PDA

Ver Versão Completa : Usando um 4x4 pela Primeira Vez



Adriano César F C Silva
01/10/2007, 17:36
Olá pessoal, sou novato tanto no Forum quanto ná prática 4x4.
Adquiri recentemente um Vitara e ainda não utilizei a tração, li o manual do proprietário e já me informei sobre alguns dados técnicos do veículo, mas gostaria muito da ajuda dos amigos.
Como por exemplo:

1 - Após ter parado o veículo completamente (em terreno off-road) como faço para mudar de 2H para 4H? e de 4H para 4L?

2 - Após ter utilizado o veículo tracionado e qerer voltar para o asfalto como faço para retornar de 4L para 4H ou 4H para 2H?

3 - Não entendi direto a história de ter que dar ré para engatar???

Desculpe as perguntas de iniciante, mas agradeço desde já a ajuda dos amigos.

Forte abraço a todos.

Adriano César
Vitara 5P JLXi 1.6 16v

Grassmann
02/10/2007, 09:43
Adriano,

Para engatar a 4H, basta parar o carro e acionar a alavanca.
Para engatar a 4L, a mesma coisa, pára o carro e empurra ela pra esquerda e depois pra frente.
Use o carro normalmente, desde que esteja em terreno com baixa aderência.
Para voltar de 4L para 4H, basta parar o carro e voltar a alavanca.
Para voltar de 4H para 2H, pare o carro e volte a alavanca para a posição correta.

Simples assim...

A questão de dar ré é somente para liberar as rodas livres do Vitara. Explico melhor... O Vitara tem rodas livres automáticas. Quando o carro está rodando em 2H, as rodas giram, mas os eixos e diferencial dianteiro não. Quando você engata a tração 4H ou 4L, o diferencial passa a ter tração (cardã gira), e faz com que os semi-eixos girem e "engatem" a tração nas rodas. (As rodas livres travam e passam a fazer a roda girar, tanto pra frente quanto pra trás). Simplesmente desligar o cardã (acionar a alavanca) não libera as rodas livres, que continuam "prendendo" a roda ao semi-eixo. Então, quando você anda, as rodas giram, os semi-eixos giram, e o diferencial também, mesmo que o cardã não esteja enviando torque ao diferencial. Quando você engata a ré sem que o cardã esteja tracionando, as rodas livres "destravam" (você ouve ela destravar - faz um "clic") e você passa a ter as rodas dianteiras "livres" de novo.

[]'s

Adriano César F C Silva
02/10/2007, 10:21
Obrigado pela força Leandro,

Deixa ver se entendi...

Primeiro eu paro o carro totalmente e aciono a alavanca (4H ou 4L), depois engato a ré movimento o veículo até escutar o clic do destravamento das rodas, após isso posso me movimentar normalmente.

Quando eu quiser voltar para 2H é só parar o veículo novamente, engatar a alavanca para 2H, engatar a ré novamente, me movimentar novamente para trás e escutar o clic novamente indicando o travamento das rodas.

É isso mesmo??

________________
Adriano César
Vitara 5P JLXi 1.6 16v BRANCO
Autobot Rachet

Grassmann
02/10/2007, 12:46
Não...
Para acionar a tração:
- Pare o carro;
- Acione 4H ou 4L;
- Ande normalmente

Para voltar a 4x2:
- Pare o carro;
- Acione 2H;
- Dê uma ré (ouça o "clic");
- Ande normalmente.

O destravamento só ocorre quando você libera as rodas novamente, e não quer mais tracioná-las. E isso só ocorre com a alavanca na posição 2H.

Adriano César F C Silva
02/10/2007, 14:08
Valeu Leandro, vou fazer a experiência como você me ensinou, espero estar logo, logo, fazendo altas aventuras. Obrigado pela força.

Forte Abraço.

Morcego
05/10/2007, 22:07
Não sei se é mito ou tem alguma razão tecnica, mas me recomendaram sempre que tracionar a viatura, pisar na embreagem e procurar estar com o volante na posição reta.

Adriano César F C Silva
08/10/2007, 15:04
Blz, Fernando...
Tb já me deram a mesma orientação.
Valeu pela força.
Forte abraço.

robertostreet
09/10/2007, 15:55
Esse topico me deixou aliviado pois eu tambem nunca engatei uma tração,já dirigi varios carro 4x4 mas nunca engatei a tração,talvez por não ter tido necessidade. Todos os carros 4x4 devemos ter os mesmos procedimentos aqui esplanados pelos amigos?

Loiro
09/10/2007, 16:01
Todos os carros 4x4 devemos ter os mesmos procedimentos aqui esplanados pelos amigos?

Duvida X2!!!

Grassmann
09/10/2007, 16:08
Não necessariamente.
Cada carro é um carro.
Se a caixa de transferência for sincronizada, pode engatar a 4x4H andando.
Se for roda livre manual, tem que travar a roda livre manualmente, e depois engatarm a alavanca dentro do carro. Na hora de desengatar, ao invés de dar ré, tem que destravar na roda.
Como saber? Consulte o manual.

Grassmann
09/10/2007, 16:13
Em tempo...
Se eu estiver em dúvida, sempre prefiro parar o carro e pisar na embreagem para engatar a tração. Mal não faz...
Mas a melhor coisa é ler o manual do carro, que é onde se tem as especificações. Lá é possível saber se a roda livre é automática, se dá pra engatar andando, até que velocidade, ...

Morcego
09/10/2007, 16:26
Esse topico me deixou aliviado pois eu tambem nunca engatei uma tração,já dirigi varios carro 4x4 mas nunca engatei a tração,talvez por não ter tido necessidade. Todos os carros 4x4 devemos ter os mesmos procedimentos aqui esplanados pelos amigos?

Roberto, tem varios tipos de acionamento e procedimentos de tração, uns são por alavanca outros por teclas no painel, umas viaturas tem tração 4x4 integral, outras não, o melhor é ver qual tipo de viatura é a sua e ler o manual.
Outro topico que esclarece algumas duvidas é este link, dê uma lida lá
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32411

Abrs

MORCEGO

robertostreet
10/10/2007, 19:33
Roberto, tem varios tipos de acionamento e procedimentos de tração, uns são por alavanca outros por teclas no painel, umas viaturas tem tração 4x4 integral, outras não, o melhor é ver qual tipo de viatura é a sua e ler o manual.
Outro topico que esclarece algumas duvidas é este link, dê uma lida lá
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32411

Abrs

MORCEGO
Fernado eu não tenho carro 4x4, sou iniciante no offroad, tenho muitas duvidas, eu pensava que poderia engatar a tração com o veiculo em movimento, mas com as explicações aqui, eu vi que não pode, tenho muito oque aprender ainda.

Serengetiman
10/10/2007, 20:28
Existem muitos 4x4 part-time em que se pode passar de 4x2 para 4x4 H com o veiculo em movimento até 80 km/h eu sempre agi assim com a minha SW4 e nunca tive problemas. Agora para passar de 4x4 H para 4x4 L ai sim precisa parar para fazer a mudança. Mas tem muito 4x4 que precisa parar para colocar a tração como foi dito anteriormente, abs

Morcego
10/10/2007, 21:07
Existem muitos 4x4 part-time em que se pode passar de 4x2 para 4x4 H com o veiculo em movimento até 80 km/h eu sempre agi assim com a minha SW4 e nunca tive problemas. Agora para passar de 4x4 H para 4x4 L ai sim precisa parar para fazer a mudança. Mas tem muito 4x4 que precisa parar para colocar a tração como foi dito anteriormente, abs

É isto ai !!!:concordo:

Edintruder
13/10/2007, 12:54
Os 4x4 com acionamento elétrico não precisam parar para acionar o 4x4hi. Se for acionamento por alavanca é bom consultar o manual, porém normalmente como a transmissão está girando na mesma velocidade, basta estar com as rodas livres travadas (quando forem manuais) que pode-se engatar o 4x4hi sem problemas. Porém sempre que for reduzir, obrigatoriamente o veículo deve estar parado. Em relação a pisar na embreagem é para evitar qualquer rotação desnecessária na caixa, porém como a caixa de transferência é ligada à saída de força da transmissão, basta estar parado para a Caixa de Transferência (CT ou T Case) ficar parada, então é ompletamente desnecessário pisar na embreagem para acionar ou desativar o 4x4.
Se o acionamento da tração for mecânico e a CT tiver a posição Neutro, Cherokee por exemplo, é necessário parar o veículo ou pisar na embreagem quando em movimento pois o conjunto ficará desacoplado por um período e após será reengrenado com velocidade diferentes caso não pise na embreagem.

Adriano César F C Silva
16/10/2007, 15:56
Amigos, e quanto ao Vitara, se pode rodar com ele no asfalto com a tração em 4H?

Abraço.

Morcego
16/10/2007, 16:09
Amigos, e quanto ao Vitara, se pode rodar com ele no asfalto com a tração em 4H?

Abraço.

Amigo,

Não pode não, mas leia em quais situações você pode usar 4x4 lendo o link que postei na mensagem N. 12.

Luciano SHAKALL
27/10/2007, 17:48
"Amigos, e quanto ao Vitara, se pode rodar com ele no asfalto com a tração em 4H?"
"Amigo, Não pode não, mas leia em quais situações você pode usar 4x4 lendo o link que postei na mensagem N. 12."
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32411Sobre rodar em 4x4 no asfalto, um tópico que também pode ajudar é esse: Rebocando fora da Trilha (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9758).
Apesar do título, o tópico não trata somente de "reboque", e sim o uso do 4x4 em uma situação de reboque no asfalto,
com dicas que podem ser utilizadas independente de se está rebocando ou não...

[]'s

Luciano SHAKALL
27/10/2007, 17:57
Putz, passei um tempinho "fora do Fórum" (minhas tão esperadas Férias :dance: ), e agora "tô de volta a ativa" ;) ,
mas só após ter postado, percebi que já faz uns 10 dias que o tópico "morgou".... :oops:

Bom, valeu a intenção :concordo: .

[]'s

Morcego
28/10/2007, 22:47
Putz, passei um tempinho "fora do Fórum" (minhas tão esperadas Férias :dance: ), e agora "tô de volta a ativa" ;) ,
mas só após ter postado, percebi que já faz uns 10 dias que o tópico "morgou".... :oops:

Bom, valeu a intenção :concordo: .

[]'s

Luciano,
Informação é sempre bem vinda e não tem data não !!!:concordo:

Adriano César F C Silva
19/11/2007, 20:48
Olá meus amigos,
Venho agradecer a todos pelas grandes dicas que me deram. Tudo que li foi de grande valia, pois, estou podendo desfrutar das maravilhas que só um 4x4 pode oferecer. Como falei no início sou um estreante nessa modalidade mas já estou desbravando minhas primeiras trilhas.

Obrigados a todos os amigos que postaram nesse tópico, como aos demais integrantes do 4x4 Brasil. Valeu! :concordo:

Diogo Trarbach
10/11/2008, 22:30
Boa noite amigos.

Sou iniciante no mundo 4 x 4, adquiri uma Ranger XLT 2002 da empresa onde trabalho, a viatura está bem rodada, mas como comprei barato, acredito que fiz um bom negócio. Ela está com o cardã diantairo "roncando", hoje fui engatar a tração em movimento no asfaltpo seco, deu um "estouro" e ela ficou travada. Estacionei a viatura, depois de uns dois minutos, com a tração desligada voltou ao normal. Podem me dizer o que fiz de errado?? Este barulho no cardã dianteiro é normal??

Obrigado e desculpem-me pelas perguntas, como citei acima sou iniciante no mundo 4 x 4.

DIOGO

Morcego
10/11/2008, 22:42
Boa noite amigos.

Sou iniciante no mundo 4 x 4, adquiri uma Ranger XLT 2002 da empresa onde trabalho, a viatura está bem rodada, mas como comprei barato, acredito que fiz um bom negócio. Ela está com o cardã diantairo "roncando", hoje fui engatar a tração em movimento no asfaltpo seco, deu um "estouro" e ela ficou travada. Estacionei a viatura, depois de uns dois minutos, com a tração desligada voltou ao normal. Podem me dizer o que fiz de errado?? Este barulho no cardã dianteiro é normal??

Obrigado e desculpem-me pelas perguntas, como citei acima sou iniciante no mundo 4 x 4.

DIOGO

Amigo,

Bem vindo ao Forum.

Poste sua duvida no espaço que fala sobre Rangers, você terá mais ajuda que neste topico que está parado a muito tempo e não é o mais apropriado para seu problema.:concordo:

Diogo Trarbach
11/11/2008, 12:49
Obrigado pela dica amigo.

rbrunato
21/01/2009, 22:38
Aproveitando o tópico...
Sempre tive vitara que todos aqui sabem que tem a roda livre automática.
Por isso nunca me preocupei em me aprofundar nesse assunto.
Agora estou com um Troller que tem a Roda Livre manual.
Pois bem, somente agora me dei conta de uma duvida:
Se eu engatar o 4x4 mas não acionar as rodas livres, o que acontece?
Ou melhor, o que NÃO acontece? rs
Uma vez já tive que sair do carro no meio de um lago para cionar estas malditas rodas livres porque com elas desconectadas, o carro ficou.
Liguei as rodas e o carro saiu facil facil, como se estivesse no asfalto.
Foi aí que a duvida surgiu.

aareal
21/01/2009, 23:59
Aproveitando o tópico...
Sempre tive vitara que todos aqui sabem que tem a roda livre automática.
Por isso nunca me preocupei em me aprofundar nesse assunto.
Agora estou com um Troller que tem a Roda Livre manual.
Pois bem, somente agora me dei conta de uma duvida:
Se eu engatar o 4x4 mas não acionar as rodas livres, o que acontece?
Ou melhor, o que NÃO acontece? rs
Uma vez já tive que sair do carro no meio de um lago para cionar estas malditas rodas livres porque com elas desconectadas, o carro ficou.
Liguei as rodas e o carro saiu facil facil, como se estivesse no asfalto.
Foi aí que a duvida surgiu.

As rodas livres tem a função de conectar as rodas (através dos cubos) aos semi-eixos, que se conectam ao diferencial, que se liga ao cardan que se liga a T-case.

Se você engata o 4x4 e as RL's estão desligadas, os semi-eixos irão girar em falso, não transmitindo o torque as rodas dianteiras.

Quando você liga as RL's, todo o conjunto dianteiro (semi-eixos, diferencial e cardan) estará conectado. No caso de se engatar 4x2, o torque não sera transmitido as rodas, pois não haverá a transmissão de torque entre a T-case ao cardan dianteiro. Quando se engata o 4x4, o ciclo se completa e o torque é transmitido para as rodas.

Sendo assim, quando você imaginar que pode ser necessário utlizar a tração dianteira, ligue as RL's, mesmo que vá utilizar também o 4x2. Não é necessário ficar ligando e desligando toda vez que for alternar a posição da alavanca da tração entre 4x4 e 4x2.

Desligar as RL's apenas serve para poupar o desgaste dos componentes da trasmissão dianteira e diminuir a inercia do conjunto e o consumo (mesmo que seja infima a diferença).

Espero ter esclarecido.

rbrunato
22/01/2009, 09:49
As rodas livres tem a função de conectar as rodas (através dos cubos) aos semi-eixos, que se conectam ao diferencial, que se liga ao cardan que se liga a T-case.

Se você engata o 4x4 e as RL's estão desligadas, os semi-eixos irão girar em falso, não transmitindo o torque as rodas dianteiras.

Quando você liga as RL's, todo o conjunto dianteiro (semi-eixos, diferencial e cardan) estará conectado. No caso de se engatar 4x2, o torque não sera transmitido as rodas, pois não haverá a transmissão de torque entre a T-case ao cardan dianteiro. Quando se engata o 4x4, o ciclo se completa e o torque é transmitido para as rodas.

Sendo assim, quando você imaginar que pode ser necessário utlizar a tração dianteira, ligue as RL's, mesmo que vá utilizar também o 4x2. Não é necessário ficar ligando e desligando toda vez que for alternar a posição da alavanca da tração entre 4x4 e 4x2.

Desligar as RL's apenas serve para poupar o desgaste dos componentes da trasmissão dianteira e diminuir a inercia do conjunto e o consumo (mesmo que seja infima a diferença).

Espero ter esclarecido.

Esclareceu...
Acho que voltarei às automáticas! rsrsrs
Era até engraçado antes, com o vitara, quando eu simplesmente acionava o 4x4 e ficava vendo todo mundo sair do carro para engatar as manuais. rsrss
Agora entrei para este grupo e também tenho que sair do carro no inicio da trilha. :mrgreen:

Morcego
22/01/2009, 10:43
Esclareceu...
Acho que voltarei às automáticas! rsrsrs
Era até engraçado antes, com o vitara, quando eu simplesmente acionava o 4x4 e ficava vendo todo mundo sair do carro para engatar as manuais. rsrss
Agora entrei para este grupo e também tenho que sair do carro no inicio da trilha. :mrgreen:

Existe varios Vitaras com RL manual, alguns vieram de fabrica e outros colocadas por seus proprios donos. A RL manual é mais resistente que a automática em uso severo.

aareal
22/01/2009, 14:01
Esclareceu...
Acho que voltarei às automáticas! rsrsrs
Era até engraçado antes, com o vitara, quando eu simplesmente acionava o 4x4 e ficava vendo todo mundo sair do carro para engatar as manuais. rsrss
Agora entrei para este grupo e também tenho que sair do carro no inicio da trilha. :mrgreen:

As automaticas não aguentam o tranco não. Quando você mais precisa delas, já era!

Como eu disse antes, você pode ficar com as RL's ligadas, mesmo em 4x2 sem problema. Antes de começar a trilha, ligue, quando acabar desligue.

Inclusive, existem jeeps que nem RL têm (queixo duro). No lugar delas, eles têm flanges que ligam diretamente os semi-eixos aos cubos de roda.

rbrunato
22/01/2009, 16:00
As automaticas não aguentam o tranco não. Quando você mais precisa delas, já era!

Como eu disse antes, você pode ficar com as RL's ligadas, mesmo em 4x2 sem problema. Antes de começar a trilha, ligue, quando acabar desligue.

Inclusive, existem jeeps que nem RL têm (queixo duro). No lugar delas, eles têm flanges que ligam diretamente os semi-eixos aos cubos de roda.

Estava brincando quando falei que voltaria às automaticas, sei que as manuais são bem mais confiáveis.
No fórum do Suzuki o pessoal comenta bastante este assunto.
Sorte que nunca aconteceu comigo. rs

Edu-MA
23/01/2009, 12:44
Olá pessoal sou novo no mundo 4x4, gostaria de saber se existe algum livro/manual falando sobre tecnicas

abs

Rogério Nunes
24/04/2009, 17:35
Boa tarde pessoal, sou novo no mundo 4x4, adquiri um grand vitara 3p a pouco tempo.
Gostaria de saber se apos a utilização do 4x4 no GV é necessario a famosa ré para desativar as "rodas livres". Se sim, se o estalo da para ouvir facilmente.

Falo isso porque eu aciono a 4x4 rodo, e depois que volto para 4x2 dou uma ré e não escuto nda. :lol::lol:

Abraços.

MEXICANO
25/04/2009, 15:25
Existe sim....um livro de técnica 4x4 ( http://www.tecnica4x4.com.br/ (http://www.tecnica4x4.com.br/)) mas a edição esta esgotada....liguei lá e a previsão é no segundo semestre de 2009.

Abraço.

Rogério Nunes
28/04/2009, 00:31
Boa tarde pessoal, sou novo no mundo 4x4, adquiri um grand vitara 3p a pouco tempo.
Gostaria de saber se apos a utilização do 4x4 no GV é necessario a famosa ré para desativar as "rodas livres". Se sim, se o estalo da para ouvir facilmente.

Falo isso porque eu aciono a 4x4 rodo, e depois que volto para 4x2 dou uma ré e não escuto nda. :lol::lol:

Abraços.

Poxa vida, ninguem tem um GV para comentar e tira minha dúvida.

Carlos Lourenço
25/05/2009, 14:28
Poxa vida, ninguem tem um GV para comentar e tira minha dúvida.

Fala, meu chapa.Sou tão novo no mundo 4x4 quanto vc, mas acho que pode ser uma dessas duas possibilidades:1 - ou seu gv não tem RL2 - ou, se tem, é automático.Lembrando que é apenas um "achismo" meu. Digo isso pq eu tenho um Tracker e tb não ouvi nenhum "click" quando desconecto o 4x4.Grande abraço.

LARINI
08/07/2009, 21:59
Boa Noite


Alguem pode me informar se não for incômodo se esse livro técnica 4x4 ja esta sendo vendido, se esta, aonde posso adquirir.

Obrigado pela atenção

abraço

Ronaldo B.
08/07/2009, 23:12
Boa Noite


Alguem pode me informar se não for incômodo se esse livro técnica 4x4 ja esta sendo vendido, se esta, aonde posso adquirir.

Obrigado pela atenção

abraço

Larini,

Esse livro está esgotado conforme está informado nos links abaixo:

http://www.submarino.com.br/produto/1/186412/tecnica+4x4:+guia+de+conducao+fora+de+estrada

http://www.tecnica4x4.com.br/livro/livro_2/Livro_edi2.htm


[]´s

luiztacco
09/07/2009, 08:15
Boa tarde pessoal, sou novo no mundo 4x4, adquiri um grand vitara 3p a pouco tempo.
Gostaria de saber se apos a utilização do 4x4 no GV é necessario a famosa ré para desativar as "rodas livres". Se sim, se o estalo da para ouvir facilmente.

Falo isso porque eu aciono a 4x4 rodo, e depois que volto para 4x2 dou uma ré e não escuto nda. :lol::lol:

Abraços.

Nos Gvs a roda livre é acionada por um sistema de "vacuo" onde elas travam e destravam as rodas. Então não precisa dar a famosa ré, como nos vitarinhas.

Marco Aurélio R Guimarães
09/07/2009, 12:33
Existe sim....um livro de técnica 4x4 ( http://www.tecnica4x4.com.br/ (http://www.tecnica4x4.com.br/)) mas a edição esta esgotada....liguei lá e a previsão é no segundo semestre de 2009.

Abraço.

Ainda temos alguns exemplares... Confiram no http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=39&categoria=10&inf=&a1=Livro (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=39&categoria=10&inf=&a1=Livro)

Abraços!

LARINI
09/07/2009, 13:42
Larini,

Esse livro está esgotado conforme está informado nos links abaixo:

http://www.submarino.com.br/produto/1/186412/tecnica+4x4:+guia+de+conducao+fora+de+estrada (http://www.submarino.com.br/produto/1/186412/tecnica+4x4:+guia+de+conducao+fora+de+estrada)

http://www.tecnica4x4.com.br/livro/livro_2/Livro_edi2.htm (http://www.tecnica4x4.com.br/livro/livro_2/Livro_edi2.htm)


[]´s

Estou aprendendo a mexer com o mecanismo do forum, qualquer erro me desculpem.:parede:
Observação:Alguem pode me indicar uma area de teste de mensagem do forum.

Ronaldo Boa Tarde e obrigado pela atenção.

Estive olhando e me pareceu muito bom esse livro com pouco mais de 250 paginas,(Marco Aurelio muito obrigado pela indicação do link) http://www.lojamestre.com.br/lojas/a...&inf=&a1=Livro (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=39&categoria=10&inf=&a1=Livro) vou adquiri-lo, ler, e com certeza vou aprender muita coisa desse mundo fascinante que é o offroad, agora que estou me aposentando vai ser uma grande distração.
Tive varios 4x4 e entre eles dois jeep willys mas nunca pratiquei essa modalidade tão bacana, sempre foi por necessidade, poucas vezes usei a tração desses veículos.

Obrigado a todos.

Marco Aurélio R Guimarães
09/07/2009, 21:56
Caro Larini:
Me desculpe... Verifiquei hoje pela manhã na loja e os dois últimos exemplares que tínhamos foram vendidos de madrugada... Provavelmente algum boêmio... eheheh. Agora, definitivamente, está com a edição esgotada... Atualizaremos o site assim que sair a nova edição!
Abraço!

LARINI
09/07/2009, 22:30
Boa noite Marco Aurelio

Fico grato pela sua atenção e vou esperar, pois acredito que a nova edição não vai demorar, vou ficar atento nesse tópico, quando vc os tiver peço a gentileza de me comunicar se não for muito incômodo.

Obrigado pelo alerta.

PauloLimited
13/05/2011, 14:27
Então, pra quem usa o 4x4 no asfalto molhado, sabe q num é bom fazer curvas fechadas. Mas se for em terrenos q presise do 4x4, por exemplo, na época das chuvas tem um subida chegando na fazenda q so 4x4 sobre,4x2 so com corrente no pneu, e essa subida tem uma curvas bem fechadas e o piso é um barro liso q desliza muito fácil, se perde tração muito fácil. E agora como q eu faço posso continuar a utilizar o 4x4 nessas curvas ou tenho q desativar ?

CarlãoBH
14/05/2011, 19:19
O 4x4 so vai arrastar o pneu se vc estiver em uma superficie com muito atrito (asfalto), no barro, lama, etc, é possivel manobrar normalmente, pois os pneus deslizam sobre o barro. Ou seja, põe o 4x4 e açulera morro acima, rsrsrs

Annibal
14/05/2011, 19:39
O 4x4 so vai arrastar o pneu se vc estiver em uma superficie com muito atrito (asfalto), no barro, lama, etc, é possivel manobrar normalmente, pois os pneus deslizam sobre o barro. Ou seja, põe o 4x4 e açulera morro acima, rsrsrs

rsrsrsrsrsrs...

PauloLimited
15/05/2011, 15:28
Vlw moçada.

mauriciocluster
22/06/2011, 15:35
Olá galera,
também comecei a participar do fórum 4×4 agora e essa era uma das minhas dúvidas. Valeu pela dica, irei ler o manual com atenção e ver os procedimentos. Até!

mauriciocluster
22/06/2011, 15:36
Olá galera,
Também comecei a participar do fórum 4×4 agora e essa era uma das minhas dúvidas. Valeu pela dica, irei ler o manual com atenção e ver os procedimentos. Até!

Cacipore
20/11/2011, 13:32
Prezados,

Também sou novato no mundo 4x4 e estou buscando algum curso de pilotagem off-road em São Paulo, alguém saberia me indicar algum? Também agradeço a indicações de algum jeep clube e uma ofinica especializada é claro!
Tenho um jeep Willys adiquirido rescentemente.

JJVET
24/11/2011, 13:08
bora para as trilhas....
itapecerica no sabadão....
prática associada a amizades e aprendizados "in locco"
abração
JOffre