PDA

Ver Versão Completa : Usar ou não o bloqueio do Niva



Luiz Kristophor
29/09/2007, 21:36
Amigos, gostaria aqui de tentar esclarecer uma questão, quando estou na terra ou areia sem estar atolado, ou seja rodando normalmente, devo ou não andar com o carro bloqueado?
Quando comprei meu niva, tanto o proprietário quanto o mecanico que revisou e cuida dele me falaram para nunca usar o bloqueio a não ser em condições de extrema necessidade, no entanto fiz recentemente uma viagem com outro 8 carros diferentes, entre lands, l200 e etc... e todos eles ao entrar na estrada de terra já ligavam o bloqueio, andavam o tempo todo bloqueados na terra, então me pergunto posso usar o bloqueio o tempo todo na terra ou não e porque?

Abraço a todos,

Luiz Kristophor

Dieselboy
29/09/2007, 22:05
O bloqueio SOMENTE deve ser utilizado em linha reta, pois como o próprio nome denuncia, ele bloqueia o ação do diferencial, ou seja o diferencial não irá mais compensar a diferença de giro das rodas numa curva. Assim sendo, a roda do lado de "dentro" da curva irá girar o mesmo n° de voltas que a roda do lado externo da curva :shock: em suma, isto irá "moer" as engrenagens internas do diferencial, caso vc esterçe o volante :putz:

Os caras que utilizaram o bloqueio provavelmente o fizeram apenas em linha reta, OU por estarem rodando em terreno de BAIXA ADERENCIA (lama), neste tipo de terreno a baixa aderencia do piso PODE EVENTUALMENTE até evitar que esse dano ocorra aos componentes internos do diferencial devido `as carcterísticas do terreno em questão, MAS vc arriscaria a fazer este teste em seu niva? :pensativo:

Pelo sim, pelo não EU NAO viro o volante com o bloqueio acionado mesmo estando na lama :discordo:

Luiz Kristophor
29/09/2007, 23:52
Então amigo, o que sempre ouvi falar e o que todo dono de niva fala, foi exatamente o que você disse, no entanto fiz uma viagem onde estavam 02 Land, 01 Toyota e 02 L200, sendo que quatro das pessoas eram extremamente experietes no assunto, um mecânico e os outros eram os proprietários da empresa que organizou o evento, pessoas que fazem pelo menos 04 expedições por ano, e realmente eles ligavam o bloqueio assim que entravam na terra, andavam o tempo todo bloqueados, do começo ao fim da estrada de terra, cheguei até a questionar um deles e me disseram que em terrenos soltos não havia problemas em andar bloqueado o tempo todo e que pelo contrário era bom pois poupava o diferencial de tanto trabalho ( o que se pensarmos faz sentido pois em terreno muito solto o diferencial acaba trabalhando demais para compensar os desgarramentos), então fiquei me perguntado, será que no Niva não é bom fazer isso por algum motivo em especial, pois todas as pessoas que estavam com carros de outras marcas, citados assima, tambem andavam bloqueados. Será que por algum motivo ou tipo de projeto não é bom andar com o Niva bloqueado? Estou me referindo a areia e estradas de terra com cascalho solto, claro que em solo com grande aderencia mesmo que não seja asfalto não devemos ligar o bloqueio.

Abs, Luiz Kristophor

RAR
30/09/2007, 01:39
Luiz,
Você está absolutamente certo. O uso do bloqueio deve ser feito em piso de pouca aderência. A areia e a terra com cascalho são pisos de pouca aderência. Ao se entrar numa trilha se deve acioná-la preventivamente, porque não sabes o que vais encontrar pela frente. Mas se deve procurar usar o bom senso, numa estrada de terra que sabes não tenha nenhuma dificuldade, pra que usar!
Sdçs,

Astor Dias de Andrade
30/09/2007, 10:49
Então amigo, o que sempre ouvi falar e o que todo dono de niva fala, foi exatamente o que você disse, no entanto fiz uma viagem onde estavam 02 Land, 01 Toyota e 02 L200, sendo que quatro das pessoas eram extremamente experietes no assunto, um mecânico e os outros eram os proprietários da empresa que organizou o evento, pessoas que fazem pelo menos 04 expedições por ano, e realmente eles ligavam o bloqueio assim que entravam na terra, andavam o tempo todo bloqueados, do começo ao fim da estrada de terra, cheguei até a questionar um deles e me disseram que em terrenos soltos não havia problemas em andar bloqueado o tempo todo e que pelo contrário era bom pois poupava o diferencial de tanto trabalho ( o que se pensarmos faz sentido pois em terreno muito solto o diferencial acaba trabalhando demais para compensar os desgarramentos), então fiquei me perguntado, será que no Niva não é bom fazer isso por algum motivo em especial, pois todas as pessoas que estavam com carros de outras marcas, citados assima, tambem andavam bloqueados. Será que por algum motivo ou tipo de projeto não é bom andar com o Niva bloqueado? Estou me referindo a areia e estradas de terra com cascalho solto, claro que em solo com grande aderencia mesmo que não seja asfalto não devemos ligar o bloqueio.

Abs, Luiz Kristophor
Lendo as mensagens anteriores, fiquei com a impressão de que os bloqueios citados são coisas diferentes: por exemplo, das viaturas enumeradas, só as lands tem bloqueio do diferencial central, as demais, L200 e Band, não tem isso não. A não ser que tenham bloqueio instalado nos diferenciais traseiros e dianteiros, o que é outra coisa diferente de bloqueio de diferencial central.

Quando o Luiz informa que todo o pessoal anda bloqueado, poderia ser na verdade com a tração 4x4 ligada, o que é outra coisa diferente de bloqueio de diferencial.

Enfim, nos Nivas não se deve ficar usando bloqueio (do diferencial central), que bloqueia as diferenças de rotação dos diferenciais dianteiro e traseiro, sem contudo travar as diferenças de rotação das rodas de cada eixo, que seria função dos bloqueios de diferencial (traseiro ou dianteiro), como eu dizia, não se deve ficar usando bloqueio em terrenos mais firmes, como todo mundo concorda, sob pena de desgastes e até quebras.

então, com a palavra os mais experts.

Abraços
Astor

ANDRÉHUFF
30/09/2007, 11:58
Ola , vamos por partes, os carros citados, lands, toyotas, L-200, e niva tem sistemas de tração diferentes, porem Nivas e lands, quando acionado o bloqueio do diferencial central tem o mesmo funcionamento de quando se engatam o 4x4 e trava-se as rodas livres das toyotas e L-200, ou seja, transmitem 50% do torque para cada eixo, fazendo assim que os dois eixos em qualquer um dos 4 veiculos citados girem a mesma velocidade, lembrando que cada eixo desses 4 carros possui um diferencial que continuara compensando a diferença de velocidade nas rodas do mesmo eixo, portanto por que não devemos usar a tração assim em terrenos que tenham alto poder de tração?? Justamente para evitarmos forçar demais esses dois diferencias dos eixos, lembrem que em uma situação de curva cada eixo tende a ter velocidades diferentes o que pode acarretar num acumulo de forças em determinada roda, podendo assim causar uma quebra em algum componente mecanico da mesma, muito comum nos nivas causar a quebra de uma hoomocinetica que ja esteja um pouco comprometida, por isso na situação descrita o que vale é sempre o bom senso, se bloquear o niva nessa situação lembre que ao fazer uma curva em terreno que tenha bom poder de tração deveremos momentaneamente, durante a situação de esterço, desbloquear o diferencial central, para não ocorrer nenhuma quebra, inté.

anjosmarco
30/09/2007, 19:38
Olá,

O bloqueio do Niva, como diz no manual ou na plaquinha do console central, é para ser usado somente em baixa velocidade e em falta de traçao. Lembrando que o Niva tem bloqueio central, ou seja, com o bloqueio ligado, a caixa central manda força igual para o eixo dianteiro e para o traseiro.
Portanto, mesmo bloqueado, se um Niva perder a tração de uma roda dianteira e de outra roda traseira, ao mesmo tempo, ele ficará atolado.
Tenho um Niva há 11 anos, fazendo viagens, trilhas e passeios e nunca tive problemas com o uso do bloqueio, que considero um recurso fundamental. Sugiro apenas o seu uso para terronos arenosos, travessia de rios, subidas/decidas íngremes ou escorregadias, sendo que o bloqueio deverá ser ligado antes de transpor o obstáculo e desligado logo depois de vencer o obstáculo, mantendo velocidade baixa.
O Niva é um 4X4 integral e em estradas de terra normal, mesmo cascalhada ou escorregadia, não necessida de andar bloqueado, devido à alta velocidade. Portanto, andar bloqueado não danifica a mecânica do Niva, desde que obedecidas as recomendações descritas.
O uso do bloqueio no asfalto ou em piso com boa aderência, somado a velocidades elevadas, tornará o veículo meio ruim para fazer curvas fechadas, no mais, nunca ouvi falar que quebra. Mas deve desgastar, pois não foi feito para isso.
No uso em trilhas, apenas deverá ter cuidado para não elevar muito o giro, pois bloqueado e reduzido, as pontas dos eixos recebem muita força e podem quebrar em situações de trancos extremos. Isso, eu já vi acontecer nas trilhas. Espero ter ajudado.

Marco Aurélio

Fio
01/10/2007, 01:36
moçada,

é impressão minha ou tá todo mundo com preguiça de pensar no mais simples?

O bloqueio do Niva faz UMA UNICA COISA: deixa o russo igual a todos os outros 4x4 quando estes estão traçados! Quando engato o 4x4 do meu Samurai por exemplo, ele fica exatamente igual ao Niva quando bloqueado... nada mais que isso...

A diferença é que esse diferencial central do Niva não é assim uma brastemp, e ele pode sim travar por um uso muito extremo por exemplo... mas aí é outra historia...

[]´s

Cavalcante
01/10/2007, 08:40
Fio, é bem por aí.
Mas mesmo assim, todos os manuais de carros 4x4 parcial que vi até hoje recomendam o "uso da tração 4x4 somente em terrenos de baixa tração e em baixa velocidade", exatamente como o manual do Niva manda usar o bloqueio central.
Porquê? Porque como não há efeito diferencial, toda a diferença de rotação entre eixos causada pelo terreno terá de ser absorvida pela caixa, e aí... Isso independente da transferência ser ou não uma Brastemp.

Aliás, INMHO, a caixa de transferência do Niva é a única coisa que REALMENTE presta no russinho...

emtsuhako
01/10/2007, 12:39
Pessoal, os sistemas dos Suzukis não são autoblocantes? Mesmo que vc engate 4x4, o bloqueio só funcionará qdo assim o terreno exigir, ou seja, o bloqueio dos Suzukis funcionam de forma automática conforme o tipo de terreno. Não é isso? Já no caso do Niva, o sistema de bloqueio é manual, isto é, vc tem que ter o bom senso ou a experiência de engatar o bloqueio qdo realmente houver necessidade. Essa é a diferença entre Niva para os demais 4x4, certo?

Otávio Luiz
01/10/2007, 14:13
Errado, Edson.
Existe dois tipos de tração 4x4, full time e part time. Na verdade tem mais alguns, com acoplamento viscoso (tipo Ecosport), mas não vem ao caso...
Full time - tração integral - Niva, Land Rover. Como o nome diz, o carro fica SEMPRE com tração nas quatro rodas, digo, nos dois eixos.
Existe um diferencial central que equaliza as forças quando o carro faz curvas (a roda dianteira de dentro da curva vai girar menos que a roda traseira de fora, por exemplo). Sem este diferencial central a diferença de rotações pode quebrar a caixa de transferência, pois um eixo vai girar mais que o outro...
Part time - Jeep, Suzuki, Engesa, Troller, etc....Estes não tem diferencial central, apenas uma caixa de transferência acoplada a caixa de marchas p/ enviar o giro pros dois diferenciais.
Em terrenos com tração (asfalto, terra seca) anda-se 4x2 (somente tração traseira), com a tração desligada e rodas livres idem. Quando tem-se pouca tração no terreno (lama, areia, cascalho solto) engata-se a tração e liga-se a roda livre (se não for automática) assim o veículo passa a ter tração 4x4. Como não tem diferencial central toda diferença de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro tem que ser compensada pela roda (patinando), por isso não pode usar em terrenos em que as rodas não patinem.
Para um jipe full time tracionar igual a um part time, só bloqueando o diferencial central, assim o diferencial dianteiro vai girar igual ao traseiro.
O prejuízo as caixas de marchas, transferência e diferencial central é o mesmo p/ jipes full e part time se rodarem em superfícies com tração, vai quebrar alguma coisa.
Quanto a dúvida inicial do colega se pode bloquear pra andar em estradão de terra: pode desde que o piso deixe as rodas patinarem p/ compensar o diferencial travado. Em suma, deixe desbloqueado... Mas se aparecer uma subida lisa, atoleiro, areião, engate o blolqueio ANTES da encrenca, tendo certeza de irá encarar o desafio com máxima tração (e nestes casos você terá certeza que a roda vai patinar e compensar o diferencial travado).
Esta é uma dúvida muito comum, ainda mais que alguns confundem o bloqueio de diferencial do Niva com os bloqueios de diferencial p/ Jeeps, Zukis, Troller, etc... Estes são bloqueios no mesmo eixo, na bolota do diferencial, e quando uma roda (traseira ou dianteira, depende do eixo em que está o bloqueio) patina a outra roda (do mesmo eixo) gira junto. Mas isto é papo pra outro tópico...

arlei_vitara
01/10/2007, 14:18
:discordo: :discordo:

Absolutamente não...........o sistema 4x4 dos Zukis não têm nada de auto-blocante, auto-deslizante ou auto qquer coisa...........rsrsrs...........é totalmente mecânico e como muito bem disse um colega acima, quando acionada a tração do Suzuki, ele funciona exatamente igual a um Niva (ou LR Defender) com o bloqueio central ativado.............

Então, prá esclarecer de vez e acabar com mitos: onde o pessoal dos 4x4 "part-time" ( Suzukis, picapes, CJs, JPX etc) anda TRAÇADO, o Niva deve andar bloqueado.........em ambos, se o terreno tem boa aderência, vc. não vai ficar forçando o conjunto andando tracionado ou bloqueado, ok !

Chico Almeida
01/10/2007, 18:39
Boa noite, pessoal. Meu nome é francisco e, acabei de comprar um niva 95 que, por enquanto, está em manutenção. Quando começar a brincadeira, vou precisar de todos para dicas OK !!!
Um abraço a todos e até breve !!!

Astor Dias de Andrade
01/10/2007, 19:56
Errado, Edson.
Existe dois tipos de tração 4x4, full time e part time. Na verdade tem mais alguns, com acoplamento viscoso (tipo Ecosport), mas não vem ao caso...
Full time - tração integral - Niva, Land Rover. Como o nome diz, o carro fica SEMPRE com tração nas quatro rodas, digo, nos dois eixos.
Existe um diferencial central que equaliza as forças quando o carro faz curvas (a roda dianteira de dentro da curva vai girar menos que a roda traseira de fora, por exemplo). Sem este diferencial central a diferença de rotações pode quebrar a caixa de transferência, pois um eixo vai girar mais que o outro...
Part time - Jeep, Suzuki, Engesa, Troller, etc....Estes não tem diferencial central, apenas uma caixa de transferência acoplada a caixa de marchas p/ enviar o giro pros dois diferenciais.
Em terrenos com tração (asfalto, terra seca) anda-se 4x2 (somente tração traseira), com a tração desligada e rodas livres idem. Quando tem-se pouca tração no terreno (lama, areia, cascalho solto) engata-se a tração e liga-se a roda livre (se não for automática) assim o veículo passa a ter tração 4x4. Como não tem diferencial central toda diferença de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro tem que ser compensada pela roda (patinando), por isso não pode usar em terrenos em que as rodas não patinem.
Para um jipe full time tracionar igual a um part time, só bloqueando o diferencial central, assim o diferencial dianteiro vai girar igual ao traseiro.
O prejuízo as caixas de marchas, transferência e diferencial central é o mesmo p/ jipes full e part time se rodarem em superfícies com tração, vai quebrar alguma coisa.
Quanto a dúvida inicial do colega se pode bloquear pra andar em estradão de terra: pode desde que o piso deixe as rodas patinarem p/ compensar o diferencial travado. Em suma, deixe desbloqueado... Mas se aparecer uma subida lisa, atoleiro, areião, engate o blolqueio ANTES da encrenca, tendo certeza de irá encarar o desafio com máxima tração (e nestes casos você terá certeza que a roda vai patinar e compensar o diferencial travado).
Esta é uma dúvida muito comum, ainda mais que alguns confundem o bloqueio de diferencial do Niva com os bloqueios de diferencial p/ Jeeps, Zukis, Troller, etc... Estes são bloqueios no mesmo eixo, na bolota do diferencial, e quando uma roda (traseira ou dianteira, depende do eixo em que está o bloqueio) patina a outra roda (do mesmo eixo) gira junto. Mas isto é papo pra outro tópico...
legal, Otavio, conseguiu didaticamente dizer o que eu queria no meu pitaco!
abraços
Astor

Fio
01/10/2007, 22:20
Cavalcante,

vc está certo... a CT do niva é realmente muito boa, mas não são poucos os casos onde ela trava o bloqueio ou acaba moída em usos extremos (já vi muita capa seca arrebentada lá no Albino)...

Mas uma coisa é certa tanto para Lands quanto para o Niva... Só o fato de ter uma peça a mais como o DIFERENCIAL CENTRAL, já é algo A MAIS PRA QUEBRAR...

não que isso vá acontecer, mas de uma coisa eu tenho certeza: O MEU SAMURAI NÃO VAI QUEBRAR O DIFERENCIAL CENTRAL NUNCA!!! afinal, ele não possui um...

[]´s
Fio (proprietario de um Niva 91 que nunca quebrou o bloqueio)

Nivoide
01/10/2007, 23:28
Se vc ta fora da estrada, de qq tipo, vc está 4x4 pq o niva é assim pra isso...se for descer um morro com pedra solta ou barro, ou subir, pare, engate bloqueio e continue.

Eu na trilha engato e desengato ocm frequencia, assim como uso a reduzida. O niva tem a alavanc dentro pra isso! Qdo chego no atoleiro engato, qdo pego um trecho sem necessidade, só estrada, desengato...anda melhor e nao força nada.

O ponto é esse. Vc engata o 4x4 qdo precisar, ja que o niva já tem trçao por igual, no barro vc vai sentir pouca diferenca, a nao ser numa coisa mais sinistra...

E pé no bucho!

RAR
02/10/2007, 01:10
Errado, Edson.
Existe dois tipos de tração 4x4, full time e part time. Na verdade tem mais alguns, com acoplamento viscoso (tipo Ecosport), mas não vem ao caso...
Full time - tração integral - Niva, Land Rover. Como o nome diz, o carro fica SEMPRE com tração nas quatro rodas, digo, nos dois eixos.
Existe um diferencial central que equaliza as forças quando o carro faz curvas (a roda dianteira de dentro da curva vai girar menos que a roda traseira de fora, por exemplo). Sem este diferencial central a diferença de rotações pode quebrar a caixa de transferência, pois um eixo vai girar mais que o outro...
Part time - Jeep, Suzuki, Engesa, Troller, etc....Estes não tem diferencial central, apenas uma caixa de transferência acoplada a caixa de marchas p/ enviar o giro pros dois diferenciais.
Em terrenos com tração (asfalto, terra seca) anda-se 4x2 (somente tração traseira), com a tração desligada e rodas livres idem. Quando tem-se pouca tração no terreno (lama, areia, cascalho solto) engata-se a tração e liga-se a roda livre (se não for automática) assim o veículo passa a ter tração 4x4. Como não tem diferencial central toda diferença de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro tem que ser compensada pela roda (patinando), por isso não pode usar em terrenos em que as rodas não patinem.
Para um jipe full time tracionar igual a um part time, só bloqueando o diferencial central, assim o diferencial dianteiro vai girar igual ao traseiro.
O prejuízo as caixas de marchas, transferência e diferencial central é o mesmo p/ jipes full e part time se rodarem em superfícies com tração, vai quebrar alguma coisa.
Quanto a dúvida inicial do colega se pode bloquear pra andar em estradão de terra: pode desde que o piso deixe as rodas patinarem p/ compensar o diferencial travado. Em suma, deixe desbloqueado... Mas se aparecer uma subida lisa, atoleiro, areião, engate o blolqueio ANTES da encrenca, tendo certeza de irá encarar o desafio com máxima tração (e nestes casos você terá certeza que a roda vai patinar e compensar o diferencial travado).
Esta é uma dúvida muito comum, ainda mais que alguns confundem o bloqueio de diferencial do Niva com os bloqueios de diferencial p/ Jeeps, Zukis, Troller, etc... Estes são bloqueios no mesmo eixo, na bolota do diferencial, e quando uma roda (traseira ou dianteira, depende do eixo em que está o bloqueio) patina a outra roda (do mesmo eixo) gira junto. Mas isto é papo pra outro tópico...
Otávio,
Cê acertou em quase tudo, menos nos Jeep's YJ, XJ, ZJ e etc.:concordo:
Sdçs,

Otávio Luiz
02/10/2007, 08:57
Otávio,
Cê acertou em quase tudo, menos nos Jeep's YJ, XJ, ZJ e etc.:concordo:
Sdçs,

Pois é, como não conheço muito não quis falar. Estive lendo um tópico criado pelo Leo sobre as YJ, XJ e ZJ e ele explica tudo lá. Achei show as XJ com tração full, part time high e low...:palmas:... vou procurar o tópico e depois posto aqui.
Fio, seu Samurai nunca vai quebrar o dif. central, mas meu Niva nunca vai ter a roda livre arrancada numa pedra, nem a T-case quebrada... cada viatura com seus prós e contras...:concordo:
Edit:Tá aqui o tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32388
Eu sei, num tem nada a ver com bloqueio do Niva, mas conhecimento nunca é demais e não ocupa espaço...

emtsuhako
02/10/2007, 21:13
Valeu pela aula pessoal! Eu não sabia como funcionava os Suzukis... pensei que fosse algo acionado automaticamente conforme a necessidade do terreno... O bloqueio já me salvou de várias situações, sendo que uma delas foi qdo uma das rodas ficou num buraco e a outra suspensa... engatei reduzida e não saiu de jeito nenhum... aí engatei o bloqueio com a reduzida e blz!!! Mas o mais legal foi ver o russinho subindo uma rampa bem íngreme, em terreno pedregoso... engatei reduzida e parou no meio... tentei uma segunda vez e mesma coisa... na terceira tentativa engatei o bloqueio com a reduzida e blz!!! Subiu tranquilo uma rampa de quase 10 metros de altura e inclinação de quase 60°. Atoleiro tb nunca tive dificuldades, mas nunca encarei algo muito radical. Areia, então, moleza! Não fosse o bloqueio, estaria rebocando o Niva com um trator.

Fio
02/10/2007, 22:57
Otavio,

rodas livres são realmente um problema quando são automáticas, mas na maioria dos jipes mais bravos elas são manuais (mais baratas e dificilmente quebram)... nunca ouvi dizer que elas poderiam ser arrancadas assim...

e t-cases geralmente duram toda a vida útil do carro, desde que vc mantenha o mínimo de manuntenção e não ultrapasse seus limites... assim como o Niva

abraços
fio

Otávio Luiz
03/10/2007, 10:14
Fio, já vi mais de uma roda livre ser arrancada em trilha, não é tão incomum não. Geralmente em atoleiros que escondem pedras no lado, a viatura escorrega no facão e pega bem na roda livre... bau-bau...:putz:
Veja bem, não estou dizendo que esta ou aquela viatura é melhor, apenas que cada uma vai ter seus prós e contras. Como já disse em outros tópicos, pra mim a melhor viatura que existe é aquela que esta na minha garagem e no meu nome.
Mais um exemplo, ligar o carro com a mão esquerda é ruim? Pra mim não, que sou canhoto...:mrgreen:

emtsuhako
03/10/2007, 20:25
Ruim é vc se acostumar a ligar com a mão esquerda e qdo pega um carro normal vc repete o procedimento e todos que estiverem no carro vão pensar que vc é louco... hehehe!!! No serviço eu vivo fazendo isso... rsrsrs...

shuther4x4
04/10/2007, 21:21
Pois é, como não conheço muito não quis falar. Estive lendo um tópico criado pelo Leo sobre as YJ, XJ e ZJ e ele explica tudo lá. Achei show as XJ com tração full, part time high e low...:palmas:... vou procurar o tópico e depois posto aqui.
Fio, seu Samurai nunca vai quebrar o dif. central, mas meu Niva nunca vai ter a roda livre arrancada numa pedra, nem a T-case quebrada... cada viatura com seus prós e contras...:concordo:
Edit:Tá aqui o tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32388
Eu sei, num tem nada a ver com bloqueio do Niva, mas conhecimento nunca é demais e não ocupa espaço...

Desculpe a ignorância, mas porque o seu niva nunca vai ter a t-case quebrada?

Otávio Luiz
05/10/2007, 09:19
Porque não tem.
O Niva tem a caixa de marchas acoplada pelo bolachão ou homoicinética ao diferencial central, e deste sai os cardãs p/ os dif. dianteiro e traseiro.
Já nos jipes part time a caixa de marchas está ligada a uma caixa de transferência, daonde saem os cardãs.
Pode-se dizer que troca-se apenas o nome dos "equipamentos", mas a maior diferença entre elas é que no Niva a caixa de transferência funciona como um diferencial, nos part time não. Por isso eles não podem andar 4x4 no asfalto, por exemplo...

Cavalcante
05/10/2007, 09:41
Otávio, acho que vc tá confundindo as coisas. O diferencial central é parte integrante da caixa de transferência do Niva... Ele tem T-case sim, e não é que ela funcione como um diferencial, é que ela tem um diferencial dentro dela...
T-case é, por definição, um dispositivo que transfere torque em uma ou mais relação de transferência para um ou mais eixos. Se ela tem diferencial ou não, redução ou não, qual a relação de transferência, etc., são outros quinhentos réis, mas não é por isso que ela deixa de ser uma caixa de transferência, assim como um câmbio não deixa de ser câmbio por ser automático ou manual.

Otávio Luiz
05/10/2007, 13:54
Valeu Cavalcante. :concordo: Nunca vi um dif. central aberto, só uma t-case Willys.
O que me fez pensar assim é que nunca ouvi ninguém se referir ao dif. central do Niva como T-case.
Pô, agora você achou mais uma coisa pra quebrar no Niva...:mrgreen:

pedrodoniva
05/01/2008, 13:28
Me surgiu uma dúvida, então ressucito o tópico!!!kkk
É o seguinte, minha alavanca do bloqueio fica para frente direto. Quando a puxo, fica de pé, 90° em relação ao console e acende a luz amarela. Isso indica que o bloqueio está ligado, certo?

Beleza, mas em um outro niva de um amigo meu, a alavanca fica normalmente de pé (90°) mas sem luz acesa. E nao é possível empurrá-la, apenas puxar um pouco mais e a luz continua apagada. Alguem teria algum tipo de veredicto? Porque essa discrepância?
Valeu!

Gustavo Niva
05/01/2008, 13:44
Ve se nao sao as 'bolotas' que ficam na ponta das alavancas que estao trocadas.... elas sao meio diferentes, entao pode te dar essa impressao... a luz nao acender deve ser cebolinha ferrada ou desligada... da pra meter a mao por baixo do carro e achar, mas pra ajeitar tu tem que tirar o acabamento interno e olhar a caixa por cima...

Peter
05/01/2008, 14:01
Me surgiu uma dúvida, então ressucito o tópico!!!kkk

Beleza, mas em um outro niva de um amigo meu, a alavanca fica normalmente de pé (90°) mas sem luz acesa. E nao é possível empurrá-la, apenas puxar um pouco mais e a luz continua apagada. Alguem teria algum tipo de veredicto? Porque essa discrepância?
Valeu!

Talvez alavanca montada virada em 180º.

Peter
05/01/2008, 14:12
Tire as conlusões pela foto.Eu ja montei ao contrario por engano.É possivel se montar.

Gustavo Niva
05/01/2008, 14:31
Na foto, entre as 2 alavancas tu ve a tal cebolinha....

pedrodoniva
09/01/2008, 14:43
Digamos que eu não saiba que o bloqueio está ligado, quais são os sintomas de uso contínuo do bloqueio?

emtsuhako
09/01/2008, 14:54
Pedro, vc descobrirá isso na primeira curva em alta velocidade que vc fizer... :P

Soldier
09/01/2008, 15:34
Digamos que eu não saiba que o bloqueio está ligado, quais são os sintomas de uso contínuo do bloqueio?

Vamos ver se eu sei responder essa... :pensativo:

Pelo que eu aprendi aqui mesmo, o diferencial serve pra que as rodas de um mesmo eixo possam girar livremente em âlgulos diferentes, em uma curva acentuada para a esquerda por exemplo, a roda da direita pode girar mais que a da esquerda e quando vc aciona o bloqueio do diferencial, o eixo perde essa capacidade, justamente para que, em uma situação de pouca tração (areia, cascalho, barro e principalmente neve no caso do Niva), a força do motor seja distribuída igualmente entre as rodas, independente de uma delas estar sem tração, por exemplo.

Por isso :discordo: não se deve bloquear o diferencial em asfalto (onde vc certamente tem tração nas quatro rodas) e muito menos em curvas, onde seu diferencial vai pro saco e pode até causar um acidente.

:oops: Se eu tiver esquecido algo ou tiver falado alguma bobagem, agradeço se alguém corrigir!!

[]:concordo:

Otávio Luiz
09/01/2008, 18:04
Digamos que eu não saiba que o bloqueio está ligado, quais são os sintomas de uso contínuo do bloqueio?

Fica mais difícil fazer curvas, a viatura tende a sair de frente, ir reto.

Soldier
09/01/2008, 18:12
Fica mais difícil fazer curvas, a viatura tende a sair de frente, ir reto.


:stop: Só isso :?:
:pensativo: Usando contínuamente, como foi a pergunta, naum corre o risco de quebra :?:

alexandre roveri
09/01/2008, 22:41
:stop: Só isso :?:
:pensativo: Usando contínuamente, como foi a pergunta, naum corre o risco de quebra :?:
A pergunta foi.: - Se a luz estivesse "queimada" como iria identificar ????
Na primeira curva com o carro bloqueado em asfalto vc vai ver o cambio pulando ! Não quebra na primeira, mas como vc não tirou o carro na concessionaria e não sabe qual é a primeira:pensativo::mrgreen:
AHHHH !!! Num Niva bem cuidado isso não é o fim do mundo, mas nunca é bom abusar . Caso isso ocorra e a alavanca trave é só levantar uma das rodas com o macaco que a pressão sobre as alavancas "some " !

:dance:

Girti
09/01/2008, 23:41
Digamos que eu não saiba que o bloqueio está ligado, quais são os sintomas de uso contínuo do bloqueio?

Há vários anos, em Janeiro de 2001, eu fiz uma viagem com uma amiga que mora fora do Brasil, no Niva 98 que eu tinha naquela época. Passamos pela região do Itatiaia, pela Fragária, seguimos até Ibitipóca e terminamos em Visconde de Mauá.
No dia em que eu saí de Ibitipóca para V de M, parei em um posto de gasolina, próximo a Lima Duarte, para abastecer, e. ao sair, fiz uma curva, e o carro fez um barulho forte e desconhecido para mim. Rodei mais um pouco, dentro do posto, e, a cada curva que eu fazia, voltava o barulho. Fiquei preocupadíssimo :putz: :pensativo: e liguei para o Wilson, meu mecânico. Após ouvir minha explicação sobre o barulho, ele me perguntou se o bloqueio não estava engatado. Eu disse que achava que não, pois a luz de aviso não estava acesa, mas, após verificar, constatei que o bloqueio estava acionado, e a luz não estava funcionando. Ufa!!! Passado o susto :shock: (e não foi pequeno, eu já estava pensando no resgate do Niva a cerca de 500 Km de São Paulo...), agradeci ao Wilson, desengatei o bloqueio e segui viagem, aliviado! :concordo:
Mas agora eu sei qual o barulho que faz o bloqueio acionado em uma curva, em piso firme. :oops:

[ ]s

Nivoide
09/01/2008, 23:47
em excesso ocorre desgaste prepaturo dos sistemas de transmissao e consequente quebra dos mesmos, mas tem um pessoal ae (nivaopala) que já fez tudo que é conta e disse que na teoria nao dá em nada, isso visto que todos os veiculos que tem traçao direta 4x4 sao "travados" e nao detonam nada...
Acredito que o ideal é usar de acordo como indicado.

Soldier
10/01/2008, 10:03
A pergunta foi.: - Se a luz estivesse "queimada" como iria identificar ????
Na primeira curva com o carro bloqueado em asfalto vc vai ver o cambio pulando ! Não quebra na primeira, mas como vc não tirou o carro na concessionaria e não sabe qual é a primeira:pensativo::mrgreen:
AHHHH !!! Num Niva bem cuidado isso não é o fim do mundo, mas nunca é bom abusar . Caso isso ocorra e a alavanca trave é só levantar uma das rodas com o macaco que a pressão sobre as alavancas "some " !


Alexandre, estava me referindo a última pergunta do Pedro (abaixo).


pedrokadaka[/B] http://www.4x4brasil.com.br/forum/styles/images_royale/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=523174#post523174)]
Digamos que eu não saiba que o bloqueio está ligado, quais são os sintomas de uso contínuo do bloqueio?


Já quanto a dica sobre levantar uma das rodas com o macaco pra aliviar a pressão, essa foi boa :palmas: !

[]:concordo:

Otávio Luiz
10/01/2008, 16:50
Soldier, a minha resposta foi sobre os sintomas do bloqueio engatado.
Na verdade nunca andei com o bloqueio do Niva engatado em piso com aderência, minha experiência é com o Jeep tracionado, que na verdade fica a mesma coisa.
Quando fazia trilha tinha hora que desligava a tração pra manobrar...

dollis
10/01/2008, 17:08
em excesso ocorre desgaste prepaturo dos sistemas de transmissao e consequente quebra dos mesmos, mas tem um pessoal ae (nivaopala) que já fez tudo que é conta e disse que na teoria nao dá em nada, isso visto que todos os veiculos que tem traçao direta 4x4 sao "travados" e nao detonam nada...
Acredito que o ideal é usar de acordo como indicado.

Nivoide,

acho que você está confuso...

ninguem (que mereça ser ouvido) diz que o Niva pode andar como bloqueio de diferencial travado, muito menos o pessoal que fez os Nivopalas, pois eu os conheço e sei que eles entendem muito do assunto.

você deve estar confundindo bloqueio travado com travar o acoplamento das caixas impedindo que as mesmas se desalinhem, pois neste ponto sim o Niva é deficiente e todos os outros 4x4 trabalham com as caixas permanentemente alinhadas e travadas.



é cada coisa que me aparecer aqui...

Soldier
10/01/2008, 17:18
Dollis, te mandei uma MP

[]:concordo:

m.vinicius
11/01/2008, 09:40
galera, me desculpe a ignorancia, mas li o tópico umas tres vezes, para saber da pergunta e das respostas( várias por sinal). a meu ver o bloqueio do niva é para o diferêncial central.
niva desbloqueado a tração não é a mesma nos dois dif. dos eixos., uma recebe mais força que outro(não me lembro a proporção no momento), causa arrasto diferente nos DIFERENCIAIS, ocasionando melhor estabilidade e folga no sistema. Niva bloqueado, distribuição de forças iguais para os dois dif. dos eixos. Onde usar situações que necessitem de maior tração, sem o risco de um eixo puxar mais que outro. bloqueando o dif. central, não força mais ou menos os dif. dos eixos, estes fazem curva na mesma proporção que desbloqueado.
blqueio de diferencial de jeeps são diferêntes que de niva. em jeeps bloqueando o dif. ai sim as rodas tem giros iguais em curvas, elas vão ser empurradas com igual velocidade, dificultando as curvas. Por isso sou a favor de bloqueios on-off, onde liga e desliga de acordo da necessidade do momento.
no niva as curvas serão feitas da mesma forma pelas rodas, as de fora mais rápido que as de dentro (da curva), mesmo que estaja bloqueado. a diferença é que o dif. central vai mandar forças igual para frente e para traz, mas a sensação de dirigibilidade vai ser que o carro esta com a direção mais pesada.
vamos a um exemplo mais prático. o meu irmão quebrou o dif. dianteiro do niva, o carro parou de andar.bloqueou o niva ele voutou a andar e rodou 500 km desta forma.
explicando. um jeep quando tem uma roda suspensa no ar, a roda que esta no solo perde a tração, se for bloqueado a que está no solo vai ter tração tbem. levante o niva no macaco na frente ou atás, elepara de rodar, se bloquear, o eixo que estiver no solo vai ter tração.
sera que fui claro ou compliquei mais?

Gustavo Niva
11/01/2008, 11:21
sera que fui claro ou compliquei mais? :parede: :parede: !!!

Mas, pelo que eu entendi, tive a impressão que tu tá esquecendo que numa curva, não só as rodas de fora giram mais rápido que as de dentro, mas o eixo dianteiro também roda mais rápido que o traseiro...


você deve estar confundindo bloqueio travado com travar o acoplamento das caixas impedindo que as mesmas se desalinhem, pois neste ponto sim o Niva é deficiente e todos os outros 4x4 trabalham com as caixas permanentemente alinhadas e travadas.Ahhhhhhhhh agora eu entendi... e, cá entre nós, tem gente que reclama de adaptações, mas isso aí é pior ainda... é gambiarra de fábrica....

Otávio Luiz
11/01/2008, 12:38
m.vinicius, quando fazemos curvas um eixo gira mais que o outro, por isso só se pode bloquear o Niva em terrenos pouco aderentes.
Quando falei dos Jeeps, assim como outros jipes part time, falei deles TRACIONADOS, e não BLOQUEADOS... um jipe part time TRACIONADO fica igual a um Niva BLOQUEADO.

guarapa
31/08/2011, 13:00
Boa tarde ,li oque voces escreverão e tirei todas as duvidas sobre como funciona a transmisào do niva ; mais estou com um problema estou com o meu a 1 semana e moro a 64km do meu comércio e todo dia eu vou e volto 128km por dia, e estou indo com ele so que ele na subida e muinto lento ,como eu moro em domingos martins la e serra então e um sofrimento quando eu chego na serra são 22km de subida e tem hora que tenho até que colocar uma segunda até as bis 100cc estão me utrapaçando levei num mecanico mais aqui ninquem conhece este carro então fala muintais coisas

xexelo
31/08/2011, 22:07
Boa tarde ,li oque voces escreverão e tirei todas as duvidas sobre como funciona a transmisào do niva ; mais estou com um problema estou com o meu a 1 semana e moro a 64km do meu comércio e todo dia eu vou e volto 128km por dia, e estou indo com ele so que ele na subida e muinto lento ,como eu moro em domingos martins la e serra então e um sofrimento quando eu chego na serra são 22km de subida e tem hora que tenho até que colocar uma segunda até as bis 100cc estão me utrapaçando levei num mecanico mais aqui ninquem conhece este carro então fala muintais coisas

Niva original é lento, mas não tanto assim. Digumacoisa, qual o diametro dos pneus? Se forem muito maiores e mais largos que os originais vc tem uma perda de potencia mas uma velocidade final maior (numa reta de uns 10 Km hehehehe). Por exemplo: é muito comum por ai Nivas com 215/80 r16, é um pneu largo e bem mais alto que o original que é 175/80 r16. Há a medida 215/65 r16 que é milimetros menor que o original, apesar de ser bem mais largo. Pneu influencia muito em velocidade e consumo.

Outra coisa, se o motor já estiver em fim de vida, o carburador desregulado e outras coisinha mais, o Niva vai sofrer mesmo na serra.
Quando o motor abre o bico o pessoal costuma, ao retificar, colocar os pistões de Fusca, que são mais baratos que o original e deixam o russo mais ou menos 1.710 ao inves de 1600.

Se o seu Niva tiver ignição eletronica (sem platinado), experimente colocar uma bobina de Gol MI, deixa um pouquinho mais esperto e ajuda na economia, visto que a centelha será mais forte.

abraços.

NATANIVA
11/09/2011, 23:31
Pessoal eu tive que andar 3,5 km com bloquei ativado do meu niva no asfalto pois a alavanca havia travado e eu nao conseguia trocar de posição, recem comprei o niva , sera que vai me causar algum dano mais grave ???