PDA

Ver Versão Completa : Munhão quebrou..é ferro fundido???

Marco Costa
30/09/2007, 15:35
Boa tarde meus caros amigos..

Então sabadão fui fazer trilha e acabou quebrando o munhão bem na parte da direção ....levei sorte que estava perto de um torneiro que tem mig...e trabalha arrumando maquinas agricolas.:dance:

Me rebocaram até a oficina dele...mas tinha um cara de zequinha no outro jeep e disse que ele trabalha com solda a mais de 20 anos e falou que o munhão é feito de ferro fundido e que não adianta soldar pois vai quebrar no mesmo lugar ou em outro perto..que tenho que trocar a peça.

Porém o torneiro disse que não é de ferro fundido ainda mais sendo uma parte de extrema importancia. e me garantiu que vai aguentar a solda mig ainda mais que ele reforçou , pois a parede original é mais fina..estou anexando as fotos ...

Obrigado me ajudem..:concordo:

leopoldo
30/09/2007, 17:09
O munhão é de ferro fundido e quebrou pq que um gato com solda lá.

Nenhum munhão externo original de jeep willys tem essa furação dupla.

Já tem esse assunto discutido aqui no forum recentemente:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31970

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15173

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=757

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15142 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15142&page=2)

E ainda:

SE o munhão foi soldado no lugar(NO EIXO), dependendo de onde ficou o atrelado o cabo massa, varios rolamentos foram comprometidos.

carraro
30/09/2007, 22:24
:mrgreen:eta LEOPOLDO vao dizer que foi praga minha isto que aconteceu com o "conterraneo",aquele papo nosso sobre quebrar ou nao o munhao tava em alta mesmo hein ,hahahahahah,só que nao previa a tamanha "adpretaçao" no munhao do MARCO,e este torneiro que solda a mais de 5000 anos ta soldando errado ate hoje ,pois até eu que tenho pouca pratica com soldas corri atraz de saber oque que era o papo dos "fofinhos":mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:ainda bem que ninguem ç machucou.:pensativo:

leopoldo
01/10/2007, 00:31
Junto os mesmos comentários da seguinte página:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32227&page=3

E ainda,

Fico imaginando a solda em cima de toda aquela corrosão ... :parede:

Fico imaginando aquela solda por cima do furo ... :parede:

Fico imaginando quanto munhão tem assim por aí ... :pensativo:

Santoro
01/10/2007, 00:38
na boa , trabalho na white martins no dp de solda e corte, como ja falaram o munhao e de ferro fundido , pra soldar isso so com um eletrodo especial q custa o olho da cara, sugestão ? corta isso fora e bota um highstear ...

Elmer_Jeep
01/10/2007, 09:38
o zequinha estava certo e o soldador equivocado...

[]'s

Leo - Beethoven
01/10/2007, 10:27
Caramba !! Fiquei horrorizado com essa solda aí, uma atrocidade para com a segurança.

Não tenho muita a acrescentar aos cometários dos demais por aqui e os links que o Leopoldo postou são uma boa fonte de referência. Como vc parece se uma pessoa de bem e preocupado com o que foi feito, vai saber decidir pela melhor saída, que deve ser sempre a mais segura.

Abs.

Tia Mi
01/10/2007, 10:58
Caro Marcos, os feras do Fórum já passaram aqui e te disseram tudo que vc precisava saber...

Vou acrescentar apenas um comentário: só de olhar para essa solda, o que você sente???

Pois é... não dá para achar que está legal né?

Troca tudo isso aí...

Santoro
01/10/2007, 12:35
Da ate medo de ver essa solda ... se vc passar por uma macrografia ou um ensaio com fluido pqp .....

Sergio Rocha
01/10/2007, 19:33
Da ate medo de ver essa solda ... se vc passar por uma macrografia ou um ensaio com fluido pqp .....

To gostando de ver.:palmas::palmas::palmas:

[]'que soldinha safada

Alexandre Vaz Ferreira
01/10/2007, 20:04
E eu que andei mais de 1 ano com uma solda bem parecida com essa....hoooooo inguinorancia.

[]s sortudos

Marco Costa
01/10/2007, 21:56
É....:oops::oops: então tá...realmente tá horrivel..

Dei uma olhada nos foruns que o Leopoldo passou e vou fazer aquela outra opção que é parafusada no munhão....

E realmente a melhor coisa a fazer é sempre pedir a ajuda de vcs...pois não podemos brincar sem segurança...

Obrigado pela ajuda....

Depois de arrumar vou colocar as fotos ok...

Valeu..

leopoldo
01/10/2007, 22:33
Uma solda destas só é admissível no caso de um reparo de emergência.

Isso só serve para trazer o jeep para casa e depois, trocar o munhão externo

Como foi soldado por cima do furo ainda original, este munhão está condenado no que se refere a segurança.

Cacá
01/10/2007, 22:40
Uma solda destas só é admissível no caso de um reparo de emergência.

Isso só serve para trazer o jeep para casa e depois, trocar o munhão externo

Como foi soldado por cima do furo ainda original, este munhão está condenado no que se refere a segurança.

Existe algum teste/contraste que possa ser feito para detectar pontos de fissura ou apenas avaliação visual? Uma peça dessas deve sofrer muita fadiga, dá pra prever a vida útil do munhão?

[s],

Cacá

leopoldo
01/10/2007, 22:56
Existe:

1º lugar, a técnica das particulas magnéticas fluorescentes via úmida, método contínuo, aplicado com yoke ou bobina magnetizadora.

2º lugar, a técnica do liquido penetrante fluorescente removível por solvente e revelado com pó revelador em veículo não aquoso.

Porém, como é uma peça de emergência, uma boa inspeção visual para detectar danos óbvios seria suficiente quando o motorista está alerta para o fato que a peça pode romper num esforço maior e portanto, toma muuuito cuidado e não abusa da máquina.

A fadiga é o dano (da microfissura à fratura) resultante de ciclagem sob as tensões na peça.

Por exemplo: com as rodas continuamente em shimmy, com as rodas desbalanceadas, numa estrada com muitas irregularidades.

Prever a vida da peça ? só FOX MULDER no novo filme do Arquivo X que começa a ser filmado em dezembro !!!

Cacá
01/10/2007, 23:03
Existe:

1º lugar, a técnica das particulas magnéticas fluorescentes via úmida, método contínuo, aplicado com yoke ou bobina magnetizadora.

2º lugar, a técnica do liquido penetrante fluorescente removível por solvente e revelado com pó revelador em veículo não aquoso.

Porém, como é uma peça de emergência, uma boa inspeção visual para detectar danos óbvios seria suficiente quando o motorista está alerta para o fato que a peça pode romper num esforço maior e portanto, toma muuuito cuidado e não abusa da máquina.

Grato, Leopoldo. Pelo contrário, eu poupo ao máximo a máquina e tomei essa quebra/solda/bacalhoada de alerta. Só estou aproveitando pq preciso trocar os rolamentos do munhão e talvez o da roda tbem. :pensativo: o meca que fará o serviço trabalha com caminhões, será que ele tem olho clínico pra achar futuras rupturas?

[s],

Cacá

Alessandro Henrique
01/10/2007, 23:05
Já vi pior...
Hoje pela manhã em uma uto-elétrica vi um cj3 que estava lindo de pintura, mas olhando atentamente o chassi e eixos era uma obra de suicídio clamando assinatura...

Abram o olho com soldas porcas...

Sds.

Leo - Beethoven
01/10/2007, 23:15
Leopoldo, só um complemento, se me permite, estas duas técnicas são muito boas para falhas e trincas superficiais, as boas mesmo para falhas internas são o ultra-som ou raio-x, e as falhas internas são as mais comuns em ferro fundido.

Abs.

Alessandro Henrique
01/10/2007, 23:39
Embora ideais, X-ray e ultra-som estão fora do alcance da grande maioria (para não dizer todos), já as técnicas superficiais nos permitem uma boa estimativa da situação.
Independentemente do processo, trincas internas e externas sempre poderão estar presentes.

Sds.

leopoldo
01/10/2007, 23:39
Leo,

Correto.

Porém, penso nestas duas tecnicas caso ele se refira à:

- fadiga, que vem de fora para dentro da peça, e é tipico de peça em uso

- se houver trinca de contração depois da solda ou no furo do munhão ou trinca no próprio cordão.

E essas duas tecnicas para uma avaliação superficial podem ser executadas por qualquer um a custos modicos, sem o custo de um US/cabeçote/bloco V1-V2, ou o custo e os perigos de um canhão de pelo menos 150kV, embora quem use sabe o que faz.

Santoro
01/10/2007, 23:44
tenho la no meu trabalho, vou verificar o nome amanha, um produto q usamos para revelar trincas em soldas, um spray, vc aplica na peça e ele fica rosa, avermelhado onde tem fissura ou trinca, poros etc .. n faço a minima ideia do nome ou se é importado , so usei uma vez, mas n foi necessario nennum tratamento extra pelo q eu esteja lembrado ... usei para verificar se tinha alguma irregularidade em uma solda em aluminio, em um quadro de uma fabricante de bicicletas.. vou ver o nome dps posto aki .vc por uma caso conhece leopoldo ou pode me corrigir se estiver errado ?

leopoldo
02/10/2007, 00:25
Isso é chamado penetrante vermelho.

quem fabrica é a metalcheck, a magnaflux e da antiga imaden.

mas a sensibilidade não é lá essas coisas.

Elmer_Jeep
02/10/2007, 00:58
Revelador de trincas, tenho um kit da three bond.

Leo - Beethoven
02/10/2007, 08:26
Leo,

Correto.

Porém, penso nestas duas tecnicas caso ele se refira à:

- fadiga, que vem de fora para dentro da peça, e é tipico de peça em uso

- se houver trinca de contração depois da solda ou no furo do munhão ou trinca no próprio cordão.

E essas duas tecnicas para uma avaliação superficial podem ser executadas por qualquer um a custos modicos, sem o custo de um US/cabeçote/bloco V1-V2, ou o custo e os perigos de um canhão de pelo menos 150kV, embora quem use sabe o que faz.

Perfeito, é isso mesmo. Como a Alessandro disse, esses ensaios não são pra todos, um ultra-som decente não sai por menos de R$30 mil e um Raio-X nem por menos de U$30 mil (FOB), mas existem empresas que prestam serviço. No outro tópico onde falávamos sobre o tão famigerado munhão...disse lá, fundição é uma ciência que além da técnica envolve muita experiência, recursos, responsabilidade e pq não dizer arte. O principal problema dos Fofos são justamente quando são novos, pois não se sabe como está a estrutura interna. Já vi peças fisicamentes maravilhosas mas por dentro paraciam um cupinzeiro. Em resumo, se fosse trocar um munhão destes e não tivesse como avaliá-lo, daria preferência por um usado em bom estado, pois se está inteiro ainda é pq foi "testado" na prática. Os novos vendidos por aí, além de caríssimos, são produzidos em baixa escala e provavelmente sem controle.....Só compraria novo se tivesse procedência efetiva e infelizmente por aqui ainda só os gringos mesmo.

Isso é chamado penetrante vermelho.

quem fabrica é a metalcheck, a magnaflux e da antiga imaden.

mas a sensibilidade não é lá essas coisas.

Forster Imaden ? Pô isso é velho mesmo...:mrgreen:...tinha muito contato com esse pessoal na época que existiam....hoje os equipamentos deles no mercado de usados, possuem um bom valor ainda, acredita nisso ? Principalmente aqueles com monitores verdes....ptz, tô ficando véio....:putz:

Pra quem quiser adquidir líquidos penetrantes com revelação com luz UV (tipo essas de danceterias), a Metal Check possui boas opções e de custo baixo. Conheço o pessoal lá e vale a pena www.metalcheck.com.br (http://www.metalcheck.com.br/) -

Abs (Sem comissão)

leopoldo
02/10/2007, 18:53
Só que para lidar com penetrante fluorescente tem que ter treinamento senão ... o resultado da inspeção fica um lixo.

Como a peça é ferro magnetica, 10 x 0 para a partícula magnetica, em velocidade, desempenho e visualização das trincas.

Leo - Beethoven
02/10/2007, 18:57
Com certeza, tudo tem que ter treinamento.
Eu tenho aqui uma apostila bem legal sobre LP da ABENDE, preciso ver se é de divulgação ou se tem direitos, aí vou postar aqui.

Abs.

leopoldo
02/10/2007, 19:30
A apostila da abende não deve ter instruções de LP fluorescente.

Use este site:

http://www.qualidadeaeronautica.com.br

Alessandro Henrique
02/10/2007, 22:46
Forster Imaden....monitores verdes....
Hehehe acho que a FDF adquiriu a Forster, mas não tenho certeza, assim como a EMA.

Sds.

Leo - Beethoven
03/10/2007, 09:15
Leopoldo o link que vc passou tem muitas informações legais.
Vi que a Abende disponibiliza as apostilas deles para download, ou seja, podem fazer a festa quem quiser.
http://www.abende.org.br/biblioteca_apostila.php?w=1024&h=768
Tem tudo, ultra-som, LP, PM...mas é de alto nível técnico, pra alguns a leitura vai ser um tando "pesada", só a de LP (líquidos penetrantes) que é a mais simples tem 61 páginas. Mas é legal que tem muitas fotos e exemplos, inclusive para fundidos.

Alesandro, a Forster ainda existe, na Alemanha e só os importandos são vendidos por aqui hoje e custam uma boa grana. Existem várias empresas que "fabricam" e vendem Yokes e equipamentos para correntes parasítas e partículas magnéticas, mas a verdade é que 80% do que temos no mercado simplesmente não presta, de baixa qualidade, ou chineses. Por isso os antigos da Forster estão em alta no mercado....

Abs.