Ver Versão Completa : Roda Livre, como funciona no JPX?
Olá, pesquisei bastante pra tentar entender como é o esquema de Roda livre no JPX que não tem roda livre, hehehe
Pelo que ví as versoes mais novas utilizam roda livre manual, e os mais antigos não tem. Ai achei estranho esse "não tem" ela é uma flange queixo duro ou é uma roda livre automática?
Se for automática quero saber se é boa ou se é mais uma automática que não serve pra nada, e saber se é possível substituir por uma manual.
Abraço a todos!!
joão k. chikui
01/10/2007, 12:51
Chiari
Simplesmente , como um autêntico Jeep militar , não tem RL até fins de 95.mas , tem inúmeras vantagens em relação aos modernos com RL, assim como desvantagens, como é um tema muito polêmico, se quiser te mando por MP, é só avisar.
Chiari
Simplesmente , como um autêntico Jeep militar , não tem RL até fins de 95.mas , tem inúmeras vantagens em relação aos modernos com RL, assim como desvantagens, como é um tema muito polêmico, se quiser te mando por MP, é só avisar.
Olá João, primeiro quero agradece-lo pela atenção, se puder enviar para meu e-mail é melhor pois minhas MPs não estão funcionando.
marcoschiari05@yahoo.com.br
Então pelo que voce disse a ponta de eixo está sempre acoplada ao cubo, estando ou não traçado certo?
Abraço
joão k. chikui
02/10/2007, 12:48
Corretíssimo. Vc só desliga o 4x4 na alavanca e fica com a transmissão dianteira rodando. Vou te mandar minha modesta opinião em pvt.
eita assunto polemico...ainda prefiro meus eixos sem RL....dizem que são bem mais parrudos....
abs
Mourão GP
07/10/2007, 20:48
Amigos este é um ótimo forum para discutirmos amistosamente nossa diversas opiniões, podem colocar as suas sem medo de ser feliz;o máximo que pode acontecer é alguem discordar.Estou curioso p/ saber da opinião do João.Se não quiser colocar aí manda p/ glaucopmourao@yahoo.com.br. O meu J é 96 sem roda livre e acho ótimo não ter que descer toda hora em que sai da trilha e entra na estrada de terra.Nunca quebrou.Valeu.
joão k. chikui
07/10/2007, 22:04
Glauco , ambos os eixos Carraro são parrudíssimos, porém os acima da 96 , com RL usam um rolamento grande com retentor interno , fabricado apenas pela SKF espanha e que custa bem carinho. vários amigos que possuem este eixo tiveram de trocar o rolamento por problema no retentor.
O carraro sem RL usa o sistema de flutuante tipo de bandeirante , com dois rolamentos conicos e 1 retentor independente:Muito bom e incrivelmente barato 1/5 ou 1/6 do preço do primeiro.
Se não fosse isto , preferiria o moderno.
Nunca tinha me importado pelo fato de meu jota 95 não possuir RL, pensava só no menor desgaste dos componentes internos do diferencial até que um dia num passeio por uma estrada asfaltada tive um problema gravissimo.
Rodando a uns 60 km/h em uma curva para a direita o diferencial dianteiro do meu Jota travou fazendo o carro invadir a pista contraria e ao parar ficou imovel. Não ia para frente nem para traz.
Por sorte não vinha nenhum outro veiculo em sentido contrario e nem despenquei de uma ribanceira.
No momento não imaginava o que tinha acontecido e depois de algumas tentativas consegui movimentar o carro em marcha a re mas não ia para frente de modo algum.
A causa disto foi o travamento de um rolamento do pinhão que tive que troca-lo.
Considerando que este jota sempre foi usado como carro de passeio com baixa kilometragem e revisões em dia, imaginem os que vão para trilhas e competições.
Depois disso só uso RL acionada nas trilhas.
Tenho um Jota 93 e estou pretendendo instalar RL, alguem já estudou alguma adaptação para este modelo sem que seja preciso trocar os rolamentos?
portugues
14/10/2007, 10:27
olá amigos !! e os diferenciais da land rover ? eles tb não tem rodas livres correto poderiam ocorrer este mesmo problema que ocorreu com o fm_fowi ou não tem nada a haver??
Nunca tinha me importado pelo fato de meu jota 95 não possuir RL, pensava só no menor desgaste dos componentes internos do diferencial até que um dia num passeio por uma estrada asfaltada tive um problema gravissimo.
Rodando a uns 60 km/h em uma curva para a direita o diferencial dianteiro do meu Jota travou fazendo o carro invadir a pista contraria e ao parar ficou imovel. Não ia para frente nem para traz.
Por sorte não vinha nenhum outro veiculo em sentido contrario e nem despenquei de uma ribanceira.
No momento não imaginava o que tinha acontecido e depois de algumas tentativas consegui movimentar o carro em marcha a re mas não ia para frente de modo algum.
A causa disto foi o travamento de um rolamento do pinhão que tive que troca-lo.
Considerando que este jota sempre foi usado como carro de passeio com baixa kilometragem e revisões em dia, imaginem os que vão para trilhas e competições.
Depois disso só uso RL acionada nas trilhas.
Tenho um Jota 93 e estou pretendendo instalar RL, alguem já estudou alguma adaptação para este modelo sem que seja preciso trocar os rolamentos?
Essa possível adaptação de uma roda livre de fato poderia ser uma exelente solução para os Jotas mais antigos, ainda sem roda livre.
Nunca desmontei minha dianteira para avaliar um possível adaptação, porem gostei da idéia!!
Só mais uma dúvida, é possível montar o sistema de roda livre dos eixos modernos nos eixos antigos sem fazer nenhuma adaptação?
Quanto a esse rolamento muito caro não é possível adaptar um retentor?
Abraco a todos!
joão k. chikui
17/10/2007, 12:44
Chiari, nunca vi um carro com a manutenção em dia travar um rolamento de pinhão sem estar em uso forçado. Deve ter roncado muito , estourado o retentor e jogado todo o oleo fora.
Na verdade gosto do eixo antigo pois usei direto por cinco anos sem um problema sequer , mas , o meu atual já usa flutuante de Band .
Essa possível adaptação de uma roda livre de fato poderia ser uma exelente solução para os Jotas mais antigos, ainda sem roda livre.
Nunca desmontei minha dianteira para avaliar um possível adaptação, porem gostei da idéia!!
Só mais uma dúvida, é possível montar o sistema de roda livre dos eixos modernos nos eixos antigos sem fazer nenhuma adaptação?
R: Não
Quanto a esse rolamento muito caro não é possível adaptar um retentor?
R:Não
Abraco a todos!
Concordo em genero, número e grau com vc joão.....
apesar de alguns pequenos problemas dos eixos originais....já ouvi falar que os com RL são muito mais frágeis e um potencial adaptação seria muito custosa e tornaria os eixos frágeis......
abs
João sempre existe o 1º caso .
Esse jota foi da minha mãe desde zero, ela fez apenas uma trilha com ele onde ela tombou-o e após isso ela nunca mais sequer conseguia manobrar o jipe onde ele se inclinava um pouco. E ela tbm sempre foi muito xata com as manutenções dos carros dla.
Se eu não me engano não fazia nem uma semana q ela havia mandado fazer um lubrificação de td´s componetes mecânicos qnd ocorreu esse incidente de travar o rolamento.
Após isso ela acabou desanimando e vendeu o jota:cry:.
Ps.:Qm havia feito o relato desse problema foi meu pai, mas como eu havia logado no pc dle momentos antes dele responder o tópico, o post entrou pela minha conta.
Eu não estava junto com eles qnd ocorreu o incidente, mas sei por falta de manunteção ou abuso jamais aconteceria qualquer problema naquele jota.mesmo assim eles podem ter sido um caso isolado de falha mecanica.
Se fosse no meu 51 ou no jota do meu pai até teria mais cabimento uma falha dessa pois os 2 são usados em trilha.
paulo_mineiro
17/10/2007, 22:50
Chiari, nunca vi um carro com a manutenção em dia travar um rolamento de pinhão sem estar em uso forçado. Deve ter roncado muito , estourado o retentor e jogado todo o oleo fora.
Na verdade gosto do eixo antigo pois usei direto por cinco anos sem um problema sequer , mas , o meu atual já usa flutuante de Band .
João, vc nunca viu mas agora está sabendo que pode acontecer.... não faltou oleo, não estava roncando e nem estava em uso forçado... sem nenhum motivo o rolamento estourou e travou...
joão k. chikui
18/10/2007, 00:24
Paulo
Deve ter sido problema de pré-carga errada ou algo raríssimo.
Paulo
Deve ter sido problema de pré-carga errada ou algo raríssimo.
Olá Sr.s, creio tambem que seja um saso raro, pois travar rolamentos cónicos sem ter faltado óleo, seja qual for o estado do rolamento já é algo muito difícil de acontecer.
Indaguei a questão da roda livre pois sempre tive CJ, e como Jteiro de pouca data ainda estou me adaptando a idéia de ter o carda dianteiro sempre girando, embora isso não tenha me gerado nenhum tipo de inconveniente até agora, e sinceramente creio que não vai gerar no futuro.
Abraço a todos.
joão k. chikui
18/10/2007, 12:37
Chiari, Paulo
A regulagem de pré-carga dos rolamentos do pinhão dos eixos Carraro é o único que conheço que é regulado de forma particular. Talvez algum mecanico acostumado com bandeirante ou Willys apertou bem , achando que fosse igual , o rolamento trabalhou sem folga , aquece e trava.
É um eixo fantástico, porém exigente .
paulo_mineiro
18/10/2007, 15:08
Acredito que foi falha na peça, alguma trinca ou falta de material que com o uso acabou partindo causando o travamento. Naquele dia tinha usado o Jota para ir a um restaurante a menos de 1 kilometro de minha casa e depois que sai de lá não rodei 2 kilometros em estrada asfaltada a menos de 50 km/h.
Quanto a regulagem não tenho como informar, este eixo nunca tinha sido mexido, mas numa linha de montagem tudo pode acontecer.
joão k. chikui
18/10/2007, 15:57
Paulo
Esse jeep do seu Avatar é uma Land ou um Jota capota de lona? Se for um Jota , já sei de quem o Leonardo copiou o dele(fio entupido).
Parabéns , muito linda a viatura.
Paulo, vc que é o pai do Fm do 51 ? Eu tb tenho um 51 .
Abraços.
Fala João, pior que eu nunca tinha visto esse avatar....
e pior ainda pq eu ia colocar uma capota preta (uma reclamação da minha esposa), mas achei essa capota completa por um preço fantastico e zerada...e agora vai ficar assim por um bom tempo, já que gostei do resultado.....
abs
João,
O Paulo é meu pai sim, meu nome tbm é Paulo.:mrgreen:
A foto é do Avatar dle é do jota dle.
Desculpa eu responder a pergunta no lugar dle, mas é que as vezes ele enrrola muito para responder os posts(por falta de tempo).:oops:
Abraços
joão k. chikui
19/10/2007, 01:45
Tá jóia , Paulo
Parabéns, tá lindão as viaturas. Desculpe o mau entendido.
Quando vier prá esses lados de São Paulo , dê um alo ou MP e fazemos uns passeios de jeep.
Abraços.
Pode deixar João,
Qnd passar por ai dou um toque em vc sim.
E no caso de vc passar aqui pelo sul de minas tbm avise-me e marcamos de dar um role pela região, temos otimas trilhas por aqui e a região tembelas paisagem!!!
:mrgreen:
Abraços
joão k. chikui
19/10/2007, 07:07
Paulo
Estou precisando ir a Campanha visitar a cidade do Salviano, é muito longe?
João,
Acredito de seja no maximo uns 120Km.
Mas dependendo de por onde vc vier Itajubá é caminho para se chegar em campanha.
Abraços