PDA

Ver Versão Completa : Reformando o meu Valente



Helmut
19/05/2004, 16:50
Olá atodos os Internautas!

Primeiramente gostaria de me apresentar:
Meu nome é Helmut, tenho 36 anos, moro em Pelotas, Rio Grande do Sul, e estou iniciando a minha experiencia com jipes.

Comprei a alguns meses um jipe que é pouco conhecido, mas muito valente. Ele foi fabricado pela Compania Brasileira de Tratores, e assim como seus tratores o Javali tambem é muito robusto e confiável.
Este Javali foi adquirido em um leilão aqui em minha cidade e estava semi-desmontado. Faltavam-lhe o motor, o cambio, o eixo traseiro, o parabrisas e a capota.
O para brisas foi encomendado a um profissional da área, ficou exelente mas embaça facilmente. Tratei-o com tabaco, mas perde o efeito com rapidez, como consigo amenizar o embaçamento?
A capota foi confecçionada pelo meu primo Alcides, que é um tapeceiro e forrista de exelentes qualidades. A capota é trilegal, mas apresenta algumas infiltrações. Estes pontos de entrada de água podem ser encobertos com silicone?
Mas recorro a voces para solucionar algumas dúvidas no quesito mecanica:
Como o motor original da CBT é muito caro e raro aqui em Pelotas, decidi por substitui-lo por um motor Chevrolet 1.4, que pertencia ao Chevette do meu irmão Henz, que optou por desmembrá-lo motivado pelas dificuldades que encontraqva em licencia-lo. Este motor está equipado com o acionador de válvulas do motor mais potente, o 1.6/s e tambem com o carburador do VW Fusca 1.500, o que o faz muito economico. A minha questão se refere em como acoplar este motor chevrolet ao câmbio de 4 velocidades do Dodge Polara. O cambio do chevette não apresenta boas condições pois está escapando a 1, a 2 e a 4a marchas.
Outra dúvida que ainda persiste é se é possivel alargar o eixo traseiro do chevette, pois as rodas ficaram muito estreitas no javali e tenho receio de que isto possa implicar em perda de estabilidade.

Muito obrigado pela assistência,
Helmut

Pedro Bachir
19/05/2004, 18:07
opa!!! :D

Bem vindo ao fórum :D
O mtr não aguentará carregar o javali, pois ele é mais fraco que um mtr 1000 moderno, e o javali, é bem pesadinho, ele tem 68 cv SAE, e 9,8 kgfm de torque a 3600 rpm, ou seja, de potência liquida ele deve ter cinquenta e pokos cavalos, e torque muito pequeno e em uma rotação altissima, ou seja um péssimo mtr pra jipe... :evil: :roll:
O cambio parece ser bom, pois tem uma relação boa: :roll:
1) 3,53:1 2) 2,16:1 3) 1,38:1 4) 1,00:1 ré) 3,68:1
O eixo do chevete eu não acho uma boa, acho melhor ou o original do javali, ou um dana 44 do jeep ou rural... 8) 8) 8)
O mauro daqui do fórum tem umas matéria sobre javali no site dele... :D

flw :D :)

Pavani
19/05/2004, 18:57
É Helmut, tá bem respondida a sua pergunta.....
Esse motor não aguentaria NUNCA esse peso todo.....
Qualquer dúvida é só falar aqui..... Seja bem vindo....
Abraço....
Pavani

Luis Assis
19/05/2004, 19:16
Helmut,
Poe logo um motorzao tipo 6 cilindros de opala, ou então o Powertech 4.1. Te garanto que é amor a primeira acelerada. Estou espantado com o meu... :shock: :shock:
no mais, seja bem vindo ao fórum, precisando é só gritar...
[]'s
Gustavo