PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco nas 4 rodas



Luiz Kristophor
05/10/2007, 19:36
Boa Noite a todos, já a algum tempo não ando satisfeito com o freio do Niva, mesmo com tudo em cima, lonas novas e etc...acho que falta eficiência ao conjunto, principalmente quando se está em velocidades mais altas, parece que o conjunto não é o suficiente para segurar o carro, em função disso estou pesando em colocar frio a disco nas 4 rodas, a principio imáginei passar o conjunto da dianteira para traz e colocar pinças maiores na dianteira, porem perderia o freio de mão, então acho que a solução seria colocar na trazeira as pinças trazeiras do Kadett, assim como o pessoal anda fazendo nos cjs, porem ainda não cheguei a uma colclusão sobre o assunto. E o disco que coloco atraz, uso o mesmo da frente? Dá para fazer essa adaptação?
Alguem ja fez isso no Niva?

Abraço a todos, Luiz Kristophor

Nivoide
05/10/2007, 23:48
no site do natal 4x4 tem varias dicas.
De cara mude o conjunto do cilindro mestre e hidrovacuo, depois mude o freio.

Luiz Kristophor
06/10/2007, 09:59
Dilmar, já mudei o conjunto do cilindro mestre e hidrovacuo, uso o do gol, mas mesmo assim gostaria de freios mais eficientes.

Valeu pela dica....Abs, Luiz

Fábio Neves
08/10/2007, 16:17
Vejam as fotos com o sistema do freio dianteiro na traseira do Niva, veja a solução do freio de mão!!, acredito que dá pra fazer tb cilindro de freio do fusca!!

Luiz Kristophor
08/10/2007, 22:39
Fábio, muito legal as fotos, se usou o mesmo conjunto de freio dianteiro do Niva(disco, pinças e pastilhas) na trazeira? Foi só tirar os tambores e colocar os discos ou precisou de mais alguma modificação na ponta do eixo? O que é a peça no freio de mão? Pode me dar mais detalhes!

Grande abraço, Luiz

Fábio Neves
09/10/2007, 13:26
Veja no link!!

Peguei lá :concordo:

http://ca.geocities.com/rugratnl@rogers.com/disk.html

Sds:palmas:

Gustavo Niva
09/10/2007, 22:28
Tá aí uma melhoria que deve valer a pena, apesar de eu já achar o freio original do niva bom... Só não gostei desse lance de freio de mão hidraulico...

Flugêncio
10/10/2007, 13:14
Tá aí uma melhoria que deve valer a pena, apesar de eu já achar o freio original do niva bom... Só não gostei desse lance de freio de mão hidraulico...


O meu funciona redondinho, freio de mão acionado pelo cabo original adaptado na pinça Varga do Tempra.

Ce já viu? ou não?

Gustavo Niva
10/10/2007, 18:47
Tem pinças que tem conexão pra cabo de freio de mão, mas do niva não tem.. aí tu teria que fazer um acionamento hidraulico (tipo o desse link que o das neves postou)... pode até ser frescura minha, mas acho que esse com acionamento hidraulico é certeza de manutenção frequente...

No fim desse pdf mostra um sistema com cabo.... http://www.trw.com.br/treinamento/apostilas/e-learning_freios/freio_a_disco.pdf

Luiz Kristophor
10/10/2007, 19:32
Grande Ferreira, pode me dar mais detalhes de como fez a adaptação!! Usou o disco do Niva ou algum outro? Foi só retirar o tambor e colocar os discos, ou foi necessário alguma alteração na ponta do eixo, pode me descrever?

Grande Abraço, Luiz

BACALHAU
12/11/2008, 23:37
PessoALL, alguém já "nacionalizou" o freio dianteiro do NIVA? :?::?::?:

Pergunto isso depois de ter visto o estado dos pistões do freio do PANGARÉ. Cheios de cavidades provocadas por corrosão ou defeito de fabricação da peças (mais provável).:putz:
O Flugêncio diz que nunca viu um que não estivesse assim.:shock:
O pior é que não achei os pistóes para comprar em nenhum desses sites que anunciam peças de NIVA. Só os reparos (vedações).

Como vou colocar o sistema de freio a disco traseiro do Vectra na traseira (do Pangaré), então estava pensando... :pensativo:
Porque não colocar na dianteira as pinças dianteiras do mesmo Vectra? O diâmetro do disco é o mesmo, só muda aquela parte onde vão os parafusos que prendem a roda que é cerca de 15mm mais alta no disco do Vectra, o que faria com qua as rodas ficassem a mesma medida mais para fora. (Será que me fiz entender?)

Se eu trocar inclusive os discos, não daria para trocar as rodas também? Tipo F1000, D20, sei lá. (Será que falei besteira?)

Bom, o que me leva a pensar nessa "nacionalização" é: maior eficiência dos freios e maior facilidade em adquirir peças, principalmente no caso de um reparo emergencial.

Luciano "googleman" SHAKALL, tem alguma coisa sobre este assunto na sua "enciclopédia"?

Savius
13/11/2008, 00:14
Desculpe, não sei se intindi direito....
A furação dos discos de frieo do Vectra não é diferente (4furos) desculpe se estou dizendo besteira.
se voce conseguir adaptar os discos e eles forem de 4 furos acho que voce teria muita roda bacana para colocar aí...

Musquitinho
13/11/2008, 00:21
Discos do Santana e também seus hidrovácuo e cilindro. Acho que o Flugêncio colocou este conjunto.

Copiou Ferreira?

BACALHAU
13/11/2008, 00:25
Discos do Santana e também seus hidrovácuo e cilindro. Acho que o Flugêncio colocou este conjunto.

Copiou Ferreira?

Eu me refiro às pinças. Trocar as pinças de freio originais por outras nacionais.
Ok, pernilongo?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

BACALHAU
13/11/2008, 00:35
Desculpe, não sei se intindi direito....
A furação dos discos de frieo do Vectra não é diferente (4furos) desculpe se estou dizendo besteira.
se voce conseguir adaptar os discos e eles forem de 4 furos acho que voce teria muita roda bacana para colocar aí...

É isso mesmo, Savius.
Mas a minha intenção principal, é adaptar pinças de freio de algum carro nacional na frente. O que não deve ser difícil. Dependendo de que carro for, aí creio que o disco que for instalado vai mandar nas rodas.

Musquitinho
13/11/2008, 00:40
Mas já viste a diferença dos parafusos?

O Jacaré tá com rodas da F1000 e parece que 4 furos de "uno", "gol", etc nãoiam dar dentro não....

Tenta a sorte.

BACALHAU
13/11/2008, 00:50
Ô Muriçoca, tu andaste cheirando algum inseticida? Passou o "Fumacê" por aí?
Quem falou em roda de Gol, Uno?:roll:

Além do mais, esse negócio de dar dentro ou dar fora é problema teu.:mrgreen:

O negócio é o seguinte:
1 - Adaptar pinças de freio de algum carro nacional.
2 - Ver qual o disco que vai servir.
3 - Dependendo do disco que for, pode-se (talvez) mudar as rodas. Mas rodas aro 15 ou 16. Nada de aro 13 ou 14 em um NIVA.

Acho que a confusão foi quando eu disse que o diâmetro do disco do Vectra era igual ao do NIVA. Eu quis dizer com isso que talvez as pinças do Vectra sirvam para a dianteira do NIVA. Além do quê, existem rodas 15 ou 16 de quatro furos.

Fui claro?

Musquitinho
13/11/2008, 01:00
kkkkkkkkk

Enfatizando: os parafusos é que não podem ser frágeis, pois mesmo com aro 15 ou 16, exitem alguns que NUNCA colocaria em um Nivade um 1T e alguns quebrados...:dance: capitchein?

Acho que o Ferreira fez com pinça de Santana...
Tinha um menino no ES que colocou de Kadet. Acho que ainda há referências na net sobre o Niva dele, o Shrek, passo a passo. Googoliza por aí.:concordo:

E cuidado com o conjunto do Vectra,pois já conheces a falácia que é o cubo de roda dele né...:putz:O engenharia... É muita derivadaeintegralnamente dos doctors...:parede:

Mas tudo que venha a frear o Jacaré que da rabada :twisted: é válido!! kkk

Entounce?

BACALHAU
13/11/2008, 01:06
Ei, Muriçoca, já vi que você é flamenguista.

Musquitinho
13/11/2008, 01:10
Ei, Muriçoca, já vi que você é flamenguista.
Isso não. Aí acabou a brincadeira.

tsc.

Luciano SHAKALL
13/11/2008, 01:24
" .... alguém já "nacionalizou" o freio dianteiro do NIVA? :?::?::?: ... Porque não colocar na dianteira as pinças dianteiras do mesmo Vectra? O diâmetro do disco é o mesmo ... o que me leva a pensar nessa "nacionalização" é: maior eficiência dos freios e maior facilidade em adquirir peças, principalmente no caso de um reparo emergencial ... "Graaaaaaaaaaande CAmaRAda BACALHAU . . .
Cara, de Vectra nunca vi não, mas já vi de MONZA :mrgreen: : http://www.natal4x4.com.br/ideia_38.htm .

VALEU :concordo: !

[]'s

BACALHAU
13/11/2008, 01:39
Graaaaaaaaaaande CAmaRAda BACALHAU . . .
Cara, de Vectra nunca vi não, mas já vi de MONZA :mrgreen: : http://www.natal4x4.com.br/ideia_38.htm .

VALEU :concordo: !

[]'s

Valeu, Luciano. (Queria ter um filho assim)


Estou para lhe enviar um e-mail faz é tempo.
Como andam as coisas por aí com o Darth NIVAder?

Luciano SHAKALL
13/11/2008, 03:25
"... ... Como andam as coisas por aí com o Darth NIVAder? ..."
Caaaaaaara :rolleyes: . . .
Tá parado, CAmaRAda.... Tá tudo parado :cry: . . .

O motor ta pronto (faz tempo), mas não o instalei ainda porque to esperando a grana de um processo
(que era pra sair ANTES do fim DESSE ano), e fazer a geral nele :neutral: .
Se botar o motor agora, vou ter que tirar depois, pois vai ser feito funilaria no "cofre" :parede: . . .
Esse motor tá aguardando lá na oficina/retífica/tornearia do irmão do Flugêncio
(acho que o Francildo nem se lembra mais de quem é :oops: . . .)

O argumento de que "pelo menos ele estaria rodando" não é válido nesse caso, pois,
se o MOTOR tá bom; suspensão, direção e Freios não :discordo: !
Até porque o tempo que ficou parado já "deteriorou" outras coisas, então,
não rodaria com ele muito tempo até ter que encostá-lo de novo (além de ser perigoso :shock: )

Claro que já havia feito "N" coisas nele, mas agora tá na hora da geral :shock: !
A única coisa que fiz GERAL nele (na época em que ainda rodava)
foi a parte elétrica: Alí TEVE que ser trocado tudo mesmo, e não podia esperar :roll: . . .
(Mas... pelo tempo que ta parado, espero não ter que fazer de novo :putz: . . .)

[]'s (e desculpem o OFF :oops: )

BACALHAU
13/11/2008, 11:12
É, Luciano, sei como é.
Com o Pangaré também. TUDO PARADO.
Mas não desanime não.
Parafraseando aquele grande pensador cearense Macondes "FALCÃO" Maia, que do alto de sua sabedoria (1,90m): "PACIÊNCIA É A VIRTUDE DO CORNO". Sejamos pacientes, então.

JuniorScartezini
13/11/2008, 14:15
Boa tarde pessoal,
no meu NIVALIUM NIVANOVISK, eu desmontei todo o sistema, limpei tudo, troquei flexíveis, mangueiras que ligam o reservatório ao cilindro, desmontei as pinças, lavei o reservatório, limpei tudo e em seguida remontei, troquei as pastilhas por novas, passei a usar o DOT4, sangrei o sistema todo, dianteiro e traseiro, regulei as sapatas do freio traseira, regulei o freio de estacionamento, e como dizia o chavez "ZAZ".
Agora está excelente, não é nenhum ABS como o carro da patroa, mas está melhor do que era antes, segura tranqüilo, sem sustos.
Acredito que a solução mais em conta é a manutenção preventiva e se for o caso, como foi o meu, uma manutenção corretiva bem feita.
Abraços.

BACALHAU
13/11/2008, 17:49
PessoALL, olhando o diagrama de funcionamneto do sistema de freio do NIVA (em anexo), surgiu-me a seguinte dúvida:

Considerando que, quando do acionamento do pedal do freio, vai atuar de início o primeiro estágio (em azul) que aciona, além dos freios traseiros, apenas UM pistão de cada pinça.
Se aumentarmos a pressão sobre o pedal, irá atuar o segundo estágio (em amarelo) que, por sua vez, irá acionar mais DOIS pistões em cada pinça.
Até aí, tudo bem.

Mas, reparando melhor, SEGUNDO O DIAGRAMA, o único pistão de cada pinça que é acionado no primeiro estágio é o da ponta e não o do meio, como eu supunha. Assim sendo, a força que vai atuar em cima da pastilha de freio, NO PRIMEIRO ESTÀGIO, vai forcar a mesma de maneira desigual, numa das pontas da mesma.

O mais lógico, no meu ponto de vista seria:
Primeiro estágio => aciona o pistão do meio.
Segundo estágio => aciona os dois pistões extremos.
Dessa forma os esforços em cima da pastilha seriam distribuídos de forma igual.

A outra hipótese é que o diagrama está errado. Será?

Flugêncio
13/11/2008, 18:06
PessoALL, olhando o diagrama de funcionamneto do sistema de freio do NIVA (em anexo), surgiu-me a seguinte dúvida:

Considerando que, quando do acionamento do pedal do freio, vai atuar de início o primeiro estágio (em azul) que aciona, além dos freios traseiros, apenas UM pistão de cada pinça.
Se aumentarmos a pressão sobre o pedal, irá atuar o segundo estágio (em amarelo) que, por sua vez, irá acionar mais DOIS pistões em cada pinça.
Até aí, tudo bem.

Mas, reparando melhor, SEGUNDO O DIAGRAMA, o único pistão de cada pinça que é acionado no primeiro estágio é o da ponta e não o do meio, como eu supunha. Assim sendo, a força que vai atuar em cima da pastilha de freio, NO PRIMEIRO ESTÀGIO, vai forcar a mesma de maneira desigual, numa das pontas da mesma.

O mais lógico, no meu ponto de vista seria:
Primeiro estágio => aciona o pistão do meio.
Segundo estágio => aciona os dois pistões extremos.
Dessa forma os esforços em cima da pastilha seriam distribuídos de forma igual.

A outra hipótese é que o diagrama está errado. Será?


Bacalhau,
Acredito que eles sejam acionados "quase que ao mesmo tempo", de acordo com a intensidade da pisada do cabloco no pedal de freio.
Ainda não ví pastilhas com desgaste irregular em só uma de suas extremidades.

BACALHAU
13/11/2008, 18:24
Bacalhau,
Acredito que eles sejam acionados "quase que ao mesmo tempo", de acordo com a intensidade da pisada do cabloco no pedal de freio.
Ainda não ví pastilhas com desgaste irregular em só uma de suas extremidades.

Mas, você já verificou, na prática, ao vivo e a cores, qual o que é acionado pelo primeiro estágio?

Outra dúvida, quantos "sangradores" tem em cada pinça do NIVA? Espero que você não diga "dois". :parede:

Flugêncio
13/11/2008, 19:09
Mas, você já verificou, na prática, ao vivo e a cores, qual o que é acionado pelo primeiro estágio?

Outra dúvida, quantos "sangradores" tem em cada pinça do NIVA? Espero que você não diga "dois". :parede:

Pois é,
Tem 1+1. No caso do Meu Niva, só tem 1 e os 3 pistões são acionados ao mesmo tempo. Num queira entender...

BACALHAU
13/11/2008, 19:58
Pois é,
Tem 1+1. No caso do Meu Niva, só tem 1 e os 3 pistões são acionados ao mesmo tempo. Num queira entender...

Pois é, o que é mais um "pum" para quem já está todo borrado? :rolleyes:

Eu cada pinça eu tenho um sangrador quebrado, sendo que restou uma parte dos mesmos dentro da rosca.
Em uma das pinças é o sangrador do circuito principal e na outra é o do circuito auxiliar. :parede:

Esses sangradores são iguais para todos os carros ou no NIVA a rosca, tamanho, a ponta interna, etc, é diferente, para variar? :pensativo:
Tem algum nacional ou original para vender que eu possa usar, mestre Flugêncio?

Flugêncio
13/11/2008, 20:04
Pois é, o que é mais um "pum" para quem já está todo borrado? :rolleyes:

Eu cada pinça eu tenho um sangrador quebrado, sendo que restou uma parte dos mesmos dentro da rosca.
Em uma das pinças é o sangrador do circuito principal e na outra é o do circuito auxiliar. :parede:

Esses sangradores são iguais para todos os carros ou no NIVA a rosca, tamanho, a ponta interna, etc, é diferente, para variar? :pensativo:
Tem algum nacional ou original para vender que eu possa usar, mestre Flugêncio?


Existe vários tipos e medidas de sangradores, pegue um bom e leve em uma autopeças que vc encontrará um nacional, isso é moleza.

Savius
13/11/2008, 21:36
Amigo BACALHAU, quando fiz o Bréck aqui do Nivaldo, comprei os reparos das pinças, desmontei o conjunto, mas como o bicho na hora que brecava "Puxava" (leia-se: corria desesperadamente, como se estivese fugindo do capeta) para o lado direito, com as piças na mão, mas fora do disco, pedí para a patroa pisar no freio para ver como estava o negócio.
Pois bem, constatei que somente a pinça do lado direito funcionava e a esquerda estava completamente emperrada, porem na piça que funcionava, pude observar bem que o pistão central é acionado primeiro e depois os laterais.
Agora eu nunca tinha visto esse diagrama, não sei o que pode estar acontecendo.

BACALHAU
13/11/2008, 23:31
Prezado SAVIUS, neste momento também estou com o negócio na mão :shock: (uma das pinças), devidamente desmontada e limpa. Posso constatar o seguinte: a câmara do pistão central é interligada através de um pequeno orifício :shock: com uma das câmaras laterais (do lado oposto onde tem outro pequeno orifício , este do sangrador). A terceira câmara (lateral) é estanque às outras duas, ou seja, só tem um orifício rosqueado:putz:onde é conectado o flexível do circuito primário e o orifício:shock: do sangrador dessa câmara.
Resumindo e acabando com esta frescura de tantos orifícios. Está exatamente igual ao circuito apresentado antes.
Amanhã coloco fotos.

tiaomsiq
21/11/2010, 22:01
Amigo Fábio não consigo ver no link passe no meu email
tiaomsiq@hotmail.com
Grato!

tiaomsiq
21/11/2010, 22:06
Amigo Fábio não consigo ver no link passe no meu email
tiaomsiq@hotmail.com
Grato!

Cirdan
22/11/2010, 17:49
Se usar os discos e Pastilhas do Vectra CD 16V com 5 furos não da?

Usa o conjunto dianteiro dele. Adapta a pinça e os discos/pastilhas. Acredito que funcione.

Abraços

Acacio 4x4
12/12/2010, 18:08
O meu ta com a pinça do templa que é muito mais facil de encontrar em desmanche e barato tb o disco é do niva mesmo o suporte fiz no "facão" o freio de mão ja tava pronto.

Cirdan
13/12/2010, 09:50
Na traseira não é dificil adaptar... o problema é na frente.

Eu queria colocar disco ventilado na frente... colocar pinças maiores. O problema é a furação da roda.

Abraços

Gustavo Niva
13/12/2010, 14:01
Desculpem, não li o tópico todo... mas em www.ladaworld.com tem o kit pra freio a disco traseiro...

[]s

fabriciomoreno
10/03/2015, 09:15
Dilmar, já mudei o conjunto do cilindro mestre e hidrovacuo, uso o do gol, mas mesmo assim gostaria de freios mais eficientes.

Valeu pela dica....Abs, Luiz

Luis

voce ainda tem o NIVA, a solução do freio co hidro do GOL deu certo? como fez com o vácuo? colocou bomba auxiliar de vácuo?

estou com probleminha com meus freios....

nazafks
01/07/2015, 10:32
Bom dia pessoal, comprei as pincas traseiras do Kadett e preciso saber qual disco consigo adaptar na traseira. Ja vi em alguns comentarios que da pra usar o do proprio Niva dianteiro, procede? e algum nacional que tb de pra usar, alguem saberia me dizer?

Grato,
Nazareno

nazafks
01/07/2015, 12:19
Gostaria de saber ainda, se eh possivel instalar o freio a disco na traseira sem a necessidade de sacar as pontas de eixo. Dei mais uma pesquisada agora e vi que ja usaram o disco do fusca e ate do Megane, que quem instalou, disse ser a mesma furacao do Niva...

mattosoft
02/07/2015, 13:08
disco de freio do Jeep CJ da certo na traseira do niva

nazafks
05/07/2015, 21:31
Valeu mattosoft, estive em uma loja olhando o disco do Cj e realmente vai dar. Eu tava com medo de ter que diminuir a ponta de eixo, mas o do Cj tem 18cm de diametro dentro da panela, entao a ponta de eixo entra tranquilo. Como nao quero realmente desmontar as pontas de eixo, to pensando em aproveitar o espelho onde eram fixadas as sapatas para fixar as pincas. Nunca vi ninguem fazer desta forma, mas vou tentar. Depois posto fotos para o pessoal ver.