PDA

Ver Versão Completa : 16v e 8v?



RafaeL Maia
18/05/2004, 16:31
Só existe vitara 4portas 16v né?! qual o melhor motor 16v ou 8v?

Mauricio Martins
18/05/2004, 18:13
Rafael,

Não tenho certeza quando aos mais antigos, 91, 92... mas a partir de 93/94, sim, os 4 portas são 16 válvulas. E tem também os com motor V6, se não me engano 2.5. Ai não sei se são motores com 12 ou 24 válvulas.

Para entender rapidamente o pq das quatro válvulas por cilíndro e qual a diferença de um sistema para outro, uma rápida explicação:

para aumentar a admissão da mistura ar/combustível nos cilindros uma saída é aumentar o tamanho das válvulas, mas há um limite de resistência de material para este aumento do tamanho, logo, a alternativa ao aumento do tamanho das válvulas foi o aumento no número das válvulas, o que aumenta a capacidade de admissão e, conseqüentemente, também de escape dos cilindros.

O que acontece nestes motores, de modo geral, é que eles ficam meio "bobos" giros mais baixos. Explica-se: imagine uma mangueira jorrando água. Se vc tampa com o dedo metade da saída de água, ela sai com maior pressão, certo? Com o motor multiválvulas acontece o contrário, ou seja, motor 8 válvulas = mangueira meio obstruída, menos água e mais pressão; motor 16 válvulas - magueira desobstruída, mais água, menor pressão.

Com pressão menor em baixa rotação, a mistura entra "desarrumada" no cilindro e a queima não é tão eficiente. Com rotação mais alta, maior pressão, fica um espetáculo.

Claro que há maneiras de reduzir os efeitos negativos. O mais comum é o uso de coletores de admissão mais longos que "ordenam" o fluxo de combustível minimizando os efeitos negativos Outro, mais complexo, são coletores variáveis.

Bom, acho que a explicação já ficou longa demais e vai acabar confundindo mais do que ajudando. Em resumo, motor 16v perde um pouco em baixas rotações e ganha muito desempenho quando o giro sobe um pouco mais. Este efeito é menor quanto mais moderno for o motor. No meu G.Vitara 1.6 16v quase não sinto isso, e ele tb é bem econômico...

Bom, espero ter ajudado... Qq outra dúvida, só perguntar, se souber respondo.. ;-)

Abs

RafaeL Maia
19/05/2004, 18:17
e em relação ao preço da manutenção.. é o mesmo?!
Obrigado pelas respostas!

Mauricio Martins
20/05/2004, 11:12
A manutenção normal, do dia-a-dia, sim, nada de diferente. Só vai gastar mais na hora de fazer o motor, ou algum conserto mais grave pois tem mais peças, mas só em alguns casos. No geral, dá no mesmo...

RafaeL Maia
20/05/2004, 14:38
é bom saber disso! tavam dizendo por aqui que as peças eram mais difíceis..!! mas eh soh uma coisa e outra neh que é mais cara?! mas.. são muitas peças com preço maior?

Mauricio Martins
20/05/2004, 14:49
Nâo acho nem que seja o caso de serem peças mais caras, é que em alguns casos o número de peças e maior...

lg_gustavo
20/05/2004, 14:55
Maurício,

Vale lembrar que motores 16V são, na maioria, mais econômicos que 8V.

[]s

Mauricio Martins
20/05/2004, 14:59
Será, Gustavo? Pela lógica gastaria até um pouco mais, uma vez que acabam sendo superalimentados. Melhora bem o desempenho... bom, mas devo admitir que meu G.Vitara tem motor 1.6 16v e acho ele bem econômico...

du
21/05/2004, 09:05
Pessoal,

Acho que muda muito de motor para motor.

Na casa da minha mãe, tem 2 Vectra 2.0, um GLS 8 válvulas e um CD 16 válvulas, para andar na maciota, é mais ou menos a mesma coisa, na cidade o 16 bebe mais, tem que ficar reduzindo, acelerando mais. Lógico que para velocidades altas o 16 é bem melhor, mas hoje em dia andar a 160 ou 170 é um tremendo risco de ficar sem carteira.

Abraços Du.