Ver Versão Completa : Munhão quebrou..é ferro fundido???
Marco Costa
30/09/2007, 15:35
Boa tarde meus caros amigos..
Então sabadão fui fazer trilha e acabou quebrando o munhão bem na parte da direção ....levei sorte que estava perto de um torneiro que tem mig...e trabalha arrumando maquinas agricolas.:dance:
Me rebocaram até a oficina dele...mas tinha um cara de zequinha no outro jeep e disse que ele trabalha com solda a mais de 20 anos e falou que o munhão é feito de ferro fundido e que não adianta soldar pois vai quebrar no mesmo lugar ou em outro perto..que tenho que trocar a peça.
Porém o torneiro disse que não é de ferro fundido ainda mais sendo uma parte de extrema importancia. e me garantiu que vai aguentar a solda mig ainda mais que ele reforçou , pois a parede original é mais fina..estou anexando as fotos ...
Obrigado me ajudem..:concordo:
leopoldo
30/09/2007, 17:09
O munhão é de ferro fundido e quebrou pq que um gato com solda lá.
Nenhum munhão externo original de jeep willys tem essa furação dupla.
Já tem esse assunto discutido aqui no forum recentemente:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31970
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15173
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=757
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15142 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15142&page=2)
E ainda:
SE o munhão foi soldado no lugar(NO EIXO), dependendo de onde ficou o atrelado o cabo massa, varios rolamentos foram comprometidos.
:mrgreen:eta LEOPOLDO vao dizer que foi praga minha isto que aconteceu com o "conterraneo",aquele papo nosso sobre quebrar ou nao o munhao tava em alta mesmo hein ,hahahahahah,só que nao previa a tamanha "adpretaçao" no munhao do MARCO,e este torneiro que solda a mais de 5000 anos ta soldando errado ate hoje ,pois até eu que tenho pouca pratica com soldas corri atraz de saber oque que era o papo dos "fofinhos":mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:ainda bem que ninguem ç machucou.:pensativo:
leopoldo
01/10/2007, 00:31
Junto os mesmos comentários da seguinte página:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32227&page=3
E ainda,
Fico imaginando a solda em cima de toda aquela corrosão ... :parede:
Fico imaginando aquela solda por cima do furo ... :parede:
Fico imaginando quanto munhão tem assim por aí ... :pensativo:
na boa , trabalho na white martins no dp de solda e corte, como ja falaram o munhao e de ferro fundido , pra soldar isso so com um eletrodo especial q custa o olho da cara, sugestão ? corta isso fora e bota um highstear ...
Elmer_Jeep
01/10/2007, 09:38
o zequinha estava certo e o soldador equivocado...
[]'s
Leo - Beethoven
01/10/2007, 10:27
Caramba !! Fiquei horrorizado com essa solda aí, uma atrocidade para com a segurança.
Não tenho muita a acrescentar aos cometários dos demais por aqui e os links que o Leopoldo postou são uma boa fonte de referência. Como vc parece se uma pessoa de bem e preocupado com o que foi feito, vai saber decidir pela melhor saída, que deve ser sempre a mais segura.
Abs.
Caro Marcos, os feras do Fórum já passaram aqui e te disseram tudo que vc precisava saber...
Vou acrescentar apenas um comentário: só de olhar para essa solda, o que você sente???
Pois é... não dá para achar que está legal né?
Troca tudo isso aí...
Da ate medo de ver essa solda ... se vc passar por uma macrografia ou um ensaio com fluido pqp .....
Sergio Rocha
01/10/2007, 19:33
Da ate medo de ver essa solda ... se vc passar por uma macrografia ou um ensaio com fluido pqp .....
To gostando de ver.:palmas::palmas::palmas:
[]'que soldinha safada
Alexandre Vaz Ferreira
01/10/2007, 20:04
E eu que andei mais de 1 ano com uma solda bem parecida com essa....hoooooo inguinorancia.
[]s sortudos
Marco Costa
01/10/2007, 21:56
É....:oops::oops: então tá...realmente tá horrivel..
Dei uma olhada nos foruns que o Leopoldo passou e vou fazer aquela outra opção que é parafusada no munhão....
E realmente a melhor coisa a fazer é sempre pedir a ajuda de vcs...pois não podemos brincar sem segurança...
Obrigado pela ajuda....
Depois de arrumar vou colocar as fotos ok...
Valeu..
leopoldo
01/10/2007, 22:33
Uma solda destas só é admissível no caso de um reparo de emergência.
Isso só serve para trazer o jeep para casa e depois, trocar o munhão externo
Como foi soldado por cima do furo ainda original, este munhão está condenado no que se refere a segurança.
Uma solda destas só é admissível no caso de um reparo de emergência.
Isso só serve para trazer o jeep para casa e depois, trocar o munhão externo
Como foi soldado por cima do furo ainda original, este munhão está condenado no que se refere a segurança.
Existe algum teste/contraste que possa ser feito para detectar pontos de fissura ou apenas avaliação visual? Uma peça dessas deve sofrer muita fadiga, dá pra prever a vida útil do munhão?
[s],
Cacá
leopoldo
01/10/2007, 22:56
Existe:
1º lugar, a técnica das particulas magnéticas fluorescentes via úmida, método contínuo, aplicado com yoke ou bobina magnetizadora.
2º lugar, a técnica do liquido penetrante fluorescente removível por solvente e revelado com pó revelador em veículo não aquoso.
Porém, como é uma peça de emergência, uma boa inspeção visual para detectar danos óbvios seria suficiente quando o motorista está alerta para o fato que a peça pode romper num esforço maior e portanto, toma muuuito cuidado e não abusa da máquina.
A fadiga é o dano (da microfissura à fratura) resultante de ciclagem sob as tensões na peça.
Por exemplo: com as rodas continuamente em shimmy, com as rodas desbalanceadas, numa estrada com muitas irregularidades.
Prever a vida da peça ? só FOX MULDER no novo filme do Arquivo X que começa a ser filmado em dezembro !!!
Existe:
1º lugar, a técnica das particulas magnéticas fluorescentes via úmida, método contínuo, aplicado com yoke ou bobina magnetizadora.
2º lugar, a técnica do liquido penetrante fluorescente removível por solvente e revelado com pó revelador em veículo não aquoso.
Porém, como é uma peça de emergência, uma boa inspeção visual para detectar danos óbvios seria suficiente quando o motorista está alerta para o fato que a peça pode romper num esforço maior e portanto, toma muuuito cuidado e não abusa da máquina.
Grato, Leopoldo. Pelo contrário, eu poupo ao máximo a máquina e tomei essa quebra/solda/bacalhoada de alerta. Só estou aproveitando pq preciso trocar os rolamentos do munhão e talvez o da roda tbem. :pensativo: o meca que fará o serviço trabalha com caminhões, será que ele tem olho clínico pra achar futuras rupturas?
[s],
Cacá
Alessandro Henrique
01/10/2007, 23:05
Já vi pior...
Hoje pela manhã em uma uto-elétrica vi um cj3 que estava lindo de pintura, mas olhando atentamente o chassi e eixos era uma obra de suicídio clamando assinatura...
Abram o olho com soldas porcas...
Sds.
Leo - Beethoven
01/10/2007, 23:15
Leopoldo, só um complemento, se me permite, estas duas técnicas são muito boas para falhas e trincas superficiais, as boas mesmo para falhas internas são o ultra-som ou raio-x, e as falhas internas são as mais comuns em ferro fundido.
Abs.
Alessandro Henrique
01/10/2007, 23:39
Embora ideais, X-ray e ultra-som estão fora do alcance da grande maioria (para não dizer todos), já as técnicas superficiais nos permitem uma boa estimativa da situação.
Independentemente do processo, trincas internas e externas sempre poderão estar presentes.
Sds.
leopoldo
01/10/2007, 23:39
Leo,
Correto.
Porém, penso nestas duas tecnicas caso ele se refira à:
- fadiga, que vem de fora para dentro da peça, e é tipico de peça em uso
- se houver trinca de contração depois da solda ou no furo do munhão ou trinca no próprio cordão.
E essas duas tecnicas para uma avaliação superficial podem ser executadas por qualquer um a custos modicos, sem o custo de um US/cabeçote/bloco V1-V2, ou o custo e os perigos de um canhão de pelo menos 150kV, embora quem use sabe o que faz.
tenho la no meu trabalho, vou verificar o nome amanha, um produto q usamos para revelar trincas em soldas, um spray, vc aplica na peça e ele fica rosa, avermelhado onde tem fissura ou trinca, poros etc .. n faço a minima ideia do nome ou se é importado , so usei uma vez, mas n foi necessario nennum tratamento extra pelo q eu esteja lembrado ... usei para verificar se tinha alguma irregularidade em uma solda em aluminio, em um quadro de uma fabricante de bicicletas.. vou ver o nome dps posto aki .vc por uma caso conhece leopoldo ou pode me corrigir se estiver errado ?
leopoldo
02/10/2007, 00:25
Isso é chamado penetrante vermelho.
quem fabrica é a metalcheck, a magnaflux e da antiga imaden.
mas a sensibilidade não é lá essas coisas.
Elmer_Jeep
02/10/2007, 00:58
Revelador de trincas, tenho um kit da three bond.
Leo - Beethoven
02/10/2007, 08:26
Leo,
Correto.
Porém, penso nestas duas tecnicas caso ele se refira à:
- fadiga, que vem de fora para dentro da peça, e é tipico de peça em uso
- se houver trinca de contração depois da solda ou no furo do munhão ou trinca no próprio cordão.
E essas duas tecnicas para uma avaliação superficial podem ser executadas por qualquer um a custos modicos, sem o custo de um US/cabeçote/bloco V1-V2, ou o custo e os perigos de um canhão de pelo menos 150kV, embora quem use sabe o que faz.
Perfeito, é isso mesmo. Como a Alessandro disse, esses ensaios não são pra todos, um ultra-som decente não sai por menos de R$30 mil e um Raio-X nem por menos de U$30 mil (FOB), mas existem empresas que prestam serviço. No outro tópico onde falávamos sobre o tão famigerado munhão...disse lá, fundição é uma ciência que além da técnica envolve muita experiência, recursos, responsabilidade e pq não dizer arte. O principal problema dos Fofos são justamente quando são novos, pois não se sabe como está a estrutura interna. Já vi peças fisicamentes maravilhosas mas por dentro paraciam um cupinzeiro. Em resumo, se fosse trocar um munhão destes e não tivesse como avaliá-lo, daria preferência por um usado em bom estado, pois se está inteiro ainda é pq foi "testado" na prática. Os novos vendidos por aí, além de caríssimos, são produzidos em baixa escala e provavelmente sem controle.....Só compraria novo se tivesse procedência efetiva e infelizmente por aqui ainda só os gringos mesmo.
Isso é chamado penetrante vermelho.
quem fabrica é a metalcheck, a magnaflux e da antiga imaden.
mas a sensibilidade não é lá essas coisas.
Forster Imaden ? Pô isso é velho mesmo...:mrgreen:...tinha muito contato com esse pessoal na época que existiam....hoje os equipamentos deles no mercado de usados, possuem um bom valor ainda, acredita nisso ? Principalmente aqueles com monitores verdes....ptz, tô ficando véio....:putz:
Pra quem quiser adquidir líquidos penetrantes com revelação com luz UV (tipo essas de danceterias), a Metal Check possui boas opções e de custo baixo. Conheço o pessoal lá e vale a pena www.metalcheck.com.br (http://www.metalcheck.com.br/) -
Abs (Sem comissão)
leopoldo
02/10/2007, 18:53
Só que para lidar com penetrante fluorescente tem que ter treinamento senão ... o resultado da inspeção fica um lixo.
Como a peça é ferro magnetica, 10 x 0 para a partícula magnetica, em velocidade, desempenho e visualização das trincas.
Leo - Beethoven
02/10/2007, 18:57
Com certeza, tudo tem que ter treinamento.
Eu tenho aqui uma apostila bem legal sobre LP da ABENDE, preciso ver se é de divulgação ou se tem direitos, aí vou postar aqui.
Abs.
leopoldo
02/10/2007, 19:30
A apostila da abende não deve ter instruções de LP fluorescente.
Use este site:
http://www.qualidadeaeronautica.com.br
Alessandro Henrique
02/10/2007, 22:46
Forster Imaden....monitores verdes....
Hehehe acho que a FDF adquiriu a Forster, mas não tenho certeza, assim como a EMA.
Sds.
Leo - Beethoven
03/10/2007, 09:15
Leopoldo o link que vc passou tem muitas informações legais.
Vi que a Abende disponibiliza as apostilas deles para download, ou seja, podem fazer a festa quem quiser.
http://www.abende.org.br/biblioteca_apostila.php?w=1024&h=768
Tem tudo, ultra-som, LP, PM...mas é de alto nível técnico, pra alguns a leitura vai ser um tando "pesada", só a de LP (líquidos penetrantes) que é a mais simples tem 61 páginas. Mas é legal que tem muitas fotos e exemplos, inclusive para fundidos.
Alesandro, a Forster ainda existe, na Alemanha e só os importandos são vendidos por aqui hoje e custam uma boa grana. Existem várias empresas que "fabricam" e vendem Yokes e equipamentos para correntes parasítas e partículas magnéticas, mas a verdade é que 80% do que temos no mercado simplesmente não presta, de baixa qualidade, ou chineses. Por isso os antigos da Forster estão em alta no mercado....
Abs.