Ver Versão Completa : Ângulo do Cárter
No meu tópico sobre a troca do óleo do diferencial DANA44, comentaram que talvez seja preocupante o ângulo do meu cárter. Tirei mais duas fotos, não sei se dá pra ver, está preocupante mesmo? Caso esteja, o que fazer para sanar esse problema?
O correto é "ângulo de cáster" (cárter é a "tampa" de baixo do motor - aquela que precisa de proteção...).
A roda esterça em torno de um eixo. A diferença entre esse eixo e o eixo vertical é chamado "ângulo de cáster".
Se não estiver correto pode causar problemas sérios na condução do veículo.
Leve em um bom mecânico para analisar se o ângulo está correto...
êta nóis. Na pressa de postar escrevi cárter automaticamente. Ao menos cárter eu sei o que é.... rsrs.
Teoricamente não tenho problema algum de dirigibilidade, ao menos no asfalto...
Se estiver com problema de cáster, ao esterçar muito a roda, você não conseguiria voltar à posição anterior. Imagine isso a 60 ou 80 Km/h? :putz:
Se você não sente nada, talvez não tenha problema, ou ele seja insignificante...
Mas convém dar uma olhada... :concordo:
Alexandre Vaz Ferreira
07/10/2007, 23:44
Mack
Não deu pra ver bem, mas aparentemente, no olhometro, o angulo PARECE certo, tenta bater uma foto que pege bem por baixo a peça quadrada que tem 4 parafusos que sustenta os rolamentos do pino mestre, de uma vista da face interna...
Mas se a direção volta tranquilamente DEVE estar certo ou proximo do certo.
Então a minha hipótese que este teu eixo foi preparado pra Spoa toma mais força...
[]s
Alexandre Vaz Ferreira
07/10/2007, 23:45
Mais...
Quando tu comprou o jipe já veio com o eixo?
Tem marca de solda no "pescoço" do munhão ou nas sapatas dos feixes?
[]s
Ele já veio assim. Mas eu tive que reposicionar os amortecedores pra poder colocar o freio à disco. Eu tenho espaçadores de roda também, acho que de 50mm. Já estava assim.
Alexandre Vaz Ferreira
08/10/2007, 00:33
Mack
Leitura recomendada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4934&highlight=caster
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263&highlight=caster
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=325&highlight=caster
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=837&highlight=caster
A maioria trata de Spoa e portanto alteração de angulo do caster.
[]s
Mack td bem?
Seguinte, olhando assim as fotos que voce postou me parece que a suspensão dianteria foi modificada.
Pela primeira foto parece que a molas não são as originais do jeep.
Além disto o suporte do jumelo não está como no original que é fixado diretamente no chassis.
Pela segunda foto parece que a base da mola no eixo, tambem conhecido como suporte ou berço da mola, não é o original.
Me parece que alguem trocou as molas do seu jeep e quis aumentar a altura dele.
Analisar apenas pela foto é complicado, mas posição do caster dianteiro está meio estranha mesmo, me atrevo a dizer que o mesmo que fez a susp modificou o angulo do caster, pq eu não sei.
Além dos problemas já ditos aqui pelos colegas, em razao deste angulo, pode ocorrer da cruzeta travar quando a suspensão trabalhar. :pensativo:
Sei que não perguntou, mas, o lado esquerdo está sem batente de suspensão e tem uma trinca razoavel do lado direito a frente do suporte do jumelo que merece um trato.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]´s
Osmir
Alexandre Vaz Ferreira
08/10/2007, 00:44
Osmir
O jipe dele não é Jeep...
[]s
Osmir
O jipe dele não é Jeep...
[]s
Opa
Valeu pela informação Alexandre, é que estava postado na área dos cjs já fui automáticamente pensando que era um cj. :putz:
É, neste caso equece tudo o que eu disse, exceto o fato de que se o angulo do caster realmente estiver muito acentuado poderá ocorrer o travamento da cruzeta e a recomendação dos reparos. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]´s
Osmir
Bem, não é mesmo um CJ mas é "quase" rsrs. Os eixos são de Rural, até onde eu sei, diferenciais DANA 44, motor e direção do Opala 4cc, câmbio Clark 3m, reduzida e tração de Willys. Só a "casca" e o chassis nnao são de CJ. Então devo desconsiderar a observacão sobre cáster ou continua valendo?
Continua valendo... O problema pode ocorrer com os eixos de rural também...
Veja se você vai querer fazer SPOA no seu jipe, e resolva tudo de uma vez só.
Vale a pena ler os tópicos postados pelo Alexandre.
Abraço.