Ver Versão Completa : Disparando o motor da l200
danielgleizer
07/10/2007, 22:24
Amigos
Estou com mais um problema na minha L200 , acontece que quando deixo ela funcionando em marcha lenta por mais um menos uns 3 a 5 minutos o motor do nada dispara chegando a a 5000rpms ficando por uns 15 segundos e depois volta o funcionamento normal , a primeira vez que aconteceu nem dentro do carro estava , a coisa realmente é de assustar , levei no bombista , desmontou a bomba toda 2 vezes e o problema persisti , inclusive aconteceu o problema com o bombista e ele relatou que nao é problema da bomba . Quando ela dispara a rotacao, sai uma fumaceira muito grande densa , nem desligando o contato, ela continua acelerada pode pisar no acelerador que nada acontece , ultima vez que aconteceu tive que matar na marcha em quinta . Esse problema nao esta acontecendo sempre , mas em 2 meses aconteceu 4 vezes e geralmente em declives leves. Desmontei o turbo e o coletor de admissao para a verificacao , reparei que esta bem melejado de oleo , bastante quantidade. A minha duvida é , será que esse disparo da aceleracao é a queima de oleo lubrificante do turbo que esta vazando? por isso ela nao desliga na chave ? quando eu ando com o carro nao sai uma gota de fumaca, tudo parece normal. Ja troquei cabecote , valvulas , retentores de valvula , parece esta tudo normal . O oleo do motor pode funcionar como oleo combustivel e fazer a combustao. Os mecanicos estao falando que pode ser o oleo do motor que passa pelo turbo e o turbo joga para dentro a admissao funcionando como combustivel ? pode isso acontecer??
Walter L. L. Casitta
07/10/2007, 22:36
Amigos
Estou com mais um problema na minha L200 , acontece que quando deixo ela funcionando em marcha lenta por mais um menos uns 3 a 5 minutos o motor do nada dispara chegando a a 5000rpms ficando por uns 15 segundos e depois volta o funcionamento normal , a primeira vez que aconteceu nem dentro do carro estava , a coisa realmente é de assustar , levei no bombista , desmontou a bomba toda 2 vezes e o problema persisti , inclusive aconteceu o problema com o bombista e ele relatou que nao é problema da bomba . Quando ela dispara a rotacao, sai uma fumaceira muito grande densa , nem desligando o contato, ela continua acelerada pode pisar no acelerador que nada acontece , ultima vez que aconteceu tive que matar na marcha em quinta . Esse problema nao esta acontecendo sempre , mas em 2 meses aconteceu 4 vezes e geralmente em declives leves. Desmontei o turbo e o coletor de admissao para a verificacao , reparei que esta bem melejado de oleo , bastante quantidade. A minha duvida é , será que esse disparo da aceleracao é a queima de oleo lubrificante do turbo que esta vazando? por isso ela nao desliga na chave ? quando eu ando com o carro nao sai uma gota de fumaca, tudo parece normal. Ja troquei cabecote , valvulas , retentores de valvula , parece esta tudo normal . O oleo do motor pode funcionar como oleo combustivel e fazer a combustao. Os mecanicos estao falando que pode ser o oleo do motor que passa pelo turbo e o turbo joga para dentro a admissao funcionando como combustivel ? pode isso acontecer??
É a o turbo com vazamento de óleo lubrificante mesmo... Esse já era...
danielgleizer
07/10/2007, 22:42
Walter é o que desconfiava mesmo , o problema assusta muito parece que vai jogar biela pra tudo quanto é lado , enviei ontem por sedex o turbo para Turbo ananhanguera , para eles fazerem um orçamento.
Edintruder
07/10/2007, 23:55
Não só parece que vai jogar uma biela para fora como pode jogar uma biele para fora. Normalmente quebram-se os balancins primeiro.
Turbo com certeza. Ele deve está com um vazmento que depende da posição do eixo. A folga deve ser longitudinal ao eixo. Troca a turbina antes de trocar o motor todo.
A vantagem de ser HSD é que suporta os 5000 rpms sem susto. A minha Ranger 2.5 deu 5200 rpm no acelerador! Mesmo sendo Mitsubishi é HSD também. (antes que me atirem pedras...)
Aluizio Veloso
15/10/2007, 14:07
Companheiro,
Também estou com problema semelhante, só que no meu caso eu desconectei o suspiro da turbina, aí ele joga o oleo fora sem passar pela mesma. Ontem um especialista em turbina me disse que se não tivesse tirado o suspiro com certeza o motor teria disparado. Pode ser anel de segmento travado ou valvula de alivio de pressão. Vou começar pela revisão da valvula de alivio.
Se alguem tiver dicas poste por favor.
Grato.
danielgleizer
15/10/2007, 19:10
Aluisio
No meu caso o oleo que estava indo para o motor e disparando o mesmo, foi o proprio oleo que lubrifica o mancal do turbo e nao o suspiro que sai da tampa de valvula e entra na mangueira do filtro de ar , essa mangueira na minha sopra sequinho sem oleo. A minha turbina estava com folga no eixo e problema no defletor de oleo. Chegou hoje e irei instalar amanha para ver o desempenho. Explica essa mangueira que vc retirou é o suspiro da tampa de valvula??
Um abraco e espero que resolva
Edintruder
15/10/2007, 19:33
Nas turbinas com WG, o alívio é feito apenas através de uma porta comandada por uma tomada de pressão na própria turbina, então é difícil ser a válvula pois não tem nada com óleo ali, fora isso, anel de segmento dificilmente fará um motor disparar a 5000 rpm sem excesso de vibração, pois um cilindro isolado não faria tal serviço e além de dificilmente alcançar tal rpm, ele geraria uma vibração que seria relatada por outro motoristas que passaram por tal situação. Eliminando essa hipótese, sabe-se que o motor dispara parelho e volta ao normal pois com o aumanto da pressão na admissão o fluxo de óleo diminui e com o aumento da rpm a pressão do óleo também diminui, reduzindo o óleo admitindo que gera a queima descontrolada, fora que o motor dispara parelho. Quando ocorre isso num cilindro isolado costuma dar pré-ignição, pós combustão e o motor fica difícil de desligar, tendo que segurar freio e caixa para desligá-lo.
danielgleizer
15/10/2007, 20:21
Nas turbinas com WG, o alívio é feito apenas através de uma porta comandada por uma tomada de pressão na própria turbina, então é difícil ser a válvula pois não tem nada com óleo ali, fora isso, anel de segmento dificilmente fará um motor disparar a 5000 rpm sem excesso de vibração, pois um cilindro isolado não faria tal serviço e além de dificilmente alcançar tal rpm, ele geraria uma vibração que seria relatada por outro motoristas que passaram por tal situação. Eliminando essa hipótese, sabe-se que o motor dispara parelho e volta ao normal pois com o aumanto da pressão na admissão o fluxo de óleo diminui e com o aumento da rpm a pressão do óleo também diminui, reduzindo o óleo admitindo que gera a queima descontrolada, fora que o motor dispara parelho. Quando ocorre isso num cilindro isolado costuma dar pré-ignição, pós combustão e o motor fica difícil de desligar, tendo que segurar freio e caixa para desligá-lo.
Edintruder
Concordo plenamente com voce!! Isso esta com cara de ser vazamento de oleo no mancal do turbo igual ao meu caso
evandroff
15/10/2007, 21:12
aproveitando o topico.
Tenho uma HPE. TGV, VGT...
Comprei ela com 87k km e estourou uma camisa aos 103k km. Levei para fazer o motor. Foi um pistao, camisa. Ela nunca mais foi a mesma. PArece que está batendo valvula. Parece motor de 608. Agora está com 115k km e com 114k km levei na Mitsubishi para regularem turbina, que parecia o mais normal. O chefe da oficina disse que certeza que era turbina. Ele até me mostrou a borboleta da VGT soldada. Falou que é muito comum soldarem qnd apresenta folga. E que nesse caso soldaram errada. Mas eu nem mechi nessa turbina, jah veio assim e tava boa antes. Ele regulou no ultimo e disse que nao alcancava 190KPa, mas sim 130Kpa. Depois comecou a abaixar oleo e fumacear preto. Levei na Lacombe me indicaram ver se nao tinha vazamento no intercooler e trocar o filtros.
Limpei e sai preto o querosene de oleo de motor, dava pra ver que chupava oleo pela venotinha do intercooler, td lambusado abaixo do intercooler. Troquei os filtros, com 10k km o filtro de ar tava muito sujo. Agora vc sente a patada da turbina, mas dura 400 rpm, dos 2700 ateh 3100 +-.
PEnso que poder ser aneis, e agora? Instalo manometro de pressao da turbina? Peco pra lacombe retirar ela e verificar?
abracos
ferramenteiro
15/10/2007, 23:01
Evandro leva ela no Edgar da AUTO RALLY 3569-3552 , o cara entende demais de mitsubishi, ele prepara um monte de l200 para rally. A minha estava com problema na turbina e ele deu jeito, a haste do vgt estava travada acho que desde quando comprei o carro, ficou outro carro vamos ver se agora para de esquentar.
Abraço
evandroff
15/10/2007, 23:06
este kra fika em sta felicidade? que prepara as do rally dos sertoes? Pq um conhecido falou que vai levar uma gls para ver se dah uma aumentada e dps me da um toque.
Qnt fikou mais ou menos o servico? se puder me add no msn
efh12@hotmail.com
obrigado
Edintruder
16/10/2007, 11:03
Estou começando a acreditar que quanto mais parafernalhas inventam para motores diesel mais problemas estão suscetíveis a ocorrerem... As L200 antigas são até hoje elogiadas pois não tinham muita frescura. Estou pensando que até na minha Ranger tem peças demais para um dia dar uma dor de cabeça! Acredito que quando eu for trocar a minha Ranger, vou pegar uma F1000 1990 que não tinha quase o que estragar... ehehehe!
por favor o que significa qdo vc fala que o motor é hsd.......no caso das mits
murilloaquino
17/10/2007, 15:54
HSD é high speed diesel, ou seja, motores diesel de alta rotação.Normalmente a potencia maxima desses motores está acima dos 3000 rpm.
Edintruder
17/10/2007, 19:22
Respondido!
A vantagem desses motores está na maior elasticidade, mantendo faixa de torque que surge em 1500 mantendo até 3500 rpms, dessa forma pode-se engatar uma 3a marcha na cidade e esquecê-la pois o motor permite grande variações de regimes. Como o pessoal costuma julgar a redução de durabilidade, não é verdade, pois ainda assim depende do uso, podendo durar tanto quanto um Low Speed Diesel. Outra vantagem surge na baixa geração de vibração, menor peso, melhores respostas, menos arrasto dinâmico de trabalho, resultando em motores duráveis, econômicos com excelente relação cilindrada x potência.
murilloaquino
18/10/2007, 00:18
EU imagino q ce manter o motor numa faixa de torque dentro dos 1500 ate no maximo os 3000 rpm, a rotação de trabalho será semelhante ao de um motor LSD, então teoricamente a durabilidade Tinha q ser a mesma.Agora o prob é o material utilizado nesses motores novos.São mais leves mais duram menos...
marc7767
18/10/2007, 02:08
Também acho que duram menos. Só que isso representa tão pouco no custo-benefício (salvo para veículos comerciais, eu acho) que vale a pena indiscutivelmente optar pela tecnologia nova (muito mais potente, mais confortável, econômica, ecológica - dizem - e, inclusive, em muitos aspectos, mais confiável), do que continuar nos motores antigos.
Mas gosto é gosto. Eu gosto de Opala.
Vai saber.
Um abraço a todos.
d-r-i-c-a
13/09/2008, 23:45
oi Daniel , me diz conseguiu resolver o problema da L200?
d-r-i-c-a
13/09/2008, 23:49
tbm to com uma L200 ano 98 que ta me tirando o juizo ja trokei tudo que se possa imaginar , fiz o motor inteiro e a pobre coitada dispara que parece que vai explodir o motor. meu fala serio, sempre trabalhamos com mitsubishi e esse e o primeiro problema que tenho, tem alguma ideia, as nossas ja se esgotaram.
Edintruder
14/09/2008, 09:02
Drica, olhasses o retorno do diesel que sai da Bomba Injetora?
Quando dispara é sinal de injeção de diesel sem controle ou óleo lubrificante pela admissão, normalmente através da turbina. A retífica é a última coisa que deve ser feita pois pouco contribui para esse problema.
d-r-i-c-a
22/09/2008, 14:49
OI , TURMA DESCOBRI O PROBLEMA QUE A l 200 QUE DISPARAVA O MOTOR QUANDO ESTAVA NA MARCHA LENTA , ELA ESTA PRONTINHA E RODANDO NORMALMENTE.ACHO QUE AGORA ACERTAMOS O DEFEITO.
d-r-i-c-a
22/09/2008, 14:53
O Pior Que O Defeito Era A Grosso Modo Dificil De Se Perceber, Disparar, Realmente Era Porque O Oleo Do Respiro Estava Sendo Jogado Em Excesso Na Turbina , O Incrivel Era O Que Levava Esse Excesso De Oleo No Respiro, Mas Resolvido,apos Muita Dor De Cabeça E Transtorno.
Edintruder
23/09/2008, 09:07
Sempre que ocorre esse tipo de problema, procura primeiro revisar o sistema, retirando a mangueira antes da turbina, se o compressor estiver muito sujo é sinal que o respiro está jogando muito óleo, pois deve ficar no máximo um pouco melado do óleo, mas não sujo. Depois é verificar o cano de retorno da BI e bicos para o tanque. Com um jato de ar se desobstrui facilmente.
d-r-i-c-a
27/09/2008, 22:15
Estou super feliz a L 200 que disparava o motor , esta em perfeito estado, se alguem tiver , com um problema tbm , me adiciona no MSN , e vamos trocar ideias , afinal apesar dos problemas e um show de pick up.Resolvemos o problema , tem uma semana e ela permanece ok.O problema so foi resolvido depois de desmontado a parte de cima novamente pois o defeito se encontrava , na parte superior do motor,
Estou super feliz a L 200 que disparava o motor , esta em perfeito estado, se alguem tiver , com um problema tbm , me adiciona no MSN , e vamos trocar ideias , afinal apesar dos problemas e um show de pick up.Resolvemos o problema , tem uma semana e ela permanece ok.O problema so foi resolvido depois de desmontado a parte de cima novamente pois o defeito se encontrava , na parte superior do motor,
Mas fale mais do problema,falar que fica na parte de cima do motor não é esclarecer os fatos!!!
Edintruder
27/09/2008, 23:33
É que quando revisaram o cabeçote e válvulas, devem ter verificado a válvula PCV, e se está ruim, deixa retornar muito óleo junto com os gases e com os vapores do cárter alimentando o motor em forma de combustível admitido.
Isso infelizmente deve ser feito antes de sair gastando em retífica ou troca de turbina.
O interessante que o caso de disparo de rpm incide bastante na L200. Não vemos a ocorrência em outros modelos, só aqui no fórum é a 3a, uma foi o retorno do diesel para o tanque entupido, outra turbina e agora essa com o respiro do bloco mandando óleo...
É que quando revisaram o cabeçote e válvulas, devem ter verificado a válvula PCV, e se está ruim, deixa retornar muito óleo junto com os gases e com os vapores do cárter alimentando o motor em forma de combustível admitido.
Isso infelizmente deve ser feito antes de sair gastando em retífica ou troca de turbina.
O interessante que o caso de disparo de rpm incide bastante na L200. Não vemos a ocorrência em outros modelos, só aqui no fórum é a 3a, uma foi o retorno do diesel para o tanque entupido, outra turbina e agora essa com o respiro do bloco mandando óleo...
Edin iluminou tudo!!!!!
Kkkk
Abraço cara!!!
danielgleizer
28/09/2008, 21:31
oi Daniel , me diz conseguiu resolver o problema da L200?
Drica
Me desculpe pela demora na resposta , acontece que so hoje eu entrei no 4x4brasil. Bom respondendo a sua resposta , acredito que foi o turbo mesmo , pois depois que consertei o turbo nao aconteceu mais o problema , fiquei com ela mais uns 2 meses e vendi (problema resolvido) , pois nao confiava mais no carro.
danielgleizer
28/09/2008, 21:35
É que quando revisaram o cabeçote e válvulas, devem ter verificado a válvula PCV, e se está ruim, deixa retornar muito óleo junto com os gases e com os vapores do cárter alimentando o motor em forma de combustível admitido.
Isso infelizmente deve ser feito antes de sair gastando em retífica ou troca de turbina.
O interessante que o caso de disparo de rpm incide bastante na L200. Não vemos a ocorrência em outros modelos, só aqui no fórum é a 3a, uma foi o retorno do diesel para o tanque entupido, outra turbina e agora essa com o respiro do bloco mandando óleo...
Edintruder
As L200 antigas ate 2003 se nao me engano nao possuem valvula PCV , acontece que a mangueira do suspiro da tampa de valvulas entra direto na admissao pos filtro , depois que as mais modernas incluiram valvula PCV e EGR
d-r-i-c-a
29/09/2008, 21:55
Edintruder
As L200 antigas ate 2003 se nao me engano nao possuem valvula PCV , acontece que a mangueira do suspiro da tampa de valvulas entra direto na admissao pos filtro , depois que as mais modernas incluiram valvula PCV e EGR
bom , o cabecote que colocamos na L200 , estava com defeito ou nao era dela furo da passagem de oleo que faz com que o oleo suba para as valvulas era pekeno e por isso que na marcha lenta ela disparava , o oleo subia e nao descia inundava e ai entrava pela mangueira do respiro e a turbina acabava absorvendo esse oleo e isso fazia com que ela disparasse.o cabecote era novo , acredito que foi defeito de fabrica, ou que era um cabecote de H100 que e identico .vou a uma concessionaria Hyundai para tirar essa duvida.
d-r-i-c-a
01/10/2008, 09:35
bom , o cabecote que colocamos na L200 , estava com defeito ou nao era dela furo da passagem de oleo que faz com que o oleo suba para as valvulas era pekeno e por isso que na marcha lenta ela disparava , o oleo subia e nao descia inundava e ai entrava pela mangueira do respiro e a turbina acabava absorvendo esse oleo e isso fazia com que ela disparasse.o cabecote era novo , acredito que foi defeito de fabrica, ou que era um cabecote de H100 que e identico .vou a uma concessionaria Hyundai para tirar essa duvida.
bom , ja fomos ate uma autorizada Hyundai olhar o cabecote pra tirar a duvida em relacao ao tamanho do furo de passagem de oleo , e constatamos que , o nosso cabecote, esta realmente com defeito. pois o da H100 tem o furo de passagem ate um pouco maior que o da l200,ficou uma licao, sempre que for colocar um cabecote msm novo , verificar o furo da passagem de oleo, evita muita dor de cabeça.
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