Ver Versão Completa : BIODIESEL é incrivel e você pode fazer!
LUIZ ARTHUR PAIXAO
03/10/2007, 16:45
:-P Gente parece até mentira mas leiam o que escrevi.Estou passando informações exatamente como escutei do pesquisador da EMBRAPA e do Engenheiro responsável pela construção do aparelho:idea:.
Um motor abastecido com BIO100(100% Bio)rodou 1.000.000Km sem retífica.Quando comparado em Km com outro rodando com Diesel comum rodaram ambos 300.000Km e abriram os motores o motor com só diesel tava todo carbonizado e o com Bio100 tava limpo, limpo(o cara tinha as fotos).:dance:
Segundo ele apenas 2% de Bio no Diesel já limpa em torno de 65% o motor o que é fantástico e já esta entre os melhores aditivos.:concordo:
O motor não precisa segundo ele de nenhuma modificação e regulagem(isso eu não entendo nada), mas ele mostrou e dava tels e nomes de varias pessoas que estavam em seu programa de pesquisa(muito voltada ao homem do campo).:stop:
Bem ele tinha uma mini usina beneficiadora feita com balde plástico,conecções,motores elétricos,produtos quimicos e muita técnica.é de cair o queixo...gente eu vi funciona mesmo.Ele produziu o BIO100 com sementes puras e LEIAM SÒ oleo usado de cozinha e funcionou igual ao outro só gastando mais quimica.Olha é viavel $ pode apostar , a perda é de 10% a 13% de cada óleo de cozinha por litro.
Vou pesquisar e montar uma mini usina e digo a vocês como foi OK...Se funcionar nossas bagunças(como dizem as esposas e namoradas) vão dobrar...abraços e deem sua opinião.:palmas:
Dieselboy
03/10/2007, 17:19
Luiz
Particularmente acho que o futuro dos combustíveis deveria trilhar nesse sentido :concordo: me refiro `a AUTO-SUFICIENCIA PESSOAL de cada produtor rural.
Muito ao contrário do que vem TENTANDO fazer o governo atual :parede: que para "NAO LARGAR O OSSO" do monopólio PREFERE sacrificar o consumidor com preços abusivos, sobretudo devido `a ABSURDA incidencia de tributos :mad: que servem unica e simplesmente p/ financiar suas farras politiqueiras!!! :evil:
Seu entusiasmo é contagiante, porém ACHO que vc deveria ser mais cauteloso, pois como é de praxe ao surgimento das novas tecnologias não é incomum que apareçam espertalhões, vigaristas e aproveitadores da boa fé dos mais animados :pensativo:
Em outros tópicos referentes ao mesmo tema discutimos sobre a viabilidade do processo em questão e a conclusão que pelo menos eu cheguei é que para que a produção caseira seja economicamente viável será necessário uma produtividade considerável. Deve-se sobretudo levar em consideração o preço dos reagentes químicos e do maquinário que não deve ser nada barato :putz:
Essa história de Biodiesel ainda vai dar muito "pano p/ manga" :pensativo:
Dieselboy
03/10/2007, 17:31
Quanto ao programa governamental de adição de Biodiesel ao diesel mineral, veja como está a situação a poucos meses do lançamento a nível nacional deste confuso programa :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32527
LUIZ ARTHUR PAIXAO
03/10/2007, 17:48
:roll:Olha é maquinário do pesquisador era muito simples pois era voltado ao produtor rural e tinha o respaldo técnico da EMBRAPA que estava presente.O Kit que ele montou ficava em + ou- R$500,00 e dava conta de 90 litros dia,eu achei fantastico, mas tem que fazer um teste e ver o lado econômico.Vou tentar descobrir e te conto...:stop:
Dieselboy
03/10/2007, 17:54
O Kit que ele montou ficava em + ou- R$500,00 e dava conta de 90 litros dia,eu achei fantastico, mas tem que fazer um teste e ver o lado econômico.Vou tentar descobrir e te conto
Humm :pensativo: o preço do kit está realmente convidativo :pensativo: em outros tópicos chegaram a postar links p/um equipamento que custava em torno de R$ 30.000,00 :shock: esse eu achei SALGADO!!!
Agora se o "prof. Pardal" conseguiu "bolar" algo bem simples, mas que funcione a contento, será SENSACIONAL :dance: até eu tenho interesse.
Só uma dica. Leia muuuito e cuide-se com o Metanol pq queima mesmo! :shock:
Boa sorte :concordo:
[]´s já testando óleo vegetal e biodiesel de óleo de cozinha usado faz teeempo...
Dieselboy
03/10/2007, 18:04
Fugger
Pelo que entendi Vc está brincando de Prof. Pardal já a algum tempo, é isso? :pensativo: o que vc faz com o resíduo (glicerina)?
É, já faz um tempinho...
O destino da glicerina é um problema mesmo... Normalmente eu misturo com serragem, fazendo uma pasta, e uso pra acender a churrasqueira... :concordo:
Mas pelo trabalho que dá, tô achando que o melhor mesmo é usar o óleo vegetal mesmo...
[]´s
Dieselboy
03/10/2007, 18:27
Já pensaste em negociar esta glicerina no mercado farmaceutico (indústria de sabonetes, detergentes, saponáceos, etc) :pensativo:
Fernando da Terra
03/10/2007, 18:48
bom seria saber quanto tempo tem que dispender para fabricar, assim, tipo uns 100 litros do produto..... aí é que daria para ver se é compensador....
Se tem a EMBRAPA por tras do processo, pode acreditar que é bom, e barato. Estes caras não costumam brincar em serviço.
Tudo que vi de desenvolvimento Embrapa, deu certo. É claro que o que não dá certo eles não divulgam.... É mais ou menos como o Sebrae com a pequena empresa... ajuda muito, "quando não atrapalha".
É apenas ter cuidado, e meter as caras.....
Se o processo funcionar mesmo, até eu faço uma usina destas em plena Ipanema - Rio de Janeiro.
Sera uma forma LEGAL de "passar o governo" pra tras.... :) :) :)
Julio Militão
03/10/2007, 22:14
Luiz
Particularmente acho que o futuro dos combustíveis deveria trilhar nesse sentido :concordo: me refiro `a AUTO-SUFICIENCIA PESSOAL de cada produtor rural.
Muito ao contrário do que vem TENTANDO fazer o governo atual :parede: que para "NAO LARGAR O OSSO" do monopólio PREFERE sacrificar o consumidor com preços abusivos, sobretudo devido `a ABSURDA incidencia de tributos :mad: que servem unica e simplesmente p/ financiar suas farras politiqueiras!!! :evil:
Seu entusiasmo é contagiante, porém ACHO que vc deveria ser mais cauteloso, pois como é de praxe ao surgimento das novas tecnologias não é incomum que apareçam espertalhões, vigaristas e aproveitadores da boa fé dos mais animados :pensativo:
Em outros tópicos referentes ao mesmo tema discutimos sobre a viabilidade do processo em questão e a conclusão que pelo menos eu cheguei é que para que a produção caseira seja economicamente viável será necessário uma produtividade considerável. Deve-se sobretudo levar em consideração o preço dos reagentes químicos e do maquinário que não deve ser nada barato :putz:
Caros companheiros,
Concordo com o DieselBoy. O problema está em manter o monopólio estatal na produção de combustíveis. E monopólio estatal não significa, necessariamente, do Povo e sim do governo, que tambem, ao contrário do que se quer demonstrar, não representa, tambem necessariamente, o povo. A Petrobrás centralizou as compras de biodiesel e amarrou o preço lá em cima: nos leilões tem pago valores acima de R$1,70 o litro! Tudo para evitar que os produtores vendam diretamente ao consumidor a um preço inferior ao do diesel. E tem mais, o motor diesel original funcionava com óleos vegetais e as modificações para seu uso direto é simples e os problemas são a viscosidade do óleo que é alta e a combustão incompleta, que pode deixar resíduos, alem da acroleina que pode ser produto da queima incompleta do óleo vegetal. A rigor, os motores a combustão queimam qualquer coisa, até gordura derretita, plástico etc, é só questao de tecnologia para a adaptação. Para que o biodiesel, se sai bem mais barato usar o óleo diretamente? Resposta obvia: manutenção do monopolio da petrobrás, nao se iludam que nao vai baixar o preço dos combustiveis, lembram do alcool? A paridade no consumo é de 0,7 e o preço? Aproximadamente 0,7, em alguns lugares é menor, mas na maioria dos municipios é 0,7!
Eu tenho uma saveiro diesel, e andei com ela com bio-diesel feito em casa, com óleo de fritura e etanol de posto. Experimentei com 10% até 100%.
Só tive dois problemas:
Primeiro, no inverno, com 100% o motor não pegava.
Segundo, por usar óleo de fritura que eu catava nos restaurantes por aqui, não consigo mais comer fora. Não sei como a vigilãncia sanitária pode deixar alguem usar óleo até virar petroleo.
No caso da glicerina, coloca mais soda e você terá um ótimo sabonete/sabão.
Com o bio-diesel o motor roda mais macio, o problema é o cheiro de pastel frito, que resolvi em parte, colocando um pouco de essência. Ficou com cheiro de bolo assado.
Só não estou fazendo mais, por causa da dona patroa que não quer que eu use a cozinha para fazer de laboratório.
agropoks
05/10/2007, 06:56
sem entrar em muitos detalhes do meu C.V., mas vai um pokinho... sou estudante de agronomia e monitor de disciplina mecanização agricola na UEL. tenho estudado bstnt sobre combustiveis alternativos e talz, e filho de agricultor (sojicultor). ah! mais um detalhe: sou trilheiro e fã incondicional de troller e da bandeirante!
gente, o biodiesel eh realmente tudo o que promete sim! mas tem que ser levado a serio... pq no começo teve um monte de gente achando que era so ir na feira, pegar o oleo de fritar pastel, colocar no motor e mandar ver. nao eh bem assim!!! percebi que os amigos jah sabem disso, mas digo isso pra outras pessoas que eventualmente entrem no topico pensando isso.
andei fazendo as contas e cheguei à conclusao que se fizessemos biodiesel em casa a partir da propria soja para suprir as nossas necessidades (2 tratores, 1 F-1000, 1 colhedora terceirizada) contando com aquisiçao de equipamento e reagentes, reduçao do frete para transporte da produçao que em vez de ir pra cooperativa iria pra um armazem na sede da propriedade, tempo e mao de obra minha pra fazer, alem do proprio preço da meteria prima, e mais outras coisinhas, o investimento se pagaria em torno de 3 anos. e depois do investimento se pagar, sairia uns 13 a 15 centavos mais barato cada litro de diesel. contando que gastamos cerca de 2000 litros do diesel por ano, seria uma economia razoavelmente interessante, suficiente equivalente a 2 apllicaçoes de fungicida em cerca de 2,5ha de soja, que garantiria a manutençao da produtividade (o que dah GANHO de produtividade eh adubo! defensivo sah nao deixa PERDER). sem contar que pela menor contaminaçao do combustivel, aumentaria a vida util dos motores e aumentaria o desempenho, refletindo-se isso em ganho de tempo pelo aumento do rendimento do trabalho e reduçao de tempo "fora de serviço" pra fazer manutençao corretiva.
depois de pensar nisso tudo, to quase passando a "maça do amor" (sim, isso eh o fusca da minha assinatura...) pra diesel tambem!:shock:
mas como dito acima, tem que analisar bem os custos, porque se um jipeiro SOZINHO fizer o biodiesel so pro proprio consumo, comprando materia prima de fora, nao acredito que seja um bom negocio. agora, se esse mesmo jipeiro fizer biodiesel numa boa quantidade pra revender pros companheiros de trilha, acredito que pode oferecer um produto de qualidade muito superior por um POUCO menos que o preço praticado pelas grandes distribuidoras, e ai depende do marketing que cada um fizer. outra coisa que acredito ser interessante seria um sistema "cooperativista" entre varios trilheiros que utilizem diesel.
isso tudo eh opiniao pessoal, e contas feitas com base na minha regiao... agora espero que cada um faça as suas contas, levando em consideraçao os custos na sua regiao. mas uma coisa nao tem o que discutir: nem que o custo por litro do biodiesel seja maior, soh pelo ganho de vida util, jah vale a pena! ou tem alguem retificando motor de graça por ai???
agropoks
05/10/2007, 07:32
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32527
discussao menos tecnica e mais politica e economica do assunto. ainda que sobre o mesmo tema, sao discussoes diferentes...
LUIZ ARTHUR PAIXAO
05/10/2007, 08:52
Galera fui eu que levantou o tema e digo´só o seguinte.:mrgreen:
Tem o respaldo da EMBRAPA e da EMATER tambem(havia me esquecido).
Comprando o oleo de fritura a R$0,30 o litro, ele sai a R$1,60(dados dos pesquizadores).
É proibido VENDER mas se você quizer tem duas opções::discordo:
1)Vender escondido(pra galera intima).:lol:
2)Vender com nota e tudo como um beneficiamento de óleo-isso pode(dica do pesquisador).:-P
Outro tópico levantado é o custo do Kit.O caseiro é barato e viavel, sai por R$500,00 ou menos pois o caro são os motorzinhos(bombas) elétricos.Quanto a glicerina, etanol e o que tiver sai tudo e fica só BIO100(óleo puro).Com R$30.000,00 você monta uma mini usina capas de beneficiar cerca de 1.500l/dia o problema é a matéria prima que nesse caso entra a agricultura e negociar plantios com o auxilio da EMBRAPA e EMATER eles resam para alguem começar.:palmas:
Outra informação passada lá foi um empresário(a dois anos atras no inicio do projeto) que começou com um teste e hoje abastece toda sua frota de Ônibus e Agricola e ainda vai vender para o governo pois já produz 1milhao de litros dia(tinha bala na agulha e voou).:dance:
marcosmoscz
05/10/2007, 09:30
Você sabe qual são os equipamentos usados na produção?
Abraços
Marcos
LUIZ ARTHUR PAIXAO
05/10/2007, 09:48
Estou sem a lista aqui mas vou olhar e passo delpois.
Me lembro de Baldes(reservatório), Aquecedores, Motores(bombas),tubos e conecções, mangueiras, e químicos(esses é que vou olhar).Os quimicos é que vão tirar a glicerina, etanol e outra coisa...:?:
marcosmoscz
05/10/2007, 10:03
A outra coisa é a soda cáustica, se não me engano!!
Fernando da Terra
05/10/2007, 11:10
Um ingrediente que ninguém falou que vai nesse processo de fabricação, e é essencial, é o lúpulo.....podem acreditar.
Em que etapa ele entra?? ´É no final, quando você estiver feliz da vida com os galões de biodiesel prontos e baratinhos pra encher o tanque do jeep e sai soltando poeira e jogando lama para todo lado....
E onde está o lúpulo no processo??
Dentro das latinhas que você vai abrir e mandar goela abaixo.....
agropoks
05/10/2007, 15:18
o "quimico" eh chamado de "catalisador", que na verdade pode tanto ser uma base forte (por exemplo soda caustica) quanto um acido forte (por exemplo acido cloridrico).
na pratica, costuma_se utilisar soda caustica devido a maior facilidade de encontrar e ao seu preço comercial.
se quiserem posso procurar a proporçao, pq agora fugiu da cabeça
au revoir!
Carlão Rover
05/10/2007, 16:19
Tem um engenheiro em Blumenau que já usa óleo vegetal puro, por processo de decantação dos sedimentos do óleo frito, que já rodou mais de 200 mil km com uma defender 110 HCPU e só teve alegrias...na alemanha eles já vendem até um kit para defender para o pré-aquecimento do óleo vegetal para melhorar o rendimento...
Fotos do KIT...
Obs: na alemanha da segunda guerra os tanques nazistas e demais veículos diesel, só utilizavam óleo vegetal puro!!!!oriundo da "raps" ou a nossa canola....
Leo - Beethoven
05/10/2007, 19:53
Eita..que coisa só isso aqui...deixa eu conta uma história procêis que já contei aqui no fórum antes.
Quando era garoto um Japa dono de uma barraca de pastel, usava óleo velho de pastel (filtrado com pano) diluído em álcool na sua velha pick-up D10.....Cresci, o japa sumiu (deve ter morrido, pois já era idoso), mas o vi por muitos anos sempre no mesmo lugar, a D10 cada vez mais podre (se é que era possível), e como eu era freguês assíduo sempre perguntava pra ele do motor rodendo com essa kizumba toda....ele dizia: "Motor perfeito, funciona bem, numca dá probrema, né"......e o pior é que quando saia de manhã pra aula ele chegava no ponto e sempre que o via roando com a pick-up, não saia uma fumaça sequer......Vcs acham que quem inventou essa "técnica" foi esse japa a mais de 20 anos atrás ?? Lembro que no interior de SP tinha um trator russo ou tcheco, sei lá, de um cilindro só...cabeça quente...e qualquer porcaria que puzesse no bicho ele queimava bem....esse brinquedo devia ter mais de 50 anos....
Mas não quero estragar a brincadeira de vcs...mas não é tão simples fazer diesel em casa...Diesel propriamente dito não é obtido pela simples fórmula do japa...mas é uma reação química complexa. Diesel é obtido de duas formas: Por craqueamente ou esterificação. No Craqueamento (de craking) as moléculas são quebradas a partir do aquecimento em adição de um catalizador....Já na esterificação, processo mais comum, o óleo animal ou vegetal é misturado a um alcóol (normalmente metanol que é mais eficiente) e catalizada com ácido. O resultado é o chamado éster metílico (que é o Diesel propriamente dito) e glicerol (dejeto).
Parace complicado ?? E é mesmo, pra fazer 100 litros disso, não é tão fácil assim e teria um bocado de deseto que não pode ser jogado em qualquer canto....
No caso do diesel que conhecemos o processo é bem parecido, mas a materia prima é o petróleo.
Então não dá pra chamar tudo que se vê por aí de Biodiesel....ou chamem de combustível do japa...
Abs.
Leo - Beethoven
05/10/2007, 19:57
Ia escrever no outro post, mas achei melhor abri até outro....
Querem falar em rendimento de motores Diesel ? Economia ? Despoluição ?
Já existem motores Diesel de auto rendimento no EUA rodando com gás propano, isso mesmo gás. Isso sim é que é o chamado estado-da-arte (sic. Sukys).
Pesquisem na net mais detalhes sobre esses brinquedos e vão ver do que estou falando....
Por falar no Sukys, cadê ele por aqui que não apareceu ?
Abs
Dieselboy
05/10/2007, 21:48
Já existem motores Diesel de auto rendimento no EUA rodando com gás propano, isso mesmo gás. Isso sim é que é o chamado estado-da-arte (sic. Sukys)
Leo
Não precisa ir tão longe, aqui nos países vizinhos não foram poucas as Hilux e Mazdas, ambas a diesel, que vi rodando com um cilindro na caçamba :shock:
Na Bolívia ví inclusive uma Land Cruiser Prado (diesel) abastecendo num posto de GNV :shock: infelizmente não consegui falar com o dono desse carro, mas um dos outros que tinha uma Hilux das antigas me disseram que era uma prática comum e muito difundida não somente ali como também na Argentina. Esse cara me disse que o custo para que rodasse 100 km sairia em torno de U$$ 2,00 :shock:
Dieselboy
05/10/2007, 21:59
na Alemanha eles já vendem até um kit para defender para o pré-aquecimento do óleo vegetal para melhorar o rendimento
Aqui no Brasil tem um grupo remanescente do projeto Elko que DIZ COMERCIALIZAR kits de conversão para funcionamento com 100% óleo vegetal.
O problema é que por 3 VEZES TENTEI entrar em contato via e-mail com estes "trastes" e a resposta que obtive foi NENHUMA :parede: :evil:
Ou eles estão demasiadamente ocupados atendendo aos MILHARES de pedidos a ponto de recusar novas encomendas :parede: ou a empresa em questão é FANTASMA :pensativo:
Link p/ a empresa :arrow: http://www.elsbett.com.br/us/elsbett-conversion-technology/cars-and-vans.html
Carlão Rover
05/10/2007, 22:42
Sem querer estragar a sua posição que é bem válida Leo, Biodiesel não tem nada a ver com utilizar óleo vegetal puro.Não tem nada de diesel.O Bio do Biodiesel é a parte do óleo vegetal, que neste caso é usado sem adição nenhuma de diesel...
óleo de soja, canola, girassol, mamona...certo?
Abraços
Por falar no Sukys, cadê ele por aqui que não apareceu ?
Apareci sim, mas estava ocupado chupando laranja... e de lambuja aproveitar o D-limoneno da casca, que é um ótimo combustível pra motor. :-)
Sds,
Sukys
LeoNão precisa ir tão longe, aqui nos países vizinhos não foram poucas as Hilux e Mazdas, ambas a diesel, que vi rodando com um cilindro na caçamba
Nem precisa ir pra fora do Brasil, aqui em Sampa mesmo já teve ônibus movido à gás, e se não estou enganado, era um convênio da prefeitura com a Mercedes, e só pra variar deu em nada.
Aqui no Brasil tem um grupo remanescente do projeto Elko que DIZ COMERCIALIZAR kits de conversão para funcionamento com 100% óleo vegetal.
Ixe... motor Elko, vaca mecânica, Grupo Garavello, anos oitenta. Já vi este filme, com começo, meio e sem fim.
Sds,
Sukys
...isso sim é que é o chamado estado-da-arte (sic. Sukys).
Sei o que é sic, não entendi o porque do sic, mas falando em S.I.C. (Sistema Inédito de Combustivel :-) que de inédito não tem nada) que tal juntar latinhas de alumínio pra gerar hidrogênio por redução via eletrólise?
Tem um maluco por aí que diz rodar 400 km com 1k de alumínio. Se vero, é coisa pra conferir, mas enquanto isso volto pras laranjas. :-)
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
06/10/2007, 01:08
Leo
Não precisa ir tão longe, aqui nos países vizinhos não foram poucas as Hilux e Mazdas, ambas a diesel, que vi rodando com um cilindro na caçamba :shock:
Na Bolívia ví inclusive uma Land Cruiser Prado (diesel) abastecendo num posto de GNV :shock: infelizmente não consegui falar com o dono desse carro, mas um dos outros que tinha uma Hilux das antigas me disseram que era uma prática comum e muito difundida não somente ali como também na Argentina. Esse cara me disse que o custo para que rodasse 100 km sairia em torno de U$$ 2,00 :shock:
Eu já vi no Paraguai...rodam muito com propano por lá, cilindros vermelhos....É isso mesmo....mas pq será que aqui no Brasil ninguém fala em rodar com gás nos motores a Diesel, já refletiu sobre isso ?
O Sukys lembrou bem, tinha uns ônibus a uns 5-6 anos atrás rodando em SP assim....do dia pra noite desintegraram....eram ônibus artigulados de grande capacidade, câmbio automático, ar condicionado, uma beleza....sumiram...
Tem um maluco por aí que diz rodar 400 km com 1k de alumínio. Se vero, é coisa pra conferir, mas enquanto isso volto pras laranjas. :-)
Se fosse assim o que Antônio Ermírio estaria perdendo tempo ?? Bobinho ele né....
Eu fazia "bombas" incendiárias quando moleque a base de pano e do suco que saia da casca de laranja e limão....como pegava fogo aquilo....o duro era dar conta de tanta laranja que saia do pé da casa do vô pra fazer isso...mas que era divertido, isso era....uma pena não explorarem mesmo o potencial de coisas assim.....
Melhor que esses produtos por aí...
Abs
...uma pena não explorarem mesmo o potencial de coisas assim.....
Lêdo engano, Leo, quando o assunto é bio-energia o que não falta ao Brasil é gente competente, centros de excelência e muita pesquisa em andamento, e o que me deixa puto é o pouco espaço reservado pela mídia pra mostrar o Brasil que dá certo. Mostrem as mazelas, mas que façam o mesmo com a outra face da moeda.
Vendo a coisa pela média, o brasileiro entrou na conversa de político inhenho, que adora martelar pro povo sua condição de coitado num país de miseráveis, e o povo, por sua vez, fica na confortável situação de pedinte, e isso independentemente da classe social, onde a diferença fica por conta do tamanho da esmola.
Provavelmente você não se lembre, mas no tempo da ditadura existia o lema "Brasil, ame-o ou deixe-o". Tudo bem, retórica de uma época conturbada, mas é justamente esta frase que está faltando agora, porque enquanto alguns se preocupam com desenvolvimento a maioria só sabe meter o pau naquilo que é nosso, e se cada um pelo menos cuidar do próprio galinheiro esse trem anda. (veja bem que não estou falando pra você e sim com você)
Onde é que estou mesmo? Então... :-) o problema é que da lavoura ao posto o caminho é muito longo, e existe a necessidade de muita pesquisa pra tornar viável aquilo que não é novidade em termos de função.
Álcool, por exemplo, já é conhecido desde o final da renascença, por aqui já está com seus trinta anos de uso em larga escala e só agora é que pode ser considerado como "combustível amadurecido", e mesmo assim sobram pendengas, como é o caso do impacto ambiental. Menor que no caso dos combustíveis fósseis, evidente, mas sua queima em motores também gera subprodutos cujos efeitos ainda não foram devidamente esmiuçados, como é o caso dos aldeídos. Um único carro movido à cana no meio do mato é uma coisa, mas alguns milhões em pouco espaço, com é o caso de Sampa, é coisa pra ficar de orelha em pé.
Ruim com ele, pior sem ele, e enquanto o hidrogênio não entra na parada, mesmo que de forma disfarçada (google, palavra chave "plasmatron") o caminho é continuar nas pesquisas sobre combustíveis renováveis.
Quando o assunto é "combustível verde", uma das coisas mais ridículas que existe é essa moda de converter motor pra álcool, nas coxas, e achar que está no lucro. Por economia besta o caboclo consome mais álcool que o Cana Brava, manda o motor pro saco em pouco tempo, e ainda rivaliza com a poluição de motor à gasolina, porque álcool mal queimado é craqueado e se transforma em hidrocarbonetos.
Isso me faz lembrar do tópico sobre Cherokee X GNV, onde vocês puseram a cachola pra funcionar e já estão obtendo resultados. Uso racional é isso, onde os ganhos, mesmo que pequenos, são importantes, e nada melhor quando junto a isto também entra a satisfação do "feito na própria garagem".
Sobre o lance do alumínio, não é piada não. Se procurar pela web encontrará até os planos de montagem, com foto da instalação no carro e tudo o mais.
Só que coisa do tipo pode ser viável pra um ou pra outro, jamais terá larga escala de utilização por uma questão muito simples: débito global de energia.
A energia necessária pra gerar 1 quilo de alumínio é absurdamente maior que a energia gerada pelo hidrogênio resultante do processo de oxidação. É o mesmo problema que existe na obtenção do hidrogênio por eletrólise, reforma de vapor, decomposição química, etc.
Ah... a história das latinhas de alumínio foi apenas brincadeira. Tão logo exista oxidação da superfície do alumínio o processo de geração de hidrogênio se interrompe. Pra funcionar direito, o alumínio utilizado tem que ter o formato cilíndrico, com raspador apropriado para retirar a camada de óxido. Mas que funciona, funciona! :-)
Sds,
Sukys
Alguém, não recordo mais, começou a fazer biodiesel de andiroba para abastecer os geradores dos povoados da amazônia. Mas como os ribeirinhos descobriram, um litro de óleo de andiroba poderia ser vendido mais ou menos por R$ 20, com 1 lt dá para comprar 10 lt de diesel. Entre o bolso e a ecologia ...Dane-se o jacaré.
Na questão do alumínio, os exploradores de cavernas usam o pó (serragem) para produção de hidrogênio para encher os balões para medir a altura das cavernas.
Gás metano dá para ser feito em casa, o problema é comprimir e armazenar.
Eletricidade dá para ser feita em casa, o problema também é a armazenagem.
Numa emergência, motor diesel, pode funcionar com oleo de soja. Conheço gente no interior do estado que está usando até 30% de oleo de soja (puro) junto com o diesel.
Hoje, combustível alternativo funciona se você andar no máximo 100 km de sua casa, mas temos de lembrar que o problema com os hidrocarbonetos hoje, é o preço dos impostos, os "PTrocinios" da PTrobrás...tem até uma tal de CID, que era para as estradas, deve ser para "melhorar" as estradas para nós, os jipeiros.
Eu acho que devemos pedir uma CPI para as borracharias, guinchos e oficinas mecânicas, ai tem.
Acabei de lembrar das estradas do Sarney e o selo pedágio. O Sarney é conselheiro do presidente ausente. O Sarney faz parte deste fórum?
Joao Baeta
07/10/2007, 02:02
Eu tenho uma saveiro diesel, e andei com ela com bio-diesel feito em casa, com óleo de fritura e etanol de posto. Experimentei com 10% até 100%.
Só tive dois problemas:
Segundo, por usar óleo de fritura que eu catava nos restaurantes por aqui, não consigo mais comer fora. Não sei como a vigilãncia sanitária pode deixar alguem usar óleo até virar petroleo.
Com o bio-diesel o motor roda mais macio, o problema é o cheiro de pastel frito, que resolvi em parte, colocando um pouco de essência. Ficou com cheiro de bolo assado.
Só não estou fazendo mais, por causa da dona patroa que não quer que eu use a cozinha para fazer de laboratório.
:arrow:Diesel com o álcool do posto?! :shock:
Nem faz sentido!
Essa Saveiro é 1.9 SD? Comprou em Argentina e trouxe a Fpolis?
Vc mexeu nela para receber o "diesel caseiro"?:pensativo:
João, é uma saveiro 1986, com motor WV 1.5 com turbo e intercooler, legalizada, faz até 23 km/l, no limite 110 km/h, faz 18 km/l.
Para fazer o diesel de oleo vegetal ou animal, é nescessário extrair a glicerina, e isso se consegue com metanol ou etanol. Como o etanol de posto é mais barato, mais seguro e mais fácil de conseguir, eu usei etanol de posto mesmo. E usei de tudo, banha de porco, gordura de galinha, gordura de peixe, o resultado final é o mesmo, biodiesel doméstico.
Leo - Beethoven
07/10/2007, 13:46
Lêdo engano, Leo, quando o assunto é bio-energia o que não falta ao Brasil é gente competente, centros de excelência e muita pesquisa em andamento, e o que me deixa puto é o pouco espaço reservado pela mídia pra mostrar o Brasil que dá certo.
Vc está absolutamente certo. O pessoal da Emprapa tem coisas "escondidas" e ninguém dá valor....enquanto se falavam no clone da ovelha Dolie, a Emprapa já estava com o clone de uma Vaca "pronto"....E isso é vi lá no DF antes dessa coisa de clone virar notícia....
O problema é que se o assunto não der mídia, não vende-se a idéia...ou pior, falta muita vontade política por aqui...e isso é o pior de tudo.
Sem contar que se não render $$ para alguns barões, como verba de campanha, e outras verbas, não vai acontecer nunca...
Provavelmente você não se lembre, mas no tempo da ditadura existia o lema "Brasil, ame-o ou deixe-o". Tudo bem, retórica de uma época conturbada, mas é justamente esta frase que está faltando agora, porque enquanto alguns se preocupam com desenvolvimento a maioria só sabe meter o pau naquilo que é nosso, e se cada um pelo menos cuidar do próprio galinheiro esse trem anda. (veja bem que não estou falando pra você e sim com você)
Tranquilo, eu saquei a idéia.....Temo realmente muita gente competente por aqui...mas que são sucumbidas pelas razões que citei acima....uma pena, pq o Brasil era pra ser referência em uma série de coisas.
Sobre o lance do alumínio, não é piada não. Se procurar pela web encontrará até os planos de montagem, com foto da instalação no carro e tudo o mais.
Só que coisa do tipo pode ser viável pra um ou pra outro, jamais terá larga escala de utilização por uma questão muito simples: débito global de energia.
A energia necessária pra gerar 1 quilo de alumínio é absurdamente maior que a energia gerada pelo hidrogênio resultante do processo de oxidação. É o mesmo problema que existe na obtenção do hidrogênio por eletrólise, reforma de vapor, decomposição química, etc.
Ah... a história das latinhas de alumínio foi apenas brincadeira. Tão logo exista oxidação da superfície do alumínio o processo de geração de hidrogênio se interrompe. Pra funcionar direito, o alumínio utilizado tem que ter o formato cilíndrico, com raspador apropriado para retirar a camada de óxido. Mas que funciona, funciona! :-)
Claro que a possibilidade é possível, afina Einstein disse E=MC², logo de tudo se pode extrair energia, o meis complicado é descobrir como aplicar essa fórmula.
Fico p dá vida, não com a idéia, mas com a banalização da mesma. Tipo os caras vendendo isso como se fosse um dispositivo simples....aí é o problema, "espertos" vendendo uma frase, entendeu ?
Para fazer o diesel de oleo vegetal ou animal, é nescessário extrair a glicerina, e isso se consegue com metanol ou etanol. Como o etanol de posto é mais barato, mais seguro e mais fácil de conseguir, eu usei etanol de posto mesmo. E usei de tudo, banha de porco, gordura de galinha, gordura de peixe, o resultado final é o mesmo, biodiesel doméstico.
Através da Esterisação, se pode mesmo extrair Diesel, de qualquer óleo, carnaúba, dende, mamona, amendoim, banana, açaí, etc...até de banha de porco ou ainda de banha vinda de lipoaspiração...hehehe...
O processo não é tão simples, tem que se encotrar o álcool (etanol, metanol, isopropanol, etc) que permite o melhor rendimento e também o melhor catalalizador. Mas que é possível é....
Como disse, falta voltade política, pq tem muita coisa que jogamos fora que poderia ser usada como energia.
Abs.
Joao Baeta
07/10/2007, 14:15
João, é uma saveiro 1986, com motor WV 1.5 com turbo e intercooler, legalizada, faz até 23 km/l, no limite 110 km/h, faz 18 km/l.
:arrow:P/ mexer no diesel caseiro deve ser complicado...!
O carro recebeu alguma coisa p/ ter oleo caseiro? :pensativo:
Claro que a possibilidade é possível, afina Einstein disse E=MC², logo de tudo se pode extrair energia, o meis complicado é descobrir como aplicar essa fórmula.
Opa, uma coisa é transformar massa em energia e outra é extrair energia da massa, que entrou lá de alguma forma e está acumulada, à espera de nova transformação, e nada de fissão ou fusão, apenas química e mais algumas requenguelas, acessíveis à maioria dos mortais.
Através da Esterisação, se pode mesmo extrair Diesel, de qualquer óleo, carnaúba, dende, mamona, amendoim, banana, açaí, etc...até de banha de porco ou ainda de banha vinda de lipoaspiração...hehehe...
Já tem algum tempo que entrei na filosofia da minimização, no esquema do "se dá pra fazer mais simples, pra que complicar?", e quando o assunto é energia auto-sustentável já existem zilhões de formas pra resolver, ou pelo menos atenuar, a dependência energética. Pode não valer pra grande consumo e muito menos pra quem mora em grandes centros, mas pro pessoal do campo e em muitas situações é só uma questão de empenho.
Sds,
Sukys
Na teoria é fácil, para cada quilo de óleo, mistura-se de 3 a 8 g de soda caustica diluida em 250 g de alcool.
Mas, é preciso acertar o PH da mistura, por isso de 3 a 8 g de soda, no uso do alcool hidratado, a um residuo de agua que tem de ser retirado. As vezes tem que ferver o biodiesel. Nem sempre decanta, pois é complicado acertar o PH. Tem o problema da viscosidade tambem, com 100% tive problemas com o frio.
Não é preciso nenhuma adaptação no motor.
Eu só fiz pela farra. Pode ser viável fazer em escala maior para quem tem um bom consumo de diesel, no caso de fazendas, já que pode haver uma redução de custos, mas para fazer em casa não é lá muito viavel pelo tempo que se gasta.
Em termos de motor, não houve problemas, eu usei a saveiro, pois eu precisava trocar o cabeçote do motor, e usei por uns 3 ou 4 meses, e quando abri o motor, ele estava limpo, sem problemas.
Mas a questão do combustível alternativo é econômica. Dá para fazer alcool em casa? Dá, mas não é melhor vender como cachaça? A gasolina surgiu como um sub-produto do querosene, que era o que se queria na época que começaram a destilar protróleo. O alcool de hoje, é um sub-produto do açucar. Hoje o bio-diesel esta se tornando um pouco mais atraente, devido ao aumento da produção de soja, e o preço do petróleo.
Leo - Beethoven
08/10/2007, 09:47
Já tem algum tempo que entrei na filosofia da minimização, no esquema do "se dá pra fazer mais simples, pra que complicar?", e quando o assunto é energia auto-sustentável já existem zilhões de formas pra resolver, ou pelo menos atenuar, a dependência energética. Pode não valer pra grande consumo e muito menos pra quem mora em grandes centros, mas pro pessoal do campo e em muitas situações é só uma questão de empenho.
Com certeza !! :concordo:....o pessoal que está no campo, tem área, recursos e necessidade, justamente para eles essas idéias seriam as mais viáveis.
Na teoria é fácil, para cada quilo de óleo, mistura-se de 3 a 8 g de soda caustica diluida em 250 g de alcool.
Mas, é preciso acertar o PH da mistura, por isso de 3 a 8 g de soda, no uso do alcool hidratado, a um residuo de agua que tem de ser retirado. As vezes tem que ferver o biodiesel. Nem sempre decanta, pois é complicado acertar o PH. Tem o problema da viscosidade tambem, com 100% tive problemas com o frio.
Pois é, não é algo tão simples assim....sem contar que para produzir 100 litros de Biodiesel, vai ter em mâos um bocado de glicerina pra se desfazer....aí vai ter que montar uma fabriqueta de sabonete artesanal tbém. Pode parece piada, mas não vai poder jogar isso fora na natureza, certo ?
Abs.
Me desculpem a intromissão. Pouco percebo de biodiesel mas acho que o futuro passa por aí.
Actualmente, em Portugal, quase 60% dos carros são a diesel. Com o aumento do litro do gasoleo existe muito cara a usar oleo vegetal misturado com o gasoleo em proporções de 30% a 70% consoante o tipo de motor, maior percentual se for de injecção indirecta e menos se for de injecção directa ( nestes é necessario a colocação de um Kit ). Trabalha na perfeição, gasta menos, polui menos, tem cheiro de batata frita, e torna os motores mais suaves. Acho que esta solução poderá ser uma solução intermedia enquanto não se definem regras em relação ao biodiesel.
No Brasil, praticamente todos os motores diesel são passiveis de utilizar 20 a 30 % de oleo vegetal sem qualquer modificação. Pode ser utilizado oleo vegetal usado mas tem de ser tratado de modo a retirar os detritos, agua, sais minerais, etc. O modo mais facil é mesmo comprar oleo vegetal no supermercado que com certeza é mais barato que o litro do gasoleo.
[]'s
Paulo
AUTOCARIOCA
18/11/2007, 22:07
Quanto ao programa governamental de adição de Biodiesel ao diesel mineral, veja como está a situação a poucos meses do lançamento a nível nacional deste confuso programa :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32527
fora Jeeps 4x4 e antigos HOt o que tenho como HObby me dedico profissionalmente a pesquisa na area de Relações Internacionais
e surpresa a minha no ultimo evento na CNC (Confederação Nacional do Comercio- FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR), quando o "ILUSTRE " representante da petrobras ao mostrar para um grupo de empresarios a projeção da Petrobras para os proximos 5 anos e acredite BIODIESEL será somente 2 % de todo o destinado a investimento ou seja
-Se levarmos em consideração que uma empresa gasta de 4 a 8 % em MIDIA o que ela esta fazendo na verdade é puro Marketing pra fomentar vendas de papeis e porque o assunto esta " NA MODA" enfim
era isto
boa semana a todos
Rui
Edintruder
18/11/2007, 23:01
Pelo que eu vi até hoje por esse fórum, basta juntar álcool etílico (20l) com soda cáustica (0,5kg), e depois de reagirem misturar ao óleo oriundo da fritura (80l). Drenar a glicerina (se misturar com ácido nítrico teremos Nitroglicerina), misturar com água, ferver o combustível e abastecer a viatura. A própria glicerina com serragem pode ser usada como combustível para ferver o combustível até evaporar toda a água.
Para isso bastariam duas panelas grandes com flanges e tubulação para drenar a glicerina e colocar água, bem como fazer um sistema de abastecimento por filtro. Isso parece bem simples e ser feito. Como estou fazendo umas obrinhas em casa (MO própria, é claro), dá para deixar um "armário" para a minha usina...
Alguém tem fotos de um sitema já funcional e simplificado?
A forma de bater a mistura com água pode ser feito com um motor preso à tampa, quando colocar o álcool e soda já misturados através de tubulação evitando assim inalação de vapores e riscos de queimaduras na pele, é só colocar a tampa e ligar o motor por uma hora e depois deixar descansando.
Após a glicerina ficar no fundo, seria só abrir o dreno para remover essa glicerina, colocar água e mexer novamente. Deixar descansar.
Drenar o excesso de água do fundo e ferver tudo. Deixar esfriar e está pronto para o uso.
Seria isso?
AUTOCARIOCA
21/11/2007, 08:39
quem se interessar
este portal traz bastante informação do Setor
http://www.biodieselbr.com/noticias/index.htm
sds
Otima semana a todos
RM
Só vou comentar o que já testei na prática..
Pelo que eu vi até hoje por esse fórum, basta juntar álcool etílico (20l) com soda cáustica (0,5kg), e depois de reagirem misturar ao óleo oriundo da fritura (80l). Drenar a glicerina (se misturar com ácido nítrico teremos Nitroglicerina), misturar com água, ferver o combustível e abastecer a viatura.
Na verdade é Metanol e não o etanol que funcionaria nessa fórmula básica. Para o etanol funcionar bem tem que aquecer muuito a mistura além de retirar a água antes...
Além disso, essa fórmula básica não funciona com óleo oriundo de fritura (Usado), por que este precisa de bem mais soda cáustica que isso, e aí é um processo bem complicado de identificação de PH, cálculo de quantidade de soda, etc...
Agora se vc quiser usar esta fórmula com Metanol e com óleo NOVO, funciona sem problemas...
A própria glicerina com serragem pode ser usada como combustível para ferver o combustível até evaporar toda a água.
Procede... E serve também pra dar um aquecimento prévio na churrasqueira também :mrgreen:
Para isso bastariam duas panelas grandes com flanges e tubulação para drenar a glicerina e colocar água, bem como fazer um sistema de abastecimento por filtro. Isso parece bem simples e ser feito. Como estou fazendo umas obrinhas em casa (MO própria, é claro), dá para deixar um "armário" para a minha usina...
Alguém tem fotos de um sitema já funcional e simplificado?
A forma de bater a mistura com água pode ser feito com um motor preso à tampa, quando colocar o álcool e soda já misturados através de tubulação evitando assim inalação de vapores e riscos de queimaduras na pele, é só colocar a tampa e ligar o motor por uma hora e depois deixar descansando.
Após a glicerina ficar no fundo, seria só abrir o dreno para remover essa glicerina, colocar água e mexer novamente. Deixar descansar.
Drenar o excesso de água do fundo e ferver tudo. Deixar esfriar e está pronto para o uso.
Seria isso?
É mais ou menos isso... E esse ultimo processo com água, chama-se Lavagem do Biodiesel e tem por finalidade tirar sais e outras partículas que por ventura ainda existiriam na mistura...
Mas sugiro que vc faça alguns testes experimentais de 1 ou 2 litros antes de desenvolver equipamento próprio para a "fabricação de biodiesel" e use EPI por que o uso de soda cáustica + metanol + calor é muito perigoso.
Este é um site bem interessante pra começar a entender o assunto...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=101
[]´s usando óleo vegetal puro
apesar de não possuir veículo movido a diesel, achei muito interessante este tópico
vi recentemente este artigo em http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=4044 e dá pra ter uma idéia de como a coisa é feita
Como fazer biodiesel?
Ingredientes:
Óleo vegetal
Soda caustica
Metanol
Proporções da mistura:
1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol
(Para 10 litros - 10 litros de óleo + 25 gramas de soda + 1 litro de metanol)
Método:
Aquecer o óleo a cerca de 45ºC, eu uso uma resistência de imersão, à venda em qualquer Hiper. (não aqueças o óleo para além de 50ºC, o metanol evapora a esta temperatura)
Misturas a soda com o metanol. CUIDADO, o metanol é altamente inflamavel e esta mistura liberta gases para além de aquecer muito. Usar óculos e roupa de proteccção, SEMPRE. Convém ter à mão uma garrafa de vinagre, pois a mistura da soda com o metanol forma uma base muito forte, em caso de necessidade, convém anular a mesma com um ácido, daí o vinagre. NUNCA tapar o recipiente onde se efectua a mistura, tem de ter um orifício para "respirar". NÃO inalar os gazes que a mistura liberta. De preferência fazer esta operação em local aberto ou bastante arejado.
Quando o metanol e a soda estiverem misturados, deitar no óleo (temp +/- 45ºC).
Mexer durante uma hora. Nesta parte e ainda no inicio, eu utilizava um berbequim com uma hélice de misturar tinta na ponta, o qual estava acoplado ao caldeiro e deixava-o a trabalhar durante uma hora. Agora, que faço cerca de 220 litros de cada vez, utilizo uma bomba de rega electrica, a qual puxa a mistura do bidon e torna a deitá-la para dentro, novamente.
No final de uma hora a misturar, desligar e deixar repousar no mínimo durante 8 horas. Após este tempo, a glicerina que resultou do processo quimico estará no fundo, tipo pasta acastanhada e gelatinosa, e deverá representar cerca de 10% do volume total. O que está por cima, tem a viscosidade do gasóleo e é: BIOODIESEL.
Muito cuidado a manusear estes ingredientes. Desaconselho a produção se não tiveres garagem ou terreno livre. Se fores menor, fala com os teus pais e pergunta-lhes se concordam.
USA SEMPRE ÓCULOS DE PROTECÇÃO.
reginaldo.gaioli
19/06/2008, 13:46
Só tive dois problemas:
ola amigos do forum eu gostaria de saber como consigo tirar a agua do etanol que vende em posto, para eu poder fazer biodiesel? obrigado e aguardo retorno
ola amigos do forum eu gostaria de saber como consigo tirar a agua do etanol que vende em posto, para eu poder fazer biodiesel? obrigado e aguardo retorno
boa noite.
gostaria de saber se e a mesma quantidade de etanol usada quando substitui o metanol. e, se usando o etanol, haveria necessidade de mais algum detalhe no processo de fabricacao do biodisel.
obrigado.
icojavali2009
11/03/2010, 09:30
A RESSUREIÇÃO DO PROJETO ELKO (aquele de motor com multicombustiveis, oleos vegetais etc..) da decada de 80, atualiza-lo e pronto, estará quase tudo resolvido, inclusive a produção caseira de combustiveis, acabamdo com o nefasto monopolio. Penso que essa assunto está gerando mais especulações do que efeitos diretos, ao meio ambiente e àos usuarios. Mas que bom seria se eu pudesse produzir o meu próprio combustivel e sair pantanal a dentro com meu bruto..
Abraços a todos.
icojavali2009
11/03/2010, 09:36
apesar de não possuir veículo movido a diesel, achei muito interessante este tópico
vi recentemente este artigo em http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=4044 e dá pra ter uma idéia de como a coisa é feita
Como fazer biodiesel?
Ingredientes:
Óleo vegetal
Soda caustica
Metanol
Proporções da mistura:
1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol
(Para 10 litros - 10 litros de óleo + 25 gramas de soda + 1 litro de metanol)
Método:
Aquecer o óleo a cerca de 45ºC, eu uso uma resistência de imersão, à venda em qualquer Hiper. (não aqueças o óleo para além de 50ºC, o metanol evapora a esta temperatura)
Misturas a soda com o metanol. CUIDADO, o metanol é altamente inflamavel e esta mistura liberta gases para além de aquecer muito. Usar óculos e roupa de proteccção, SEMPRE. Convém ter à mão uma garrafa de vinagre, pois a mistura da soda com o metanol forma uma base muito forte, em caso de necessidade, convém anular a mesma com um ácido, daí o vinagre. NUNCA tapar o recipiente onde se efectua a mistura, tem de ter um orifício para "respirar". NÃO inalar os gazes que a mistura liberta. De preferência fazer esta operação em local aberto ou bastante arejado.
Quando o metanol e a soda estiverem misturados, deitar no óleo (temp +/- 45ºC).
Mexer durante uma hora. Nesta parte e ainda no inicio, eu utilizava um berbequim com uma hélice de misturar tinta na ponta, o qual estava acoplado ao caldeiro e deixava-o a trabalhar durante uma hora. Agora, que faço cerca de 220 litros de cada vez, utilizo uma bomba de rega electrica, a qual puxa a mistura do bidon e torna a deitá-la para dentro, novamente.
No final de uma hora a misturar, desligar e deixar repousar no mínimo durante 8 horas. Após este tempo, a glicerina que resultou do processo quimico estará no fundo, tipo pasta acastanhada e gelatinosa, e deverá representar cerca de 10% do volume total. O que está por cima, tem a viscosidade do gasóleo e é: BIOODIESEL.
Muito cuidado a manusear estes ingredientes. Desaconselho a produção se não tiveres garagem ou terreno livre. Se fores menor, fala com os teus pais e pergunta-lhes se concordam.
USA SEMPRE ÓCULOS DE PROTECÇÃO.
AMIGO...QUE BELEZA DE DETALHES, COMO VOCE DISSE DEVEMOS TER O MÁXIMO DE CUIDADO, ACIDENTES DEVEM SER EVITADOS.
JÁ RODEI COM MU JAVALI MAIS DE UMA SEMANA USANDO DIRETAMENTE OLEO DE FRITURA, FIZ A ADPTAÇÃO DE FORMA RUDIMENTAR PARA TESTE. INICIAVA O FUNCIONAMENTO COM DIESEL, MUDAVA PARA O OV, E ANTES DE PARAR O MOTOR VOLTAVA PARA AO DIESEL. DEU UM TRBALHÃO MAS FOI BOM...É SÓ APERFEIÇOAR OU USAR ESSE METODO QUE VOCE APRESENTOU. icojavali@hotmail.com
icojavali2009
11/03/2010, 09:56
ótima ideia. Vamos em frente..
icojavali2009
11/03/2010, 10:00
quanto ao programa governamental de adição de biodiesel ao diesel mineral, veja como está a situação a poucos meses do lançamento a nível nacional deste confuso programa :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32527
o programa é confuso porque eles não querem largar o osso. Estão tentando botar "guela" abaixo do consumidor, uma ideia que ao final a solução estará disponivel a todos graças as várias ideias como essa que estão fluindo em vários lugares. O medo governamental é perder o poer sobre a energia de combustiveis e daí adeus petros....e outros espertalhoes de plantão.
icojavali2009
11/03/2010, 10:10
aqui no brasil tem um grupo remanescente do projeto elko que diz comercializar kits de conversão para funcionamento com 100% óleo vegetal.
O problema é que por 3 vezes tentei entrar em contato via e-mail com estes "trastes" e a resposta que obtive foi nenhuma :parede: :evil:
Ou eles estão demasiadamente ocupados atendendo aos milhares de pedidos a ponto de recusar novas encomendas :parede: Ou a empresa em questão é fantasma :pensativo:
Link p/ a empresa :arrow: http://www.elsbett.com.br/us/elsbett-conversion-technology/cars-and-vans.html
eu já recebi várias informações da esllbet.com - o engenheiro responsável e o senhor thomas fendel de curitiba, ele produz um kit e dá melhores explicações a respeito, inclusive sobre outras alternativas
icojavali2009
11/03/2010, 10:27
Luiz
"Fendel" <thomas@fendel.com.br> (http://www.google.com/search?q=thomas%40fendel.com.br)
O dr. Thomas Fendel é um defensor dos multicombustiveis e pode dar melhores explicações.
icojavali2009
11/03/2010, 10:31
O problema é que por 3 VEZES TENTEI entrar em contato via e-mail com estes "trastes" e a resposta que obtive foi NENHUMA :parede: :evil:
Ou eles estão demasiadamente ocupados atendendo aos MILHARES de pedidos a ponto de recusar novas encomendas :parede: ou a empresa em questão é FANTASMA :pensativo:
"Fendel" <thomas@fendel.com.br> (http://www.google.com/search?q=thomas%40fendel.com.br)
Este endereço voce pode achar melhores informações com o Doutor Thomas Fendel.
adrianofscolinas
13/02/2014, 11:43
Amigos do forum,
Alguém sabe as proporções certas para se fazer Biodiesel com óleo vegetal, soda caústica (NaOH) e ETANOL?
Obrigado.
E o que sempre dizem do fato do biodiesel gerar resíduos no sistema de combustível, ainda mais com as modernas bombas de altíssima pressão "common rail", bicos injetores piezzoelétricos, muito sensíveis e caros? Uma coisa é pegar um q20b, que roda até com óleo de fritura filtrado, com mínima adaptação. Mas e os sistemas atuais de injeção de combustível, será que não reclamariam do uso do biodiesel puro?
Edintruder
14/02/2014, 12:06
Adriano, 80 litros de óleo vegetal, 20 litros de álcool de posto e 500gr de soda. A proporção se mantém sempre.
Tem um produto chamado de Metilato de Sódio que substitui a soda e o álcool, também na proporção de 80/20, porém é um produto muito perigoso de ser manuseado e é utilizado em circuito fechado dentro das usinas. Então para venda normal não existe.
Fassis, o biodiesel pode ser utilizado em motores modernos sem medo, porém tem que ter cuidado na filtragem do biodiesel tanto para motores mais novos como nos mais antigos. Qualquer resíduo ficará retido nos filtros, porém antes de colocar no tanque tem que fazer o processo de lavagem do biodiesel e filtragem.
adrianofscolinas
23/02/2014, 13:20
Obrigado Amigo Edintruder.
Amigos do fórum.
Tenho estudado muito sobre o biodiesel e quero produzi-lo com etanol. Pois nestas alturas (ano 2014), metanol no Brasil não é fácil de encontrar/comprar, além do que seu preço é muito alto, não havendo vantagem nenhuma em produzir o BD com este alcool. Acho que devemos estudar e experimentar com etanol mesmo, mesmo que o rendimento de produção seja menor, pois com etanol evitamos maiores toxidades para quem produz além de, é claro, de poder produzir com alguma vantajem em cima do diesel de petróleo (diz-se custo de produção).
O que tenho visto em meus estudos é que o etanol, por ser de cadeia maior, mesmo com pouca água já favorece muito a produção de emulsões/sabões fazendo com que o rendimento da produção caia muito. Por isso é necessário se usar o etanol anidro, que também é caro, e com isso não haveria vantagem na produção do BD com este alcool também. Além do que, a reação de transesterificação com etanol precisa de mais alcool e mais energia(temperatura e tempo maiores para reação). Assim o processo com etanol anidro seria muito mais caro que com metanol. Por isso acho que devemos experimentar com alcool de posto mesmo que, até onde sei, é quase anidro.
De qualquer forma, obrigado pela receita, vou realizá-la, e os meus experimentos e resultados descreverei com detalhes mais tarde.
Obrigado.
O álcool hidratado de posto tem 6,2 a 7,4% de água, não sendo "quase anidro". Para a fabricação do biodiesel não sei o quanto esse percentual de água atrapalharia!
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/3b33fe8043a79941b531bfecc2d0136c/fispq-auto-alcool-AEHC.pdf.pdf?MOD=AJPERES
adrianofscolinas
26/02/2014, 21:49
Caros amigos,
Mas há como se conseguir metanol aqui no Brasil de maneira fácil e com custo razoável?
Se alguém souber, por favor me diga.
Obrigado a todos.
Marcos_sc
26/02/2014, 23:05
Alcool anidro não é difícil de ser comprado... Gostei da discussão, não conhecia o tópico.
Troller-a-vista
27/02/2014, 08:53
metanol vc só consegue comprar com licença na ANP. Claro por meios lícitos e em quantidade interessante. Por meios alternativos, tudo é possível.
Alcool Anidro pode-se comprar direto nas usinas. Sem grandes dificuldades (embora elas nao sejam permitidas a tal prática, bem..,. estamos no Brasil né?)
Qto ao biodiesel, sou um defensor e admirador do mesmo, basta ver outros tópicos sobre o assunto aqui no fórum mesmo.
Não vou entrar no mérito de ser melhor ou pior que o diesel pq nao é o intuito DESTE tópico, e sim sobre sua manufatura.
Há diversos modos, fórmuletas e resultados para o biodiesel, tudo parece muito fácil mas na verdade não é assim tão fácil.
Na teoria, vc adciona 1 litro de metanol, sai 1 litro de metanol (a ser reutilizado infinitamente) com glicerina, na prática, sai bem menos, onde vai parar então? Mesma coisa com o alcool.
Há diversos meios de produzir o biodiesel, mas pra simplificar:
a) batelada - produz um pouco, deixa a mágica da quimica acontecer, está pronto, vi bateladas de poucos litros até milhões de litros (usinas), a batelada é o modo mais simples, ou seja, X + Y + calor + tempo = biodiesel, porém também é o que mais sofre alterações finais, mesmo em usinas com engenheiros, químicos, equipamentos, estudos e bla bla bla, NUNCA uma "fornada" sai igual a outra. Algumas são tão ruins que nem deveriam ser consideradas (mas são... BRASIL IL IL IL).
b) semi-contínua - não é a batelada mas também não é continua, melhor que a de cima, pior que a debaixo. usada quando a matéria prima não é constante ou sempre alterada
c) contínua - melhor e mais eficaz, tende a ter pequenas e controláveis variações no resultado final, só pode ser utilizada em altas produções (usinas de grande porte), seu controle é mais fácil por haver pouca alteração, quando ocorre basta fazer um blend que tudo se resolve.
Ou seja, a menos que aqui no fórum tenhamos alguém milionário o suficiente (estamos falando algo perto de R$150 milhões) para fazer o próprio biodiesel em larga escala, ficaremos com o processo de batelada, comumente algo próximo dos 150 a 200 litros por produção.
O processo por batelada por motivos óbvios sofre muita variação, principalmente, em ambientes não controlados (laboratórios).
E quando digo muita é MUITA mesma! Principalmente pq as matérias primas não são estáveis, ora oleo de soja, ora oleo de pinhão manso, oleo de girassol, oleo de cozinha, xixi de porco e por aí vai. Cada um desses óleos vão produzir um resultado absolutamente diferente, desde acidez, dispersão, explosão, densidade, escoamento etc, etc, etc.
Quando falamos em aditivar o diesel em larga escala, por exemplo 5% a 15%, isso é mais fácil de resolver, quando falamos em baixa escala ou utilizar mais que esse percentual é problema na certa. Sérios aliás.
Infelizmente não é tão simples o resultado final, veja pra ser considerado diesel, tem uma normativa MUNDIAL sobre as características físico-químicas pra chegar lá, a grosso modo, vamos fazer uma analogia.
Se vc pegar agua + po de café + açucar = cafézinho gostoso certo? Nem sempre, tem café intomável, tem café que dá vontade de tomar 1 litro. Porém para os motores isso é muito delicado, se voce sair das margens fisicas e quimicas toleradas, ele pode até funcionar, mas a um custo muito alto pra natureza e pro próprio motor.
Muitos fazem biodiesel em suas propriedades, eu mesmo conheco vários. Poucos conseguem algo minimamente aceitável.
Quando falamos em motores arcaicos, de 20 30 anos atrás, ok, esses motores até com areia funcionam, porém quando falamos de basicamente tudo produzido de 1990 pra cá, as coisas mudam drasticamente.
Biodiesel é um futuro sem volta (se o governo obvio parar de fazer atrocidades com o setor), mas requer um pouco mais de carinho por nossa parte.
é possível fazer biodiesel até com grama espremida, é possível fazer biodiesel bom com qualquer coisa? NAO.
Por exemplo, pinhão manso, girassol, e outros, deveriam ter sido proibido há muito tempo. Mas... Se proibirem, como iremos ter o biodiesel? Pior, o Lula vendeu o biodiesel pro mundo como a salvação planetária.... Com base na mamona e pinhão manso. Total estupidez! Resultado final, 100% das usinas de biodiesel estão capadas e com dívidas altas, ninguem quer investir, e estamos com 5% de biodiesel desde que começou o programa, já era para estarmos com mais de 40% e termos acesso ao b100 facilmente.
cade? governos...
luizcarino@hotmail.com
13/05/2015, 14:35
me passando a formula biodiesel fei
to com etanol meu imail e luizcarino@hotmail.com
Edintruder
13/05/2015, 17:37
Luiz Carino, explica melhor o que precisas. O processo é muito simples. Aonde estás tendo problemas?
O etano + soda cáustica nada mais é do que um catalisador para iniciar uma reação química para separar o óleo da parafina.
Não tem muito aonde errar. O melhor álcool é o metanol.
Em escala industrial é utilizado Metilato de sódio 30% diluído em 70% de metanol. Mas o catalisador caseiro funciona exatamente igual, porém não é utilizado em escala industrial pois seriam necessários mais reatores para formular o catalisador e após iniciar um segundo processo para o biodiesel propriamente. Em escala industrial, o etanol + soda cáustica é mais caro e necessita mais equipamentos. Porém para produção doméstica, o metilato de sódio é altamente tóxico e facilmente absorvido pelo organismo, causando cegueiras, queimaduras químicas graves e profundas e morte.
O etanol mais soda cáustica causa queimaduras locais e superficiais apenas, sendo mais seguro de manusear.
Sugiro fazeres um curso de manuseio de produtos químicos ou no mínimo um curso de MOPP (movimentação e operações com produtos perigosos), feito no SENAT, que prepara motorista para transporte de produtos perigosos e dá uma excelente noção do que fazer, o que não fazer e como agir em cada situação.
luizcarino@hotmail.com
22/05/2015, 18:32
boa noite amigo editruder. e o seguinte tentei fazer o biodiesel com etanol mas nao ouve reaçao nehuma coloquei 1 litro de oleo de fritura usado numa temperatura de 60% 200ml de etanol e 3 gramas de soda caustica.nao deu.ai eu tentei denovo com 1 litro de oleo 250ml de etanol e 10 gramas de soda .tambem nao deu.
Edintruder
24/05/2015, 09:33
Luiz, primeiro dissolves a soda no etanol a fim de formar um catalisador. Quando a mistura ficar homogênea é que poderás misturar com o óleo. Precisas mexer bem essa mistura também para depois deixar decantar.
Luís Eduardo Soares santo
08/07/2016, 09:38
Meu amigo tenho uma Nissan frontier 2.8 mecânica, e fiz o processo de fabricação caseira de biodiesel com quantidades diferentes a que foi mencionado por outro.
É são as seguintes: para cada 10 litros de óleo de soja usado previamente esquecido a 70 graus , fazer separadamente uma mistura homogênea de 70 g de soda cáustica e 2,5 litros de metanol e colocar junto do óleo quente,
Misturar durante meia hora, deixar esterificar ( separar a glicerina do óleo biodiesel) e lavar o óleo com água morna duas vezes!!
08/07/2016, 09:41
É o detalhe é que fiz uma quantidade de 200 litros de biodiesel através desse processo e rodou perfeitamente sem engasgos!!!!
Vai pro abraço que dá certo!!!
08/07/2016, 09:52
Meu amigo sai fora do etanol pois ele não separa a glicerina do óleo, e entupira os seus bicos com absoluta certeza!!!
Edintruder
08/07/2016, 14:01
Luiz, infelizmente não fiz essa produção em casa pois a minha esposa me proibiu.... Mas fico feliz que alguém tenha feito e esclarecido.
rafael4dead
25/03/2021, 20:42
amigo, vc ainda faz biodiesel? tenho interesse no assunto, como entro em contato?