópico sobre a instalação de compressor de ar condicionado aqui mesmo no forum...quem instalou foi o Leopoldo e dele eu tirei a ideia de colocar o compressor de ar condicionado...acho que fica melhor de todas as outras opçoes...pelo menos na minha opinião.
Dá uma olhdinha aqui ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1260
Depois tiro as fotos da minha gambiarra com o pedal de cadeira e posto aqui ...
Abraços.
Me desculpem se falar besteira, mas minhas dúvidas são as seguintes:
Na Defender, o compressor já é utilizado para o ar condicionado. Eu posso utilizar esse mesmo compressor para encher o cilindro colocando um "T"?
Quando eu ligar o ar condicionado eu encherei o cilindro também, ou há alguma válvula que impeça isso?
[]'s.
Antonio.
Leo - Beethoven
14/11/2007, 13:37
Me desculpem se falar besteira, mas minhas dúvidas são as seguintes:
Na Defender, o compressor já é utilizado para o ar condicionado. Eu posso utilizar esse mesmo compressor para encher o cilindro colocando um "T"?
Quando eu ligar o ar condicionado eu encherei o cilindro também, ou há alguma válvula que impeça isso?
Folgado,
Até pode-se usar o compressor original do AC da viatura para esta função, mas aí, adeus ar condicionado. Por que o circuito do AC usa gás refrigerante e fica sempre em ciircuito recirculante fechado como em uma geladeira. Se usar o compressor do AC para ar comprimido (tanque de armazenamento) essa linha de gas refrigerante terá que ser aberta e a saída do compressor ligada ao tanque, e a entrada ligada a um filtro de ar.
Se vc quiser usar esse sistema, o ideal é usar um outro compressor e bolar um suporte, polia, correia, etc, independente do AC.
É óbvio que isso depende de espaço disponível no habtáculo do motor, mas é possível e funcional quando estiver pronto.
Abs.
Bom, atualizações...
Fui na loja de peças para caminhão. Aliás, fui em todas da cidade.
Mas os vendedores sabiam menos que eu...:parede:
E nem os catálogos tinham as especificações para saciar minha curiosidade.
Pelo menos anotei o nome de duas marcas: WABCO e CIPEC.:dance:
Vou pesquisá-las.
Decidi não instalar um compressor de A/C pela necessidade de adaptação no motor (polia e suporte). Prefiro um compressor elétrico, visto o uso esporádico do sistema. Como existe um compartimento vazio sob o banco do carona, foi o local escolhido. :concordo:
Encontrei o reservatório de ar do MB 1612 - 40 litros.
Mas é grande demais. Parece que o do MB709 é mais estreito e comprido. Ou seja, encaixaria melhor no chassis...:pensativo:
Encontrei a solenóide da Scania: R$180,00:shock:
Bom, sigo na pesquisa. Depois posto as fotos da adaptação completa e a lista de peças.
Abs,
Loras,
o Carlão (caandreu) tem um compressor elétrico sob o banco do passageiro (acho que é da ARB). Vou entrar em contato com ele para ele postar fotos aqui da instalação.
[]'s.
Antonio.
Carlão Rover
15/11/2007, 11:11
Olá Antonio/Loras!!
O meu é o ARB, está instalado embaixo do passageiro e a saída no quebra mato...
Não tem reservatório(o que não ocupa mais espaços) e funciona bem, além de ser super seguro, pois desliga sozinho...acredito que para finalidade esporádica do uso nas viaturas seja perfeito...vou tirar umas fotos e coloco aqui....
Pois é, sabem quanto custa um compressor de ar ARB a vista?
R$ 792,30 !!!