Conectar

Ver Versão Completa : Escapando marcha e Suspensão

breunig
08/10/2007, 12:56
E ai pessoal, beleza?
Seguinte, to fazendo, devagar e sempre, os problemas da minha F75 1966.
Estou tentando fazer o menos possivel de adaptações nela, pra que a mesma fique o mais original possivel. Desta forma, vou descrever dois problemas que vem ocorrendo na mesma, para ver se alguem pode me dar uma dica.
A primeira, é que há alguns dias, a engrenagem da 1º marcha quebrou, a caixa foi aberta e colocada uma outra engrenagem nova, sem o alivio (a engrenagem era original, e, segundo o mecanico, ela tem um alivio na parte central, o que enfraquece a mesma, e sso é normal acontecer...), e revisamos o restante da caixa, que estava 100%. Bem, até acontecer isto, a caixa era bem justinha, parecia nova (lembrando que é uma caixa original, 3 marchas, alavanca na coluna de direção). O que ocorre agora, é que quando engato a ré, vou andando e a alavanca vai descendo até desengatar, e tambem a 2º marcha quase sempre enrosca na hora de engatar, principalmente quando, andando, esta em ponto morto (neutro) e vou engatar a mesma. O mecanico falou que são as buchas da alavanca que estão gastas. To com um pé atrás, por que isso não ocorria antes, e é muita conicidencia começar justo depois de ter sido aberta a caixa....
Outra coisa, é que a direção estava muito pesada, praticamente não dava pra girar o volante, estava muito ruim mesmo. O mecanico disse que era o setor de direção, queria adaptar o do gol. Mas, um dia desses, resolvi eu mesmo engraxar toda ela (sempre levava na oficina pra engraxar, depois das trilhas - meu irmão trabalha na mesma oficina), setor, ponteiras, etc.., e agora a direção voltou a ficar normal, só engraxando. Um amigo meu tambem disse que setor só da folga, quando da problemas, não pode ficar dura a direção, que deveria ser outro problema. Mas, quando estou andando a 50/60 km/h, ela começa a jogar, balança pra todos os lados...chega a dar medo. Sera que tem alguma relação?
Queria saber se alguem ja teve esse problema, e o que pode ser isto? Uns dizem que é ponteira, uns dizem que pode ser os pneus, outro me disse que podia ser chassis quebrado (ja verifiquei e não era)....tenho medo de levar no mecanico e ele fazer algo que não seja certo (depois da história do setor, fiquei com um pé atrás..e não tenho muita noção de mecanica), mas aqui onde moro esse mecanico é praticamente o unico que mexe com Willys (ele tem uma tb), tem fama de ser bom, e realmente ja fez varias coisas em outros jeeps e rurais, muito boas mesmo, mas....
Isso ai pessoal, desculpa o Jornal, mas, se alguem tiver alguma dica. fico muito grato.
Abraço
Marcio

Alexandre Vaz Ferreira
09/10/2007, 00:05
Caixa: só abrindo mesmo pra saber, mas tem cheiro de kaka.
direção: Chime, xime ou shime...dá uma lida abaixo, tem 50o causas...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8275&highlight=chime
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=817&highlight=chime

[]s

breunig
09/10/2007, 13:55
e ai, valeu...
Temo dando uma olhada melhor, acho que o problema da direção realmente era o setor, que ta com muita folga....ainda não troquemo ele, mas revisamos todo o restante...há um pouco de folga nas ponteiras e no embuchamento da barra de direção, mas não é tanto para a pickup jogar do jeito que ta jogando....
Ja das marchas, o mecanico disse que pode ser que o sincronizado não ficou bem posicionado, pode estar encostando no fundo...vamos abrir e verificar....
semana que vem a "fede-fede do nêne" vai pro abate...hehehe....
Assim que eu tiver a solução, posto aqui pro pessoal....

Abraços...

Marcio

Kerosene
09/10/2007, 14:48
Boa Tarde...

A Segunda Do Cambio Deve Ter Uma Sincronizadora Meio Ruim.

Agora A Ré, Todo Cambio 3 Marchas Escapa.

Talves Tirando As Folgas Do Trambulador Segure Sim, Ficando Bem Duro.
Nos 3 Marchas Em Baixo Quando Tá Novo Vai Bem, Mas Chega Uma Hora Que Não Dá Pra Tirar A Mão Da Alavanca Que Escapa.

é Uma Pista.

Abraço.

COLOMBO1
09/10/2007, 22:56
breunig, eu estava com um problema parecido com o seu na direção, mandei trocar as buchas das molas e resolvel o problema.

dalmo cruz torres
12/10/2007, 07:29
Me parece aquele problema muito cumum em Willys...mecanico ruim.