PDA

Ver Versão Completa : Desengate da Reduzida em movimento



Caio
17/05/2004, 13:52
Pessoal,

Todo engate de reduzida deve ser feito com o carro parado, porém estava numa descida de terra com um pouco de cascalho e desengatei a reduzida (estava em 5ª) dando uma freada mais brusca (arrastou um pouco as rodas).
Não raspou nem fez barulho, mas fiquei na dúvida se poderia ter danificado algo.
Por acaso alguem já experimentou desengatar an reduzida (sistema mecânico) desta forma :?: :?:

Valeu!!!!

billj
17/05/2004, 13:59
Você quer dizer que a reduzida escapou sozinho quando freou?!? Isso não deveria acontecer nunca............

Abraços,

Caio
17/05/2004, 14:04
Acho que me expressei mal Bill!!!

Eu desengatei de proposito, embalei um pouco brequei mais forte e desengatei, jogando 4ª normal.

Nando
17/05/2004, 15:47
Oi Caio,

A que velocidade vc estava? Se for menos que uns 8 km/h e não fez nenhum barulho tipo "creeeeeeee" não tem problema. Mas ainda assim, é bom evitar pq não necessariamente vc vai estar só a 8 km/h, então é melhor não acostumar.

( )s

Wallace
17/05/2004, 16:32
Como ele travou as rodas para a transmissão o veiculo estava parado.
Não recomendo fazer isso.
Qual o problema em parar para desengatar!

Caio
17/05/2004, 16:36
Fala Nando,

Normalmente a reduzida só engata parado se estiver andando um pouco já arranha. O que aconteceu na minha opinião é que como travou as rodas era como se estivesse parado, por isso nem arranhou.
Eu estranhei pois foi muito suave a passagem, detalhe eu estava a mais de 60km/h em 5ª reduzida. O máximo de velocidade em 5ª reduzida é uns 80km/h já em 4000 rpm.

A minha dúvida é essa com as rodas travadas eu posso engatar e desengatar a reduzida sem problema :?: :?: :x :x

Em piso de terra batido com cascalho só de tocar no freio mais forte já trava. :shock: :shock: :shock:

Por exemplo peguei uma subida pesada com reduzida engatada, na descida embalo, travo as quatro rodas desengato a reduzida e passo para 3ª ou 4ª normal.

Caio
17/05/2004, 16:41
Desculpe pessoal não vi a mensagem do Wallace :oops: :oops:

Caio
17/05/2004, 16:48
Realmente Wallace não vejo problema em parar o carro (parar mesmo).Na verdade eu estou conhecendo melhor o carro. Este é o primeiro 4X4 que eu tenho e eu estou só explorando as possibilidades. Não pretendo usar esse recurso como default.

Bom senso acima de tudo. :D :D :D

Nando
17/05/2004, 17:07
Caramba Caio, 60 por hora na reduzida???!! :shock:

Acho que nunca na minha vida inteira cheguei na 5a reduzida e só umas 2 vezes na quarta. Só uso pra atoleiro, subidonas e lugar que tem que manobrar muito pra não queimar a embreagem. Conselho: chegou no final da subida, passou o atoleiro, manobrou, para o carro e volta ao normal. Faz muito me nos força no bicho.

( )s

Martin Melcop
17/05/2004, 17:17
quando corria o mitsubishi motor sport na categoria graduado (regulariadade) o meu piloto dependendo da situação ia soh de reduzida mesmo, pois tinhamos uma Pajerinho 3500 q ia sem problema a 80 Km/h na reduzida e isso era suficiente para todas as medias da prova.
Ela tinha a vantagem de poder engatar/desengatar a reduzida ateh 5 Km/h

[]´s

Caio
17/05/2004, 17:24
Nando,

Não sei se estou abusando muito dela, mas que essa pickup aguenta o tranco aguenta :twisted: :twisted:
Eu uso este carro pra valer, alias foi minha opção quando comprei, hoje já estou pensando num jipinho (más influencias do Forum).
Fiz uma revisão agora antes das férias, troquei os amortecedores dianteiros, buchas traseiras e embreagem (140.000 km) e não tomei nenhum susto. Fui para Castelhanos debaixo de chuva e voltei, realmente judia um pouco mas que vai e volta não tenho dúvida.
Como eu disse (ou escrevi) estou conhecendo o carro mas com bom senso.

Nando
17/05/2004, 17:33
Oi Caio,

Nem me fala em como as nossas queridas aguentam o tranco!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Como é a susp. dianteira da sua, IFS ou Feixes?

( )s

Wallace
17/05/2004, 21:16
Oi Nando,

Acho que você esta errado... quem pode estar forçando o veiculo é você.
A reduzida poupa o veiculo... basta não andar em altos giros do motor.
Claro que tem que lembrar que em 4x4 sem diferencial centra e principalmente reduzido nada de ficar andando em piso bom, principalmente em curvas.
A Cherokee deve chegar aos 100 km/h no limite de giro da última marcha...;-) ... isso reduzido.

Rafael_Reis
17/05/2004, 21:55
Tava lendo esse topico agora...

Cara não entendi. :(
Qual a moral de dar uma travada para desengatar a reduzida?
Em descidas bem ingremes ela é um freio otimo, alias o indicado. Lembre-se, vc deve fazer uma descida na mesma marcha q usou para subir.
Isso na trilha...
Agora se tava andando a 60, pra q reduzida?

Honestamente, vc vai acabar fazendo uma cagada enorme assim.
Imagina se no meio da tua "manobra" te escapa o freio? Ou tu solta um pouco cedo demais? La se vai uma t-case...

Para o carro e opera a t-case com ele parado, e não inventa moda!!! :roll:

Abração,

Caio
18/05/2004, 07:36
Calma Rafael,

Quando eu escrevi "uma freada mais brusca" não pratiquei nada muito radical que prejudicasse a dirigibilidade :shock: :shock: :shock:
Realmente a reduzida em descidas nuuuito ingremes funciona como um ótimo freio motor (Joga dentro do facão e vai na fé).
Eu ando muito em estradas de terra onde tem um certo espaço para o carro.
Pickups não se dão muito bem em trilhas muito fechadas, vc acaba tendo que manobrar muito e o raio de curva tb é um limitante.
Uma travadinha de leve naquele ppedrisco solto já funciona, mas como eu falei isto é um recurso não significa que vou usar sempre a questão é explorar o que o carro pode fazer, claro sem arrebentar nada.
Mas que funciona funciona :!: :!: :!:

PS: Nando a minha já usa IFS na dianteira (mais conforto,porem nada de folga para levantar ou por pneuzões)

Nando
18/05/2004, 11:51
Oi Nando,

Acho que você esta errado... quem pode estar forçando o veiculo é você.
A reduzida poupa o veiculo... basta não andar em altos giros do motor.
Claro que tem que lembrar que em 4x4 sem diferencial centra e principalmente reduzido nada de ficar andando em piso bom, principalmente em curvas.
A Cherokee deve chegar aos 100 km/h no limite de giro da última marcha...;-) ... isso reduzido.

Wallace,
E algo para se pensar, na proxima trilha vou dar uma testada e sentir o resultado.

Caio, Da pra mexer um pouco na barra sim, fiquei mais de um ano e meio com as barras no maximo aceitavel e andando com 33" So que quando vc esteça muito pega no paralama, e o curso vai pro saco, além de ter que alongar os amortecedores. Da um trampinho mas o resultado é satisfatório, mas nada se compara a um kit bem instalado.

( )s