Ver Versão Completa : Equipamento essencial
Pretendo em breve começar a "trilhar" e de preferência com os amigos do fórum.
Porém meu jipe está "pelado". Não tenho equipamentos e nem sei quais são os essenciais para poder sair para uma trilha.
Não tenho macaco, cinta de reboque, gancho para ser rebocado (é necessário?), etc. Etc porque não faço idéia do que precisaria pra não fazer feio. Alguém poderia me dizer?
Lucas Nassif
08/10/2007, 22:47
Pretendo em breve começar a "trilhar" e de preferência com os amigos do fórum.
Porém meu jipe está "pelado". Não tenho equipamentos e nem sei quais são os essenciais para poder sair para uma trilha.
Não tenho macaco, cinta de reboque, gancho para ser rebocado (é necessário?), etc. Etc porque não faço idéia do que precisaria pra não fazer feio. Alguém poderia me dizer?
O básico é pneus próprios pro seu uso.
No mais, vc tem que ter o macaco e cintas (ou cordas bem fortes) para ser rebocado (e rebocar tbm):p
Os ganchos sao importantes, mas nao fazem falta (pelo menos no meu caso, onde prendo a corda no proprio parachoque):oops:.
Guincho é um ótimo acessório, mas é beeeeem caro. Não sei vc, mas nao pretendo comprar um guincho tão cedo, pois tem muitas coisas com mais urgência do que ele.
Como exemplo, quando comprei meu jeep ele era 100% original. Não era bom o desempenho dele nas trilhas. Aí fiquei com a mesma duvida sua: Que acessório comprar?? O que fazer primeiro??
Atualmente ele está bem equipado, rodas mangels, pneus 31", novos acessorios, towbar, etc etc etc...e em breve ganha bloqueios (muito importante) e um GM 4.400 :mrgreen:
É isso.
Abrs :concordo:
cambão e cintas de reboque ajudam muito.
Se for investir no jipe: guincho e bloqueio de diferencial...
Alexandre Vaz Ferreira
08/10/2007, 23:17
PRIMEIRO: Uma mecanica toda revisada e confiavel...tudo aquilo que está "meia boca" vai te deixar na mão (por experiencia própria).
SEGUNDO: Pontos de ancoragem bem feitos da dianteira e trazeira, assim como cintas.
TERCEIRO: Depende do tipo de trilha...
Uma boa turma o principal...
[]s
PRIMEIRO: Uma mecanica toda revisada e confiavel...tudo aquilo que está "meia boca" vai te deixar na mão (por experiencia própria).
SEGUNDO: Pontos de ancoragem bem feitos da dianteira e trazeira, assim como cintas.
[]s
Tava digitando isso rs, mas é como o Alexandre disse, isso tudo é o principal,
assim vc já consegue fazer uma trilha bacana, aos poucos conhecendo a viatura e pegando as manha das trilhas. Pneu offroad já ajuda muito também.
[ ]'s não esqueça de levar o zeca ! esse sim é o principal (com as latinhas )! rs :concordo:
tem uma coisa!
nao pode esquecer de levar, pelomenos as ferramentas basicas, bebida, e comida, pra caso ficar empenhado, e atrasar um pouco a trilha, nao ficar com sede ou com fome, e poder com as ferramentas, dar jeito nos problemas do jipe
outra coisa importante, é um kit gambiarra:arame, cola, fita isolante, silver tape, alguns fios, elasticos(aqueles com ganchos nas pontas) e etc
se puder levar alguns parafusos tambem, e coisas do tipo, é bem interessante
quanto a manter o jipe revisado e confiavel, é muito importante tambem!! pois o quanto um jipe com tudo "meia boca" pode dar problemas, não é pouco não!
[]´s
Os meus pneus são os Argentinos, 750x16, recapados, da botta, se não me engano. Servem, pra começar?
themoteo
09/10/2007, 08:05
[]s
:concordo:O Alexandre disse o equipamento principal que acredito ser necessário, e até essencial, para qualquer um que queira começar a colocar a viatura em trilhas...
uma boa turma
O resto você vai fazendo na medida do bol$o
La vai minha contribuicao
- Revisao
- Peças basicas ( mangueiras radiador, velas)
- cintas, anilhas
- e PONTOS de ANCORAGEM, assim vc não detona as suas sintas e de seus companheiros
O resto é com o tempo...
procure levar tb , uma boa bota de borracha , e uma roupa reserva rs . mais de um apr de meias hehehehe
Leo - Beethoven
09/10/2007, 13:29
Primeira coisa, fundamental é ter o jipe, mesmo que original, impacavelmente revisado. Depois disso, vc começa indo a trilhas leves e vai ganhando experiência e vendo/adquirindo aquilo que sabe que vai fazer uso nas próximas trilhas.
Não adianta muito ter um jipe super-hiper equipado se não sabe se vai ou não precisar e pra que servem as coisas.
Vai gastar menos assim e se divertir mais e ao longo do tempo vai vendo os parceiros de trilha "atuando" e poderá definir por vc mesmo as prioridades.
Abs.
Tudo o que foi dito também acho fundamental no off-road além de ir com calma e ir se acostumando com o carro e as trilhas, mas o ítem mais importante foi esquecido - o SANTO ANTONIO e um KIT GAIOLA com CINTOS DE SEGURANÇA. Afinal não adianta ter um super jeep e por um acidente não poder mais andar nele...
Lucas Nassif
09/10/2007, 19:17
Os meus pneus são os Argentinos, 750x16, recapados, da botta, se não me engano. Servem, pra começar?
Com certeza, vai na fé!!
Eu uso os argentinos tbm (tbm sou iniciante8)), e qdo eles acabarem, vou por os 35"!! :twisted:
ABrs
O pessoal ja deu varias dicas, mais uma infalível que não pode faltar é o velho e eficiente ZEQUINHA. hehehehehe brincadeiras a parte mas ele faz falta ah se faz.
Abraço.
Aliás eu tenho pensado em me oferecer de zequinha (mas não de escravo) antes de começar a me enfiar na lama (com o meu jipe). Creio que dessa forma tenho muito a aprender antes de me colocar e de repente, colocar outros em perigo. Alguém se habilita?
Leo - Beethoven
12/10/2007, 01:32
Aliás eu tenho pensado em me oferecer de zequinha (mas não de escravo) antes de começar a me enfiar na lama (com o meu jipe). Creio que dessa forma tenho muito a aprender antes de me colocar e de repente, colocar outros em perigo. Alguém se habilita?
Mack, só tem uma coisa: Zeca = Escravo...:mrgreen:
Brincadeiras a parte, se aprende muito sendo zeca....:concordo:
Abs
Hehehe. Estou ligado, mas acho que meter a mão na massa, ou na lama, é o preço que sepaga pra aprender as manhas, e além do mais, qual a graça de entrar numa trilha e sair dela como se tivesse saído do banho?
Ratifico aqui minha oferta aos experts. Porque ser sequinha de expert não deve ser fácil, mas de amador deve ser MUITO PIOR. rsrsrs
themoteo
12/10/2007, 10:37
OPS!! :discordo:
Mack,
cê tem o principal e quer ir de zeca??:parede:
Até mesmo porque estaria violando o estatuto dos zequinha:mrgreen:
http://www.bsb.netium.com.br/ivan/zequinha.htm
Na verdade acho que o principal é saber o que fazer. se eu fosse me meter a besta provavelmente iria me prejudicar. E ainda me faltam alguns acessórios básicos e algumas impermeabilizações a serem feitas. Acho que com algumas saídas acompanhando alguém irei aprender bastante e cometerei menos erros.
Err, hummm, pensando bem, depois de ler esse "estatuto dos zequinhas", já não sei não....
Edson JN
13/10/2007, 21:08
Tudo blz Mack?!?!?!
Na minha opinião, pra começar os seus pneus estão ótimos, agora ter a viatura sempre bem revisada é lei rsrs...
e do mais, ponto de ancoragem na frente e atrás bem feitos, cinta e manilhas...
e ir de Zeka algumas vezes não faz mal a ninguém tb rsrsrs...
alexandre roveri
13/10/2007, 21:36
Fazer trilha sem uma caixinha de cerva gelada é quase impossivel :mrgreen::dance:
E se eu disse que não bebo, que detesto cerveja? Aí é que não vão me querer por perto, ou vão, porque sobra mais.
Mas eu sou um cara legal.
ricleite
14/10/2007, 15:49
Caro colega, eu atualmente não faço mais trilhas, estou na fase de passear com a família por estradas de terra nas montanhas da região. Quando eu curtia trilha, nos primeiros anos de jipe, costumava dizer que o principal ítem para trilha era ter muito dinheiro para consertar o jipe toda vez que voltava inteiro ou rebocado.....
boas trilhas !!!!
themoteo
15/10/2007, 14:26
E se eu disse que não bebo, que detesto cerveja? Aí é que não vão me querer por perto, ou vão, porque sobra mais.
Mas eu sou um cara legal.
Bem, claro que cada um cada um..
Indo de zequinha você com certeza vai aprender muita coisa(principalmente que não devia ter ido de zequinha..hehehe), mas com certeza tem muito aprendizado. Mas nada comparado a você ir dirigindo.
Não é obrigado que seja uma trilha muito pesada logo de cara, e mesmo nas trilhas pesadas normalmente tem um aborto para as passagens mais tenebrosas e com a desculpa de marinheiro("trilheiro") de primeira viajem você vai poder ir pelos abortos sem a galera passar o resto do mês(pelo menos até a próxima trilha) zoando com você(no máximo alguns minutinhos para incentivar para o próximo obstáculo).
Quanto às cerveja, no manual do "bom Zequinha" (será que isso existe) não menciona nada a bebe-las, o necessário é leva-las...hehehe