PDA

Ver Versão Completa : Nova no Niva



anacris1000
02/10/2007, 09:34
Olá a todos

Estou fechando negócio e comprando um Niva 91, algo que eu já vinha querendo a tempos, vou precisar de toda ajuda possível de vcs. veteranos nesse carro, pois não entendo nada do mesmo, mas já o adoro há bastante tempo.
O carro que comprei veio com um preço bom, mas tem muitas coisinhas para fazer então vou precisar de vários conselhos, espero que estejam com paciência para me ajudar.

Abs. a todos


Ana Cris

Rones Jr
02/10/2007, 10:07
seja bem vinda....mais uma pessoa contaminada com o virus russo. Use a ferramente de pesquisa do forum que vc terá quase tudo que precisa. Já tá convidada pro encontro.

alexandre roveri
02/10/2007, 10:22
Duvidas sobre Niva em Campinas :?:

Camarautos do Niva Campinas e Região :concordo:
Encontro mensal toda primeira quinta-feira de cada mês na Praça Arautos da Paz a partir das 20:00 horas ! :dance:
Excepcionalmente:mrgreen: o encontro dessa semana foi semana passada em função do encontro nacional nos dias 05a07de outrubro ! :twisted:

anacris1000
02/10/2007, 13:46
Eu queria converter meu Niva para um combustível mais barato, visto que ele é bem gastão, o que vcs. me indicam? Converter para alcool ou para GNV?

alexandre roveri
02/10/2007, 14:49
Eu queria converter meu Niva para um combustível mais barato, visto que ele é bem gastão, o que vcs. me indicam? Converter para alcool ou para GNV?

Oi Ana ! Na barra de cima dos tópicos tem uma ferramenta de procura ! Na página dos Nivas tb . É só vc digitar "motor niva alcool" ou "converter niva alcool" , vai aparecer um monte de receitas e dicas ! Boa leitura :concordo:

Otávio Luiz
02/10/2007, 16:30
Eu queria converter meu Niva para um combustível mais barato, visto que ele é bem gastão, o que vcs. me indicam? Converter para alcool ou para GNV?

Indico os dois!!!
Converte o motor pra álcool, aumentando a cilindrada e taxa de compressão, e instala o GNV.
No álcool ele vai queimar melhor o GNV (taxa de compressão maior, ponto mais adiantado, etc) e você fica com a viatura ecológicamente correta, queimando os dois combustíveis menos poluidores e causadores do efeito estufa...:concordo:
Siga as instruções do mestre Alexandre "Galo Cego" Roveri e pesquise no fórum, tem bastante informação.

Abs de quem tem um Ecoflex...:mrgreen:

fabioaguilera
02/10/2007, 17:24
Minha recomendação é manter o carro mais original possível, inclusive por questõe legais.

Um Niva BEM regulado, com TUDO em dia, faz tranquilamente 7km/l na cidade e 11km/l na estrada. Cá entre nós, nenhum número assustador.

Já consegui fazer 9km/l na cidade usando pneus 100% asfalto e sem pegar mtos congestionamentos. Acho uma excelente medida.

Niva: Sabendo usar E CUIDAR não vai faltar!


Seja bem vinda!


Abraços

pedrodoniva
02/10/2007, 18:18
é...daí depende muito da viatura,acho que as mais antigas (como a minha (1990)) ~gastam mais... Ultima medida o jurassic fez 6,2 km/l na cidade.Um tanto quanto assustador pra um estudante universitário duro,hehehehehe.
Mas to vendo se faço uns bem bolado e coloco um kit GNV de 15 m³. Já até comprei o Weber 460 pra colocar nele...

Seja bem vinda ao fórum muié!Qualquer dúvidas estamos aqui pra ajudar valew?!

Medon
03/10/2007, 08:48
Fabio...

que tipo de questoes legais ???
converter o caro para qq combustivel, voce passa no IMETRO e depois no detran, e pronto.

fabioaguilera
03/10/2007, 09:00
Hugo

Exatamente à estas questões legais é que eu me refiro.
Sei lá como se faz uma enquete no Fórum, mas poder-se-ia fazê-la para ver que 99,99999% das conversões não são regularizadas. :concordo:

Tanque Russo
03/10/2007, 11:17
Bom dia pessoal, sou de cosmopolis, gostei em saber que vcs fazem o encontro em campinas, por favor me informem o dia certo do proximo encontro.QUEM VAI PARA ITANHANDU? E QUE DIA VÃO SAIR? ATÉ MAIS.



Duvidas sobre Niva em Campinas :?:

Camarautos do Niva Campinas e Região :concordo:
Encontro mensal toda primeira quinta-feira de cada mês na Praça Arautos da Paz a partir das 20:00 horas ! :dance:
Excepcionalmente:mrgreen: o encontro dessa semana foi semana passada em função do encontro nacional nos dias 05a07de outrubro ! :twisted:

fabioaguilera
03/10/2007, 15:01
Bom dia pessoal, sou de cosmopolis, gostei em saber que vcs fazem o encontro em campinas, por favor me informem o dia certo do proximo encontro.QUEM VAI PARA ITANHANDU? E QUE DIA VÃO SAIR? ATÉ MAIS.

Na seção de eventos tem um tópico que esclarecerá todas estas suas dúvidas! :concordo:

anacris1000
04/10/2007, 10:22
obrigada a todos pelas respostas, foram todas muito importantes, vou avaliar e ver a melhor opção, logo logo mando uma foto do meu "Nivolino" para apresentá-lo a vcs.


Abs.

anacris1000
04/10/2007, 10:31
Alguém poderia me indicar um mecânico bom e barato em Campinas?
Quero mandar dar uma verificada geral já que estou pegando o carro agora e não sei bem como está, tem que ser bem confiável.


Abs.

alexandre roveri
04/10/2007, 10:57
Alguém poderia me indicar um mecânico bom e barato em Campinas?
Quero mandar dar uma verificada geral já que estou pegando o carro agora e não sei bem como está, tem que ser bem confiável.


Abs.

Vc mora em qual região ? Acho que um dos mecanicos mais "confiaveis" pra niva hoje é aquele na frente da DDA ! O Mauricio ,como é que chama aquela avenida, Sales de Oliverira ? no taquaral

Astor Dias de Andrade
04/10/2007, 11:07
Vc mora em qual região ? Acho que um dos mecanicos mais "confiaveis" pra niva hoje é aquele na frente da DDA ! O Mauricio ,como é que chama aquela avenida, Sales de Oliverira ? no taquaral
rua Armando Salles de Oliveira, em frente ao DDA Off-Road.
Bairro Taquaral.

abrços
Astor

anacris1000
04/10/2007, 12:40
Que bom, já passei em frente mas não o conhecia, fica perto do meu trabalho, super fácil prá ir.
Vou dar uma passada por lá, obrigada pela dica

Girti
08/10/2007, 12:19
Minha recomendação é manter o carro mais original possível, inclusive por questõe legais.

Um Niva BEM regulado, com TUDO em dia, faz tranquilamente 7km/l na cidade e 11km/l na estrada. Cá entre nós, nenhum número assustador.

Já consegui fazer 9km/l na cidade usando pneus 100% asfalto e sem pegar mtos congestionamentos. Acho uma excelente medida.

Niva: Sabendo usar E CUIDAR não vai faltar!




Abraços


Olá, Bem vinda ao clube!

Concordo em grande parte com o Fábio, acho que, na medida do possível, deve-se manter a originalidade e procurar otimizar o desempenho de seu Niva, para que o seu consumo se reduza a níveis aceitáveis. O consumo normal de um Niva deve ser em torno de 6,5 a 7,5 na cidade ecerca de 9 a 10 Km/l na estrada, dependendo (muito!) das características desta estrada (muitas subidas, vento contra, muitas ultrapassagens com o pé embaixo, etc...). Entretanto, como a maioria dos Niva já roda há muito tempo e esteve na mão de muitos donos, é necessário verificar se não há fatores alterando o consumo, tais como:
- enormes pneus lameiros;
- velas e seus cabos em mau estado;
- freios "segurando" o carro;
- alinhamento de direção ruim;
- platinado em mau estado (caso o carro ainda tenha platinado);
- carburador desregulado e/ou em mau estado

Deixei o carburador por último não por ele ser um problema de pouca importância, mas exatamente pela contrário, por ele ser de suma importância. Sou testemunha disto, meu Niva 95 estava fazendo ca. de 8,5 Km/l na estrada, troquei o carburador e agora, em uma viagem de 3.000 Km da qual acabo de retornar, ele fez médias em torno de 9,5 Km/l, chegando a 10,0 Km/l, mesmo quando exigi mais do carro, em ultrapassagens e subidas ou andando mais forte.

Acho que você devia, antes de investir pesado em transformações e adaptações, rodar um bom tempo com o seu Niva, acertando os problemas que for encontrando (e eles irão parecer, isto é normal em carros usados) e familiarizando-se com ele, para ver se realmente gosta do carro e está satisfeita com ele. Mais tarde, com todos os eventuais problemas sanados, você poderá fazer uma análise com maior conhecimento e decidir mais conscientemente.

Boa sorte!

anacris1000
10/10/2007, 14:53
Agora mais do que nunca realmente tenho que primeiro investir no que tem de problemas no carro antes de converter o combustível. Peguei o carro e ele já de cara me deixou na mão, achei que era gasolina, coloquei mais e ele não quis pegar, depois de colocar um pouco no carburador e tal ele andava e alguns metros a frente morria. Enfim, acabei chamando o guincho e o meu Niva encontra-se na garagem.
Chamei o mecânico ele foi até lá e nem conseguiu sair com o carro, nessa de ficar tentando fazer pegar parece que a bateria tbém pifou, para levá-lo a oficina, ao que tudo indica vou ter que mandar guinchá-lo novamente até a mecânica agora(no dia que parou não levei para a mecânica pois era noite e estava fechada). O mecânico olhou lá em casa e desconfia que seja o motor de partida, alguém tem alguma idéia do que pode ser?
Já passaram por isso? Acho que fui meio azarada, já de cara o carro deu problema, ainda nem consegui andar com ele e curti-lo.:-?

alexandre roveri
10/10/2007, 15:12
Agora mais do que nunca.............. Acho que fui meio azarada, já de cara o carro deu problema, ainda nem consegui andar com ele e curti-lo.:-?

Esquenta não ! niva é assim mesmo :parede:
:twisted::roll::twisted::roll:

Marcio Rossetto
10/10/2007, 15:26
Se voce não conseguir fazer isso sozinha , peça para o seu amigo fazer ou o mecanico , mexanico , antes de querer desmontar tudo e condenar o motor de partida .

Bem , primeiro passo :

Tira a bateria fora e leva para dar uma carga lenta de um dia .

Segundo passo :

De partida , verifique se o motor vira , senão , aí sim é motor de partida .

Terceiro passo :

verifique se há alguma trinca no rotor do distribuidor ou na tampa .

Pode ser um furinho , fissurinha .
Se tiver , provisoriamente , cola com araudite .
Espirra um pouco de WD 40 dentro .

Quarto Passo : verifique se o platinado não esta colado.

Quinto passo : verifique se no distribuidor há um fio marron conectado a ele .


Tudo Ok , testa a faisca .( tira um cabo de vela , coloca uma chave de fenda nele , encosta a chave numa parte metalica do motor e de partida ) vê se há faisca.


Tudo OK , tem faisca ?

plano B .

Compra 4 velas novas NGK BP 8 ( se não me engano ) .Tira as velas fora e troque .

Tira mangueira de combustível que vai para o carburador e de uma partida , verifique se manda gasolina .( use uma vazilha)


Se tudo OK .

Tem que pegar .

anacris1000
10/10/2007, 15:52
Vou mesmo ter que pedir ajuda a um amigo, hehe. Pode parecer muito fácil mas prá mim vc. falou russo, hehe.
Vou testar e depois te conto. Obrigada

Astor Dias de Andrade
10/10/2007, 20:37
Vou mesmo ter que pedir ajuda a um amigo, hehe. Pode parecer muito fácil mas prá mim vc. falou russo, hehe.
Vou testar e depois te conto. Obrigada
Ana Cris, desculpe aí o palpite, mas pelo que vc descreveu parece que tá dando falta de combustível no carburador, não parece motor de arranque nem parte elétrica. Tente verificar o que o Rossetto sugeriu, vtire a mangueira e veja se espirra gasolina quando der a partida (só um pouquinho!)

Agora, se o mecânico não conseguiu nem tirar o carro da garagem e nem levar pra oficina, e nem identificar o problema com alguma certeza, então acho melhor mudar de profissional! eheheheh

Não querendo ser xereta, mas em que bairro está a viatura? Quem sabe a gente conheça alguém por perto pra dar uma olhada, se vc quiser, é claro!

Outra coisa, convido-a a integrar a lista dos camarautos no yahoo,

http://br.groups.yahoo.com/group/camarautos/messages,

é bom prá se trocar idéias, marcar reuniões e jogar conversa fora!

Abraços
Astor

alexandre roveri
10/10/2007, 22:46
Ana Cris, desculpe aí o palpite, mas pelo que vc descreveu parece que tá dando falta de combustível no carburador, não parece motor de arranque nem parte elétrica. Tente verificar o que o Rossetto sugeriu, vtire a mangueira e veja se espirra gasolina quando der a partida (só um pouquinho!)

Agora, se o mecânico não conseguiu nem tirar o carro da garagem e nem levar pra oficina, e nem identificar o problema com alguma certeza, então acho melhor mudar de profissional! eheheheh

Não querendo ser xereta, mas em que bairro está a viatura? Quem sabe a gente conheça alguém por perto pra dar uma olhada, se vc quiser, é claro!

Outra coisa, convido-a a integrar a lista dos camarautos no yahoo,

http://br.groups.yahoo.com/group/camarautos/messages,

é bom prá se trocar idéias, marcar reuniões e jogar conversa fora!

Abraços
Astor

Oi Mestre, eu já tinha convidado a Ana pra participar da lista, vamos ver se agora ela se inscreve !
Só não vale ir nos encontros pra resolver os problemas do Niva e despois não aparecer mais :mrgreen::mrgreen::lol::rolleyes:

Freitas
11/10/2007, 00:10
Pode ser coisa simples
Não desanima não.

Freitas

anacris1000
11/10/2007, 11:08
Moro próximo ao Shopping Iguatemi, mas o mecânico que foi lá é super bem falado, peguei o contato dele até aqui, mas segundo ele deve ser algo elétrico e a especialidade dele não é essa... vai entender. Disse ele que se for Bendix ou algo parecido tem que levar para uma auto elétrica. Só depois de resolvido isso é que ele vai dar uma olhada geral na mecanica do carro.

anacris1000
11/10/2007, 11:49
e SE FOR A BOMBA DE GASOLINA, QUAL DEVO COMPRAR, SERÁ QUE ACHO A ORIGINAL, TEM ALGUMA ADAPTAÇÃO POSSÍVEL?

emtsuhako
11/10/2007, 13:44
Ainda fabricam a original e é nacional... peça na www.apoio4x4.com , www.sarancar.com.br ou www.bomer.com.br ...

anacris1000
11/10/2007, 14:26
Vocês viram que coloquei a foto do "Nivolino"?
Agora ele está oficialmente apresentado a todos.

anacris1000
11/10/2007, 14:37
Oi Mestre, eu já tinha convidado a Ana pra participar da lista, vamos ver se agora ela se inscreve !
Só não vale ir nos encontros pra resolver os problemas do Niva e despois não aparecer mais :mrgreen::mrgreen::lol::rolleyes:

Até parece que eu vou para a parte ruim e na parte boa vou sumir...
Só tem um problema, para começar a participar do evento primeiro meu carro precisa funcionar e sair da garagem, por enquanto ele só está decorativo...Torçam por mim...

alexandre roveri
11/10/2007, 15:07
Dica de Forum ! :concordo:
Abra um tópico para o seu Niva na área de Frota 4x4, ai lá, vc pode ir apresentando todas as mexidas que vc fizer no seu carro, todos os up-grades e mudar de assunto a hora que vc quiser !
Do jeito que a gente tá fazendo aqui, começou com apresentação, passou por pneus bomba de gasolina (alias, Fiat 147), etc, daqui a pouco um moderador vai nos dar um presta atenção ! :mrgreen:
Aproveita tb vai lá no meu tópico pra prestigiar um pouco : - http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29213
:dance:

anacris1000
11/10/2007, 16:38
Ok,

desculpe, acho que na verdade foi a ansiedade de perguntar muitas coisas, obrigada pela dica.

Otávio Luiz
11/10/2007, 16:55
Liga não Ana, o Alexandre tá estressado porque viu um monte de Niva junto e quando voltou encontrou a Maritaca pela metade, faltando ainda um ano pra andar... tá nervoso o gajo...:mrgreen:
A bomba de gasolina qualquer loja de auto peças tem, pede do Fiat 147, se pedir pro Niva é capaz do balconista dizer que não tem, apesar da indicação na própria embalagem...:parede:

Astor Dias de Andrade
11/10/2007, 17:07
Vocês viram que coloquei a foto do "Nivolino"?
Agora ele está oficialmente apresentado a todos.
Veja vc, este Nivolino estava à venda na Av. Orozimbo Maia, vi várias vezes, mas não fui olhar de perto!

anacris1000
11/10/2007, 17:48
Ele estava abandonado e eu o resgatei e agora estou dando amor e carinho, espero que ele retribua andando direitinho.

ANDRÉHUFF
11/10/2007, 20:26
O meus caros camarautos Campineiros, vamos marcar uma reunião extraordinaria para conhecer a Ana e o Nivolino e dar uns toques pessoalmente pra ela, o povo sem imaginação.

alexandre roveri
11/10/2007, 21:13
Não tem nada de estressado e não tem nada do que pedir desculpas !!!!!
APENAS DEI UMA ORIENTAÇÃO a uma nova usuaria, não tem nada de moderação na minha msg !!!!
Alem do que a seção forta 4x4 tá carecendo de Nivas, no fundo, no fundo só tem o Niva do Rones :dance:

Antes de que eu me esqueça, VAM !!!!!!!!:mrgreen:

Gustavo Niva
11/10/2007, 21:18
Liga não Ana, o Alexandre tá estressado porque viu um monte de Niva junto e quando voltou encontrou a Maritaca pela metade, faltando ainda um ano pra andar... tá nervoso o gajo...:mrgreen:
Eita...... pior que o cara tá estressado mesmo.... "sindrome de falta de niva" mas nem vou falar nada pq eu tb sentiria isso hehehe

Astor Dias de Andrade
11/10/2007, 21:40
O meus caros camarautos Campineiros, vamos marcar uma reunião extraordinaria para conhecer a Ana e o Nivolino e dar uns toques pessoalmente pra ela, o povo sem imaginação.
Boa idéia, André!

Vamos fazer uma reunião extraordinária dos Camarautos?
Quando vai ser? Quarta 17 de outubro seria ótimo!
Onde vai ser? Claro, Arautos!
Pauta: conhecer Nivolino e dar palpites, sempre bons e valiosos!

Abraços
Astor

ANDRÉHUFF
13/10/2007, 00:09
Boa idéia, André!

Vamos fazer uma reunião extraordinária dos Camarautos?
Quando vai ser? Quarta 17 de outubro seria ótimo!
Onde vai ser? Claro, Arautos!
Pauta: conhecer Nivolino e dar palpites, sempre bons e valiosos!

Abraços
Astor

Ta feito quarta é um dia otimo, basta saber se a Ana vai.... e ai Ana.

anacris1000
15/10/2007, 12:57
Tenho duas filhas pequenas que dormem cedo e sou separada, durante a seman é meio complicado. Vamos marcar algo para final de semana, mas esperem antes o Nivolino andar, seria pagar o maior mico eu marcar e não conseguir tirá-lo da garagem...
Assim que o Nivolino andar nos encontramos, para comemorar isso e nos conhecermos.

ANDRÉHUFF
15/10/2007, 15:12
Tenho duas filhas pequenas que dormem cedo e sou separada, durante a seman é meio complicado. Vamos marcar algo para final de semana, mas esperem antes o Nivolino andar, seria pagar o maior mico eu marcar e não conseguir tirá-lo da garagem...
Assim que o Nivolino andar nos encontramos, para comemorar isso e nos conhecermos.

Xiiiii meu povo o principal motivo da reunião não vai, uma pena, então vamos cancelar essa extraordinaria e marcar num proximo dia:?::?::?:.

Astor Dias de Andrade
15/10/2007, 15:50
Xiiiii meu povo o principal motivo da reunião não vai, uma pena, então vamos cancelar essa extraordinaria e marcar num proximo dia:?::?::?:.
É, acho que sim, vamos marcar outro dia, ok?

anacris1000
15/10/2007, 17:52
Torçam todos prá que o Nivolino saia da garagem rapidinho que assim nos reuniremos rapido também

ANDRÉHUFF
02/11/2007, 21:40
Torçam todos prá que o Nivolino saia da garagem rapidinho que assim nos reuniremos rapido também

E ai Ana a quantas anda esse Nivolino, ja arrumou:?::?::?:

pedrodoniva
02/11/2007, 22:18
espero que tenha dado certo e você finalmente tenha dado a tao esperada volta no nivolino!e que nao tenha sido de guincho!hehehe