Ver Versão Completa : Jipe simples
cesarsouza
06/10/2007, 23:21
Porque será que nenhuma empresa nacional se propõe a fabricar um jipe simples, rústico, inspirado no Willys, numa versão básica, de forma que o veículo pudesse ser adquirido pela grande massa que admira os 4x4 ?
Esse não era o conceito da Willys ? E não fez (ainda faz) tanto sucesso ?
Não existe 4x4 zero kilômetro barato.
Léo_Babiski
06/10/2007, 23:42
Eu também já me fiz essa pergunta.
Não precisava nem ser um Jeep.
Quando surgiu a notícia da fabricação do Tac Stark com motor ap a gasolina... até cheguei a pensar que seria um veículo específico para esse nicho (como o samurai feixe, que na época era relativamente acessível), mas o público alvo é outro..
Assim, vamos continuar reformando os velhinhos e deixá-los como novo.
cesarsouza
06/10/2007, 23:50
Pois é... o público alvo é outro.
Imagine uma veículo simples (tipo cj) com um motor a gasolina atual, capotinha de lona, 4x4 e barato !
Paulo Sabra
07/10/2007, 07:01
César,
Parabéns, pelo questionamento.
Esta é um assunto que tem que ser debatido aqui no Fórum e em outros lugares onde existem amantes do Jeep, para que chegue aos empresários e autoridades competentes que possa olhar para este seguimento.
Porque será que nenhuma empresa nacional se propõe a fabricar um jipe simples, rústico, inspirado no Willys, numa versão básica, de forma que o veículo pudesse ser adquirido pela grande massa que admira os 4x4 ? Esse não era o conceito da Willys ? E não fez (ainda faz) tanto sucesso ? Não existe 4x4 zero kilômetro barato.
Pelo que eu sei e pelas visões automibilisticas mundiais, a criação de um carro é vista por vários angulos. Por exemplo: público alvo. A criação de um veiculo semelhante a um jipe, seria ótimo para nós, que gostamos de 4x4, mas e os outros? Imagine quando a volkswagem pensou no gol. Ela deve ter pensado em um carro mais resistente para as vias brasileiras, peças baratas, compacto (cabe em espaços pequenos) acessível ao bolso da maioria dos brasileiros. Portanto, vende igual água e tem um tempo de vida média de 10 a 15 anos. Depois disso, vc compraria outro gol, rs....
Agora imagine fabricar um carro inspirado em um jipe: carro robusto (nem tão cedo vai acontecer troca de peças), atenderá uma pequena parte do publico (muitos não sabem nem o que é uma reduzida), preço alto (esquece de ele ser barato) pois peças mais complexas e adicionais são mais caras, como a reduzida e motores mais modernos, por exemplo. Temos um exemplo clássico disso que estamos falando: a Tracker (acho que é assim que escreve, rs...). Um carro legal, 4x4, cambio macio de dirigir. Só que tem alguns problemas para nós brasileiros: Bebe pra caramba (pro preço de nossa gasolina!!!); peças carissimas e dificeis de encontrar; preço do veiculo alto pra maioria da nossa população; e acho ainda que ele é importado do público norte americano (lá eles tem tudo isso que nós não temos: grana pra gastar, combustível barato, grande quantidade de veiculos rodando, portanto, mais consumo de peças, etc etc etc.)
Então, acho que essa seria uma das várias situações que impediriam um carro com esse seguimento, pois se for pra criar uma porcaria com 4x4 embutido, é melhor nem começar o projeto. Abraço a todos.
leobnaval
07/10/2007, 15:20
pessoal, muito bom esse questionamento
me faço está pergunta quase todos os dias e fico pensando, esquematizando, desenhando, e o que daria para fazer com o que temos disponível no mercado? e o preço final? assim como o público alvo!
por que a indústria automobilística brasileira (tirando o troller que custa seus 80 e poucos) não investe em um jeep puro e duro e a respeito do custo não ficaria muito caro é só aproveitar o que a indústria já produz ex:
motor gm 1.4 flex ou volks 1.6 flex quem pensa mais alto porem deixando o custo e manutenção de lado um ford duratec 2.0 ou até um 2.3 da ranger ou 2.4 flex da S10 (seria um jeep maior e mais confortável)
acabamento o mais simples tipo de carro popular
suspenção eixo rígido com molas helicoidais
a única coisa seria o eixo dianteiro e a caixa de transferência que elevaria o custo o resto seria igual uma picape cabine simples ou um carro só que com chassi e tração
o que precisamos ( eu penso assim! ) é de um veículo 4x4 simples e robusto sendo 0Km sem frescuras e totalmente funcional.
agora imagine ficaria próximo de um samurai, será que não conseguiriam fazer um veículo assim por uns 50 mil
o mais caro seria a parte de amortização de custo e as pesquisas e estudos se o projeto realmente vale a pena o investimento, a indústria ve o off-roader como bem sucedido de classe A ou no mínimo B que faz isto por hobby, por isso não temos um 4x4 barato.
Hudson Buck
07/10/2007, 18:36
Boa noite Leo.
Não existe um 4x4 barato simplesmente porque não dá para fazer um 4x4 barato. Os 4x4 antigos (CJ5, Bandeirantes, rural, F75) nunca foram baratos quando eram fabricados. Nem agora depois de decadas de uso eles são baratos. Basta somar somente os eixos completos, caixas de câmbio e transferência, motor, chassis e carroceria, não precisa colocar acabamento nem elétrica, e você vai ver que chega perto de 50 mil.
Abraços.
Concordo, na época em q foram lançados os Cj's e as bands deviam custa uma nota preta ( Ainda hoje custam ! independente do ano ). O jeito é se conformar e continuarmos reformando as relíquias.
[ ]'s:concordo:
Fora que hoje em dia achar algum que esteja encostado que valhe a pena reformar, num sai por menos de 5k conto ... pra reformar sai de 15k pra cima, ...e depois, se vc for anunciar à venda por 20 e poucos, 25 pra não sair no preju, os cara falam q vc é louco de pedir tudo isso num jipe !
Vai entender ...
cesarsouza
07/10/2007, 20:58
Um jipinho simples, chassi + lata + lona = sucesso !
leobnaval
07/10/2007, 22:47
entendo o que vocês dizem, só fiz um apelo pois eu achava que seria possivel um jeep simples e espartano 0Km por 50 mil
quanto vocês acham que daria para se produzir um jeep bem simple e robusto?
eu tirei essa conclusão com base no que temos hoje no mercado:(preço de tabela outubro)
ford ranger CS 2.3 4x2 R$46.500 com AR, DH, vidro e trava e ABS valor no mercado 0km R$50.000)
ford ranger CD 2.3 4x2 R$ 56.500 mesmo da CS (valor de mercado R$60.000)
gm S10 CS 2.4flex 4x2 advantage R$55.000 com AR e DH valor de mercado R$55.000
gm tracker 2.0 4x4 R$59.990 completo com AR, DH, vidro e trava, ABS, air bag, teto solar,etc. (valor de mercado R$62.000)
agora analisem esses dados com cerca de 4 a 9mil de diferença de preço das picapes 4x2 para as 4x4 de mesmo equipamentos, imaginem essas picapes a gasolina e 4x4 por que a industria não as fabrica?
e porque 50 mil não se faz um jeep se com 60 compra-se um tracker 4x4 completíssimo, sendo o jeep bem espartano?
por favor se alguém puder esclarecer só estou perguntando
Elmer_Jeep
07/10/2007, 23:19
leo, entendo seu questionamento, creio que pra fazer um jipe por mais simples que seja necessitaria novos equipamentos para realizar o processo de produção em série e isso faria com que o preço aumentasse, esses carrinhos descartáveis tipo ecosport 4x4 digamos que já tem a "forma" pronta então pras fábricas é muito mais fácil produzir essas porcarias e jogar no mercado porque tem gente que compra pela logomarca 4x4 e não quer saber quanto custa e nem pra que serve...
[]'s
Danniel Pizatto
07/10/2007, 23:39
Sairia caro de qualquer jeito, seja pelo custo das peças, seja pela baixa produção.
Um veículo destes, teria uma produção quase artesanal pra atender a meia dúzia de gatos pingados, que QUEREM um carro simples. A maioria vai torcer o nariz pra um carro que custaria no mínimo 40-45 mil e não teria sequer ar-condicionado e vidros elétricos.
Somente se aproveitasse MUITO da plataforma de um carro atual de produção em massa, como o Elmer citou o exemplo da EcoSport.
Pablo.pinto2007
08/10/2007, 00:55
Olha a minha opinião é a seguinte, a Troller quando começou, foi assim, fez carros, com tecnologia importada, os primeiros Troller's eram todo do Wrangler, eixos, diferenciais, não sei a caixa, nem a reduzida, o motor AP 2.0 que puxava esse conjunto pesado... o carro andava bem, com os outros, era um carro bom no geral, o preço não era tão caro, pois na época que a Troller abriu ela já tinha a tecnologia da fibra de vidro, pois (em off) a Troller era dos antigos donos da Fyber (bugre muito bem conceituado aqui no Ceará, e que saia todo zero quilômetro, desde o chassis até o motor VW, caixa, tudo 0 km) então esse custo em estudo com a tecnologia ela não teve, mas a Troller achou que deveria equipar seus carro com tecnologia nacional, então, me parece que utiliza, hoje em dia eixos Dana (diferenciais), caixa Ford, (Clark, eu acho), motor nacional MWM (alguns), tanto que quando ela trocou a motorização, muitos dos primeiros Troller's que saíram com motor diesel, tÊm problemas na suspensão... até hoje. O preço do Toller subiu nas alturas justamente por isso, pela mudança da tecnologia em chassis e suspensão para o novo motor, que sai zero de fábrica, é claro. E outra coisa preço agregado, em pouco tempo a Troller conquistou o País, saiu nas novelas da Globo, (fazendo propaganda), em pouco tempo, montou uma equipe de fábrica pra correr no Paris-Dacar, e por incrível que pareça, o Troller para o Paris era outro carro, outro Chassis (balanceamento de massa, ponto de gravidade), devido ao motor seis cilindros da ranger americana, tanque bem maior etc. MAs o mundo conheceu o Troller o que fez dela um carro conhecido, mostrando ao Mundo que o carro era bom, e ainda é. Bem então ela pode colocar o preço que ela bem entender, que não seja nem tão mais caro que a camioneta mais barata do mercado, pôxa via a Ranger cabine dupla 4x4, completa sai por 87 mil o Troller que vem completo também, sai por 83 mil, não tem cabimento, isso é um jipe.. não um carro de família. Tanto que a Troller tinha outros planos como o T5 que é um carro muito mais bonito (o modelo que corre no Paris-Dacar e alguns que rodam em Fortaleza) o carro é simplesmente muito lindo... não saiu, a Pantanal, que pra mim foi o golpe que a Troller deu na Ford para a Ford comprar a Troller, até agora só vi umas duas por aqui... e uma por foto. Então, desculpem pelo tamanho do "jornal", quero deixar bem claro que o que escrevi, é a minha opinião, e esses dados mais técnicos foi o que eu li em outros meios de informação e ouvi no meio das oficinas que ando...
Abraço a todos!
leobnaval
08/10/2007, 01:38
elmer é exatamente este custo de pesquisa, custo final, estudo e público alvo que faz com que não tenhamos um 4x4 mais em conta ( citei isto na 1 pág.)já que seria necessario construir ou adaptar uma fábrica para um veículo que não teria uma demanda suficiente para amortizar o custo e dar lucro e ainda manter peças de reposição.
agora mudando um pouco o rumo do tópico mas e a ranger 2.3 e a S10 2.4 flex porque não saem 4x4 nem CS e nem CD estas já estão vendendo super bem, imagine com 4x4 a um preço acessível (creio que já pesquisaram isso e o cliente prefere levar uma 4x4 a diesel, né)? elas já saem 4x4 mas nunca com estas motorizações.
Paulo Sabra
08/10/2007, 17:07
leo, entendo seu questionamento, creio que pra fazer um jipe por mais simples que seja necessitaria novos equipamentos para realizar o processo de produção em série e isso faria com que o preço aumentasse, esses carrinhos descartáveis tipo ecosport 4x4 digamos que já tem a "forma" pronta então pras fábricas é muito mais fácil produzir essas porcarias e jogar no mercado porque tem gente que compra pela logomarca 4x4 e não quer saber quanto custa e nem pra que serve...
[]'s
Faço das palavras do Elmer as minhas próprias
Lucianom38a1
09/10/2007, 15:37
Acho que o problema no Brasil é mais lá embaixo.
Como qualquer companhia de capital aberto, as montadoras só pensam em uma coisa; retorno para os investidores. Se para isso é necessário contruir um veículo excepcional, que agrade o público e por consequência venda muito bem, então esse é o caminho.
Porém o caminho para as "montadoras" do Brasil é muito claro: Carros populares.
Veja as vendas mensais de Gol, Uno, Celta e Palios contra Civic, Vectra, Ranger, S-10, Meriva, etc...
A pergunta é simples; Qual o mercado potencial para um ótimo veículo off road, porém gastão (nem se fosse 1.0 seria econômico), capota de lona (o que seria uma festa no país dos ladrões), conforto quase zero, seguro altíssimo (todos conhecem a história das seguradoras), com segurança questionável para inexperiêntes (o que pode trazer problemas as montadoras), desempenho modesto na cidade (aonde o veículo passará boas horas do seu dia) e com o valor não inferior a R$ 45.000,00?
Agora, qual o mercado potencial para a versão "levantada" do VW Fox, com ABS, motor Flex econômico, ótimo conforto (inclusive com chuva) e que uma mãe de família consiga levar seus filhos a escola durante a semana e ainda assim passear em um "legítimo off road" nos finais de semana na Av. Faria Lima?
Acho que um 4x4 nos moldes de um Jeep Willys provavelmente nem passaria nos padrões de segurança de hoje (ex.: crash test), sendo portanto necessária um longo desenvolvimento (incluindo todos os fornecedores) e extênsas modificações do projeto original antes de entrar em produção. Talvez um pequeno fabricante como a Troller possa se aventurar a fazer algo de produção "artesanal", no qual é possível realizar alterações de projeto quase que de carro para carro.
Infelizmente aqui no Brasil, produção em baixa escala está intimamente relacionada ao público de alto poder aquisitivo.
OBS: Apesar de tudo, eu também gostaria muito de ter um jipinho low cost novo para aventuras. Tenho atualmente 2 Willys, mas mantenho eles como carros de coleção.
Quem sabe alguém não inventa um kit do tipo DYS (faça vc mesmo) com peças de prateleira possíveis de serem compradas em lojas e ferro-velhos, tal qual muitos aviões são feitos nos EUA?
[]'s
cesarsouza
10/10/2007, 02:17
Um kit (monte vc mesmo) seria bem interessante.
leobnaval
10/10/2007, 10:14
tambem gostei da idéia
cesarsouza
12/10/2007, 23:39
Alguém podia dar a idéia do kit para os chineses rsrsrs
cesarsouza
14/10/2007, 03:19
Pelo menos sairia mais barato rs
pedrodoniva
15/10/2007, 00:15
A Lada tinha que voltar!!!!!Na epoca que foi lançado o niva,custava 10k dólares......Hoje custaria uns 20 mil reais...Fala a verdade,eu sei que muitos de vocês odeiam o nivinha,mas por esse preço,quem não colocaria a mão no bolso pra andar com conforto na cidade e na terra???
cesarsouza
30/10/2007, 01:59
Será que não surgirão jipes simples ? Nem da índia ??? rs
Para quem quer montar um kit tem o Envesa, tem promoção por $12k o kit
http://www.envesa.com/
Alguém que já viu ou conhece esse produto poderia opinar melhor.
Agora precisa somar no custo a mecânica completa, elétrica, acabamento, pintura, etc e MÃO DE OBRA!
Será que um conjunto desses (com motor 4 cil à gasolina, Ranger, S10 por exemplo) sairia por uns 30 a 35K?
cesarsouza
19/11/2007, 01:09
Será que compensa ?
depende
se vc é mecanico ou funileiro compensa, mas não espere que com 15 mil a mais terá motor, cambio, pneus tudo do melhor... o pessoal do envesa é quem comprou o "espólio" remanescente da antiga ENGESA (não sei como estão agora depois da agrale deter os direitos e fabricar o marruá masss).
um engesa é um engesa e ponto final aidna mais novinho, mas dá trabalho documento, montagem, é pra quem curte mesmo...
mas com certeza gasto 40 mil numenvesa doque 40 em um ecosport
alvaro.jrc
24/01/2009, 15:47
Agora que estão especulando possibilidades de volta do Niva, do Samurai Feixudo e depois da volta do Jimny seria interessante dar um up nesse tópico.
Dei uma liga geral e achei muito legal o questionamento do pessoal.
A não existência de um 4x4 espartanos acessível não afeta apenas nós jipeiros mas existem inúmeras empresas que trabalham em áreas de difícil acesso que anseiam por algo do gênero e acabam tendo que recorrer ao gol e até o fiat uno para esse tipo de trabalho, usando por 3 ou 4 anos e depois descartando.
Aqui em Alagoas mesmo, existem diversas Usinas de Cana-de-açúcar que fariam verdadeiras frotas de jipes espartanos se existesse alguma alternativa no mercado.
Eu realmente não entendo pq o mercado de veículos ainda não ofereceu alternativa para esse nicho...
cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2009, 20:24
se o samurai realmente voltar vai botar o ecosport de 4...
Robertux
24/01/2009, 20:28
Não teria como fabricar um jeep genérico? Tipo os caminhões fabricados com chassi Maxion, câmbio Clark, direfencial Dana, motor MWM ou Maxion, etc? (VW, Agrale, Ford linha F, Chevrolet, etc.) Bastaria alguma fábrica projetar um chassi e suspensão, que eixos, motor, trasmissão, etc daria para usar o que já tem no mercado. A carroceria seria de fibra. Mais ou menos o que a gente faz com os CJ, só que pom peças novas.
cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2009, 20:33
Não teria como fabricar um jeep genérico? Tipo os caminhões fabricados com câmbio Clark, direfencial Dana, motor MWM ou Maxion, etc? (VW, Agrale, Ford linha F, Chevrolet, etc.) Bastaria alguma fábrica projetar um chassi e suspensão, que eixos, motor, trasmissão, etc daria para usar o que já tem no mercado. A carroceria seria de fibra.
tipo um TROLLER mais rústico, leve e com motor menor?
Boaventura
24/01/2009, 20:56
Achei muito interessante este tópico e realmente comecei a viajar e muito... mas vejam minha idéia...
Tendo em vista que possuímos especialistas aqui no fórum em mecânica, lataria, fibras, adaptações por que não montar uma cooperativa???
Nem precisaria ser com mecânica atual, mas imaginem sair uma produção assim...
-> Jeep em fibra
-> Chassi novo
-> Motor opala 4 todo feito (zerinho)
-> Caixa revisada chevette 4 marchas
-> direção vw nova
-> freio disco dianteira
-> pneus 50 on 50 off
-> bancos confortáveis em couro
-> santo antônio
-> molas toyota
-> lanternas novas, instrumentos painéis novos
-> etc
Mas tudo bem novinho, sem remendos em gambiarras, igual carro novo saido de loja... por um preço bacana não seria interessante??
Creio que devemos instigar nosso empreendedorismo que está dentro de nós e já que estamos com o queijo e a faca na mão por que não botar esta idéia em prática??
Vou abrir um tópico para discutir esta cooperativa... será??:pensativo:
Robertux
25/01/2009, 00:24
É exatamente essa a minha idéia, copiar um chassi de CJ já adaptado para a suspensão da Band (tem gente fabricando kits dessa suspensão para CJ), um motor legal, pode ser qualquer 2.0 ou pouco maior 2.3, 2.5. Uma carroceria de fibra que pode ser a do CJ mesmo(tem diversos fabricantes), um sistema de freio legal (hidrovácuo a disco na frente e pode ser tambor mesmo atrás) , uma direção mecânica mesmo, mas mais precisa e leve que do CJ. Câmbio e t-case poderiam ser os mesmos usados nas pick-ups tipo Ranger e S-10, que provavelmente são genéricas fabricadas pela Clark ou coisa parecida, os eixos tabém já devem existir no mercado, algo como os dos Trollers. Acho que não sairia tão caro, já que uma pick-up a gasolina custa por volta de 50k, um jeep paticamente sem acabamento, apesar da tração 4x4 não poderia sair muito mais caro, provavelmente sairia mais barato, sem grandes custos de desenvolvimento.
Boaventura
25/01/2009, 00:41
Robertux
É isso aí, esta idéia excelente, mas te prepare que muitas críticas vão aparecer do tipo... "No mínimo 50k", "Não tem como"... Abri um tópico sobre isso e estou levando mijada de graça...kakakaka
Procura por Cooperativa, vais achar legal!!
Robertux
25/01/2009, 01:11
Veja bem, se uma Tracker custa 60k, um jeep básico, usando componentes já existentes no mercado, com acabamento super simples, como dos cj não deve chegar nem nos 40k, isso com tudo 0 km, inclusive motor. Teríamos que usar componentes já disponíveis no mercado para ter economia de escala.
cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2009, 01:15
tomando como base o preço de uma s10 advantage cd 2.4 flex 4x2 a $46007,00 e a diferença de preços entre uma diferença de preços em torno de $7000,00 entre as versões 4x2 e 4x4 a diesel em cada uma das opções de acabamento, dá para ter uma idéia de um valor aproximado de $50000,00 para um jipe "depenado" com motor e câmbio da advantage associados à t-case das 4x4 e eixos rígidos, mais em conta que a suspensão dianteira independente... pode até ser que o valor não ultrapasse $45000,00...
Veja bem, se uma Tracker custa 60k, um jeep básico, usando componentes já existentes no mercado, com acabamento super simples, como dos cj não deve chegar nem nos 40k, isso com tudo 0 km, inclusive motor. Teríamos que usar componentes já disponíveis no mercado para ter economia de escala.
Então... tudo isso que vc está pensando já existe e chama-se:
TROLLER
o torller copiou o design e chassis do wrangler com algumas modificações estilo JPX, depois usou fibra de vidro pra ficar mais barato e resistente, lanternas de caminhão, painel de gol, bancos de sei lá oque, maçaneta de outro carro por ai vai.
usa o memso motor MWM turbodiesel da ranger e cambio EATON com caixa de transferencia Borgwarner 1354 acionamento eletrico também da ranger, eixos dana 44 e juntas CV nos cardãs
ou seja vc tem um 4x4 com peças relativamente baratas de carros DE LINHA
mesmo assim ele atinge seus 60 mil, porque não tme como nessa jossa de país fabricar qualquer coisa profissionalmente sem pagar imposto sobre o imposto do imposto e você tem de pagar funcionários, fábricas e etc...
logo um jeep 4x4 decente para coisas até leves nàos ai menos que isso...
Vejam lá a gurgel tentando se levantar e fabricar jipinhos de 35mil no minimo???
Por isso o mercado de usados inflaciona no 4x4 rapidamente, vc encontra jeep willys de 30 anos de uso a preços de 45 mil qualndo motnado decentemente, pelo simples fato que fazer direito e bem feito pra ser um ótimo off-road sai muita grana e se vc quiser algo próximo a isso zero km (ainda que não aguente tanto a porrada) tem de partir pros trollers ou wranglers e depois de gasto com o valor do carro, tem de gastar com modificar algumas coisas pra se adequarem a seu uso mais extremo.
Temos de lembrar 2 coisas
1- brasileiro em geral paga muito imposto e ganha pouco (tow falando de mim mesmo),
2- materiais de boa qualidade e bem estruturados custam caro, pois o brasil fabrica pra fora exportando e temos de importar novamente (casod a EATON).
3- depois de montado e funcionando o veiculo vai pra mào de um idiota completo que acabo ude tirar a OAB, bate seu carro na rua pagando de bonito pras gatinahs e o cinto de segurança na posição um pouco mais acentuada enforca ele um pouco mais e o carro tomba devido a óbvia altura dele... dai sabe quem paga isso?? VOCÊ que construiu um carro rpa ser exímio off-road e pra ser um carro aceitável de cidade mas não pra RACHA e o imbecil que se estrupiou junta mais 2 ou 3 que numt em oque fazer e te fode num processo.
Isso só faz com que vc cobre a grana suficiente pra motnar um veiculo que no final vc não vá se ferrar de verde e amarelo...
Vide historias parecidas... Gurgel, Puma, Agrale (que ainda vive) etre outros
logo eu desencanei de espera rum 4x4 nacional a preço de caror mil, pelo simples fato.... NÃO TEM COMO
Renato Fraga
25/01/2009, 02:40
Discussão bacana essa, porém temos que colocar os pés no chão e não esperar nada de empresas do ramo automobilístico, sejam elas do porte que for.
Veículos no perfil de um "Jeep simples" não seduz nenhuma empresa pelo visto. E se produzido por alguém, acredito que não seduzirá a nós, pelo preço.
Como já discutido aqui, tem muito custo agregado, imposto, mercado restrito (porém fiel), etc etc etc.
Na questão de produção em manufatura, temos alguns exemplos de iniciativas, porém aquelas que obtiveram sucesso, foram para o caminho das grandes, acredito até que por obrigação. E um dos maiores motivos acredito que seja a tal da responsabilidade civil. Por isso a necessidade de evoluir o projeto do veículo e da linha de produção do mesmo.
Portanto Jeep simples, infelismente é pra quem tem paciência, conhecimento, um pouco de disponibilidade financeira e criatividade.
Ou seja, fazer você mesmo o seu, de acordo com suas necessidades e limitações.
Pra quem não tem essas qualidades nem dinheiro pra comprar um existente no mercado, hehehe, tem que sentar e chorar.
Mas está chegando um momento em que não valerá mais a pena comprar Jeep para fazer trilha.
Já é possível comprar Pick Ups 4x4 e SUVs na faixa mediana de R$25000,00, e que com um investimento relativamente baixo (pneus e Boddy Lift por ex.), é possível entrar pro mundo off road. Na necessidade de preparações mais radicais, ainda oferece um ponto de partida mais evoluido, principalmente na questão mecânica. Prova disso é só dar uma olhadinha no "pirate" por exemplo. Em termos de preparação mais agressiva, o que menos se vê são Jeeps. Na maioria Pick Up, que são transformadas em "Truggy", mistuda de Truck com Buggy. Motivo: O veículo já vem equipado com componentes resistentes (eixos, tcase, câmbio, motor), e tem preço de mercado reduzido.
Existe ainda a vantagem de oferta de peças em lojas comuns sem precisar recorrer às especializadas, e um dimensionamento mais adequado dos componentes mecânicos, reduzindo a manutenção.
O triste disso é que se perderá o charme do Jeep, que gerou todo este conceito pelo qual somo apaixonados.
Abraços a todos
alvaro.jrc
25/01/2009, 05:42
Adorei que o UP deu pano pra manga. Uma opção incrível que caiu em descrédito foi o ENVESA, nunca mais ouvi falar em nenhum ENVESA 0km e era um jipe espartano com mecânica incrívelmente confiável e preço acessível.
Alguém tem notícias sobre o que aconteceu com os ENVESA 0KM????
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