PDA

Ver Versão Completa : Iniciante na Gaiola



vcsj
08/10/2007, 11:04
Olá pessoal,


Sou iniciante na arte das gaiolas. Estou impressionado com o trabalho de vocês. Não sei se chego lá. :palmas:

Como faço para começar uma gaiola simples, com suspensão de Fusca?... :?:

Parabéns pelas gaiolas!!!

Valeu!!

:parede:

fogoncalves
08/10/2007, 15:16
VCSJ, o ideal e achar um fusca bem ferrado de lata e conservação geral. Daí vc já começa com a suspensão dianteira e traseira, motor, câmbio, freios e mais algumas coisas que vc irá precisar. Posteriormente, se vc não entender de solda, o ideal e aprender a mexer com isso - o que eu considero fácil, pois aprendi sozinho. É claro que com um curso, vc irá fazer trabalhos mais primorosos e mais técnicos se fizer o curso, mas pra mim, eu já estou satisfeito com o que consigo fazer.
Ter ferrugem na veia e gostar muito de mecânica também ajuda bastante, mas nada que vc não vá aprender dando cabeçada, como foi o meu caso. Mas hoje eu tenho uma oficina mecânica dentro de casa apenas para o meu "bel prazer!". Digo isso, pois trabalho com informática e a mecânica é apenas um Hobby da horas vagas.
Quero construir minha gaiola, mas isso vai esperar um pouco, pois tenho outros projetos na frente. O que posso te dizer é que me parece simples, só que muito trabalhoso.
Agora, se vc quer um bom conselho, comece pelo projeto, depois faça um bom planejamento de acordo com suas po$$ibilidade$ monetárias. Vá com calma que vc chega lá.
Tenho um amigo que via minha oficina e sempre ficava suspirando. Ele também é da minha área. Com o tempo, o doido resolveu construir um carro para correr "Os Sertões". Esse ano ele foi de apoio e o carro já está muito adiantado. Acho que se der bobeira, mais uns 2 anos ele vai alcançar o objetivo dele.
Viu, com calma ele já conquistou muito!
Faça o mesmo e poste sempre aqui suas conquistas e descobertas, pois isso ajudará muitos daqui.

Abraços,

Fernando.

vcsj
08/10/2007, 17:37
Obrigado pelas dicas Fernando,

Quero mesmo é arrumar um fusca zoado pra tirar peças.. vi um projeto no site http://www.bycolella.com.br/, falei com ele, mas creio que está caro.
Quanto a solda, sei soldar + ou -, meu problema agora é o projeto.

Vc saberia dizer se a Brasília tbém serve?

Estou meio ansioso para começar, preciso ir com calma para não atropelar nada, hehehe..

Obrigado cara.. Té+ :concordo:

ed_flk
08/10/2007, 20:41
Brasilia serve sim, nõ exixtem diferenças significativas entre o fusca e a brasilia.

dourado gpi
08/10/2007, 21:55
Cara dê preferência ao chassis de brasilia, pois ele tem as barras de torção maiores e mais reforçadas tornando a suspensão trazeiras melhor, os suportes dos amortecedores também são mais reforçados e ela já vem com os freios a disco na dianteira.

vcsj
09/10/2007, 12:23
Legal.. então chassis de Brazoca.. Vou procurar uma..

a propósito, qual é o peso médio de uma gaiola com motor de fusca 1600??

Valeu!!

[]'s

fogoncalves
09/10/2007, 14:29
VCSJ,

Quanto ao peso, isso vai depender de quanto vc quer reforçar a gaiola. Para fazer algo muito leve, vc vai ter que ter um ótimo projeto que otimize a questão resistência X espessura dos tubos. E uma coisa que deverá ser levada em consideração é a motorização também... Bom, mas de um modo geral, acho que ele não deve passa muito dos 500 Kg, pois a réplica do Porsche Spyder 550 pesa aproximadamente uns 550 Kg (Origem do seu nome).
Então um gaiola pode perfeitamente chegar a esse peso, podendo passar um pouco ou baixar um pouco. Tem muitos fatores.
Mas, uma Brasa pra começar, é uma boa opção. Já ouvi dizer que alguns conseguem comprar fuscas por R$ 600,00!!!! Só que eu estou procurando até hoje e não achei nenhum...
Abração e boa sorte na empreitada.

Ps.: Esse projetos das fotos eu baixei de um site francês. Mas se garimpar na net, tenho certeza que vc vai achar muita coisa sobre o assunto e de graça!

Denilson Maçaneiro
10/10/2007, 12:42
Obrigado pelas dicas Fernando,

Quero mesmo é arrumar um fusca zoado pra tirar peças.. vi um projeto no site http://www.bycolella.com.br/, falei com ele, mas creio que está caro.
Quanto a solda, sei soldar + ou -, meu problema agora é o projeto.

Vc saberia dizer se a Brasília tbém serve?

Estou meio ansioso para começar, preciso ir com calma para não atropelar nada, hehehe..

Obrigado cara.. Té+ :concordo:


E ai vcsj blz?
eu comprei um kit do colella pq não tinha tempo pra fazer e nem material, não me arrependo a estrutura é muito boa... montei toda a mecânica de uma brasilia nela, motor, suspensão, direção, as rodas, tudo até o suporte para extindor de incêndio...
qualquer duvida estou a disposição...
flw...

Jorge_PG
10/10/2007, 21:19
Heai vcsj tdo bem quanto ao peso da gaiola a minha está com exatos 600 kg com motor a ar.



umbração pru c

luizpicelli
12/10/2007, 21:46
Denilson,

me esclarece uma dúvida...
eu tenho pensado muito nessa possibilidade, de comprar um kit do colella e aos poucos ir montando...

se adquirir uma brasilia com mecânica boa dá apra montar quase tudo para rodar? Claro, que daí vão faltar os luxos como bancos concha... farois... pneus... etc...

Você tem idéias dos gastos... de vale a pena comprar uma brasilia par isso (+ o kit) ou vale a pena comprar as peças separadamente... em ferro velhoe etc...

Abração
Luiz

Denilson Maçaneiro
15/10/2007, 18:02
Denilson,

me esclarece uma dúvida...
eu tenho pensado muito nessa possibilidade, de comprar um kit do colella e aos poucos ir montando...

se adquirir uma brasilia com mecânica boa dá apra montar quase tudo para rodar? Claro, que daí vão faltar os luxos como bancos concha... farois... pneus... etc...

Você tem idéias dos gastos... de vale a pena comprar uma brasilia par isso (+ o kit) ou vale a pena comprar as peças separadamente... em ferro velhoe etc...

Abração
Luiz


e ai Luiz...
eu acredito que se vc comprar uma brasilia vc consegue mais barrato que se for comprar as peças...
é questão de procurar nos ferro velho ou de particular....

vcsj
19/10/2007, 14:24
Intaum.. eu pensei em comprar o kit + simples do bycolella, mas preferi arrumar uma Brazoca e montar por cima dela, se for documentada, melhor...

já estou na fase da procura por materiais e cotações. A Brazoca achei por 800tão, vou utilizar tubos 1 1/2" com 2,25mm de parede.

O projeto estamos desenvolvendo, hora que estiver +/- certo vou disponibilizar no forum..

valeu pela força...
[]'s.

vcsj
29/10/2007, 09:43
A propósito, qual é a sacada da regularização da gaiola? o documento da brazoca tem que estar em dia? quanto $ morre na brincadeira?

A gaiola documentada é uma boa para poder sair de casa rodando e não necessita ser puxada.. mas qual é o custo e qual a documentação necessária?

valeu!!

fogoncalves
29/10/2007, 10:08
A propósito, qual é a sacada da regularização da gaiola? o documento da brazoca tem que estar em dia? quanto $ morre na brincadeira?

A gaiola documentada é uma boa para poder sair de casa rodando e não necessita ser puxada.. mas qual é o custo e qual a documentação necessária?

valeu!!
VCSJ, para documentar qualquer veículo "feito em casa", é necessário guardar as notas até dos parafusos comprados e da mão de obra de qualquer serviço feito. Quanto mais documentado vc estiver, melhor. Com o documento da Brasa que vc comprou, isso já vai ser prova de procedência para muitas peças (Motor, cambio, suspensão, freio, direção e muito mais). Se tudo estiver tranquilo(número do motor batendo com o documento do carro).
No mais, é só arrumar um despachante safo que ele fará isso com tranquilidade.
Quanto ao custo, isso vai depender de vários fatores. Um deles é a localidade, pois os DETRANs têm preços diferenciados de uma região pra outra, bem como os despachantes... Sei que até pra se autenticar documentos os preços são bem diferentes de uma cidade pra outra... Então isso se torna difícil de ser estimado.
O ideal é construir a gaiola guardando o máximo de documentos para provar que as peças dela não foram produto de furto. O resto é mãos à obra e tocar o projetinho.
Aqui na minha região, próximo a minha casa, tem 2 veículos tubulares que os caras estão rodando no dia a dia. Vou tentar conversar com os dois para ver como foi feita a documentação dos dois. Eles não foram feitos usando base de nenhum carro. Uma situação um pouco diferente da tua, pois vc já tem uma Brasa como ponto de partida.
Com a gaiola documentada, vc poderá usá-la até para o dia-a-dia numa boa! Sem a preocupação de rebocá-la.
Bom, mas boa sorte na sua empreitada! Qdo vc tiver fotos da sua Gaiola, poste aqui e nos diga sobre as dificuldades e soluções que vc adotou.
[]'s

vcsj
09/11/2007, 10:06
Legal, mas decidi não legalizar, andei pesquisando aki na minha região e ficaria quase o 2 pilas (contando com transporte da gaiola p os Detrans e outros ) ...


Comprei uma brazoca, agora estou analisando a estrutura para executar.. devido as condições precárias que tenho para desenvolver (falta de ferramentas e local), creio que pedirei para algum serrralheiro soldar a estrutura... enviarei fotos e dicas posteriormente..

valeu!!!8-)