Ver Versão Completa : FORD 4.9i - TURBINADO
HotStude40
07/10/2007, 10:19
Bom dia Pessoal,
Tenho uma F100 1963, e estou utilizando uma mecânica 4.9i (F1000 1998 ). Estou pensando em turbinar este motor, pois como a pick-up é bem mais pesada que a F1000 de origem, o motor acaba sentindo um pouco em subidas. Alguém já teve experiência com este motor turbinado? Vale a pena o investimento? Alguma recomendação especial?
Abraços,
HotStude40
(Blumenau-SC)
Walter L. L. Casitta
07/10/2007, 10:31
Bom dia Pessoal,
Tenho uma F100 1963, e estou utilizando uma mecânica 4.9i (F1000 1998 ). Estou pensando em turbinar este motor, pois como a pick-up é bem mais pesada que a F1000 de origem, o motor acaba sentindo um pouco em subidas. Alguém já teve experiência com este motor turbinado? Vale a pena o investimento? Alguma recomendação especial?
Só por esse motivo não deve valer a pena. Além do mais a F100 e F1000 são o mesmo picape e se existir algum diferença de peso é bem pequeno.
Também é possível que a relação de marchas da F100 não seja adequada para esse motor...
HotStude40
07/10/2007, 10:39
Olá Walter,
Primeiramente gostaria de agradeçer o seu retorno. NA realidade eu estou com um conjunto completo da F1000 - 4.9i (motor e câmbio) e um diferencial da F250 V6 (gasolina). A diferença de peso entre a minha F100 e a F1000 de origem é muito grande sim, pois a minha é cabine dupla, caçamba longa e rodado duplo na traseira. Ela tá mais para uma F350 do que para uma F100. O desempenho dela está satisfatório, mas como eu pretendo puxar uma carretinha com outro veículo antigo que eu tenho (conjunto +/- 3000 kg), acho que o motorzinho vai apanhar. Então estou avaliando qual a melhor opção, turbinar o meu motor ou substituílo por outro com mais torque.
Abraços,
HotStude40
(Blumenau-SC)
Walter L. L. Casitta
07/10/2007, 10:46
Olá Walter,
Primeiramente gostaria de agradeçer o seu retorno. NA realidade eu estou com um conjunto completo da F1000 - 4.9i (motor e câmbio) e um diferencial da F250 V6 (gasolina). A diferença de peso entre a minha F100 e a F1000 de origem é muito grande sim, pois a minha é cabine dupla, caçamba longa e rodado duplo na traseira. Ela tá mais para uma F350 do que para uma F100. O desempenho dela está satisfatório, mas como eu pretendo puxar uma carretinha com outro veículo antigo que eu tenho (conjunto +/- 3000 kg), acho que o motorzinho vai apanhar. Então estou avaliando qual a melhor opção, turbinar o meu motor ou substituílo por outro com mais torque.
Interessante essa sua picape. Coloca algumas fotos aí.
Nesse caso a melhor opção seria um motor diesel sem dúvida...
murilloaquino
07/10/2007, 12:46
MWM sprint 6 cilindros...
casa bem com o veiculo e com a disponibilidade de torque....
Pequeno jr
07/10/2007, 12:53
Isso é assunto para o Diesel Boi !!
O Bixim entende que so a gota serena de F-1000
Edintruder
07/10/2007, 16:28
Põe fotos, por favor!
Precisas reduzir mais o diferencial, o da F250 V6 deve ser mais longo que o da F250 Cummins 4 cilindros. Já dá um belo pulmão. Para turbinar esse motor tens que procurar um preparador experiente e se trabalhar com uma pressão baixa, até 0,5Bar, acredito que não precise mexer em muita coisa, poré o mais importante para isso é manter sempre o mesmo parâmetro de mistura ar x combustível. Até certo ponto a própria injeção eletrônica faz o acerto, porém com pressão positiva na admissão tens diversos outros fatores para corrigir, como o aumento da pressão de combustível, aumento de vazão dos bicos injetores e até a instalação de um bico suplementar.
Por isso eu indico esse tipo de serviço em um preparador experiente.
no seu caso, qe qer um bom torque em baixa... eu acho que um supercharger(kompressor, blower) seria a melhor opção..
HotStude40
07/10/2007, 17:05
Valeu Pessoal,
Agardeço as dicas. Também acho que o Diesel seria a melhor opção para solucionar o problema de torque do motor, mas é uma alternativa cara e complicada, principalmente com relação à documentação da pick-up (que está a gasolina). Antes de partir para um diesel, gostaria de esgoatar as possibilidades da gasolina mesmo. Por isto a sugestão do turbo, se alguém tiver alguma outra sugestão, sou todo ouvidos. Anexo estou enviando algumas fotos do brinquedo.
Abraços,
HotStude40
(Blumenau-SC)
davilsantos
07/10/2007, 17:28
show de bola, parabens
Walter L. L. Casitta
07/10/2007, 17:35
Valeu Pessoal,
Agardeço as dicas. Também acho que o Diesel seria a melhor opção para solucionar o problema de torque do motor, mas é uma alternativa cara e complicada, principalmente com relação à documentação da pick-up (que está a gasolina). Antes de partir para um diesel, gostaria de esgoatar as possibilidades da gasolina mesmo. Por isto a sugestão do turbo, se alguém tiver alguma outra sugestão, sou todo ouvidos. Anexo estou enviando algumas fotos do brinquedo.
Show de picape! Não perde tempo com esse motorzinho não. Não tem nada a ver com o tamanho dessa picape. Só motor diesel empurra isso...
Show de picape! Não perde tempo com esse motorzinho não. Não tem nada a ver com o tamanho dessa picape. Só motor diesel empurra isso...
Esse motor 4.9 com turbo e com instalaçao feita por um cara esperiente acho que da conta do recado! Mas procure se informar, sobre o motor com turbo e seu rendimento!
Se nao ficares satisfeito concordo com o Walter em botar um diesel na bicha! No mais parabens pela pickup!
So uma pergunta; como esta o rendimento? Consumo?
Abraço:concordo:
HotStude40
07/10/2007, 18:28
No feriadão de 07 de setembro, fui com ela para o evento de Hot Rods em Águas de Lindóia - SP. Em viagem andando na média de 100 a 120 km/h, o consumo ficou na faixa dos 5,5 km/l. Nesta velocidade o motor roda macio, em torno de 2200 rpm.
cara..parabens
extremamente bonita sua pickup!
minha opiniao seria essa... super charger nesse motor ae.. ou se nao, mwm sprint 6.07 tca se for partir pro diesel..
E um v8 gasolina?
Um 292 tem perto de 200cv de potencia e 38mkgf de torque (isso original). Um 302 deve ter um pouco mais que isso...
Edintruder
07/10/2007, 19:14
Então para esgotar as alternativas à gasolina:
- Encurtar diferencial;
- V8 318;
- Turbo ou Blower.
Apartir disso fica à encargo do diesel. Um motor MB 355 (famoso 1113) empurra muito bem, porém a velocidade máxima com essa caixa ficará em 2800 rpm, no caso, uns 130km/h. O valor não é dos piores e o consumo ficará próximo de 8 km/l de diesel.
Conheço uma F-1000 89 com esse motor, com diferencial longo e caixa de 5 marchas, dá 170 km/h de final e faz média de 9 km/l.
Se considerar que para colocar um Blower gastarás próximo de R$ 5.000,00 é quase o valor do MB355LA com a vantagem de permitir um valor de km rodado inferior ao atual. Se comprovares que ela carrega mais de 1 tonelada através de laudo do inmetro podes trocar o motor sem galho.
A propósito, tu que reformasses e fizesses o estilo Heavy Duty? Eu tenho uma vontade de fazer um caçamba com os pára-lamas da Splash e rodado duplo na traseira. O problema partem dos modelos de aros para essa alteração toda.
Edintruder
07/10/2007, 19:24
Tinha vontade de fazer algo assim com a Ranger, porém com pneus 31" e mantendo o BL 3".
Seria a caçama longa com os paineis laterais da Splash.
Para colocar na 4x4, teria que correr o eixo mais para trás alongando o chassis cerca de 30 cm, e colocar os aros da Iveco Daily ou da Sprinter de rodado duplo.
O problema maior acredito que é acertar a documentação do que realmente fazer a alteração...
Walter L. L. Casitta
07/10/2007, 19:49
Tinha vontade de fazer algo assim com a Ranger, porém com pneus 31" e mantendo o BL 3".
Para colocar na 4x4, teria que correr o eixo mais para trás alongando o chassis cerca de 30 cm, e colocar os aros da Iveco Daily ou da Sprinter de rodado duplo.
O problema maior acredito que é acertar a documentação do que realmente fazer a alteração...
Então olha isso Edi: http://www.jcwhitney.com/autoparts/ItemBrowse/c-10614/s-10101/p-100000216174/mediaCode-ZX/appId-10350292/Pr-p_CATENTRY_ID:10000021617410350292
http://www.duallyfendersusa.com/
Edintruder
07/10/2007, 20:19
Pois é Walter, as vezes me pego imaginando que eu moro no país errado... ahahaha!
HotStude40
07/10/2007, 21:49
Boa Noite Edintruder,
Aqui na região o pessoal tem utilizado a GMC 6150 para fazer as Heavy duty. Eu fiz a minha em cima da F100 mesmo, mas hoje em dia se fosse fazer outra, utilizaria uma F4000 ou F350 (modelo novo). Fica bem mais fácil. Sofri bastante para acertar as rodas, mas no final ficou bom. Utilizei 04 rodas do Iveco, refuradas para padrão F250 e alargadas para 7 pol., pois uso pneus 245/75 - 16.
O Hilário de Itaquaquecetuba já tem as laterais da ranger Splash prontas (em fibra). É só fazer o aplique na caçamba original.
No meu caso foi feito tudo em lata por se tratar de um modelo antigo e sem similar moderno.
Estou tentando evitar o diesel, pois a pick-up ficou pronta agora e não queria mexer em tudo de novo. Mas se realmente for necessário, estou pensando no X10 (Volswagen 8-150), turbinado e interculado. O motorzinho é relativamente pequeno e de fácil manutenção e o desempenho é fantástico. Mas só em últimos casos, pois ter que mudar tudo agora é um pecado.
Abraços,
HotStude40
(Blumenau-SC)
Edintruder
07/10/2007, 23:50
A polícia está encrencando com a alteração ou estão fazendo alterações em documentos também?
HotStude40
08/10/2007, 08:25
Bom dia Edintruder,
NO documento da minha consta pick-up F100 cabine dupla, apenas. Até o momento não tive problemas com os guardas.
Abraços,
HotStude40
(Blumenau-SC)
Bem legal esse seu projeto! Mas sera que nao valeria mais a pena pegar uma pickup tipo F100 para fazer tudo?
Ainda mais com essa sua Ranger irada!
Abraço:concordo:
Edintruder
08/10/2007, 23:49
Uma F4000 estaria na medida.
leobnaval
10/10/2007, 11:21
quando penso que sou loco entro aqui e vejo quasos iguais ou até pior fazer o que fomos contaminados por uma doença sem cura!!!!!!!
Edintruder
10/10/2007, 13:27
quando penso que sou loco entro aqui e vejo quasos iguais ou até pior fazer o que fomos contaminados por uma doença sem cura!!!!!!!
É uma epidemia!!! Ahahaha!
É por isso q esses fóruns de internet são interessantes..
na minha casa, eu sou o louco,retardado, bobao, que gosta de caminhonete com pneuzao, escape direto, bomba aberta fazendo fumaça preta..
aqui, é tudo normal! Uhauehauhea
eu sou o "irracional" lá.. e aqui.. os "perdidos" seriam eles.
heliofig
05/04/2008, 14:55
Me parece que 2.200RPM a 120km/h está com diferencial muito longo pra vc rebocar 3.000kg. Turbo funciona bem em alta rotação, e tenho a impressão que isso vai contra o uso com o reboque. Vc vai ter aumento na velocidade final e pra manter nas subidas, que deve ficar uma delícia pra viajar, mas não vai funcionar na arrancada a rotação razoável pra embreagem. Depois que andar sim, vai melhorar pra manter a média, mas vai ter que usar muita 4ª pro turbo funcionar, que aí vc pode manter a 5ªo está pra viajar em baixas rotações... Talvez colocar um turbo pequeno, pra ele já atuar em rotação relativamente baixa, senão vc não vai sentir diferença...
Bonita a picape...
O q será q ele fez??
Daniel
Nicodemus
05/04/2008, 17:46
nao tinha visto esse topico, jeitadoooo a caminhonete....
e ai turbinou a viatura??
HotStude,
Fale mais sobre o reboque.
A idéia é só força ou precisa de velocidade também ?
Consumo é uma coisa para se preocupar, ou o uso é eventual ?
Abraços Du.
sylvioks
09/06/2008, 21:56
bem, pra começar, penso que possa manter este motor 4.9 a gasol e ter um bom resultado.
um turbo bem adaptado pode ser uma otima opçao.
penso que para o seu uso, o melho a fazer seria dimencionar uma turbina bem pequena, pois isso faria com que ela atuasse a partir de baixas rotaçoes. como é o caso de carros a gasolina "turbinados de fabrica" . vc pode reparar que suas turbinas sao minusculas comparadas a estas usadas em carros turbinados. isso faz com que o rotor da turbina tenha pequena inercia e consiga atingir altas rotaçoes, mesmo com o motor pouco acelerado... ai vc n corre o risco de tomar sustos , de a turbina encher derrepente a rotaçoes mais altas correndo o risco de destracionar.
outra boa pedida é aliar à turbina, um intercooler, que alem de potencializar a açao da turbina, aumenta a vida util do motor.
outra dica, caso turbine este motor, seria coerente reduzir a taxa de compressao dos cilindros, para n gerar altissimas pressoes quando o turbo pressionar.
por final é optar pela melhor relaçao de diferencial p aproveitar melhor o motor..
espero ter ajudado.
Fala amigo tenho uma F1000 4.9i, antes de por um turbo no motor, tem muita opções para melhorar ele. Um bom trabalho na injeção, bobina forte, vela de platina, cabo de vela 8.8mm, manda dois filtros de ar esportivo e ainda se quiser conforto manda o caombio automatico do landau
Bruno Mosso
14/06/2008, 18:44
Primeiramente 3 letras pra vc UAU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Doidera total ess sua F-100, muito lindíssima.
Tenho algum conhecimento (teórico) com turbos, (sou mais fã de aspros), porém visito um fórum muito bom sobre esse tipo de preparação.
Como foi dito anteriormente, uma turbina menor que entre em baixas rotações mas não restrinja muito em alta seria o ideal, intercooler é de lei, porque reduz muito as possibilidades de quebra, um bom gerenciador (Fireplus dentre outros), bico suplementar (arrombar bicos origi é atraso de vida e jogar comb. fora na fase aspro), velas adequadas e um bom amplificador de centelha com cabos de responsa. Provavelmente terás um belo conjunto com potencia bem próximo ao que desejas.
Posso lhe indicar o fórum www.xpeedclub.com.br/forum (http://www.xpeedclub.com.br/forum) procure por Carlos Cosac da Cosac Motorsport, o cara é um crânio manja muito de turbo é uma pessoa muito boa. Diga que foi indicado pelo Bruno Mosso da xpeed.
Espero ter ajudado um pouco na sua procura.:concordo:
Daniel Albuquerque
14/06/2008, 22:28
realmente no seu caso o melhor seria um MWM sprint 6 cilindros 4.2 TDI, com um torque bruto, e se precisar de mais, o que não falta é potencial pra isto, sem falar na econômia que se for bem dimensionado o conjunto e bem grande...
mas pode-se turbinar também, com a vantagem de não precisar usar altas pressões, podendo tranquilamente ficar nos 0,5bar, que é uma pressão consideravelmente baixa, mas que já há de prover um aumento de mais de 40% no desempenho do motor, já chegando em números como 48 de torque e 207cv, que acho que resolve totalmente o problema, e como a pressão é relativamente baixa pode-se usar uma turbina menor que tem a vantagem de encher em baixas rotações...
e não precisa baixar a taxa de compressão não, pois esse motor já tem compressão baixa e o pressão colocada precisa disso...
abraço!