PDA

Ver Versão Completa : Santiago e Ushuaia no Inverno de 2008



Dgmp
02/10/2007, 14:00
Boa tarde a todos! Estou pensando em fazer uma viagem com a minha esposa para o Chile e depois descer até a Patagônia no inverno do ano que vem. Dirigir na neve deve ser uma experiência fantástica. Nós ainda não temos data marcada de saída e nem um o roteiro planejado. Estamos começando a desenvolver a idéia sobre a viagem e gostariamos de compartilhar com todos. Inicialmente eu pensei em sair do Brasil por Uruguaiana e ir com destino a Santiago no Chile e depois descer até Ushuaia e retornar. Lógico que quero fazer uma viagem calma, sem correria.

Gostaria de saber se alguem já fez este caminho, as dicas sobre a travessia dos Andes e etc...

Como ainda não temos uma data marcada e nem um roteiro definido, gostaria de convidar a todos os interessados em fazer uma viagem dessas a se juntarem a nós e nos ajudar a organizar o roteiro e as datas. Quem sabe a gente não consegue montar uma turma para explorar a parte gelada do nosso continente?:-D

Grande abraço a todos,

Dieselboy
02/10/2007, 14:24
Há um vasto material acerca do assunto, olha um exemplo: :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=463725&postcount=3

Basta um pouco de paciencia e boa vontade p/ ir garimpando aos poucos todas essas informações :concordo:

Grassmann
02/10/2007, 15:09
1) Atravesse por São Borja. É mais tranquilo.
2) Ushuaia no inverno? Vc deve ser mesmo louco... Fomos agora em setembro para os Andes (Fomos a Santiago) e ainda tinha neve e gelo em alguns poucos lugares da pista. No inverno, a rodovia fecha por dias seguidos! Dirigir na neve é uma coisa, rodar centenas de km em estradas de serra sem ter controle do carro é outra... Não seria melhor ir em maio ou em setembro? Você ainda vai ver muita neve por lá, a dá pra aproveitar mais a paisagem (No inverno é tudo cinza e branco, já na primavera e outono aparecem outras cores, o que deixa o visual mais lindo)

Newton Guerra
02/10/2007, 15:30
Daniel, concordo com o Leandro. No inverno você não vai conseguir chegar a Ushuaia e ficar cruzando os Andes na boa. Fui agora em janeiro e a região é maravilhosa. Pra você ter uma idéia, a região de El Chaltén que eu achei muito bonita, fica uma boa temporada totalmente inacessível. Você vai perder muita coisa se for tentar ficar andando de um lado pra outro no inverno.
Os estradas asfaltadas congelam, são extremamente perigosas, principalmente nas sombras. Na região de Bariloche, os hermanos recomendam andar a 40 km/h no máximo.
Dá pra ir pros Andes no inverno, mas é melhor você ficar só numa região, dirigir com muito cuidado e prever que possivelmente não voltará na data que quiser. Eu quero ir um dia pra região de Pehuenia, na Argentina.

Se suas férias forem de 30 dias, então esquece. Eu rodei de São Paulo pra lá 15000 km, com alguns deslocamentos de 1000 km ou até um pouco mais. No inverno você não consegue fazer essa média.

Abraços

Dgmp
02/10/2007, 15:31
Muito obrigado a todos pelas informações! Como eu disse, não temos nada definido!Podemos antecipar as dataspara não pegar a parte mais rigorosa do inverno. Estamos apenas começando a idéia de uma viagem! Não temos nada definido.

Muito obrigado a todos...

rallgayer
02/10/2007, 16:22
Daniel,

Concordo com o Newton e Grassmann sobre aas condiçoes de estrada lá para o Ushuaia no inverno. Tu vais encontrar estradas fechadas, os postos de gasolina fechados e hotéis tambem fechados. Os hotéis fecham porque não tem hospedes. E assim por diante. Pensa QUATRO VEZES antes de fazer esta viagem no inverno. É muito complicado e perigoso. O carro deve estar preparado especialmente para este tipo de viagem senão........

Estive no final de julho deste ano, finalzinho do inverno, em San Martin de los Andes, Bariloche, e no Chile em Puerto Varas, Pucon e Rivadavia. Foi uma viagem sensacional e com MUITA NEVE. Quero dizer que mesmo no periodo pré e pós inverno tu vais ver neve e principalmente com muita tranquilidade e segurança.

Minha sugestão é repensar num novo periodo para conhecer a Patagônia.Vale a pena.

Vê no anexo umas fotos da minha viagem no periodo de 17 de julho a 5 de agosto.

Obs.: Carros que não eram 4x4, nosso caso, eram obrigados pela Policia Rodoviária a comprar correntes (cadenas) para transitar em certos lugares. E não era inverno!!!!!!!!.

Abraços

Ricardo Allgayer

Dieselboy
02/10/2007, 16:40
PQP!!! :shock: Até a pá que aparece na 1° foto está utilizando correntes!!! :shock:

Grassmann
02/10/2007, 17:02
Dieselboy,

Tem trechos que nem a pá que você viu na foto chega! Nem com correntes...
Aquilo lá é outra realidade!...
Eu, sem querer, peguei uns trechos dos caracoles com gelo na pista (em setembro). Umas faixas de 20~30cm de largura que cortavam a pista. Já foi uma loucura! A frente do carro ia na boa (sem tração), já a traseira escorregava. Sorte que o trecho era pequeno e a velocidade também... E olha que eu estava com pneus MUD com menos de 5.000km rodados!
Pra você ter uma idéia, ao lado da pista existem postes de madeira pintados. Parecidos com aqueles que tem em pontes pra marcar o nível da água. Só que por lá, eles marcam até 2,5m de neve! Isso pra Gendarmeria poder saber a profundidade da neve.
Como eu falei, vale a pena a experiência de ir ver a neve, mas é mais seguro ir em épocas mais próximas a maio ou agosto/setembro. Em junho e julho a Cordilheira fica mais fechada que aberta...

Ricardo,

Dependendo da situação, até carros 4x4 tem que usar correntes. Caso típico de gelo na pista, quando nem a tração nas 4 rodas resolve...

Dgmp
02/10/2007, 17:21
Daniel,

Concordo com o Newton e Grassmann sobre aas condiçoes de estrada lá para o Ushuaia no inverno. Tu vais encontrar estradas fechadas, os postos de gasolina fechados e hotéis tambem fechados. Os hotéis fecham porque não tem hospedes. E assim por diante. Pensa QUATRO VEZES antes de fazer esta viagem no inverno. É muito complicado e perigoso. O carro deve estar preparado especialmente para este tipo de viagem senão........

Estive no final de julho deste ano, finalzinho do inverno, em San Martin de los Andes, Bariloche, e no Chile em Puerto Varas, Pucon e Rivadavia. Foi uma viagem sensacional e com MUITA NEVE. Quero dizer que mesmo no periodo pré e pós inverno tu vais ver neve e principalmente com muita tranquilidade e segurança.

Minha sugestão é repensar num novo periodo para conhecer a Patagônia.Vale a pena.

Vê no anexo umas fotos da minha viagem no periodo de 17 de julho a 5 de agosto.

Obs.: Carros que não eram 4x4, nosso caso, eram obrigados pela Policia Rodoviária a comprar correntes (cadenas) para transitar em certos lugares. E não era inverno!!!!!!!!.

Abraços

Ricardo Allgayer

Gostei do seu roteiro, tem como vc me passar o trajeto que fez!! Aí eu deixo a patagônia pra outra época!!!!

Abraço,

Daniel

pfvbito
02/10/2007, 17:34
Dgmp, achei este site muito interessante http://www.ecoexpedicoes.com.br/ . Muitas dicas e varias experiências. Vale a pena conferir!

Alias, estou com essa mesma idéia de viagem, mas agora não posso!!!

Abraço!

P.´. F.´. V.´.

Dgmp
02/10/2007, 17:56
Dgmp, achei este site muito interessante http://www.ecoexpedicoes.com.br/ . Muitas dicas e varias experiências. Vale a pena conferir!

Alias, estou com essa mesma idéia de viagem, mas agora não posso!!!

Abraço!

P.´. F.´. V.´.

Obrigado pela dica! Eu já havia entrado em contato com a empresa, mas em julho eles vão para Machu Pichu. É uma viagem interessante, mas eu estou preferindo ir mais para o sul. Memso assim, valeu pela dica

Engels Kbça
02/10/2007, 19:49
Daniel
:parede::parede: Realmente, encarar os Andes durante o inverno é pra uma turma de malucos porque um maluco só não vai. Nunca fui lá mas como viajarei por esse caminho, lí muitos depoimentos de quem já foi e ninguém aconselha a viagem no inverno, aliás ninguém aqui também.
:pensativo:Vou fazer esse roteiro em jan/2008. Saindo de Salvador até Porto Alegre e entrando no Uruguay por Riviera e saindo por Fray Bentos, daí para Buenos Aires.Depois seguirei em direção oeste, para Mendoza e depois Viña del Mar, Santiago e depois rumo ao sul até Victória de onde seguirei para a Argentina, Paso Pino Hachado, daí até Ushuaia,pela Ruta 40, passando por Bariloche,El Chaltén, El Calafate...mas isso tudo no VERÃO.:concordo:

Um abraço

Amostardeiro
02/10/2007, 21:24
Obrigado pela dica! Eu já havia entrado em contato com a empresa, mas em julho eles vão para Machu Pichu. É uma viagem interessante, mas eu estou preferindo ir mais para o sul. Memso assim, valeu pela dica

Daniel

Dá uma olhada no : www.inema.com.br/M018.htm , acho que deves encontrar boas idéias para a tua futura "expedição" , há algumas feitas no inverno e, muitos mapas e roteiros para GPS.

Abraço

Marcelo_Taz
06/10/2007, 04:44
Engels,

temos muita vontade de fazer esse seu caminho.

Eu minha mulher e nosso garoto de 4 anos.

Vc tem idéia de valores?

E quantos dias de viagem?

Engels Kbça
06/10/2007, 07:03
Engels,

temos muita vontade de fazer esse seu caminho.

Eu minha mulher e nosso garoto de 4 anos.

Vc tem idéia de valores?

E quantos dias de viagem?

Marcelo

:pensativo::pensativo:Minha idéia de valores para duas pessoas: uns 10 ou 12 mil reais.Incluindo combustível :pensativo::pensativo:Tempo : 35 a 40 dias , vai depender de quanto tempo vai ficar em algum lugar ou da tocada na estrada. :roll::roll::cool:E aí, vai encarar??:?:
Um abração.

Grassmann
06/10/2007, 09:10
Engels,

temos muita vontade de fazer esse seu caminho.

Eu minha mulher e nosso garoto de 4 anos.

Vc tem idéia de valores?

E quantos dias de viagem?


Compute uma média de US$400 por dia.
Fica perto disso.
Na última que fizemos, gastamos US$351/dia, em 2 adultos e 2 crianças (3 e 5 anos).
Se colocar lembranças e afins, chega perto dos US$400...

Engels Kbça
06/10/2007, 21:21
Compute uma média de US$400 por dia.
Fica perto disso.
Na última que fizemos, gastamos US$351/dia, em 2 adultos e 2 crianças (3 e 5 anos).
Se colocar lembranças e afins, chega perto dos US$400...

Se usar Hotel 5 estrelas vai custar isso mesmo, mas veja os gastos de um forista (Jeison) que fez esse roteiro, com algumas variações, em janeiro. Ele e esposa.
Veja: Alguns dados:

Total de dias: 37
KM rodados: 18.047
Litros de diesel: 2.367 (média de 7,62) esperava mais.
Total de gastos (alimentação+hospedagem+combustível): R$ 9.219,00
Gastos com pedágio: R$ 203,50
Balsa de Hornopirén a Caleta Gonzalo: R$ 315,00 (carro + passageiros)
Total de gastos: R$ 10.690,00 (inclui tudo, até os presentinhos, entradas de parque, etc).

E mais ou menos esse custo que estou calculando.
Dá uma olhada no tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15903&page=4

Um abraço.

marcioport
28/10/2007, 22:41
Estou organizando um roteiro para Santiago do Chile e São Pedro do Atacama.

No link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32309&page=2 existem algumas dicas já coletadas em diversos sites na internet.

Qual o trecho sugerido por vocês para ir do Rio Grande do Sul para Santiago ?

Pensei em entrar na Argentina por Paysandu no Uruguai, após passar por Santa Fé, Córdoba, Mendoza, chegando em Santiago. Alguém conhece este percurso ou tem algum melhor ?

Jarreau
29/02/2008, 14:03
Olá Amigos ! Sou novato no Forum e novato em expedições , fiz pequenas viagens pelo Brasil apenas , e estou programando Ushuaia pro ano que vem (2009) , fiquei empolgado com suas fotos que deu muita vontade de ir este ano , e que bom poder contar com estas informações preciosas.




Daniel,

Concordo com o Newton e Grassmann sobre aas condiçoes de estrada lá para o Ushuaia no inverno. Tu vais encontrar estradas fechadas, os postos de gasolina fechados e hotéis tambem fechados. Os hotéis fecham porque não tem hospedes. E assim por diante. Pensa QUATRO VEZES antes de fazer esta viagem no inverno. É muito complicado e perigoso. O carro deve estar preparado especialmente para este tipo de viagem senão........

Estive no final de julho deste ano, finalzinho do inverno, em San Martin de los Andes, Bariloche, e no Chile em Puerto Varas, Pucon e Rivadavia. Foi uma viagem sensacional e com MUITA NEVE. Quero dizer que mesmo no periodo pré e pós inverno tu vais ver neve e principalmente com muita tranquilidade e segurança.

Minha sugestão é repensar num novo periodo para conhecer a Patagônia.Vale a pena.

Vê no anexo umas fotos da minha viagem no periodo de 17 de julho a 5 de agosto.

Obs.: Carros que não eram 4x4, nosso caso, eram obrigados pela Policia Rodoviária a comprar correntes (cadenas) para transitar em certos lugares. E não era inverno!!!!!!!!.

Abraços

Ricardo Allgayer

Marcelo Fuzinato
01/03/2008, 11:31
Ola Daniel,

Estamos programando para julho essa viagem a patagonia, já estivemos na patagonia diversas vezes e a vontade de ir no inverno sempre foi grande, dessa vez queremos voltar lá nessa época.

Veja no link o roteiro:
http://www.gaiaexpedicoes.com/expedicoes/Patagonia_inverno/patagonia_inverno.html

Qualquer coisa entre em contato.

Atenciosamente,
Marcelo Fuzinato
GAIA Expedições
www.gaiaexpedicoes.com

Robram
04/03/2008, 17:22
Ola, tambem estou planejando ir ao Ushuaia em Julho/2008 com 2 ranger 4x4.
Iria ate Santiago e depois cruzaria de Osorno para Bariloche, ruta 40 ate El Calafate, e Ushuaia, depois vontaria pela costa Argentina.
Sei das dificuldades q o gelo pode impor ao roteiro, mas na pratica...
Mas se realmente quem ja foi acha, q nao vale correr o risco, penso em ir para o Atacama...
Abraços a todos,

Herculano
04/03/2008, 22:49
estou planejando a minha viagem para dez de 2008 a bordo de uma Toyota band, pretendo descer pela costa da Argentina e voltar pela costa do pacifico, quem sabe podemos formar um comboio.

Herculano

sergio l200 triton
05/06/2008, 02:00
ola... gostaria mto de ir em algum desses comboios q estao sendo comendatados nesse topico.. porem acho q a melhor epoca para essa jornada eh meados de setembro... alguem? posso ir qualquer dia...
esse ano ja rodei o nordeste todo no verao, quero algo de inverno mesmo.

ramalho-vitoria
05/06/2008, 17:15
Prezado Sérgio,

Estou saindo dia 05 ou 06 de setembro para Noroeste da Argentina, Salar de Atacama, Salar de Uyuni, La paz (estrada da morte), Norte do Chile e Sul do Perú.

Como até Posadas ou mesmo Corrientes na Argentina
nossos trajetos são coincidentes, se houver interesse em fazer uma dupla estamos a disposição.

No aguardo.

Luiz Ramalho

Pato jipeiro
05/06/2008, 18:29
Um hotel, para um casal na Argentina, de 3 estrelas, raramente sai além de 60 dólares. Pode -se considerar um pouco mais em Buenos Aires, e Ushuaia, algo por volta de 100 dólares. Com 10 dolares, se come bem na maioria dos restaurantes, e com 20 como um rei...Gasolina e 40 % mais barata do que no Brasil, diesel eu não me lembro... Na região patagonica e subsidiada, e custa 1 real por litro... Em média e um pais mais barato que o Brasil. Mas, ir no inverno eu não recomendo.

iwakura
05/06/2008, 19:29
Prezado Sérgio,

Estou saindo dia 05 ou 06 de setembro para Noroeste da Argentina, Salar de Atacama, Salar de Uyuni, La paz (estrada da morte), Norte do Chile e Sul do Perú.

Como até Posadas ou mesmo Corrientes na Argentina
nossos trajetos são coincidentes, se houver interesse em fazer uma dupla estamos a disposição.

No aguardo.

Luiz Ramalho

Luiz e outros,

Atente que já saiu a versão 6.01 do Mapear (www.proyectomapear.com.ar (http://www.proyectomapear.com.ar)). Agora novamente com o Chile! E Uruguai bem mais completo!

Por último, nesta página deste cordobês (morador de Córdoba-Argentina), há entre os 537 mapas gratuítos para GPS (!!), mapas roteáveis do Perú (incluindo Lima) e da Bolívia: http://negrazongpsmaps.weebly.com/

Abraços,
Mário.

rallgayer
05/06/2008, 19:54
Estes aqui, estiveram no inverno no sul do Chile (O'Higgins). Não é Ushuaia, mas deve dar uma idéia do inverno por lá.

É muito interessante o relato deles, com muitas fotos e dados da viagem.

Ver o link:

http://inema.com.br/eventos/ev02463Albuns.htm

Abraços

Ricardo Allgayer

sergio l200 triton
07/06/2008, 01:51
luiz vc ja fez um roteiro? quanto tempo deve durar sua jornada?
msn: sergimgripp@hotmail.com.. me adiciona la pra ver se nos podemos tornar possivel a dupla...

marcioport
07/06/2008, 21:46
Para quem costuma viajar ou está organizando sua viagem para Argentina, Uruguai e Chile e indico o download dos mapas do Projeto Mapear (http://www.proyectomapear.com.ar/).

Baixei hoje (07/06/2008) o arquivo de 70MB que está totalmente roteável (auto-roteamento) e que contém no detalhe as estradas e cidades destes 3 países. Os mapas são compatíveis com o software MapSource da Garmin específico para instalação em GPS.

Stoppa
11/09/2008, 10:55
Holla a todos , estou programando mais uma viajem agora pra Tierra del Fuego , comeco do ano (Janeiro de 2008) eu e a prole que nao eh pequena ,,,fizemos um pouco mais de 10000 km ,,,cruzando os andes e descendo ate os lagos andinos (Pucon, Puerto Varas entre outros ) e agora se preparando para Ushuaia e retornando costeando os Andes talvez ateh San Juan , nao sei ainda a volta , vou por Santana do Livramento entrando na Argentina por Paysandu , e que na verdade procuro eh info ,,deste roteiro ,,pq sempre entrei pelo Chui e cruzei de Buquebus , e se existe tem alguma familia que se interessa pela Expedicao , somos uma familia com 3 criancas 11 , 09 , 03 , bando de guerreiros desde cedo ,,fico no aguardo de info e parcerias ,,,vamos sair de joinville entre 12 e 15 de Janeiro de 2009 , abs e boa aventura para todos nos!!!! Stoppa

obs vou em um X-Terra nissam ,, alguem tem alguma dica pra dar sobre o veiculo,,,

Stoppa
11/09/2008, 11:17
tu jah fizestes a viagem ,,pois iremos agora em 2009 , qualquer coisa me de um toque ,abs Stoppa

Stoppa
11/09/2008, 11:31
Olá Amigos ! Sou novato no Forum e novato em expedições , fiz pequenas viagens pelo Brasil apenas , e estou programando Ushuaia pro ano que vem (2009) , fiquei empolgado com suas fotos que deu muita vontade de ir este ano , e que bom poder contar com estas informações preciosas.


Ola , sou de joinville tambem ,,e vou fazer ushuaia em janeiro de 2009 ,,se quiser encarar ,,nos falamos , vlw Stoppa

ramalho-vitoria
11/09/2008, 19:38
Estou partindo para o Noroeste da Argentina, Atacama, Uyuni, la Paz, etc dentro de 14 horas, mas estou interessado em fazer parte dessa comitiva em janeiro ou fevereiro.

Estarei uns 38 dias fora, mas estarei on line no forum.

Mantenham-me informado.

Vamos nos falando.

MSERGIO
14/09/2008, 21:59
Olá, estou tambem pensando nma viagam de Ribeirão a Santiago em Dezembro ou Janeiro /09. Avaliando os percursos e pesquisando as alternativas. Uma coisa é certeza, seria muito melhor se fosse em caravana com mais um ou dois carros. Vou de Troller diesel. EStou acompanhando. Abraço a todos.

RHL
26/09/2008, 10:24
quero ir pra patagônia no final de julho, começo de agosto de 2009. se alguém se interessar, mande MP..

antonio73
26/09/2008, 11:21
Ainda não tem data certa, mas em dezembro ou janeiro estou saindo de Floripa rumo a Ushuaia - Bariloche - Santiago - Mendoza - Córdoba - Montevidéu, pelo menos esta é a idéia inicial do trajeto... :dance: Vamos só eu e minha mulher numa Ranger CB. Seria legal uma caravana. Alguém se habilita?

Jéster
26/09/2008, 15:53
Ainda não tem data certa, mas em dezembro ou janeiro estou saindo de Floripa rumo a Ushuaia - Bariloche - Santiago - Mendoza - Córdoba - Montevidéu, pelo menos esta é a idéia inicial do trajeto... :dance: Vamos só eu e minha mulher numa Ranger CB. Seria legal uma caravana. Alguém se habilita?

Boa tarde Antonio,

Tenho vontade de fazer uma viagem semelhante a essa no ano que vem, mas ainda não sei qual mes seria. Estava pensando em fevereiro ou abril.
Estás prevendo quantos dias para essa viagem?
Vamos nos conversando sobre o assunto.

Um abraço

antonio73
26/09/2008, 23:52
Então, Jéster, como disse ainda não temos data pra sair, mas fico imaginando logo depois do ano novo, por aí... Queria ter feito a viagem no começo deste ano, mas acabamos optando por um outro destino. Tenho um roteiro pensado desde o ano passado, mas já aprendi que não adianta fazer roteiro muito detalhado, pelo menos pra gente não funciona: as coisas vão acontecendo durante a viagem... De todo modo, a idéia é seguir de Floripa rumo a Ushuaia e voltar em umas 4 semanas, mais que isso e a saudade da ilha começa a ficar muito grande... :mrgreen: São uns 13 mil km, em 28 dias dá uma média razoável. Estou começando a encaminhar a "papelada" nas próximas semanas, a ansiedade tá grande... :mrgreen:

lpfm
28/09/2008, 20:21
.......... Estou começando a encaminhar a "papelada" nas próximas semanas, a ansiedade tá grande... :mrgreen:

Antonio, alem da carta verde e carteira internacional, o que mais precisa de documentacao?
abs,
lp

antonio73
29/09/2008, 04:40
lpfm, meu carro é financiado, então preciso de autorização do banco e dos consulados dos três países. Demora um pouquinho, uns 15 dias para conseguir a autorização do banco, então é melhor já encaminhar cedo pra evitar preocupações de última hora. Moro em Floripa e aqui os três consulados estão instalados, o que facilita as coisas.