PDA

Ver Versão Completa : O que vocês acham ?



Ricardo Francisco de Souz
18/05/2004, 16:04
Galera da Lama,

Estou começando a pegar uma "DOENÇA" :) que assola todos os jipeiros/ruralzeiros, mudar, mudar, mudar até a viatura tornar um verdadeiro laboratório de teste ambulante. :D :D :D

Depois de muita pesquisa, cálculos ($) e ainda muita dúvida :?: :?: , pretendo modificar os seguintes itens na minha "XERAKI" (UMA RURAL 1974 4X4 6 CIL BF 161 COM TODOS ACABAMENTOS E DETALHES DO MODELO LUXO) 8), e gostaria de saber a opnião de vocês.

:arrow: Motor GM 151 a álcool (21,6 kgfm/2.500 rpm - 97 cv/4.400 rpm), estes valores estão corretos :?: Consumo de 5 Km/l - Cidade, 7 Km/l - Estrada e 4 Km/l - Trilha.
:arrow: Caixa Clark 4M (1ª marcha é bastante curta, que pode compessar o aumento da rpm do torque máximo em relação ao BF 161)
:arrow: Caixa de direção VW
:arrow: Pneus 235/75 R15 BLACK STAR GUYANE, pois pretendo utilizar as rodas originais, com as calotas cromadas 8)

Sou cadastrado no forum a muito tempo, como um bom MINEIRIM, só tava oiando, :D até hoje.

Inté.

Ricardo Francisco de Souz
18/05/2004, 16:24
Esqueci de citar a relação de diferencial, :?

Original 9/44 (1 : 4,89)

dickvigarista
18/05/2004, 20:52
8) E aí tchê, bem legal as modificações
:lol: :lol: (existem várias e diversas),
mas será que uma cx de direção de
opala ou maverick não é bem mais robusta
se tu fores pensar em trilha :twisted: :evil: :twisted: .

Fabinho
19/05/2004, 09:14
Ae Ricardo, Aceite o Conselho do nosso amigo Dick, com todas essas confgurações, a sua viatura vai ficar Jóia...

Abraços

dickvigarista
19/05/2004, 11:50
8) Aí Ricardo, depois dela pronta coloca
as fotos prá gente ver :twisted: :evil: :twisted:
Opessoal por aqui gosta. He, he, he....

monge
19/05/2004, 14:47
Fala Gente.... :D

eu acho que fica legal :D

respondido?
heheehehee


[]'s sem ajudar muito..


Eugênio

fpandur
19/05/2004, 20:54
Ricardo

No meu CJ tenho o GM-151 álcool (original) com esse câmbio Clarck 4 marchas, pneus 33" e diferencial 4,27:1. As médias que tenho:
- cidade: 4,5 a 5
- estrada: 5,5 a 6 (cheguei a fazer 7 na última viagem, mas foi por conta de um álcool "anabolizado" de um posto que abasteci ... :D )
- trilha: 3,5 a 4

Acho que como a Rural é mais pesada que o CJ, você não pode esperar algo muito diferente disso.

Quanto aos números do motor, depende .... :roll: Saíram várias versões desse motor ao longo dos anos. O meu é de 90 (chamado de motor "moderno), com retentor no lugar da gaxeta, bielas mais leves, carbura 3E e outras cositas diferentes ... (tudo original).

O câmbio .... bem quanto ao câmbio, sou muito suspeito p/ falar dele... acho esse câmbio um T no Jeep/Rural. Engates muito macios e precisos, além de ser muito durável. E não é tão maior assim que o câmbio original Willys, diferente de um câmbio 5 marchas (2205). O modelo deste câmbio 4 marchas é 260F(apenas p/ sua referência). E você está certo com relação a 1ª marcha.

Para completar, uso a caixa de direção do Maverick.

Com essa configuração tenho feito bastante trilhas com meu CJ, uso na cidade vários dias por semana e além disso, as 2 últimas férias de final de ano foram feitas com ele, totalizando um total de 5000 Km apenas nestas 2 viagens ....

Qualquer dúvida, é só perguntar.

Abraços

Ricardo Francisco de Souz
20/05/2004, 10:01
Valeu Galera, :D

Obrigado pelas dicas e informações.

Só para constar devo utilizar a caixa de direção do Opala, pois estou carrimpando um motor com todos acessórios. (bomba dir. hid./Compressor Ar Cond.).

Quanto ao câmbio estou pesquisando o preço do 260F ou do 2215, caso eu consigua um 2215 com preço bom, ai é só "jogar o sapo na água". 5ª longa :wink:

Devo inserir na próxima semana, mais fotos da XERAKI.

Abraços,

Cícero Franco
20/05/2004, 12:02
É melhor a Xeraki que uma Cherokoo!!! :wink:

dickvigarista
20/05/2004, 22:27
8) Agora o Cícero está virando repentista,
só o faltava :twisted: :lol: He, he, he, he...

Cássio
23/05/2004, 01:16
Já que você pretende investir em um motor e câmbio novos para sua viatura, não troque o pré-histórico pelo velho, pense em algo mais moderno e que vai lhe dar um desempenho melhor por um custo não muito diferente e com um consumo bem razoável. As melhores opções hoje em dia para nossos veículos são motores de 6 cilindros com injeção eletrônica. Pense nisso...

dickvigarista
24/05/2004, 21:02
8) 8) Tchê Cássio, com certeza o motor 6 canecos
do omega por ex., :twisted: é uma baita máquina,
mas o custo não é pouco diferente.
:D Quanto mais se tem para queimar,
mais quente vai ficar a XERAKI do nosso amigo. :wink:

Ricardo Francisco de Souz
25/05/2004, 09:19
Verdade Amigos,

Um motor 4.1 mpfi seria o ideal, mas devido principalmente a falta de lat$$$$$$$ :( :( e consumo, não é interessante para a minha pretenção de utilizar a viatura no dia a dia.

Mas pretento deixar a XERAKI pronta para receber um motor mais eficiênte no furuto não muito distante :roll: , tando para o dia a dia quanto para trilha (DIESEL) :wink:, estou procurando um cambio CLARK CL2215, que acredito resolver o problema de torque (1ª relação 1:4,01) e também de consumo em viagens ( 5ª relação 1:0,73), sei que o custo não é baixo :( :( , mas com este cambio já adaptado a XERAKI, posso montar outros motores :twisted: , assim que tirar o nariz da lama. :D :D :D.

Nos cálculos que fiz utilizando o motor 4 cil GM 151 a alcool (90 cv/4000 rpm - 19,4 kgfm/ 2500 rpm) + cambio CLARK 2215 + pneus 235/75 R15 + Diferencial 4:89, vou ter:
1ª mais reduzida que a original em torno de 10% (rpm torque máx.)
2ª/3ª/4ª iguais a configuração original
5ª longa com potência max. a 139 Km/h e velocidade cruzeiro de 105 Km/h, que seria mais do que ideal para a XERAKI. Isto já considerando 90% de eficiência do conjunto mecânico, sem considerar a resistência aerodinâmica.

Mas caso ainda falte lat$$$$$$, o cambio 260F atenderia igual ao 2215, mas claro sem a 5ª.


Abraços.

du
25/05/2004, 11:28
Ricardo,

Faça uma boa simulação. Hoje em dia a diferença de preço do Diesel não é lá estas coisas, e se for usar motores Diesel mais modernos, mais potentes, também já não são tão econômicos.

Tem que andar uma boa quilometragem por mês, para valer a pena. Um motor de Silverado a gasolina algo em torno de 2.000 R$ e um motor Diesel em torno de 10.000 R$.

Abraços Du.

RogérioNunes
28/05/2004, 20:08
Ricardo,

Se a opção $$$ for pelo cambio de 5 marchas,opte pelo 2205(chevrolet) ao invés do 2215(Ford).Se optar por esse último vc terá que usar o disco de embreagem da F1000 3.6 gasolina que não é lá mto barato,em torno de 200 Lts aqui em Campos RJ e não mto fácil de encontrar tb não.Se vc usar o 2205 poderá usar toda embragem do opala até 73(disco com estria grossa) ou optar pela embreagem,volante motriz e motor de arranque e capa seca das pick-ups A10,C10,C20.Encontra-se em qq padaria e bem mais barato sem falar que ficará com a embragem dimensionada para pick-up.

[]'s

Rogerio Nunes
F75/82
Campos/RJ

dickvigarista
01/06/2004, 21:29
8) Mas a XERAKI vai ficar muito bala e xique, hein. :lol:
Tem direção hidra. e ar condicionado. Que conforto :!:
Falando sério, :shock: calcula bem o investimento em
motor diesel, pois parece muito vantajoso mas o custo
do motor mais as adaptações, não é fácil tirar na
diferença de preçoda gasolina/diesel :roll: .
Tu vais ter que rodar prá cacete. :twisted: :evil: :twisted:

Ricardo Francisco de Souz
02/06/2004, 08:52
Caros Senhores Lameiros,

Os meus amigos da Almeidas 4x4, encontraram um conjunto da C10, completo com motor 4.1 (c/ingnição,alternador,motor de arranque, ..... tudo) e câmbio Clark 3M, por R$1.500,00.

Estou pensando em adquirir este conjunto e tentar trocar o cambio CLARK 3m+motor BF161+cambio WILLYS 4m por um cambio 4m ou 5m CLARK, se alguem interessar. :?:

Detalhe, a XERAKI já está em fase pré-operatório :) , só estou definindo os detalhes das modificações para começar a operação. :twisted:

Inté,

Ricardo Francisco de Souz
20/08/2004, 11:50
Galera Ruraleiros/Ruralzeiros/Jeepeiros,

Infelizmente os meus planos iniciais não pude cocluir :cry: :cry: :cry: , a situação apertou e tive que mudar tuto que estava pensando (troca motor/cambio/pneu, etc, etc).

Estava com dois veiculos, um era a ferramenta de trabalho durante a semana (trabalho/facudade/rolé) "AZEITONA", e o outro era para passear finais de semana 8) 8) "XERAKI" .
Fui forçado a vender um dos dois e infelizmente foi o ...................AZEITONA ferramenta de trabalho, A MINHA RELAÇÃO COM A "XERAKI" JÁ ESTAVA MUITO PROFUNDA DIFÍCIO DE VOLTAR ATRÁS :twisted: :twisted: OBS.: "MINHA ESPOSA ESTÁ ADORANDO"

A "XERKI" para o dia dia estava muito pesada (5 km/l a R$ 1,97 l de gasolina) :shock: , então resolvir arriscar :? e contrariar a opnião de muitos, e também a minha, instalei um KIT DE GNV com um cilindro de 15 m³, para minha supresa a dondoca não perdeu tanto em desepenho e agora estou fazendo 7 km/m³, isso considerando o gás a R$ 1,13. Tenho um custo por km de R$ 0,161, uma redução de 60% em relação a gasolina (R$ 0,394/km). Não é a solução ideal mas para situação atual melhorou e muito, e agora só tenho o custo de manutenção/impostos/taxa de um veículo. :lol: :lol:
Já estou enchedo o meu porquinho com as moedas que estão sobrando da economia de gazoza/impostos/taxas/manutenção, para NO FUTURO NÃO MUITO DISTANTE :twisted: :twisted: retomar o meu projeto inicial.

Abraços e sempre URUBUSERVANDO.

"SÓ NO GÁS"



[/b]

BrunoBB
20/08/2004, 22:06
Apesar dos contras eu apoio a motorização diesel. Estou com o Q20B4 turbinado na Rural e é um senhor motor. Claro que não tem o desempenho dos mais novos ou dos a gasolina mas como já perdi o motor de um JPX qdo a correia dentada pulou um (ou uns não sei) dente no meio do nada na Patagônia, o sistema de engrenagens do Perkins me dá uma tranquilidade sem igual.

Gleisson
23/08/2004, 18:33
Caro colega Ricardo;

:) Também sou de Contagem/MG (Bairro Amazonas), tenho uma Rural-67 e também estou no meio das adaptações(Ford-Falcon 3.6, caixa C10-3m)...

:lol: Caso queira trocar informações e experiencias é só entrar em contato...

:wink: Meu email é: gleisson@ati.srv.br

Grato...

ferraz
25/08/2004, 10:50
Quanto ao Q20B, qual sua potencia e o consumo, pois tem um cara aqui que trabalha com turbo para disel, e jura que este motor pode chegar a fazer 11 Km?L :?: na cidade com uma potencia , utilizando um intercooler, uma carga de 0,8 (com picos na casa de 1,1) no turbo Garret, bomba injetora do S4T com LDA e ainda um trabalho nos dutos do cabeçote. de 160cv , e + - 51 kgfm:twisted: :?:
O valor da brincadeira seria de R$ 2800,00 :cry:
Com aproximadamente 125 cv (estimados) so com a teubina de 10km/l na cidade e 14 km/l na estrada.
Isto não é sonho de garotão do colegio, estes numeros são viaveis

BrunoBB
25/08/2004, 13:40
O consumo do Perkins fica em torno de 10km/l, ainda não pude aferir bem porque estou com algumas coisas para terminar na Rural, Só rodo dentro da cidade e no anel rodoviário de BH.
O motor foi turbinado (Garret) com kit original. Falta o intercooler.
Gostei da possibilidade deste aumento de potência mas e a durabilidade do motor não será comprometida? Não espero velocidade deste conjunto (Rural+Perkins) mas confiabilidade.
Tem um contato (telefone, email, site) desta empresa?

ferraz
25/08/2004, 22:40
A oficina é aRasch Motor (11) 6684 9946, e a uma empresa a SPA turbo racing products www.spaturbo.com.br.
Estas informações estou colendo a mais de um ano pois pretendo montar uma A-20 4x4 ou uma rural para uso diario e pequenos passeios, como a grana anda curta so a pesquisa esta ocorrendo

ferraz
28/08/2004, 08:47
A minha intençao é montar uma viatura confiavel e que dur muito. com um custo beneficio bom, como todo mundo, a ideia inicial era uma A-20 com tração porem seu valor é salgado, t-case, kit engesa, eixo dianteiro com instalaçao R$ 5000,00, perkinho, tubo, documentaçõa R$ 6000,00 sem falar no consumo.
Como foi feita esta adaptação, camdio t-case, relação diferencial, ficou legal para o dia a dia e em vioagens

Ricardo Francisco de Souz
30/08/2004, 17:35
Lameiros de Plantão,

Como havia relatado anteriormente, tinha colocado o KIT DE GNV na XERAKI e estáva feliz da vida :D :D , mas nem tudo foi flores no reino da Dinamarca. :cry: :cry: :cry: :cry:

Após 5 dias de utilização do BF com GNV, o danado pediu água literalmente, com certeza ele ja tinha dado o que podia :twisted: :twisted: . Queimou a junta do cabeçote, e a XERAKI me deixou na mão :( :( , o atestado de óbito foi lavrado na terça (24/08/04).

Na quarta (25/08/04) pesquisando no www.balcaomg.com.br, achei um 3000 do Maverick :) , funcionado :D e em uma F 100 :? ( um pouco mais pesada que a XERAKI) , os malucos donos desta encrenca informaram que este motor havia passado por uma retífica a pouco mais de 2 anos, e ficou parado por 1 ano.

Na sexta (27/08/04) rodei na encrenca e verifiquei o estado geraldo do motor, gostei muito do que senti e ouvi. no mesmo dia as 22:00 h fechei o negócio, e as 00:00 h o motor já estava em cima da PICK-UP do Gordinho MOR para transporte.

No sábado (28/08/04) as 06:00 h a XERAKI já estava engatada atrás da PICK-UP com o motor na caçamba, e as 07:30 já estavamos em MATOZINHOS, onde iria ocorrer o todo o transpante.

Trabalhamos (EU E O GORDINHO MOR) todo o sábado e o domingo até as 23:00 h :shock: :shock: para colocar o novo coração da XERAKI. Exatamente as 23:18 h do dia 29/08/04, a XERAKI ressuscitou, um pouco fora da cadencia mas funcionando, regulamos o que podiamos e fomos dar uma voltinha, GALERA A VIATURA E OUTRA :o :o , mais torque, elasticidade, retomada. :P :P :P :P :P :twisted: :twisted: :twisted:

Hoje mandei fazer a limpeza e regulagem geral do motor , de madrugada com sono,fome e extremamente sujos na dava para fazer esta regulagem fina, para amanha ligar novamento o sistema de gás. Caso eu consiga postarei algumas fotos da cirurgia.

Obs.: Preciso urgentemente de resolver o problema chamado direção, a danada só que MATO :evil: :evil: .

Lamas para todos.

Inté.