PDA

Ver Versão Completa : Guincho c/ motor de arranque.



zoega
28/09/2007, 18:45
Ae pessoal, será que fica bão!? hehehe

Achoq que com uma proteção p/ essas engrenagens/correntes e uma impermeabilização do motor de arranque, deve ficar legal...

[]'s

ed_flk
28/09/2007, 22:29
o sistema de redução eu achei meio gambiarra, mas o sistema funciona sim, pelo menos numa gaiola.
Aqui na minha região tem algumas gaiolas que utilizam este sistema só no lugar de um monte de corrente vai uma caixa de redução "cormercial".

zoega
29/09/2007, 09:51
Bate umas fotos pra nós aí ed flk!
Eu particulamente não conheço essa caixa de redução comercial...

ed_flk
01/10/2007, 13:25
Cara, as fotos eu vo fica te devendo, mas o sitema é bem simples, fica bem parecido com este que vc postou só que no lugar desse monte de corrente vai um redutor comercial, visite http://www.pieriniredutores.com.br/home/index.php pra vc ver como são esses redutores, e informe-se com algum torneiro de sua região que geralmente eles sabem onde se consegue estas peças.

Vou tentar descrever o mais detalhadamente possivel o sistema:
1- motor de arranque (de preferencia bem forte);
2- no eixo do Moto de Arranque vai um engrenagem pequena;
3- no eixo de entrada do redutor vai uma engrenagem um pouco maior;
4- as duas engrenagem são ligadas por um corrente (de moto);
5- a saída do redutor vai ligada ao carretel com o cabo;
6- revisar parte eletrica se possivel usando uma bateria de maior capacidade e um alternador (este item é opicional mas é fortemente recomendado visto o grande consumo de energia);
7- suporte e adaptações em geral, fica a critério de cada um pois varia conforme os materiais utilizados.

qualquer duvida adiciona ai no msn que conversamos melhor.

eu fiz (tentei fazer...) um esquema no painta pra ilustrar melhor:

agropoks
04/10/2007, 14:30
fala, zoega! onde foi que vc axou isso??? tah pensanso em fz? se quiser, tem um monte de pedaço de corrente do moto em kza. dah um pulo lah e pega com o meu pai. aproveita e manda um abraço pra ele!

manda noticias no e-mail

zoega
04/10/2007, 19:40
Fala Pocks! Não foi eu que tirei foto não, achei ai na net... hehehe
Ah, mas não vou inventar moda não, Vc que tem que trazer um Warn daí pra mim...hehehe

Abraço.

Tarcisio Pinheiro
04/10/2007, 22:33
o sistema de redução eu achei meio gambiarra, mas o sistema funciona sim, pelo menos numa gaiola.
Aqui na minha região tem algumas gaiolas que utilizam este sistema só no lugar de um monte de corrente vai uma caixa de redução "cormercial".

Olá BLZ!!

Já tinha pensado em fazer esse sistema mas desisti pois me disseram que o motor de arranque aguentaria o torque requerido, mas o tempo de funcionamento maximo seria de 1,5 a 2 minutos, mais que isso ele queimaria pois não foi feito para isso, então desisti.

Agora pergunto:

Ja foi testado?

funciona bem?quanto tempo aguenta?

Pois pelo preço do guincho proprio para 4x4 vale a pena inventar qualquer coisa?

Até!!!!!:concordo:

Loiro
05/10/2007, 15:06
Pois pelo preço do guincho proprio para 4x4 vale a pena inventar qualquer coisa?

Até!!!!!:concordo:

Cara,
Quanto ao preço depende se o mesmo tera uma construçao adequada! Pois imagine a situaçao;
Pra nao gastar 3k num guincho eletrico voce resolve inventar um, mas o mesmo ficou fraco. Voce faz uns testes basicos mas nao nota a fraqueza do mesmo, ai voce esta em uma subida e quer a ajuda do guincho para subir mas quando começa a dar força no mesmo ele quebra e sua viatura despenca! Voce pode sair bem ferido! Esse acontecimente ocorreu mas com diferentes detalhes (fotos e motovo no topico do Krip).
Abraço:concordo:

Tarcisio Pinheiro
05/10/2007, 21:16
Cara,
Quanto ao preço depende se o mesmo tera uma construçao adequada! Pois imagine a situaçao;
Pra nao gastar 3k num guincho eletrico voce resolve inventar um, mas o mesmo ficou fraco. Voce faz uns testes basicos mas nao nota a fraqueza do mesmo, ai voce esta em uma subida e quer a ajuda do guincho para subir mas quando começa a dar força no mesmo ele quebra e sua viatura despenca! Voce pode sair bem ferido! Esse acontecimente ocorreu mas com diferentes detalhes (fotos e motovo no topico do Krip).
Abraço:concordo:

E ai Loiro BLZ!!:concordo:

Concordo com a preocupação da segurança mas acho:pensativo: que com 3K da pra inventar algo seguro .

Ex: moto freio!!:idea:

ed_flk
06/10/2007, 16:23
Claro que a segurança vem sempre em primeiro lugar, mas comprar um guincho comercial não é garantia de que tudo vai funcionar de forma adeqauda.

pense na seguinte situação: vc compra um guincho carissimo e instala ele em base sub dimensionada, na hora que vc precisar do guincho ele vai sai voando.

eu não vejo maiores problemas em se construir este tipo de guincho desde quew seja construido com materiais resistentes bem construido e com uma boa margem de segurança. se queres fazer um guincho pra puxar 1ton, dimensione TODO o sistema pra aguentar pelo menos 3 ton, ai com certeza a chance de acontecer um problema grave é reduzida.

como foi citado acima tambem é possivel que o motor de arranque não aguente o tranco, porem eu acredito que usando um motor de arranque forte com uma boa redução ele deva aguentar pelo menos numa gaiola. (aqui na minha região tem alguns funcionando a bastante tempo)

não podemos esquecer tambem de uma peça que é fundamental pro bom funcionamento de qualquer equipamento: O Operador.

fogoncalves
08/10/2007, 11:27
Amigos, tenho alguns motores de arranque em casa, e como tenho 4 motos, corrente, corôa e pião é o que não faltam pra mim. Certamente os motores de arranque não foram feitos para funcionarem muito tempo, mas em alguns casos, quanto meus antigos morriam na rua e não queriam pegar, eu subia até na calçada só com o motor de arranque. E eu estou falando de Landau. Eu me desfiz da lataria dos meus 2 Landaus e fiquei com a mecânica. Tenho 2 motores de arranque e gostei desta idéia de inventar um guincho com motor de arranque. Se alguém já fez um, favor postar aqui as dificuldades do projeto. Quando eu tiver alguma coisa mais concreta, posto aqui também.
[]'s inventivos
Fernando

leobnaval
08/10/2007, 11:43
já estive pensando em um sistem elétrico ou hidrálico ligado a uma redução (tenho um portão eletronico velho parado mais funcionando e utilizaria sua redução e se fosse elétrico o controle remoto com pequenas adaptações) agora sobre motor de partida tó fora eu já quase deriti um de santana num curso de meca o carro não pegava e demos umas 20 partidas curtas de até 7 seg. e acabou a bateria pegamos outra e quase acabou mais conseguimos fazer o carro funcionar tivemos que esperar o motor de part. esfriar para continuar as partidas.

aposto num hidráulico mais caro e simples, pois é dificil (e/ou caro) achar um bom motor elétrico 12v.

dickvigarista
16/10/2007, 16:05
Tbém tenho um arranque da Landau e dúvido muito que se for usado com cuidado (+- 10 seg por vez) ele de problema.Se alguém tiver + idéias.No forum dos Jeep tem uma discussão sobre a mesma foto.

Tarcisio Pinheiro
17/10/2007, 22:19
Tbém tenho um arranque da Landau e dúvido muito que se for usado com cuidado (+- 10 seg por vez) ele de problema.Se alguém tiver + idéias.No forum dos Jeep tem uma discussão sobre a mesma foto.


Acho que esse motor deve ser bem forte, mas se não aguentar pega um de caminhão 24V pois tem o dobro do torque com o mesmo tamanho fisico.:concordo:

zoega
17/10/2007, 23:13
Tbém tenho um arranque da Landau e dúvido muito que se for usado com cuidado (+- 10 seg por vez) ele de problema.
É do 292? Se for, vejo mta gente procurando por esse arranque no Mercado Livre hein...

talha-mar
19/10/2007, 10:17
Hei pessoal, motor de arranque não pode funcionar muito tempo, ele não tem nenhum tipo de refrigeração, e tem a corrente muito alta (muitos ampéres). Talvez abrindo umas janelas e colocando uma ventoinha dure mais mas mesmo com o motor do carro funcionando, vai zerar a bateria logo, se não queimar antes. Os de guincho de fábrica usam a carcaça de arranque mas com outra bobinagem dentro. A idéia de um hidráulico ou mecânico é muito melhor e confiável. Tenho na Band um Biselli que já fez de tudo, até arrancar raízes de árvores. Outra sugestão é usar no motor do carro uma embreagem elétrica de ar condicionado que transmite até uns 5 hp e dela até uma caixa de redução no para choque um cardãn como nos mecânicos, isso evita ter uma tomada de força no câmbio.
Espero ter ajudado, abraços
Henri

Tarcisio Pinheiro
23/10/2007, 23:31
Hei pessoal, motor de arranque não pode funcionar muito tempo, ele não tem nenhum tipo de refrigeração, e tem a corrente muito alta (muitos ampéres). Talvez abrindo umas janelas e colocando uma ventoinha dure mais mas mesmo com o motor do carro funcionando, vai zerar a bateria logo, se não queimar antes. Os de guincho de fábrica usam a carcaça de arranque mas com outra bobinagem dentro. A idéia de um hidráulico ou mecânico é muito melhor e confiável. Tenho na Band um Biselli que já fez de tudo, até arrancar raízes de árvores. Outra sugestão é usar no motor do carro uma embreagem elétrica de ar condicionado que transmite até uns 5 hp e dela até uma caixa de redução no para choque um cardãn como nos mecânicos, isso evita ter uma tomada de força no câmbio.
Espero ter ajudado, abraços
Henri


Vivendo e aprendendo! E ai BLZ!!:concordo:

Eu não sabia que a embreagem eltrica de ar-cond aguentava tudo isso:eek:
vou ate desnvolver alguns inventos com ela.

Ate!!

lorenzo santangelo
24/10/2007, 00:02
oq seria uma embreagem eletrica..???
tenho uns aparelhos de ar aqui em casa..
diz ae q ja estou com a chave de fenda na hands!!!

Tarcisio Pinheiro
24/10/2007, 00:27
oq seria uma embreagem eletrica..???
tenho uns aparelhos de ar aqui em casa..
diz ae q ja estou com a chave de fenda na hands!!!


:concordo:

Embreagen eletrica é aquela que fica na frente co compressor do ar-cond
e é acionada com 12v.

BLZ!!!!:concordo:

Tarcisio Pinheiro
24/10/2007, 01:32
:concordo:

Embreagen eletrica é aquela que fica na frente co compressor do ar-cond
e é acionada com 12v.

BLZ!!!!:concordo:


BBLLZZ!!!!!!

reslima
24/10/2007, 09:23
Na verdade nunca pesquisei sobre guinchos aqui no Fórum, mas acabei vendo esse tópico e achei interessante, pois, já que nem todo mundo tem 3 barões pra desembolsar de uma vez só, acho muito viável pesquisar outras formas para se colocar um guincho no 4x4...
Uma outra idéia seria um guincho mecânico feito com reduções agrícolas... um colega meu tem um Jeep 1959 com Guincho Mecânico, não tenho certeza, mas acho que ele usou uma redução de uma máquina que espalha adubo... sei lá...e ficou muito forte, vou me informar com ele e qqer coisa posto aqui... abraços...
Renato

talha-mar
24/10/2007, 14:24
Essa dica é boa, não conheço muito do assunto, mas em um ferro velho de máquinas agrícolas vi bastante coisa interessante, até sistemas hidráulicos, que talvez desse pra aproveitar nos nossos veículos.
Explicando melhor sobre a embreagem elétrica, é como o Tarcisio falou, fica dentro da polia do compressor de ar condicionado de carro. Ela fica normalmente livre, mas quando se liga (em 12V) passa a girar o eixo junto. Já vi em várias aplicações, como bombas e até num blower para aumentar a potência de um V8, bastando pra isso ligar uma chave no painel.
Sds
Henri

Tarcisio Pinheiro
24/10/2007, 22:31
E ai BLZz!!:concordo:

Certa vez pensei em fazer um guincho independente e movel que pudesse colocar na trazeira e dianteira de modo facil.

Então pensei num motor de moto RX125 ou similar e mais o devido redutor com o carretel e cabo de aço, mas imagina-só o tamanho do trambolho prá se carregar no porta malas, já que ia ser movel.

Já o redutor gostei da ideia das coroas e pinhão e bom e barato e funciona bem.

Funcionamento: dois eixos ;todos os conjuntos de coroa/pinhão com os centros torneados com alojamento para rolamento; de um lado um pinhão recebe a tração do motor de arranque; do outro o ultima coroa transmite a tração reduzida para o carretel.

Com 5 relações de moto (ao preço de +/- $ 25,00)teremos a redução de 1:272 e com um motor de arranque de caminhão de 24v de aprox 2kw 3cv
+ o seu devido torque acredito que se chegue a bons resultados:

Elevação de 1200 a 1500kg e arraste aprox 4000kg mas para saber o torque exato preciso da potencia e velocidade do motor e isso eu ainda não sei.

Se alguem souber (velocidade e potencia) por favor me passa a informação pra mim ver se o trem vai dar certo.

Se der eu vou fazer.


Ate!!!:concordo:

Tarcisio Pinheiro
25/10/2007, 02:40
E ai BLZz!!:concordo:

Certa vez pensei em fazer um guincho independente e movel que pudesse colocar na trazeira e dianteira de modo facil.

Então pensei num motor de moto RX125 ou similar e mais o devido redutor com o carretel e cabo de aço, mas imagina-só o tamanho do trambolho prá se carregar no porta malas, já que ia ser movel.

Já o redutor gostei da ideia das coroas e pinhão e bom e barato e funciona bem.

Funcionamento: dois eixos ;todos os conjuntos de coroa/pinhão com os centros torneados com alojamento para rolamento; de um lado um pinhão recebe a tração do motor de arranque; do outro o ultima coroa transmite a tração reduzida para o carretel.

Com 5 relações de moto (ao preço de +/- $ 25,00)teremos a redução de 1:272 e com um motor de arranque de caminhão de 24v de aprox 2kw 3cv
+ o seu devido torque acredito que se chegue a bons resultados:

Elevação de 1200 a 1500kg e arraste aprox 4000kg mas para saber o torque exato preciso da potencia e velocidade do motor e isso eu ainda não sei.

Se alguem souber (velocidade e potencia) por favor me passa a informação pra mim ver se o trem vai dar certo.

Se der eu vou fazer.


Ate!!!:concordo:


E ai pessoal BLZZZ!!:concordo:


Achei os valores de potencia e rotação que eu precisava.


Fiz umas contas aqui e conclui que com um motor de arranque de opala dá pra conseguir os seguintes torques:

Para elevação dá para erguer até 1200Kg
Para arrasto uns 3000 Kg
Com carretel de 4" (10cm diametro) vai puxar 7 metros por minuto.

E por falar em metro/minuto alguém sabe qual a velocidade de um guincho proprio de 4x4??

Ate!!!!:concordo::concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

leobnaval
25/10/2007, 14:10
nos sites de fabricantes de guinchos tem essas informações que precisa, mas vária de acordo com a carga, potencia do motor e a quantidade de cabo enrolado no carretel pelo que eu lembro é menos que 7 metros por minuto
agora quero ver que bateria e que motor de partida consegue ficar ligado durante 1 minuto. no máximo 4 de 15 segundos e olha lá em.

Tarcisio Pinheiro
28/10/2007, 21:17
E ai BLZZ!!:concordo:



Concordo com você, 1 minuto e muito tempo para um motor de arranque
por isso pensso em colocar um motor grande para que trabalhe folgado e então o seu tempo de funcionamento poderá ser maoir do que um motor pequeno que trabalha no limite.



Até mais!!!!!

leobnaval
29/10/2007, 00:52
ja viu os motores para vender dos guinchos work tem no donatti seção guinchos cintas e acess. depois em work peças e acessórios R$347,63 motor elétrico 12v. do guincho hobby 3000 libras e R$486,68 dos demais como 9000 até 12500 libras. ligado direto na bateria a um solenóide de partida deve funcionar já que a corrente que ele puxa e menor (porém durante um periodo de tempo maior) sem picos como no motor de partida só não sei se vale a pena agora (por este preço), com uma caixa de redução, uma capa em fibra e um corretel com rolete daria até pra vender.
quanto sai um hdw ou um destas marcada que não tem tanta tradição no off-road por que daí vale a pena comprar um, pelo preço e dor de cabeça que vai sair para fazer e sem ter a mesma segurança de um a venda no mercado que passou por varios testes.

Tarcisio Pinheiro
29/10/2007, 03:59
ja viu os motores para vender dos guinchos work tem no donatti seção guinchos cintas e acess. depois em work peças e acessórios R$347,63 motor elétrico 12v. do guincho hobby 3000 libras e R$486,68 dos demais como 9000 até 12500 libras. ligado direto na bateria a um solenóide de partida deve funcionar já que a corrente que ele puxa e menor (porém durante um periodo de tempo maior) sem picos como no motor de partida só não sei se vale a pena agora (por este preço), com uma caixa de redução, uma capa em fibra e um corretel com rolete daria até pra vender.
quanto sai um hdw ou um destas marcada que não tem tanta tradição no off-road por que daí vale a pena comprar um, pelo preço e dor de cabeça que vai sair para fazer e sem ter a mesma segurança de um a venda no mercado que passou por varios testes.

BLZZZ!

Fiz uma pesquisa desses guinchos que voce citou não mudou muita coisa
esse HDW tá $2400 um guincho de 9.000 Lbs.

Se pagar 480 num motor de guincho + uns 200 no redutor e freio( isso para eu mesmo fazer) ai vamo jogá mais 100 dos imprevistos então a parada vai sair $800,00 pilas .:pensativo:

É 30% do valor de um guincho de mercado.:pensativo:

E tem uma vantagem, quando funcionar dá pra abrir uma cerveja e dizer " FUI EU QUE FIZ"!!!!:concordo:

Ate!!!!!!:concordo::concordo:

dickvigarista
29/10/2007, 18:21
Gostei muito do comentário do Tarcisio "FUI EU QUE FIZ", este garoto tem futuro como prof Pardal.Meus sinceros parabéns.

Tarcisio Pinheiro
29/10/2007, 21:21
Gostei muito do comentário do Tarcisio "FUI EU QUE FIZ", este garoto tem futuro como prof Pardal.Meus sinceros parabéns.



E ai BLZZ!!:concordo::concordo:


Obrigado pelo apoio, valeu mesmo!!:concordo:

Até!!

ed_flk
29/10/2007, 21:39
se usar um motor de arranque forte, ele aguenta sim pq vai trabalhar bem abaixo de sua capacidade.

Aqui eu jah vi um guincho destes funcionando com o arranque do gol, derreteu a fiação e a chave e o motor de arranque ficou intacto e a gaiola saiu do atoleiro ( era um atoleiro seguido de uma subida forte e a gaiola com a caixa quebrada). o guincho puxou ela e ainda ajudou outras a subir.

Eu prefiro na gaiola os guinchos manuais, mas se fosse montar um destes montaria com motor de arranque e caso ele realmente não aguentasse ai sim partiria prum motor "melhorzinho".
Mas volto a repetir um motor forte e usado com certo cuidado aguenta sim.

Tarcisio Pinheiro
29/10/2007, 22:07
se usar um motor de arranque forte, ele aguenta sim pq vai trabalhar bem abaixo de sua capacidade.

Aqui eu jah vi um guincho destes funcionando com o arranque do gol, derreteu a fiação e a chave e o motor de arranque ficou intacto e a gaiola saiu do atoleiro ( era um atoleiro seguido de uma subida forte e a gaiola com a caixa quebrada). o guincho puxou ela e ainda ajudou outras a subir.

Eu prefiro na gaiola os guinchos manuais, mas se fosse montar um destes montaria com motor de arranque e caso ele realmente não aguentasse ai sim partiria prum motor "melhorzinho".
Mas volto a repetir um motor forte e usado com certo cuidado aguenta sim.

E ai BLZZ!!:concordo:

Valeu o incentivo!!

Acho que vou encarar e fazer.

obrigado e Até!:concordo:

zoega
29/10/2007, 23:14
Eu tenho um guincho de catraca com cabo longo e uma patesca na gaiola...O negócio puxa muito, apesar de ser manual e trabalhoso, ela saca a gaiola de qquer lugar, ainda mais com a patesca... Agora em veículos mais pesados já fica mais dificil...

O problema de se usar motor de arranque é a agua né... Na gaiola já vai um motor de arranque atrás do outro por causa da agua, tem que ver um jeito de vedar direitinho...

Eu acho bem legal a idéia, porém no meu caso ainda não vejo necessidade...

[]'s

Tarcisio Pinheiro
30/10/2007, 02:35
Eu tenho um guincho de catraca com cabo longo e uma patesca na gaiola...O negócio puxa muito, apesar de ser manual e trabalhoso, ela saca a gaiola de qquer lugar, ainda mais com a patesca... Agora em veículos mais pesados já fica mais dificil...

O problema de se usar motor de arranque é a agua né... Na gaiola já vai um motor de arranque atrás do outro por causa da agua, tem que ver um jeito de vedar direitinho...

Eu acho bem legal a idéia, porém no meu caso ainda não vejo necessidade...

[]'s



Verdade a agua é problema, mas lembra da ideia inicial;

A ideia é que o guincho seja movel para poder engatar na diat/traz;
e entao na maior parte do tempo vai ficar guardado no porta-malas,
e só na hora de guinchar é que vai estar exposto ao tempo.

E também por ser movel ,pode servir para fazer outros serviços como ,descer e subir barcos ou botes em barrancos altos e outras coisas mais com motor de popa e principalmente o mais pesado:

" A GRANDE CAIXA DE CERVEJA "


O clima por aqui é na faixa de 38 a 42º então CERVEJA não pode faltar!!:concordo:

Até!!

reslima
06/11/2007, 09:35
se alguem que for tentar a adaptação e precisar de um motor de arranque, tenho um de maveco 6 canecos ...

ed_flk
06/11/2007, 13:36
esse de "maveco" 6 caneco deve ser fortinho o suficiente...hehehe

Denilson Maçaneiro
06/11/2007, 13:48
eu acho que com uma caixinha de redução o motor de arranque não sofre muito não.

estive vasculhando na oficina do meu sogro e encontrei umas caixas de redução bastante interessante, compactas, com + ou - 15cm x15cm x 10cm, um tamanho bom que da pra adaptar fácilmente...

vou verificar onde o meu sogro comprou ela e qual a força que ela pode fazer, dependendo vou tentar fazer uma gambiarra pra mim...

conforme for informo vc´s...

Edintruder
09/11/2007, 15:13
O Arranque mais forte que eu conheço é o usado pelo Dodge 318. Pra virar o V8 não precisa muito pois pega fácil, mas para durar 30 anos sem manutenção e eventualmente quando o motor não pega aceitar inssistidas logas, é bem certo que resista sem problemas.
Na foto do Jeep, é um sistema de apenas 3 reduções e não 5, se prestar atenção tem 1 corrente que sai do motor, duas paralelas para um eixo secundário e dessa partem mais duas correntes paralelas para o eixo do carretel.

Tarcisio Pinheiro
09/11/2007, 22:42
O Arranque mais forte que eu conheço é o usado pelo Dodge 318. Pra virar o V8 não precisa muito pois pega fácil, mas para durar 30 anos sem manutenção e eventualmente quando o motor não pega aceitar inssistidas logas, é bem certo que resista sem problemas.
Na foto do Jeep, é um sistema de apenas 3 reduções e não 5, se prestar atenção tem 1 corrente que sai do motor, duas paralelas para um eixo secundário e dessa partem mais duas correntes paralelas para o eixo do carretel.



http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=95943&d=1191015853


Olá BLZ!!:concordo:

Não sei exatamente como isso esta construido, mas quando eu fizer o meu eu vou usar 5 coroas e 5 pinhão porem terá 5 reduções, o que no total dará 1:272.

Afinal nesta foto tem 5 conjuntos de coroa e pinhão então acho que tem que ter 5 reduçoes.


ate!!!!

leobnaval
10/11/2007, 00:39
ai pessoal sei que a idéia é fazer o próprio guincho mas fica aqui a dica: na loja paulista 4x4 tem hi-pull 5100 libras por R$1699,00 não ganho nada com isso, só achei um bom preço por um guincho na medida para as gaiolas e afins.

Tarcisio Pinheiro
10/11/2007, 08:17
ai pessoal sei que a idéia é fazer o próprio guincho mas fica aqui a dica: na loja paulista 4x4 tem hi-pull 5100 libras por R$1699,00 não ganho nada com isso, só achei um bom preço por um guincho na medida para as gaiolas e afins.

E ai BLZ!!!!!:concordo:


Realmente o preço tá bom, se for fazer esse aí com as coroas deve ficar uns R$500,00 com tudo prontinho e bem acabado, mais í si num dé conta do serviço aí se foi 500ão em bora.:pensativo::pensativo:


Tem que pensa bem antes de gastá, pra num perdê!!




Ate!!!!

Denilson Maçaneiro
13/11/2007, 13:52
Ae galera...
onde eu encontro macaco hi-lifit com preço bacana?
ou em condiçoes de pagamento a perder de vista....
se alguem tiver algum contato...

valeu....

andreconrad
29/12/2007, 19:31
O galera talvez eu esteja erado mas uma caixa de reduçao funciona com alta velocidade e baixa força na entrada e baixa velocidade e grande força na saida.

Entao eu ja comprei um redutor em um ferro velho (fotos), agora estou a procura de um motor 12 volts com alta velocidade e baixo torque. Talvez o do corcel ou gol 1.0 MI ou se alguem tiver uma ideia ou critica comente toda ajuda e bem vinda a todos do fórum.

andreconrad
29/12/2007, 19:38
Com qualquer construçao ajo que pode se jegar a 2000kg de araste mas podemos usar as patescas ou roldanas. que podemos inclusive triplicar a força do guincho. A força do guincho muda de acordo com as voltas que e dada no eixo onde vai o cabo.

Questao de segurança:

1 - Nunca ajude com o motor da gaiola, as puxadas demasiadas podem arebentar o cabo.
2 - Se possivel nao fique dentro da gaiola o risco de arebentar o cabo e ele voltar esiste.
3 - Fazer um acionamento com cabo para acionar de uns 2 metros da gaiola.
4 - Colocar panos molhados em cima do cabo para caso ele arebente o pano vai ajudar o cabo a perder a força.

Ajudem com esta lista ajo que ela pode salvar vidas.

Tarcisio Pinheiro
30/12/2007, 21:44
O galera talvez eu esteja erado mas uma caixa de reduçao funciona com alta velocidade e baixa força na entrada e baixa velocidade e grande força na saida.

Entao eu ja comprei um redutor em um ferro velho (fotos), agora estou a procura de um motor 12 volts com alta velocidade e baixo torque. Talvez o do corcel ou gol 1.0 MI ou se alguem tiver uma ideia ou critica comente toda ajuda e bem vinda a todos do fórum.


Olá,

E ai tudom bem!!!!!:concordo:


1- É preciso saber qual a redução desse redutor; esse e o passo principal para saber qual o torque que voce vai atingir na saida.

2- O tamanho (diametro do carretel) Tambem influencía diretamente
no toque.

3- Conheço varios tipos de redutores industriais e esse aí acho que a
redução dele será no maximo 1:60 então o torque de saida vai ficar baixo.

Se você me falar qual a reduçao a gente troca umas ideias e chega em uma conclusão.



Blzz!!

Até!!!

ed_flk
31/12/2007, 17:52
Eu tava conversando com um colega aqui que montou um guincho destes, ele usou um motor de arranque de fusca e uma caixa de redução de 1:40 e puxa a gaiola dele numa boa, tem um outro que foi feito com um motor de arranque de mercedinha e caixa de redução de 1:30.

o que foi foi feito com mt de fusca é o que puxa melhor, sendo que as duas gaioas são muitos parecidas.

andreconrad
01/01/2008, 16:27
Minha reduçao é 1:30 falei com um tec. em eletronica muito amigo meu ele me deu uma explicaçao que o grande problema de usar motor de aranque é da alta corrente que ele requer. Mas ele nao se lembra muito bem mas tem certeza que tem como baixar a mesma. Me falou alguma coisa de mexer do rotor ou estrator coisa assim, ale ta procurando a explicaçao correta quando tiver coloco aqui.

Entao quem tiver fotos de guinchos artezanais favor postar aqui.

leobnaval
01/01/2008, 22:42
o grande problema de usar motor de aranque é da alta corrente que ele requer.

tem como baixar a mesma. Me falou alguma coisa de mexer do rotor ou estrator coisa assim, ale ta procurando a explicaçao correta quando tiver coloco aqui.

Entao quem tiver fotos de guinchos artezanais favor postar aqui.

eu ja disse que o problema do motor de partida é a alta corrente que ele consome, e tem como baixar esta corrente sim.

acho que se utilizar um resistor fixo ou variável resolva só que tem que achar um adequado a alta corrente, creio que algum indústrial sirva.

omde comprou este redutor quanto pagou nele? é pra mim saber se vale a pena fabrica meu próprio guincho, porque parece que ficará um serviço limpo e principalmente se bem feito: seguro.

andreconrad
02/01/2008, 21:24
Caro leobnaval eu sei que voce ja disse mas tem como abrir o motor e alterar algo dentro dele com isso a corrente cai sei lá quanto, meu amigo nao entrou em contato ainda, neste redutor paguei em torno de 200,00 mais acho dificil neste preço por ai, esta compra foi um caso especial, dono do ferro velho e mui amigo.

Baixei um arquivo sobre os quinchos works muito bom para quem quiser dar uma olhada aqui esta o link:
http://www.guinchoswork.com.br/Manual/Work%209.000.pdf
http://www.guinchoswork.com.br/Manual/Manual%20Geral.pdf

Sobre a corente olha a corente e velocidade do works
FORÇA POR CAMADA (kg) CONSUMO (A) VELOCIDADE (M /min)
1ª / 4091 200 6,70
2ª / 3430 250 5,60
3ª / 2953 300 4,40

fc racing
08/01/2008, 00:42
Tudo bem pessoal será q alguem ja pensou em colocar um dinamo de fusca ao inves de um motor de partida??????????????????????????me ajudem estou com esta duvida .................................pq c der sera muito melhor ele tem rolamento ao inves das buchas de bronze.................abraços a todos..

andreconrad
08/01/2008, 23:08
Acho nao tenho certeza mas acho que e baixa rotaçao e baixo torque.
Pessoal sabado vou olhar um motor com campo modificado, que e para ter muito menos corrente posto fotos e explicaçao assim que voltar.

Olhem mostra umas gaiolas muito boas ate 4x4.
http://www.estilo4x4.com/videos/programas/20071230/programa20071230.zip

andreconrad
29/03/2008, 14:36
Tive muito tempo pensando e cheguei a esta ideia que parece ser quase a certa

caixa de reduçao 1:40
Eixo do cabo de 60mm
chapas de aço com 10mm
rolamento

agora estou pensando no cabo a ser usado? Informaçoes?

Duvida? Para puxar o cabo os guinchos tem uma chave onde libera o cabo como poderia ser feito?????/

Edintruder
29/03/2008, 22:01
André, consegues redução mais reduzida? Um guincho faz uma redução de cerca de 160:1 e um motor de cerca de 4 cv, porém como é gaiola, poderia usar um motor mais fraco, mas a redução talvez tenha que serm maior...
Se ficar fraco prepara uma ou duas patescas.
Em relação ao cabo, 8mm é usad0 para 4 tons ou em guinchos 9000lbs, podes usar cabo similar ou procurar um um ponto mais fino.

andreconrad
30/03/2008, 19:59
Legal 8 mm mas é cabo normal ou especifico para guincho?
4cv muito forte, quanto tem um motor de aranque normal de fusca, mas eu achava que ele deveria ter giro e nao muito torque que quem faz a força maior é a reduçao. Vou fazer uns testes e colocar um motor de alta rotaçao acoplado na caixa de reduçao e ver o que dá.

E o melhor lugar para prender no gaiola onde seria?

E como soltar o cabo?

andreconrad
30/03/2008, 20:17
Mais uma pergunta quantos cv tem um motor de arranque de fusca e qual o giro que ele tem (rpm). Com isso quero mandar um e-mail para um fabricante pedindo a reduçao para puxar uns 3 mil kg a uma velocidade de 6 m/min.


Mas uma gaiola bem atolado vai pessar quanto?

fc racing
10/04/2008, 23:44
E ae pessoal deem uma olhadinha ae e digao oq vc acham ?????????sera q puxaaaaa..........

Denilson Maçaneiro
11/04/2008, 12:54
E ai FC...
se puxa? deve puxar sim, so fazendo um teste pra comprovar...
teste ai e depois diga se funcionou... e se funcionar faça um levantamento do material usado, peças, mão de obra, e custos, pq vai ter muita gente tentando fazer igual...
Abraços..

Schuinka
11/04/2008, 18:09
...e aí galera, sou novo no pedaço, mas também estou na expectativa pra ver como fica, numa dessa vou encarar e tentar fazer, depois tomar uma cerveja bem gelada, hehehe, abraço a todos

Flávio Cadore
11/04/2008, 20:05
Eu acho que puxa, sem carga vai puxar rápido e com carga vai mais lento...meu voto é sim.
E para desenrrolar o cabo? uma catraca? já pensou numa daquelas sintas de nylon ( parecido com cinto de segurança) para usar no lugar do cabo de aço?
Eu estou fazendo a minha gaiola e ela vai ter um guincho elétrico...hhehehe

andreconrad
13/04/2008, 00:47
Acho que puxa, mas to com duvida como se desenrola o cabo? E se nao puxar usa uma patesca (roldana) acho que é isso nao tenho ceteza mas ela duplica a força.

Edintruder
13/04/2008, 11:35
Se não tiver força com uma patesca em um enrosco maior, usa duas patescas!

valdir rainer
20/04/2008, 15:19
E ae pessoal deem uma olhadinha ae e digao oq vc acham ?????????sera q puxaaaaa..........

Olá fc racing ,muito legal éssa sua ideia.:concordo:

E ai vc ja testou o guincho,como ficou o seu funcionamento na trilha?

Um abraço.

andreconrad
08/05/2008, 20:48
Estive olhando em lojas aqui da regiao e encontri uma cinta para prender cargas em caminhoes ela puxa 2,500 kg e custa em torno de 60 a 75 reais e tem de 4500kg porem nao tenho o preço. Alguem ja usou este tipo de guincho em uma das pontas vai uma catraca e pelo que eu vi funciona muito bem. O que voces acham vale a pena? 75 reais para 2500kg com 4 metros de cinta. Será que fica bom?????

Denilson Maçaneiro
08/05/2008, 22:07
Estive olhando em lojas aqui da regiao e encontri uma cinta para prender cargas em caminhoes ela puxa 2,500 kg e custa em torno de 60 a 75 reais e tem de 4500kg porem nao tenho o preço. Alguem ja usou este tipo de guincho em uma das pontas vai uma catraca e pelo que eu vi funciona muito bem. O que voces acham vale a pena? 75 reais para 2500kg com 4 metros de cinta. Será que fica bom?????

Andre funciona sim, existem umas catracas que ficam na propria cinta é portátil vc pode engatar onde quiser, este tipo eu não usei, eu tenho uma cinta dessas mas eu uso numa catraca q coloquei na gaiola a cinta é boa aquenta o tranco...

andreconrad
10/05/2008, 20:08
Denilson, este tipo da tua gaiola parece mais forte, tirei duas fotos do ML como exemplo um deles e um tifor, usamos ele na firma onde trabalho para mover maquinas pesadas e funciona bem. o outro e a catraca de caminhao que tem ate 4 ton esta acredito que seja muito boa. A tua tem algum tipo de reduçao?

Denilson Maçaneiro
10/05/2008, 21:53
Denilson, este tipo da tua gaiola parece mais forte, tirei duas fotos do ML como exemplo um deles e um tifor, usamos ele na firma onde trabalho para mover maquinas pesadas e funciona bem. o outro e a catraca de caminhao que tem ate 4 ton esta acredito que seja muito boa. A tua tem algum tipo de reduçao?

Andre esse tifor tb é muito bom, porém optei por esse que usa cinta e não cabo de aço, pois tenho um pouco de medo de trabalhar com cabo de aço devido aos ricos de arrebentá-lo.
Essa catraca que eu uso eu a comprei em uma loja que vende peças para caminhões e esse tipo de catraca é usada para prender a carga dos caminhões, a adaptação que eu fiz foi de solda-la naquela chapa em "L" para fixa-la no chassi da gaiola.
Ela não tem redução mas sim tenho uma alavanca de 1 metro. O maior incoveniente é q a cada passo da alavanca eu tenho que encaixa-la no furo e isso incomoda um pouco, mas estou bolando o uso de um cachimbo e uma alavanca com catraca.
Valeu

Flávio Cadore
22/05/2008, 16:56
FC racing, e o guincho com motor de arranque, funcionou?

andreconrad
27/05/2008, 19:36
E ai pessoal estive olhando um guincho de um jeep e ele tem uma alavanca para desengatar como é feito nos guinchos feito em casa, alguém teria uma idéia. Caso o motor girar para o outro lado ele desenrola mas usa muita bateria o ideal seria uma alavanca para desengatar que mesmo assim tivesse um pequeno frio para não desenrolar rápido demais.

Denilson Maçaneiro
06/06/2008, 12:42
E ae pessoal deem uma olhadinha ae e digao oq vc acham ?????????sera q puxaaaaa..........

E ai FC como ficou o guincho?
Funciona?

fc racing
08/06/2008, 14:53
Fico legau o guincho só tenque coloca um motor de partida com redução tipo o do golf...........e puxa mesmo.....

fpc3
08/06/2008, 23:58
eu ja tive vontade(somente vontade) de fazer um guincho com motor de honda bis, independente de qualquer sistema do carro, funcionando a gasolina mesmo.

outra idéia que tive foi com esses motores da still, de roçadeiras, carrinhos de grama e etc...

heheheheh, quem gosta de inventar nao tem limites.

Denilson Maçaneiro
09/06/2008, 12:37
Fico legau o guincho só tenque coloca um motor de partida com redução tipo o do golf...........e puxa mesmo.....

Fc qual a caixa de redução q vc usou? 1/40, 1/20, 1/80?

fc racing
09/06/2008, 22:34
Blzzzzzzz
C nao me engano foi de 60/1...............tenhu quase certesa

Denilson Maçaneiro
09/07/2008, 12:45
Blzzzzzzz
C nao me engano foi de 60/1...............tenhu quase certesa


FC coloca umas fotos do guincho "By FC" ai pra gente copiar o projeto....olha a pirataria!!!kkkk:lol::lol::lol:

Valeu

fag.online
11/09/2008, 09:48
Ressusitando o tópico.... alguém mais imprementou o guincho com motor de arranque? também tive a mesma idéia de usar de-repente um motor d biz....

Floko
13/09/2008, 04:36
tambem atras de um guinhinho desse mais ..so leigo no assunto...onde arruma essa caixinhas de reduções e pra que servem orginalmente ?

lasaromilagres
21/04/2009, 22:08
Ao inventores: voces conhecem esta engenhoca?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55315 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55315)

http://img21.imageshack.us/img21/141/dsc00002ilq.jpg

http://img145.imageshack.us/img145/9963/dsc00004qri.jpg

hergert
15/02/2010, 17:19
Boa tarde galera,

Será que este guincho aguenta puxar uma gaiola ???.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-128355168-guincho-eletrico-3000-lbs-com-controle-remoto-1440kg-12v-_JM

leobnaval
15/02/2010, 21:46
Boa tarde galera,

Será que este guincho aguenta puxar uma gaiola ???.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-128355168-guincho-eletrico-3000-lbs-com-controle-remoto-1440kg-12v-_JM

Aguentar aguenta, mas a qualidade dele é duvidosa se precisar de peças como faz...

Abraços, Leo

hergert
03/03/2010, 16:38
Depois de pensar e refletir bastante, resolvi fazer um guincho elétrico para a gaiola e funcionou ( pelo menos nos testes iniciais)
Fiz na seguinte configuração:

Redutor 60:1 de rosca sem fim com entrada femea e saída macho
Dois mancais 1 1/4"
Eixo de 1/14" ( carretel)
Motor de partida de Brasília 1600
Flange usinada
Pinhao de 11 dentes da moto tornado
Coroa 41 dentes da twister
Corrente da XLR200
Total da redução 60:1 no redutor e 3,72:1 na transmissão = 223,2:1

segue duas fotos, depois vou tirar mais.

Abraços.

fag.online
03/03/2010, 16:51
Ninguém do forum usa aqueles guinchos de rodas?
abracos

fag.online
03/03/2010, 16:53
Faltou o link,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=753&d=1066167345
abracos

hergert
03/03/2010, 17:12
Acho que pra puxar a gaiola para traz até funciona, mas tem que fazer um sistema legal pra remover completamente os carreteis, pois se ficarem pra fora das rodas podem atrapalhar quando passar ralando em um barranco.

Abraços.

fag.online
03/03/2010, 17:20
Acho que algo com algum tipo de pino, engata na hora que precisa, tira quando sair...
Vou pensar nisso pra minha.
Abracos

danielmedeiros
04/03/2010, 13:18
pesssoal este guincho com ignição realmente funciona?

danielmedeiros
04/03/2010, 13:19
o motor de arranque aguenta ficar funcionando por muito tempo

fag.online
30/08/2010, 14:59
Pessoal, comprei uma catraca pra invertar algo também.
Alguém tem vídeo do funcionamento de um guincho montado em casa?
abracos

Diogo_Czuika
30/08/2010, 23:05
Olá pessoal,vi que muitos tem duvida sobre o guincho com motor de arranque, Pois olha ta aii as fotos que fiz na minha gaiola, Funciona muiiito bem,é forte ( puchou uma gaiola que estava tracionando para frente, ele puchou para tras....

Fica bom mesmo. :concordo:

vinijost
30/08/2010, 23:42
Olá pessoal,vi que muitos tem duvida sobre o guincho com motor de arranque, Pois olha ta aii as fotos que fiz na minha gaiola, Funciona muiiito bem,é forte ( puchou uma gaiola que estava tracionando para frente, ele puchou para tras....

Fica bom mesmo. :concordo:
E ai Di czuika.

Cara, vc usou um volante, e no volante ligado um pinão que é ligado por uma corrente em uma coroa?

de que carro é este aranque? e essa coroa e este pinão sao de que moto, e de quantos dentes?

Abraços,


Poste mais fotos da adaptação.

de repente em vez de usar um volante, usar mais uma coroa e pinão para reduzir quem sabe, e colocar tudo isso dentro de uma caixa com óleo para lubrificar?

Valeu!

fag.online
31/08/2010, 08:17
Pensei em usar um motor de biz (que é sem embreagem) e uma redução 1:80 ou até mais... meu problema está em controntrar um motor de biz por um preço bom...
Abracos

mali9ski
31/08/2010, 09:35
bom senhores sobre guincho na minha eu estou estudando a possibilidade de fazer um guincho hidraulico com uma bomba de direção hidrauilica deposito um comando pequeno e um motor hidraulico numa caixa redutora acredito que fique muito forte e possa trabalhar bastante tempo(e para frente e para tras)e fica muito forte e confiavel e compacto ja que minha gaiola não tem muito espaço na frente e não quero fazer alguma coisa muito pesada


mas o problema é o motor hidraulico que é ruim de achar e meio caro

mas se eu não conseguir achar vou fazer usando uma caixa redutora 1:20(que eu tenho)e um motor de partida do palio kadet ou cht

e saindo do volante para a caixa redutora e da caixa redutora uma redução por engrenagens , dai para o rolo mas tem que fazer um sistema para engatar e desengata pois com a caixa redutora,fica pesado para puxar o cabo

eu estava pensando um cano por dentro de outro menor e um pino para travar e ai tira o pino fica livre

salvatti
31/08/2010, 11:44
Olá pessoal,vi que muitos tem duvida sobre o guincho com motor de arranque, Pois olha ta aii as fotos que fiz na minha gaiola, Funciona muiiito bem,é forte ( puchou uma gaiola que estava tracionando para frente, ele puchou para tras....

Fica bom mesmo. :concordo:

interessante seu guincho, parabéns...
me diz uma coisa, e para enrolar o cabo, tem que ser manual? não tem como inverter a rotação do motor de partida...

Diogo_Czuika
31/08/2010, 12:47
E ai Di czuika.

Cara, vc usou um volante, e no volante ligado um pinão que é ligado por uma corrente em uma coroa?

de que carro é este aranque? e essa coroa e este pinão sao de que moto, e de quantos dentes?

Abraços,


Poste mais fotos da adaptação.

de repente em vez de usar um volante, usar mais uma coroa e pinão para reduzir quem sabe, e colocar tudo isso dentro de uma caixa com óleo para lubrificar?

Valeu!

Ta aiii.
Usei a relação da bros 150.(que é prara guentar 15.000 Km na moto)
Motor de arranque do Chevett
Volante do Ap
E serviço de torno...

Diogo_Czuika
31/08/2010, 12:49
interessante seu guincho, parabéns...
me diz uma coisa, e para enrolar o cabo, tem que ser manual? não tem como inverter a rotação do motor de partida...


Vlw.
Para enrolar o cabo novamente é só apertar o botão que ele vai pucha né...
Não sei dizer se da para inverter o motor de partida,acho que Não..

:concordo:

fag.online
31/08/2010, 17:45
Se fosse pra comprar um guincho eletrico, quantas Lbs deveria ter pra puxar uma gaiola num atoleiro?
Abracos

clecio rampelotti
31/08/2010, 22:10
Ta aiii.
Usei a relação da bros 150.(que é prara guentar 15.000 Km na moto)
Motor de arranque do Chevett
Volante do Ap
E serviço de torno...
Parabens, bem bolado o seu guincho.

fag.online
06/09/2010, 16:35
Di_czuika (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=37286), tens video dele em funcionamento?
abracos

Flávio Cadore
06/09/2010, 20:18
http://www.amazon.com/Superwinch-1145220-Terra-4500lb-Winch/dp/B0034ZYE5U/ref=pd_ts_auto_1?ie=UTF8&s=automotive


guincho para 2000 kg

leobnaval
07/09/2010, 00:38
Exelente guincho Flávio e aí arisca comprar um? ou dois hehehe?

[]s

Flávio Cadore
07/09/2010, 01:29
Estou me armando para comprar um...aqui em Caxias tem uns caras que vão para lá só para buscar coisas...na mala ou em "conteiner"...

fag.online
08/09/2010, 08:36
4500lbs seria o suficiente?
Estive olhando no Ebay e tem de 6.000lbs
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Superwinch-EP6-0-Series-Master-Winch-6-000-lb-capacity-/270462809061?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3ef8d6f3e5
Abracos

fag.online
08/09/2010, 13:27
Amigo, se no lugar do motor de arranque eu usar um motor de 35cc e uma redução 30:1?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152510547-motor-35cc-2-tempos-_JM
Será que o motor tem força pra puxar?
Abracos

vinijost
08/09/2010, 14:00
Amigo, se no lugar do motor de arranque eu usar um motor de 35cc e uma redução 30:1?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152510547-motor-35cc-2-tempos-_JM
Será que o motor tem força pra puxar?
Abracos

e ai Flavio. blz?

cara, quanto sai um desses guinchos que os cara trazem la de fora?

qual o valor final deles?

sou de igrejinha.. pertinho de gramado.. de repente gostaria de um desses para por na gaiola.. tenho amigos que poderiam ir ai em caxias pegar..

ve ai pra min, e me d[a um retorno.

Abraços

mali9ski
08/09/2010, 14:03
Amigo, se no lugar do motor de arranque eu usar um motor de 35cc e uma redução 30:1?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152510547-motor-35cc-2-tempos-_JM
Será que o motor tem força pra puxar?
Abracos

olha amigo desculpe estar colocando ponto no seu projeto mas acho que voce vai se incomoda com esse troço

primeiro que um motor 2 tempos não é muito confiavel e pode não ser muito pratico opera o bixo

e não consegui ver quantos cv é o motor mas eu acho que tinha que se pelo menos uns 2 ou 3 cv pra toca o quincho e eu acho que não da isso

na minha cabeça ainda ta que eu vou fazer um guincho hidraulico tenho certeza que fica forte pratico compacto e confiavel:parede:

fag.online
08/09/2010, 14:58
Poise, eu pretendia utilizar um motor de biz, mais está dificil encontrar por um preço legal.
Abracos

leobnaval
08/09/2010, 18:40
motor de biz pra guincho é muito, além de ser pesado e ter que utilzar um tanque, filtro, etc...
É melhor comprar um elétrico...

Os motores elétricos de guinchos no geral têm de 1 a 4 hp, porêm eles funcionam com uma redução bem grande coisa de 100:1 a 250:1

Os tipos mais utilizados para guincho são os elétricos, mas têm tambem os hidráulicos e os mecânicos que funcionam ligados a uma t-case com cardã.

Utilizar um motor a combustão para guincho não vale a pena.

[]s

leobnaval
08/09/2010, 18:47
Para quem não sabe como escolher um guincho:

Compre um guincho com no minimo a capacidade de 1,5 vezes o peso da gaiola.
E preste bastante atenção na capacidade do guincho na última camada.

Para converter lbs em KG: 1 libra é = a 0,453 Kg., portanto o pessoal utiliza como se fosse 0,5, ou seja a capacidade em lbs você considera metade dela que terá a capacidade em kg.

Exemplo:
Se a gaiola pesa 700kg x 1,5 = 1.050 kg capacidade mín. do guincho = cerca de 2100 lbs, qualquer coisa com isso, próx. ou acima disso funciona.[]s

Flávio Cadore
08/09/2010, 19:32
Amigo, se no lugar do motor de arranque eu usar um motor de 35cc e uma redução 30:1?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152510547-motor-35cc-2-tempos-_JM
Será que o motor tem força pra puxar?
Abracos

Fag, não vale a pena usar um motorzinho destes no guincho...eu tenho um destes...hehehe foi produzido pela Kawazaki, tem 1 cv a muitos rpm...isso gira a uns 12.000 rpm ou mais...
Vai afogar fácil, ruim de pega e vai precisar de muita redução...o negócio é elétrico ou hidráulico ( para quem tem as peças).

Eu usei o meu motorzinho numa lancha de controle remoto, fica com uma força do demo no álcool ( o motor é "flex", funciona com álcool ou gasolina, taxa de compressão de 11:1) e estou pensando seriamente numa nova versão da lancha..."o motor não pode ficar parado".

Flávio Cadore
08/09/2010, 19:41
e ai Flavio. blz?

cara, quanto sai um desses guinchos que os cara trazem la de fora?

qual o valor final deles?

sou de igrejinha.. pertinho de gramado.. de repente gostaria de um desses para por na gaiola.. tenho amigos que poderiam ir ai em caxias pegar..

ve ai pra min, e me d[a um retorno.

Abraços

Posso ver com o cara mas não garanto muito porque o bixo é pesado ( 37 kg)... outro dia eu cotei com ele uma câmera que vai no capacete, custava 100 dólares e aí o cara se baseou no preço vendido aqui e quiz 700 reais...pulei fora... mas vou ver com o cara assim mesmo.

Diogo_Czuika
08/09/2010, 23:19
Di_czuika (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=37286), tens video dele em funcionamento?
abracos

Cara, não estou conseguindo postar os videos de Funcionamento do meu Guincho,acho que é problema no meu Navegador...
Mas assim que conseguir posto os videos...
Mas pode ter certeza que funciona siiim. :concordo:

Flávio Cadore
09/09/2010, 00:00
Cara, não estou conseguindo postar os videos de Funcionamento do meu Guincho,acho que é problema no meu Navegador...
Mas assim que conseguir posto os videos...
Mas pode ter certeza que funciona siiim. :concordo:

O site não aceita vídeos, manda pro "youtube" e depois posta o link aqui.

fag.online
09/09/2010, 08:23
Bom.... até o momento eu tenho somente a catraca que chegou ontem (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147946990-guincho-catraca-manual-carretilha-cabo-de-aco-_JM)
Agora vou partir pra comprar ou bolar algum redução... algo em torno de 50:1... ou até mais... e por fim... vou atrás do motor pra tocar isso...
Onde encontro esses motores para guincho?
abracos

fag.online
09/09/2010, 11:57
Alguém conhece esse guincho?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155036913-guincho-eletrico-titan-3000-lbs-4x4-jipereboque-de-jetlanc-_JM
Abracos

Diogo_Czuika
09/09/2010, 12:01
Di_czuika (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=37286), tens video dele em funcionamento?
abracos


http://www.youtube.com/watch?v=7KMZg1g8jfs

http://www.youtube.com/watch?v=sdzzQUaYErk

Quando tiver mais filmagens usando ele, posto pra vcs verem...:concordo:

leonardocanale
09/09/2010, 15:22
esse fui eu q fiz
com motor de arranque de ap...

fag.online
09/09/2010, 15:28
Acho que vou arriscar com motor de arranque também.
Afinal, não é um investimento mto alto caso nao funcione, hahaha
Leo, tens video dele em funcionamento?
Abracos

Flávio Cadore
09/09/2010, 21:50
Fag, me ocorreu agora...vc tem uma gaiola com tração nas 4, dá para usar o cardan dianteiro para girar o carretel do guincho...pense nisto!

vinijost
09/09/2010, 22:23
esse fui eu q fiz
com motor de arranque de ap...

E ai Leo, blz?

Cara, usou o arranque do ap e quais engrenagens mais para fazer este guincho?

valeu, abraços

fag.online
10/09/2010, 08:31
Poise Flávio, tenho pensado nisso também. O único porém é que eu só teria guincho com motor ligado.
Tens alguma idéia de como eu poderia fazer pra conectar o cardã no guincho?
abracos

Flávio Cadore
11/09/2010, 22:24
Imagino que tenha que ser na entrada do diferencial com um "esquema" parecido com o engate da tração...lembre-se também que tem que se precaver de uma eventual ruptura do cabo com uma proteção no parabrisa e para as pernas...um redutor semfim seria bom para transferir o movimento a 90 graus.

fag.online
13/09/2010, 08:21
Poise, foi ali mesmo que eu imaginei... porém, pra ficar um serviço bem feito e não inventar mta gambiarra que pode nao funcionar depois, o correto seria achar uma t-case simples, sem redução, sem nada. T-case com on/off.
Sabe me indicar alguma? :D
Abracos

mali9ski
13/09/2010, 09:24
Poise, foi ali mesmo que eu imaginei... porém, pra ficar um serviço bem feito e não inventar mta gambiarra que pode nao funcionar depois, o correto seria achar uma t-case simples, sem redução, sem nada. T-case com on/off.
Sabe me indicar alguma? :D
Abracos


tem a t case da toyota bandeirate antiga que não tem reduzida :mrgreen:

fag.online
13/09/2010, 10:04
Imagino como não está o preço de uma destas né? rsss....
Acho que uma caixa daquelas com motores na transversal serviria, só preciso saber se existe alguma delas que tenha alguma marcha com relação 1:1.
Bloqueava 100%, 1 saida do diferencial iria pro cardã e outra pro guincho.... quando fosse usar o guincho engatava a marcha da caixa.
:D
ow doideira, hahaha
Abracos

mali9ski
13/09/2010, 10:26
Imagino como não está o preço de uma destas né? rsss....
Acho que uma caixa daquelas com motores na transversal serviria, só preciso saber se existe alguma delas que tenha alguma marcha com relação 1:1.
Bloqueava 100%, 1 saida do diferencial iria pro cardã e outra pro guincho.... quando fosse usar o guincho engatava a marcha da caixa.
:D
ow doideira, hahaha
Abracos

pior que não é muito cara eu vi uma vez por 200 pila num ferro velho so que ja faz um tempo

as com motor tranversal eu acho que em todas a 5ª é 1:1

leobnaval
13/09/2010, 17:50
Não é não mali a relação das caixas varia muito, e geralmente quando se tem relação 1:1 é na 4ª mas nem todos câmbios têm esta relção de 1:1 exatos...

[]s

mali9ski
13/09/2010, 17:58
Não é não mali a relação das caixas varia muito, e geralmente quando se tem relação 1:1 é na 4ª mas nem todos câmbios têm esta relção de 1:1 exatos...

[]s

acho que na 4ª não

pode ser 0.9 por ai quase sempre ,dificil 1:1 na 4ª(que eu conheça) e são poucos os carros que tem 5ª loka (mais de 1:1)

e a 5ª não é exata mas mas quase sempre chega perto disso

fag.online
14/09/2010, 08:13
É mais fácil arrumar uma t-case das toyotas antigas então, rss
Sei que o monza com cambio automático 3 marchas tem a 3ª em 1:1
Mais, como comentei anteriormente, por enquanto isso são apenas pensamentos, o projeto atual é deixar a gaiola andando e bem configurada
:D
Abracos

jcloose
27/10/2010, 14:01
Boa Tarde amigos!
Sou novato neste fórum, estou fazendo algo que se parece um pouco com uma gaiola, mas ñ tem muito a ver(hehehe) e para este meu veiculo estranho estou qurendo "inventar" um guincho, comecei a pesquisar na net e "cai" aqui, pra minha surpresa, encontrei este tópico, que achei muito util, depois de ler todas as mensagens, ñ encontrei registro da ideia que tive, então resolvi postar este comentário pra ver se os colegas aprovam minha ideia e se alguem pode contribuir com alguma coisa.
Pois bem, comprei em um ferro velho uma talha antiga, ñ sei a marca e nem a capacidade, desmontei, revisei as peças que estão em ótimo estado e constatei que dá pra fazer um guincho com ela.
Pergunto então:
Alguem já tinha pensado nesta idéia? se já, pq ñ levou a frente.
Só pra deixar mais claro, ñ quero usar corrente, a intenção é usar cabo de aço mesmo, será que funciona?

fag.online
27/10/2010, 14:14
Amigo, a talha tem que trabalhar em pé, se você colocar a talha deitada ela não vai funcionar corretamente...
Talvez seja possivel sim fazer um guincho com talha, quem sabe fazendo um suporte pra ela trabalha em pé, e utilizar patescas pra fazer um guia pro cabo de aço... bom... sinceramente... não sei se compensa e talvez vai gastar mais do que comprar um guincho pronto...
Poste fotos do seu "brinquedo" pra gente ter idéia do que é.
abracos

claudemir baja 1.8 ap
28/10/2010, 15:58
Boa Tarde amigos!
Sou novato neste fórum, estou fazendo algo que se parece um pouco com uma gaiola, mas ñ tem muito a ver(hehehe) e para este meu veiculo estranho estou qurendo "inventar" um guincho, comecei a pesquisar na net e "cai" aqui, pra minha surpresa, encontrei este tópico, que achei muito util, depois de ler todas as mensagens, ñ encontrei registro da ideia que tive, então resolvi postar este comentário pra ver se os colegas aprovam minha ideia e se alguem pode contribuir com alguma coisa.
Pois bem, comprei em um ferro velho uma talha antiga, ñ sei a marca e nem a capacidade, desmontei, revisei as peças que estão em ótimo estado e constatei que dá pra fazer um guincho com ela.
Pergunto então:
Alguem já tinha pensado nesta idéia? se já, pq ñ levou a frente.
Só pra deixar mais claro, ñ quero usar corrente, a intenção é usar cabo de aço mesmo, será que funciona?
oo mecanico que ta mexendo no meu baja usa esse esquema em trilhas funciona bem ele disse soh que e um pouco demorada mais vale a pena sim
ate :concordo:

fag.online
28/10/2010, 16:10
Bom pessoal, a gaiola que estou negociando agora tem um guincho que funciona assim:
- Catraca de carga de caminhão
- Redutor
- Motor estacionário
Ainda não vi funcionando e vou pegar a gaiola no final de semana, acredito que semana que vem eu tenha alguma avaliação pra vocês.... se funcionar legal posso fazer umas fotos e umas filmagens...
abracos

jcloose
07/11/2010, 12:37
Bom dia caros colegas!
outro dia tentei postar uma mensagem, mas acho que deu problema na minha conexão e ñ foi!
como ainda ñ dá pra postar fotos do meu brinquedo, vou tentar colocar aqui duas fotos da minha "fonte inspiradoura!!!" hehehe
vamos lá...
Tem tbm um videozinho do brinquedo em ação, se alguem quesei dar uma olhada... http://www.youtube.com/watch?v=xoZ-PGsP-4I


Abraço a todos!!!

Denilson Maçaneiro
11/11/2010, 13:06
Eu prefiro essa:
Bonita, forte, segura, leve, confortável....

leobnaval
11/11/2010, 13:39
Ambos modelos ja foram para minha pasta:Top five... hahahaha

vinijost
11/11/2010, 13:53
euAHeuaehauehau...

Top five...

Muito boa essa xD

jcloose
12/11/2010, 21:15
Eu prefiro essa:
Bonita, forte, segura, leve, confortável....
Caramba meu, gostei dessa!!!
é com motor de fusca mesmo?

leobnaval
13/11/2010, 15:05
NOSSA eu não estou lendo isso...

hdiniz
15/11/2010, 11:24
cara eu curtir essa!!!:shock::shock::shock:

que tecnologia supimpa não?!:pensativo:

leobnaval
15/11/2010, 19:08
Essa aí já tenho na lista do top five, inclusive me lembro da ficha técnica hahaha: motor de 200cc da strada, com cardã ligada no dif. tras. do chevette, assim como a susp. diant. do chevette, tanque de comb. era um cilindro de extintor adaptado (é claro hahaha) bancos de busão e por ai vai...

jcloose
16/11/2010, 19:59
Essa aí já tenho na lista do top five, inclusive me lembro da ficha técnica hahaha: motor de 200cc da strada, com cardã ligada no dif. tras. do chevette, assim como a susp. diant. do chevette, tanque de comb. era um cilindro de extintor adaptado (é claro hahaha) bancos de busão e por ai vai...
Caro Leobnaval notei que vc tem gosta desse tipo de "mal-feito" hehehe, sabe de tudo que aparece aqui!!!
sabe me dizer se tem algum tópico só sobre essas "gracinhas"?
na verdade comecei aqui falando sobre guincho, mas acabei desviando o assunto!!
se tiver, passa pra mim.
e sobre o guincho, ainda to com aquela ideia de fazer um, apartir de uma talha de 2mil kg! se alguem puder me ajudar...
abraço!!!

leobnaval
16/11/2010, 22:50
Cara não me diga isso....você não sabe como eu adoro estas "coisas" gosto tanto que você não têm idéia!!!
Primeiro porque se o cara consegue fazer uma coisa dessa ele nasceu pra isso, nem todos nascem com este dom, porque é muita imprudência, falta de bom senso e falta de amor a vida tanto de quem anda nisso quanto de quem possa se deparar com um "negócio" deste em movimento.

Amigo se você gosta tanto de gaiola e/ou veiculos artezanais, procure se informar, pesquisar e ler muito, pra não sair por aí fazendo c@g@d@...
O mesmo serve para o guincho.

[]s

marcelo HS 4x4
16/11/2010, 23:31
usa bendix e gremalheira do mercedes 1113 fica enorme mas fica bem forte...

hdiniz
17/11/2010, 14:08
Caro Leobnaval notei que vc tem gosta desse tipo de "mal-feito" hehehe, sabe de tudo que aparece aqui!!!
sabe me dizer se tem algum tópico só sobre essas "gracinhas"?
na verdade comecei aqui falando sobre guincho, mas acabei desviando o assunto!!
se tiver, passa pra mim.
e sobre o guincho, ainda to com aquela ideia de fazer um, apartir de uma talha de 2mil kg! se alguem puder me ajudar...
abraço!!!

iae jcloose tudo na paz?

acho que o topico que vc está procurando é +ou- esse http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69706 é bem interesante e dar pra dar boas rizadas com as "aberações" msm o assunto sendo serio :D:D:D.
quando digo sério é SÉRIO MESMO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81883), pois quando nos aventuramos nesta empreitada temos que ter a consiencia que isso é um "brinquedo" que quando mal projetado e utilizado coloca nossas vida e o que é pior a vida de terceiros em perigo, portanto temos que tomar muito cuidado nessas empreitadas.


té +
:concordo:

leobnaval
17/11/2010, 15:44
iae jcloose tudo na paz?

acho que o topico que vc está procurando é +ou- esse http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69706 é bem interesante e dar pra dar boas rizadas com as "aberações" msm o assunto sendo serio :D:D:D.
quando digo sério é SÉRIO MESMO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81883), pois quando nos aventuramos nesta empreitada temos que ter a consiencia que isso é um "brinquedo" que quando mal projetado e utilizado coloca nossas vida e o que é pior a vida de terceiros em perigo, portanto temos que tomar muito cuidado nessas empreitadas.


té +
:concordo:

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:, Parabéns hdiniz é exatamente sobre isso que eu estava falando...

Recomendo o acesso aos 2 tópicos, principalmente para o jcloose.

[]s

Andre.Conrad
18/01/2011, 08:10
Pessoal estive um tempo longe mas estou voltando com umas ideias novas sobre este topico.
Estive olhando o motor de partida que desmontei e vi que da pra fazer duas coisas. 1º reverter a rotaçao do motor, 2º fazer ter menos corrente.
Para poder reverter a rotaçao deve-se tirar o negativo da carcaça do motor e passar para fora. E a 2 deve se mudar o tipo de ligaçao das bobinas do motor elas estao em paralelo podemos colocar elas em serie com isso o carga vai pela metade. Vou fazer testes e posto aqui.

leobnaval
18/01/2011, 18:45
Tá 600 conto um bom guincho para ATV completinho não acho que vale a pena tentar fazer com motor de partida, motor estacionário, redução de moto, etc.....

Andre.Conrad
18/01/2011, 18:52
Tudo bem 600, mas para mim posso ate gastar mais de 600 so o aprendizado e o prazer de fazer e ver que da certo vale muito mais. Mas isso é para mim, se o caso era $$$$ so tinha jeep no planeta nao teria estas maquinas maravilhosas que mostra a nossa criatividade.

Minha opinião.
:oops::oops::oops::oops:

leobnaval
18/01/2011, 19:08
Tudo bem 600, mas para mim posso ate gastar mais de 600 so o aprendizado e o prazer de fazer e ver que da certo vale muito mais. Mas isso é para mim, se o caso era $$$$ so tinha jeep no planeta nao teria estas maquinas maravilhosas que mostra a nossa criatividade.

Minha opinião.
:oops::oops::oops::oops:
Ok, não concordo com você, principalmente sobre a questão do jeep, mas cada um tem um ponto de vista.

Quanto ao guincho custa pouco mais de 500,00 e as lojas dividem em várias vezes, tudo com garantia, motor e solenóide blindados, guia de cabo roletados, consumo de bateria adequado aos veiculos e podem funcionar por longos periodos sem afetar o sistema elétrico, além de ter uma velocidade de enrolamento do cabo adequada, pesar cerca de 10kg. etc...

Eu particularmente acho que não vale a pena justamente pelo custo de fabricação artesanal ser maior, o acabamento pior, a segurança (ninguém sabe o quanto seguro é) além do resultado final não agradar, eu já vi muita gente com estes guinchos artesanais que na hora só serve como cabo de reboque porque nada funciona direito, ou queima, ou acaba com a bateria, ou torra a fiação, ou é muito devegar, ou falta força no guincho, e no final o cara estica o cabo do guincho coloca em outro veiculo e puxa ele.

No mais somos livres para inventar e tentar, isso é muito bom porque aprendemos muito com os erros e acertos, mas nesse caso "eu" acho que não vale a pena...

Se for tentar fazer o seu boa sorte e poste aqui para sabermos o resultado final.

[]s

mali9ski
18/01/2011, 20:20
olha senhores na minha gaiola ainda não tem guincho

uma porque ja vi um pessoal que compro esses guincho pronto e quando foi usa :parede::parede::parede::parede::parede:

não tiro o jeep, mato a bateria, não confio nessas encrenca eletria pra se se estressa prefiro na minha catraquinha


e outro que eu não fiz um artezanal (isso que eu tenho caixa redutora e motor de partida) por causa do peso na dianteira não pretendo perder rendimento em troca de um trambolho la na frente fazendo peso e a gaiola enterrar a dianteira

se for para mim fazer um sera hidraulico comfiavel pratico e com o peso bem distribuido

Andre.Conrad
18/01/2011, 21:01
Bom o peso é um problema. Porem estava pensando em colocar o guincho acima dos pedais um pouco mais pra frente. Sei la na minha gaiola acho que ela levanta com facilidade pois as vezes em subidas é necessário tirar o pé para ver onde esta indo.
Qual a seria uma configuração básica para montar um guincho.

# motor de arranque
# redutora 60:1
# cabo de aço 9mm
# carretel
# parte elétrica.

Flávio Cadore
18/01/2011, 22:52
A redução usada nos guinchos comerciais é de 150:1.

Cesar Pittol
28/07/2016, 16:49
Fala galera tópico parado a muitoo tempo, to com ideia de fazer um guincho já q nem sempre se tem alguém pra rebocar e os guinchos prontos custa caro e não são tao maravilhosos como os vendedores descrevem, bom vo ser sincero não li esse tópico todo pois minha ideia não e usar o motor de arranque, mas sim fazer algo como o Mali9ski mencionou hidráulico, um motor hidráulico com uma bomba de direção hidráulica, esses motores são muito fortes dependendo da bomba. Aleguem ai se aventurou em criar algo assim ?

Edintruder
28/07/2016, 18:22
Cesar, o melhor é juntar o troco do pão e comprar um deses chineses Winch. Tenho um 12000 na minha F1000 há mais de 3 anos. Já me tirou de vários enroscos. Muito bom e relativamente barato. Não compensa o trabalho de fazer algo que pode não ficar bom...

Cesar Pittol
02/08/2016, 15:20
realmente e um risco construir um, mas guincho 8500 lbs custa em media R$ 1900 mais um alternador vai passar dos 2200,
um motor hidráulico R$ 700 bomba de direção hidráulica R$ 300 comando pra acionamento R$ 400 mais uns R$ 200 de mangueiras. ficaria em torno de R$ 1600, a diferença não e tanta mas motor hidráulico e muito forte trabalha nos dois sentidos não precisa de freio, e uma coisa a se pensar em fazer, só queria saber se alguém já fez algo assim

Edintruder
04/08/2016, 11:04
Cesar, não conheço ninguém que tenha feito, mas que já fez a instalação tem vários. Mesmo com motor hidráulico, sei que usa uma caixa redutora para conduzir o carretel. Isso é bom procurar em ferro-velhos grandes que tenham equipamentos peados. A maior vantagem do hidráulico é poder fazer uso contínuo sem riscos de aquecimentos. Um amigo tem uma F250 guincho que usa um desses na caçamba.

Cesar Pittol
05/08/2016, 22:34
isso mesmo a vantagem do uso, pode usar a vontade e onde for, nao precisa alternador mais forte e nem bateria maior,
infelizmente esses guinchos hidráulicos vendidos prontos so tem muito grande. vlw ai vo da mais uma pesquisada e pensar melhor antes de me meter fazer

Edintruder
06/08/2016, 11:17
Eu uso o elétrico no alternador original. O cuidado é usar bateria boa apenas, nada de anormal. Mas qual seria o teu uso para esse guincho? Eu também pensei muito antes de colocar o elétrico, mas na realidade é que usamos quando precisamos, e o elétrico dá conta sem problemas. Nunca fiquei empenhado por problemas ou falhas. O hidráulico vale para quem anda em trilhas e passa puxando todo mundo pelo caminho. E mesmo assim se romper uma mangueira ou motor morrer ficas na mão.

Hoje puxo quase tudo no guincho, raramente reboco.

Opção hidráulica são poucas. Só achei esse, e precisa avaliar que falta tudo para instalar, bomba, mangueiras, comando e conexões. O guincho em si será apenas 50% do investimento total.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706396256-guincho-hidraulico-10000lbs4540kgs--_JM?source=gps

Elétricos tem muitos, e todos prontos para instalar e usar.

Guincho Eletrico Winch 9.000lbs / 4310kg c/ Cabo de Kevlar GRATIS Controle Remoto SEM FIO - Linha Profissional (http://www.gama4x4.com.br/guincho-eletrico-winch-9-000lbs-4310kg-c-cabo-de-kevlar-e-controle-remoto-sem-fio-linha-profissional.html)

Esse de 12.000lbs é parecido com o meu:
Combo - Guincho Winch 12.000lbs Pro Line Linha Profissional com 2 Controles + 2 Anilhas Rosqueaveis + Luva para Manutencao (http://www.gama4x4.com.br/combo-guincho-winch-12-000lbs-pro-line-linha-profissional-com-2-controles-gratis-2-anilhas-rosqueaveis-luva-para-manutenc-o.html)

Para situações mais pesadas ainda tenho uma patesca que dobra a força. Certa vez estava tentando tirar uma árvore com 20cm de diâmetro, puxei na patesca e o guincho arrastou a minha f1000 e uma bandeirante que estava ancorando a F1000, ambas travadas. A árvore no fim está lá até hoje, pois o meu amigo decidiu deixá-la pela bravura. rsrsrsr

pluidgi
20/12/2017, 13:30
esse fui eu q fiz
com motor de arranque de ap...

teria como me enviar mais detales de como fez