PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas WEBER 460 e Motor



helio soares
04/10/2007, 22:11
Pessoal, Alguém por gentileza poderia esclarecer-me sobre o uso do carburador weber 460 no motor original do Niva?
Consome mais? Perde potência? O kit reparo é mais caro do q o original? quais as vantagens e desvantagens?

E sobre o motor para Niva, alguém poderia indicar-me algum outro tipo de motor que fique bom no Niva? O caso é o seguinte, pretendo refazer o motor original do meu Niva, não sei ao certo mas acho que irá sair mais caro do que comprar outro motor, sei lá, alguém poderia me dar alguma dica sobre? um bom lugar para se comprar peças, pistão, anéis, bronzinas etc... ou então um motor similar de custo inferior ao reparo do original.

Sugestões bem vindas Obrigado!!

pedrodoniva
04/10/2007, 22:59
Fala Helio!Beleza?!

Olha,eu sou da singela opinião a favor do motor original com weber 460! Primeiro que o motor original é muito bom,não precisa mecher nele.Dura muito, forte,tem um som legal e manutenção fácil fácil. Segundo que o bura original é uma meleca!Tem que por um weber 460 ou um Solex H34. Em ambos o consumo fica muito mais atraente,você ganha uns quilometros a mais,hehehehe.

Mas caso queira mesmo trocar o motor,por que nao um 1.6 diesel da kombi?Economia demais!!!!!
Pode-se também colocar o do Tempra (eu acho).
Ou quem sabe um XUD9 do finado JPX que equipa o uruguaio DIVA?!

VKASP
05/10/2007, 04:50
Pessoal, Alguém por gentileza poderia esclarecer-me sobre o uso do carburador weber 460 no motor original do Niva?(...)
E sobre o motor para Niva, alguém poderia indicar-me algum outro tipo de motor que fique bom no Niva?

Bem, só umas considerações:

difícil separar o que é lenda e o que é realidade em adaptações, quase sempre feitas em condições muito diferentes. Experiência/capacidade do mecânico, estado de conservação do carro e qualidade das peças influenciam muito e variam do mesmo modo.
Se seu carro está bem cuidado, manutenção em dia, a adaptação do carburador vai ajudar na performance e talvez no consumo, dependendo do seu estilo de direção.
Se o motor está mal-cuidado ou muito usado, parte elétrica comprometida, ou mesmo freios pegando, escapamento estrangulado, etc..., acho que o carburador é só parte da solução.
Uma adaptação destas está entre R$750 e R$900 na aerocar em SP. Se você quiser trazer um carburador original russo vai gastar uns R$300, mais mão-de-obra.

O motor do Niva, como disse o colega, é robusto, fácil e barato de se manter. O problema mais sério dele é que é pequeno para o carro.
Outra coisa, pode ser retificado com tranquilidade, e até adaptado no processo (pistões alteradas, taxa de compressão, etc...). Não sai mais caro que a retífica de um AP. Mais: é moleza encontrar um Laika parado por aí para te ceder partes (hummm, acho que ouvi meu carrinho rosnando...).
Uma adaptação, de saída, vai ser bem mais caro. Fora o PPDC (potencial para dor de cabeça). Mas não faltam opções de motores, desde o manjado AP até o da Kia Besta. Se você tem mecânico confiável e $$$ pode ser tranquilo.
Só um comentário sobre o VW 1.6 diesel que o pedrokadaka mencionou: tive opportunidade de andar bastante em um, e é fraco para levar o Niva, mais que o motor original. Na hora que tiver que substituir ou reparar uma bomba ou arranjar, digamos, um cabeçote (não é "só botar um de outro AP") você vai entrar no sétimo círculo do inferno.

Acho que deixei mais dúvida que ajuda, mas....

Otávio Luiz
05/10/2007, 14:09
Hélio, tem muita coisa sobre adaptação de motores no fórum.
Veja aqui alguns exemplos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32154&highlight=motor+para+niva
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19385&highlight=motor+para+niva
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9253&highlight=motor+para+niva
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4653&highlight=motor+para+niva
E tem mais!
Boa leitura...

Jossano
06/10/2007, 01:15
Adorei o "setimo circulo do inferno"

Vamos la amigo

1 - Webber 460-

Vantagem - bura nacional com pecas ate na farmacia, barata manutençao e facil de mexer... econimico ( o meu fazia 9km/l no alcool na estrada).

Desvantagem - dificil achar um inteiro e bem conservado, mesmo os "recondicionado" tem muita gambiarra

2 - bura original

Vantagens - Novo é uma maravilha, excelente e fantastico....

Desvantagem - Os mecanicos IMCOMPETENTES destruiram tudo... nao conheco um bura original usado que preste, por incompetencia de mao de obra

3 - motor original

vantangem- robusto, forte, valente e nao quebra nunca (desde que vc nao seja um animal é claro)

Desvantagem - pesado, e mecanico que é metido a besta fai destrui-lo no primeiro toque, fraco para o Niva, mas ha a opcao de colocar 1.7

OBS - Recomendo retificar o motor oginal para 1.7

4 - adaptacao de motores

vantagens - torque, economia, facilidades , ver o viva a 120 na subida...... etc

desvantagens - preparece para todos os circulos do inferno e o capeta sugando seu bolso... adaptacao é FOD... vira um sumidou de dinheiro.

5 - motor AP diesel 1,6

Vantagens- DUVIDO.... to pagando pra ver (vantagem para o mecanico é claro)
desvantagens- xiiiiiiiiiiiii esse é que nem bombril ... 1001 encrencas

abracos a todos

Jossano

helio soares
07/10/2007, 13:15
Aí rapaziada muito obrigado pelas dicas, Jossano meu motor é original 1.6 gasolina até acho ele forte pra caramba pelo peso da viatura, sei lá, tb nunca dirigi um mais potente. Pediria pra rapaziada do Niva indicar-me site ou contato de lojas de peças para niva, pois meu motor ta quimando um pouco de óleo, e pretendo refazer o motor. T+ Abração a todos

Marcio Rossetto
07/10/2007, 22:07
Amigo, eu vou dar a minha opnião .

Meu Niva esta com o motor ap 2.0 e levei um ano e meio fuçando para acertar a adaptação e esta começando a ficar bom , ou seja, tá aquentando trilha e viagem .

Tudo bem que o kit do Barcelar melhorou muito , o meu é um dos primeiros , mas o fato é que há muitos detalhes numa adaptação para a motorização ficar boa .

Um exemplo : se voce coloca um motor ap 2.0 e não faz um reforço na sustentação do diferencial dianteiro, tá perdido , porque um dia ele vai cair .Aí vou te dizer , não é tão fácil fazer essa sustentação de forma confiável .

Segundo exemplo : as homocinéticas com o motor ap 2.0 trabalham levemente inclinadas e, então , se não estiver 100% , elas vão bater com o tempo .

Terceiro exemplo : Pode acontecer da quarta escapar quando voce adapta um motor 2.0 , isso porque o rolamento do volante entra com folga zero na ponta do eixo piloto e se tiver 0,005 mm de desajuste da flange , ele flamba na hora do aperto e a quarta escapa .

é necessário usinar e tirar 0,05 do diametro da ponta do eixo piloto .
Levei tempo para descobrir isso

Outra coisa, o ap 2.0 não permite cambio meia boca , devido a maior solicitação . O cambio tem que estar bom .

Não existe um manual que ensine tudo isso e a gente descobre na pratica e trocando idéias com o pessoal e, tem que por a mão na massa , se depender de mecanico, ta ferrado.

Digo ap 2.0 , porque outro ap 1.8 , ap 1.6 diesel, não vale a pena , é trocar seis por meia duzia . Adaptação , so vale a pena 1.9 diesel( que é caríssimo e ap 2.0 .

Resumindo, se voce quer um carro que fique pronto rápido e confiável , não faça adaptações , mantenha o motor original .

Agora , um niva com 2.0 é outro papo , pisou andou .

Se quizer se aventurar vai em frente e conte conosco .

Girti
08/10/2007, 13:25
Pessoal, Alguém por gentileza poderia esclarecer-me sobre o uso do carburador weber 460 no motor original do Niva?
Consome mais? Perde potência? O kit reparo é mais caro do q o original? quais as vantagens e desvantagens?

E sobre o motor para Niva, alguém poderia indicar-me algum outro tipo de motor que fique bom no Niva? O caso é o seguinte, pretendo refazer o motor original do meu Niva, não sei ao certo mas acho que irá sair mais caro do que comprar outro motor, sei lá, alguém poderia me dar alguma dica sobre? um bom lugar para se comprar peças, pistão, anéis, bronzinas etc... ou então um motor similar de custo inferior ao reparo do original.

Sugestões bem vindas Obrigado!!


Tenho Niva há 13 anos, estou no quinto, um 95 (já tive 3 90/91 e um 98), e minha recomendação é: mantenha o motor original. Caso ele esteja em bom estado (o que deverá ser o caso, se você fizer a reforma do mesmo, instale o kit de comando de válvulas da Aerocar e importe um carburador russo novo, ao invés de adaptar o Weber 460, que, embora seja um bom carburador, sempre será um carburador usado, ou seja, imprevisível. Você terá uma sensível melhora no desempenho do Niva e poucas surpresas descorrentes de adaptações.

[ ]s

helio soares
08/10/2007, 21:31
Valeu Márcio pelo alerta, Gil Roberto ou Marcio, eu tirei o cânister do meu niva a pouco tempo, devo bloquear as entradas do carburador onde eram conectadas as magueiras do cânister ou devo deixar abertas, e a magueira que vem do tanque de gasolina para o cânister, posso tampá-la também?
Alguem conhece a melhor maneira de inutilizar o cânister???

Soluções bem vindas!!!

Abração e até agora valeu pelas dicas

aguiar-albuquerque@ig.com
07/11/2007, 22:53
Há mais de 15 anso que roda no niva, ja são tres com esse último
92 todo original e só foi meu, aconselho aos niveiros que mantenham
o motor original:rolleyes: , sem modificações e pé na estrada. que com cer
teza chegam ao fim do mundo, sem passa pelo inferno.Lucinao

Rones Jr
08/11/2007, 10:18
Concordo. No meu, tirando o canister que teve q sair por conta da DH (problema unicamente de espaço) o resto ta original. Em termos de motor não tenho problemas. Viajo pra cima e pra baixo e o bixo tá firme. Na última, foram 1600 km´s em 2,5 dias....