Conectar

Ver Versão Completa : Classificados - Sugestoes de Conduta...

Flavio Miranda
04/10/2007, 10:14
All,

Boa parte dos colegas aqui do Forum já anunciaram ou compraram algo dos Classificados.

Em geral, a troca de msgs é proveitosa e, se o produto é bom e está num momento propicio de mercado, vende logo.

Porem, tenho notado uma série de coisas improdutivas e por vezes, irritantes nos topicos de compra e venda.

Assim, gostaria de junto com os demais jipeiros, desenvolver neste topico, uma lista de sugestoes de como tornar um anuncio eficiente para o comprador e o vendedor. Não se trata de um padrao, mas sim de uma lista de coisas que ajudam e outras que atrapalham a venda do produto.

Como exemplos :

Venda
-------
- descrição detalhada do produto:razz:
- fotos:razz:
- breve historico:)
- motivo da venda
- condicoes de pagamento
- frete incluso no valor ou por conta do comprador
- não alterar o produto (tirar radio, PX, pneus, guincho...) após o fechamento do negocio:x
- pensar 2, 3,.... 6 .... 10 .. vezes antes de anunciar para não ficar abrindo e fechando a oferta.;-)
....

Compra
---------
- ler e reler o anuncio do vendedor antes de perguntar:confused:
- perguntar o que é realmente importante e que faltou no anuncio ( " ... esses pneus com 1.000 km rodados foram só no asfalto !!??!" ):rolleyes:
- fazer proposta somente de acordo com a pretensão do vendedor (se não aceita troca, não ofereça maverick, barco, terreno, trailler,...):mad:
- agendar a visita para ver o produto, qdo for o caso;-)
- fazer a proposta de forma clara via MP ou msg se preferir;)
- honrar com a proposta:concordo:
- não desaparecer antes do negocio fechado.:mad:

E claro.... comentários de amigos que conhecem o produto e atestam sua utilidade/bom estado, são muito bem vindos !:palmas:

[ ] s

CJ 60
04/10/2007, 21:58
All,

Compra
---------
- ler e reler o anuncio do vendedor antes de perguntar:confused:
- perguntar o que é realmente importante e que faltou no anuncio ( " ... esses pneus com 1.000 km rodados foram só no asfalto !!??!" ):rolleyes:
- fazer proposta somente de acordo com a pretensão do vendedor (se não aceita troca, não ofereça maverick, barco, terreno, trailler,...):mad:
- agendar a visita para ver o produto, qdo for o caso;-)
- fazer a proposta de forma clara via MP ou msg se preferir;)
- honrar com a proposta:concordo:
- não desaparecer antes do negocio fechado.:mad:

E claro.... comentários de amigos que conhecem o produto e atestam sua utilidade/bom estado, são muito bem vindos !:palmas:

[ ] s

Uma mto interessante, não colocar preço no produto dos outros, cada um vende o que tem pelo que quer, se tiver interessado bons negócios a ambos

abç

Flavio Miranda
05/10/2007, 00:14
Wilson,

Concordo parcialmente contigo...

Se um colega pede muito abaixo ou muito acima da media de mercado, acho até UTIL avisa-lo que está fora de proposito. Se ele insistir... paciencia.

Se quiser colocar exemplo, fique a vontade...

[ ] s

CJ 60
05/10/2007, 00:31
Wilson,

Concordo parcialmente contigo...

Se um colega pede muito abaixo ou muito acima da media de mercado, acho até UTIL avisa-lo que está fora de proposito. Se ele insistir... paciencia.

Se quiser colocar exemplo, fique a vontade...

[ ] s

Tudo bem, mais há de concordar que isso gera desgaste e briga, pois independente do valor do objeto em questão, vc ficaria ofendido, sabendo q pagou 100 e o kra te manda 10 e ainda diz q vc ta louco e furando o zóio (opss) dele, não sei, participo de outros foruns, uns 6 por baixo e antes de adotar essa medida, sempre rolou briga por esse aspecto de por preço no produto dos outros, não sei posso estar errado, e qto ao colega vender mto abaixo do preço é dificil, pois existem "N" sites pra fazer um comparativo e chegar num bom senso, eu mesmo ja vendi coisas q tinha em casa parado sabendo q valia mais, acabei vendendo pra desfazer e desocupar lugar, enfim.. vmo q vmo.. agora uma coisa imprescindível é colocar o preço.. as vezes parece mais q o kra ta afim de saber qto o produto dele desperta interesse do que a propria venda em si ... hahaha

abração !!

obs.. depois com calma vou procurar em outros foruns q participo as coisas q acontecem, as brigas, por causa deste motivo em questão e coloco aki

Flavio Miranda
05/10/2007, 08:36
Wilson,

Agora concordo totalmente contigo.

Cada um pede o preço que quer e o outro paga o que acha que vale. Daí surge o meio termo e a relação de consumo sadia.

Como vc, penso ser necessário o bom senso de ambas as partes.

Tanto o vendedor que pagou 100 e que não vai recuperar o valor total e os acessorios ou melhorias que fez; quanto o comprador que não adianta querer desvalorizar muito, com propostas indecentes.

Abri este tópico, justamente pela falta de seriedade com que tem sido encarados estes anuncios, por ambas as partes. Aí gera estes desgastes que vc citou, ocorrendo em outros foruns.

[ ]´s

Leo - Beethoven
05/10/2007, 09:08
Flávio, muito boa a sua idéia !!!

Sabe uma coisa que noto nos anúncios ? É o mal aproveitamento do título que é a chamada da coisa toda....já vi tópicos lá dizendo apenas "Vendo"...aí é sacanagem pô.....Primeiro, se está vendendo, nem precisaria da palavra vendo.....se é um veículo, o legal seria ter o modelo, ano/modelo e até preço de for o caso....assim só entre que tá afim mesmo e ninguém perde tempo em entrar em um tópico e descobrir que não era aquilo que ele está atrás.
Uma boa chamada torna o tópico atrativo e mais eficiente.

Abs.