PDA

Ver Versão Completa : novo no pedaço 4x4 - tracker

paulo jordy
03/10/2007, 10:52
Caros amigos do forum, é com imenso prazer que me apresento à vocês como o mais novo possuidor de um jipe 4x4 tracker 2008, adiquirido e recebido sexta feira passada dia 28/09/07. Como antes eu possuia uma s10 advantage à gasolina, senti uma diferença em termos de consumo e por ser o atual veiculo mais leve e ágio. Pude computar e registrar um consumo inicial de 8km/l o que me parece ser bastante bom, rodando sempre com o ar ligado pelas ruas das cidades de Belém e Ananindeua/Pa, onde moro. Espero ter acertado com o mesmo e gostaria de poder contar com as valiosas informações de outros proprietarios deste 4x4 à gasolina, e de alguma maneira também poder contribuir.
Um grande abraço à todos
Paulo Jordy8)

Andre Sousa
03/10/2007, 12:34
Perabéns pela nova viatura.

Sugiro passear pelo forum e consultar alguns tópicos sobre Tracker e Grand Vitara. Tem fotos incríveis de carros preparados pra trilha.

Abraços

paulo jordy
03/10/2007, 13:24
Perabéns pela nova viatura.

Sugiro passear pelo forum e consultar alguns tópicos sobre Tracker e Grand Vitara. Tem fotos incríveis de carros preparados pra trilha.

Abraços

Caro Andre Souza obrigado pela acolhida no forum, de fato farei o sugerido. De mais o carro é bastante suave, ágil, e gostoso de dirigir. O unico senão até o momento e´ a quinta marcha um pouco dura, e de não encontrar na praça de Belém um protetor de carter à venda para o mesmo. Espero não ter problemas desta natureza.
Abçs

Paulo Jordy

RABUGENTO
03/10/2007, 16:12
Protetor do carter:

Se for igual ao do Grand Vitara, tem aí pertinho de voces.

" http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/default.asp "

Fiz a consulta, estou esperando resposta....

Murillus
03/10/2007, 17:22

acabei de encomendar umas peças de protecao do motor reboque e qubramato lá na newtrack... eles sao muito bons... alem de mandarem pra todo brasil sem frete...

Alex_BR
03/10/2007, 20:29
Caro Paulo Parabens pela sua aquisição :dance:, com certeza vc vai gostar bastante do Tracker, pois como vc já está percebendo é muito prazeroso de dirigir, como tb já notou que no início o cambio é um pouco duro, mas com o passar do tempo vai ficar suave. O consumo fica nesta média, só aumentando um pouco quando usado no 4X4.:concordo:

Seja bem vindo a Família Forum,

Abs,

Alexandre:dance:

paulo jordy
04/10/2007, 11:18
acabei de encomendar umas peças de protecao do motor reboque e qubramato lá na newtrack... eles sao muito bons... alem de mandarem pra todo brasil sem frete...

Caro Murillus, por quanto está saindo um protetor de carter na newtrack? é de material e espessura confiavel? ~
Abçs
Paulo Jordy

paulo jordy
04/10/2007, 11:23
Caro Paulo Parabens pela sua aquisição :dance:, com certeza vc vai gostar bastante do Tracker, pois como vc já está percebendo é muito prazeroso de dirigir, como tb já notou que no início o cambio é um pouco duro, mas com o passar do tempo vai ficar suave. O consumo fica nesta média, só aumentando um pouco quando usado no 4X4.:concordo:

Seja bem vindo a Família Forum,

Abs,

Alexandre:dance:

Caro Alex, grato pela acolhida no forum, de fato o jipe é bastante gostoso de dirigir, estranhei um pouco foi também em questão da altura, pois antes eu tinha uma S10 advantage(à gasolina) que de fato me parece ser um pouco mais alta do que o tracker.Nada que não me acostume, pois acho que estou bem servido com o tracker. Quanto ao motor suzuki espero que seja bastante resistente e que tão cêdo não tenhamos problemas.
Abçs
Paulo Jordy

paulo jordy
04/10/2007, 11:25
Protetor do carter:

Se for igual ao do Grand Vitara, tem aí pertinho de voces.

Fiz a consulta, estou esperando resposta....

Caro Rabugento, obrigado pela dica, vou me informar melhor, mas fiquei um pouco preocupado por não achar na praça de Belém o dito protetor, que afinal é uma peça simples.
Abçs
paulo Jordy

Murillus
04/10/2007, 16:31
... mas fiquei um pouco preocupado por não achar na praça de Belém o dito protetor, que afinal é uma peça simples....

Aqui e em Fortaleza tb nao tem na fabrica da GM...

A Newtrack tem tradição em confeccao de acessorios... em duas semanas eu devo estar postando as fotos do meu, pois já fechei o negocio... veja tb a keko...

http://www.001shop.com.br/lojas/newt...br/default.asp (http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/default.asp) ou http://www.keko.com.br/produtos_novo/index.php?lang=br

Murillus
04/10/2007, 17:08
... quanto está saindo um protetor de carter na newtrack? é de material e espessura confiavel? ...

Protetor do Motor e Eixo Dianteiro | Grand Vitara
Disponibilidade: 8 dias úteis
R$ 250,00
http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/imagens_do_site/SPACER.gifhttp://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/imagens_do_site/spacer.gifProtetor do Motor e Eixo Dianteiro Zincado Branco | Grand Vitara
R$ 290,00

Características Construtivas

Protetor cárter, diferencial diamteiro e sistemas de direção e suspensão.
Confeccionada em chapa de aço carbono com 3 mm de espessura.
Furos para refrigeração do cárter.
Furos de acesso para verificação do óleo no diferencial dianteiro.
Furo para troca de óleo do motor.
Não fura o veículo.
Pré-tratamento para pintura por fosfato a base de zinco;
Pintura eletrostática a pó.

RABUGENTO
05/10/2007, 09:04
Murillus,

Foi voce quem esteve na Newtrack com o Albeci e levou seu Tracker para ele ver o que pode fazer de melhor?
Conversei com ele hoje por telefone e ele me respondeu que fará protetores maiores por sugestão de um cliente :)
Ficou de me comunicar depois dos feriados como fará para me remeter ...
Se ficar legal, farei a divulgação dele aqui pela região de Campinas-SP

Murillus
05/10/2007, 14:17
Murillus,

Foi voce quem esteve na Newtrack com o Albeci e levou seu Tracker para ele ver o que pode fazer de melhor?
Conversei com ele hoje por telefone e ele me respondeu que fará protetores maiores por sugestão de um cliente :)
Ficou de me comunicar depois dos feriados como fará para me remeter ...
Se ficar legal, farei a divulgação dele aqui pela região de Campinas-SP

Sim fui eu mesmo...

Ja fechei com ele o reboque, o protetor do motor e o protetor do cambio... fica como referencia o catalizador (passa dele)... Isso vai proteger ate a metade do carro...

Depois vou ver se desenvolvo um peito de aço completando assim a protecao do carro...

vou tentar ilustrar...

ps: sem furar nada do carro... e as peças se emendam ficando como se fosse uma peça unica...

RABUGENTO
05/10/2007, 14:24
Legal o seu projeto!
Depois, se quiser, adicione-me em seu MSN > " sfqns@hotmail.com "
Neste instante estou de saida para buscar o Tracker de meu filho na concessionária :)
Espero que realmente ele goste e aproveite. Afinal foi ele quem comprou. Mas como está a 750 km daqui, terei que levar até lá... Chato, né?
Só levarei depois do feriado ou quiçá da primeira revisão :)

Murillus
05/10/2007, 14:48
... Neste instante estou de saida para buscar o Tracker de meu filho na concessionária :)
Espero que realmente ele goste e aproveite...

Com toda certeza ele nao vai se arrepender... é um carrao... 2.0 e bem macio pra um jipe...

o projeto ta andando... mas talvez ainda precise de muito ajustes...

Quanto ao peito de aco ainda nao decidi de que base eu devo partir... Se alguem puder ajudar... melhor usar um modelo tubular ou o modelo antigo do vitarinha...

themoteo
05/10/2007, 15:43
Com toda certeza ele nao vai se arrepender... é um carrao... 2.0 e bem macio pra um jipe...

o projeto ta andando... mas talvez ainda precise de muito ajustes...

Quanto ao peito de aco ainda nao decidi de que base eu devo partir... Se alguem puder ajudar... melhor usar um modelo tubular ou o modelo antigo do vitarinha...

Ei Murilo...o que você tá chamando de peito de aço é também conhecido como parachoque de implulsão? Pelo que eu entendia o peito de aço é uma chapa que fica abaixo do parachoque, um pouco acima do protetor do carter...:?:

ou nas fotos que você postou por coincidência todos os carros tem os dois?

Murillus
05/10/2007, 16:00
o que você tá chamando de peito de aço é também conhecido como parachoque de implulsão?

Themoteo, o peito de aço é um complemento do parachoque de impulsao ou quebra-mato... realmente eu fui infeliz na escolha de algumas imagens mas era so pra ter uma base de um parachoque de impulsao onde iria adaptar um peito de aço e quiça um guincho... pois o peito de aço as vezes tb serve de protetor de motor mas sua funçao é proteger quando uma viatura entra de frente em um terreno acidentado protegendo tb o parachoque e o radiador de pactos frontais...

ja o protetor do motor so proteje o que vem de baixo...

olha as fotos abaixo...

Murillus
05/10/2007, 16:16
as fotos...

1 - peito de aço
2 - peito de aço
3 - quase um peito de aço
4 - protetor de motor

TMorais
07/10/2007, 21:25
...Ja fechei com ele o reboque, o protetor do motor e o protetor do cambio... fica como referencia o catalizador (passa dele)... Isso vai proteger ate a metade do carro...

ps: sem furar nada do carro... e as peças se emendam ficando como se fosse uma peça unica...[/QUOTE]

Murillus,

As chapas destes protetores de motor/câmbio são vazadas? Sendo vazadas (tipo uns furos para ventilação) não melhoraria com a limpeza e talvez até para uma manutenção? Deixo a sugestão...

RABUGENTO
08/10/2007, 14:26
Ontem, aqui em Campinas-SP, teve um passeio de 4x4 promovido pela Toyota e pelos Jipeiros Tartarugas " http://www.jeepeirostartaruga.com.br/ " . Acabei de ver o aviso de que no dia 10 estarão as fotos e filmes disponiveis no site.

Se tiverem chance e lembrarem, vejam lá as fotos.

Fui com a picape porque afinal o Tracker é do filho e ele não estava presente, mas na trilha, dois veículos à minha frente estava um Tracker também novo que fez o trajeto "com emoção". Indaguei ao piloto que estava com esposa e filho o que achava do jeep. Ele então me respondeu que estava satisfeitíssimo pelo desempenho e custo/benefício do veículo.

Aprendi mais algumas coisas na direção do 4x4. Valeu a pena. Muitas vezes pensamos que não podemos fazer e, com o apoio que tivemos, vimos que era possível, sim! :)

O Tracker esta sendo vendido com uma diferença de 14/15 mil do TR4, seu mais próximo concorrente. Espero que a GM e a Suzuki realmente encarem o que se propuseram.

Murillus
08/10/2007, 15:51
... Aprendi mais algumas coisas na direção do 4x4. Valeu a pena. Muitas vezes pensamos que não podemos fazer e, com o apoio que tivemos, vimos que era possível, sim! :)

O Tracker esta sendo vendido com uma diferença de 14/15 mil do TR4, seu mais próximo concorrente. Espero que a GM e a Suzuki realmente encarem o que se propuseram.

é assim mesmo... junta um grupo e se embrenha pelas trilhas... vc vai acabar fazendo coisas que nunca imaginou ser possivel fazer num carro... e a tracker ta aprovada ...

RABUGENTO
12/10/2007, 09:22
Aqui uma foto da picape durante a trilha.

Estou esperando que coloquem alguma da Tracker também :)

Devem estar editando o filme que fizeram. Uma turma muito bacana.

http://www.jeepeirostartaruga.com.br/eventos/3_passeio_criancas/Picture056.jpg

Murillus
15/10/2007, 14:56
Ola!

Como voce tem acompanhado, meu filho comprou um Tracker e levei-o de Campinas-SP para Macaé-RJ na última 4ª feira. Retornei na 5ª de onibus e não tive muito tempo de rodar com o veículo... Meu filho foi para a serra de Macaé-RJ para a região do SANA ( www.portaldosana.com.br (http://www.portaldosana.com.br/) ). Nessa região não há torres de celular e ele conseguiu me ligar de um orelhão informando que não tinha conseguido engatar o 4x4 "LOW". Disse-me que quando engatava a 1ª marcha e acelerava, nada acontecia... Voce sabe me dizer se há algum truque para engatar o LOW?... A Ranger tem o engate elétrico. Paro o veículo e com os pés no freio e embreagem mudo o 4x4 de Hi para Low... No Tracker é mecanico e também tem aquele N no meio do caminho. Como se deveria proceder para o funcionamento correto? ... Muito grato, James...

a sequencia do acianamento do 4x4 LO na tracker é o seguinte:

carro parado completamente...
pe na embreagem...
aciona a alavanca para o HI...
depois pro neutro...
e depois pro LO...

ALERTA:
*** existe um cabinho preto na parte de baixo do carro que governa a 4x4 (por pressao acho) e se desconectado vc perde a 4x4 tanto a hi quanto a lo... e para consertar a 4x4 basta reconectá-lo com a mão mesmo... ***

marciajeep
16/10/2007, 13:25
Oi Pessoal e em especial ao Paulo de Belém, eu também sou novata aqui e no mundo 4x4, tenho um cj-5 68 desde março 2007 e acabo de comprar uma Tracker.
Tenho observado o consumo e apesar de fazer as mudanças de marcha no tempo recomendado pelo manual, estou fazendo 6.7 km/L, certo que é com ar ligado e na cidade, porém fiquei com inveja do Paulo que consegue fazer 8km/L, o que devo fazer, pois apesar do carro ainda estar amaciando, na concessionária disseram que o consumo é este mesmo.

Abraços,

Márcia

RABUGENTO
16/10/2007, 14:26
marciajeep,

Esse consumo deve melhorar, mas não queira comparar com um carro 1.0 sem absolutamente nenhum acessório.

Dia 10/10 levei o Tracker de meu filho de Campinas-SP até Macaé-RJ, +/- 750km de asfalto, ar ligado em tempo integral, poucas paradas, velocidade 80/100/120. O consumo foi de 8.8kml. O veículo ainda não tinha mil km.

Precisamos descobrir qual é a rotação ideal.

Não espere fazer mais de 10, afinal é um jeep :)

marciajeep
16/10/2007, 14:50
Sou novata também e com tracker novinho. Eu gostaria de saber onde vc comprou este estribo inteiro que aparece nas fotos porque eu que sou de Belém e como Paulo, tenho dificuldades em encontrar peças e acessórios aqui, comprei então em BH, vi pela internete sem foto e pedi para meu irmão comprar, na Caminho das Pedras, mas não era o que eu queria, ficou pequeno, é da Bepo, mas parece que não é para a Tracker, pois fica na metade da porta traseira, é curto.

marciajeep
16/10/2007, 14:57
marciajeep,

Esse consumo deve melhorar, mas não queira comparar com um carro 1.0 sem absolutamente nenhum acessório.

Dia 10/10 levei o Tracker de meu filho de Campinas-SP até Macaé-RJ, +/- 750km de asfalto, ar ligado em tempo integral, poucas paradas, velocidade 80/100/120. O consumo foi de 8.8kml. O veículo ainda não tinha mil km.

Precisamos descobrir qual é a rotação ideal.

Não espere fazer mais de 10, afinal é um jeep :)
Caro Rabugento,

Muito obrigada pela rápida resposta sobre o consumo do Tracker, eu realmente espero que melhore um pouco mais, certo que ainda não peguei estrada e este consumo de 6,7 é na cidade.
Abraços

Murillus
16/10/2007, 15:21
Sou novata também e com tracker novinho. Eu gostaria de saber onde vc comprou este estribo inteiro que aparece nas fotos porque eu que sou de Belém e como Paulo, tenho dificuldades em encontrar peças e acessórios aqui, comprei então em BH, vi pela internete sem foto e pedi para meu irmão comprar, na Caminho das Pedras, mas não era o que eu queria, ficou pequeno, é da Bepo, mas parece que não é para a Tracker, pois fica na metade da porta traseira, é curto.

vc encontra na Newtrack ou na keko...

eu sou meio suspeito (estou montando tudo lá) mas indico a newtrack até porque o frete é gratis...

Newtrack Acessórios
Endereço: Br 222, 7001 km 04
CEP: 61642-000
Telefone: 0xx85 32852968
Fax: 0xx85 32852825

http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/

RABUGENTO
16/10/2007, 15:21
A keko esta com novidades: http://www.keko.com.br/

Murillus
16/10/2007, 15:35
Sou novata também e com tracker novinho. ... .

bem vinda ao mundo da tracker.... http://br.youtube.com/watch?v=BDMZUco3qOQ ... olha o meu video de estreia nas dunas...

Murillus
16/10/2007, 15:43
publicado em 27 de dezembro de 2006

Contran regulamenta o uso do quebra-mato

Publicada nesta quarta-feira, a Resolução 215 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta a fabricação, instalação e o uso do equipamento denominado quebra-mato. Devido aos riscos que a sua má utilização pode apresentar, prejudicando, por exemplo, a eficácia do Air Bag e podendo proporcionar risco adicional em acidentes, o Contran definiu normas de uso e estabeleceu o prazo, a contar de hoje, de 365 dias para que todos os veículos estejam de acordo com os requisitos previstos. Com exceção dos veículos originalmente equipados com o quebra-mato que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação da Resolução, os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública, militares e os de órgãos de segurança pública, todos os demais que tenham peso bruto total de até 3.500kg deverão seguir as normas do Contran.
O Conselho definiu que os veículos só poderão utilizar o dispositivo quebra-mato produzido por empresas devidamente registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). O Instituto estabelecerá em 180 dias os requisitos necessários para a concessão do registro. Será obrigatório também, que os fabricantes e importadores de veículos equipados originalmente com o quebra-mato informem no manual do proprietário os pontos de ancoragem, peso máximo do conjunto de quebra-mato e componentes utilizados para a instalação, largura e altura do equipamento.
Será necessário ainda que o quebra-mato possua uma plaqueta indelével contento no mínimo as seguintes informações: identificação do fabricante do quebra-mato (razão social e CNPJ), modelo do veículo ao qual se destina, peso e dimensões do quebra-mato, referência a Resolução do 215 do Contran e identificação do registro da empresa no INMETRO. De acordo com a Resolução do Contran, serão dispensados do uso da plaqueta os veículos originalmente equipados com dispositivo quebra-mato, bem como aqueles em circulação que possuam dispositivo que atenda os requisitos previstos nas normas do Contran.
Entre os procedimentos de construção e montagem do quebra-mato previstos no Anexo da Resolução 215, estão a altura máxima do dispositivo, que não deve situar-se, em nenhum ponto, a mais de 50 mm acima da borda da tampa do compartimento do motor e a massa total do dispositivo, incluindo todas as braçadeiras e fixações, não deve exceder 1,2% da massa do veículo para o qual foi concebido, até um limite máximo de 18 kg. Em 365 dias estará proibido o uso do quebra-mato em desacordo com as normas. Quem descumprir estará cometendo infração grave, prevista no artigo 230, inciso XII do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.

marciajeep
16/10/2007, 15:47
bem vinda ao mundo da tracker.... http://br.youtube.com/watch?v=BDMZUco3qOQ (http://br.youtube.com/watch?v=BDMZUco3qOQ) ... olha o meu video de estreia nas dunas...
Obrigada pela acolhida e vou ver correndo o teu video. Este forum tem me auxiliado bastante, desde a compra do tracker e outras dúvidas, pois este ano entrei definitivamente no mundo 4x4, primeiro com a compra do Cj-5 68, o Tangue e agora com a Tracker. Tenho muito a aprender.

Abraços

Murillus
16/10/2007, 16:03
RESOLUÇÃO Nº 215, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006

Regulamenta a fabricação, instalação e uso de dispositivo denominado “quebra-mato” em veículos automotores com peso bruto total de até 3.500 kg.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, no uso da competência que lhe confere o inciso I do art. 12, da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Transito Brasileiro, e conforme Decreto n.º 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito; e
Considerando que o art. 97, do Código de Trânsito Brasileiro atribui ao CONTRAN a responsabilidade pela aprovação das exigências que permitam o registro, licenciamento e circulação nas vias publicas;
Considerando que a instalação do dispositivo denominado “quebra-mato” pode afetar as condições de projeto do veículo, em especial no que se refere à distribuição de peso, estabilidade, aerodinâmica e rigidez estrutural e a eficácia do equipamento suplementar de retenção ( Air Bag ) frontal; e,
Considerando que a utilização do “quebra-mato” pode representar riscos adicionais de acidentes, especialmente quando há o envolvimento de pedestres; resolve:
Art. 1º Os dispositivos “quebra-mato” instalados em veículos automotores com peso bruto total de até 3.500 kg, devem atender aos requisitos desta Resolução.

Art. 2ºOs fabricantes e importadores de veículos automotores equipados originalmente com dispositivo “quebra-mato” devem informar, no manual do proprietário, os seguintes requisitos

I – pontos de ancoragem;
II – peso máximo para o conjunto “quebra-mato” e componentes utilizados em sua instalação;
III – dimensões máximas do “quebra-mato” – largura e altura.

Parágrafo único. Na ausência de definição dos requisitos para instalação do dispositivo “quebra-mato”, por parte dos fabricantes e importadores, cabe ao fabricante do dispositivo o atendimento aos incisos deste artigo.

Art. 3º A utilização do “quebra-mato” em veículos automotores está condicionada a existência de uma plaqueta indelével no dispositivo, indicando suas características gerais, contendo no mínimo as seguintes informações:

I – identificação do fabricante do “quebra-mato” – razão social e CNPJ;

II – modelo do veículo ao qual se destina;

III – peso para o conjunto “quebra-mato”;

IV – dimensões do “quebra-mato”– largura e altura;

V – referência a esta resolução;

VI – identificação do registro da empresa no INMETRO.

Parágrafo único. Ficam dispensados do atendimento deste artigo, os veículos originalmente equipados com dispositivo “quebra-mato”, bem como aqueles em circulação equipados com dispositivo que atenda os requisitos desta Resolução.

Art. 4ºApós 365 dias da data de publicação desta Resolução, fica proibida a circulação, nas vias públicas, de veículos automotores equipados com “quebra-mato” que não cumpram com os requisitos desta Resolução.

Parágrafo único.Ficam dispensados do cumprimento desta Resolução:

a) os veículos originalmente equipados com o dispositivo “quebra-mato” que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação desta Resolução;
b) os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública;
c) veículos militares;
d) veículos de órgãos de segurança pública.

Art. 5º Os veículos automotores somente poderão ser equipados com o dispositivo do tipo “quebra-mato” produzidos por empresas devidamente registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO, que estabelecerá, em 180 dias, contados a partir da data de publicação desta Resolução, os requisitos para a concessão do registro mediante regulamentos complementares

Art. 6ºO não cumprimento do disposto nesta Resolução sujeitará o infrator à aplicação da penalidade e medida administrativa previstas no artigo 230, inciso XII, do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 7º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Alfredo Peres da Silva

Presidente

José Antonio Silvério

Ministério da Ciência e Tecnologia – Suplente

Rodrigo Lamego de Teixeira Soares

Ministério da Educação – Titular

Fernando Marques de Freitas

Ministério da Defesa – Suplente

Carlos Alberto Ferreira dos Santos

Ministério do Meio Ambiente – Suplente

Edson Dias Gonçalves

Ministérios dos Transportes – Titular

Anexo

Procedimentos de Construção e Montagem

1) Os dispositivos “quebra-mato” devem ser construídos de tal forma que todas as superfícies rígidas que possam ser tocadas por uma esfera de 100 mm de diâmetro (figura 1) tenham um raio de curvatura mínimo de 5 mm.

Figura 1

2) A massa total do dispositivo “quebra-mato”, incluindo todas as braçadeiras e fixações, não deve exceder 1,2% da massa do veículo para o qual foi concebido, até um limite máximo de 18 kg.

3) A altura do dispositivo “quebra-mato” quando montado em um veículo, não deve situar-se, em nenhum ponto, a mais de 50 mm acima da borda da tampa do compartimento do motor, medidos num plano longitudinal vertical ao veículo. Nos casos em que a grade frontal estiver integrada à tampa do compartimento do motor, a referência passa a ser a linha superior da grade.

linha de referência

Figura 2

4) O dispositivo “quebra-mato” não deve aumentar a largura do veículo em que for montado. Se a largura total do “quebra-mato” exceder a 75% da largura do veículo, as extremidades do dispositivo devem ser viradas para dentro, na direção da superfície exterior, de modo a minimizar os riscos de se enganchar. Considera-se que este requisito foi cumprido se o dispositivo estiver encaixado ou integrado na carroçaria ou se a extremidade do dispositivo não puder ser tocada por uma esfera de 100 mm de diâmetro e o intervalo entre a extremidade e a carroçaria circundante não exceder 20 mm.

5) Sem prejuízo ao disposto no item 4, o intervalo entre os componentes do “quebra-mato” e a superfície exterior subjacente não deve exceder 80mm. Devem ser ignoradas as descontinuidades locais no contorno da carroçaria, tais como grades, entradas de ar, etc.

6) A distância longitudinal entre a parte mais avançada do pára-choque e a parte mais avançada do “quebra-mato” não deve exceder 100 mm, admitindo-se uma tolerância de 20%.

7) O “quebra-mato” não deve reduzir de modo significativo a eficácia do pára-choque. Considera-se que este requisito foi cumprido, se não existirem mais de dois componentes verticais e dois componentes horizontais do “quebra-mato” que se sobreponham ao pára-choque.

8) O “quebra-mato” não deve estar inclinado para frente relativamente à linha vertical. As partes superiores do “quebra-mato” não devem ultrapassar mais de 50 mm para cima ou para trás (na direção do pára-brisa), a linha de referência da borda dianteira da tampa do compartimento do motor do veículo. Nos casos em que a grade frontal estiver integrada à tampa do compartimento do motor, a referência passa a ser a linha superior da grade. Cada ponto de medição é feito num plano vertical longitudinal que atravessa o veículo neste ponto.

RABUGENTO
16/10/2007, 16:11
Depois disso tudo, com os Policiais Rodoviários Federais mordedores que estão por aí, é melhor nem pensar em instalar para não ter aborrecimentos posteriores.

Um Policial Rodoviário Federal na BR 101 no Rio de Janeiro, mais precisamente no Posto de Rio Bonito-RJ, quis aprender meu veículo por causa da placa lacrada e licenciada pelo Detran de Campinas-SP...

Joao Baeta
16/10/2007, 17:12
Depois disso tudo, com os Policiais Rodoviários Federais mordedores que estão por aí, é melhor nem pensar em instalar para não ter aborrecimentos posteriores.

Um Policial Rodoviário Federal na BR 101 no Rio de Janeiro, mais precisamente no Posto de Rio Bonito-RJ, quis aprender meu veículo por causa da placa lacrada e licenciada pelo Detran de Campinas-SP...
:arrow:Ih!!!!!
É aquele posto lado direito onde fica uma casa velha? :pensativo:
Já fui parado ali...Ali sempre tem um policial na pista!
:putz:

TMorais
16/10/2007, 20:06
...Tenho observado o consumo e apesar de fazer as mudanças de marcha no tempo recomendado pelo manual, estou fazendo 6.7 km/L, certo que é com ar ligado e na cidade, porém fiquei com inveja do Paulo que consegue fazer 8km/L, o que devo fazer, pois apesar do carro ainda estar amaciando, na concessionária disseram que o consumo é este mesmo.

Abraços,

Márcia

Márcia,

Comprei o meu a + ou - 10 dias e a primeira média que fiz ficou 9 km/l. Sempre com ar ligado.. no meu ver acredito que depende da forma como se acelera e com as trocas de marcha...
Abraços

RABUGENTO
17/10/2007, 07:37
Uma recomendação que poucos seguem e que aprendi ao usar veículo a diesel e turbinado é "esquentar" o motor antes de rodar.

Aprendi aqui no forum 4x4, além do manual da picape, que a turbina tem que ser bem lubrificada antes de ser usada e também esfriada antes de desligar.

Com essa informação cheguei à conclusão de que todos os veículos devem ser ligados por algum tempo, principalmente quando os motores ainda estão frios. Acredito que esse procedimento também ajudará no consumo.

Espero que esteja certo :)

Engenheiros e técnicos devem se pronunciar...

Joao Baeta
17/10/2007, 10:29
:arrow:Sempre eu ligo o carro... Espero uns 1 minuto e saio com ele!
Ao desligar tb espero meio minuto a 1 minuto!
(Neste meio tempo eu fico tirando o GPS no lugar....... :mrgreen:)

marciajeep
17/10/2007, 10:47
João,

Se eu fiquei com inveja do consumo do Paulo 8km/l, imagina do teu que foi 9km/l, mas realmente estou um pouco preocupada com isso, apesar de que na concessionária me falaram que é esse mesmo o consumo de 6 a 7km/l. Vou seguir as recomendações de esquentar o carro ao ligar e ao desligar, porém como não sou somente eu quem dirige o carro, estou repassando para minha co-piloto, motorista, secretária...rs. Quanto à aceleração vc pode me esclarecer melhor? Talvez eu e co-piloto estejamos fazendo errado, embora eu tenha mais tempo de carteira, carros etc., que ela, pode ser uma lição para ambas.
Nós ainda nem nos aventuramos pela estrada e trilha nem se fala, só fiz até agora passeios com meu jeep cj-5, que também não faz muito tempo que comprei. É, novata sofre mas aprendo.

Abraços

marciajeep
17/10/2007, 10:51
Márcia,

Comprei o meu a + ou - 10 dias e a primeira média que fiz ficou 9 km/l. Sempre com ar ligado.. no meu ver acredito que depende da forma como se acelera e com as trocas de marcha...
Abraços
TMoraes,
Vejo que estou com inveja é do teu consumo de 9km/l, mas todos estão fazendo melhor que o meu e portanto, vc pode me esclarecer melhor quanto à aceleração para que eu possa ver o que eu e minha co-piloto estamos fazendo de errado?
Abraços,

iwakura
17/10/2007, 11:13
TMoraes,
Vejo que estou com inveja é do teu consumo de 9km/l, mas todos estão fazendo melhor que o meu e portanto, vc pode me esclarecer melhor quanto à aceleração para que eu possa ver o que eu e minha co-piloto estamos fazendo de errado?
Abraços,

Para motores a gasolina/alcool, a maneira mais econômica de dirigir é explicada em:

http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm

Em resumo: utilizar a maior marcha possível, com a menor rotação possível do motor, andando com o acelerador lá embaixo. Obs. Este método não serve para ultrapassagens em estrada...

[]

Joao Baeta
17/10/2007, 12:04
João,

Se eu fiquei com inveja do consumo do Paulo 8km/l, imagina do teu que foi 9km/l, mas realmente estou um pouco preocupada com isso, apesar de que na concessionária me falaram que é esse mesmo o consumo de 6 a 7km/l. Vou seguir as recomendações de esquentar o carro ao ligar e ao desligar, porém como não sou somente eu quem dirige o carro, estou repassando para minha co-piloto, motorista, secretária...rs. Quanto à aceleração vc pode me esclarecer melhor? Talvez eu e co-piloto estejamos fazendo errado, embora eu tenha mais tempo de carteira, carros etc., que ela, pode ser uma lição para ambas.
Nós ainda nem nos aventuramos pela estrada e trilha nem se fala, só fiz até agora passeios com meu jeep cj-5, que também não faz muito tempo que comprei. É, novata sofre mas aprendo.

Abraços

:arrow:Querida Márcia,
Consumo variam bastante!
Qnd a aceleração.... Já tive o Suzuki Jimny 13. 16V... O torque é de 4500 rpm...Comum nos motores 16V e o Tracker acredito que o torque seja o msm!E percebi que o carro faz 10km/l... eu sempre ia a 3 mil rpm e trocava... E vai indo....! Mas ir a 100 km/h... A rotação era 4100rpm! E o consumo ia uns 10.5km/l... Ir a 70 a 90km/l... Uns 3500 a 4000 rpm o carro fazia 13.1 km/l! (Mas sem ar ligado, Se fosse ligado ia dar una 12.5 km/l)
Depende do um dono p/ outro... O jipe da Suzuki faz uns 8.5km/l na cidade e 11 km/l na estrada.... Nem dá para confiar que o fabricantes que colocam o consumo!!!!
O meu Grand Vitara é turbo diesel 2.0...O torque é de 2000 rpm! Estou simplesmente sastisfeito (No momento está na oficina mexendo no motor! :putz:) O consumo dele é exelente! Na cidade ele nada faz menos do que 11.5 km/l e na estrada... 14.5km/l! Ele é meu dia dia... e enfrento bastante terra!
:concordo:

Abs

marciajeep
17/10/2007, 12:41
Para motores a gasolina/alcool, a maneira mais econômica de dirigir é explicada em:

http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm

Em resumo: utilizar a maior marcha possível, com a menor rotação possível do motor, andando com o acelerador lá embaixo. Obs. Este método não serve para ultrapassagens em estrada...

[]
Deixa eu ver se entendi as tuas instruções aliado ao que li no site que indicaste, mas primeiro te direi como estou fazendo.
Segundo o manual e é como venho fazendo: 3ª passo com 35km/h, 4ª com 40km/h e 5ª com 65km/h;
O site diz: usar marchas superiores, ainda que com acelerador todo aberto ( o que significa acelerador todo aberto?) até atingir a velocidade desejada, é o procedimento mais econômico, seja em cidade, estrada plana ou subida de serra. No teste eles fizeram o percurso quase todo em 5ª marcha.
Vc diz: utilizar a maior marcha possível, com a menor rotação possível do motor, andando com o acelerador lá embaixo.
Dá para vc trocar isso tudo em miúdos? Devo esticar mais as marchas ounão?
abraços

marciajeep
17/10/2007, 12:56
:arrow:Querida Márcia,
Consumo variam bastante!
Qnd a aceleração.... Já tive o Suzuki Jimny 13. 16V... O torque é de 4500 rpm...Comum nos motores 16V e o Tracker acredito que o torque seja o msm!E percebi que o carro faz 10km/l... eu sempre ia a 3 mil rpm e trocava... E vai indo....! Mas ir a 100 km/h... A rotação era 4100rpm! E o consumo ia uns 10.5km/l... Ir a 70 a 90km/l... Uns 3500 a 4000 rpm o carro fazia 13.1 km/l! (Mas sem ar ligado, Se fosse ligado ia dar una 12.5 km/l)
Depende do um dono p/ outro... O jipe da Suzuki faz uns 8.5km/l na cidade e 11 km/l na estrada.... Nem dá para confiar que o fabricantes que colocam o consumo!!!!
O meu Grand Vitara é turbo diesel 2.0...O torque é de 2000 rpm! Estou simplesmente sastisfeito (No momento está na oficina mexendo no motor! :putz:) O consumo dele é exelente! Na cidade ele nada faz menos do que 11.5 km/l e na estrada... 14.5km/l! Ele é meu dia dia... e enfrento bastante terra!

Abs
João,

Quer dizer que segundo o site que nosso amigo Iwakura indicou, vc dirige e troca as marchas de acordo com a rotação? Sempre que vc alcança 3000 rotações vc troca de marcha? De acordo com o site o método carga é mais econômico.
[]'s

Márcia

iwakura
17/10/2007, 13:02
Deixa eu ver se entendi as tuas instruções aliado ao que li no site que indicaste, mas primeiro te direi como estou fazendo.
Segundo o manual e é como venho fazendo: 3ª passo com 35km/h, 4ª com 40km/h e 5ª com 65km/h;
O site diz: usar marchas superiores, ainda que com acelerador todo aberto ( o que significa acelerador todo aberto?) até atingir a velocidade desejada, é o procedimento mais econômico, seja em cidade, estrada plana ou subida de serra. No teste eles fizeram o percurso quase todo em 5ª marcha.
Vc diz: utilizar a maior marcha possível, com a menor rotação possível do motor, andando com o acelerador lá embaixo.
Dá para vc trocar isso tudo em miúdos? Devo esticar mais as marchas ounão?
abraços

Não, é o contrário!! Quanto mais esticar as marchas pior vai ser o consumo!

Por exemplo: se passas para 3ª com 35km/h, experimente passar com 30 ou mesmo 25km/h, ou com a menor velocidade que o carro suportar sem o motor morrer. É claro, pela menor a velocidade, mais forte vais ter de pisar no acelerador. E menor também vai ser a aceleração/retomada. Mas o consumo vai ser o menor também!

Antigamente, tinha um método que preconizava pular marchas, ou seja, ir de 1ª direto para a 3ª e depois direto para a 5ª. Também funciona.

Teste e depois nos conte o resultado!

marciajeep
17/10/2007, 13:24
Não, é o contrário!! Quanto mais esticar as marchas pior vai ser o consumo!

Por exemplo: se passas para 3ª com 35km/h, experimente passar com 30 ou mesmo 25km/h, ou com a menor velocidade que o carro suportar sem o motor morrer. É claro, pela menor a velocidade, mais forte vais ter de pisar no acelerador. E menor também vai ser a aceleração/retomada. Mas o consumo vai ser o menor também!

Antigamente, tinha um método que preconizava pular marchas, ou seja, ir de 1ª direto para a 3ª e depois direto para a 5ª. Também funciona.

Teste e depois nos conte o resultado!
Meu querido vou testar mesmo, inclusidve este de pular marcha, e contarei o resultado, que espero ser o de economia.

[] Obrigada,

Márcia

Murillus
17/10/2007, 14:48
Marcia,

o meu tracker, depois de amaciado o motor (8000 km rodados) e acertado o pé do motorista, ele ta fazendo agora uns 10 km/l no asfalto...
na areia ele faz 8 km/l...
na duna ele faz 6 km/l...
na lama ele faz 4 km/l...

mas ainda me parece que ainda vai melhorar pois nao consigui ainda colocar mais de 140km/h... e outro colega ja andou a 160 km/h em um tracker que ja ta com 20000 km rodados...

tenha paciencia... tudo tende a melhorar...

Murillus
17/10/2007, 14:54
Meu querido vou testar mesmo, inclusidve este de pular marcha, e contarei o resultado, que espero ser o de economia.

[] Obrigada,

Márcia

nao se esqueçam que ele é jipe... tem motor muito forte de 1ª ate 3ª... inclusive ele sai de 2ª facilmente, mas nao é recomendavel ficar rodando lento com a marcha alta tipo de 40km/h na 5ª... segundo meu mecanico ele fica queimando muito mais gasolina que deveria...

marciajeep
17/10/2007, 15:02
nao se esqueçam que ele é jipe... tem motor muito forte de 1ª ate 3ª... inclusive ele sai de 2ª facilmente, mas nao é recomendavel ficar rodando lento com a marcha alta tipo de 40km/h na 5ª... segundo meu mecanico ele fica queimando muito mais gasolina que deveria...
É meu caríssimo Murillus,

Agora fiquei confusa mesmo, mas sei que tenho que ter paciência, observar e ver como se comporta. Vou continuar atenta às marchas, ao pé no acelerador e às rotações pra ver se melhora.

[]
Márcia

iwakura
17/10/2007, 15:14
Marcia,

o meu tracker, depois de amaciado o motor (8000 km rodados) e acertado o pé do motorista, ele ta fazendo agora uns 10 km/l no asfalto...
na areia ele faz 8 km/l...
na duna ele faz 6 km/l...
na lama ele faz 4 km/l...

mas ainda me parece que ainda vai melhorar pois nao consigui ainda colocar mais de 140km/h... e outro colega ja andou a 160 km/h em um tracker que ja ta com 20000 km rodados...

tenha paciencia... tudo tende a melhorar...

Cara, não entendi? Se você acha que Tracker é jipe (o que não é), porque você tá tentando andar a 160km/h??? Tá tentando ver quanto a tua Tracker faz no céu?? Só espero que não leves ninguêm contigo...

Com relação ao comentário do mecânico, não me leve a mal, mas se fosse eu trocaria de mecânico... Queimando gasolina fica uma Tracker rodando a 140/160km/h, independentemente da marcha!

[]

Murillus
17/10/2007, 15:39
Cara, não entendi? Se você acha que Tracker é jipe (o que não é), porque você tá tentando andar a 160km/h??? Tá tentando ver quanto a tua Tracker faz no céu?? Só espero que não leves ninguêm contigo...

Com relação ao comentário do mecânico, não me leve a mal, mas se fosse eu trocaria de mecânico... Queimando gasolina fica uma Tracker rodando a 140/160km/h, independentemente da marcha!

[]

Acho que vc não entendeu nadinha do que eu tou dizendo...

1º o tracker é um jipe sim...
2º eu faço trilhas sim mas tb ando na cidade e tb viajo pelo asfalto...
3º tentei uma vez esticar num retao pra ver o desempenho do carro e foi só isso...
4º segundo meu mecanico, que é muito bom por sinal, se vc tem pé pesado, vc injeta mais gasolina e as vezes o carro nao queima tudo, logo o que sobra vc esta desperdiçando... e isso faz sentido...
5º nao estou mandando ninguem amaciar o carro correndo feito um louco, mas quem quiser pode ir ao autodromo... o daqui é aberto ao publico...
6º o forum serve para ajudar e dar dicas...
7º as pessoas deveriam ter mais humildade quando criticam os outros e não olham pra si mesmo...

paulo jordy
17/10/2007, 15:43
Oi Pessoal e em especial ao Paulo de Belém, eu também sou novata aqui e no mundo 4x4, tenho um cj-5 68 desde março 2007 e acabo de comprar uma Tracker.
Tenho observado o consumo e apesar de fazer as mudanças de marcha no tempo recomendado pelo manual, estou fazendo 6.7 km/L, certo que é com ar ligado e na cidade, porém fiquei com inveja do Paulo que consegue fazer 8km/L, o que devo fazer, pois apesar do carro ainda estar amaciando, na concessionária disseram que o consumo é este mesmo.

Abraços,

Márcia

Marcia,

Seja bem vinda, de fato tenho conseguido marcar 8 km/l na cidade com o ar ligado, uma vez que não acelero muito, ando sempre em velocidades em torno de 60, 70 e no máximo 80 km/h, não dou arrancadas fortes e uso bastante o veiculo sem estar constantemente acelerando ou freiando. Ou seja, tenho controlado bastante o meu impeto de dirigir mais radicalmente. Veja, anteriormente tinha uma S 10 Advantagem à gasolina que com muito custo fazia 7 km/l usando o mesmo principio de dirigir. A fabrica diz que o traker na cidade faz 10 km/l, mas é mentira. Eu bem que tentei conseguir a façanha. quem sabe se fosse sem o ar condicionado, poderiamos conseguir uns 9km/l. É bem verdade que aqui em belém com todo o nosso calor é praticamente impossível. De mais, estou gostando bastante do carro, apesar de estranhar um pouco a altura do mesmo, uma ve3z que a S 10 era maior e mais robuta. Pontos positivos muitos.
Um grande Abraço

Paulo Jordy

Murillus
17/10/2007, 16:02
... tenho conseguido marcar 8 km/l na cidade com o ar ligado, uma vez que não acelero muito ... A fabrica diz que o traker na cidade faz 10 km/l, mas é mentira ... Eu bem que tentei conseguir a façanha ... quem sabe se fosse sem o ar condicionado, poderiamos conseguir uns 9km/l ...

Paulo Jordy,

eu estou conseguindo andar a 9km/l boa parte do temo pois alem de andar livre por bom periodo eu ando geralmente sem transito entre 6 e 7 hs ou 20 e 21 hs... pego vias expressas ou um trecho da br...

já consegui fazer meus 10km/l... carro vazio... mas foi por algumas poucas vezes confesso, mas consegui e acho que é devido ao pé mesmo...

no dia-a-dia, no transito, com sinal atras de sinal, acho que o consumo real fica nos 8 a 7 km/l... mas volto a dizer que depende muito do pé do motorista... eu raramente uso freio e sempre evito aceleradas bruscas...

RABUGENTO
17/10/2007, 16:03
No Certificado de Registro de Veículo diz:

ESPÉCIE/TIPO: MIS/UTILITARIO/JIPE

O DETRAN-SP considera que seja um Jipe :)

Eu também acho que é um Jipe ou Jeep se preferirem.

Como já disse, consumi em estrada com ar ligado tempo integral antes dos 1000km, cerca de 8,8kml. Não sei andar muito devagar em estradas.
Acredito que esse consumo melhore depois da primeira revisão.
Já o motor diesel da picape faz uma média entre cidade e estrada, também com ar condicionado ligado direto 11kml. Alguns dizem que fazem até 14kml a 100kmh constantes e sem ar ligado. Não sei rodar assim hehe.

Andre Sousa
17/10/2007, 16:10
Me permitam um palpite que apela ao bom senso:

a) Teoricamente o giro alto favorece o desempenho e prejudica o consumo, ainda mais no motor 16v. Por esse motivo, as marchas menores são usadas para imprimir potência e as maiores apenas para manter a velocidade. Mas essa premissa não é suficiente para que eu estique (acelere muito) em 1ª, 2ª e 3ª até perceber um giro de 3.000 ou 4.000 e me condicione a passar a macha sempre com giro alto. Quando coloco o carro em movimento estou sempre tendendo a passar as marchas o mais breve possível, sempre atento ao giro do motor. Ou seja, ao menor sinal de que o motor está “girando fácil”, passo uma marcha maior. Manter uma marcha constante com o motor girando muito, ao ponto de ser perceptível o seu barulho, é contrário a busca por menor consumo. Se quero uma condução que gasta pouco combustível devo sempre procurar as marchas maiores.

b) Por outro lado, passar 2ª, 3ª, 4ª e até 5ª rapidamente, com o veículo em baixa velocidade, não é uma prática que deva ser utilizada com finalidade de economizar combustível. Um veículo em 5ª marcha com um giro baixíssimo, deve estar em velocidade de cruzeiro (80 ou 100 km p/h). Andar a 30 p/h com o carro em 5ª e pisar fundo no acelerador até que ele desenvolva, vai ocasionar aquela sensação de que o carro tá tremendo, quase morrendo. As explosões nas câmaras não estão impulsionando os pistões e o motor está sendo forçado demais. Essa prática compromete a longevidade do motor.

c)Sugiro que usemos o bom senso. Dirigindo na cidade: devemos procurar sair "macio"; nunca arrancar quando o sinal abre; evitar reduzidas para pequenas ultrapassagens no trânsito urbano; desacelerar bem antes do sinal fechado, para que seja aproveitado o deslocamento natural do carro até sua parada e, em fim, seguir naturalmente o fluxo.
Na estrada: manter velocidade constante de 100 ou 120 (mais que isso é bobagem pois o consumo sobe absurdamente e sua segurança está em risco); fazer apenas as ultrapassagens necessárias, buscando os melhores pontos para fazê-las e, se possível, sem a necessidade de reduções.

Conclusão: Com essa filosofia de condução mantenho um consumo de 10 ou 11 km p/l em estradas e 8 km p/l na cidade com meu Tracker 2007 original. Em mais de 5 meses de medição, sempre fiz uma média de 9 km p/l.

paulo jordy
17/10/2007, 16:16
Paulo Jordy,

eu estou conseguindo andar a 9km/l boa parte do temo pois alem de andar livre por bom periodo eu ando geralmente sem transito entre 6 e 7 hs ou 20 e 21 hs... pego vias expressas ou um trecho da br...

já consegui fazer meus 10km/l... carro vazio... mas foi por algumas poucas vezes confesso, mas consegui e acho que é devido ao pé mesmo...

no dia-a-dia, no transito, com sinal atras de sinal, acho que o consumo real fica nos 8 a 7 km/l... mas volto a dizer que depende muito do pé do motorista... eu raramente uso freio e sempre evito aceleradas bruscas...

Murillus,

De fato, como comentei, é uma maneira de dirigir, de trnsito livre ou não, bem como o do fator gasolina, uma vez que aqui em Belém ou em qualquer outro lugar, se abastecermos com uma gasolina boa, teremos um bom nivel de quilometragem, e se for gasolina digamos batizada, provalvelmente também irá influenciar negativamente no consumo do jeep.
Mas aqui entre nós, eu bem que gostraria de estar fazendo 10km/l e vou continuar tentando, uma vez que tudo depende da maneira correta de dirigir, de trafego mais leves e de uma boa gasolina. Em Belém, tento sempre colocar o combustivel nos mesmos postos que me parecem ser mais confiáveis, mas vai saber...
Um grande abraço
Paulo Jordy

Murillus
17/10/2007, 16:22
...
...
...

Conclusão: Com essa filosofia de condução mantenho um consumo de 10 ou 11 km p/l em estradas e 8 km p/l na cidade com meu Tracker 2007 original. Em mais de 5 meses de medição, sempre fiz uma média de 9 km p/l.

disse tudo...

Andre Sousa
17/10/2007, 16:25
[]

Amigo IWAKURA, estimular nosso parceiro Murillus a andar mais devagar é uma atitude pró-vida e sempre será apoiada por todos.

Mas não entendo porque o uso de um discurso ultrapassado sobre o que é ou não um jipe. Isso não é interessante pro fórum. A não ser que você detenha um conhecimento inovador e indiscutível sobre o conceito de jipe e queira copartilhar conosco.

Fico até aguardando pra saber qual é seu entendimnto sobre o que é um jipe. Você deve saber muuuuuuito.

Andre Sousa
17/10/2007, 16:28
Aí Murillus?????

ÓUCARAÊ

paulo jordy
17/10/2007, 16:28

a) Teoricamente o giro alto favorece o desempenho e prejudica o consumo, ainda mais no motor 16v. Por esse motivo, as marchas menores são usadas para imprimir potência e as maiores apenas para manter a velocidade. Mas essa premissa não é suficiente para que eu estique (acelere muito) em 1ª, 2ª e 3ª até perceber um giro de 3.000 ou 4.000 e me condicione a passar a macha sempre com giro alto. Quando coloco o carro em movimento estou sempre tendendo a passar as marchas o mais breve possível, sempre atento ao giro do motor. Ou seja, ao menor sinal de que o motor está “girando fácil”, passo uma marcha maior. Manter uma marcha constante com o motor girando muito, ao ponto de ser perceptível o seu barulho, é contrário a busca por menor consumo. Se quero uma condução que gasta pouco combustível devo sempre procurar as marchas maiores.

b) Por outro lado, passar 2ª, 3ª, 4ª e até 5ª rapidamente, com o veículo em baixa velocidade, não é uma prática que deva ser utilizada com finalidade de economizar combustível. Um veículo em 5ª marcha com um giro baixíssimo, deve estar em velocidade de cruzeiro (80 ou 100 km p/h). Andar a 30 p/h com o carro em 5ª e pisar fundo no acelerador até que ele desenvolva, vai ocasionar aquela sensação de que o carro tá tremendo, quase morrendo. As explosões nas câmaras não estão impulsionando os pistões e o motor está sendo forçado demais. Essa prática compromete a longevidade do motor.

c)Sugiro que usemos o bom senso. Dirigindo na cidade: devemos procurar sair "macio"; nunca arrancar quando o sinal abre; evitar reduzidas para pequenas ultrapassagens no trânsito urbano; desacelerar bem antes do sinal fechado, para que seja aproveitado o deslocamento natural do carro até sua parada e, em fim, seguir naturalmente o fluxo.
Na estrada: manter velocidade constante de 100 ou 120 (mais que isso é bobagem pois o consumo sobe absurdamente e sua segurança está em risco); fazer apenas as ultrapassagens necessárias, buscando os melhores pontos para fazê-las e, se possível, sem a necessidade de reduções.

Caro Andre Souza,

De fato tento seguir algo parecido ao guiar o tracker, sendo que passo rapidamente as marchas com aceleração a mais suave possivel e já estou em 5 marcha aos 60 km/h, procurando sempre estar em quinta marcha o mais rapido possivel, mas sempre com acelerações suaveis e o minimo de troca de marchas. Pois bem , é bem verdadse que o meu carro ainda não tem trezentos quilometros de uso, mas espero conseguir diminuir esta margem de consumo.

Um grande abraço
Paulo Jordy

Murillus
17/10/2007, 16:38
Aí Murillus?????

ÓUCARAÊ

estou postando as fotos das protecoes feitas na newtrack...

vou encomendar tb um quebramato e estribos...

o que vc acha de colocar pneus da tr4... 255/70/16... vai aumentar a altura um pouco...

Andre Sousa
17/10/2007, 16:53
Murillus, não foi você que postou aquela recente regulamentação do DENATRAN sobre quebra-mato? No meu caso eu já tinha o meu, mas não acha melhor esperar ou perguntar à NEWTRACK se eles pretendem se adequar a norma?

Sobre os estribos, você viu onde o modelo? Não achei nada e tive eu mesmo que desenhar.

Murillus
17/10/2007, 16:57
Murillus, não foi você que postou aquela recente regulamentação do DENATRAN sobre quebra-mato? No meu caso eu já tinha o meu, mas não acha melhor esperar ou perguntar à NEWTRACK se eles pretendem se adequar a norma?

Sobre os estribos, você viu onde o modelo? Não achei nada e tive eu mesmo que desenhar.

ja adequaram inclusive retirando as arestas...

me baseei na ECA... mas ja saiu na keko...

Murillus
17/10/2007, 17:01
o grande problema é que sem quebrabato nao da pra por um guincho...

Andre Sousa
17/10/2007, 17:05
estou postando as fotos das protecoes feitas na newtrack...

vou encomendar tb um quebramato e estribos...

o que vc acha de colocar pneus da tr4... 255/70/16... vai aumentar a altura um pouco...

Cara 255/70/16 é uma medida grande demais pra um carro original. O limite seria 235/70/16.

Mas caho que a TR4 tem pneus 225/70/16

iwakura
17/10/2007, 17:07
Amigo IWAKURA, estimular nosso parceiro Murillus a andar mais devagar é uma atitude pró-vida e sempre será apoiada por todos.

Mas não entendo porque o uso de um discurso ultrapassado sobre o que é ou não um jipe. Isso não é interessante pro fórum. A não ser que você detenha um conhecimento inovador e indiscutível sobre o conceito de jipe e queira copartilhar conosco.

Fico até aguardando pra saber qual é seu entendimnto sobre o que é um jipe. Você deve saber muuuuuuito.

Amigo André,

Desculpe se fiz um discurso ultrapassado!

Em primeiro lugar, me irritam as apologias a velocidade. Quase me vou dessa para melhor por causa de um inconsequente que perdeu o controle da caminhonete na minha frente, vindo em direção contrária a minha. Felizmente, ele foi sozinho pro inferno! :parede:

Jipe e Tracker: desculpe se criou polêmica, não é minha intenção. Só que, como futuro comprador de um Tracker (até o fim do ano), espero dele um utilitário médio, com conforto na cidade/estrada e que me permita andar em alguns lugares que um carro não vai.

Um jipe, pelo que até o meu parco conhecimento vai, não têm conforto na cidade e muito menos em viagens longas, mas, em compensação, vai a lugares que, normalmente, um Tracker sem modificações não vai.

Me corrija se estou errado, porque aí vou ter de trocar por um Civic...:cry:

[]

Andre Sousa
17/10/2007, 17:12
o grande problema é que sem quebrabato nao da pra por um guincho...

Eu estou botando um quebra-mato com guincho. Também vou ver-pra-crer como você. A regulamentação do engate saiu e ninguém tirou as peças.

Sobre o uso do guincho sugiro pesquisar na Armazém 4x4. Muitas peças são só decorativas. pra usar guincho e levantar 1,5 tonelada não é brincadeira não. A peça fabricada pela Four Whell é adequada pra isso.
http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=208&categoria=40

Andre Sousa
17/10/2007, 17:21
Amigo André,

Jipe e Tracker: (...) como futuro comprador de um Tracker (até o fim do ano), espero dele um utilitário médio, com conforto na cidade/estrada e que me permita andar em alguns lugares que um carro não vai. []

Bacana IWAKURA, se procura no Tracker isso, vai achar com sobra. Vai ter carro pra uns 10 anos au mais.

iwakura
17/10/2007, 17:26
Bacana IWAKURA, se procura no Tracker isso, vai achar com sobra. Vai ter carro pra uns 10 anos au mais.

Ué, tchê, o Tracker não era jipe, agora virou carro?????:rolleyes::rolleyes:

RABUGENTO
17/10/2007, 17:35
Um jipe, pelo que até o meu parco conhecimento vai, não têm conforto na cidade e muito menos em viagens longas, mas, em compensação, vai a lugares que, normalmente, um Tracker sem modificações não vai.

Me corrija se estou errado, porque aí vou ter de trocar por um Civic...:cry:

[]

iwakura,

Estive numa trilha +/- leve há 10 dias e lá estava um Tracker que não fez nada feio.
Estou esperando que coloquem o video no Yutube para mostrar aqui, assim teremos melhores informações dos veículos. Gostei do que vi. O pessoal do Tracker, um casal com o filho, divertiram-se bastante. O jeep está original. E pela foto dá pra notar que o ar condicionado estava ligado direto :)

http://www.jeepeirostartaruga.com.br/eventos/3_passeio_criancas/Picture094.jpg

Meu filho trocou o Civic LXL 2005 dele pelo Tracker. Adorou a troca. Agora ele vai poder ir onde antes não ia.

RABUGENTO
17/10/2007, 17:37
Não sei se há tanta necessidade de estribos no Tracker.

http://www.keko.com.br/lanca/tracker_k1/tracker_frente.jpg

Murillus
17/10/2007, 17:41
Cara 255/70/16 é uma medida grande demais pra um carro original. O limite seria 235/70/16.

Mas caho que a TR4 tem pneus 225/70/16

foi mal andre... isso mesmo é um 225/70/16... pra ver se ganho alguma altura...

iwakura
17/10/2007, 17:48
iwakura,

Estive numa trilha +/- leve há 10 dias e lá estava um Tracker que não fez nada feio.

Meu filho trocou o Civic LXL 2005 dele pelo Tracker. Adorou a troca. Agora ele vai poder ir onde antes não ia.

Pois é, o Tracker/GV é muito bom, tanto é que vou comprar um!:dance: Dois colegas meus também têm Tracker/GV.

Agora, numa trilha que nem a da foto (se bem que não dá pra ver a extensão da lama), é claro que o jipe ajuda, mas o motorista é fundamental!:palmas:

Andre Sousa
17/10/2007, 18:04

Num carro original existem vários pontos vulneráveis que precisam de proteção para entrar numa trilha, mesmo que leve. Alguns são de fundamental importância para o funcionamento do carro, como o cárter e o diferencial traseiro (sem óleo no motor ou com o diferencial quebrado o carro não pode funcionar).
Mas se for analisar estatisticamente a real possibilidade de uma pedra ou um barranco atingir o veículo, indicaria dois pontos que potencialmente estão mais sujeitos a acidentes: a caixa-de-ar e o tanque de combustível. Não que seja dispensável o protetor de cárter, ou que o diferencial traseiro não mereça cuidados (essas foram, inclusive, as primeiras partes que protegi, quando tinha um Grand Vitara). Mas a possibilidade de se amassar o tanque de combustível é muito grande, e de se amassar a caixa-de-ar é ainda maior. Claro que com a lata amassada o carro anda, e é por isso que damos maior prioridade pra proteger cárter e diferencial. Mas não colocar um bom estribo é contar os dias pra ter que parar no lanterneiro.

Andre Sousa
17/10/2007, 18:10
ATENÇÃO

Keko e Bepo são peças decorativas, não servem pra proteção do veículo. Na primeira pedra irá amassar.

Estribo e quebra-mato pra trilha tem que ser fabricado para essa finalidade. Procurem fabricantes que forneçam produtos para off-road.

Andre Sousa
17/10/2007, 18:40
foi mal andre... isso mesmo é um 225/70/16... pra ver se ganho alguma altura...

Cara, eu optaria pelo 235/70/16. Acho que 225 vai ficar fino e perder a graça dos pneus, mas o aumento seria de 1,65 cm (225/70/16 = 36,07 raio e 235/60/16 = 34,42 raio). Com o 235/70/16 = raio de 36,77 o aumento seria de 2,35 cm.

iwakura
17/10/2007, 19:12
Num carro original existem vários pontos vulneráveis que precisam de proteção para entrar numa trilha, mesmo que leve. Alguns são de fundamental importância para o funcionamento do carro, como o cárter e o diferencial traseiro (sem óleo no motor ou com o diferencial quebrado o carro não pode funcionar).
Mas se for analisar estatisticamente a real possibilidade de uma pedra ou um barranco atingir o veículo, indicaria dois pontos que potencialmente estão mais sujeitos a acidentes: a caixa-de-ar e o tanque de combustível. Não que seja dispensável o protetor de cárter, ou que o diferencial traseiro não mereça cuidados (essas foram, inclusive, as primeiras partes que protegi, quando tinha um Grand Vitara). Mas a possibilidade de se amassar o tanque de combustível é muito grande, e de se amassar a caixa-de-ar é ainda maior. Claro que com a lata amassada o carro anda, e é por isso que damos maior prioridade pra proteger cárter e diferencial. Mas não colocar um bom estribo é contar os dias pra ter que parar no lanterneiro.

André,

Muito informativo! Mas, diga aí, de que marca e onde compraste as proteções do teu Tracker ou mandaste fazer?

[]

Joao Baeta
17/10/2007, 19:29
:arrow:Esse tópico está gerando polêmico!!!
:palmas: :palmas:

Andre Sousa
17/10/2007, 19:55
André,

Muito informativo! Mas, diga aí, de que marca e onde compraste as proteções do teu Tracker ou mandaste fazer?

[]

Cárter, câmbio e tanque na RC4x4
Quebra-mato da Four Wheel (Armazém 4x4)
O estribo eu que desenhei e mandei fazer em serralheria.

TMorais
17/10/2007, 20:33
TMoraes,
Abraços,

Marcia,

Veja o post 45... não sigo exatamente com aquelas velocidades mas sim inferior as indicadas nas rotaçoes .. só fiz uma medição até o momento onde percorrir 130km na cidade... Uma outra coisa: ao sair na 1ª marcha cuidado com arrancadas, principalmente em sinaleiras, ou com muita velocidade pois o peso do pé nesta saída é que o bixinho bebe... No mais tenho optado por uma gasolina de confiança e de preferencia aditivada..

Outra coisa.. o carro do João é um grand vitara Diesel e o nosso é gasolina.. o dele realmente vai ser infinitamente mais economico ao comparar o km rodados por litro.

bpspoa
17/10/2007, 20:38
Cárter, câmbio e tanque na RC4x4
Quebra-mato da Four Wheel (Armazém 4x4)
O estribo eu que desenhei e mandei fazer em serralheria.
]
como é esse estribo que fizestes? tem fotos? tambem tenho um gv com 2"+2" e tenho muito interesse nisso... saiu quanto a brincadeira?

grato!

TMorais
17/10/2007, 20:38
Uma recomendação que poucos seguem e que aprendi ao usar veículo a diesel e turbinado é "esquentar" o motor antes de rodar.

Aprendi aqui no forum 4x4, além do manual da picape, que a turbina tem que ser bem lubrificada antes de ser usada e também esfriada antes de desligar.

Com essa informação cheguei à conclusão de que todos os veículos devem ser ligados por algum tempo, principalmente quando os motores ainda estão frios. Acredito que esse procedimento também ajudará no consumo.

Espero que esteja certo :)

Engenheiros e técnicos devem se pronunciar...

Este procedimento ajudaria no veiculo a gasolina? realmente ao ligar concordo que se deva dar um tempo - em média minuto - para a lubrificação dos componentes do motor.. sobre o motor diesel também concordo que se deva deixar uns 30 segundos em marcha lenta para estabilizar o turbo ates de desliga-lo - vi isso no troller. Mas não vejo necessidade em motores a gasolina.. Procede?

iwakura
17/10/2007, 21:48
Este procedimento ajudaria no veiculo a gasolina? realmente ao ligar concordo que se deva dar um tempo - em média minuto - para a lubrificação dos componentes do motor.. sobre o motor diesel também concordo que se deva deixar uns 30 segundos em marcha lenta para estabilizar o turbo ates de desliga-lo - vi isso no troller. Mas não vejo necessidade em motores a gasolina.. Procede?

http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/autoservico/mecanica/lendas.shtml

Esquentar o motor antes de sair com o carro aumenta sua vída Útil.

DEPENDE
Se o motor tiver sistema eletrônico de gerenciamento, como todos os novos carros, é falso. Tanto a lubrificação como a dosagem da mistura ar/combustível já estão devidamente programadas e a eficiência da bomba de óleo, bem como da de gasolina, proporciona o desempenho adequado mesmo com o motor ainda frio.
Em veículos mais antigos a afirmação é verdadeira, pois no início do funcionamento eles apresentam deficiência de lubrificação e desequilíbrio na mistura ar/combustível, provocando maior atrito entre as peças metálicas.

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/aquec.htm

"A forma mais eficiente de obter a temperatura ideal de funcionamento do motor é mesmo dar a partida e sair rodando, sem atingir rotações elevadas nos primeiros minutos. Desta forma aquecem-se o motor, a transmissão e os demais sistemas ao mesmo tempo, poupa-se combustível (pois não há o consumo do aquecimento em marcha-lenta) e não há comprometimento da vida útil do motor.

Não se preocupe com a ventilação que o radiador recebe em movimento, pois o motor possui uma válvula termostática responsável por reter a circulação do líquido de arrefecimento quando frio. Assim, o resfriamento do líquido que está no radiador não prejudicará o aquecimento daquele que se encontra nas galerias de arrefecimento do motor."

[]

Joao Baeta
17/10/2007, 22:01
:arrow:Qnd eu ligo... Deixo um tempo curto para ele "acordar"
O pior que a minha avó comprou um Clio 1.6 16V Hi-Flex há 3 meses...
O carro é mt bom.... Mas tem que ligar e esquentar! Senão... Morre!
Problema anormal! :pensativo:

Andre Sousa
18/10/2007, 12:44
]
como é esse estribo que fizestes? tem fotos? tambem tenho um gv com 2"+2" e tenho muito interesse nisso... saiu quanto a brincadeira?

grato!

Caro Bpspoa, tenho o desenho dele, vou escanear e postar aqui. Além do par de estribos, fiz também uma espécie de barra para proteção traseira.

O custo total das peças foi R$ 900,00 incluindo a pintura anti-ferrugem.

marciajeep
18/10/2007, 13:05

Apesar de realmente não ter muita utilidade o estribo no Tracker, coloquei um por conta de ajudar o acesso de minha mãe, mas comprei na loja Caminho das Pedras em BH, antes havia entrado em contato com eles e perguntei como era o estribo se tinham foto( não tinham), falei qual era o carro, mas mesmo tendo meu irmão pessoalmente ido comprar, ele trouxe um estribo da Bepo que é mais curto. Conclusão, não serve para nada pois na direção da porta traseira ele fica na metade e só tem lugar de pisar para das portas dianteiras. Muito cuidado na hora de comprar estribo!
[]

marciajeep
18/10/2007, 13:11
Com as peças e acessórios para o meu Jeep CJ-5 comprei tudo pela internet e não tive problemas, mas com a Tracker além da dificuldade de acessórios em Belém, concessionária nem se fala, já tive esse problema com o estribo errado que me dá raiva toda vez que olho pra ele e não encontro capa dura para o estepe nem de outro tipo.

Mas quero ressaltar que estou pelanamente satisfeita com o carro, ainda amaciando para ver se melhora o consumo.

Márcia

RABUGENTO
18/10/2007, 13:15
Pelo que vi na foto do estribo da Keko, parece qua alcança todo o espaço da porta traseira.

Acho que só para ajudar idosos é necessário. Como meu filho ainda é jovem não deverá instalar.

Vai instalar somente as proteções de cambio, motor, tanque, etc...

marciajeep
18/10/2007, 13:52
Morais,

Não entendi o "post 45..."? Estou registrando todas as suas recomendações para melhor consumo.

[]

iwakura
18/10/2007, 15:22
Morais,

Não entendi o "post 45..."? Estou registrando todas as suas recomendações para melhor consumo.

[]

Acho que ele estava se referindo ao post nº 55...

Outra página com várias recomendações para melhorar o consumo você encontra em:

http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/economia-1.htm

[]

Murillus
18/10/2007, 15:28
Morais,

[]

Pneus - Calibre os pneumáticos de seu carro cada vez que encher o tanque... calibrá-los semanalmente pelo menos...
Carga desnecessária - Elimine o peso desnecessário do veículo... Quanto mais pesado, mais você terá que acelerar o carro para obter a velocidade desejada...
Limpeza - Mantenha seu carro limpo e encerado... reduz a resistência do ar em contato com a superfície do carro e se aumenta a aerodinâmica...
Marcha Adequada - Evite andar com o motor em alta rotação... Reduza o tempo em marcha lenta... Utilize a marcha mais alta possível, quando estiver viajando a uma velocidade média e constante... sem chegar a ocasionar vibrações ou forçar o motor... apertando levemente o acelerador e seu motor consumirá menos gasolina.... Testes indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h
Trânsito lento - recomendável desligar o motor, se for permanecer mais de 5 minutos parado...
Ar- Condicionado - Em trechos curtos de cidade ou à baixa velocidade evite usar o ar condicionado... Em viagens longas, de estrada, não é recomendável manter as janelas abertas...
Organize suas viagens - O motor quando está frio consome mais gasolina que quando quente...
Estilo de Direção - Dirija com calma... De nada serve acelerar fortemente o motor se na próxima esquina terá que parar novamente... Não dê bombeadas no acelerador.... Aceleradas violentas aumentam o consumo e em distâncias curtas não economizará mais que alguns segundos... O mesmo vale para freadas bruscas... Planeje sua rota, evite congestionamentos e deslocamentos desnecessários... Não use "banguela"... Use freio-motor... Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo...
Manutenção - Faça manutenção... Mantenha o motor bem regulado... fará que melhore o desempenho do carro até 10%... Velas novas... filtros de ar e gasolina limpos... óleo em condições ideais... gasolina de octanagem adequada... Nunca encha o tanque de combustível até a boca e tb não rode com o tanque na reserva... Prefira abastecer em postos com piso plano para evitar acúmulo de ar no tanque e um controle errado do consumo... Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal...

http://cyberamelia.uol.com.br/cyberauto/economizar_gas.htm
http://www.cargapesada.com.br/direto/teste/anp.htm
http://www.carrosnaweb.com.br/dicasCombustivel.asp (http://www.carrosnaweb.com.br/dicasCombustivel.asp)

http://www.alpini.com.br/sec_pitstop.asp?id=506 (http://www.alpini.com.br/sec_pitstop.asp?id=506)

iwakura
18/10/2007, 15:38
Ar- Condicionado - Em viagens longas, de estrada, não é recomendável manter as janelas abertas...

Essa era uma coisa que eu tinha como verdade inalienável, até que um certo dia os Mythbusters provaram o contrário na televisão...:shock:

[]

Murillus
18/10/2007, 16:28
Essa era uma coisa que eu tinha como verdade inalienável, até que um certo dia os Mythbusters provaram o contrário na televisão...:shock:

[]

????

e como foi q eles fizeram isso?

tinha visto que as Janelas abertas servem como "freios" a nao ser que vc nao tenha um vidro na trazeira... isso foi mostrado no video de testes da MIT que esta no yutube... veja...

mas se provaram o contrário na televisão eu queria ver tb...

iwakura
18/10/2007, 16:39
????

e como foi q eles fizeram isso?

Janelas abertas servem como freios a nao ser que vc nao tenha um vidro na trazeira... isso foi mostrado no video de testes da mit que esta no yutube... veja...

Puseram duas caminhonetes identicas (daquelas enormes americanas, não me recordo a marca/modelo) a andar num circuito fechado e uma velocidade constante, não me recordo exatamente qual, mas algo em torno de 80/100km/h, e com a mesma quantidade de combustível. A única diferença foi que uma andou com o ar-condicionado ligado e vidros fechados e a outra o contrário (vidros completamente abertos, se me recordo bem).

Para minha surpresa, e a deles também (!!!), a com vidros abertos e com ar desligado andou uma distância maior que a outra (não me recordo a diferença).

[]

RABUGENTO
18/10/2007, 16:42
Falando em calibrar pneus...

O manual do Tracker informa usar 26 librs nos 4 pneus até meia carga.

Quando fui buscar o jeep na concessionária estava com 31.

Qual seria o melhor?

themoteo
18/10/2007, 16:47
Falando em calibrar pneus...

O manual do Tracker informa usar 26 librs nos 4 pneus até meia carga.

Quando fui buscar o jeep na concessionária estava com 31.

Qual seria o melhor?

Pressão nos pneus é um assunto muito discutido por aqui, mas com poucas conclusões.

Dê uma olhada nesse artigo do João Teixeira que está muito bom e em constante atualização.

http://www.lookit.com.br/pneus

iwakura
18/10/2007, 16:55
????

mas se provaram o contrário na televisão eu queria ver tb...

Murillus,

A conclusão é abaixo de 50mph (80 km/h), vidros abertos e ar desligado, acima, o contrário.

http://mythbustersresults.com/episode38

REVISITED: Running a car with air conditioning on is more fuel efficient than running with the windows down. (From episode 22 (http://mythbustersresults.com/episode22))
partly confirmed
The fundamental flaw in the MythBusters’ test was that the point where the drag becomes powerful enough to inhibit a car’s performance with windows down was inside their 45 - 55mph margin at 50mph. Going less than 50mph it is more efficient to leave your windows down, but going greater than 50mph it is more efficient to use your A/C.

http://mythbustersresults.com/episode22

windows down.
partly confirmed*
Tests were performed under varying conditions (55 mph versus 45 mph). The 55 mph test used a computer to estimate fuel efficiency based on air intake, not actual fuel consumption, and showed A/C was more efficient. The 45 mph test consisted of running the tank until it was empty, and showed open windows were more efficient.
*Because the original tests were inconclusive, this "urban puzzle" was revisited in episode 38 (http://mythbustersresults.com/episode38): It is more fuel efficient to use air conditioning when the car is traveling approximately 50mph or more. Otherwise, windows are more fuel efficient.

[]

TMorais
18/10/2007, 20:59
Morais,

[]

Marcia,

Digitei errado... é o post 55... veja também o veja também o 91.
abraços,

marciajeep
19/10/2007, 09:55
Marcia,

Digitei errado... é o post 55... veja também o veja também o 91.
abraços,
Valeu! Obrigada.

Márcia

marciajeep
19/10/2007, 10:17
Pneus - Calibre os pneumáticos de seu carro cada vez que encher o tanque... calibrá-los semanalmente pelo menos...
Carga desnecessária - Elimine o peso desnecessário do veículo... Quanto mais pesado, mais você terá que acelerar o carro para obter a velocidade desejada...
Limpeza - Mantenha seu carro limpo e encerado... reduz a resistência do ar em contato com a superfície do carro e se aumenta a aerodinâmica...
Marcha Adequada - Evite andar com o motor em alta rotação... Reduza o tempo em marcha lenta... Utilize a marcha mais alta possível, quando estiver viajando a uma velocidade média e constante... sem chegar a ocasionar vibrações ou forçar o motor... apertando levemente o acelerador e seu motor consumirá menos gasolina.... Testes indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h
Trânsito lento - recomendável desligar o motor, se for permanecer mais de 5 minutos parado...
Ar- Condicionado - Em trechos curtos de cidade ou à baixa velocidade evite usar o ar condicionado... Em viagens longas, de estrada, não é recomendável manter as janelas abertas...
Organize suas viagens - O motor quando está frio consome mais gasolina que quando quente...
Estilo de Direção - Dirija com calma... De nada serve acelerar fortemente o motor se na próxima esquina terá que parar novamente... Não dê bombeadas no acelerador.... Aceleradas violentas aumentam o consumo e em distâncias curtas não economizará mais que alguns segundos... O mesmo vale para freadas bruscas... Planeje sua rota, evite congestionamentos e deslocamentos desnecessários... Não use "banguela"... Use freio-motor... Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo...
Manutenção - Faça manutenção... Mantenha o motor bem regulado... fará que melhore o desempenho do carro até 10%... Velas novas... filtros de ar e gasolina limpos... óleo em condições ideais... gasolina de octanagem adequada... Nunca encha o tanque de combustível até a boca e tb não rode com o tanque na reserva... Prefira abastecer em postos com piso plano para evitar acúmulo de ar no tanque e um controle errado do consumo... Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal...

http://cyberamelia.uol.com.br/cyberauto/economizar_gas.htm
http://www.cargapesada.com.br/direto/teste/anp.htm
http://www.carrosnaweb.com.br/dicasCombustivel.asp (http://www.carrosnaweb.com.br/dicasCombustivel.asp)

http://www.alpini.com.br/sec_pitstop.asp?id=506 (http://www.alpini.com.br/sec_pitstop.asp?id=506)
Amigo muito obrigada pelas dicas.

[]

Márcia

paulo jordy
23/10/2007, 12:35
Murillus,

Ontem fui dar uma volta com o traker, e ao dar partida no motor, a luz indicadora do ABS piscou umas treis vez no painel, antes de se apagar já com o motor ligado. Isto é normal, o seu faz a mesma coisa, ou estoutendo algum problema de oredem de sensor?
Abçs
Paulo Jordy

Murillus
23/10/2007, 14:39
... Ontem fui dar uma volta com o traker, e ao dar partida no motor, a luz indicadora do ABS piscou umas treis vez no painel, antes de se apagar já com o motor ligado. Isto é normal, o seu faz a mesma coisa, ou estoutendo algum problema de oredem de sensor?

Sinceramente, nunca tinha prestado tanta atenção assim... sei que ele pisca mesmo ate um pouco depois do carro ja ligado... isso é a ativacao do sistema de airbag... acho que deve ser normal... mas vou prestar atenção na proxima vez e conto...

TMorais
23/10/2007, 17:46
A luz do Air Bag DEVE piscar ao ligar o veículo... caso isso não ocorra ai é que o carro estará com problemas... (informações do próprio manual)

Abraços,

paulo jordy
24/10/2007, 14:45
Caros forences Murillus e T Moraes, acabei indo ontem mesmo à concessionaria local e junto com o vendedor puder verificar um outro Tracker, e de fato o sensor do Air Bag ao se ligar o motor dá treis piscadas no painel e se apaga logo em seguida, ou seja, é um fato normal e o carro não tem nenhum problema. Ainda bem, pois o que me preocupou foi que ao contactar o gerente da concessionaria, este mal informado, me disse que deveria levar o mesmo até lá. Como vocês estão vendo, por ser um jipe, estou ainda me adaptando com o mesmo.
Abçs
Paulo Jordy

paulo jordy
24/10/2007, 14:49
Ainda em tempo, eu tinha relatado que o sensor era do ABS mas de fato é o do Air Bag que pisca as treis vezes, depois que o motor do
tracker esta em funcionamento, e isto é absolutamente normal.
Abçs
Paulo Jordy

Murillus
24/10/2007, 15:44
... isto é absolutamente normal ...

:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

paulo jordy
30/10/2007, 09:47
Caros forenses, tenho deliberadamente medido o consumo de meu Tracker, e para a minha surpresa o mesmo nas ultimas duas medições fez respectivamente 9,25 Km/l e 9,24 Km/l o que para mim é mais do que esperado. Lembrando que geralmente trafego em transito bastante desafogado ( Br 316) em horarios em que o mesmo flui sem retenções.
Abçs

Paulo Jordy

Murillus
30/10/2007, 15:24
Caros forenses, tenho deliberadamente medido o consumo de meu Tracker, e para a minha surpresa o mesmo nas ultimas duas medições fez respectivamente 9,25 Km/l e 9,24 Km/l o que para mim é mais do que esperado. Lembrando que geralmente trafego em transito bastante desafogado ( Br 316) em horarios em que o mesmo flui sem retenções.
Abçs

Paulo Jordy,

ta vendo com depende muito do pé de boi do motorista... da pra fazer ate uns 10 km/l... mas 9 km/l ja ta muito bom...

turbay
31/10/2007, 15:50
eu medi o consumo de 2 tanques... o primeiro foi qnd eu tirei o carro ha 1 mes e deu 8 km/l... ja o segundo deu 9,3 ! e olha q eu sou bem murrinha com gasolina.. minha meta é chegar aos 10,5 por litro! hahah

paulo jordy
31/10/2007, 16:49
Caro Turbay

De fato, assim como você, estou bastante animado com o consumo do jipinho, uma vez que o mesmo vem melhorando à medida em que é "amaciado"..., bem como as suas marchas e em especial a quinta,estão ficando bem mais macias. Eu confeço que já havia arranhado por duas vezes a quarta marcha e a quinta era bastante dura. No mais, recorri à um truque, ou seja, usei a regulagem de altura interna do banco do motorista, o que me dá a sensação de estar mais alto em relação ao piso, o que para mim melhorou bastante o modo de dirrigir do mesmo, uma vez que antes eu tinha uma S 10 cabine dupla.
Abçs
Paulo Jordy

danielmt
02/11/2007, 11:54
Pessoal,

Comprei um tracker 2007 recentemente e é o meu primeiro carro dessa categoria. Ocorre que, logo que comecei a viajar com o carro, quando chegava a uma velocidade em torno de 100 a 120 km/h, ouvia um assobio que vinha do pára-brisa, como se o ar entrasse de algum modo por ali.

Alguém já teve esse tipo de problema solucionado?

Obrigado.

paulohflyra
02/11/2007, 12:52
Pessoal,

Comprei um tracker 2007 recentemente e é o meu primeiro carro dessa categoria. Ocorre que, logo que comecei a viajar com o carro, quando chegava a uma velocidade em torno de 100 a 120 km/h, ouvia um assobio que vinha do pára-brisa, como se o ar entrasse de algum modo por ali.

Obrigado.

Isto me lembra os anos de caravan/opala com o meu pai o assobio que os danado faziam em pista durante a viagem.. em determindas condições podian-se ouvir..creio que eram proviniente da grade frontal..

RABUGENTO
02/11/2007, 14:16
Pessoal,

Obrigado.

O ideal é que voce tenha um/a copiloto que ouça muito bem e possa identificar de onde vem o ruído.
Às vezes voce dirigindo, pensa que o ruído vem de um lado e na verdade vem de outro.

Murillus
04/11/2007, 11:53
Pessoal,

Obrigado.

1º - verifique se fechou completamente o vidro
2º - verifique se o teto solar esta tb totalmente fechado
3º - verifique a vedação das portas

no meu caso, como eu tenho mania de deixar o teto solar aberto, vivia tendo isso...

RABUGENTO
04/11/2007, 18:28
2º - verifique se o teto solar esta tb totalmente fechado

Ótima lembrança, Murillus.

Percebi que é facil esquecer o teto solar aberto.
Nesta época de chuvas há a possibilidade de encontrar o carro alagado :(

Joao Baeta
04/11/2007, 23:27
:arrow:Povo!
Estou a preste a comprar o Tracker... Pois vou vender o problemático GV TD!
Pois irei a comprar o Tracker qnd o GV sair da oficina!
Abs

Murillus
05/11/2007, 15:22
:arrow:Povo!
Estou a preste a comprar o Tracker... Pois vou vender o problemático GV TD!
Pois irei a comprar o Tracker qnd o GV sair da oficina!
Abs

Logo-logo nois poderemos fazer um encontro nacional da tracker... kkkkk

RABUGENTO
05/11/2007, 15:48
João Baeta,

Se aceitarem a ideia do Murillus para um encontro nacional, o meu filho está com a dele aí perto de voce em Macaé-RJ... só 200 km :)

Joao Baeta
05/11/2007, 16:06
:arrow:Claro que a gente pode fazer um "1° Encontro nacional Tracker"
O meu GV deve ficar pronto já na semana que vem.... E vai direto para loja e pego o Tacker prata!

TMorais
05/11/2007, 17:09
Baeta,

Excelente escolha.. nada como ter um carro 0km e ainda mais um suzuki... Encontro aprovado! eheh

Joao Baeta
05/11/2007, 17:16
Baeta,

Excelente escolha.. nada como ter um carro 0km e ainda mais um suzuki... Encontro aprovado! eheh
:arrow:TMorais!
Acho que vou optar o Tracker prata msm!!!!!!
Vamos botar pé o "1° Encontro nacional Tracker"? :dance: http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.gif
Abs

marciajeep
08/11/2007, 14:31
Oi pessoal,

Andei sumida mas feliz com a Tracker e quero dizer que apesar de estar londe, Belém do Pará, também quero participar de encontro da tracker.

Abraços,

Joao Baeta
08/11/2007, 14:47
Oi pessoal,

Andei sumida mas feliz com a Tracker e quero dizer que apesar de estar londe, Belém do Pará, também quero participar de encontro da tracker.

Abraços,
:arrow:Márcia!
Belém até o Rio.... É bem longe msm!
Mas vc pode vir de avión!
Mas a gente vai arranjar um local e o dia e te avisaremos a senhora!

marciajeep
08/11/2007, 14:56
Abçs

Paulo Jordy
Caríssimo Paulo,

Mesmo já tendo melhorado o consumo do meu Tracker, continuo com inveja do teu, mas devo guardar as diferenças pois pego todo o transito da cidade de Belém que bem conheces é horrível e ando com ar ligado.

Abraços

paulo jordy
08/11/2007, 17:33
Cara Marcia,

De fato, o bom desempenho conseguido, é devido ao fato de trafegar mais pela br 316, pois moro e trabalho em Ananindeua, e sempre em horários em que o transito esta bem livre ( de manhã cêdo e à noite). Quanto ao protetor de carter, já chegou na Importadora, e eu já coloquei no meu.
Como não pretendo fazer trilhas pesadas, acho que o mesmo resolve bem no meu caso.
Um grande abraço
Paulo Jordy

Caríssimo Paulo,

Mesmo já tendo melhorado o consumo do meu Tracker, continuo com inveja do teu, mas devo guardar as diferenças pois pego todo o transito da cidade de Belém que bem conheces é horrível e ando com ar ligado.

Abraços

marciajeep
09/11/2007, 12:20
:arrow:Márcia!
Belém até o Rio.... É bem longe msm!
Mas vc pode vir de avión!
Mas a gente vai arranjar um local e o dia e te avisaremos a senhora!
É longe, mas participarei nem que seja virtualmente e quem sabe vcs vêm para Belém fazer o 2º encontro? Mas avisem e enviem notícias e fotos do encontro.

abraços

Joao Baeta
09/11/2007, 12:27
É longe, mas participarei nem que seja virtualmente e quem sabe vcs vêm para Belém fazer o 2º encontro? Mas avisem e enviem notícias e fotos do encontro.

abraços
:arrow:Td bem Márcia!
Abs

marciajeep
09/11/2007, 12:38
Cara Marcia,

De fato, o bom desempenho conseguido, é devido ao fato de trafegar mais pela br 316, pois moro e trabalho em Ananindeua, e sempre em horários em que o transito esta bem livre ( de manhã cêdo e à noite). Quanto ao protetor de carter, já chegou na Importadora, e eu já coloquei no meu.
Como não pretendo fazer trilhas pesadas, acho que o mesmo resolve bem no meu caso.
Um grande abraço
Paulo Jordy
Paulo,

Quanto custou o teu protetor de carter? Quero por no meu também e ser á que já tem o estribo? O da bepo que meu irmão comprou em BH veio errado, parece que é para carro só de 3 portas e não de 5 como o nosso, pois é curtinho e não serve pra nada e olha que eu enviei a foto e tudo mais, mas fui querer poupar o frete e me dei mal, agora vou tentar vender para alguém que tenha suzuki de 3 portas.
Olha aí a foto da Tracker, com o malfadado estribo, e o Jeep Willys - Tangue que já estou fechando a venda, mas já estou triste e com saudades dele.
Olha nós de tão tão distante temos que fazer nosso encontro como o pessoal do Rio vai fazer.
Abraços amigo,

paulo jordy
09/11/2007, 14:50
Marcia,

Parece que temos o mesmo bom gosto, pois o meu Tracker é da mesma cor do seu. A Importadora está vendendo o protetor de carter por volta de 260,00. É pequeno, mas cobre bem o carter, não sei se é apropriado para grandes trilhas, mas para trilhas leves serve bem. Que eu saiba não tem ainda estribo sendo vendido, mas e os usados pelo pessoal possuidores de Ecos? será que não serveriam. Veja na casa Colí. É bem capaz que eles possuam algum que venha a se adaptar bem ao Tracker. Um encontro de Tracker em Belém? claro, porque não, é só combinar.Legal o jeep willys, pena que vais vender.
Um abração

Paulo Jordy

Paulo,

Quanto custou o teu protetor de carter? Quero por no meu também e ser á que já tem o estribo? O da bepo que meu irmão comprou em BH veio errado, parece que é para carro só de 3 portas e não de 5 como o nosso, pois é curtinho e não serve pra nada e olha que eu enviei a foto e tudo mais, mas fui querer poupar o frete e me dei mal, agora vou tentar vender para alguém que tenha suzuki de 3 portas.
Olha aí a foto da Tracker, com o malfadado estribo, e o Jeep Willys - Tangue que já estou fechando a venda, mas já estou triste e com saudades dele.
Olha nós de tão tão distante temos que fazer nosso encontro como o pessoal do Rio vai fazer.
Abraços amigo,

RABUGENTO
09/11/2007, 15:03
Acredito que o protetor da Newtrack proteja bem.
Estão com novos modelos.

http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/produtos.asp?produto=156&categoria=67&inf=21&a1=ACESSÓRIOS&a2=GM+%7C+Chevrolet

Joao Baeta
09/11/2007, 15:41
:arrow:Nem ia botar estribos....!
Mas iria botar protetor de carter!
Abs

Murillus
09/11/2007, 16:02
:arrow:Nem ia botar estribos....!
Mas iria botar protetor de carter!
Abs

noticias do meus protetores...

ate o presente momento nao tem nenhum ruido...

ja fiz muita duna... e um indor... ele aguentou bem os trancos... mas ainda nao peguei lama nao pois estamos fora do periodo de chuvas por aqui...

marciajeep
10/11/2007, 13:03
Amigos Paulo e Rabugento,

Qual seria a diferença entre esses dois protetores da newtraker e o que o Paulo comprou?

Protetor do Motor e Eixo Dianteiro | Tracker
http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/produtos/nt-1438-novo.jpg

http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/produtos%5Cthumbs35%5Cnt-1438-novo.jpg (http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/produtos.asp?produto=156&categoria=67&inf=21&a1=ACESS%D3RIOS&a2=GM+%7C+Chevrolet#) http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/produtos%5Cthumbs35%5Cnt-1438z-novo.jpg (http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/produtos.asp?produto=156&categoria=67&inf=21&a1=ACESS%D3RIOS&a2=GM+%7C+Chevrolet#)

http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/imagens_do_site/SPACER.gif http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/imagens_do_site/SPACER.gif
Informações do produto

Protetor cárter, diferencial dianteiro e sistemas de direção e suspensão. Furos para refrigeração do cárter, acesso para verificação do óleo no diferencial dianteiro e furo para troca de óleo do motor.
FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS.
Protetor do Motor e Eixo Dianteiro | Tracker

R$ 250,00
http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/imagens_do_site/SPACER.gif
http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/imagens_do_site/ico_money.gif Consulte este valor parcelado (http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/produtos.asp?produto=156&categoria=67&inf=21&a1=ACESS%D3RIOS&a2=GM+%7C+Chevrolet#)
http://www.001shop.com.br/lojas/newtrack.com.br/imagens_do_site/spacer.gif Protetor do Motor e Eixo Dianteiro Zincado Branco | Tracker

R$ 290,00

RABUGENTO
10/11/2007, 15:01
Marcia,

Parece-me que a Newtrack fez uns protetores novos a pedido do Murillus.

Neste mesmo tópico, páginas atrás voce verá os postos do Murillus com fotos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32548&highlight=tracker&page=2

Há outras fotos que pedi para o Murillus o link.

Joao Baeta
11/11/2007, 22:06
:arrow:Alguém sabe da relações de marchas do GV/Tracker 2.0 16V???? :pensativo:

Murillus
12/11/2007, 16:05
Verifiquei várias mensagens suas sobre a nova tracker. Estou muito tentado a comprar uma. Consegui aqui em Sampa por R$58.990,00 na cor preta e eles ainda pegam bem a minha Eco 2004 R$ 35.000,00. Quero uma tracker simplesmente por ser amante de carros e ter um jipinho para usar como veículo normal e dar umas voltas nas areias das praias de vez em quando.
Estou preocupado em comprar porque:
1- Temo que logo após minha compra saia a versão flex.
2- Saia um novo modelo já que em 2008 muitos carros estão previsto mudanças e o designs da tracker já é bem antigo.
Sabes algo sobre estas minhas dúvidas?
Já tens informações concretas sobre consumo? Apesar de rodar em média 500km/mês este é sempre um dado importante.
Ví que a sua é azul, estou em dúvidas entre azul e preta. O que achas?

vou dar minha opiniao...

tracker é um suzuki...

os modelos da suzuki nao mudam muito...

sem previsao do flex ainda pois o motor iunternacional (japao) ainda nao aceita bem a conversao... e não sei tb se a suzuki aprovaria isso...

RABUGENTO
12/11/2007, 16:10
E se sair o flex vai consumir mais..... Vide TR4.

Murillus
12/11/2007, 16:16
E se sair o flex vai consumir mais..... Vide TR4.

PS: Voce se lembra de ter visto no painel do Tracker o led aceso do tanque de combustivel vazio?

kkk...
nao espere ele acender pois ele nao existe...
é um absurdo...
eu confirmei com os mecanicos da gm...
nao existe este simples sensor que tem ate no fusca ou fiat 147 ou brasilia...
se ficar no vermelho ainda tem +/- 9 litros ainda mais depois vai ficar no prego mesmo...

Joao Baeta
12/11/2007, 16:54
:arrow:Não tem reserva msm!
Quem é novato fica na dúvida....!!!! :lol:
Como no meu caso... Sou um Suzukeiro há 10 anos!
Só parei única vez qnd eu estava indo na fazenda (- 2 km do povoado) Estava de Samurai Canvas 93 que era da fazenda! (Era quase 0 km!) e acabou a gasolina! e logo veio um Fusca azul.... me "doou" 2L de gasosa! e fui p/ fazenda feliz!!!!!!!
Foi ano 98....
Hj em dia nem preocupo pois sei qnt o carro consome! Mas variam mt a distancia!

jameslawbr
13/11/2007, 09:36
kkk...
é um absurdo...
se ficar no vermelho ainda tem +/- 9 litros ainda mais depois vai ficar no prego mesmo...

Pois é... eu percebi isso.. Achei que estivesse queimado, mas li no manual e em momento algum fala que tem o led de reserva.. Economia porca, em minha opiniao.

Outra coisa que percebi, pelo menos no meu, é que, quando desligo o carro, todos os ponteiros descem, menos o do combustível. Cheguei a pensar que o ponteiro tinha travado. Mas vi que não..

RABUGENTO
13/11/2007, 10:13
Que luz âmbar seria aquela que vi quando fui buscar o carro na concessionária e o tanque estava praticamente zerado?

Acho que sonhei :) Preciso trocar os óculos "dinovo".

Economia porca dos japoneses...

A legislação Argentina será que não obriga os veículos a ter esse alarme? São tão cheios de tric tric.

marciajeep
13/11/2007, 13:13
kkk...
é um absurdo...
Pois é, até o carro mais simples brasileiro tem esse led e o pior é que a concessionária não sabe nada, vendedor muito menos, eu que sou novata quando fui pegar o carro a vendedora me fez sair com a tração 4x4 acionada, até que lendo as instruções no painel corrigi. Ainda bem que não andei muito assim. Eles vendem o carro mas não conhecem nem tem todos os acessórios e nós de Tão Tão Distante, sofremos.

abs,

marciajeep
13/11/2007, 13:15
Que luz âmbar seria aquela que vi quando fui buscar o carro na concessionária e o tanque estava praticamente zerado?

Acho que sonhei :) Preciso trocar os óculos "dinovo".

Economia porca dos japoneses...

A legislação Argentina será que não obriga os veículos a ter esse alarme? São tão cheios de tric tric.
Amigo, eu conto no vermelho que tem uns 6L de já encho novamente.

Abs

jameslawbr
13/11/2007, 14:21
Murillus,

além de colocar o protetor, vc mexeu em mais alguma coisa no carro? Trocou os pneus? Estou com preguiça de procurar se vc já escreveu isso em algum lugar.. hehe

Murillus
13/11/2007, 15:53
Murillus,

além de colocar o protetor, vc mexeu em mais alguma coisa no carro? Trocou os pneus? Estou com preguiça de procurar se vc já escreveu isso em algum lugar.. hehe

ainda nao mexi em nada alem de protetores, mas sem duvida eu vou fazer isso assim que a garantia acabar...

acho que vou encomendar um kit da www.firesuzuki.com (http://www.firesuzuki.com) ... fica muito show...

mas o andre ja fez umas modificações... so falta ele postar as fotos pra nos verminosos...

jameslawbr
13/11/2007, 15:57
ainda nao mexi em nada alem de protetores, mas sem duvida eu vou fazer isso assim que a garantia acabar...

acho que vou encomendar um kit da www.firesuzuki.com (http://www.firesuzuki.com) ... fica muito show...

mas o andre ja fez umas modificações... so falta ele postar as fotos pra nos verminosos...

Humm.. certo.. era mais pra saber se os pneus originais se comportam bem na areia e tudo mais. Pelo visto sim, então! :-D

Vou dar uma olhada nesse kit... valeu!

Murillus
13/11/2007, 16:03
Humm.. certo.. era mais pra saber se os pneus originais se comportam bem na areia e tudo mais. Pelo visto sim, então! :-D

Vou dar uma olhada nesse kit... valeu!

so tem que tomar cuidado com a lateral do pneu pois nao tem reforço... com 11lbs se vc pegar um toco ja era... rasga mesmo...

RABUGENTO
13/11/2007, 17:06
jameslawbr,

Não lembro se o seu pneu tem as mesmas medidas dos pneus da ranger. Se tiver, voce sabe que a Ranger subiu em duna sem pestanejar :)

jameslawbr
13/11/2007, 17:10
jameslawbr,

Não lembro se o seu pneu tem as mesmas medidas dos pneus da ranger. Se tiver, voce sabe que a Ranger subiu em duna sem pestanejar :)

Não são as mesmas medidas. O pneu do Tracker tem perfil menor. O diâmetro total é menor que o da Ranger.

RABUGENTO
13/11/2007, 17:17
O Tracker é mais leve que a Ranger...

Andre Sousa
13/11/2007, 18:37
FARÓIS AUXILIARES PRA TRACKER.

Veja no tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33743&page=3

Murillus
13/11/2007, 18:52
FARÓIS AUXILIARES PRA TRACKER.

Veja no tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33743&page=3

ei Andre, bota umas fotos da viatura ai pros verminosos verem como ficou Tracker 2007 c/ 2"+2", dif.de ferro, amort. Suprema, Warn 8000, snorkel, prot. (carter, caixa, dif. e tanque), quebra-mato, estribo, Pneu 265/70/16...

Andre Sousa
13/11/2007, 19:10
Tem aquele tópico aberto com algumas fotos.

Nesse feriado vou batizar o carrinho numas trilhas em Búzios. Vou colocar umas fotos dele com a suspensão trabalhando.

Abraços.

caiofelipelima
16/11/2007, 12:01
Pessoal, minha dúvida é um pouco diferente do tema citado, mas espero que possam me ajudar, estou numa dúvida é entre tracker 2007 (usado) ou uma L200 2004, até criei um tópico a respeito. E gostaria que o pessoal aqui do tracker, me ajudasse na seguinte questao.....Andei comentando com alguns conhecidos daqui de fortaleza que estava pensando em comprar o tracker, duas pessoas me responderam na hora,"As peças do Tracker sao absurdas!!" Pessoal isso é verdade??? o tracker é resistente, ou quebra fácil??

Murillus
16/11/2007, 15:27
Pessoal, minha dúvida é um pouco diferente do tema citado, mas espero que possam me ajudar, estou numa dúvida é entre tracker 2007 (usado) ou uma L200 2004, até criei um tópico a respeito. E gostaria que o pessoal aqui do tracker, me ajudasse na seguinte questao.....Andei comentando com alguns conhecidos daqui de fortaleza que estava pensando em comprar o tracker, duas pessoas me responderam na hora,"As peças do Tracker sao absurdas!!" Pessoal isso é verdade??? o tracker é resistente, ou quebra fácil??

Vou dar minha opiniao pessoal...

Tracker é muito carro mesmo... confortavel e valente... hj eu vou aonde os troller vao se nao cepar (unico problema dela é ser baixinha e a gasolina)... estou muito satisfeito mesmo...

L200 é um carrão... eu particularmente nao gosto de caminhonetes... tem muitos colegas que andam com ranger, l200, e toyotas... elas tb andam muito bem no offroad...

a perg inicial pra vc é... pra que vc quer o carro?

o meu, eu uso no dia-a-dia na cidade e em viagens... ou seja nunca precisei de caçamba... e como ja disse prefiro carros mais fechados tipo tracker, gv, troller, tr4...

com relacao as peças... realmente um carro importado tem peças caras... seja qual for o carro... mas ja existe um mercado paralelo bem mais barato...

caiofelipelima
16/11/2007, 15:53
Vou dar minha opiniao pessoal...

Tracker é muito carro mesmo... confortavel e valente... hj eu vou aonde os troller vao se nao cepar (unico problema dela é ser baixinha e a gasolina)... estou muito satisfeito mesmo...

L200 é um carrão... eu particularmente nao gosto de caminhonetes... tem muitos colegas que andam com ranger, l200, e toyotas... elas tb andam muito bem no offroad...

a perg inicial pra vc é... pra que vc quer o carro?

o meu, eu uso no dia-a-dia na cidade e em viagens... ou seja nunca precisei de caçamba... e como ja disse prefiro carros mais fechados tipo tracker, gv, troller, tr4...

com relacao as peças... realmente um carro importado tem peças caras... seja qual for o carro... mas ja existe um mercado paralelo bem mais barato...

Po cara..legal escutar isso de voce ainda mais sendo aqui de fortaleza. Fiz um tópico sobre o assunto..qualquer coisa..da uma visitada lá... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33594 . Na realidade, só repetindo aqui pra voce..meu uso seria 95% na cidade, nao costumo viajar..no máximo vou a praias aqui perto..minha intensao com o tracker é principalmente andar na praia...fazer o velho churrasco com a cerveja..com os amigos...."brincar" nas dunas também...e trilha..só sendo algo bem leve, nao pretendo participar de rallys (nao agora e nem com esse carro). Estive pensando em fazer uma viagenzinha pra Jeri...mas também se me ocorrer uma viagem longa...é algo isolado, nao é do meu costume. Particularmente, acho que to preferindo o tracker, acho mais bonito, mais confortavel, mais esportivo, e pra andar na cidade, nem se compara o conforto dos dois...o problema é que todo mundo que falo aqui...me diz que eu to doido que vou fazer besteira, que a L200 é muito melhor, muito mais carro, que é resistente e nao quebra...ja o tracker é bem mais fragil, que as peças sao absurdas, falam sobre consumo...etc. Te pergunto, é assim mesmo?? Quebra fácil?? (pra o meu uso, citado acima). No caso de manutençao, aqui em fortaleza, se encontra as coisas fáceis? sao caras? demoram pra chegar? o mercado paralelo é bem servido? O que é, mais ou menos, que ficarei tendo de manutençao com o carro?? Desculpe tantas perguntas...mas é que quero ter a certeza da escolha!

paulo jordy
20/11/2007, 13:54
Caro Amigo,

Ambos veiculos, possuem uma manutenção cara, mas ao meu ver, você seguramente estará mais bem servido em um veiculo zero Km, do que em outro sobre o qual você desconhece as mazelas sofridas e os prováveis desgates, passados 4 anos de uso. Lembrando que o jeep Tracker possui de fábrica uma garantia de 2 anos, e que durante os mesmos, você teoricamente não deverá ter serios problemas.
Um Abraço

Paulo Jordy

RABUGENTO
20/11/2007, 15:38
Zero Km é Zero Km.
Pode, eventualmente, dar alguma dor de cabeça, mas a montadora terá que resolver.
Diesel é mais barato, mas não se sabe até quando... Tracker a gasolina deve fazer uma média de 9kml. Dificilmente mais que isso. L200 tem algumas informações no forum sobre consumo. Minha Ranger faz média de 11kml/diesel.

Murillus
20/11/2007, 16:19
Ambos veiculos, possuem uma manutenção cara, mas ao meu ver, você seguramente estará mais bem servido...

Paulo Jordy concordo com vc... X 2 !!!

paulo jordy
22/11/2007, 10:56
Caro Murillus,

Que tal postar um video de suas andanças em trilhas com o Tracker,para que possamos ver todo o potencial do mesmo.
Abçs
Paulo Jordy

Murillus
23/11/2007, 18:45
Alguns videos da turma...

http://www.youtube.com/watch?v=dgHVqdeCo9o

http://www.youtube.com/watch?v=9KuCfPuusVw

http://www.youtube.com/watch?v=NCT_Z7iZrgE

http://www.youtube.com/watch?v=bzRy2P4fRrY

http://www.youtube.com/watch?v=zm3zgP1jXwA

Murillus
23/11/2007, 18:51
alguns videos da turma...

http://www.youtube.com/watch?v=ioKLx1Xxfy0

http://www.youtube.com/watch?v=THzqfKIStYU

http://www.youtube.com/watch?v=-g5Hd...de=user&search=

http://www.youtube.com/watch?v=Fk_BSJFJefw

http://www.youtube.com/watch?v=BDOWqckVCvM

jmarcinho
10/01/2008, 14:40
Que massa esses videos!!!!
Dá para ver que o Tracker tem potencial, mas precisa de algumas modificações para trilha pesada, não dá para comparar com um Troller sendo os dois originais, mas se fizer umas modificações como o André Sousa fez, acho que não fica devendo nada para os outros (exceto a força do motor diesel) e ainda com muito mais conforto que um Troller por exemplo.
Parabéns.
Abraço

VOVÔ DO TROLLER
15/01/2008, 20:11
Que massa esses videos!!!!
Dá para ver que o Tracker tem potencial, mas precisa de algumas modificações para trilha pesada, não dá para comparar com um Troller sendo os dois originais, mas se fizer umas modificações como o André Sousa fez, acho que não fica devendo nada para os outros (exceto a força do motor diesel) e ainda com muito mais conforto que um Troller por exemplo.
Parabéns.
Abraço
Olá Jmarcinho. Não há necessidade de fazer mudanças muito radicais, pois você vai ter que mexer no carro inteiro e neste caso, realmente , a garantia fica comprometida, além do aumento de consumo, perda de estabilidade e perda de potência. Com apenas a instalação do kit de 2" da suspensão e pneus maiores , desde que sejam A/T , já dá para encarar trilhas mais difíceis e a perda de estabilidade, consumo e potência, ficam pouco prejudicadas. Abçs. Válter

Murillus
16/01/2008, 15:39
Com apenas a instalação do kit de 2" da suspensão e pneus maiores , desde que sejam A/T , já dá para encarar trilhas mais difíceis e a perda de estabilidade, consumo e potência, ficam pouco prejudicadas.

X 2 ! ! ! ! !

rgerent
20/10/2014, 13:01
Gostaria de saber se alguém já adquiriu o cabo de vela (também conhecido como supressor) da Tracker 2.0 16V - Gasolina (motor Suzuki). Pois encontrei no Mercado Livre dois modelos de cabos vendidos: um pela "Alternativa 4X4" e outro pela MBM Performance. Caso já adquiriram, favor comentar a respeito dos respectivos cabos. Obrigado

eder oliveira
20/10/2014, 14:20
Gostaria de saber se alguém já adquiriu o cabo de vela (também conhecido como supressor) da Tracker 2.0 16V - Gasolina (motor Suzuki). Pois encontrei no Mercado Livre dois modelos de cabos vendidos: um pela "Alternativa 4X4" e outro pela MBM Performance. Caso já adquiriram, favor comentar a respeito dos respectivos cabos. Obrigado

Comprei há alguns anos atrás, os paralelos da alternativa4x4, não lembro o valor, mas rodei mais de dois anos com o carro depois disso, e nunca deu problema.