PDA

Ver Versão Completa : SPOA em CJs



AndréSanchez
01/05/2003, 18:07
:o Monge,
O que necessita para tornar o jeep SPOA?
Quanto de investimento, incuindo material e mão de obra?




André
Quase cj-5

monge
03/05/2003, 01:06
Andre, tem SPOA e SPOA

no meu caso, não troquei pneus, nào passei meu jeep pra freios a disco, então saiu relativamente barato.

no caso do fábio, (diz æ fábio) que fez isso tudo e mais algumas coisas, saiu relativamente caro.

Creio que tem tópicos aqui no fórum falando do SPOA, não estou me lembrando no momento.
[]'s

Eugênio

monge
03/05/2003, 01:32
Oi André,

Abaixo a receita do Bill:

OK,vamos lá...

O detalhes desta receita são do Samurai, mas os conceitos se aplicam ao
qualquer jipe ou Jeep com feixes de mola... O que descrevo é a maneira em que EU faria o trabalho, tendo meus equipamentos, minha garagem e a minha experiência. Obviamente, quem não tiver os equipamentos e experiência deveria recorrer aos serviços de um mexánico. ESCOLHE BEM pois têm muito cara ruim por aí!!!!

Antes de mais nada, uma explicação das vantagens do SPOA:

1) Proporciona um curso de suspensão maior devido à alavanca maior entre ospontos de fixação dos feixes e o ponto de eixo.
2) Levanta o Samurai em 4,5", assim permitindo pneus bem maiores.
3) É bem mais estável que um "jumelado e arqueado" da mesma altura.
4) Melhora muito os ângulos de entrada e saída, bem como o vão livre dosfeixes.
5) Dá uma aparéncia super-legal ao jipinho!!

E uma nota sobre os berços... Eles não devem ser mais altos que 1". Ou
seja, a distância entre o topo do eixo e o feixe não se deve ultrapassar de
1" para não introduzir forças torcionais incríveis sob frenagem. E em
nenhuma circumstância se deve enfiar qualquer bloco solto entre o berço e o feixe!!!

========================

A Receita:

Ingredientes e materiais de preparação (Fase 1):
- 04 berços de mola, comprados dos $tates ou fabricados por aquele cara da esquinas que faz portões de ferro. O Régis tem um desenho do berço para o Samuca.
- 03 mangueiras de freio, umas 6" mais compridas que as originais. São do Towner (frente) e do Chevette (atrás) se não me engano.
- 04 jogos de jumelo originais (você os guardou certinho, né?!?!?)
- se você já f$d#u os feixes com muito arqueamanto, então pau no c*, terá que substituí-los
- 01 caixa de ferramentas, razoávelmente equipada com tudo que tem direito
- 04 cavaletes
- 01 macaco hidráulico
- 01 máquina de solda decente
- 01 lata spray de tinta preta

Nos cinco dias antes de começar, lambuzar diariamente com WD-40 os parafusos dos pontos de fixação dos feixes e os grampos dos eixos. Confia em mim que vale a pena...

DESMONTAGEM

1) Levantar o jipe bem alto, bem alto mesmo, até têm umas 10 cm de vão entre os 04 pneus e o chão. Suportar o carro pelo chassis em cima dos cavaletes.

2) Retirar as rodas. Desconectar as mangueiras de freio (cuidado para não derramar o fluído) e freio de mão. Retirar os amortecedores. Retirar os cardans, marcando suas orientações. Drenar o óleo dos diferenciais. Retirar a barra de direção. Retirar a barra estabilizadora e jogá-la FORA pois não voltará!!!

3) Suportar com o macaco o eixo dianteiro pela bolota, mas não levantá-lo. Retirar os parafusos daqueles jumelos estupidamente compridos. Soltar os parafusos dos pontos fixos dos feixes. Abaixar o macaco. Com ajuda de um amigo, retirar os parafusos dos pontos fixos e abaixar o conjunto.

4) Repetir Passo 3 para o eixo traseiro.

MODIFICAÇÃO

5) ESTA É A ETAPA MAIS IMPORTANTE NO PROCESSO INTEIRO. NADA DE GAMBIS AQUI. Raspar fora a tinta da área que vão os berços novos. Alinhar milimetricamente os berços novos diretamente opostos e com as faces paralelos aos existentes. Soldar os berços ao tubo do eixo, cuidando em não introduzir muito calor no tubo para não o furar ou entortar. Limpar e pintar as soldas.

6) Aqui tem duas opções:
a) Se tenha certeza que nunca vai querer voltar SPUA, se pode
cortar fora os berços originais, assim permitindo o uso invertido dos grampos originais. Mas vai ter que soldar nos berços novos os pinos do amortecedor.
b) Pode deixar os berços originais no lugar, junto com os pinos de
amortecedor. Mas vai ter que substituir os grampos por parafusos compridos. Para mim, esta é a melhor opção.

REMONTAGEM

7) Repor os feixes dianteiros no jipe, usando os jumelos originais. Apoiar
o eixo dianteiro em cima do macaco e enfiar o conjunto debaixo do jipe.
Levantar o eixo para encostar os novos berços nos feixes. Alinhar tudo,
passar e apertar os grampos (ou parafusos).

8) Repetir Passo 7 para o eixo traseiro.

9) Conectar e reinstalar tudo que você retirou, instalando as mangueiras de freio novas. Sangrar o sistema de freio. Pôr óleo nos diferenciais
(esqueceu, né?!?). Nem inventar de tentar colocar a barra estabilizadora,
pois não tem utilidade e mesmo se tivesse, não cabe mais!!

10) É provável que o volante seja torto. Alinhá-lo o melhor possível e
guardar a grana necessária para comprar o dropped pitman.

11) Retirar os cavaletes. Verificar que o jipe, agora 4,5" mais alto,
passa pelo portão. Se não, dançou!!...;-).

11) Testar o bichinho!!

Assim já dá para rodar, mas ainda faltam as coisas do Fase 2: o dropped
pitman (para acertar a direção e eliminar bumpsteer) e amortecedores mais compridos para aproveitar o maior curso de suspensão proporcionado pelo SPOA.

O pitman origina é f$da para retirar da caixa mas vai eventualmente com
calor, porrada e paciência. Palavrões e cerveja também ajudam...:-).

Dos amortecedores, e apenas a substituição. Para verificar o comprimento certo dos amortecedores, o melhor é de retirar os existentes e subir com o jipe numa rampa. Daí, é só medir as distâncias entre os pontos de fixação...

Sem dúvida, há o que esqueci de mencionar.

HTH

OBS: O Spider ainda não está pronto, mas já modifiquei a minha asssinatura em baixo. Não faz mal em sonhar com o futuro próximo, né?!?!?...;-).

Abraços,

Bill
Riberão Pires, SP, Brasil
1998 Samurai "Spider"
1994 Niva "Parmesão"


Eu segui mais ou menos esta receita... porém com algumas modificações

[]'s

Eugênio

Luis Assis
04/05/2003, 01:31
Uma coisa que nao se pode deixar de falar... Quando se faz SPOA, o veiculo perde bastante estabilidade... Nao por causa do SPOA propriamente dito, mas sim por causa da altura extra... Eu ja andei em CJ com tudo quanto é tipo de mola ( Original, FIAT, Toyota ) e todos com SPOA, e afirmo que o custo para se ganhar altura é bem caro a ser pago com estabilidade... Acredito que barras estabilisadoras, que podem ser desacopladas, é bastante recomendavel... pelo menos vou por no meu :D :D
Existe um tópico falando sobre as tais barras...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=253
[]'s
Gustavo

walter.andreis
05/05/2003, 03:46
:o Quanto de investimento, incuindo material e mão de obra?

André,
Se você não fizer nada, ou seja, pagar para fazerem tudo, não deve sair mais que R$300,00, fora os acessorios "obrigatorios-opcionais", como o Dropped Pitman Arm / barras estabilizadoras....


[]´s

Fábio
06/05/2003, 10:25
Se você não fizer nada, ou seja, pagar para fazerem tudo, não deve sair mais que R$300,00

Nem em sonho, Walter...

A receita do SPOA do Bill não considera um monte de problemas, que são agravados por estarmos tratando de um CJ e não do Samurai (O lift nestes carros são bem maiores)

Vamos ver se eu me lembro dos problemas e custo na época:

Problema:Grande angulação das cruzetas.
Solução: Torno no eixo dianteiro, terá de girar a bola do diferencial. Custo:Duvido que algum torneiro que mereça receber esse serviço cobre menos do que R$ 400,00. Eu paguei R$ 600,00, mas nem parece que o eixo foi cortado.

Problema: Estabilidade
Solução: Aumentar o eixo, amortecedores com regulagem, ou barras estabilizadoras. No meu caso, usei pneus de 35", rodas com off-set de -32, espaçador de rodas em aluminio e Rancho 9000
Custo: Rodas R$ 200,00
Espaçadores R$ 240,00
Pneus R$ 500,00
Amortecedores US$ 400,00

Problema: Flexiveis curtos
Solução: Confeccionar novos.
Custo: R$ 80,00

Agora o problema maior mesmo e que ainda não foi solucionado foi com o sistema de direção. Isso porque não existe arm dropped pitman para lift de 6" pronto no mercado. Os americanos quando fazem SPOA usam molas planas o que faz com que o lift do spoa caia para 4" e se o lift for maior do que isso eles usam outras técnicas que não o arm pitman.

Isso sem contar a confecção dos berços, nova relação de diferencial por causa dos pneus, novo suporte dos amortecedores devido ao novo curso, etc, etc, etc... Uma coisa puxa outra. Veja bem qua não estou querendo desanimar ninguém a fazer SPOA no jipe, afinal o resultado é animal!!! Tenho uma puta torção, altura, além de uma suspensão original.

[]´s

walter.andreis
06/05/2003, 11:41
Solução: Aumentar o eixo, amortecedores com regulagem, ou barras estabilizadoras. No meu caso, usei pneus de 35", rodas com off-set de -32, espaçador de rodas em aluminio e Rancho 9000
Custo: Rodas R$ 200,00
Espaçadores R$ 240,00
Pneus R$ 500,00
Amortecedores US$ 400,00

Problema: Flexiveis curtos
Solução: Confeccionar novos.
Custo: R$ 80,00

Fala Fabião...

Creio que aí seja uma questão de "poder ou naum poder"...
Eu não gastei mais do que R$300,00 e estou com o SPOA (SPRING OVER AXLE), ou seja, estou com as MOLAS SOBRE O EIXO... Acho que se todo mundo que for fazer um SPOA, tiver que colocar Rodas com offset neg. / amortecedor rancho / Pneu num sei o q / espaçador / etc etc etc, aí sim vai sair uma baita facada...
Porém pra quem quer ir aos poucos, naum se gasta quase nada para deixar o CJ SPOA... É claro que o ideal seria como você falow, para não perder estabilidade / curso de direção / etc... mas tem gente (eu por ex.) que não gasta R$2140,00 (+- seu calculo) numa paulada só, e mesmo assim pode fazer o SPOA SIM....
"NUM EH MONGE???" 8)
Eh soh ter a consciencia do estado atual de "estabilidade" do CJ, e dar uma maneirada em inclinações e velocidades (shimmy)...

[]´s

Guto
06/05/2003, 11:57
Olá Gente!

Bom, eu estou no meio da execução de um SPOA no meu CJ, com Eixos de Rural e Molas da Toyota.

Me deparei com os problemas de suportes, angulos.....

Mas o que é esse tal de "arm dropped pitman" :?: :?:

Como posso resolve-lo? e é que tenho que resolver. :lol:

Valeu

Guto
CJ 66 - 4.1 - SPOA a caminho

walter.andreis
06/05/2003, 12:24
Me deparei com os problemas de suportes, angulos.....
Mas o que é esse tal de "arm dropped pitman" :?: :?:
Como posso resolve-lo? e é que tenho que resolver. :lol:


Fala Guto,
Excelente escolha de eixo para o SPOA! :D
Quanto a problemas de suporte, seriam os "berços" das molas que vão presos sobre o eixo, ou os suportes para as molas da toyota no chassis?
:arrow: Caso seja a primeira opção, é muito fácil de se resolver, qualquer torneiro ou metalúrgico faz para você, é soh levar o exemplo (berço antigo) pra eles, ou então apenas explicar o q vc está querendo fazer. Ja se for o suporte das molas no chassis, você pode ter um pouco mais de trabalho, pois os suportes dos dois lados (dir. e esq.) devem ter a mesma distância para que o CJ não fique torto, o recomendável seria levar o CJ a uma casa de molas ou oficina "especializada em adaptações". :D
:arrow: Quanto ao angulo de cruzeta trazeiro, é só você dar uma "girada" no diferencial trazeiro, de modo a deixar a saida do diferencial "alinhada" com a saida da caixa de transferencia, aí então você solda os "berços" com o alinhamento desejado... no diferencial dianteiro a coisa já péga um pouco mais, pois você precisa separar a bola do diferencial dos tubos dos eixos, para alinhar a "bola" :oops: (hhehehee) com a saida da cx. de transferência... tem gente que ao invés de separar assim, prefere "cortar" as pontas do tubo e soldar novamente com o alinhamento... aí é questão de escolha.... a primeira opção creio que é mais aconselhavel, porém pode sair meio $$$algadinho (neh fabio!? :D )
O Dropped Pitman Arm ou Dropped Arm Pitman, sei lah, é nada mais do que o "braço pitman" que está localizado na saída da caixa de direção, só que com um tamanho / angulação maiores, para trabalhar melhor com o SPOA...

Qualquer coisa estamos ae...

[]´s

Giovani
06/05/2003, 13:33
no diferencial dianteiro a coisa já péga um pouco mais, pois você precisa separar a bola do diferencial dos tubos dos eixos, para alinhar a "bola" :oops: (hhehehee) com a saida da cx. de transferência... tem gente que ao invés de separar assim, prefere "cortar" as pontas do tubo e soldar novamente com o alinhamento... aí é questão de escolha.... a primeira opção creio que é mais aconselhavel, porém pode sair meio $$$algadinho (neh fabio!? :D )
[]´s

:D Grande Walter!

:D Lamento discordar, mas a segunda opção é melhor. Existe uma solda original na ponta do tubo do eixo, que fixa a "bola" do munhão. É só cortar essa solda, alinhar e soldar novamente. Nem se percebe que o serviço foi feito. Por aqui, levando a carcaça do eixo já demontada, um torneiro cobra uns 100 paus... E já acho caro, pois o serviço é feito em menos de 1 hora... E não é gambiarra, coisa bem feita sim senhor! :wink:
Quanto à cortar perto da bola do diferencial, é o seguinte: primeiro será um corte e solda que não existem originalmente ali. Se optar por remover as soldas que prendem o tubo na "Bola", vc nunca mais acerta a posição correta... Além de ser um serviço "monstruoso" e desnecessário... :wink:

Guto
06/05/2003, 14:12
Entendi!!!!! :D
Então é melhor fazer o serviço cortando perto das bolas dos munhões!!!

:wink: Quando chegar este momento escrevo para os amigos!

Obrigado!

PS: Lí num dread atrás que alguém iria ver o preço/fornecedor de umas capotas de fibra para CJ5 (Feitas no Rio Grande).
Bom, alguém conseguiu?

walter.andreis
06/05/2003, 16:31
:D Grande Walter!

:D Lamento discordar, mas a segunda opção é melhor. Existe uma solda original na ponta do tubo do eixo, que fixa a "bola" do munhão. É só cortar essa solda, alinhar e soldar novamente. Nem se percebe que o serviço foi feito. Por aqui, levando a carcaça do eixo já demontada, um torneiro cobra uns 100 paus... E já acho caro, pois o serviço é feito em menos de 1 hora... E não é gambiarra, coisa bem feita sim senhor! :wink:
Quanto à cortar perto da bola do diferencial, é o seguinte: primeiro será um corte e solda que não existem originalmente ali. Se optar por remover as soldas que prendem o tubo na "Bola", vc nunca mais acerta a posição correta... Além de ser um serviço "monstruoso" e desnecessário... :wink:

Fala Giovani,

Eh, cortar nos munhoes eh melhor mesmo... agora q eu tava pensando.. :D :D :D
Na verdade eu ainda naum girei as bolas dos meus diferenciais, estava usando sem girar mesmo (maior estouradera de cruzeta).... mas agora nos eixos da rural eu vou fazer como você disse mesmo..

[]´s

AndréSanchez
06/05/2003, 22:45
:o
Aproveitando o gancho do SPOA, Qual o melhor procedimento para tornar o cj-5 mais alto sem considerar seu desempenho em trilha apenas a altura do carro?
Jumelos mais altos?
SPOA?
ouvi falar sobre numa tal mola de FIAT, isso funciona?
Pelas fotos vi que o SPOA+rodas e pneus maiores fazem muita diferença, mas enquanto a estabilidade!?

walter.andreis
07/05/2003, 13:58
Fala André,
Para o quesito: Altura, acredito que o SPOA seja a melhor opção...
Quanto a sua pergunta sobre a estabilidade do SPOA com pneu maiores, tudo é relativo.. =DDD Veja a minha mensagem anterior....
*Obs.: SPOA + PNEUS MAIORES = Umas das melhores configurações para se obter altura...
[]´s

walter.andreis
07/05/2003, 13:59
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
OOOppss.. naum a mensagem anterior... e sim, uma das anteriores. :D :D :D :D :D

monge
10/05/2003, 19:33
BOm gente, eu rodo comSPOA há mais de 1 ano e meio, e nunca tive problema algum. :)

Mas hoje vi minha avó pelas gretas, por alguns milimetros não capotei serra abaixo, estava subindo uma serra e cai numa erosão ao tentar sair, o jeep ficou de lado na serra e as duas rodas do lado que ficou pra cima levantaram, cheguei a me encolher dentro do jeep pra ele não me esmagar. :o

Mas acho que nesta hora, a mão de Deus pesou no jeep e segurou ele. :roll:

Consegui sair do sufoco virando os pneus para o lado que ele ia tombar, e meti o pé na embreagem, assim ele corrigiu o curso e desceu a serra meio que aos trancos e barrancos.

Depois disso vim pra casa, e fiquei quietinho, pois 2 milagres por dia é meio difiicl de acontecer. :(

Eu sou totalmente a favor do SPOA, tenho, acho bonito, acho bom demais, o jeep fica animal como diz o fabio, mas é uma adaptação que tem que ser muito bem feita e muito bem pensada.

Façam do jeito que for melhor, gastem o tanto que for necessário, mas façam sabendo das conseqüências. :?

Hoje foi meu primeiro sufoco desde que fiz o SPOA, e fui um cagaço violento que passei. Mas não vou desistir do SPOA.

Todo sacrifício valeu a pena.

[]'s tremendo até agora.

Eugênio

Eduardo Chaves
10/05/2003, 21:51
Eugênio,

Será que a culpa é só do SPOA ?
Digo pq tá certo que se fosse uma viatura original, ou com jumelões (hehehe), ou calços de carroceria, o perigo seria "menor", mas existiria certo ?
Acho que depende da situação e forma de conduzir cada viatura com suas características, como vc disse, mas o perigo existe para todos...
Quer mais um exemplo ??? E se fosse um Cj originalzinho, mas... com um jipeiro iniciante, no mesmo buraco na serra, qual de vcs teria mais chances de descer a serra mais rápido ??? :lol: :lol: :lol:

[]'s... 8)

monge
10/05/2003, 22:06
Não estou culpando o SPOA, só queria demonstrar que por causa de uma navalhada minha, a situação ficou contra mim.

O local relamente é de dificil acesso, foi por insistência minha que aconteceu isso...

Creio que mesmo com jeeps originais o risco seria o mesmo. O local estava impossível de passar.. até o pessoal das motos tem dificuldade em subir por causa das erosões...

Eu estou feliz por demais com meu SPOA. :D :D :D

[]'s SPOAdos hehehehehe

Eugênio

Luis Assis
11/05/2003, 22:13
Aproveitando o assunto...
Em conversa com o Giovani, ele me falou que SPOA é proibido, e que jipes com isso, podem ser parados e guinchados pela Policia...
Gostaria de saber dos senhores, se voces, ja tiveram experiencias boas ou ruins, com a policia, por causa de SPOA...
[]'s
Gustavo

monge
11/05/2003, 23:11
Eu nunca tive nenhum problema com os "homi da lei" :D :D

Moro no interior de minas gerais, quando eles me param, só checam documentos... De vez em quando algum pergunta se faço rally com o jeep. :)

Quando falo que sim, ele abre um sorriso e começa a conversar... :D

Por aqui não sacam de SPUA e SPOA, quando veem o jeep e notam a difereça já dizem: Vc arqueou as molas? æ eu simplesmente concordo com ele... e eles me desejam boa viagem.... :D :D

Lá vai eu com escapamento cortado, jeep SPOA, pneus pra fora... e os homi acham lindo o jeep... heheheehehehe

Só uma vez um cara xiou comigo, mas era por causa da sujeira do jeep, disse que as placas estavam ilegíveis e que se eu não desse um jeito de limpar ele me multaria...

Joguei uma aguinha nelas e pronto... estava liberado...

Agora em questão de ser proibido, o certo depois de fazer SPOA é levar no inmetro, onde eles farão os testes, se o veículo passar, eles emitem um laudo, æ no documento do jeep vai aparecer uma observação: Suspenção modificada. Fazendo isso vc está legalizado. :)

Mas já ouvi comentários que quando fazem isso, costumam colocar junto no documento: Carro de Competição. Dæ já era... vc não consegue emplacar. :o

Tenho visto muitas camionetes SPOA de fábrica... então não tem como eles argumentarem, pois vc pode dizer que as pick up's são assim... Não me lembro agora se é S10, Ranger ou F1000, mas que tem algumas assim tem. 8)

[]'s sem problema "cos homi"

Eugênio

walter.andreis
12/05/2003, 11:02
Tenho visto muitas camionetes SPUA de fábrica... então não tem como eles argumentarem, pois vc pode dizer que as pick up's são assim... Não me lembro agora se é S10, Ranger ou F1000, mas que tem algumas assim tem. 8)


Fala Monge...
Vc quis dizer q tem várias caminhonetes SPOA de fábrica, certo!?

[]´s

Beto Lacerda
02/03/2004, 22:04
pra fazer SPOA tem que ser o jumelo original ou com jumelão da certo ?? e os calços de carroceria vou ter que tirar (uso os do motor do opala)??
outra duvida os eixos da f-75 são os mesmos da rural certo??to perguntando pretendo fazer SPOA e tem um cara que troca comigo os eixos mas o dele é de f-75 (sei que é canela grossa como o do meu jeep ) mas como ergui a carroceria e tenho jumelão fica a duvida, os jumelos até troco pelos originais (por sinal o meu tem os furos pra posição original) não que eu queira , pois quero o bicho alto , mas se não puder não pode :cry: mas os calços de carroceria não vai dar pra tirar não pois pra caber tudo no cofre sem cortar a parede corta fogo foi fo.. só calçando a carroceria.
resumindo vai dar certo SPOA + calços de carroceria+jumelão, ou SPOA jumelo original e calço de carroceria ou vai dar nhaca e é melhor manter SPUA e jumelão pra manter os calços "irretiraveis"(os eixos da rural vou por de qqer maneira SPOA ou SPUA mas gostaria de fazer spoa )

Giovani
02/03/2004, 23:28
pra fazer SPOA tem que ser o jumelo original ou com jumelão da certo ?? e os calços de carroceria vou ter que tirar (uso os do motor do opala)??
outra duvida os eixos da f-75 são os mesmos da rural certo??

:D Grande Beto!!!

:D O jumelo, de preferência, use o original. SPOA já dá altura demais. Isso deixa o jeep instável, com jumelões só piora. :wink:
:D Os calços da carroceria não precisam ser trocados, independente do quê vc estiver usando.
:D O eixo traseiro da F-75 é mais largo que o da Rural. O dianteiro é igual.
[]'s

Beto Lacerda
02/03/2004, 23:37
Giovani valeu, vou por os pinos do jumelo no furo de distancia original.



Tenho visto muitas camionetes SPUA de fábrica... então não tem como eles argumentarem, pois vc pode dizer que as pick up's são assim... Não me lembro agora se é S10, Ranger ou F1000, mas que tem algumas assim tem. 8)


Fala Monge...
Vc quis dizer q tem várias caminhonetes SPOA de fábrica, certo!?

[]´s
sobre SPOA de fabrica dem uma olhada em baixo das Cherokee Sport

dickvigarista
03/05/2004, 19:46
8) :lol: Tenho uma dúvida quanto aos berços. poderiam ser removidos da posição original e aí sim serem reposicionados por cima do eixo, claro respeitando o angulo novo do cardã :twisted: :twisted: :evil: :twisted: .

Beto Lacerda
03/05/2004, 19:59
nos traseiros , sem problema , basta torcer o eixo , mas no dianteiro vou ter que reposcionar os munhões para manter as medidas de caster

roger_caldas
03/05/2004, 20:08
Salve rapêize! :D
Entendendo um pouco o psiquê dos "homi", o problema não está em ser MCE (Mola por Cima do Eixo) ou MBE (Mola por Baixo do Eixo) e sim em ter uma característica original alterada.
Nesse ponto, o argumento de algumas caminhonetes terem MCE não é válido.

[]´s do MAAD - Movimento Abaixo o Anglicismo Desnecessário, :lol: :lol: :lol:

Rogério

Fábio
03/05/2004, 20:24
8) :lol: Tenho uma dúvida quanto aos berços. poderiam ser removidos da posição original e aí sim serem reposicionados por cima do eixo, claro respeitando o angulo novo do cardã :twisted: :twisted: :evil: :twisted: .

Pode sim, mas acho economia desnecessária!

Faz uns novos... Não vai se arrepender.

[]´s

Mauro B.
03/05/2004, 22:39
8) :lol: Tenho uma dúvida quanto aos berços. poderiam ser removidos da posição original e aí sim serem reposicionados por cima do eixo, claro respeitando o angulo novo do cardã :twisted: :twisted: :evil: :twisted: .

Eu acho melhor fazer novos e deixar os originais quietos como estão! Até porque, caso um dia vc quiser voltar para MBE (é isso aí Roger!), fica mais fácil :D E é simples e barato de fazer esses berços...


[]'s

Elmer_Jeep
04/05/2004, 00:52
PessoALL, sobre os diferenciais da f-75 ou rural no cj queria saber quanto à largura pra fora da lataria do cj, tem q por uns alargadores muito feios ou dá pra usar uns discretos pra manter a aparencia de um jeep mais largo(dentro dos limites estéticos).
Alguem tem fotos do CeuJota com diferenciais mais largos porém com os pneus cobertos, se tiver posta ae.

Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)

Duda Lopes
04/05/2004, 07:00
Grande Elmer,

Dá uma olhadinha no Site do Mauro Darezzo aqui do Fórum, lá você consegue ter uma idéia do alargador de para-lamas.

http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/


Abracos,

piffer
21/04/2005, 12:50
Estou fazendo SPOA na rural, e preciso virar a bola do diferencial para cima tenho as seguintes duvidas:

1- A solda do munhão vai ser tirada no torno, a duvida do torneiro que vai executar o trabalho e: aonde os tubos estão soldados o corte do tubo e 90º , ou tem rebaixo em ângulo para maior contato com a solda.

2- Após retirar a solda o munhão vira com facilidade ou e necessário tira-lo do tubo para virar.

Obrigado

Elmer_Jeep
21/04/2005, 15:08
EDITANDO:

Fala piffer, blz.

O q vc precisa tá bem aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5675&postdays=0&postorder=asc&highlight=expansor&start=40
Dá uma lida também nas páginas anteriores desse tópico aí.

Esses dias tive q fazer um serviço desse q ainda não está concluído, mas também serve de referência pro seu torneiro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/49b302d8a165111940a87de5c44074d2.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5344&postdays=0&postorder=asc&start=80

[]'s sempre usando a http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg :wink:

Beto Lacerda
22/04/2005, 10:30
Estou fazendo SPOA na rural, e preciso virar a bola do diferencial para cima tenho as seguintes duvidas:

1- A solda do munhão vai ser tirada no torno, a duvida do torneiro que vai executar o trabalho e: aonde os tubos estão soldados o corte do tubo e 90º , ou tem rebaixo em ângulo para maior contato com a solda.

2- Após retirar a solda o munhão vira com facilidade ou e necessário tira-lo do tubo para virar.

Obrigado
1- corte a 90? como na foto do Elmer , mas depois de cortado o rebaixo a 45° aumenta em muito a resistencia da solda
2- vai girar com a mesma facilidade ou dificuldade que p/ tira-lo
[]'s

piffer
24/04/2005, 18:28
Valeu pelas dicas, a traseira fiz neste fim de semana já a dianteira deve ficar pronta daqui 2 semanas.

piffer
28/05/2005, 20:15
Terminei o diferencial dianteiro SPOA, fiz o alinhamento da direção e conferi o caster, ai vem a duvida?
No manual da rural o caster e 3º ( não diz se negativo ou positivo)
O caster após a SPOA deu 4,5º ( positivo)
É necessario ajustar com cunhas??

Obrigado Piffer

leopoldo
31/05/2005, 23:26
Boa noite Piffer.

No manual do jeep, o caster tem de estar em 3º também.

O ajuste de caster tem uma finalidade básica:

manter o conjunto das rodas num ângulo que naturalmente impeça o shimmy

pelos ajustes que eu já fiz no meu, posso dizer o seguinte:

ângulos de 0 a 3º fazem com que o shimmy se manifeste na faixa dos 55 a 75 km/h, mas de uma forma não muito intensa. Vi a roda tender a shimar.

ângulos de 4 a 5º.....por enquanto o eixo não shimou.

ângulos de 6 a 9º: quanto maior o ângulo, mais intenso e violento é o shimmy. Só metendo o pé no freio para parar.

Minha impressão é que esse ângulo do seu jeep possa ser ideal para o SEU CONJUNTO de rodas-pneus-sistema de direção-suspensão-peso na frente, desde que no rodar, não haja shimmy na velocidade normal em que isso aconteça, de 55 a 75 km/h.

Digo isso porque as variações no conjunto podem afetar se o shimmy aparece ou não e se é violento ou não.

Se não aparecer shimmy, ótimo. Se aparecer, só com cunhas para modificar o ângulo e dependendo do caso, com amortecedor de direção também.

Só o cuidado com as cunhas, para não exagerar. Apesar do eixo ser algo grosseiro, o ajuste do angulo necessário é preciso. Nada de 10, 15 ou 20º.

Veja que se tiver que usar cunhas e só tiver de 5º, ou seu angulo fica em -0,5 ou fica em 9º. Ambos fora da faixa ideal.

O legal seria achar cunhas com mudanças de grau em grau.

piffer
12/06/2005, 17:52
Leopoldo obrigado pelas informações, irei deixar o caster com 4,5º.
Pois o carro ficou muito bom: sem shimmy, boa estabilidade inclusive em curvas e também mais macio.

Obrigado Piffer

Ricardão4x4
28/06/2005, 10:54
P :D essoal, tudo beleza?

Tenho um amigo japa, dono do Amarelinho, que está SPOADO. Salvo esse fato e o das lingüetas nos munhões para manter as barras de direção na horizontal, todo o resto é original.

8) não há quebras de cruzeta e a luva do cardan está bem posicionada no eixo, aliás quando parado não se vêem as estrias.

:? Ocorre que em algumas situações off-roads mais agressivas, o eixo está escapando da luva.

:roll: Se aumentar o eixo, ele vai com certeza ficar comprimindo a luva quando o eixo sobe.

:?: Neste caso, o que fazer?

Pensei em cabos de aço entre o chassis e o cardan, que limitem o curso do eixo dianteiro. Desisto desta "idéia brilhante" :lol: ? Há algo melhor a se fazer?


Um abraço, :D

Elmer_Jeep
28/06/2005, 11:30
Ricardão4x4, já pesquisou sobre isso aqui no fórum :?:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10114&start=20

no final dessa página tem um pouco à respeito da sua dúvida :wink:

Ricardão4x4
28/06/2005, 17:01
:D Legal, Elmer, pela dica!

Os jumelos para frente são uma possibilidade e algo bem factível, além do que existem modelos como este.

Um abraço e obrigado :) .

Elmer_Jeep
28/06/2005, 17:15
Ricardão4x4,

O conjunto de luva da D20 e estria da C10 também ajuda :wink:

[]'s

Maciel
28/06/2005, 23:08
Senhores;
Tenho SPOA, pneus 35" com offset -40, direção H do Opala, amortecedores de maior curso.
O carro ficou bonito e eficiente na trilha. mas...

Dificuldades:
1 - Na trilha, sinto dificuldades por ter levantado com o SPOA, o centro de gravidade do Jeep. Minha inclinação lateral máxima diminuiu. Sinto a necessidade em algumas situações - e não são raras - de comprimir a suspensão mecanicamente ou hidraulicamente para abaixar o Jeep, diminuindo o centro de gravidade evitando um possível "body roll". Hoje, tenho evitado o "body roll" pilotando com muita atenção nas trilhas e evitando SEMPRE inclinações laterais excessivas. Ainda não tombei com o Jeep. Na cidade, não tenho nada à reclamar.
2 - O SPOA não resolve o problema de abertura da suspensão quando levantamos uma das rodas. Isto pq os feixes de molas por natureza atuam mais no sentido compressor que extensor, não imprimindo força de compressão da roda contra o solo diminuindo a tração. Melhorei a tração nestas situações de levantamento de rodas com blocante 100% no eixo trazeiro.

Resumindo a minha experiência.

Se vc não quer substituir a suspensão de feixe de molas por supensões mais eficientes tipo 4-link com guinchos para regular a altura do Jeep ou suspensões a ar com altura regulável, o SPOA é a melhor opção desde que se faça de forma correta como já explicado aqui. Se o SPOA for a sua opção, tenha muito cuidado na trilha para evitar o "body roll"

Maciel

Giovani
29/06/2005, 01:25
Dificuldades:
1 - Na trilha, sinto dificuldades por ter levantado com o SPOA, o centro de gravidade do Jeep. Minha inclinação lateral máxima diminuiu. Sinto a necessidade em algumas situações - e não são raras - de comprimir a suspensão mecanicamente ou hidraulicamente para abaixar o Jeep, diminuindo o centro de gravidade evitando um possível "body roll". Hoje, tenho evitado o "body roll" pilotando com muita atenção nas trilhas e evitando SEMPRE inclinações laterais excessivas. Ainda não tombei com o Jeep. Na cidade, não tenho nada à reclamar.
... Melhorei a tração nestas situações de levantamento de rodas com blocante 100% no eixo trazeiro.

:D Fala Maciel!!!

Põe uma barra estabilizadora na frente. O maior peso é na dianteira, assim ela segura a inclinação. Com a traseira livre e bloqueio 100%, vc sai do enrosco sem problemas, tendo ainda uma segurança maior com a barra na dianteira...

[]'s

Maciel
29/06/2005, 14:52
Olá Giovani;

As barras estabilizadoras estão na minha lista de - À FAZER -.. Certamente instalarei. No momento estou melhorando a direção. Postei ontem um tópico sobre os problemas no braço pitman que estou tendo. Depois dá uma olhada lá e se puder me dê alguma dica.

Abraços.

Maciel

monge
18/08/2005, 11:04
oi
só pra voltar acompanhar o topico novamente :)

sem comentários para o momento.... só que ainda sou SPOA até hoje, e feliz com ele :)

valdir rainer
17/11/2007, 00:51
Andre, tem SPOA e SPOA

no meu caso, não troquei pneus, nào passei meu jeep pra freios a disco, então saiu relativamente barato.

no caso do fábio, (diz æ fábio) que fez isso tudo e mais algumas coisas, saiu relativamente caro.

Creio que tem tópicos aqui no fórum falando do SPOA, não estou me lembrando no momento. agora no meu site tem o passo-a-passo:
www.furreca4x4... (editado por Moderador)

[]'s

Eugênio




PESSOAL TOMEM CUIDADO,ESSE SITE DA FURRECA4X4 ESTÁ COM VIRUS ,QUANDO TECLEI NELE EU PEGUEI VIRUS.

Milton Quindim
19/11/2007, 11:12
Tentando saber mais sobre SPOA...
Eu quero spoar meu Quindim mas queria manter os munhões na posição original...poderia ser usado algum tipo de adendo para os eixos cardãs que mantivessem os mesmos no mesmo plano sem ter que mexe na angulação do diferencial e nos munhões?

Aos mestres com carinho...hehehe...por favor respondam.

Elmer_Jeep
19/11/2007, 12:24
Milton, acho praticamente impossível.

folgado
19/11/2007, 12:33
Tentando saber mais sobre SPOA...
Eu quero spoar meu Quindim mas queria manter os munhões na posição original...poderia ser usado algum tipo de adendo para os eixos cardãs que mantivessem os mesmos no mesmo plano sem ter que mexe na angulação do diferencial e nos munhões?

Aos mestres com carinho...hehehe...por favor respondam.

Se não mexer na angulação vai correr um sério risco de acidentes, principalmente ao fazer curvas...

Elmer_Jeep
19/11/2007, 13:12
Milton

Encontrei tópicos que envolvem o assunto, de uma lida e veja o que deve ser feito.

Aulas do Mestre Leopoldo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22105
e
http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30979

Aulas do Mr William http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=87424#post87424

Aqui tem mais conteúdo também, foi onde esbarrei nesse tipo de problema logo que entrei pro fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4934

[]'s

valdir rainer
19/11/2007, 17:28
PESSOAL TOMEM CUIDADO,ESSE SITE DA FURRECA4X4 ESTÁ COM VIRUS ,QUANDO TECLEI NELE EU PEGUEI VIRUS.

UÉ NINGUEM FALA NADA?:???:
SERÁ QUE FOI SÓ EU QUE PEGUEI VIRUS?::pensativo:

joão k. chikui
19/11/2007, 17:43
VALDIR

Vc alertou , prá que q eu ia duvidar??? Nem chego perto...KKKK

Elmer_Jeep
19/11/2007, 17:58
UÉ NINGUEM FALA NADA?:???:
SERÁ QUE FOI SÓ EU QUE PEGUEI VIRUS?::pensativo:

Valdir, por precaução eu editei as mensagens que tinham o endereço do furreca4x4.

[]'s

Milton Quindim
20/11/2007, 00:56
Valeu Elmer...jah li e desisti...hehehe:mrgreen:

Skill
06/04/2008, 15:14
Senhores, uma ajuda...
Meu Cj 5 Brucutu, recebeu SPOA esta semana e estou querendo aumentar sua estabilidade, porém me orientaram a esquecer isto pois meu Brucutu esta com alargadores 4cm e pneus 31,5x10,5 R15.
Então...preciso ou nao preciso trocar os pneu por um de 33 ou 35?
Falow

Julinot
06/04/2008, 19:04
Senhores, uma ajuda...
Meu Cj 5 Brucutu, recebeu SPOA esta semana e estou querendo aumentar sua estabilidade, porém me orientaram a esquecer isto pois meu Brucutu esta com alargadores 4cm e pneus 31,5x10,5 R15.
Então...preciso ou nao preciso trocar os pneu por um de 33 ou 35?
Falow

Skill... o que você aumentar na largura do pneu, com pneus maiores, será compensado no que aumentar na altura do pneu, não ? Se o pneus apenas fossem mais largos, e não também mais altos... até ajudaria mais um pouco na estabilidade. Espaçadores você já tem, e são de 4cm. A não ser que pussem ser colocados eixos mais largos também... acho que não há muito o que fazer. Mas qual é o problema ? Você anda exagerando na velocidade em curvas ? Deixe disso...

Haron
19/01/2009, 21:37
Senhores;
Tenho SPOA, pneus 35" com offset -40, direção H do Opala, amortecedores de maior curso.
O carro ficou bonito e eficiente na trilha. mas...

Dificuldades:
1 - Na trilha, sinto dificuldades por ter levantado com o SPOA, o centro de gravidade do Jeep. Minha inclinação lateral máxima diminuiu. Sinto a necessidade em algumas situações - e não são raras - de comprimir a suspensão mecanicamente ou hidraulicamente para abaixar o Jeep, diminuindo o centro de gravidade evitando um possível "body roll". Hoje, tenho evitado o "body roll" pilotando com muita atenção nas trilhas e evitando SEMPRE inclinações laterais excessivas. Ainda não tombei com o Jeep. Na cidade, não tenho nada à reclamar.
2 - O SPOA não resolve o problema de abertura da suspensão quando levantamos uma das rodas. Isto pq os feixes de molas por natureza atuam mais no sentido compressor que extensor, não imprimindo força de compressão da roda contra o solo diminuindo a tração. Melhorei a tração nestas situações de levantamento de rodas com blocante 100% no eixo trazeiro.

Resumindo a minha experiência.

Se vc não quer substituir a suspensão de feixe de molas por supensões mais eficientes tipo 4-link com guinchos para regular a altura do Jeep ou suspensões a ar com altura regulável, o SPOA é a melhor opção desde que se faça de forma correta como já explicado aqui. Se o SPOA for a sua opção, tenha muito cuidado na trilha para evitar o "body roll"

Maciel


o seu cj esta com eixo de rural?

pois com eixo de rural,dá mais estabilidade e maior curso de suspençao!!

[]'s

Sergio Rocha
19/01/2009, 22:11
Essa mensagem do Maciel foi em 06/2005.Caraca essa pergunta ta um bocado atrasada.

[]':mrgreen::mrgreen:

Haron
20/01/2009, 13:08
Essa mensagem do Maciel foi em 06/2005.Caraca essa pergunta ta um bocado atrasada.

[]':mrgreen::mrgreen:



hehe:mrgreen::mrgreen:...depois q eu fui ver.....:lol::lol:

Carlos Bernardo
27/03/2009, 10:28
Ando preocupado com o ângulo que estão as minhas rodas dianteiras. Olhando de frente elas estão com suas partes superiores levemente jogadas para fora...mais ou menos assim: \OO/ rsrsrs...desculpem minha ignorância, mas esse é o tal problema de ângulo de cáster?

Pra rodas do dia a dia e na trilha não sinto incomodo algum, mais quando piso um pouco mais forte sinto, por vezes, alguma falta de estabilidade e tenho que meter o pé no freio pro Jeep acalmar os ânimos.

Lembrando que meu Jeep é SPOA com feixes de Toy (com todas as lâminas) e uso pneus 33x12,5 com rodas com off-set grande e Hi-Steer.

Rodrigo Baratti
29/03/2009, 16:17
Fala Carlos,

Talvez qdo adaptaram os feixes e SPOA os munhões não tenahm sido virados no angulo correto!


[]

Giuseppe B. Labegalini
02/04/2009, 22:08
ola a todos sou novo no forum ... mas vamo lá .....
estou fazendo uma adaptação no jeep 62 e estou usando o eixo da rural , feixe de molas da toyota , jumelos revolver , ainda naum resolvi o amortecedor a ser usado e SPOA .... e lendo aq no forum me surgiu uma duvida, será q vale a pena usar o SPOA :parede:?

o jeep ainda esta em fase d construção entaum ainda posso mudar

Pagani
03/04/2009, 09:26
:idea:
ola a todos sou novo no forum ... mas vamo lá .....
estou fazendo uma adaptação no jeep 62 e estou usando o eixo da rural , feixe de molas da toyota , jumelos revolver , ainda naum resolvi o amortecedor a ser usado e SPOA .... e lendo aq no forum me surgiu uma duvida, será q vale a pena usar o SPOA :parede:?

o jeep ainda esta em fase d construção entaum ainda posso mudar

As informações estão neste link...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php) :idea::idea:

JCJ
03/04/2009, 10:47
ola a todos sou novo no forum ... mas vamo lá .....
estou fazendo uma adaptação no jeep 62 e estou usando o eixo da rural , feixe de molas da toyota , jumelos revolver , ainda naum resolvi o amortecedor a ser usado e SPOA .... e lendo aq no forum me surgiu uma duvida, será q vale a pena usar o SPOA :parede:?

o jeep ainda esta em fase d construção entaum ainda posso mudar


Tá com dúvida sobre o que :?:
Já conversmos bastante sobre isso esta semana, né :!::?::!:

Vc esta no caminho certo, SPOA, mola Toy, eixo Rural é unanimidade por aqui, para quem faz trilha !

Viu como o Pagani respondeu a sua pergunta ! Isso porque é facil perceber quando se faz uma pergunta sem pesquisar o assunto antes !!
Ninguém da nada mastigado !

Os tópicos sobre este assunto são extensos e levam dias para serem lidos, mas é obrigatório que vc pesquise e leia tudo sobre as modificações que esta prestes a fazer e filtrar o que te interessa !!

Caso tenha dúvidas, poste algo concreto e que de fato vc não tenha encontrado no fórum !

:odedo:

[]´s
JCJ

Gibson Pacelle
27/04/2009, 19:53
A mesma dúvida de sempre :oops:, já li e reli vários artigos do fórum, inverti o offset da minha roda ao máximo e acho que quando a suspensão estiver muito encolhida o pneu vai ficar pegando no para-lamas, em comparação ao pessoal aqui do fórum meu pneu é pequeno, 265/75 16, acho que dá 31,6", o máximo que pretendo colocar algum dia é um de 33" :oops:, isso se eu n ficar rico, ai as coisas mudam :grin:, então minha pergunta calços maiores ou spoa?
Pergunto pelo fato do pneu ficar pegando e tb porque vou trocar meus amortecedores e comprar jumelos novos (tamanho normal), ai aproveitaria e compraria de acordo com a escolha spoa ou calços.

Já esperando a cacetada :putz:...

rubensx
28/04/2009, 11:17
calços mais altos resolvem seus problemas facilmente (de carroceria ok?)

procura pela www.topkits.com.br

spoa fsó faça se usar pneus 35" ou se realmente deseja muita altura do solo etc

EduMendes
28/04/2009, 13:36
Vale observar tambem que o SPOA levanta todo o conjunto mecanico, já os calços somente a carroceria.

Gibson Pacelle
28/04/2009, 15:02
Obrigado a Rubensx e EduMendes pela resposta a minha pergunta, n preciso de muita altura n, só n quero que os pneus peguem na carroceria, as trilhas aqui é mais de lama e areia, poucas erosões.:concordo:

Haron
29/04/2010, 20:56
Pessoal, me surgiu uma dúvida:

Tô pensando em fazer SPOA no tomatão, e consequentemente irei mexer no caster.

Um amigo meu falou, que quando mexe no caster, obviamente o diferencial fica em outro angulo, e então necessita de mais oleo, criando mais pressão, e estourando o retentor com mais frequencia, oque acontece com o samurai com eixos de rural do filho dele.

Essa informação procede?

Oque pode ser feito para esse suposto problema?

Agradeço á todos,

Abraço!

Sergio Rocha
29/04/2010, 21:10
Não procede.Toda pressão dentro do diferencial sai pelo respiro.

[]´

Haron
29/04/2010, 21:47
É possivel ir uns 6 litros de óleo no diferencial dele, pelo fato de estar deitado?

segundo ele, cria uma espuma lá...o respiro ele tem também...

braçoo

Elmer_Jeep
30/04/2010, 09:51
Huhauhaua, 6 litros... por isso que tem vazamento ! :parede:

Meu, nem que o pinhão estivesse na vertical nao caberia 6 litros (a não ser que preenchesse as tubeiras com óleo também). :lol:

Sinceramente, por mais inclinado que esteja não tem porque dar vazamento. No meu ex CJ5 era spoa e feixe de band, o pinhão era inclinado e o caster corrigido, usava tampa de diferencial da Ensimec que tem o bujão mais alto e pegava 2lt de óleo, lembrando que a quantidade recomendada pelo manual do Dana 44 é de 1,7lt. Essa viatura roda nessa configuração desde 2005 e nunca tive problemas.

Ano passado fiz spoa na F75 do meu pai, eixos band e suspensão band, o pinhão dianteiro ficou bastante inclinado também mas não tem problema nenhum com vazamento de óleo... Tudo indica que tem alguma gambi atrapalhando o seu amigo.

[]'s

marquinho
07/05/2010, 01:29
Já se passou 4 anos que eu ja fiz spoa no meu cj-5, fiz todos os tipos de trilhas, asfalto e etc... o SPOA é ótimo, o jeep fica muuuito mais macio e melhora muito nas trilhas, meu cj-5 estar com SPOA, os 4 feixo de molas estar arqueado no maximo, calços PU 2,5 polegadas e pneus 265/75/16. tive que botar mas amortecedores pq ele tinha ficado sem estabilidade, botei os amortecedores da ranger cofapTurboGás, indico a todos o SPOA

Haron
07/05/2010, 12:46
Oloco..

acho que o principal objetivo da SPOA é deixar o Jeep alto sem arquear muito os feixes, se deve ficar muuito ruim pra dirigir..Além do feixe arqueado, estão por cima, o angulo do Jeep muda muito...

Sobre os amortecedores da ranger, eu acho bons, porém, para SPOA e jumelos revolvers, fica muito curto....

abraços!

rubensx
07/05/2010, 16:50
eu vou ganhar pedradas, mas já que tow grogue ainda da endoscopia...

SPOA só serve pra 35" pra cima o resto é completamente desnecessário e só pra fazer pressão...

Gosto é gosto, mas que é desncessário pra nego que usa 33" ou as vezes 35 (com alterações) num tenha duvidas...

Fora o centro de gravidade que vai pra casa do C$%$lho...

Aqui no forum tem alguns SPOADOS bem feitos, mas ao vivo aqui em sampa 90% dos casos é PURA PRESSÃO... FANTA LARANJA = Só fazem pressão e é 100% laranja ahuauauha


SPOA = highsteer, molas retas, eixos de rural + correção de caster e cardans... o resto é FANTA

Cotrim
07/05/2010, 16:53
Se tiver dúvidas sobre SPOA, pergunta pro Bill que ele manja tudo

[]'s

rubensx
07/05/2010, 17:10
Se tiver dúvidas sobre SPOA, pergunta pro Bill que ele manja tudo

[]'s

http://www.youtube.com/watch?v=wh995mNYLz8

rodrigoffroad
07/05/2010, 17:47
Olá pessoal sem querer me intrometer, mas para ter um bom resultado deve-se recorrer a alguem que ja tenha experiencia no assunto, por ex:
se você der muito angulo no dif traz. ele vai trepidar e não tem cruzeta e rolamento do pinhão que aguente. já no diant. você deve dar mais ou menos uns 14 graus de ângulo e devera ser feito com alguem que saiba o que esta fazendo pois se não ficar bem alinhado poderá ter problemas eu inclusive ainda faço um reforço(uma mão francesa) para evitar empenamentos o que pode ocorrer,e não podemos desmerecer o trabalho de outros profissionais né "power off-road" 100 reais sai na urina,
e "walter"o caso não seria gastar $2.cento e poucos pro negocio ficar legal como você disse, o "Fabio" colocou o preço unitario dos itens, o certo é uns 6 pila pra ficar "tocha", a questão da perda da estabilidade tenho minha propria opinião pois tenho um "MB 42 " com molas de s 10 e pneus 33 " e eixos de rural bloqueados 100% e entro de lado nas curvas, ainda não capotei da pra dar cavalo de pau no asfalto, qualquer duvida estamos aí.:concordo:

André Luiz Rossetim
07/05/2010, 18:19
Oloco..

acho que o principal objetivo da SPOA é deixar o Jeep alto sem arquear muito os feixes,

Disculpa mas....DISCORDO
SPOEI o meu e mandei arquaer as molas, mas com o intuito de REBAIXAR o carro, assim o jeep ficou um MTO melhor nas trilhas, afinal são quatro pontos a menos para enrroscar nos trilhos/facões, logico que ainda tem os diferenciais, mas.... já melhorou 80%, cansei de ficar com duas rodas (do mesmo eixo) no ar, porque o jeep fica apoiado somente nos feixes.

Do modo que eu fiz, praticamente nem elevei o CG do jeep, apenas fiz o que é tendencia nos carros modernos (Ranger, Hilux, etc), com minimas alterações na direção. Mas... já aviso que o jeep ficou mais duro, mas....não é carro de ir no shopping.

Quem quer somente erguer o Jeep pra monstrifica-lo, coloca calço no chassi e pneu 35" meia sola. Claro que assim vc gasta dinheiro, aumenta o risco de quebrar a ponta de eixo (e ver sua roda te ultrapassando) e de capotar, sem ganho algum de performance.

Haron
07/05/2010, 18:47
Disculpa mas....DISCORDO
SPOEI o meu e mandei arquaer as molas, mas com o intuito de REBAIXAR o carro,


Caramba...SPOAR e ARQUEAR O FEIXE para rebaixar o Jeep?????????????????:parede:

NUm INTINDI....explica direito essa..

abraço

Elmer_Jeep
07/05/2010, 18:57
SPOA = highsteer, molas retas, eixos de rural + correção de caster e cardans... o resto é FANTA

X2 + amortecedores pressurizados e reposicionados :concordo:

Elmer_Jeep
07/05/2010, 19:07
e não podemos desmerecer o trabalho de outros profissionais né "power off-road" 100 reais sai na urina,
e "walter"o caso não seria gastar $2.cento e poucos pro negocio ficar legal como você disse, o "Fabio" colocou o preço unitario dos itens,

Uau, o cara ta criticando comentários feitos em 2003 :shock: :rolleyes:

[]'s

Sergio Rocha
07/05/2010, 19:32
Isso aki ta parecendo um hospício.Cada post melhor que o outro.:mrgreen:


[]´

rubensx
07/05/2010, 20:38
ah esqueci dos procomp claro eeueehuue


Caras o que critico SEMPRE é o exagero...

Exagero = prática comum ao off-road coxinha que quer mais é aparecer do que ter algo funcional. Normalmente é acompanhado de vários acessórios inúteis, o famoso ROLHA DE TRILHA que no final enrosca nos galhos de arvores de tão alto, enrosca lateral de tão largo e no fim não sabe porque seu guincho elétrico está superaquecido e os amigos não chamam muito pra fazer trilha com eles...

vc qué SPOA? qué merrrmo???

PRA QUÊ...? Se me postarem 4 melhorias que realmente vale a pena para seu uso e que o SPUA não resolva (com menos gasto), vai firme...

Mas aqui... fazer meia boca é melhor nem fazer... pode separar um bom trocado e se for fazer que seja direito, porque pra virar CHARRETE eu dispenso...

Sergio Rocha
07/05/2010, 21:34
ah esqueci dos procomp claro eeueehuue


Caras o que critico SEMPRE é o exagero...

Exagero = prática comum ao off-road coxinha que quer mais é aparecer do que ter algo funcional. Normalmente é acompanhado de vários acessórios inúteis, o famoso ROLHA DE TRILHA que no final enrosca nos galhos de arvores de tão alto, enrosca lateral de tão largo e no fim não sabe porque seu guincho elétrico está superaquecido e os amigos não chamam muito pra fazer trilha com eles...

vc qué SPOA? qué merrrmo???

PRA QUÊ...? Se me postarem 4 melhorias que realmente vale a pena para seu uso e que o SPUA não resolva (com menos gasto), vai firme...

Mas aqui... fazer meia boca é melhor nem fazer... pode separar um bom trocado e se for fazer que seja direito, porque pra virar CHARRETE eu dispenso...


1- Rebaixar o jeep.:mrgreen:
2- Impressionar os amigos " pregos "
3- Impressionar os vizinhos
4- pra poder perguntar pro Bill

[]´

Tio Eddie
07/05/2010, 22:20
Perguntar pro Bill o que é SPOA? é um must...

Ou abrir um tópico: SPOA para rebaixar o jeep....

Ou ainda CJ com aro 13....

viajei....

André Luiz Rossetim
08/05/2010, 21:01
Perguntar pro Bill o que é SPOA? é um must...

Ou abrir um tópico: SPOA para rebaixar o jeep....

Ou ainda CJ com aro 13....

viajei....

A ideia não simplesmente erguer o jeep, o principal motivo de alguem SPOAr um jeep é tirar os feixes de mola de baixo do eixo para que eles não enrrosquem nos facões, não há a necessidade de erguer o carro para espoar, o que eu aumentei da altura elevando os eixos compenssei deixando os feixes retos, assim tenho um carro que cabe na garagem, mas que não tem os feixes de baixo do eixo, na verdade se vc simplesmente spoar o carro vai elevar em cerva de 13cm a altura dele, para compenssar isso mandei o molero diminuir 9 cm do arqueamento original, ou seja, ergui ele somente 4 cm do original.

Pelo menos assim minha namorada, mãe, e até minha avó conseguem subir e descer do carro sem problemas, e ele anda junta com qualquer outro na trilha. Ficando estavel em curvas, e não precisei mexer no angulo do cardã dianteiro (não mudou em nada o caster). Spoei o carro na garagem da minha casa com menos de R$ 300,00 (custo do moleiro, solda e material). Na foto da pra ver o feixe endireitado.

Bom gosto é gosto.

Haron
08/05/2010, 22:03
Cara, oque vc fez está certo, mas oque vc disse é que foi foda..:

"SPOAR PARA REBAIXAR O JEEP"

Sou fã de SPOA.Mas acho que fica melhor ainda colocar SPOA com um pneu super alto e fino(peso), assim ganha-se vão livre entre o diferencial e o chão. No seu caso seria uma boa.

Abraços!

Haron
08/05/2010, 22:10
PRA QUÊ...? Se me postarem 4 melhorias que realmente vale a pena para seu uso e que o SPUA não resolva (com menos gasto), vai firme...

Mas aqui... fazer meia boca é melhor nem fazer... pode separar um bom trocado e se for fazer que seja direito, porque pra virar CHARRETE eu dispenso...


Claro que têm PRÓS e CONTRAS, mas para que quer um Jeep bom PARA TRILHA, SPOA é uma solução inteligente, desde que não deixe os feixes super arqueados.

1-Ganha altura sem arquear o feixe, e sem colocar enoormes jumelos, oque necessitaria num SPUA,

2-Molas e suportes do amortecedor sobem, enrroscando menos,

3- Fica muuito mais estável que feixes super arqueados, e jumelos suuper altos, desde que com SPOA tenha os feixes menos arqueados e jumelos menores.Estável que eu digo, não é nas curvas, mas sim no molejo, no "pula-pula" que é o Jeep.

4-Melhora, e muito, o curso da suspenção, saindo melhor na trilha,

5- Ai entra a questão do visual, já que não é um mal tão grande em questões de mecanica/funcionamento

Eu por exemplo, vou fazer SPOA, mas nos meus planos, não sairá muito caro.

Estou fazendo o serviço em um moleiro. Ele vai colocar eixos de rural por 200 latinhas.

subir o feixe, (SPOAR), ele falou que ele faz sem problemas,

ele deverá cobrar 100 latas á mais, para eu ficar enchendo o saco lá, moldando uns suportes pro amortecedor....

Os cardãs, nada que um torneiro não faça por 50 latas...

flexivel, e algumas coisas, mais 80 latas, sai barato.

oque ficará um pouco caro, será o angulo do caster, mas fora isso, não ficará uma coisa "MUITO CARA". Essa semana ele entra na oficina..."vamu Ve no que dá":mrgreen::mrgreen:

Abraçosss

rubensx
08/05/2010, 23:59
Claro que têm PRÓS e CONTRAS, mas para que quer um Jeep bom PARA TRILHA, SPOA é uma solução inteligente, desde que não deixe os feixes super arqueados.

1-Ganha altura sem arquear o feixe, e sem colocar enoormes jumelos, oque necessitaria num SPUA,

2-Molas e suportes do amortecedor sobem, enrroscando menos,

3- Fica muuito mais estável que feixes super arqueados, e jumelos suuper altos, desde que com SPOA tenha os feixes menos arqueados e jumelos menores.Estável que eu digo, não é nas curvas, mas sim no molejo, no "pula-pula" que é o Jeep.

4-Melhora, e muito, o curso da suspenção, saindo melhor na trilha,

5- Ai entra a questão do visual, já que não é um mal tão grande em questões de mecanica/funcionamento

Eu por exemplo, vou fazer SPOA, mas nos meus planos, não sairá muito caro.

Estou fazendo o serviço em um moleiro. Ele vai colocar eixos de rural por 200 latinhas.

subir o feixe, (SPOAR), ele falou que ele faz sem problemas,

ele deverá cobrar 100 latas á mais, para eu ficar enchendo o saco lá, moldando uns suportes pro amortecedor....

Os cardãs, nada que um torneiro não faça por 50 latas...

flexivel, e algumas coisas, mais 80 latas, sai barato.

oque ficará um pouco caro, será o angulo do caster, mas fora isso, não ficará uma coisa "MUITO CARA". Essa semana ele entra na oficina..."vamu Ve no que dá":mrgreen::mrgreen:

Abraçosss

Vamos láaa

1- Ganha mesmo... dependendo do uso é o mais sensato... jumelos altos e brincar de de fazer "U" em mola é pra maluco (pra não ofender).

2- Nunca tive problema com isso, enrosca onde?? na propria roda? em mato? se 5cm faz diferença a altura dos parafusos abaixo blz, masss isso num é desculpa

3- Bullshit!!! Pela concepção do SPOA isso não é verdade, invariavelmente vc tem de deixar tão reto os feixes de mola quanto a altura anterior do SPUA para ter equilíbrio igualado, sem eixos mais largos, espaçadores de roda e etc é ganhar altura e subir CG o que não melhora as coisas, só piora... aceite o fato "subiu - fudeu" não importa se spoa, spua ou 4 link o que acontece é a mesma coisa

4- Melhora por causa da altura mas piora a estabilidade, SPOA = capote e quanto maior a arvore... maior o tombo (considerando tudo original, como disse se usar eixos de rural e etc muda muito a historia).

5- Visual é o mais charrete possível, se não for pneus 35 ou 37 no minimo parece o carro do "jão grandão" claro que isso é gosto...


Como disse, SPOA vc só ganha realmente algum curso de suspensão significativo se utilizar jumelos revolveres (o que com spua vc tb teria), amortecedores maiores e claro manter os feixes arqueados (o que não é aconselhável), caso contrário torno a dizer não faz diferença significativa... chover no molhado conhece?

Soma ai todos os x valores e inclusive acertar o caster (esse pra ser bem feito dói o bolso) e re-pense se pneus maiores, lift de carroceria, jumelo revolver ou algo assim se não é mais aconselhável e prático!!!


Logico que depende do uso de cada um, eu, para meu uso não me é muito aconselhável pois é imprescindível pra mim que o jeep faça jus a seu nome General Purpose = uso geral, ou seja com o mesmo pau veio eu vou sim até a quitanda da esquina, até uma trilha razoável ou até um jantar de familia como quero rodar em certas estradas... é um brinquedo de viagens tb como uma moto custom... as vezes desconfortável mas o que vale é a diversão.

Posso compreender o uso de SPOA somente em trilhas, mas dai acho que certas coisas são até melhores que SPOA como RECORTAR lataria... Levantar jeep demais é ruim, eu mesmo sofro disso... veja meu jeep pela assinatura eu as vezes me arrependo mas é um SPUA ignorante... vamos ver no que vai dar (a prova de que SPUA tb fica alto se souber fazer... mas tb tomo pedradas por causa da altura do bixo... "me bate os cornos nos galhos ehehehe")


Abraços preocupados com meu caster TB!

Haron
09/05/2010, 00:20
É Rubens, como dizem:

"Não existe almoço grátis"

Eu realmente esqueci do fato que eu estarei com eixo de rural, e como vc disse, isso mudará muito.

No meu caso é o seguinte:

Jeep para andar com o pessoal jipeiro, ou seja, vou em trilhas, viajens no máximo á 60km/h, sem correr com o Jeep.

No seu caso, realmente não é válido fazer SPOA, pois seu Jeep é misto...Mas tem CASOS e CASOS, por isso é bom todo esses post´s aqui, para o pessoal ler, pensar e avaliar antes de fazer ou não SPOA, ou qualquer outra adaptação que condene o uso do Jeep.

E é claro que o Jeep não ficara mais o mesmo quando tiver SPOA, em algumas ocasiões vai melhorar, e em outras vai piorar..."Não existe almoço grátis"

E em relação á pergunta/resposta 2,

Em alguns casos acontecem de pegar o grampo em baixo, entortar o espigão, pegar em alguma pedra..comigo já entortou o espigão...nunca se sabe, melhor previnir...

Temos que ter consciência das adaptações que estamos fazendo, usar sempre peças que sejam recomendadas para amenizar ao máximo os efeitos da adaptação...Por isso, esquece de tentar correr com o Jeep spoado...Tem que saber oque esta fazendo,

Abração!

rubensx
09/05/2010, 00:32
exaaaatamente

como disse não que seja ruim pra vc, e pelo que vc me relata a melhor coisa é SPOA mesmo (sugiro até os revolveres pra melhorar mais a historia, mas implica em cardans e cuidados maiores nos suportes, pense nisso como uma opção mais apimentada, eu faria no seu caso)...

Porém veja só que nos referimos ao seu jeep que no caso possui um quesito que muda bem o fator de estabilidade

1 - EIXOS DE RURAL

isso faz muita diferença no SPOA pois o ganho de altura (dependendo do ganho) vc compensa automaticamente na largura do entre rodas...

Ideal seria:

1- Eixos de rural
2- Esticar o entre eixos
3- Corrigir caster
4- Jumelos revolveres (tá no inferno abraça o capeto fio!!!)

Exatamente por isso cito aqui, agente vive falando em tamanhos e alturas extremas e somente trilha, mas há um pessoal aqui principalmente (acredite) engesas e por ai a fora que usam o jeep (pasme) pra passeios só, inclusive cresceu a quantidade de jeeps "shoppings" ou só e passeios que rodam por ai... o porque disso não consegui entender, talvez é uma vertente fazendo frente aos Crosovers que exitem por ai e os falsos off-roads...

bom ou ruim eu não sei... mas conselho aqui é.. NÃO seja maria vai com as outras, pesquise e estude as possibilidades e qual a real vantagem disso pra você... para não se arrepender depois

Não sou contra SPOA, sou contra a falta de iformação ;-)

[]'s

Haron
09/05/2010, 11:33
Pode deixar, que tá tudo guardado aqui, tudo planejado...vou colocar sim jumelos revolvers no eixo traseiro, colocarei amortecedor de caminhão(só não sei o modelo ainda) e se for preciso aumentarei o cardan ou/e o curso da espiga.

Spoa sempre foi o meu sonho de consumo, e já tenho tudo bem pensado...vai ficar SHOW!!!

Entre-eixos eu não penso em mexer, pelo menos por enquanto, porque senão vou ter que recortar a carroceria, estica AINDA MAIS o cardan, e por ai vai...quem sabe mais pra frente, já que por enquanto não sera TÃO necessario, pois o Jeep não vai ficar uma "torre"..haha,

O caster tbm vai ter que mexer... Vc ou alguém teria uma ideia de preço pra mexer no caster?? Conhece algum lugar bom aqui em sampa?

Abração!

Haron
09/05/2010, 11:35
Outra pergunta: já tentei achar no fórum, mas não entendi porr%6 nenhuma!!!

Oque seria precisamente uma cruzeta ou junta CV? Tem diferença entre um e outro?

Me ajudaria no que?

$$$$?

abração!

rubensx
09/05/2010, 11:51
Outra pergunta: já tentei achar no fórum, mas não entendi porr%6 nenhuma!!!

Oque seria precisamente uma cruzeta ou junta CV? Tem diferença entre um e outro?

Me ajudaria no que?

$$$$?

abração!

A junta CV (ou cruzeta CV) é uma cruzeta dupla praticamente que suprota maior ângulo (as vezes dispensando o gasto com angulo de caster pois vc nào rpecisa mudar o ângulo do eixo em relação a t-case)

Procure junta CV da Hilux e existe um topico do Elmer que cita como aumentar ainda a possibildiade de angulos da CV da hilux, fica bem legal:

http://www.4x4wire.com/toyota/maintenance/tacoma_4runner_30k/double_cardan.jpg

http://www.4x4wire.com/toyota/tech/cvmod/DSC01978.jpg

aqui onde vc pode modificar e ter mais angulo de trabalho ainda:

http://www.4x4wire.com/toyota/tech/cvmod/

Sergio Rocha
09/05/2010, 14:37
Meu pitaco.

Spoa é uma boa, sendo muito bem feito,melhora o curso, devido a alavanca maior, evita enrosco do feixe em trilhas.
Só é aconselhável fazer trocando os eixos pelos de Rural, o ideal seria aumentar tb o entre eixos.Vc aumenta a altura, a largura e o comprimento, ficando mais equilibrado.

Eu uso pneus 35 sem spoa, apenas com um body lift de 2 ' ,mais 20 cm de entre eixos e tb espaçadores de 2 ' .Jumelos revólver nos dois eixos e já dá pra brincar muito.

Basicamente só uso o jeep para trilhas, nos deslocamentos não assusta dá pra andar tranquilamente a 80 kmh.

[]´

Elmer_Jeep
09/05/2010, 23:44
Não sou contra SPOA, sou contra a falta de iformação ;-)
[]'s

E eu sou contra gambis, muita gente com receio de ga$tar(investir) acaba fazendo porcaria :parede: nesses casos melhor deixar quieto :odedo:

[]'s

rubensx
10/05/2010, 09:18
E eu sou contra gambis, muita gente com receio de ga$tar(investir) acaba fazendo porcaria :parede: nesses casos melhor deixar quieto :odedo:

[]'s

É aquele velho ditado: quer ter ferrari mas com manutenção de fusca?? Ou seja... é o memso que querer jeep economico, jeep confortável, etc

Ou vc gasta e faz direito para fazer uma vez só ou nem mexe assim num passa nervoso...

Sergio Rocha
10/05/2010, 13:19
E eu sou contra gambis, muita gente com receio de ga$tar(investir) acaba fazendo porcaria :parede: nesses casos melhor deixar quieto :odedo:

[]'s

Infelizmente é a grande maioria.

[]´:putz:

Murisoca
11/05/2010, 13:33
Sergio

O seu body lift de 2" seria calço de carroceri:?::?:.

E por vc ñ ter SPOA a ação dos revolver ñ ficou limitada:?::?:.

OBS:gosto de spoa mas como os compalheros acima...BEM FEITO

Sergio Rocha
11/05/2010, 16:11
Sergio

O seu body lift de 2" seria calço de carroceri:?::?:.

E por vc ñ ter SPOA a ação dos revolver ñ ficou limitada:?::?:.

OBS:gosto de spoa mas como os compalheros acima...BEM FEITO

1- exatamente

2- Ficou um pouco. O que limita a minha suspensão é a caixa de roda.

[]´

Haron
31/05/2010, 12:15
Tive um idéia do nada...rsrsrs

Seria possivel fazer um "cardan articulado" ou "cardan duplo"?

Como?

Simples...Cortando o cardan ao meio e emendando com uma cruzeta.

Assim, Jeeps com SPOA, não teriam que mexer no angulo do cáster, etc.

Desculpem se isso for nada á ver...só queria saber se é possivel, pois tive essa idéia do nada..hahaha

[]´s

Giovani
31/05/2010, 12:28
Tive um idéia do nada...rsrsrs

Seria possivel fazer um "cardan articulado" ou "cardan duplo"?

Como?

Simples...Cortando o cardan ao meio e emendando com uma cruzeta.

Assim, Jeeps com SPOA, não teriam que mexer no angulo do cáster, etc.

Desculpem se isso for nada á ver...só queria saber se é possivel, pois tive essa idéia do nada..hahaha

[]´s
Possível e já fizeram... Mas precisa ter um mancal, para segurar o cardã.
Os caminhões são assim.:concordo:

[]'s

Haron
31/05/2010, 12:39
Ok,

Mudando de assunto rapidinho, preciso de uma ajuda URGENTE...

O tomatão tá na oficina de um moleiro para fazer SPOA..só que ficou com 2,10 m de altura, e meu pai não quer um Jeep TÃO alto assim...Eu sei que SPOA é para aumentar a altura do Jeep, mas é normal ficar com 2,10m??????

Oque poderia ser feito para abaixar pelo menos 10cm???
Se desarquear as molas, tem perigo do jumelo sair para trás? o jumelo revolver resolveria isso?

Estou com molas de willys, pneus 33 guerra, e calços de 5cm!

O moleiro falou que se eu tirar as laminas menores, vai quebrar as outras maiores..certo isso??

PS.Já foram tiradas algumas laminas maiores...

Por favor me ajudem rápido, senão meu pai vai resolver tirar a SPOA..

Agradeço desde-já...

Abraços!

Giovani
31/05/2010, 13:01
Ok,

Mudando de assunto rapidinho, preciso de uma ajuda URGENTE...

O tomatão tá na oficina de um moleiro para fazer SPOA..só que ficou com 2,10 m de altura, e meu pai não quer um Jeep TÃO alto assim...Eu sei que SPOA é para aumentar a altura do Jeep, mas é normal ficar com 2,10m??????

Oque poderia ser feito para abaixar pelo menos 10cm???
Se desarquear as molas, tem perigo do jumelo sair para trás? o jumelo revolver resolveria isso?

Estou com molas de willys, pneus 33 guerra, e calços de 5cm!

O moleiro falou que se eu tirar as laminas menores, vai quebrar as outras maiores..certo isso??

PS.Já foram tiradas algumas laminas maiores...

Por favor me ajudem rápido, senão meu pai vai resolver tirar a SPOA..

Agradeço desde-já...

Abraços!

É normal sim.
O feixe do Willys é uma "mérca" para SPOA, pois tem muitas lâminas, elevando onde não precisa.
Se tirar lâminas aumenta o axle wrap, entortando as lâminas em "S" e provoca a quebra do cardã.
Com SPOA, o feixe vai baixar, talvez até mais que esses 10cm, mas isso leva um tempo e algumas trilhas.
Que calços de 5cm são esses? Nas molas, ou vc quer dizer um espaçador para as rodas?
Infelizmente, não tem almoço grátis. Diga para o seu pai fazer mais trilhas, que o feixe baixa mais rápido.:mrgreen:

[]'s

Haron
31/05/2010, 18:47
O calço que eu disse de 5cm, é o calço da carroceria...

Segue umas fotos do Jeep...


Se eu desarquear o feixe, o jumelo pode virar ao contrário???

Se sim, o jumelo revolver não resolveria?

Ao lado do Jeep está o meu pai, só para ter uma idéia ele tem 1,80m.

Abraços!

Giovani
31/05/2010, 19:06
O calço que eu disse de 5cm, é o calço da carroceria...

Segue umas fotos do Jeep...


Se eu desarquear o feixe, o jumelo pode virar ao contrário???

Se sim, o jumelo revolver não resolveria?

Ao lado do Jeep está o meu pai, só para ter uma idéia ele tem 1,80m.

Abraços!

Só para esclarecer, juntei as mensagens que estavam lá na área das Cherokees, com esse aqui dos CJ's. Não precisa perguntar em todo lugar, OK?

Para começar, faça o que é o correto. Baixe onde está o problema.
1 - Calços de carroceria. 1/3 do tamanho está bom. Isso só serve para elevar o centro de gravidade.
2 - Troque esse jumelão pelo original.
Só com isso, vc já ganha esses 10 cm.

Se desarquear a mola, o jumelo vai para trás, então não vira ao contrário.

Jumelo articulado é outro papo.

[]'s

Haron
31/05/2010, 19:20
Beleza Giovani...desculpe em postar em um monte de tópicos...só escrevi tudo isso pq preciso de respostas o mais rápido possivel..antes que meu pai resolva tirar a SPOA...

Entendi tudo...então quer dizer que se eu desrquear os feixes, o jumelo somente ira para trás??? Não tem problema? Não muda em nada o comportamento do Jeep?

Acho que só de desarquear, já consigo perder a altura desejada...e como tenho planos em colocar jumelo revolver, é melhor deixar este, pois o Jeep já fica na altura igual, mesmo depois dos jumelos revolver....

abraço!

Rodrigo Baratti
31/05/2010, 20:06
Harom,

Os calços tb estão muito grandes.
Eles eram necessarios antes porque raspava o pneu na lata, agora com spoa vc não precisa mais deles nessa altura.

[]

Sergio Rocha
31/05/2010, 21:19
Arranca fora esses calços enormes esses jumelos tb enormes, coloca tudo do tamanho original.Vai baixar uns 3 cm ( de 5 para 2) e os jumelos devem baixar mais uns 3, cada cm a mais no jumelo é igual a metade na altura do jeep.
Mande desarquiar o feixe no que faltar para a altura que vc quer.

[]´

Haron
31/05/2010, 21:27
Ok,

Já resolvi...cortar os calços e desarquear os feixes, pois assim os jumelos ficam em 45º para fora...e pelo que pesquisei, assim a suspenção trabalha melhor e o Jeep fica mais macio..

Abraço!

André Luiz Rossetim
01/06/2010, 19:01
Fiz isso no meu, mas achei que o jeep ficou mais duro, mas em conmpessação mais estavel, bom de curva, etc...esse fds retirei a lamina menor do feixe dianteiro e gostei do resultado.

Ps.: Se vc baixar ele o bastante não precisa nem mexer no angulo do diferencial DIANTEIRO, mantendo o caster original, sem cortar eixo, etc..... o meu após Spoar (desarqueando os feixes, com jumelo e calços originais) ficou cerca de 6 cm mais alto que o original. Gostei mto.

Xavier4x4
19/06/2010, 13:58
Amigos, so uma pergunta rápida, vou fazer SPOA no meu carro, posso deixar as molas totalmente retas ou tenho que deixar anida com algum angulo. Eziste algum problema em deixar ela totalmente reta?

Um abraço

jipeirodesdepequeno
19/06/2010, 21:47
no meu eu to usando elas praticamente retas... ficou mais macio..

Xavier4x4
20/06/2010, 09:57
É, sei que não posso deixa-las totalmente retas antes da instalação, pois com o peso do proprio carro elas podem invergar (ao contrario), mas gostaria de deixa-las o mais reto possivel, quero fazer isso pois penso que assim o carro vai ficar mais macio.

Um abraço

Pagani
20/06/2010, 12:12
Pra que SPOAR e usar pneus 33", muita mão de obra...
Pra usar pneus 33" use somente calços de carroceira, acho que da menos trampo, e pode usr uns jumelos articulados na traseira.

Eu NMHO, faria isso...

[]'s

Elmer_Jeep
21/06/2010, 11:41
Amigos, so uma pergunta rápida, vou fazer SPOA no meu carro, posso deixar as molas totalmente retas ou tenho que deixar anida com algum angulo. Eziste algum problema em deixar ela totalmente reta?

Um abraço

Até que enfim né :palmas:

Cara, tem que deixar um leve arqueamento pra quando montar o peso do jipe vai deixar os feixes nivelados.

[]'s

André Luiz Rossetim
21/06/2010, 13:19
No meu eu medi qto as molas ficavam arqueadas com e sem o peso do Jeep, a diferença foi qto mandei o moleiro conformar.

Aproveita pra corrigir alguma tendencia do carro, deixando um lado mais alto q o outro, caso seu carro esteja pendendo pra um dos lados.

No meu caso mandei deixar a dianteira mais baixa q a traseira pra evitar q o carro ficasse empinado.

Xavier4x4
21/06/2010, 23:13
Fala meu amigo. Pois é já estou no quase no quase fim, pois fim não existe né. O carro já esta pronto, so estou terminando a gaiola para pintar o jeep todo.

E quanto ao SPOA, Sei que tenho que deixar um pouco arqueado para quando botar o peso do motor elas ficarem retas. Mas eu perguntei se elas ficarem retas depois do peso do motor já em cima, se tem algum problema, se tem que deixar algum "grau" ou se posso deixa-las totalmente retas mesmo? Entende!

Um abração


Até que enfim né :palmas:

Cara, tem que deixar um leve arqueamento pra quando montar o peso do jipe vai deixar os feixes nivelados.

[]'s

Haron
21/07/2010, 01:50
Xavier, tbm tinha essa duvida, e me disseram que pode deixar retas, sem problemas!

Tenho uma dúvida:

Quero desarquear mais meus feixes, porém, irá pegar na barra de direção que esta montada com o terminal por cima...Será que eu posso deixar o terminal para baixo, ou seja passar a barra de direção para baixo? Ou será que o furo cônico do braço do munhão não vai permitir inverter ???? Lembrando que estou com um SOS MUNHÃO de um lado, oque manda uma barra para cima do feixe, mas minha duvida é em relação á barra que ficou por baixo, no munhão original...

[]´s

André Luiz Rossetim
21/07/2010, 13:13
O q seria SOS Munhão??
Que eu saiba no munhão original a barra é por baixo, e tem que ser assim para quem SPOA deixando os feiches retos, e devem ser por cima para quem deixa os feixes arqueados, mas..claro isso depende de cada Jeep.

Qquer torneiro faz uma bucha conica para vc embuchar o munhão deixando as barras na posição que vc quizer.

Rodrigo Baratti
21/07/2010, 13:59
Haron,

Coloca uma foto pra gente entender melhor o problema.

[]

Elmer_Jeep
21/07/2010, 14:55
Muito simples de resolver, coloca um SOS do outro lado ou substitui por um kit de high-steer e monta a barra por cima dos feixes.

[]'s

Haron
21/07/2010, 15:07
SOS munhão é uma peça que vende na garra 4x4. Ela é fixada naqueles calços do munhão, e bem na ponta tem um furo conico para colocar a barra de direção, ou seja, a barra vem por cima dos feixes. Resumindo, é uma espécie de High-Steer, porém, mais simples.

Tava agora mexendo no Jeep, dei uma pausa e vim aqui pro PC....Acabei de colocar a barra de direção para baixo, e os furos encaixaram bem..acho que não terá problema...

Oque fiz, foi inverter a barra de direção DE BAIXO. Minha duvida é se os terminais PODEM ser encaixados ao contrário ou se será necessário fazer um trabalho de torno....

Segue fotos do que fiz....Antes os terminais eram com o parafuso para baixo, agora estão com o parafuso para cima.

Gostaria de saber também, se esse suporte de baixo do amortecedor aguenta, ou se é necessário fazer outro....

Pergunto isso porque antes, no outro suporte, o amortecedor ficava pegando na chapa de prender os feixes, e detonou os amortecedores....Apenas coloquei um parafuso nesse suporte, que anteriormente era para fixar os flexiveis...

Valeu pessoal,

[]´s

Haron
21/07/2010, 15:10
Elmer, pensei nisso também...

Mas queria uma solução rápida e temporaria, pois quero no sabado mandar desarquear os feixes para ver como fica...E encontrei essa solução que pode ser feita em casa mesmo, sem usar solda nem comprar nada...

[]´s

André Luiz Rossetim
21/07/2010, 17:23
Suporte do amortecedor - parece ser fragil, no meu coloquei 2 chapas de 5mm (uma de cada lado do amortecedor), acho que se vc deixar como está vai entortar ou depois de desarqueado o feixe vai dar batente no amortecedor na primeira valeta , no meu caso soldei as orelhas à frente do eixo, permitindo curso total do amortecedor original, sem alterar o suporte superior.

Terminais de direção - originalmente são colocados de baixo para cima, como está na foto, mas o furo do munhão é conico, se foi refurado e embuchado, tente tirar a bucha com um sacador de rolamentos e inverte-a, caso vc coloque os cones invertidos (terminal e muhão) corre o risco de os terminais afrouxarem-se - O meu esta como na foto.

Rafaminc
22/07/2010, 11:47
SOS munhão é uma peça que vende na garra 4x4. Ela é fixada naqueles calços do munhão, e bem na ponta tem um furo conico para colocar a barra de direção, ou seja, a barra vem por cima dos feixes. Resumindo, é uma espécie de High-Steer, porém, mais simples.

Tava agora mexendo no Jeep, dei uma pausa e vim aqui pro PC....Acabei de colocar a barra de direção para baixo, e os furos encaixaram bem..acho que não terá problema...

Oque fiz, foi inverter a barra de direção DE BAIXO. Minha duvida é se os terminais PODEM ser encaixados ao contrário ou se será necessário fazer um trabalho de torno....

Segue fotos do que fiz....Antes os terminais eram com o parafuso para baixo, agora estão com o parafuso para cima.

Gostaria de saber também, se esse suporte de baixo do amortecedor aguenta, ou se é necessário fazer outro....

Pergunto isso porque antes, no outro suporte, o amortecedor ficava pegando na chapa de prender os feixes, e detonou os amortecedores....Apenas coloquei um parafuso nesse suporte, que anteriormente era para fixar os flexiveis...

Valeu pessoal,

[]´s

Haron, essa sua chapinha com o tempo vai rachar e quebrar, coloque duas chapas de no mínimo 4mm de espessura conforme falado acima.
Outro detalhe é a montagem sobre o tubo e não na lateral.
Tem que verificar se quando o eixo encosta no fim de curso, o amortecedor terá ainda folga para não calçar a suspensão e entortar alguma coisa, porisso eu ainda prefiro a fixação lateral, pois se alguma coisa trancar, o parafuso servirá de fusivel, não danificando o amortecedor por exemplo...

Haron
22/07/2010, 13:47
André e Rafa, valeu mesmo pela ajuda,

Vou desistir desse suporte, vou deixar como estava antes, e depois farei um de acordo!

Rafa, só não entendi muito bem essa parte " Tem que verificar se quando o eixo encosta no fim de curso, o amortecedor terá ainda folga para não calçar a suspensão e entortar alguma coisa, porisso eu ainda prefiro a fixação lateral, pois se alguma coisa trancar, o parafuso servirá de fusivel, não danificando o amortecedor por exemplo".

Você diz que o amortecedor tem que ser posicionado em lateral, para poder ter um "jogo" e não forçar o amortecedor, certo?

[]´s

Rafaminc
22/07/2010, 14:57
André e Rafa, valeu mesmo pela ajuda,

Vou desistir desse suporte, vou deixar como estava antes, e depois farei um de acordo!

Rafa, só não entendi muito bem essa parte " Tem que verificar se quando o eixo encosta no fim de curso, o amortecedor terá ainda folga para não calçar a suspensão e entortar alguma coisa, porisso eu ainda prefiro a fixação lateral, pois se alguma coisa trancar, o parafuso servirá de fusivel, não danificando o amortecedor por exemplo".

Você diz que o amortecedor tem que ser posicionado em lateral, para poder ter um "jogo" e não forçar o amortecedor, certo?

[]´s

Haron, só verifique se quando vc erguer toda a roda em um dos lados, ainda tenha uma pequena folga para que o amortecedor não chegue no seu final de curso e acabe ficando prensado entre o eixo e o suporte superior, pois senão vc vai ter o mesmo problema dos carros rebaixados, onde os amortecedores batem nos calços, forçando o chassi, pino, etc...
Eu acho melhor a fixação lateral para diminuir a possibilidade de uma quebra ou entortamento do pino superior devido a esse acavalamento sob uma situação extrema, mas claro tudo depende de quanto a suspensão vai abaixar sem acabar todo o curso do amortecedor...

Haron
22/07/2010, 15:23
Entendi agora...

Acho então que o ideal é fazer uma "limitação" através de batente, deixando o amortecedor com uma folga na abertura. Também posiciona-los de lado, para não forçar os olhais...correto?

Abraço!

Rafaminc
22/07/2010, 16:46
Entendi agora...

Acho então que o ideal é fazer uma "limitação" através de batente, deixando o amortecedor com uma folga na abertura. Também posiciona-los de lado, para não forçar os olhais...correto?

Abraço!

Isso, se o batente de borracha original não existir mais.
Na questão da lateral, imagine, vc colocando 1 ton de carga na caçamba. As molas vão ceder por completo e o eixo vai ficar encostado no batente do chassi. Se o amortecedor estiver sobre o eixo e não tiver mais curso para baixar, quando passar em um buraco, todo peso vai incidir sobre os amortecedores, entortando o pino superior ou até o próprio amortecedor, pois ele vai estar calçado sobre o eixo na primeira pancada.
Se estive na lateral, provavelmente o parafuso inferior vai romper evitando um estrago maior, pois o eixo não estará na mesma linha para calçar o conjunto.
Isso é bem improvável que aconteça, mas se um dia chegar neste ponto, eu acho melhor preservar os ítens mais caros...
:pensativo:

Haron
23/07/2010, 03:45
Rafaminc, entendi oque está querendo dizer!!!

Resumidamente, é melhor o amortecedor se apoiar em um parafuso( com menor resistencia que o amortecedor, e num impacto, o parafuso quebra) do que apoiar no diferencial( com maior resistencia que o amortecedor, e num impacto o amortecedor quebra).

Nunca tinha pensado nisso...

Valeu pela ajuda, vou ver oque faço aqui,

Abraço!

Haron
28/09/2010, 20:48
Pessoal...to querendo colocar mola de toyota no tomatao...

Para um melhor conforto, deixo a mola RETA ou ARQUEADA?

Digo isso, porque penso em tirar a SPOA...pois o jeep alem de perder totalmente a estabilidade, ficou muito molao...bobao!...

Abs

rubensx
28/09/2010, 21:44
Haron

se for fazer o SPUA novamente a mola de toyota tem de estar arqueada certo? Aliás qualquer coisa visita meu topico vc ve lá eixos de rural com molas de toyota band SPUA e com arqueamento original dos feixes band.

porque seu spoa ficou estranho? molas originais? feixes com poucas molas??

Rodrigo Baratti
28/09/2010, 21:48
Haron,

Com SPOA => reto
Com SPUA => arqueado

[]`s

Haron
28/09/2010, 22:35
Rubens...se eu passar para SPUA, vou ter que arquear sim, por isso a minha duvida, de qual jeito a mola da band fica melhor...dependendo do jeito, arqueada ou reta, eu decido SPOA ou SPUA.

Ficou um Jeep ruim de andar...ficou pulando muito e muito bobao...Fora que nas curvas ficou um Merd@. O pessoal disse que com o feixe do willys reto, a suspençai fica melhor...mas ficou pior...pulando demais.

Rodrigo, como disse, preciso saber de que jeito fica melhor a mola da band...se e reta ou arqueada...se for melhor arqueada, eu passo pra SPUA. Se for melhor reta, eu deixo SPOA.

Abraços!

Haron
28/09/2010, 22:38
Meus feixes estao com bastante laminas...o normal que estava antes....ate cheguei a tirar umas laminas, mas coloquei de novo.

Abs

André Luiz Rossetim
29/09/2010, 13:25
Antes tente trocar os amortecedores

Sergio Rocha
29/09/2010, 16:46
Meus feixes estao com bastante laminas...o normal que estava antes....ate cheguei a tirar umas laminas, mas coloquei de novo.

Abs

Se o seu eixo for original volte para o SPUA, se for de rural, troller ou outro tão largo quanto esses, mude os amortecedores, que melhora nas curvas.


[]´

Haron
29/09/2010, 20:42
É eixos de rural...estou com 4 amortecedores da ranger NOVOS!...

[]´s

M-Beltrame
29/09/2010, 21:09
Tenta colocar uma barra estabilizadora com desconector:concordo:

usa no asfalto e tira na trilha:concordo::concordo:

T+:concordo:

jipeirodesdepequeno
29/09/2010, 21:13
meu cj tá spoado
não tenho do que reclamar, valeu muito a pena :dance:
mas justamente pra não ficar molengão nas curvas, foi colocado as molas traseiras afastadas do chassis e os amortecedores traseiros ou pouco mais duro.
Ele é durão, mas sem instabilidade ;-)

Elmer_Jeep
30/09/2010, 10:38
Haron,
to achando que os amortecedores estão mal posicionados, tem fotos ?

[]'s

Haron
30/09/2010, 12:37
Elmer...eles estão na posição original do CJ...não mudei a posição...

Vou colocar mola da band pra ver como fica...vou deixar reta e com SPOA...

Abs!

Sergio Rocha
30/09/2010, 13:53
A receita está certa.Por que será que o bolo ficou ruim ?
Será que vc está impressionado e na verdade está normal ? Spoa faz o jeep inclinar bem mais que Spua.:pensativo:

Para um carro dessa altura ( spoa+35) eu usaria amortecedores mais duros, acho os de ranger muito bons para jeeps Spua, como no meu caso.
O Elmer usou essa sua configuração e gostava.
Se puder experimenta amortecedores mais duros.Senão só vai restar uma barra estabilizadora.

[]´

Elmer_Jeep
30/09/2010, 14:56
A receita está certa.Por que será que o bolo ficou ruim ?
Será que vc está impressionado e na verdade está normal ? Spoa faz o jeep inclinar bem mais que Spua.:pensativo:

Para um carro dessa altura ( spoa+35) eu usaria amortecedores mais duros, acho os de ranger muito bons para jeeps Spua, como no meu caso.
O Elmer usou essa sua configuração e gostava.
Se puder experimenta amortecedores mais duros.Senão só vai restar uma barra estabilizadora.

[]´

Na minha opinião os amortecedores trazeiros estão na posição errada, se colocar na vertical vai mudar o comportamento.

Se tá pulando muito é porque os amortecedores não estão retardando a reação das molas aí a tendencia é quicar mesmo como se tivesse sem amortecedor.
Se está bobão nas curvas é porque os amortecedores também não estão ajudando.

Já usei barra estabilizadora e vou dizer, é um item desnecessário, se tiver tudo certo(wms, caster, feixes, buchas, comprimento e inclinação de jumelos, amortecedores pressurizados e na vertical) não tem porque dar problema na dirigibilidade.

Já que ta mexendo na viatura e buscando solução eu faria essa mudança no posicionamento dos amortecedores antes de trocar os feixes.

[]'s

Haron
30/09/2010, 18:56
Sérgio, não está um Jeep bom de andar...além de pular bastante, nas curvas ele está bem molão...bobão!

Creio que os feixes não devem estar lá aquelas coisas....por isso vou colocar os feixes da toyota.

Elmer, eu ouvi falar que amortecedores na vertical tem menos ação do que se ele estivesse inclinado, tanto que estava pensando em inclinar os dianteiros, que estão na vertical atualmente.

Oque eu percebi, é que aumentou e bastante o curso da suspesão...Meus amortecedores estão mais fechados do que aberto, ou seja, o eixo desce bastaante e sobe o necessário...

Creio que meus feixes não estão tão bons...acho a melhor opção colocar os da toyota, sendo que deixa o Jeep mais estável nas curvas!

[]´s

Elmer_Jeep
01/10/2010, 10:01
Elmer, eu ouvi falar que amortecedores na vertical tem menos ação do que se ele estivesse inclinado, tanto que estava pensando em inclinar os dianteiros, que estão na vertical atualmente.
[]´s

Cara, te passaram informação errada, veja o gráfico abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=246844&stc=1&d=1285939082

[]'s

Haron
01/10/2010, 11:46
Elmer, agora entendi sobre os amortecedores....vou procurar deixa-los retos na traseira...junto com os feixes da toyota e SPOA....se não ficar bom, tiro a SPOA.

[]´s

André Luiz Rossetim
01/10/2010, 13:15
Elmer, agora entendi sobre os amortecedores....vou procurar deixa-los retos na traseira...junto com os feixes da toyota e SPOA....se não ficar bom, tiro a SPOA.

[]´s

Vc precisa deixar os amortecedoreso mais proximo possivel das rodas, pois se estiverem proximos do centro do carro eles perdem eficiencia, e como vc usa feixes mais largos, eles devem estar longe das rodas.

KitiU.
01/10/2010, 13:47
Dae PessoALL...

Tenho em meu jeep molas de Toy Band, e hoje na dianteira os jumelos estão na frente do eixo...

Bem, pretendo modificar a adaptação e passa o jumelo para trás do eixo, como era original...

De quebra, penso em fazer SPOA....

A duvida é, os eixos do meu jeep são originais, mas com alargador de roda de 6cm...

Será que fica bom??? pois já li aqui no fórum que pra fazer SPOA teria que ter eixos de rural ou f75...

Ah um detalhe, fazendo SPOA terei de deixar as molas quase retas né????

Segue umas fotos do jeep de frente para ter noção da largura do eixo, se é suficiente para o jeep não ficar vira-vira....

Elmer_Jeep
01/10/2010, 14:59
Vc precisa deixar os amortecedoreso mais proximo possivel das rodas, pois se estiverem proximos do centro do carro eles perdem eficiencia, e como vc usa feixes mais largos, eles devem estar longe das rodas.

Não necessariamente nesta ordem...

mas estando por fora do chassi já é o suficiente pra funcionar corretamente.

Elmer_Jeep
01/10/2010, 15:08
Dae PessoALL...

Tenho em meu jeep molas de Toy Band, e hoje na dianteira os jumelos estão na frente do eixo...

Bem, pretendo modificar a adaptação e passa o jumelo para trás do eixo, como era original...

De quebra, penso em fazer SPOA....
É um trampo bastante complexo, antes de mais nada comece lendo este tópico:
Erro ao colocar molas da Band (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263)



A duvida é, os eixos do meu jeep são originais, mas com alargador de roda de 6cm...

Será que fica bom??? pois já li aqui no fórum que pra fazer SPOA teria que ter eixos de rural ou f75...

Ah um detalhe, fazendo SPOA terei de deixar as molas quase retas né????


Vc leu o certo de se fazer pois o ideal é utilizar eixos com wms maior(toyota, troller, rural, F75) e não apenas aumentar o wms com recursos tipo espaçadores ou rodas com off-set negativo.
Se vai ficar bom não posso te garantir, tem gente aqui pelo fórum que usa dessa forma e nao teve problema mas a maioria procura seguir a recomendação certa.



Segue umas fotos do jeep de frente para ter noção da largura do eixo, se é suficiente para o jeep não ficar vira-vira....
Lembrando que se for fazer spoa vai ter que mudar a configuração das barras de direção e isso envolve mais dinheiro e atenção de quem for projetar o novo sistema.

[]'s

Sergio Rocha
01/10/2010, 17:17
O eixo de rural é 20 cm mais largo do que o do jeep.

[]´

weshwesh
05/04/2011, 20:52
Gente, to com o CJ5 desmontadissimo, longe de qualquer mecanico ou retifica, e pretendo montar ele SPOA, com eixos mais largos.

Hoje fui para cidade "grande", Itapipoca, cidade onde nasceu o Tiririca........ e visitei o unico "cara que entende de jeep" para tentar resolver meu problema :

1/ Eixos de rural, é quase impossivel arrumar na regiao... os pau-de-arara (muitos sao rural o F75) nunca morrem, tudo é aproveitado até o fim ! Talvez em Fortaleza, mas por um preço que nao cabe no meu bolso...

2/ Ele me fez uma proposta que me asustou : alargar os meus proprios eixos !! Ele me mostrou o jeep dele com os dois eixos alargados na retifica, so foram trocados os semi eixos. Nao da nem para perceber e perece ter resistido ao anos sem mexer... Sei que alguns vao querer mandar pedras, mas afinal, se for muito bem feito, sera que nao vale arriscar ? :pensativo:
Talvez para maior segurança, mandar soldar um reforço em U como no eixo dessa foto :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/076.jpg

3/ Para reduzir o angulo nas cruzetas, tem que girar as bolas de diferential... certo. Sera que alguem que fez SPOA num jeep BF161 + Feixes originais se lembra dos angulos ? Senao vou ter que montar tudo de novo, merdir, desmontar, .... OOOO preguiça !! :lol:

Qualquer ajuda, agradeço :concordo:

PS : Sem acentuaçao, escrevo com um teclado françês

Cotrim
05/04/2011, 22:18
é só girar 22,5º

weshwesh
06/04/2011, 07:53
22,5° ??? Nossa, achei 8° para a bola da frente et 10,5° para a bola de traz, fazendo um calculo géometrico aproximativo... 22,5° me parece enooooorme :pensativo:

Giovani
06/04/2011, 10:39
é só girar 22,5º

Tá doido? Ah, somou os 2 eixos...:mrgreen:

11° normalmente, uns 17° se quiser colocar o jipe no 3º andar...

Faça uma linha no tubo do eixo até o munhão. Gire o munhão 10mm (11,28°) nessa linha. Para um CJ com feixes originais (normais, sem estarem arqueados) é isso.

Na traseira pode fazer com o eixo e cardã no lugar. Ponha um macaco embaixo do pinhão e vá subindo até alinhar. Então aperte os feixes e solde a peça.

[]'s

Cotrim
07/04/2011, 19:33
Giovanão, queridão...

É que na minha receita de bolo, manda colocar dois ovos. Na sua manda 1 ovo só?

Acho que essa resposta dpende de muitas coisas, como estado das molas, quantidade de feixes, configuração de Powertrain, etc. ou seja, não existe receita de bolo, cada caso é um caso. Sem medição, não tem SPOA correto.

[]'s

Giovani
07/04/2011, 19:58
Giovanão, queridão...

É que na minha receita de bolo, manda colocar dois ovos. Na sua manda 1 ovo só?

Acho que essa resposta dpende de muitas coisas, como estado das molas, quantidade de feixes, configuração de Powertrain, etc. ou seja, não existe receita de bolo, cada caso é um caso. Sem medição, não tem SPOA correto.

[]'s
Na minha não vai ovo...:discordo:
Se na sua vai...:lol:

Claro que o correto é montar tudo, ver como fica e medir os ângulos antes de sair cortando e soldando. Mas é muito trampo fazer isso. O melhor é arrumar com o eixo desmontado e depois que montar, já fica pronto.
Fora o fato de que um feixe arqueado vai baixar. Um original vai acabar ficando reto ou até invertido... Depois o cara troca por molas da Band... É um sobe e desce. Ninguém vai ficar corrigindo isso depois.
Como ele falou em BF161 e feixes originais, tamanhos, molas e peso são equivalentes ao que eu tinha no meu CJ. Na época foi o Berga que fez e ele já deve girado uns 500 eixos para SPOA. Esta era a medida e todos deram certo. Ou menos errado...:concordo:

[]'s

Cotrim
07/04/2011, 22:26
Menos errado.

rubensx
08/04/2011, 01:35
o que é SPOA??? :twisted::twisted:
:pipoca::pipoca::pipoca:
:odedo::odedo::odedo:

Cotrim
08/04/2011, 08:53
o que é SPOA??? :twisted::twisted:
:pipoca::pipoca::pipoca:
:odedo::odedo::odedo:
Pergunte pro Bill

anselmorabello
11/05/2011, 22:14
Boa noite
Alguns dos senhores pode me informar as medidas das peças High Steer?
Um grande abraço

Elmer_Jeep
12/05/2011, 09:05
Boa noite
Alguns dos senhores pode me informar as medidas das peças High Steer?
Um grande abraço

A ENSIMEC tem um kit pronto, mais seguro e eficiente do que fazer um.

[]'s

xicoffck
12/05/2011, 12:59
A ENSIMEC tem um kit pronto, mais seguro e eficiente do que fazer um.

[]'s

X2!:concordo:

anselmorabello
12/05/2011, 21:23
A ENSIMEC tem um kit pronto, mais seguro e eficiente do que fazer um.

[]'s

Boa noite Elmer (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/elmer_jeep.html)

Estou querendo spoa o meu jeep e o meu objetivo é somente os finais de semana no asfalto.
Eu não tenho coragem de colocar ele na lama, e minha netinha não ia deixar kkkkkkkkkk
Pesquisei o preço e com o frete vai ficar uns R$ 650,00, então decidi juntamente com um amigo aqui na cidade que é torneiro em fazer as peças que saira de grátis.
É por esse motivo que estou recorrendo a vcs.
Um grande abraço

danilo kid
12/05/2011, 23:18
Compra um braço sos do munhão na garra, leva pro torneiro copiar o outro lado, faz os devidos reforços perde um tempão e instala....no fim vc vai economizar uns 200tão e vai pensar: Putz, devia ter comprado o ensimec.

Se realmente o torneiro é gratis, compra o sos e copia....vai ficar bão e barato.

anselmorabello
12/05/2011, 23:41
Compra um braço sos do munhão na garra, leva pro torneiro copiar o outro lado, faz os devidos reforços perde um tempão e instala....no fim vc vai economizar uns 200tão e vai pensar: Putz, devia ter comprado o ensimec.

Se realmente o torneiro é gratis, compra o sos e copia....vai ficar bão e barato.


Ok danilo kid (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/danilo+kid.html)
Agradeço pela resposta.
Já pensei e desisti de spoa o meu Jeep.
E parabéns para a ENSIMEC pela torcida organizada que conquistou aqui no fórum.

Elmer_Jeep
13/05/2011, 10:27
Boa noite Elmer (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/elmer_jeep.html)

Estou querendo spoa o meu jeep e o meu objetivo é somente os finais de semana no asfalto.
Eu não tenho coragem de colocar ele na lama, e minha netinha não ia deixar kkkkkkkkkk
Pesquisei o preço e com o frete vai ficar uns R$ 650,00, então decidi juntamente com um amigo aqui na cidade que é torneiro em fazer as peças que saira de grátis.
É por esse motivo que estou recorrendo a vcs.
Um grande abraço

Blz Anselmo até entendo o seu lado, se fosse algo que não existisse no mercado eu recomendaria fazer sim, mas como é um item de segurança eu prefiro comprar o kit pronto, desde que testado, aprovado e que tenha garantia, este é o caso da Ensimec.

Muitas vezes o barato sai caro, veja só:
- Que material o torneiro vai usar?
- Vai saber manter (ou pelo menos aproximar do original) os angulos de ackerman ?
- Ele tem como fazer os furos conicos pra montar corretamente os terminais de direção ?

Não to dizendo que é impossível fazer mas veja que são muitos detalhes envolvidos e por isso eu digo que compensa comprar o kit blz.

[]'s

rodrigo.hoffman
13/05/2011, 18:35
Ae Anselmo

Como ja conversamos no msn eu acho que as coisas que queremos fazer nos mesmos "by myself", qd envolve muito conhecimento técnico e ferramental apropriado, nao vale a pena.. Mesma coisa qd vc queria fazer a manutenção na sua cx e bomba hidraulica..

Agora me desculpe a pergunta.. Pra que spoar??

[ ]´s

anselmorabello
14/05/2011, 01:56
Ae Anselmo

Como ja conversamos no msn eu acho que as coisas que queremos fazer nos mesmos "by myself", qd envolve muito conhecimento técnico e ferramental apropriado, nao vale a pena.. Mesma coisa qd vc queria fazer a manutenção na sua cx e bomba hidraulica..

Agora me desculpe a pergunta.. Pra que spoar??

[ ]´s


Fala meu nobre Rodrigo
Vc sabe que mexer no Bufallo pra mim é um hobby, já estou colocando a direção hidráulica e já estou pensando e me preparando e quase desistindo de spoa e colocar uns sapatos 35, para spoa o Bufallo irei precisar do sistema High Steer ou braço sos do munhão que pra mim pelo que vejo vai fazer o mesmo efeito na colocação das barras. Conversando com um amigo que é proprietário de uma fundição e tornearia, mostrei as fotos e ele se ofereceu em fazer, me pedindo as medidas mais como eu não tinha recorri aos amigos do fórum.
O Elmer (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/elmer_jeep.html), que agradeço pela resposta, me informou sobre o sistema que a ensimec esta fabricando e o Danilo KID
o braço sos do munhão.

Fiz uma pesquisa de preços e achei o sistema High Steer com valores de R$ 540,00, R$ 509,00 +frete, e o braço sos do munhão a R$ 130,00+frete.
Agora pergunto: de que modo o pessoal estavam spoando os seus CJs antes de a ensimec ou outras empresas fabricar o sistema?
Respondo: veja as fotos abaixo e principalmente a quarta foto, veja o tipo do sistema que foi colocado neste futuro jeep de trilhas pesadas.
Eu não tenho nada contra, mas eu não vou pagar esses valores, sendo que eu tenho os meios de fazer o meu.
E sobre a caixa e a bomba fui obrigado a levar para o cara mais barato aqui na cidade que cobrou R$ 350,00 para dar uma garibada geral.
É por isso e outras coisas que prefiro eu mesmo fazer e se não sei aprendo. Vida de aposentado
Um grande abraço Rodrigo
292024292025292026292028

rodrigo.hoffman
14/05/2011, 21:06
Fala meu nobre Rodrigo
Vc sabe que mexer no Bufallo pra mim é um hobby, já estou colocando a direção hidráulica e já estou pensando e me preparando e quase desistindo de spoa e colocar uns sapatos 35, para spoa o Bufallo irei precisar do sistema High Steer ou braço sos do munhão que pra mim pelo que vejo vai fazer o mesmo efeito na colocação das barras. Conversando com um amigo que é proprietário de uma fundição e tornearia, mostrei as fotos e ele se ofereceu em fazer, me pedindo as medidas mais como eu não tinha recorri aos amigos do fórum.
O Elmer (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/elmer_jeep.html), que agradeço pela resposta, me informou sobre o sistema que a ensimec esta fabricando e o Danilo KID
o braço sos do munhão.

Fiz uma pesquisa de preços e achei o sistema High Steer com valores de R$ 540,00, R$ 509,00 +frete, e o braço sos do munhão a R$ 130,00+frete.
Agora pergunto: de que modo o pessoal estavam spoando os seus CJs antes de a ensimec ou outras empresas fabricar o sistema?
Respondo: veja as fotos abaixo e principalmente a quarta foto, veja o tipo do sistema que foi colocado neste futuro jeep de trilhas pesadas.
Eu não tenho nada contra, mas eu não vou pagar esses valores, sendo que eu tenho os meios de fazer o meu.
E sobre a caixa e a bomba fui obrigado a levar para o cara mais barato aqui na cidade que cobrou R$ 350,00 para dar uma garibada geral.
É por isso e outras coisas que prefiro eu mesmo fazer e se não sei aprendo. Vida de aposentado
Um grande abraço Rodrigo
292024292025292026292028

Cara..

Acredito que vc ja tenha lido o topico todo e visto os pros e contras em se SPOAR um jeep... Ganha altura, mas perde-se estabilidade.. Alem de todas as modificações necessarias para que fique um veiculo seguro...

SPOAR da maneira errada pode levar a sérios problemas, que comprometem a segurança.. Componentes como hi-steer estao ligados a esse assunto (segurança)..

Como o Elmer disse " vc vai conseguir fazer um hi-steer", mas será que ira valer a pena?? :pensativo:

No mais estamos ai só pra ajudar na sua descisão..

[ ]´s

cristiano
01/11/2012, 11:35
Bom dia Pessoal

Comprei um Jeep Willys 1980 muito inteiro e original, e estou planejando subir os feixes com a seguinte configuração.

- Pneus 37x12.5x17
- Rodas 17x9 offset -25
- Hi-steer ensimec
- Freio a disco dianteiro/Hidrovacuo/Pedaleira suspensa

Tenho a oportunidade de colocar diferenciais da Toyota nele, mas eles aguentarão os pneus 37?

Senão penso em colocar o kit completo da Ensimec (dianteiro/traseiro) com espaçador da AVM.

Minha maior dúvida é quanto a caixa de direção, atualmente está a caixa de direção mecânica original. Qual a melhor caixa para instalar? Vou precisar do tal Droped Arm Pitman? A Ensimec fabrica esse pitman também?

Abraços e obrigado!

Elmer_Jeep
01/11/2012, 14:59
Bom dia Pessoal

Comprei um Jeep Willys 1980 muito inteiro e original, e estou planejando subir os feixes com a seguinte configuração.

- Pneus 37x12.5x17
- Rodas 17x9 offset -25
- Hi-steer ensimec
- Freio a disco dianteiro/Hidrovacuo/Pedaleira suspensa

Tenho a oportunidade de colocar diferenciais da Toyota nele, mas eles aguentarão os pneus 37?

Senão penso em colocar o kit completo da Ensimec (dianteiro/traseiro) com espaçador da AVM.

Minha maior dúvida é quanto a caixa de direção, atualmente está a caixa de direção mecânica original. Qual a melhor caixa para instalar? Vou precisar do tal Droped Arm Pitman? A Ensimec fabrica esse pitman também?

Abraços e obrigado!

Pra começar fazendo o certo mande adaptar os feixes de mola da toyota band, tem um tópico bem detalhado sobre o tema.

Os eixos toyota aguentam 37 sim;
Os eixos originais sendo reforçados(kits ensimec) também vão aguentar;
Se optar por eixos toyota ou Rural/F75 terá mais espaço pra adaptar os feixes e ganha wms(distancia entre rodas) maior do que mantendo os eixos originais com espaçadores;
Em qualquer dos eixos que vc escolher vai ter que instalar coroa e pinhão mais reduzidos(4,88 acima) e refazer os cardans;
A melhor adaptação de DH é a do opala ou da S10(que é igual a do Jeep americano), pra esses dois modelos de DH tem a opção de usar o braço pitman com curva maior(drop) mas isso não tem porque se preocupar.
Ensimec não faz o braço pitman;
Se usar DH do opala pode instalar pitman do Engesa(mais difícil de achar);
Se usar DH da S10 pode instalar braço pitman da F1000 e já que o high-steer está nos seus planos já utilizaria as barras de direção com terminais de F1000 que a Ensimec produz, deixando seu conjunto mais padronizado;

Basicamente é isso, o restante vc vai ter que ler e tirar suas conclusões a partir das experiências relatadas aqui nos tópicos e assim o assunto não fica repetitivo.

[]'s

cristiano
01/11/2012, 15:08
Pra começar fazendo o certo mande adaptar os feixes de mola da toyota band, tem um tópico bem detalhado sobre o tema.

Os eixos toyota aguentam 37 sim;
Os eixos originais sendo reforçados(kits ensimec) também vão aguentar;
Se optar por eixos toyota ou Rural/F75 terá mais espaço pra adaptar os feixes e ganha wms(distancia entre rodas) maior do que mantendo os eixos originais com espaçadores;
Em qualquer dos eixos que vc escolher vai ter que instalar coroa e pinhão mais reduzidos(4,88 acima) e refazer os cardans;
A melhor adaptação de DH é a do opala ou da S10(que é igual a do Jeep americano), pra esses dois modelos de DH tem a opção de usar o braço pitman com curva maior(drop) mas isso não tem porque se preocupar.
Ensimec não faz o braço pitman;
Se usar DH do opala pode instalar pitman do Engesa(mais difícil de achar);
Se usar DH da S10 pode instalar braço pitman da F1000 e já que o high-steer está nos seus planos já utilizaria as barras de direção com terminais de F1000 que a Ensimec produz, deixando seu conjunto mais padronizado;

Basicamente é isso, o restante vc vai ter que ler e tirar suas conclusões a partir das experiências relatadas aqui nos tópicos e assim o assunto não fica repetitivo.

[]'s

Valeu Elmer!!

Deixa eu te perguntar outra coisa, o hi-steer da Ensimec vende com terminal por baixo ou por cima, qual eu compro?

Eu estou inclinado em vender meus eixos de Toyota e ficar no Dana 4x4 com os kits da Ensimec, as peças são mais baratas e fáceis de encontrar, comparado com os da Toyota(nem falei da minha idéia de bloqueio de diferencial). Você acha que vou fazer muita besteira em aproveitar os eixos originais (+kit) para isso e meter um espaçador? Usando os pneus 37.

Então posso comprar a caixa da S10 + coluna de direção secondário da F1000 + pitman da F1000. Estou certo?

Vou perguntar preço das barras da Ensimec também.

Elmer_Jeep
01/11/2012, 15:28
Valeu Elmer!!

Deixa eu te perguntar outra coisa, o hi-steer da Ensimec vende com terminal por baixo ou por cima, qual eu compro?
Por cima



Eu estou inclinado em vender meus eixos de Toyota e ficar no Dana 4x4 com os kits da Ensimec, as peças são mais baratas e fáceis de encontrar, comparado com os da Toyota(nem falei da minha idéia de bloqueio de diferencial). Você acha que vou fazer muita besteira em aproveitar os eixos originais (+kit) para isso e meter um espaçador? Usando os pneus 37.
Cara, sinceramente tanto faz quanto a resistência dos eixos, mas a respeito do bloqueio vc vai ter mais opções para os Dana, manutenção tb os mecânicos estão mais acostumados com os Dana.



Então posso comprar a caixa da S10 + coluna de direção secondário da F1000 + pitman da F1000. Estou certo?

Vou perguntar preço das barras da Ensimec também.
O braço secundário teria q ser da S10 também por causa da conexão que vai montada na estria da caixa de direção.

[]'s

cristiano
03/11/2012, 18:49
Obrigado pela ajuda!!!

Deixa eu te perguntar uma última coisa, que relação eu uso com o pneus 37x12.5x17?

Já encomendei as rodas 17x9 no Marisco e estou na procura de diferenciais da Rural para comprar.

Abraço

pedro bonadio
03/11/2012, 19:06
Qual motor, câmbio e reduzida você vai usar?

cristiano
03/11/2012, 20:33
Por enquanto vou deixar a mecânica original do 1980, câmbio 4 marchas e OHC 4 cilindros.

Pensando por este lado, queria uma relação que não precisasse ficar mudando depois por causa do motor e câmbio, tem como? Ele pode ser bem reduzido, vai ser usado exclusivamente em trilhas.

pedro bonadio
04/11/2012, 11:23
Para esse powertrain, a melhor relação vai ser a 5.88:1(53/9), que é a mais reduzida, mas com motores mais fortes ela costuma quebrar. E o câmbio 4 marchas original não é muito confiável para usar pneus 37".

cristiano
04/11/2012, 20:28
Eu acho que eu posso ir usando e quebrando aos poucos... :) Eu já estou com um Bandeirante parado vai fazer 1 ano por causa do "jaque", agora no Jeep prefiro mexer em algo e deixar andando para o próximo upgrade.

Encontrei a relação 5.89 no Ebay, aqui no Brasil só encontro usado e como não tenho procedência fica difícil.

USA Standard Ring & Pinion gear set for Dana 44 in a 5.89 ratio ZG D44-589
(http://www.ebay.com/itm/USA-Standard-Ring-Pinion-gear-set-for-Dana-44-in-a-5-89-ratio-ZG-D44-589-/130679622880?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item1e6d1ccce0&vxp=mtr)

cristiano
14/11/2012, 07:32
Coloquei para fu#$r agora, comprei o kit dianteiro e traseiro da Ensimec com 30 estrias, é sob encomenda, então vai demorar um tempo para chegar.

Também estou comprando o high-steer e os sistema de barras de direção.

Agora me lasquei porque terei que comprar os bloqueios 30 estrias, porque minha satélite original não serve mais.

Alguma sugestão com relação aos bloqueios?

A brincadeira está ficando cara, então decidi ficar com os meus diferenciais mesmo (canela grossa), e colocar uns espaçadores de roda da AVM.

Agora terei que correr atrás dos itens da direção hidráulica, na explicação do Elmer vai ser caixa da S10 + braço secundário da S10 + pitman da F1000 ou S10? Fiquei na dúvida com relação ao pitman.

Ninguém nunca fez um kit desse sistema todo?

Jackson Castro
14/11/2012, 08:34
Cristiano o pitman é o da F1000 pois tem o olhal, o pitman da s10 tem um terminal tipo pivô.

cristiano
14/11/2012, 08:55
Será que não tem esse kit pronto para vender?

Caixa da S10 + braço secundário da S10 + pitman F1000.

O braço da S10 é esse abaixo? Eu achei ele meio curto, essa parte vai na caixa certo? Eu tenho que fazer o barra da coluna para o eixo secundário?

Eixo Intermediario Da Coluna Direção S10 Blazer Gm 93364399 - R$ 360,89 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-442736811-eixo-intermediario-da-coluna-direco-s10-blazer-gm-93364399-_JM)

O pitman é esse?

Braço Pitman F1000/f4000 Até 92 Braço Pitman F4000 93 A 98 - R$ 140,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441162018-braco-pitman-f1000f4000-ate-92-braco-pitman-f4000-93-a-98-_JM)

Preciso da ajuda de vocês, não queria comprar nada errado.

Elmer_Jeep
14/11/2012, 10:51
Será que não tem esse kit pronto para vender?

Caixa da S10 + braço secundário da S10 + pitman F1000.

Pode comprar que não vai ter problema, meu Jeep(Crocodillo) tá montado assim.



O braço da S10 é esse abaixo? Eu achei ele meio curto, essa parte vai na caixa certo? Eu tenho que fazer o barra da coluna para o eixo secundário?
Eixo Intermediario Da Coluna Direção S10 Blazer Gm 93364399 - R$ 360,89 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-442736811-eixo-intermediario-da-coluna-direco-s10-blazer-gm-93364399-_JM)

O eixo intermediário da coluna é curto mesmo, mas nesse aí falta a "fêmea" que se une nessa parte e encaixa no pé da coluna de direção esse da foto é a que faz conexão com a estria da caixa de direção, talvez tenha que ser alongado pra alcançar a coluna de direção que vc utilizar.



O pitman é esse?

Braço Pitman F1000/f4000 Até 92 Braço Pitman F4000 93 A 98 - R$ 140,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441162018-braco-pitman-f1000f4000-ate-92-braco-pitman-f4000-93-a-98-_JM)

Preciso da ajuda de vocês, não queria comprar nada errado.
O pitman é esse sim, como disse o amigo braco ele é diferente do pitman da S10 e tem material pra receber terminais mais fortes. Só recomendo procurar um da marca TRW.

[]'s

cristiano
14/11/2012, 11:29
Obrigado pessoal!!

Por último, qual bomba utilizar? Lembrando que usarei pneus 37.

cristiano
14/11/2012, 11:44
Pode comprar que não vai ter problema, meu Jeep(Crocodillo) tá montado assim.


O eixo intermediário da coluna é curto mesmo, mas nesse aí falta a "fêmea" que se une nessa parte e encaixa no pé da coluna de direção esse da foto é a que faz conexão com a estria da caixa de direção, talvez tenha que ser alongado pra alcançar a coluna de direção que vc utilizar.


O pitman é esse sim, como disse o amigo braco ele é diferente do pitman da S10 e tem material pra receber terminais mais fortes. Só recomendo procurar um da marca TRW.

[]'s

Elmer

A peça fêmea é essa?

Coluna De Direção Chevrolet S10 - Original Gm - R$ 385,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443201312-coluna-de-direco-chevrolet-s10-original-gm-_JM)

Elmer_Jeep
14/11/2012, 11:59
Elmer

A peça fêmea é essa?

Coluna De Direção Chevrolet S10 - Original Gm - R$ 385,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443201312-coluna-de-direco-chevrolet-s10-original-gm-_JM)

Essa mesma, só to achando caro. Pega os códigos ai nas fotos e consulta as concessionárias e nas autopeças tb.
Mercado livre as vezes tem vantagens mas tem gente que gosta de se aproveitar tb.

[]'s

cristiano
18/12/2012, 20:15
Elmer, Giovani e demais

Chegaram a caixa da S10, pitman da F1000, calços da F4000 (para passar a coluna debaixo da grade dianteira), coluna de direção vendida pela Gama4x4 e na minna procura de qual bomba acho que vou optar pela bomba da Trailgear que gera 1650 psi.

Uma pergunta, qual junta elástica serve na estria da caixa da S10?? F4000?

A barra feita pela Gama4x4 faz uso de duas juntas elásticas nas pontas, como de um lado (caixa) vai ser com a estria da S10, então vou colocar do outro a mesma.

cristiano
18/12/2012, 20:17
Antes que alguém pergunte, eu não encontro a junta elástica da S10 separada, somente junto com a coluna parcial.

Elmer_Jeep
19/12/2012, 10:40
Cara, na estria da Caixa não vai junta elástica, lá vai montado um garfo estriado, vc até mandou o link da peça em outro post Eixo Intermediario Da Coluna Direção S10 Blazer Gm 93364399 - R$ 360,89 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-453820507-eixo-intermediario-da-coluna-direco-s10-blazer-gm-93364399-_JM?redirectedFromParent=MLB442736811)

cristiano
19/12/2012, 11:16
É que eu comprei um barra fornecida pela Gama4x4, chegou ontem lá em casa. Ela é um custo benefício interessante...

Ela tem com o suporte para a junta elástico dos DOIS LADOS, mas não vem com a junta elástica.

Agora sobre a junta elástica, você sabe qual eu utilizo na estria da caixa da S10?

Elmer_Jeep
19/12/2012, 11:27
É que eu comprei um barra fornecida pela Gama4x4, chegou ontem lá em casa. Ela é um custo benefício interessante...

Ela tem com o suporte para a junta elástico dos DOIS LADOS, mas não vem com a junta elástica.

Agora sobre a junta elástica, você sabe qual eu utilizo na estria da caixa da S10?

Acho q não tem outra junta elástica com estria compatível, só a dela mesmo.
Aqui tem um tutorial de substituição da junta elástica, eu não sabia que essa parte de borracha ia na caixa pq no meu uso o garfo direto(mais seguro)
Fórum PicapesGM :: Exibir tópico - Trocando a junta elástica direção da S10 95-00 [+FOTOS] (http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=5395&sid=23ee73a67d48fd41b2c612e1dd90e626)

[]'s

cristiano
19/12/2012, 11:45
Hmmm... Eu vou usar assim porque já comprei, mas vou acompanhando. Normalmente se utiliza UMA junta elástica na barra, mas a Gama4x4 faz assim para você poder usar a barra com qualquer caixa de direção.

Valeu Elmer!! Vou procurar um pouco mais pela junta elástica da S10.

Abração

Jackson Castro
19/12/2012, 15:36
Cristiano eu uso a junta elástica da D20 no setor de S10, não observei nada estranho até agora.
Mas fiquei em dúvida quando vi a resposta do Elmer, ele não costuma errar, vou observar esse detalhe das estrias.

Elmer_Jeep
19/12/2012, 15:48
Cristiano eu uso a junta elástica da D20 no setor de S10, não observei nada estranho até agora.
Mas fiquei em dúvida quando vi a resposta do Elmer, ele não costuma errar, vou observar esse detalhe das estrias.

Obrigado pela consideração mas eu sou passível ao erro sim!
É tudo GM talvez seja igual o encaixe, mas não custa nada verificar.

[]'s

cristiano
19/12/2012, 18:10
Cristiano eu uso a junta elástica da D20 no setor de S10, não observei nada estranho até agora.
Mas fiquei em dúvida quando vi a resposta do Elmer, ele não costuma errar, vou observar esse detalhe das estrias.

Valeu braco!

Agora eu encontrei a junta elástica da D20 com e sem direção hidráulica, provavelmente é a com direção hidráulica. Confirma?

PS: Eu tenho um Bandeirante e a junta elástica também varia com e sem direção hidráulica.

cristiano
19/12/2012, 18:11
Obrigado pela consideração mas eu sou passível ao erro sim!
É tudo GM talvez seja igual o encaixe, mas não custa nada verificar.

[]'s

O cara quando é bom... a modéstia vem junto!!

Na maior loja de peças da região (Comando Auto Peças) não tem a junta elástica da S10 em estoque, de certo porque o pessoal troca a coluna parcial.

Jackson Castro
21/12/2012, 10:17
Valeu braco!

Agora eu encontrei a junta elástica da D20 com e sem direção hidráulica, provavelmente é a com direção hidráulica. Confirma?

PS: Eu tenho um Bandeirante e a junta elástica também varia com e sem direção hidráulica.

É o acoplamento (aqui se falar "junta elástica" não conhecem) de D20 com direção hidráulica.
Já procurou o acoplamento da s10 lá no setor H norte, em taquatinga? tem muita camionete nova (sucata) lá pra venda de peças.

cristiano
21/12/2012, 10:21
Valeu braco!

Tem que ter uma conversinha com o vendedor antes para ele entender qual é a peça!! hahaa

Parede que é chamado de "junção da coluna" também.

Eu encontrei por R$ 75 (S10) novo na internet, quanto você pagou? Como vou ter que comprar dois vou tentar encontrar mais barato.

Jackson Castro
21/12/2012, 11:00
Paguei R$65,00, na vimac aqui em Cristalina e lá não é referência de preço baixo.

Jackson Castro
21/12/2012, 11:01
Desculpe mas o valor que postei é referente ao que uso, o da D20.

mistura
31/03/2013, 23:52
Ressuscitando o tópico, tenho uma dúvida que não ficou claro pra mim (sou leigo em assuntos de suspensão).
Pretendo comprar uma F75 para trilhas, quero fazer SPOA nela, o eixo traseiro vou mudar a angulação para não forçar as cruzetas, e quanto ao eixo dianteiro?
Será que vai quebrar muito se deixar a angulação original com SPOA?
Na traseira será necessária uma barra anti torção do eixo?

Abrass

Rodrigo Baratti
01/04/2013, 14:11
Ressuscitando o tópico, tenho uma dúvida que não ficou claro pra mim (sou leigo em assuntos de suspensão).
Pretendo comprar uma F75 para trilhas, quero fazer SPOA nela, o eixo traseiro vou mudar a angulação para não forçar as cruzetas, e quanto ao eixo dianteiro?
Será que vai quebrar muito se deixar a angulação original com SPOA?
Na traseira será necessária uma barra anti torção do eixo?

Abrass

Na dianteira as vezes não precisa, pois o cardan acaba sendo maior e não estrangula a cruzeta.
Mas se ficar muito angulado vc faz igual ao da traseira, mas tb tem que acertar o caster....tem varios exemplos disso aqui no fórum.

A barra é mais necessária em motores com maior torque/potencia, se o motor não for muito forte e o pé leve talvez nem precise.
Se vc ficar com duvida, nesse caso minha sugestão é vc primeiro montar o spoa, testar na trilha e ver o comportamento do eixo.

[]'s

Elmer_Jeep
01/04/2013, 14:55
na minha opinião a resposta pras duas perguntas é SIM, lembrando também de adicionar na receita do bolo um par de high-steer.

[]'s

antoniofilipi
20/06/2013, 10:58
alguem tem fotos de como deve ser essa barra no eixo traseiro? no meu usei a do chevette a curta, e foi soldado um cano no chassis e feito um suporte, só achei a barra muito inclinada, amanha posto fotos, pois estava estourando cruzeta direto

william_1966
28/09/2014, 19:54
Pessoal, estou precisando de ajuda.

Meu cj-5 está com DH, acho que é kit do santana, com coluna da zafira/astra (com regulagem de altura), tenho eixos da rural, freio a disco nas 4 rodas, pedaleira suspensa, pneus 245/70/15 com rodas "kombat", barras estailisadoras.
Acontece que o mecanico que adaptou minha DH passou uma das barras errado, aí para o eixo não bater nelas, colocou "limitadores". Por causa disso, qualquer passada em lombada, descida de meio fio, buraco, os eixos batem nesse "limitador".
A solução apresentada pelo atual mecânico foi a de fazer SPOA. Para isso, me apresentou o orçamento de R$1.000,00. Vou aproveitar e trocar os calços de carroceria, que estão gastos/ausentes, e vou trocar por um pouco maior.
Apesar de confiar totalmente no trabalho dele, lendo esse tópico, fiquei em dúvida:

01) Com essa minha configuração, e pelo fato de não fazer trilhas, meu uso "off road" é de apenas 05% do tempo, preciso de "hi-steer" e outras coisas?

02) Quais peças aumentarão o risco de quebra? O que fazer?

03) O jeep tende a ficar mais duro/macio?

04) Quais cuidados adicionais devo tomar?

05) Queria fazer o SPOA pra deixar o cj com o visual mais "mostro", pois atualmente não gosto muito da altura dele, olhem:

https://www.dropbox.com/s/c8zfwbtqvk1wa4c/2013-11-10%2014.43.11.jpg?dl=0

https://www.dropbox.com/s/u4jfvthbkhct818/2013-11-10%2014.43.17.jpg?dl=0

https://www.dropbox.com/s/lpq0qfy1pfibbt8/2014-07-17%2012.00.20.jpg?dl=0



Desde já agradeço!

PS: Já fiz a leitura do tópico, mas ainda fiquei em dúvida, visto que é meu primeiro jeep e não entendo muita coisa disso :)

william_1966
28/09/2014, 20:04
Do ponto mais alto da capota até o chão, ele tem, atualmente, 1 metro e 83 centímetros. Somente com SPOA, ele deve ficar com quanto, mais ou menos?

4X4GARAGE
29/09/2014, 08:07
Bom dia!
1° vai e aproveite e coloque barras de direção mais fortes,
2°cruzetas doa cardans.aumente a angulação dos dif coloque junta cv nos dois cardans e aumente o caster do dif dianteiro
3°mais duro
4°cuidado em curvas e no off road pois como seu entre eixos é pequeno o CG vai subir muito
5°existem outras maneiras de deixar ele monstro,coloque calços de carroceria c 3 polegadas pneus 37 e corte as partes que pegaram na carroceria que ele ficará chic,mas coloque o dif trás mais para traz pq pega muito na frente
Espero ter ajudado
[]s

Pessoal, estou precisando de ajuda.

Meu cj-5 está com DH, acho que é kit do santana, com coluna da zafira/astra (com regulagem de altura), tenho eixos da rural, freio a disco nas 4 rodas, pedaleira suspensa, pneus 245/70/15 com rodas "kombat", barras estailisadoras.
Acontece que o mecanico que adaptou minha DH passou uma das barras errado, aí para o eixo não bater nelas, colocou "limitadores". Por causa disso, qualquer passada em lombada, descida de meio fio, buraco, os eixos batem nesse "limitador".
A solução apresentada pelo atual mecânico foi a de fazer SPOA. Para isso, me apresentou o orçamento de R$1.000,00. Vou aproveitar e trocar os calços de carroceria, que estão gastos/ausentes, e vou trocar por um pouco maior.
Apesar de confiar totalmente no trabalho dele, lendo esse tópico, fiquei em dúvida:

01) Com essa minha configuração, e pelo fato de não fazer trilhas, meu uso "off road" é de apenas 05% do tempo, preciso de "hi-steer" e outras coisas?

02) Quais peças aumentarão o risco de quebra? O que fazer?

03) O jeep tende a ficar mais duro/macio?

04) Quais cuidados adicionais devo tomar?

05) Queria fazer o SPOA pra deixar o cj com o visual mais "mostro", pois atualmente não gosto muito da altura dele, olhem:

https://www.dropbox.com/s/c8zfwbtqvk1wa4c/2013-11-10%2014.43.11.jpg?dl=0

https://www.dropbox.com/s/u4jfvthbkhct818/2013-11-10%2014.43.17.jpg?dl=0

https://www.dropbox.com/s/lpq0qfy1pfibbt8/2014-07-17%2012.00.20.jpg?dl=0



Desde já agradeço!

PS: Já fiz a leitura do tópico, mas ainda fiquei em dúvida, visto que é meu primeiro jeep e não entendo muita coisa disso :)

william_1966
29/09/2014, 19:37
Então amigo, realmente ajudou, porém o problema da coluna de direção não seria resolvido!!!!

william_1966
29/09/2014, 20:40
Aproveitando as perguntas, alguém sabe quais (códigos) amortecedores Rancho (dianteiro e traseiro) poderia utilizar, com spoa e eixos rural?

Denis Takashi
30/09/2014, 08:25
Pessoal, estou precisando de ajuda.

Meu cj-5 está com DH, acho que é kit do santana, com coluna da zafira/astra (com regulagem de altura), tenho eixos da rural, freio a disco nas 4 rodas, pedaleira suspensa, pneus 245/70/15 com rodas "kombat", barras estailisadoras.
Acontece que o mecanico que adaptou minha DH passou uma das barras errado, aí para o eixo não bater nelas, colocou "limitadores". Por causa disso, qualquer passada em lombada, descida de meio fio, buraco, os eixos batem nesse "limitador".
A solução apresentada pelo atual mecânico foi a de fazer SPOA. Para isso, me apresentou o orçamento de R$1.000,00. Vou aproveitar e trocar os calços de carroceria, que estão gastos/ausentes, e vou trocar por um pouco maior.
Apesar de confiar totalmente no trabalho dele, lendo esse tópico, fiquei em dúvida:

01) Com essa minha configuração, e pelo fato de não fazer trilhas, meu uso "off road" é de apenas 05% do tempo, preciso de "hi-steer" e outras coisas?

02) Quais peças aumentarão o risco de quebra? O que fazer?

03) O jeep tende a ficar mais duro/macio?

04) Quais cuidados adicionais devo tomar?

05) Queria fazer o SPOA pra deixar o cj com o visual mais "mostro", pois atualmente não gosto muito da altura dele, olhem:

https://www.dropbox.com/s/c8zfwbtqvk1wa4c/2013-11-10%2014.43.11.jpg?dl=0

https://www.dropbox.com/s/u4jfvthbkhct818/2013-11-10%2014.43.17.jpg?dl=0

https://www.dropbox.com/s/lpq0qfy1pfibbt8/2014-07-17%2012.00.20.jpg?dl=0



Desde já agradeço!

PS: Já fiz a leitura do tópico, mas ainda fiquei em dúvida, visto que é meu primeiro jeep e não entendo muita coisa disso :)

Meu pitaco :

Particularmente, acho que no seu caso SPOA não seja a solução mais adequada para você,

1- Mexer na suspensão pra acertar a direção corre o risco de ficar com uma bucha maior ainda para resolver.

2- Pra quem anda muito mais em asfalto, pneus lisos e pequenos, estabilizadoras e etc... tudo isso vai contra a idéia de SPOA

3- Por mais condenável que seja, arquear os feixes originais, jumelos altos e um body lift pode ser a solução mais adequada no momento.

4- se for mexer, melhor gastar dinheiro com feixes de Band, que te aumentam a confiabilidade ao menos.

Põe uma fotos da direção... quem sabe é mais fácil de resolver do que fazer essa bagunça toda.

()´s

Rodrigo Baratti
30/09/2014, 12:24
Meu pitaco :

Particularmente, acho que no seu caso SPOA não seja a solução mais adequada para você,

1- Mexer na suspensão pra acertar a direção corre o risco de ficar com uma bucha maior ainda para resolver.

2- Pra quem anda muito mais em asfalto, pneus lisos e pequenos, estabilizadoras e etc... tudo isso vai contra a idéia de SPOA

3- Por mais condenável que seja, arquear os feixes originais, jumelos altos e um body lift pode ser a solução mais adequada no momento.

4- se for mexer, melhor gastar dinheiro com feixes de Band, que te aumentam a confiabilidade ao menos.

Põe uma fotos da direção... quem sabe é mais fácil de resolver do que fazer essa bagunça toda.

()´s

Boa Denis!
X2!

[]'s

douglasfrener
30/09/2014, 16:29
Pessoal, sei que SPOA deixa realmente sem muita estabilidade, mas em relação a conforto (não se pode exigir muito) ficaria melhor com molas de Toy ou esses links e molas espiral das fotos a baixo? Pois minhas molas originais estão cansadas por isso eu estava pensando em mudar para uma dessas opções.
Eu não uso para trilhas como o amigo a cima , mas queria que ficasse com uma aparencia mais bonita e deixando mais alto da um outro estilo.

479051

douglasfrener
30/09/2014, 16:31
Molas de Toy custam por volta de 1400 e para fazer esses lift um amigo que só trabalha com isso cobra o preço de 1500 para os dois eixos prontos.

william_1966
30/09/2014, 17:22
E só com amortecedores Rancho já não levantaria pelo menos uns 3-5 centímetros? Se levantasse pelo menos isso, mais uns calços de carroceria de 2,5 pol já conseguiria uns 8cm, não? Aí já resolveria meu problema

Denis Takashi
30/09/2014, 22:21
E só com amortecedores Rancho já não levantaria pelo menos uns 3-5 centímetros? Se levantasse pelo menos isso, mais uns calços de carroceria de 2,5 pol já conseguiria uns 8cm, não? Aí já resolveria meu problema

Willian,

Os amortecedores por si só não levantam o carro, a função deles é dar estabilidade e não ter papel " estrutural", que é função das molas. O que um amortecedor maior pode possibilitar é levantar o carro e por ter mais curso de amortecedor não ter de alterar suportes e etc..

NMHO, o que vc gastaria com os ranchos dá pra usar um amortecedor mais simples e gastar em algo mais eficaz para resolver seu problema.

()´s

Denis Takashi
30/09/2014, 22:34
Pessoal, sei que SPOA deixa realmente sem muita estabilidade, mas em relação a conforto (não se pode exigir muito) ficaria melhor com molas de Toy ou esses links e molas espiral das fotos a baixo? Pois minhas molas originais estão cansadas por isso eu estava pensando em mudar para uma dessas opções.
Eu não uso para trilhas como o amigo a cima , mas queria que ficasse com uma aparencia mais bonita e deixando mais alto da um outro estilo.

479051

Vamo lá...

Quando se pensa em suspensão, não é somente mola+amortecedor que se leva em conta, o negócio é muito mais delicado.

Sem aquele papo " mas o engenheiro passa tantos anos projetando..." , mas a conversa sempre volta a este ponto.

1- Além da parte dinâmica, como Squat, Dive, Bumpsteer, constantes de mola e amortecedor e etc, tem a parte da resistencia dos materiais envolvida, pois as cargas mudam de lugar ( A longarina não foi feita para suportar uma torção nesse suporte de mola ) , ou será que o tirante vai aguentar uma pancada mais forte ?? e esse suporte da panhard feito de tubo soldado e ferro chato, sem nenhuma triangulação aparentemente ???

2- As molas de Toyota são uma adaptação também, porém utiliza peças que já são consagradas por sua robustez, então cada parafuso já se sabe que foi mais do que testado nas bands durantes esses anos todos, além do mais, não se muda os locais onde se concentram as cargas ou a geometria de trabalho do eixo.

As molas de band não deixam de ser uma adaptação/ gambiarra perante os aspectos de engenharia, porém são menos invasivas do que uma suspensão helicoidal.

Agora, se procura conforto, ele não vai andar junto do preço baixo não...

()´s

william_1966
30/09/2014, 23:01
Muito obrigado (novamente) Denis!!!

Quando falei que os amortecedores iriam "levantar o carro", falei justamente pensando em colocar um mais comprido.

Para o Spoa, levantando 12 cm, que é a estimativa do mecânico, gastaria 1100reais.

Se comprar 4 Ranchos #7425 (Amortecedor Rancho Dianteiro / Traseiro p/ Willys, Rural e F-75 (http://www.gama4x4.com.br/amortecedor-rancho-serve-na-dianteira-e-na-traseira-jeep-willys-rural-e-f-75-so-dianteiro-preco-unitario.html)) gastaria um total de 1400. Não muito diferente

Se os amortecedores derem uma levantada em 4 cm, com calços de 2,5 consigo mais 5 cm (300 reais, instalado), o que resolve tanto o problema da direção COMO UM QUE ESQUECI DE MENCIONAR: As rodas traseiras, ao fazer curva, raspam na borda do "alargador"...

PS: Uso os amortecedores da Ranger atualmente...


()´s

William Pussi

douglasfrener
01/10/2014, 16:23
Vamo lá...

Quando se pensa em suspensão, não é somente mola+amortecedor que se leva em conta, o negócio é muito mais delicado.

Sem aquele papo " mas o engenheiro passa tantos anos projetando..." , mas a conversa sempre volta a este ponto.

1- Além da parte dinâmica, como Squat, Dive, Bumpsteer, constantes de mola e amortecedor e etc, tem a parte da resistencia dos materiais envolvida, pois as cargas mudam de lugar ( A longarina não foi feita para suportar uma torção nesse suporte de mola ) , ou será que o tirante vai aguentar uma pancada mais forte ?? e esse suporte da panhard feito de tubo soldado e ferro chato, sem nenhuma triangulação aparentemente ???

2- As molas de Toyota são uma adaptação também, porém utiliza peças que já são consagradas por sua robustez, então cada parafuso já se sabe que foi mais do que testado nas bands durantes esses anos todos, além do mais, não se muda os locais onde se concentram as cargas ou a geometria de trabalho do eixo.

As molas de band não deixam de ser uma adaptação/ gambiarra perante os aspectos de engenharia, porém são menos invasivas do que uma suspensão helicoidal.

Agora, se procura conforto, ele não vai andar junto do preço baixo não...

()´s

Denis, e se fosse você ou qualquer outro amigo do fórum, o que fariam? Colocaria molas originais e fazia SPOA, deixava com originais sem SPOA ou partia para umas molas de Toy com ou sem SPOA?

Como é dificil quando se trata de modificações heim... hehe

Leo Chagas
01/10/2014, 17:12
Eu estou terminando a adaptação de motor ap com caixa de chevette.
Aproveitei e fiz o SPOA com as molas originais.
Virei o offset das rodas(eixo original do CJ)
Rodei pouco, mas gostei do resultado.
Agora está terminando a parte elétrica.
Todo serviço foi executado por mecânico de confiança e credibilidade aqui em BH.

Denis Takashi
01/10/2014, 22:27
Muito obrigado (novamente) Denis!!!

Quando falei que os amortecedores iriam "levantar o carro", falei justamente pensando em colocar um mais comprido.

Para o Spoa, levantando 12 cm, que é a estimativa do mecânico, gastaria 1100reais.

Se comprar 4 Ranchos #7425 (Amortecedor Rancho Dianteiro / Traseiro p/ Willys, Rural e F-75 (http://www.gama4x4.com.br/amortecedor-rancho-serve-na-dianteira-e-na-traseira-jeep-willys-rural-e-f-75-so-dianteiro-preco-unitario.html)) gastaria um total de 1400. Não muito diferente

Se os amortecedores derem uma levantada em 4 cm, com calços de 2,5 consigo mais 5 cm (300 reais, instalado), o que resolve tanto o problema da direção COMO UM QUE ESQUECI DE MENCIONAR: As rodas traseiras, ao fazer curva, raspam na borda do "alargador"...

PS: Uso os amortecedores da Ranger atualmente...


()´s

William Pussi

Bom,

A questão que nada para só nesses valores :

Se trocar para os ranchos, inevitavelmente vai ter que arquear feixe de mola, buchas, alguma mola que esteja quebrada ou que se julgue necessário reforçar, pois com um carro mais alto uma suspensão um pouco mais rígida ajuda a diminuir a rolagem.

Outra coisa é ver se os ranchos tem realmente mais curso do que os da ranger....

O SPOA não fica só nisso de preço : High steer é quase que de lei, senão a barra fica exposta a impacto... depois vem o acerto do caster ( muito dificil de fugir da obrigação de soldar os munhões), acerto do comprimento dos cardãs, flexíveis novos e etc....

tem que ver onde pega a roda também ... na pior das hipóteses não é crime cortar um pedaço da carroceria ou fazer um body lift, usar alargador e etc :mrgreen:

Denis Takashi
01/10/2014, 22:34
Denis, e se fosse você ou qualquer outro amigo do fórum, o que fariam? Colocaria molas originais e fazia SPOA, deixava com originais sem SPOA ou partia para umas molas de Toy com ou sem SPOA?

Como é dificil quando se trata de modificações heim... hehe

Deixava SPUA com molas de Band de boa qualidade... esses kits baratinhos de mola só vão piorar sua situação... Se você não vai malhar em trilha, usar pneuzão ou coisa do tipo, não vejo a necessidade de SPOA, ou existe alguma ??

Mola original com SPOA é perder serviço... vc arruma, faz tudo no jeito fica 100%... aí vc quebra umas molas mestras, troca 10 jogos de buchas, perde meia duzia de cueca com o body roll, " ganha " umas 2 pol de lift desnecessário por causa do pacote de molas e depois de tudo isso vc resolve usar feixe de band e perde boa parte do que tinha feito com os feixes originais....

()´s

tuna
02/10/2014, 10:44
Vamo lá...

Quando se pensa em suspensão, não é somente mola+amortecedor que se leva em conta, o negócio é muito mais delicado.

Sem aquele papo " mas o engenheiro passa tantos anos projetando..." , mas a conversa sempre volta a este ponto.

1- Além da parte dinâmica, como Squat, Dive, Bumpsteer, constantes de mola e amortecedor e etc, tem a parte da resistencia dos materiais envolvida, pois as cargas mudam de lugar ( A longarina não foi feita para suportar uma torção nesse suporte de mola ) , ou será que o tirante vai aguentar uma pancada mais forte ?? e esse suporte da panhard feito de tubo soldado e ferro chato, sem nenhuma triangulação aparentemente ???

2- As molas de Toyota são uma adaptação também, porém utiliza peças que já são consagradas por sua robustez, então cada parafuso já se sabe que foi mais do que testado nas bands durantes esses anos todos, além do mais, não se muda os locais onde se concentram as cargas ou a geometria de trabalho do eixo.

As molas de band não deixam de ser uma adaptação/ gambiarra perante os aspectos de engenharia, porém são menos invasivas do que uma suspensão helicoidal.

Agora, se procura conforto, ele não vai andar junto do preço baixo não...

()´s


:palmas::palmas: Já diziam por aqui há muito tempo atrás... nasceu com feixes, morre com feixes...

[]'s

Denis Takashi
02/10/2014, 21:03
:palmas::palmas: Já diziam por aqui há muito tempo atrás... nasceu com feixes, morre com feixes...

[]'s

E pior que é verdade.

Basta vc olhar que no CJ é facil adaptar qq motor e cambio, a reduzida nunca dá interferencia no chassis, sobra até um espaço.

Agora, vamos supor um Engesa : normalmente tem que fazer uma cirurgia no chassis para adaptar a t case da band.

Oh, mas o papo aqui não era suspensão ??

Sim, justamente por isso : o CJ nasceu para ter feixes, as longarinas são espaçadas entre si para aumentar a ação do feixe de molas - Por isso quando se coloca helicoidal no CJ é um parto : O chassis não dá espaço para a mola, o munhão dá interferencia ou vc faz aquela torre no eixo para apoiar a mola e se arrepender a cada manutenção no munhão ou perde os pudores e faz um serviço no chassis.

A engesa previu isso e pos as longarinas mais próximas entre si, tem espaço para a mola, o eixo é mais largo e etc...

Outra coisa que já vi algumas vezes é fazerem um 3 link sem usar um truss.... a carcaça do dana não aguenta torque na emenda do globo com a tubeira e o resultado é a quebra...

()´s

cristiano
13/07/2015, 21:36
Posso usar os mesmos 10mm nos feixes da Toyota no CJ5?

Quando o Giovanni explica para fazer uma linha no munhão para girar para Spoa.

cristiano
14/07/2015, 06:02
Outra coisa, alguém sabe de uma junta CV usadinha para vender?

cristiano
14/07/2015, 06:05
Tá doido? Ah, somou os 2 eixos...:mrgreen:

11° normalmente, uns 17° se quiser colocar o jipe no 3º andar...

Faça uma linha no tubo do eixo até o munhão. Gire o munhão 10mm (11,28°) nessa linha. Para um CJ com feixes originais (normais, sem estarem arqueados) é isso.

Na traseira pode fazer com o eixo e cardã no lugar. Ponha um macaco embaixo do pinhão e vá subindo até alinhar. Então aperte os feixes e solde a peça.

[]'s

Agora consegui marcar a resposta pelo celular... :)

Será que posso girar os mesmos 10mm usando o feixe de Toyota?

Denis Takashi
14/07/2015, 14:43
Agora consegui marcar a resposta pelo celular... :)

Será que posso girar os mesmos 10mm usando o feixe de Toyota?

Cristiano,

Não é mais fácil tirar a medida em graus ?? assim vc tem a certeza que o cáster e o angulo do Pinhão estão Ok para sua aplicação.

Analogamente : vc converter graus para mm nesse caso é como querer comprar linguiça por metro, pode até ter uma noção do peso por metro, mas nunca o peso exato. :mrgreen:

cristiano
15/07/2015, 01:52
Então vou refazer a pergunta, são os mesmo 11,28° usando o feixe de mola da Toyota?

Leo Chagas
15/07/2015, 09:08
Willys spoa passeando nas trilhas.

Denis Takashi
15/07/2015, 12:08
Então vou refazer a pergunta, são os mesmo 11,28° usando o feixe de mola da Toyota?

Depende,

Altura dos feixes, instalação das molas, powertrain utilizado... tudo isso influencia neste angulo.

O Jeito mais fácil é posicionar a carcaça para alinhar o cardã, pontear as sapatas. Baixa o carro em piso plano.
Feito isso, medir o cáster - Se ele deu, vamos supor 10º negativo, vc tem de girar 15 graus para positivar ele em 5º ( -10 +15 = 5)

()´s

Rodrigo Baratti
15/07/2015, 16:25
Depende,

Altura dos feixes, instalação das molas, powertrain utilizado... tudo isso influencia neste angulo.

O Jeito mais fácil é posicionar a carcaça para alinhar o cardã, pontear as sapatas. Baixa o carro em piso plano.
Feito isso, medir o cáster - Se ele deu, vamos supor 10º negativo, vc tem de girar 15 graus para positivar ele em 5º ( -10 +15 = 5)

()´s

Foi exatamente assim que acertei o meu.
Adaptei tb parte do procedimento a partir dessa orientação do Walnei.

507274 507275
507276 507277

tuna
15/07/2015, 18:04
Foi exatamente assim que acertei o meu.
Adaptei tb parte do procedimento a partir dessa orientação do Walnei.

507274 507275
507276 507277

X2, sempre fiz assim tb. e até hj só alegria.

[]'s

junin
30/01/2017, 19:08
Pra começar fazendo o certo mande adaptar os feixes de mola da toyota band, tem um tópico bem detalhado sobre o tema.

Os eixos toyota aguentam 37 sim;
Os eixos originais sendo reforçados(kits ensimec) também vão aguentar;
Se optar por eixos toyota ou Rural/F75 terá mais espaço pra adaptar os feixes e ganha wms(distancia entre rodas) maior do que mantendo os eixos originais com espaçadores;
Em qualquer dos eixos que vc escolher vai ter que instalar coroa e pinhão mais reduzidos(4,88 acima) e refazer os cardans;
A melhor adaptação de DH é a do opala ou da S10(que é igual a do Jeep americano), pra esses dois modelos de DH tem a opção de usar o braço pitman com curva maior(drop) mas isso não tem porque se preocupar.
Ensimec não faz o braço pitman;
Se usar DH do opala pode instalar pitman do Engesa(mais difícil de achar);
Se usar DH da S10 pode instalar braço pitman da F1000 e já que o high-steer está nos seus planos já utilizaria as barras de direção com terminais de F1000 que a Ensimec produz, deixando seu conjunto mais padronizado;

Basicamente é isso, o restante vc vai ter que ler e tirar suas conclusões a partir das experiências relatadas aqui nos tópicos e assim o assunto não fica repetitivo.

[]'s

Opa... acabei de colocar a suspenção da band e já respondeu metade das minhas dúvidas... rsrsr


más qual modelo/ano da DH da S10??

eu coloquei os amortecedores traseiros da Ranger no suporte originais más não gostei do curso todo aberto..
tem que mudar? os suportes? existe outro amortecedor com preço comercial melhor?

Sobre os cardans o que fazer? o dianteriro esta travando quando fica todo aberto e o traseiro está trabalhando muito inclinado pq estou sando caixa de chevete e ela foi muito para tras.....