Ver Versão Completa : Cebolinha da temperatura do BF161
Humberto Barbosa
30/09/2007, 17:18
Olá pessoal,
Tenho um CJ5 todo original com motor 6 cilindros e estou com dificuldade para por o marcador de temperatura para funcionar.
O indicador do painel está funcionando. Mandei revisar há uma semana numa casa de velocímetro.
É praticamente certo que o problema está na cebolinha, mas eu não encontro de jeito nenhum a bendita pra comprar. O jeep é 1966 e a cebolinha, pelo que eu andei pesquisando, é a grande (parece que existem 3 tipos), tem mais ou menos 21mm de diâmetro e o encaixe do chicote na cebolinha é feito por uma porca.
Eu encontrei a cebolinha do tamanho médio e um adaptador para encaixá-la no motor, mas fiquei na dúvida se essa cebolinha seria compatível com o painel que é 12V, enquanto a maioria é 5 ou 6V.
Pergunto, alguém já usou ou sabe se dá certo o uso desse adaptador?
Se souberem ou puderem me indicar onde encontro a cebolinha grande, seria melhor ainda.
Um abraço,
Humberto
Band93
CJ5 66
humberto,
talvez eu esteja enganado mas não existe esta relação que está te preucupando.
acho que a compatibilidade na questão dos volts é só com os intrumentos do painel(regulador tensão), a cebolinha , creio, deve retornar uma medição através do aterramento(-)no bloco.
aguarde alguma manifestação dos mais entenditos, um abraço.
mola
Humberto Barbosa
30/09/2007, 18:40
Fala Mola,
Acho que fui um pouco confuso.
Na verdade a minha preocupação está em tentar usar um sensor que tenha as resistências compatíveis com o indicador do meu painel (VDO 12V). Por exemplo, se eu usar uma cebolinha do conjunto que seja de um painel para 5V no meu painel que é 12V talvez a indicação saia errada por que a resistência dessa cebolinha adaptada pode ser diferente.
Valeu pela força!
Um abraço,
Humberto
Humberto , bom dia
Eu compreendi a sua dúvida.
Faz pouco tempo que comprei o meu primeiro CJ5, também tive problemas com os instrumentos/velocímetro. Eu mesmo desmontei o velocímetro e dei uma geral, não funcionava nada (odometro/velocidade/temp/comb).
Como não entendo nada de Jeep nem de instrumentos recorri ao fórum, pesquisei bastante. Em todos os tópicos que pesquisei não achei nenhuma referência a esta sua dúvida, que creio ser relevante.
Este assunto- medição/temperatura já foi muito discutido acho que alguém lembraria deste detalhe.
É só um palpite, vamos ver se alguém mais se manifesta, também fiquei curioso.
Ainda não terminei a reforma do velocímetro, por enquanto estou me virando com uma gambiarra, consegui(ganhei) num desmanche um sensor original de opala, fiz um suporte e fixei provisoriamente na viatura.
Um abraço
mola
Humberto, bom dia.
Dexa eu ver se entendi, vc tem o painel original, ok !?
e tá atras da cebolinha original ( no caso, seria a grande, é isso ? )
Se for, eu tb tive o mesmo problema ...
Se estiver próximo à capital, dê uma passada na JIPEBRÁS, procurei esta cebolinha por lá há uns 2 meses atrás, e eles tb não tinham ... mas, caso queira, eles vendem uma que é menor com um adaptador, mas certifique-se antes da "marca" do seu marcador, se não me engano à que eles fornecem é para "VDO". Acaba saindo tudo ( cebolinha + adaptador ) isso + - 40 conto, por aí.
Mas, caso vc não queira adaptar, dê uma passada na GUIMACASTRO, ( fica bem próximo à JIPEBRÁS, eles mesmos me indicaram. ) lá, encontrei a cebolinha do BF161, a grande, ... por 55 conto, ... se precisar tenho o tel e end.
É bom vc levar a sua cebolinha também para não ter erro, ... pode ser q a rosca seja diferente.
Neste local que escontrei, o Senhor q me atendeu falou que a grande "não era original do BF161", eu até fiquei meio na dúvida, porque a minha cebolinha não entra toda a rosca no bloco, e parece que havia um tipo de vedação na mesma, pensei que foi adaptada ... já na JIPEBRÀS, eles me falaram que é original pelo ano do meu jipe.
Bom, fica ae a dica, ...
[ ]'s falow ! :concordo:
Comprei a minha no Josewal... o duro é que ainda não consegui fazer o ponteiro funcionar, portanto não posso garantir que é a correta.
A cebolinha que comprei não encaixava direto no motor. Era muito pequena. Precisou colocar um adaptador.
Humberto Barbosa
01/10/2007, 22:31
JP, sou da capitar. Procurei na jipebras e eles não tinham mais o adaptador. Encontrei o adaptador + cebolinha MTE na Josewal por R$39,00. Acho que mesmo o indicador sendo VDO pode não casar direito por que existem dois tipos (no mínimo) de painel VDO conforme o ano.
Agora essa loja que você indicou parece bem interessante. Dei uma pesquisada e encontrei o endereço: Rua General Osório 715. A cebolinha grande é original sim. Parece que saiu até 68. Vou ver se passo lá ainda essa semana.
Dantas, foi justamente no josewal que eu vi a cebolinha com o adaptador. Segundo o vendedor, eu precisaria colocar e testar pra ver se dava certo, daí preferi perguntar aqui no fórum antes de comprar. Se quiser posso te indicar um lugar que conserta velocímetros que fica próximo da jipebrás.
Um abraço,
Humberto
Rogério Barthy
02/10/2007, 10:32
Tive que trocar o cabeçote do meu BF-161 e agora, não consigo mais ter a leitura correta da temperatura, já que a cebolinha utilizada é a menor.
O relógio é o VDO que comprei novo à uns 4 anos e não consigo uma cebolinha correta sendo a que estou utilizando, logo que o motor é ligado, vai no limite do quente.
Anteriormente instalei uma resistência entre o relóvio e a alimentação elétrica e ele trabalhava corretamente (TEMPERATURA E COMBUSTÍVEL).
Instalei um relógio da Willitec para ter um controle melhor da temperatura e a minha surpresa é que ele não consegue marcar a temperatura no cabeçote, somente quando eu faço o teste na panela com agua fervente ele marca 90 / 95 ºC de temperatura.
Tive que fazer uma luva para instalar esse marcador já que o bulbo não se fixava corretamente no cabeçote e creio que seria esse o problema (luva de alumínio) que rouba a temperatura do bulbo e com isso não marca a temperatura.
Gostaria de saber como fazer para que os marcadores funcionem corretamente (o original e o Willitec).
Aguardo sujestões.
Rogério
alexandre roveri
02/10/2007, 14:50
Dá pra alguem colocar uma foto dessa cebolinha e do local de instalação dela ?
A unica certeza que eu tenho é de que meu motor não tem ceblinha de tempº :mrgreen:
Ola Humberto
Hoje eu passei no auto eletrico pra ligar no ponteiro de temperatura. Já está funcionando. De qualquer forma obrigado.
O vendedor me disse que essa cebolinha era a certa... Pelo jeito falamos com vendedores diferentes (ou o mesmo vendedor contou historias diferentes). Vou fazer o teste da agua fervente pra ver se o ponteiro indica corretamente.
Dantas, foi justamente no josewal que eu vi a cebolinha com o adaptador. Segundo o vendedor, eu precisaria colocar e testar pra ver se dava certo, daí preferi perguntar aqui no fórum antes de comprar. Se quiser posso te indicar um lugar que conserta velocímetros que fica próximo da jipebrás.
Um abraço,
Humberto
Humberto Barbosa
03/10/2007, 20:37
Obrigado, pessoal,
Problema resolvido. Comprei a cebolinha no lugar indicado pelo amigo JP. Ficou perfeito. Com a ignição ligada o ponteiro fica alinhado com o F e andando alguns minutos o ponteiro estaciona alinhadinho com a marca do meio entre o F e o Q, nem dá pra ver o risco da graduação de tão alinhado. Só o preço que foi bem salgado: R$55,00.
Alexandre, não tenho máquina fotográfica, mas a cebolinha fica rosqueada no cabeçote bem do lado do carburador. Ela deve estar lá por que se não estaria vazando toda a água.
Dantas, se já deu tudo certo, melhor ainda. Fica dada a dica que com o adaptador funciona.
Um abraço,
Humberto
Rogério Barthy
04/10/2007, 10:49
Vou tentar sanar esse problema de marcação da temperatura do líquido de arrefecimento e para tanto preciso de ajuda.
Como poderei aferir o marcador de temperatura (combinado) que vai junto ao velocímetro ?
E o marcador da Willitec, como proceder ?
Rogério
alexandre roveri
04/10/2007, 10:54
Obrigado, pessoal,
Problema resolvido. Comprei a cebolinha no lugar indicado pelo amigo JP. Ficou perfeito. Com a ignição ligada o ponteiro fica alinhado com o F e andando alguns minutos o ponteiro estaciona alinhadinho com a marca do meio entre o F e o Q, nem dá pra ver o risco da graduação de tão alinhado. Só o preço que foi bem salgado: R$55,00.
Alexandre, não tenho máquina fotográfica, mas a cebolinha fica rosqueada no cabeçote bem do lado do carburador. Ela deve estar lá por que se não estaria vazando toda a água.
Dantas, se já deu tudo certo, melhor ainda. Fica dada a dica que com o adaptador funciona.
Um abraço,
Humberto
Brigadu, cebolinha identificada ! A minha é das pequena ! É que eu tava pensando que era uma tal cebolinha que fica perto da bomba de gasolinha ! :concordo:
alexandre roveri
11/01/2008, 09:41
Gente, troquei a cebolinha por uma identica(aparentemente) o que ocorre é que assim que o motor esquenta um pouco o ponteiro sobe direto pra Q !
Qual será o pulo do gato que eu tô deixando escapar ? :rolleyes:
Essa foi uma boa dica do JP.
Estou com problemas... vou procurar na JIPEBRAS.
Abraços a todos...
Humberto, bom dia.
Dexa eu ver se entendi, vc tem o painel original, ok !?
e tá atras da cebolinha original ( no caso, seria a grande, é isso ? )
Se for, eu tb tive o mesmo problema ...
Se estiver próximo à capital, dê uma passada na JIPEBRÁS, procurei esta cebolinha por lá há uns 2 meses atrás, e eles tb não tinham ... mas, caso queira, eles vendem uma que é menor com um adaptador, mas certifique-se antes da "marca" do seu marcador, se não me engano à que eles fornecem é para "VDO". Acaba saindo tudo ( cebolinha + adaptador ) isso + - 40 conto, por aí.
Mas, caso vc não queira adaptar, dê uma passada na GUIMACASTRO, ( fica bem próximo à JIPEBRÁS, eles mesmos me indicaram. ) lá, encontrei a cebolinha do BF161, a grande, ... por 55 conto, ... se precisar tenho o tel e end.
É bom vc levar a sua cebolinha também para não ter erro, ... pode ser q a rosca seja diferente.
Neste local que escontrei, o Senhor q me atendeu falou que a grande "não era original do BF161", eu até fiquei meio na dúvida, porque a minha cebolinha não entra toda a rosca no bloco, e parece que havia um tipo de vedação na mesma, pensei que foi adaptada ... já na JIPEBRÀS, eles me falaram que é original pelo ano do meu jipe.
Bom, fica ae a dica, ...
[ ]'s falow ! :concordo:
Willys51or
20/05/2009, 22:20
Pessoal, temos que ver que são dois marcadores diferentes, o VDO e o HORASA, cada qual com o seu respectivo sensor, ou seja a cebolinha. A grossa é de um , a fina de outro. No meu jeep está na gambiarra e não confio. Comprei um Willtec com a respectiva cebolinha junto e instalei no local original do meu motor GM151 que é entre os canos do coletor de saída, no cabeçote. Mandei um torneiro fazer um adaptador, pois a cebolinha original do opala é mais grossa. Atentei para que o adaptador tivesse o furo passante por toda a peça, para que a cebolinha ficasse em contato com a água do bloco. Resultado, até agora está marcando bem e meu jeep também não ferveu.
luciano Rodrigues
24/05/2009, 18:28
Amigos, vejam meu drama: reforma geral do jipe, com velocimetro novo da VDO, cebolinha nova com adaptador no bloco do motor, parte elétrica toda nova, detalhe tanque da caravam 84 litros, com boia nova.
Ocorre que tive informações que obviamente há incopatibilidade do tanque do opala com o marcador de combustivel do jipe. O que disseram-me para fazer, regular o velocimetro do jipe com a boia do opala, fui em uma loja especializada em velocimentros e o técnico verificou o velocimetro e revisou os marcadores, depois de tudo zerado, disse disse para que eu fizesse uso o regulador de voltagem do 6 volts, mas esse deveria ser ligado só no marcador de temperatura, e no caso do marcador de combustivel instalar antes desse um redutor de voltagem de 100 hms. Fiz tudo isso e nem o marcador de combustível do tanque nem o marcador de temperatura funcionam.
Caso alguém tenha passado por esse problema e possa tecer alguns comentários para uma eventual resolução do problema será bem vinda !! Grande abraço a todos !! OBS: todos os terras estão ligados.
Willys51or
03/06/2009, 20:12
Meu amigo,
Primeiramente, o marcador VDO necessita de um regulador de tensão para funcionar com os seus sensores originais, ou seja, cebolinha da temperatura e bóia de combustível. Independente dos sensores.
Para resolver mais facilmente o seu problema, eu começaria comprando esse regulador, obviamente que é para abaixar a voltagem, seja para 6 ou 5 volts.
Depois de colocar o regulador, correria atrás da cebolinha original desse marcador. Ou, pesquizasse a faixa de atuação do marcador, por exemplo, 20 ohms para motor frio e 100 ohms para motor quente, pode ser o contrário. E achar um sensor de qualquer carro que atendesse a essa faixa, nesse caso, independente da tensão.
Quanto a bóia. Mesmo procedimento. Ver qual a faixa de atuação do relógio. No meu, por exemplo, é 10 Ohms para cheio e 70 ohms para vazio. Tente colocar uma bóia do jeep mesmo, você acha várias configurações de resistência para cheio e vazio, na Donatti, por exemplo. Calibre a aste da bóia, o que é bem mais fácil. Dobrando ou esticando o arame.
Se tiver dúvidas, explico bem detalhadamente, no e-mail
lfchiavegati@gmail.com
luciano Rodrigues
04/06/2009, 00:06
Meu amigo,
Primeiramente, o marcador VDO necessita de um regulador de tensão para funcionar com os seus sensores originais, ou seja, cebolinha da temperatura e bóia de combustível. Independente dos sensores.
Para resolver mais facilmente o seu problema, eu começaria comprando esse regulador, obviamente que é para abaixar a voltagem, seja para 6 ou 5 volts.
Depois de colocar o regulador, correria atrás da cebolinha original desse marcador. Ou, pesquizasse a faixa de atuação do marcador, por exemplo, 20 ohms para motor frio e 100 ohms para motor quente, pode ser o contrário. E achar um sensor de qualquer carro que atendesse a essa faixa, nesse caso, independente da tensão.
Quanto a bóia. Mesmo procedimento. Ver qual a faixa de atuação do relógio. No meu, por exemplo, é 10 Ohms para cheio e 70 ohms para vazio. Tente colocar uma bóia do jeep mesmo, você acha várias configurações de resistência para cheio e vazio, na Donatti, por exemplo. Calibre a aste da bóia, o que é bem mais fácil. Dobrando ou esticando o arame.
Se tiver dúvidas, explico bem detalhadamente, no e-mail
lfchiavegati@gmail.com
Grande menino, obrigado pela intervenção !! Olha só comprei esse regulador de voltagem da mesma marca do velcimetro (VDO), então o técnico da empresa que informei disse-me para ligar o regulador na parte eletrica 12 v e dele para o marcador de temperatura e o positivo (12 v) antes de chegar no marcador de combustivel ligar um resistor de 100 hms, segundo ele, esse resistor corrigiria a faixa de tensão de acordo com a boia da caravam 84 litros. Com o tanque cheio, o ponteiro se desloca alguns milimetros e o marcador de temperatura nem se mexe.
Quanto a boia do jipe, não dá para colocar no tanque do opala, pois é um sistema diferente de fixação.
Se autorizar-me lhe manda algumas fotos para analise.
Mais uma vez, obrigado pela intervenção. Grande abraço !
Julio Rebello
08/06/2009, 23:03
Gente, troquei a cebolinha por uma identica(aparentemente) o que ocorre é que assim que o motor esquenta um pouco o ponteiro sobe direto pra Q !
Qual será o pulo do gato que eu tô deixando escapar ? :rolleyes:
Cara, eu tive problemas :parede:com os indicadores tb, mas foi tudo resolvido com a instalação do ESTABILIZADOR DE PAINEL linha Ford (saída 5,2Vdc).
Ele fornece a tensão correta e me parece que corta a alimentação em caso de sobre corrente, o que evita a queima do indicador.
No meu jeep, Instalei um p/ cada indicador, mas ja ví aqui no forum que pode ser usado um p/ os dois que funciona bem.
Esses estabilizadores são 1/2 diíceis de encontrar, pelo menos aqui no eixo Rio/Niteroi.
Caso os encontre, compre um p/ cada indicador e um terceiro p/ reserva!
A boia é da Donatti4x4 10-70 Ohm;
O sensor é de F100/F1000 e foi feito uma redução p/ o bloco, poiso original era mais fino. Conforme já citado, tive o cuidado de dixar a ponta do sensor novo com 3mm passados do adaptador para ficar em contato com a água.
O Indicador de Gasolina é Horasa e o de Temperatura é Siemmens/VDO.
Funciona muito bem!
Sds4x4,
Julio CJ:concordo:
valter vivoda
09/06/2009, 10:57
perdeu a originalidade mais resolvi meu poblema com um marcador de mercurio 60,00
encontra a cebolinha ta uma verdadeira perna de cobra
abrçs
valter vivoda
Willys51or
09/06/2009, 20:50
É isso aí amigos, as saídas estão corretas. Para resumir:
Temos um marcador que funciona com determinada faixa de resistência e tensão, no nosso caso, o de temperatura e o de combustível.
-Temos que achar esse valor. Eu coloquei resistores entre eles e o terra, no valor de 10ohms e 100ohms e achei tanque cheio/tanque vazio; motor quente/motor frio.
O mesmo caso para a temperatura.
Depois tentei achar qual o melhor sensor, original ou não que pudesse trabalhar nas faixas que achei dos marcadores e que servisse no furo do cabeçote. Tive que fazer uma peça para adaptar. Também achei a bóia na Donatti. BINGO!!!!
Para mim não foi difícil, pois sou técnico em eletrônica.
Abraço.
Julio Rebello
27/06/2009, 00:34
É isso aí amigos, as saídas estão corretas. Para resumir:
Temos um marcador que funciona com determinada faixa de resistência e tensão, no nosso caso, o de temperatura e o de combustível.
-Temos que achar esse valor. Eu coloquei resistores entre eles e o terra, no valor de 10ohms e 100ohms e achei tanque cheio/tanque vazio; motor quente/motor frio.
O mesmo caso para a temperatura.
Depois tentei achar qual o melhor sensor, original ou não que pudesse trabalhar nas faixas que achei dos marcadores e que servisse no furo do cabeçote. Tive que fazer uma peça para adaptar. Também achei a bóia na Donatti. BINGO!!!!
Para mim não foi difícil, pois sou técnico em eletrônica.
Abraço.
Hombre,
a minha configuração foi fácil de fazer:
1- Boia da donatti 25-70 Ohm + estabilizador + indicador original horasa;
2- Sensor MTE-Thomson 3023(F100/F600/F1000) + estabilizador + indicador Siemens-vdo + adaptador de rosca 17(sensor) para rosca 14(bloco do motor).
Está tudo funcionando blz e marcando de acordo.:concordo:
Saudações 4x4,
Julio CJ