Ver Versão Completa : Aulas do Bill, parte 1
marco cruz
19/05/2004, 14:42
ALL,
Segue o teor da 1ª aula, com a devida autorização do "prof." Bill:
billj said
De nada, ao contrário de que alguns pensem, realmente gosto de ajudar.......
Sim, pode botar no fórum a nossa conversa. Seria bom replicar tudo que foi escrito para o pessoal não se perder......
Abraços,
Bill
Aula 1 - Torque
billj escreveu:
Lição #1: Num jipe de trilha, menos importante é a potência / torque do motor em si. O importante é o torque final gerado nas rodas e isso se faz através de redução, no câmbio, t-case e diferenciais.......
Tem muita gente gastando fortunas colcando motores enormes nos jipes, que não terão nem perto do resultado alcançado com uma simples troca de coroa/pinhão.......
marco cruz perguntou:
Bill, desculpe a ignorância , mas me esclareça:
Por exemplo, se o torque do motor x é 28,4 kgf a 2300 rpm, fará alguma diferença (com relação à sua força) :
a) o tamanho dos cardãs
b) a relação coroa/pinhão
c) o tamanho dos pneus
d) a relação de marchas
e) nda
A minha impressão (de leigo total em engenharia) é que realmente os caras colocam motores muito mais fortes porém com relações muito mais longas, o que, em casos extremos, pode causar até um diminuição proporcional de torque/potência.
Falei muita bobagem?
billj respondeu
a) O tamanho do cardan não influi em nada
b, c, d) Todos esses fatores têm influência diretamente proporcional na força aplicado ao chão
Acho que está fazendo confusão com os conceitos de "potência" e "torque". São relacionados porém distintos, relacionados através da velocidade de rotação. Vou te mostrar a cálculo de torque do Spider para ver como os números são impressionantes:
O motor do Spider tem 13,7 kgmF @ 3.000 rpm. A primeira marcha do câmbio é 3,65, então o torque na saída dele é de 50,03 kgmF. Entrando na t-case, este torque se multiplique por 4,87, saíndo com 243,66 kgmF. Daí vai para os diferenciais. Passando pelas relações 4,88, o semi-eixo está vendo 1187,83 kgmF.
Agora, para ver a força sendo aplicado ao chão, temos que entrar com o tamanho do pneu, usando o seu raio. O meu pneu tem 38,5", que é quase um metro. Então para simplificar um pouco, vamos dizer que o raio seja 0,5 m. Daí, o cálculo é fácil, está sendo fornecido ao chão uma força total de 2375,66 kgF. Bastante né?!?!.......
Num jipe tipo Land, com a t-case desbloqueado, essa força seria dividida por iqual pelas quatro rodas. Com as diversas configurações de bloqueio, os cálculos começem a complicar. Basta dizer que em determinadas situações, um jipe totalmente blocado poderia fornecer todo o torque para um único semi-eixo. Foi isso que aconteceu comigo no Rio........
Agora, entra o outro lado. Lembre o RPM para gerar este torque, de 3000?!? Pois bem, isso passa também pelo mesmo processo, só ao invés de multiplicados os números estão divididos, resiltando no semi-éixo de um RPM de apenas 34,6.........
E quanto a potência?!? Acredite ou não, ela não se altera, a potência gerada no virabrequim é a mesma fornecida ao semi-eixo (descontando perdas por atrito). Mas num jipe, potência é que menos importa, o que precise é torque. Por isso, se mexe nas relações. A potência só entra na jogada quando se precise de força E velocidade ao mesmo tempo.......
Tá claro agora ou melado ainda mais?!? Se ficou boa essa explicação e quer botar no Fórum, fique a vontade........
Abraços,
Bill
marco cruz perguntou novamente
Bill, a sua explicação está óticma, obrigado, mas meus (dois) neurônios que entendem de matemática e física foram despejados do meu cérebro, e não sei se entendi direito.
Vamos lá.
Superada a questão da confusão torqueXpotencia: com relações maiores, perco potência e ganho torque (óbvio), que, para um leigo, poderia ser definido como força de arrasto?
vamos para o ponto torque:
o motor do lagartixa tem 25,7 kgmF@ 1800 rpm. Não consegui achar a relação das marchas (câmbio CL 2250) e da reduzida (original willys - essa eu nem procurei...). A minha relação é 5,375 (43x8 )
A equação seria: 25,7 x 1ª marcha X t-case X 5,375 = o que o semi-eixo recebe. Daí multiplica pelo raio do pneu (33").
Qto ao RPM, realmente não consegui entender - o torque máximo vai ser atingido em 1,800 rpm; se eu passar disso, estou trabalhando à toa ou perdendo torque?
Outra pergunta: várias pessoas (inclusive do fórum) trocam o motor e câmbio, e a relação (mais longa), o que acaba quebrando a reduzida original; quem, como eu, não troca a relação, não tem problema com a reduzida: é coincidência ou realmente a reduzida não agüenta a relação mais longa?
Obrigado e desculpe a aporrinhação.
billj respondeu
Já errou na primeira........
Quando se alonga a relação, se perde torque, sim. Mas a potência na altere em nada. COmo te falei, potência é o produto de torque * RPM, então ma medida que aumente o RPM, você diminui o torque. Mas a potência se mantem........
o motor do lagartixa tem 25,7 kgmF@ 1800 rpm. Não consegui achar a relação das marchas (câmbio CL 2250) e da reduzida (original willys - essa eu nem procurei...). A minha relação é 5,375 (43x8 ).
A equação seria 25,7 x 1ª marcha X t-case X 5,375 = o que o semi-eixo recebe. Daí multiplica pelo raio do pneu (33").
Quase. A fórmula para o torque até o semi-eixo está certo. Mas para calcular a força aplicado ao chão pelo pneu, se divide pelo raio do pneu......
Qto ao RPM, realmente não consegui entender - o torque máximo vai ser atingido em 1,800 rpm; se eu passar disso, estou trabalhando à toa ou perdendo torque?
Sim, está perdendo torque, trocando-o por RPM.......
Outra pergunta várias pessoas (inclusive do fórum) trocam o motor e câmbio, e a relação (mais longa), o que acaba quebrando a reduzida original; quem, como eu, não troca a relação, não tem problema com a reduzida é coincidência ou realmente a reduzida não agüenta a relação mais longa?
Obrigado e desculpe a aporrinhação. oops
A relação mais longa tem relação direta com as quebras da t-case, pois é preciso forçar mais a t-case para compensar a redução na multiplicação de torque nos diferenciais.......
Abraços,
Bill
Poderíamos abrir um tópico específico para aulas, o que acham?
Dennis Figueiredo
19/05/2004, 15:14
Te todas as coisas que o Bill falou até hoje, única coisa que não concordo é dizer que torque do motor é pouco importante. As vezes precisamos SIM de um motor elástico.
É o caso de subidas ensaboadas com muita lama. Precisamos de torque e giro na rodas para limpar o pneu.
Então.... com um super reduzida teremos torque suficiente, mas não rotação necessária para limpar o pneu.
Com giro nas rodas mas sem reduzida provavelmente queimaremos o disco inteiro.
Por isso nessa tipo de obustáculo acho indispénsável um motor com bom torque, para conseguirmos arrancar em uma marcha um pouco mais longa e manter um certo giro nas rodas pros pneus limparem e so assim conseguir vencer o obstáculo.
Tem morros por aqui que quase ninguem conseguia subir, mesmo acelarando voltavam de ré patinando nas quatro rodas.
Fui tentar e só consegui subir depois que arranquei numa 2ª normal e mati o giro. Com certeza se meu motor fosse fraco não subiria.
:wink:
[]´s me preparando para outros argumentos.
Dennis,
O que você está falando é de potência, não de torque.
Pense um pouco mais........ :wink:
Abraços mantendo o meu argumento,
Sandro Tannuri
19/05/2004, 15:48
Bill,
Se eu entendi direito o Dennis ele quer dizer que se no meio de um obstaculo for necessario aumentar a velocidade dos pneus como por exemplo numa subida ensaboada dai seria necessario um motor capaz de girar mais.
Portanto ou temos um cambio automatico que trocaria de marcha aumentando o RPM na roda ou um motor que tenha força em baixa rotação mas que consiga atingir rotações altas para sem trocar a marcha aumentar o RPM na roda.
Eu vivi essa experiencia no Camel, por diversas vezes entrei devagar nos atoleiros e o Jeep começou a parar, simplesmente afundei o pe no acelerador e alem de jogar lama na lua consegui ganhar velocidade e sair do atoleiro.
Quando tinha Land Rover eu tinha sempre que entrar nos obstaculos com a marcha certa pois o motor diesel varia pouco a rotação então se precisasse aumentar o RPM na roda precisava trocar de marcha o que nem sempre era possivel principalmente numa subida.
Abraços,
Eduardo Velo
19/05/2004, 16:21
Denis , o Bill ta certo , o que vc ta se referindo é potência aumentando o giro ...
Bela aula do Bill , mestre é mestre ...
Sandro Diesel é isso mesmo , não adianta querer giro não , mas tem muito torque em bx , e olha se não faltar ar pro motor ele vai no giro bx mesmo , devagarinho com as 4 patinando mas vai ...
É por isso que o pessoal de competição opta pelo AP 2000 , ali quase não interessa torque e sim potência , esse mesmo jipe numa subida com erosão que precise colcar pneu por pneu pra não tombar e ir devagar e sempre , não vai conseguir , só sobe no galope doido ...
Marco , valeu pelo tópico ...
[]s... agradecidos pela divisão de conhecimentos
Dennis Figueiredo
19/05/2004, 16:33
Derrepente eu não to sabendo me expressar.... o Sandro me entendeu.
Por exemplo numa subida com rotação alta nas rodas.... mais na frente tem que dar uma tirada no pé porque tem uma pedra, o giro do motor da uma caida mas tem força pra subir o degrau, depois tu é o obrigado a fincar o pé denovo. Em um motor sem torque e bastante potencia o não irá conseguir fazer isso, pois na hora que tirar o pé ele não terá força pra levantar o giro novamante.
Sei lá se to explicando direito mas na prática sei muito bem como funciona :wink:
Bill,
Se eu entendi direito o Dennis ele quer dizer que se no meio de um obstaculo for necessario aumentar a velocidade dos pneus como por exemplo numa subida ensaboada dai seria necessario um motor capaz de girar mais.
Abraços,
Já escrevi esta mensagem, mas foi pró espaço quando apertei "enviar"........... :evil:
===========
Sandro,
Sei muito bem que o Dennis quis dizer, só queria estimulá-lo (ops :shock: ) para ele mesmo entender o que estava dezendo...... :wink:
Sou o primeiro de concordar que um motor com um monte de HP é preferível ao um motorzinho. Sou americano, pô, poderia ser diferente?!?
Mas isso não é o caso aqui. Num motor "elástico" do jeito que descreve, não é necessáriamente o alto HP que faz ele funcionar naquela situação do barranco, mas sim uma banda larga de torque. Daí o problema de um motor pequeno, na "conversão" de torque para RPM (lembre-se que a potência não altera), sobra muito pouco torque para dar impulso no jipe. Num motor grande com sobra de potência, há torque disponível para ser convertido em RPM.
Então não há controvérsia que mais HP é melhor que menos. Porém a questão levantada aqui foi de custo / benefício e no caso de um jipe, o sujeito chega muito mais na frente gastando grana e atenção nas relações do que ficar fuçando no motor.......
Abraços,
Interessante este tópico
Uma redução maior no conjunto cambioxt-casexdiferencialxpneus, também ajuda no controle do jeep em obstaculos mais dificeis, sem precisar usar muita embreagem. Se precisar de mais velocidade no pneus é só aumentar o giro. Só que pra isso é preciso um motor com curva de torque bem plana.
Mas acho que o principal desta aula é que uma diferença de torque no motor muito pequena (1,2,3 kgf) não é tão importante quanto o itens que multiplicam este torque, que são o cambio, a t-case, os diferenciais e os pneus. Basta fazer os calculos.
:wink:
[]'s
Sandro Tannuri
19/05/2004, 19:15
Bill,
E isso ai!!
Eu acho que quanto mais curto melhor, so não ando mais curto porque não existe relação mais curta para meus eixos e t case, mas eu tambem acho que alem de estar curto é interessante ter um motor capaz de girar quando se precisa.
Resumindo o mais importante é a relação curta e depois vem o motor, mas se puder ter os dois...
Nesse aspecto o motor a gasolina da um show no diesel, só o motor a gasolina é capaz de andar a 1000 rpm e subir a 5000 rpm em um segundo, assim se varia a rotação dos pneus em 5 vezes sem trocar a marcha, melhor que isso so num automatico.
Abraços,
Nesse aspecto o motor a gasolina da um show no diesel, só o motor a gasolina é capaz de andar a 1000 rpm e subir a 5000 rpm em um segundo, assim se varia a rotação dos pneus em 5 vezes sem trocar a marcha, melhor que isso so num automatico.
Agora consegui entender porque o motor a gasosa é melhor que o diesel nas trilhas. :P :P
Sei que em situações o diesel se sai melhor (como rio, por exemplo), mas acho que num resultado final, o motor a gasolina leva vantagem. :lol:
[s] aprendendo cada vez mais,
Dennis Figueiredo
19/05/2004, 21:25
Sou o primeiro de concordar que um motor com um monte de HP é preferível ao um motorzinho. Sou americano, pô, poderia ser diferente?!?
Mas isso não é o caso aqui. Num motor "elástico" do jeito que descreve, não é necessáriamente o alto HP que faz ele funcionar naquela situação do barranco, mas sim uma banda larga de torque. Daí o problema de um motor pequeno, na "conversão" de torque para RPM (lembre-se que a potência não altera), sobra muito pouco torque para dar impulso no jipe. Num motor grande com sobra de potência, há torque disponível para ser convertido em RPM.
... questão levantado aqui foi de custo / benefício e no caso de um jipe, o sujeito chega muito mais na frente gastando grana e atenção nas relações do que ficar fuçando no motor.......
Abraços,
AAAAA sim, pensei que tu não fosse dessa opnião.... :D
Bill era bem isso que tava querendo explicar, mas não tenho essa sua didática :wink:
Falasse tudo que eu tava tentando :D
Sandro Diesel é isso mesmo , não adianta querer giro não
Depende de que motor a diesel estamos falando... 8)
[]'s apelativos (e precisando de um diferencial mais forte... :oops: )
Sandro Tannuri
20/05/2004, 00:21
Depende de que motor a diesel estamos falando...
Motor a diesel não foi feito pensando em variações bruscas de rpm. Existem motores diesel de mais de 300 cv mas mesmo assim e necessario ter relações mais longas para aproveita-lo pois não giram.
Ja o motor a gasolina desde que tenha grande deslocamento tem força a 1000 rpm e se necessario estica a 6000 rpm num piscar de olhos.
Abraços,
Salve galera; bela discussão e é por isso que cada vez mais afirmo que o Endurance trial tem tudo para agradar a todos,, tem obstáculos de tudo quanto é jeito pro cara mostrar que sabe dominar a máquina em locais onde se necessita de torque e baixa velocidade, em locais onde potência e alto giro falam mais alto, etc .
Só não concordo quando dizem que o motor a gasolina é melhor que o diesel; pelo menos os motores que uso o maxion 2.5 da land (1KG na turbina) e o MWM 2.8 do JPW (1,2 Kg na turbina) não troco por nenhum gasolina, tem torque e sobem de giro muito rápido, atingindo 4500 RPM sem mudar de marcha; problema ? não sei o que é isso com estes motores, nunca falham, não estragam, funcionam debaixo dágua, de lado, etc.
Falando em redução, Bill, agora com os diferenciais 5,88 o bicho tá subindo parede de marcha lenta dá-lhe motor bom esse MWM.
Falando em redução, Bill, agora com os diferenciais 5,88 o bicho tá subindo parede de marcha lenta dá-lhe motor bom esse MWM.
Bom, de comparar o seu motor com o meu seria covardia, mesmo o meu sendo gasosa. Independente do combustível, "There´s no replacement for displacement".......
Já com o do Sandro, daí a briga poderia até ser boa, mas todas as minhas fichas ficaria do lado do Jeep........ :wink:
Afinal, se motor diesel fosse bom para trilha, as motos os teriam também....... :D
hehehehehe
Relações de 5,88?!?! :shock: Não tem medo em quebrar o pinhão?!?!
Abraços,
Luis Assis
20/05/2004, 13:52
Bill e Rapasiada...
Não tenho os dados para fazer as contas de quão longo meu jipe ficou...
O projeto da reforma dele, foi se alterando de acordo com o tempo, e que iam surgindo as oportunidades, antes mesmo de que ele fosse experimentado pela primeira vez... Sei que isso é critico... Ja explico...
Sou igual a americano, gosto de motores grandes e por isso optei pelo Powertech 4.1 que gera 30.7Kgf a 2500 RPM. Pesquisei e me pareceu unanime na época, que pra aproveitar esses números em baixa rotação eu teria que alongar a relação... Pois bem, coloquei 47x11 no diferencial, o que ja alonga bastante o jipe, se for somado aos pneus 33".
Acontece que semana passada tive a oportunidade de trocar os pneus por 35", praticamente de graça e fiz o negocio...
Eu ja tinha pensando nisso, e vendo esse tópico, fiquei ainda mais preocupado... Será que não vai ficar longo de mais, e perderá muita força em baixa?? Será que tornei ainda mais critica a T-Case original Willys? Tentei achar os dados para a T-case do Willys e o Cambio Clark 260F de 4 marchas, mas não achei... Mesmo que achasse eu não iria saber analisar o restulado final de equacao...
Ja sei que voce vao me perguntar... Qual o uso do Jipe...
é meio que misto... O Objetivo é fazer trilhas, lógico, caso contrario não punha esses pneus monstrengos ( não comparados ao do Bill, mas sim aos oroginais ), nem guincho e nem SPOA. Mas acontece que a maioria das trilhas legais da região, tem que pegar estradão pra chegar ( as vezes mais de 100Km ), e tô de saco cheio de ficar pra trazdo comboio por que meu jipe só dá 90Km/h com o motor ja quase saindo de giro...
O estilo de trilhas que temos aqui na região, é Erosão e areião.
O que voces me dizem sobre isso tudo?
[]'s alongados pra K-7
Gustavo
Luis:
relaçao 11x47 para pneus 35"?por acaso vc nao tem que engatar reduzida soh para subir meio-fio da calçada nao eh?
eu to em duvida se coloco 33" ou 35" mas em 9x44.
eu ainda tenho um par de 8x43, mas eh leeeeeenta demais, mas que fica um trator, fica.
como ficou o jeep? desempenho?etc.
consumo nas alturas presumo.
[]´s em duvida por 33" ou 35" (9x44 em 4.9i +-200HP)
Fala pessoal,
Chegando atrazado e ja fazendo uma perguntinha meio tosca.....
No primeiro ano que encarei trilhas com a Cabra (anteriormente só tinha feito com TJ automatico) tinha a mania de só me enfiar nos lamaceiros em 1a reduzida e ir forçando até sair. Em um episodeo ridiculo na Estrada do Inferno (onde tava de saco cheio da estrada seca e sem atoleiro e resolvi me enfiar na vala, ou "ditch" lateral), percebia que em primeira o carro nem se mexia, a pesar de ter todos os pneus colados no chão em uma lama rala mas muito escorregadia, e ficava cavando e desentocando umas minhocas que pareciam cobras. No que eu começava a trocar as marchas, e as rodas giravam mais rapidamente, sentia que o carro se movimentava bem mais, ele "afundava" e andava uns metros. Acabei tendo que sair no guincho com ancora pois para voltar para a estrada ou eu me enfiava em um piscinão com um degrau dse dar medo, ou tinha que pegar uma subidinha inviavel com aquela falta de tração. Mas o que se sucedeu me fez entrar em atoleiros de um jeito diferente, trabalhando bem mais as marchas do que antes, e os resultados foram muito melhores do que antes. A primeira pergunta é: isso só é produto de pneus mais limpos pela alta rotação dos mesmos? e mesmo se esse for o caso, não seria prejudicado em certas situações por trocar as minhas relações por mais curtas?
( )s com as melhores inteções :lol:
relaçao 11x47 para pneus 35"?por acaso vc nao tem que engatar reduzida soh para subir meio-fio da calçada nao eh?
No meu CJ tenho motor GM-151, 47x11, Clark 260F e 33". Não tenho qualquer problema em sair em 1ª marcha. Reduzida, só na trilha mesmo e quando o 'bicho pega" .... :twisted:
Mas considero essa configuração como limite p/ não destruir a T-case e o câmbio ....
A primeira pergunta é: isso só é produto de pneus mais limpos pela alta rotação dos mesmos? e mesmo se esse for o caso, não seria prejudicado em certas situações por trocar as minhas relações por mais curtas?
Acho que depende do desenho do pneu e claro, do tipo de piso. Tenho os BF MUD e o que percebi é que se dou mais giro, saio muito mais fácil, principalmente de lama. Antes entrava em 1ª reduzida e ficava. Depois, passei a usar a 2ª ou 3ª. Cara, nem tem comparação !! Tenho usado muito mais a 2ª reduzida que a 1ª. :wink:
Abraços
Gustavo,
Em alta, o seu motor vai empurrar o trem sem problemas, mesmo com um diferencial "longo". Que alias, não é tão longo assim, 4,27 é até mais curto que o Troller diesel original........
Agora em reduzida, também não sei dos números do câmbio e t-case que tem, então não posso opinar. Se você conseguir estes valores, posso fazer alguns cálculos para você ter uma idéia melhor.......
Abraços,
dptucunduva
21/05/2004, 11:07
Fazendo as contas por cima...
2500rpm vai dar algo muito próximo de 100 km/h, em 4.a.
A reduzida willys é 2,42:1 em LOW, em HIGH é 1:1.
Anexo uma planilha pra 260F com 4.1MPFI (o HP eu chutei), pneus 35 (enjambrado no tamanho de roda e perfil, mas dá 35 no final) e dif 11x47.
Tem bastante info aí, dá pra brincar legal.
Sergio Rocha
12/06/2004, 19:52
Acabaram as aulas :?: Po Bill fala sobre suspensões.A galera agradece.
Acabaram as aulas :?: Po Bill fala sobre suspensões.A galera agradece.
De ficar falando, posso falar de monte.......... :P
Se quiser, abre um novo tópico com uma pergunta específica, assim a conversa começa a rolar.........
Abraços,
Sergio Rocha
14/06/2004, 21:51
Bill
Pesquisei um bocado e não encontrei sua opinião sobre Kit Fess. O que vc acha ?
Se possível explica, em linguagem de leigo, como funcionam os feixes junto com as molas.Quantas laminas se pode tirar do feixe original, num Jeep com motor gm 4cc , pneus 31 , relação e t case originais. ? :?
Mauro B.
27/06/2004, 01:36
Bill
Pesquisei um bocado e não encontrei sua opinião sobre Kit Fess. O que vc acha ?
O Bill já deu sua opnião sim. Aí vai:
Dependendo do propósito, o kit Fes pode ser uma boa. Mas nunca vai deixar de ser apenas uma "gambi" para aumentar um pouco a altura do jipe........
[]'s
Sergio Rocha
27/06/2004, 10:52
Valeu Mauro
Oi a todos...
Estou pesquisando dados de vários carros da relação força/peso p/ aplicar em um projeto.
Fiz a seguinte relação em 5ª marcha p/ descobrir qual seria uma boa relação pro meu carro andar bem na estrada.
Torque do motor x relação da 5ª marcha x relação de diferencial, tudo isso dividido pelo raio do pneu (em metros). Isso me dá a força do carro no pneu.
Depois dividi o peso do carro por essa força e obti a relação desejada.
Aqui estão algumas relações de carros originais q tirei dos respectivos manuais:
Vitara 3P manual..................7,38 Kg/Kgf
Blazer 2.4 gasolina................7,38 Kg/Kgf
Blazer 2.8 diesel....................7,2 Kg/Kgf
Toyota Bandeirante...............7,14 Kg/Kgf
Celta 3p 1.0.........................6,67 Kg/Kgf
Astra 3p 2.0.........................6,02 Kg/Kgf
Com base nisso concluí q algo em torno de 7 Kg/Kgf seria uma relação ótima para o carro.
Agora gostaria de saber dos q têm carros realmente bons de trilha, qual é essa relação em 1ª reduzida dos seus respectivos carros.
Não quis pegar esses dados de carros originais pq eles não são um bom parâmetro pro q eu quero.
A conta ficaria:
Torque do motor x relação da 1ª marcha x relação da reduzida x relação do diferencial.
Divida o resultado pelo RAIO do pneu, em METROS, isso lhe dará a força obtida nas rodas. Depois divida o peso do carro pela força.
Esse valor com certeza será menor que 1.
E aí, quem se habilita?
Desde já, obrigado pela ajuda.
Abraços.
Jack Jipeiro
04/01/2009, 00:16
Pessoal, esse topico tem a ver com minha duvida e vejam se podem me ajudar...
Virei SPOA no meu CJ com feixes de toy band e jumelo articulado e amortecedor de caminhao MB1620. O bicho ficou alto pracas, e o meu pneuzinho 7.50x16 ficou fora de cogitação. Então para entrar na turma Hardcore eu to querendo colocar uns pneus 35", mas a duvida é se o motor vai dar conta...
Vou passar os dados para os entendidos me ajudarem...
Motor AP 1.8 - Cambio Clark 260F cuja relação da 1 é 4,2:1 - T-case willys relação 2,56:1 (na reduzida) e Coroa e Pinhao relaçao 53/9 que dá 5,88:1.
Com os pneus que tenho, ta otimo, forte pracaramba, mas será se eu colocar os 35" ele vai ficar muito xoxo??
To pensando em colocar um 4.1 + CA 3 marchas, mas só se não for possivel ficar como esta...
Abraços...
fala jack, o motor AP dá conta sim se vc quiser apenas mexer na relação massss lembre-se que terá menor velocidade final em deslocamentos 9pelo visto nÀo é isso que vc está preocupado)...
caso falte motor, procure com o pmarcell aqui um supercharger EATON M-45 e joga nesse 1.8 que vc vai ficar mais feliz do que com um 4.1, creio eu que seria mais viável até em grana e o ganhos eria muito bom
procure o thiago roedeghel que ele tem um AP 2.0 de GTI injetado com supercharger M-45 e pode te explicar o que ele "sente" no bixo
lembre-se que se colocar o supercharger terá de SOBREALIMENTAR mexendo na injeção
dai as opções recaem em
1- "chipar" (consiste em remapear)
2- injeção programável (minha pedida) fueltech, pandoo ou HIS
3- apenas colocar bicos suplementares... resolve mas podia cair na programável
antes de trocar de motor pense em sobrealimentar para evitar tantos gastos e pode ser melhor que colocar um 4.1 dentro!
(relação peso x potência é melhor num AP preparado do que no 4.1 original)
Jack Jipeiro
04/01/2009, 22:58
Tem razão Rubens, mas mexer na relação não da mais, tudo que eu tenho ja ta no maximo de relação, so se eu colocar um cambio de caminhão, mas não quero...
Já pensei bastante em colocar um Supercharger, pesquisei, mas a quantidade de modificações que teria que fazer, meio que me fez desistir. Além do preço do bicho, mas caro que um 6zão...
Imagino que deva ficar muito bom o motor com supercharger, mas se caso eu não consiga rodar os 35" da maneira como esta, a minha proxima opção é um 4.1, além do que to querendo colocar um Cambio auto, e no 4.1 não precisa nenhuma adaptação, já no AP teria algum trabalho, alem de que nem sei se casaria legal ambos...
Abraços...
samukanvas
05/01/2009, 01:20
Jack,
Faça seu crawl ratio (Multiplique todas suas relações) e compare no google (CR pra rua e CR pra trilha). Só pesquisar que tem muita coisa lá...
Como base, eu uso 63 de CR e 37 de pneu, mas o motor é de cherokee e o cambio é auto... Pra mim se melhorar estraga... Cambio auto com AP pergunte ao marcel que usa. Ele deve fabricar a flange.
Caveirão: 2.72 cambio, 4.33 ct, 5.38 eixo.
Abs
Jack Jipeiro
05/01/2009, 01:29
Então seria assim:
4,2 do cambio x 2,56 da t-case x 5,88 da Coroa e Pinhão, esqueci algo??
Isso da aprox 63 de CR, igual da tua cherokee, então baseado nos motores da pra saber que o AP não vai dar conta, mas vou pesquisar..
Qto ao AP + CA já desisti...Agora como inaugurou area nova, quero fazer parte dela, vou de 4.1 + CA...
Valeu as dicas,
Abraços...
equipeminas4x4
05/01/2009, 11:02
Então seria assim:
4,2 do cambio x 2,56 da t-case x 5,88 da Coroa e Pinhão, esqueci algo??
Isso da aprox 63 de CR, igual da tua cherokee, então baseado nos motores da pra saber que o AP não vai dar conta, mas vou pesquisar..
Qto ao AP + CA já desisti...Agora como inaugurou area nova, quero fazer parte dela, vou de 4.1 + CA...
Valeu as dicas,
Abraços...
Jack,
Eu já usei AP1.8, clarck 260F, tcase Willys, dif. 5,88 e pneus 35". Como eu usava pra rockcrawling, acabava faltando força, mas pra trilha, não fica ruim não. Vc ainda pode colocar na tcase 1 kit 3.1:1 q vai melhorar o desempenho em trilha.
[]´s
Jack Jipeiro
05/01/2009, 23:36
Jack,
Eu já usei AP1.8, clarck 260F, tcase Willys, dif. 5,88 e pneus 35". Como eu usava pra rockcrawling, acabava faltando força, mas pra trilha, não fica ruim não. Vc ainda pode colocar na tcase 1 kit 3.1:1 q vai melhorar o desempenho em trilha.
[]´s
Agora tu me animou, então antes de trocar o powertrain, vou colocar os pneus 35" para ver como fica.
Não é vc que tem AP + CA?? Fica melhor do que com o 260F??
Abraços...
Elmer_Jeep
06/01/2009, 00:17
Jack,
Vc ainda pode colocar na tcase 1 kit 3.1:1 q vai melhorar o desempenho em trilha.
[]´s
Foi o que pensei em sugerir também já que o R&P já está na relação mais reduzida que tem.
Ou então podia rolar um kit turbo, em lojas de preparação o que mais tem é kit turbo pra AP :pipoca:
[]'s
Milton Quindim
06/01/2009, 00:41
Jack,
[]´s
Este kit 3.1:1 que vc citou é para T-case willys?
Mandou fazer ou quem vende?
Jack Jipeiro
06/01/2009, 00:49
Foi o que pensei em sugerir também já que o R&P já está na relação mais reduzida que tem.
Ou então podia rolar um kit turbo, em lojas de preparação o que mais tem é kit turbo pra AP :pipoca:
[]'s
Elmer, ja pensei em turbo, mas não me agrada, o AP já tem muito giro, com um turbo então, vai ser só barro que vai voar...
Além do que, o valor de um Kit instalado, é quase ou mais que um 4.1.
Abraços...
Elmer_Jeep
06/01/2009, 00:53
Milton
O marcel produz e vende:
kit MKrawler 3,1:1 tcase Willys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19038)
[]'s
equipeminas4x4
06/01/2009, 09:27
Agora tu me animou, então antes de trocar o powertrain, vou colocar os pneus 35" para ver como fica.
Não é vc que tem AP + CA?? Fica melhor do que com o 260F??
Abraços...
Não fica nem perto da força q tem com o 260F, mas como eu uso 2 tcase Hilux, sendo a 2a com kit 4.7:1 com total de 10.7:1 só nas tcase, num falta força não.
[]´s
Jack Jipeiro
06/01/2009, 17:27
Não fica nem perto da força q tem com o 260F, mas como eu uso 2 tcase Hilux, sendo a 2a com kit 4.7:1 com total de 10.7:1 só nas tcase, num falta força não.
[]´s
Agora falou o que eu precisa ouvir...Nesse caso vou continuar como esta e se caso eu decida pelo CA eu coloco junto um 6zão...
E assim que eu comprar os 35" eu te procuro para negociarmos um Kit 3.1...
Valeu, abraços...
Pessoal,uma duvida ignorante...o cambio automatico é mais forte que o 260f?
Vou postar minha opinião sobre força de Jeep.
Antes tinha um AP 2.0 com relação 8x43 cambio original e pneus 35''....
Agora tenho um 4.1 com relação 47x12 cambio clark 4m e os mesmos 35''
Nem se compara...sou muito mais um 4.1..na trilha ele é um canhão com a relação loonga...muuito melhor que AP com 8x43.
Eu prefiro um motor original(4.1) do que um AP todo mexido...que além de muuita manutenção,quebra uma coisa ou outra no motor,por forçar muito,,,não chega ao mesmo torque em baixa rotação do 4.1,que é original,muito mais confiavél...
Ja tive AP turbo 8x43 com 35'',e não chega ás unhas do 4.1 com 47x12 e 35''.
Vou colocar uns eixos de rural com relação 8x43 no meu 4.1....vai ficar um trator,que na boa...não precisa disso na trilha...por mais das explicações na 1ª pagina.
Tem lugar que precisa de velocidade...e se vc tiver muuito reduzido,e tentar passar de 1ª nos 2.500rpm,vai ficar patinado á toa...EXPERIENCIA PROPRIA...agora tem lugares que precisa de Torque,e não de velocidade...no caso de uma subida íngreme.
Sempre que entrar num atoleiro,tem que entrar com motor cheio e de 2ª...numa subida tem que ir na manha,bem reduzido de 1ª.
Concordam?
[]´s
Elmer_Jeep
04/02/2010, 16:44
Vou colocar uns eixos de rural com relação 8x43 no meu 4.1....vai ficar um trator,que na boa...não precisa disso na trilha...por mais das explicações na 1ª pagina.
Vai ficar muito reduzido, no transito não vai usar primeira marcha e em deslocamentos vai aumentar o consumo. Talvez fique melhor com 44x9 mas ainda imagino que fica reduzido.
Tem lugar que precisa de velocidade...e se vc tiver muuito reduzido,e tentar passar de 1ª nos 2.500rpm,vai ficar patinado á toa...EXPERIENCIA PROPRIA...agora tem lugares que precisa de Torque,e não de velocidade...no caso de uma subida íngreme.
Sempre que entrar num atoleiro,tem que entrar com motor cheio e de 2ª...numa subida tem que ir na manha,bem reduzido de 1ª.
Concordam?
[]´s
Depende do atoleiro e depende da subida, não existe marcha obrigatória.
fredyober
04/02/2010, 20:25
haron
eu tinha o motor bf na minha rural com a relacao mais curta fabricada no brasil, andava muito bem na trilha, so coloquei um 4,1 porque achava,no passado, que seria mais facil encontrar pecas para este motor kkkkkkk. agora ja fiz e pronto.
agora a caixa e uma 260f toda zero pecas eaton, tudo novo mesmo so a engrenagem da segunda e usada.a relacao e mais longa 43x11 se nao me engano, maveco 6 cil.
ficou um canhao, a diferenca e o torque, cavalo=velocidade que voce chega na pedra, torque= que distancia voce arrasta a pedra. pneus 33, agora eu vou colocar 35x10,5 bogger e uma caixa gm thm350, pelo seguinte:
os eichos que a gente tem por aqui, ta ja sei rockwell ou go home, so quero ver quando tiver que tirar o atraso na trilha com o totem apitando e voce com 2ton de unsprung weight, e bater na valeta, vai voar eixo pra todo lado.
a caixa automatica usa conversor de torque, que usa oleo pra transmitir a potencia pras rodas, portanto mais suave na dana 18 cardans e eixos.
com um kit de corpo de valvula a caixa fica mecanica com freio motor, so que sem embreagem, sabe aquele delicioso cheiro re fibra queimada depois do rio????
vou pesquizar a relacao que coloquei e depois faco o post aqui.
boa sorte amigo e quanto as subidas, pe direito nela , se nao fizer valeta nao e 4x4.
VictorMedeirosRN
04/02/2010, 20:32
Presente!
:pipoca::pipoca::pipoca:
Vamos lá, aprendendo com o Bill!
Elmer,
Isso mesmo,depende de cada situação...tem subidas e subidas....tem atoleiros e atoleiros...em relação á escolher a marcha,ai vai de piloto(que faz toda a diferença).
Eu tenho dois Jeeps. Um com eixo de rural e outro com eixo de Jeep.
Irei vender oque atualmente esta com eixo de rural com relação 8x43.Antes de vender,irei trocar de eixos...então,não tenho escolha quanto á relação.
Oque vou fazer,é tirar o bloqueio do eixo de Jeep,e passar pro eixos de rural,pois ambos são 19E. Não penso em trocar relação de um com outro,pq é muita mão de obra.Por isso vou andar um pouco com a 8x43 no 4.1...mais pra frente eu troco por 9x44.
A 8x43 esta num AP 2.0...o ideal.
Em relação á consumo,realmente irá gastar mais,pois o giro estará sempre alto,mas eu só uso o Jeep para deslocamento para trilha...e uma ou 2 vezes por ano eu viajo com a AAJIPAR,que vão todos de Jeep,á 80km/h no máximo.
Obrigado pela dica.
Freddy,
O 6cc 4.1 é muuito diferente mesmo do 6cc original...a potencia e torque do 4.1 é quase o dobro.
Entre um 6cc original e um 4cc opala,eu sou muito mais um 4cc opala,pois o peso é bem menor,as peças são mais faceis e baratas de achar,o motor é mais novo,conseome menos,e Potencia/Toque são iguais.
VictorMedeirosRN
19/02/2010, 18:51
Mestre Bill,
Há uma questão no off-road que está sempre me causando dúvidas.
No caso,seria em relação a distância entre-eixos de um veículo.
Um relação entre eixos maior ou menor, traz que vantagens ao um veículo fora de estrada?
Grato,
Elmer_Jeep
19/02/2010, 19:24
Um relação entre eixos maior ou menor, traz que vantagens ao um veículo fora de estrada?
Grato,
Veja o tópico:
Relação sobre entre-eixos e diâmetro dos pneus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1417)
[]'s
VictorMedeirosRN
19/02/2010, 19:47
Veja o tópico:
Relação sobre entre-eixos e diâmetro dos pneus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1417)
[]'s
Grato Elmer,
Li o tópico, mas não me foi muito esclarecedor.
Falando em transpor obstáculos,lama por exemplo, uma entre-eixos maior ou menor ajuda ou atrapalha o veículo? Um veículo longo, é "mais pesado" ,levando em consideração movimento proprio, por ter uma grande distância sem tração?
Sergio Rocha
19/02/2010, 20:43
Grato Elmer,
Li o tópico, mas não me foi muito esclarecedor.
Falando em transpor obstáculos,lama por exemplo, uma entre-eixos maior ou menor ajuda ou atrapalha o veículo? Um veículo longo, é "mais pesado" ,levando em consideração movimento proprio, por ter uma grande distância sem tração?
Na lama o entre eixos maior não faz a menor diferença.Já em erosões, o entre eixos maior ajuda muito.Uma roda mais distante da outra vai fazer a diferença na hora de subir ou descer uma pedra.Melhora inclusive a estabilidade lateral.
[]´
VictorMedeirosRN
19/02/2010, 21:11
Na lama o entre eixos maior não faz a menor diferença.Já em erosões, o entre eixos maior ajuda muito.Uma roda mais distante da outra vai fazer a diferença na hora de subir ou descer uma pedra.Melhora inclusive a estabilidade lateral.
[]´
Agora sim!
Grato
No meu caso,uso pneus 33 recapados 3k Guerra,que ficam 35'',com eixos de rural e motor GM 6cc 4.1 cambio clark 4m.
Eu preciso aumentar o entre-eixo?
abraço!
Sergio Rocha
20/02/2010, 14:52
No meu caso,uso pneus 33 recapados 3k Guerra,que ficam 35'',com eixos de rural e motor GM 6cc 4.1 cambio clark 4m.
Eu preciso aumentar o entre-eixo?
abraço!
Vamos analisar alguns dados do seu carro.Aumento da bitola em 20 cm, por conta dos eixos de rural,aumento de mais alguns cms po rconta do offset negativo das rodas.Embora vc não tenha especificado, com certeza houve aumento na altura, para caber esses pneus, mais o aumento do tamanho do pneu.
Então vemos que quase tudo foi aumentado, menos o entre eixos.:parede:
Para ficar mais equilibrado seria desejável que tb fosse aumentado o entre eixos. O ideal seria 2,6 vezes o tamanho do pneu.Veja o tópico de uma das feras em suspensão, aqui do forum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1417
[]´
Valeu Sergio...então para ''centralizar'',seria o ideal aumentar o entre-eixo.
Mas ai ja fica muita coisa...para as trilhas e no estilo que eu faço,não necessito disso.
Porém,o jeito mais facil seria refurar as molas,mas ouvi dizer que o Jeep fica duro demais. Essa informação procede?
abraços!
Sergio Rocha
20/02/2010, 22:18
Valeu Sergio...então para ''centralizar'',seria o ideal aumentar o entre-eixo.
Mas ai ja fica muita coisa...para as trilhas e no estilo que eu faço,não necessito disso.
Porém,o jeito mais facil seria refurar as molas,mas ouvi dizer que o Jeep fica duro demais. Essa informação procede?
abraços!
Nunca ouvi falar que isso acontecesse.
[]´
Joao Baeta
21/02/2010, 00:10
WOT: Oi a todos...
Estou pesquisando dados de vários carros da relação força/peso p/ aplicar em um projeto.
Fiz a seguinte relação em 5ª marcha p/ descobrir qual seria uma boa relação pro meu carro andar bem na estrada.
Torque do motor x relação da 5ª marcha x relação de diferencial, tudo isso dividido pelo raio do pneu (em metros). Isso me dá a força do carro no pneu.
Depois dividi o peso do carro por essa força e obti a relação desejada.
Aqui estão algumas relações de carros originais q tirei dos respectivos manuais:
Vitara 3P manual..................7,38 Kg/Kgf
Blazer 2.4 gasolina................7,38 Kg/Kgf
Blazer 2.8 diesel....................7,2 Kg/Kgf
Toyota Bandeirante...............7,14 Kg/Kgf
Celta 3p 1.0.........................6,67 Kg/Kgf
Astra 3p 2.0.........................6,02 Kg/Kgf
Com base nisso concluí q algo em torno de 7 Kg/Kgf seria uma relação ótima para o carro.
Agora gostaria de saber dos q têm carros realmente bons de trilha, qual é essa relação em 1ª reduzida dos seus respectivos carros.
Não quis pegar esses dados de carros originais pq eles não são um bom parâmetro pro q eu quero.
A conta ficaria:
Torque do motor x relação da 1ª marcha x relação da reduzida x relação do diferencial.
Divida o resultado pelo RAIO do pneu, em METROS, isso lhe dará a força obtida nas rodas. Depois divida o peso do carro pela força.
Esse valor com certeza será menor que 1.
E aí, quem se habilita?
Desde já, obrigado pela ajuda.
Abraços.
:arrow:Wot,
No meio das contas...... O raio do pneu seria por exemplo: 34cm de raio.. na conta seria 0,34?:pensativo:
VictorMedeirosRN
21/02/2010, 15:51
O General, tem pneus 9.00xR20, que dão aproximadamente 40" de tamanho.
então, ele "tem" que ter 104" de tamanho? pra evitar que ele tombe fácil?
Sergio Rocha
21/02/2010, 17:16
O General, tem pneus 9.00xR20, que dão aproximadamente 40" de tamanho.
então, ele "tem" que ter 104" de tamanho? pra evitar que ele tombe fácil?
Tombar no sentido longitudinal. Pra frente ou pra trás.
[]´
equipeminas4x4
29/06/2010, 10:32
Tombar no sentido longitudinal. Pra frente ou pra trás.
[]´
caraio, esse tópico na área Hardcore mesmo???