Ver Versão Completa : Como transformar minha camper 4x2 em 4x4 ?
Igor Lustosa Goulart
03/10/2007, 19:03
Oi pessoal ! Tenho uma Camper 4x2 93 4.1 gasolina / GNV toda original. È meu carro de família e gostaria de poder vez ou outra acompanhar uns amigos jipeiros em trilhas leves. Onde eu moro raro é quem conhece alguma coisa sobre Camper, isso inclui mecânicos. Por isso estou pedindo ajuda a quem puder e souber, sobre o que preciso para passá-lo p/ 4x4. Sei quem tem eixos dianteiro e traseiro de Rural mas é 5 furos.
Qualquer ajuda é bem vinda. Um abraço a todos.
Igor,
A forma mais fácil de todas seria instalar um eixo dianteiro original da Camper 4x4 e do Engesa, que é um Dana 30.
Com um pouco mais de trabalho, você instala um eixo de Troller 2002 em diante, já de 6 furos, eixo esse muito melhor que o Dana 30 da Camper 4x4, pois é muito melhor vedado contra sujeira e água, é mais robusto, tem freios muitíssimo melhores e tem muito maior variedade de opções de relação de coroa e pinhão (lembre que você terá de usar a mesma relação do seu eixo traseiro).
Só que, ao contrário do eixo Dana 30 original, você terá de confeccionar e adaptar os suportes de molas e etc, ou seja: todos componentes da suspensão. Ou você pode até retirá-los do seu atual eixo e adaptá-los no eixo Troller. Mas tem que ser muito bem feito, corre o risco de estragar o eixo pra sempre.
Depois vem a caixa de transferencia (4x4).
No motor 4.1, o mais indicado seria usar o conjunto completo da Toyota Hilux.
No site www.camper.com.br você encontra a flange para adaptação.
Caro Igor Lustosa Goulart!
Vai de eixo da F75, pois o do Troller, como mencionou o nosso amigo GH, tem a "bola" do diferencial do lado do motorista, sendo que no engesa é do lado do "sapo".
Os cubos do engesa, como os rolamentos de roda são intercambiáveis, retira os da F e coloca os do engesa/Camper.
Vc pode comprar o kit de suportes da cinfel, em Londrina-Pr www.cinfel.com.br ou retirar os de seu eixo e recolocar no D44 da F75.
PAra facilitar sua vida, coloque a t-case (onde engata o 4x4) do Engesa FII que é siliêncioso.
A única coisa que terá que bater cabeça, ou comprar na Rota www.rota4x4.com.br é a travessa que terá que colocar no câmbio.
E por último, confeccionar um cadãm.
Coloca umas fotos do eixo que está em sua camper, talvez possa aproveitar os mesmos cubos, colocando o sistema de freio com pinça dupla que o pessoal vende aqui no fórum, só cuidando dai com o parabrisa:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Uma outra boa opção seria comprar um eixo Dana 30 com a bola do 44 que o Igor da Rota está fazendo...
Uia:shock:, é mesmo!:putz:
Mais não é somente à base de troca?:roll:
Depositando na conta ele dá um jeito...rs
Vê se esse te serve...
Não sei qual é o eixo da C-10...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32584
Abs
Caro Igor Lustosa Goulart!
Vai de eixo da F75, pois o do Troller, como mencionou o nosso amigo GH, tem a "bola" do diferencial do lado do motorista, sendo que no engesa é do lado do "sapo".
Os cubos do engesa, como os rolamentos de roda são intercambiáveis, retira os da F e coloca os do engesa/Camper.
Vc pode comprar o kit de suportes da cinfel, em Londrina-Pr www.cinfel.com.br ou retirar os de seu eixo e recolocar no D44 da F75.
PAra facilitar sua vida, coloque a t-case (onde engata o 4x4) do Engesa FII que é siliêncioso.
A única coisa que terá que bater cabeça, ou comprar na Rota www.rota4x4.com.br é a travessa que terá que colocar no câmbio.
E por último, confeccionar um cadãm.
Coloca umas fotos do eixo que está em sua camper, talvez possa aproveitar os mesmos cubos, colocando o sistema de freio com pinça dupla que o pessoal vende aqui no fórum, só cuidando dai com o parabrisa:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Kim,
Na minha primeira Camper fiz o eixo dianteiro bem como você citou.
E adeus esterço!
O carro precisa de mais uns 2 ou 3 metros que o original para dar meia volta, um saco.
Além disso, eixo de Rural normalmente vem com tudo estragado, freio a tambor, etc.
Coloquei na Camper porque eu já tinha o eixo, todo novo.
Na segunda Camper coloquei o eixo do Troller: maravilha!!
Quanto ao câmbio: na Camper 4.1 93 não dá pra usar a tcase do Engesa Fase II. Ou melhor: em nenhuma Camper 4x2 dá. Porque elas não vinham com o clark 240v como o Engesa (ainda bem); vinham com o 260F 4 marchas nas até 92 e nas 93 em diante vinha o Clark 2205 5 marchas overdrive. Nesse câmbio dá para acoplar uma tcase Willys (heresia) ou uma de Hilux (já vi um assim).
Mas ainda acho mais fácil usar o cambio inteiro da Hilux, com o flange do site das Camper.
Botando lenha na fogueira:
Jaque terá que trocar o câmbio, pense na possibilidade de colocar um câmbio automático (ZF HP 22 - Opala 4 marchas, original da camper auto).
Jaque terá que adaptar uma t-case, pense na Hilux (por engrenagens), com Kit Mkrawler (flange do CA com a T-case).
Jaque precisa de um eixo, pense no eixo do Troller ou no eixo feito pelo Igor da Rota.
Jaque........
Olha aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27150
Igor Lustosa Goulart
07/10/2007, 00:08
Mesmo não sendo a melhor opção, pelo custo benefício, o eixo da F75 é para mim o mais viável. Então seria o canela grossa?
O eixo traseiro também terá que ser trocado? visto que o da Camper, o diferencial é no centro e o cardã ficaria inclinado?
Abs.
O eixo da Rural canela média também pode ser usado sem problemas.
Siga a dica do Kim e coloque os cubos de roda do eixo dianteiro original da Camper no eixo de rural, que servem certinho, assim você mantém os 6 furos.
E retire do seu eixo os apoios de suspensão também, para fixá-los no eixo da Rural.
O eixo traseiro pode ser mantido.
Mesmo que você usa tcase willys, que tem saída do cardan traseiro deslocada para o lado direito (a bola do diferencial traseiro da Camper é central), pois como a Camper é relativamente comprida, as cruzetas conseguem compensar o desvio do cardan traseiro sem problemas.
Mas continuo achando que voce deveria usar um cambio completo de Hilux (e daí o cardan traseiro ficaria reto) ou até acoplar uma tcase de Hilux ao seu cambio atual.
Igor Lustosa Goulart
07/10/2007, 21:28
Ok, GH.
Quanto ao "cambio completo da Hilux" ou só a t-case da Hilux, qualquer ano serve?
Abs.
Caro Igor Lustosa Goulart!
Se for colocar a t-case da hilux, conversa com o pessoal da equipeminas4x4 daqui do fórum, eles tem um bom preço e fazem a adaptação.
Só não compre a que tem funcionamento por corrente (não serve nem para peso de papel). Procure a que tem 7parafusos na trazeira para fechar o mecanismo, a que tem 5 é a de corrente, não aguenta o tranco.
Sobre o eixo trazeiro, não precisa mecher, somente saber que relação tem (coroa/pinhão) para colocar igual na dianteira.
Abraços.
Kim.
ps.: Tá muito barato http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32435 corre senão perde!!!
Igor Lustosa Goulart
08/10/2007, 12:25
Valeu Kim !
Soube de uma completa por aquí. Vou saber do preço hoje.
Obrigado.
Igor
Igor Lustosa Goulart
08/10/2007, 20:06
Pessoal,
Tive uma oferta dos dois eixos completos, com sistema de freios dianteiro e traseiro, mais cardã, mais caixa de marcha e transferência, tudo da Hilux..
Pergunto: Isso tudo eu posso usar na minha Camper?
O motor 3.0 turbo também foi oferecido. Qual o preço que seria interessante, pra mim é claro.:pensativo:
O eixo traseiro da Hilux é flutuante?
Abraços
Igor
Gustavo, tubo bem?
Tenho uma Camper que está com o Dana 30 e com o cambio 240V 4x4 original.
Apareceu a oportunidade de comprar um cambio da Frontier 4x4 (overdrive) que tem a saida do lado oposto do Dana 30. O motor da Camper é o MWM 2.8 e o cambio da Frontier servirá sem muitas complicações.
Como eu estou pesquisando como fazer esta adaptação, penso em adaptar o Dana 44 do Troller, só que eu não tenho muitas informações como eu devo proceder.
Como você já passou por este desafio, você poderia me auxiliar nesta adaptação?
Perguntas:
- O que foi preciso fazer para instalar o eixo do Troller na Camper?
- Você utilizou o sistema de direção do Troller substituindo pelo da Camper?
- A furação da roda do eixo Dana 44 do Troller é igual ao do Dana 46 original das Camper 4x4?
- Você tem fotos da adaptação que você fez? Bem como as dicas?
- Como a sua Camper ficou de dirigibilidade na estrada e em trilhas com o eixo do Troller?
- Você também instalou o eixo do Troller na traseira da Camper?
Grato e qualquer ajuda será muito bem recebida.
Abraço,
Rub
d_a_n_51
04/10/2011, 01:19
Tenho uma duvida, sou leigo no assunto.
Possuo uma Camper 94 4x2 e gostaria de transforma-la para 4x4. O diferencial dianteiro vou por o original das Camper 4x4. Minha duvida é em relação a caixa de transferência, consigo colocar as de Hilux no meu cambio original?
Quando vcs falam cambio/caixa de transferencia da Hilux, seria Hilux antigas ou as novas tb?
Caro d_a_n_51!
Quando for procurar a CT da Hilux, procure a com engrenagem, as com corrente deixam a desejar!
O ideal, na minha opinião, seria um cambio completo de toyota bandeirantes, pois tem a 5a overdrive, que te garante mais autonomia e conforto na estrada, reduzindo também o consumo de combustível.
Pense nessa hipótese!
Abraços.
Kim.
d_a_n_51
07/10/2011, 00:52
Caro d_a_n_51!
Quando for procurar a CT da Hilux, procure a com engrenagem, as com corrente deixam a desejar!
O ideal, na minha opinião, seria um cambio completo de toyota bandeirantes, pois tem a 5a overdrive, que te garante mais autonomia e conforto na estrada, reduzindo também o consumo de combustível.
Pense nessa hipótese!
Abraços.
Kim.
Valeu pela ajuda Kim.
Vou comerçar a procurar esse conjunto.
Obrigado.
veja bem conselho se fosse bom nao se dava vendia sai fora de tudo que voce ouviu
venda a sua e compre uma ja pronta
o barato sai muito muito caro
boa sorte
Walter da Camper
28/11/2011, 23:45
A diferença de preço entre uma Camper com e sem tração gira em torno de 5 mil dinheiros.
O custo para transformar em 4x4 ultrapassa facilmente os 10 mil.
Mas em se tratando de Camper (e jipes em geral) a emoção sempre prevalece sobre a razão.
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