Conectar

Ver Versão Completa : Comprei uma Cherokee e Agora ? - Guia de Revisão Inicial

Leo - Beethoven
28/09/2007, 18:03
....ainda na série, perguntas mais freqüênte, bolei o roteiro abaixo de revisão para as Cherokees.
Se você acabou de comprar uma, espero que tenha usando o guia de compras do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32388 e que tenha ajudado na sua escolha.
Agora vc certamente está se perguntando o que revisar nela....então aí vai. Obviamente esta é uma lista básica, mas fundamental. Apesar de vc ter feito uma excelente aquisição, vc nunca sabe como o dono anterior cuidava dela, então a partir de agora, poderá fazer um histórico disso.

Óleo do Motor

O recomendado no manual Chrysler é o 10W40, porém muitos no Brasil utilizam os convencionais 20W50 sem problemas. Óleo para motor é uma escolha pessoal, porém recomendo sempre a utilização de marcas consagradas. A periodicidade de troca dependerá do tipo de lubrificante escolhido, mas normalmente estará entre 5-10 mil Km.
O filtro de óleo é o PH9A da Fram e pode ser trocado a cada troca de óleo ou alternadamente. MUITO CUIDADO na remoção do filtro, pois é comum a quebra do sensor de pressão ao remover esse filtro. O nível do óleo deve ser verificado semanalmente.

Óleo do Câmbio Automático e Caixa de Transferência

Nesse caso, não há muitas opções, você poderá escolher entre a marca que preferir, porém tanto o óleo do câmbio automático quanto da caixa de transferência deverá atender a especificação DEXRON-III. É comum “trocadores de óleo” recomendarem outros óleos, como DEXRON-II (mais barato) ou até o DEXRON-III+ (com aditivo) ou o DEXRON-IV que são mais caros. Porém nunca aceite essa recomendação. A recomendação para a troca é de 40 mil Km, mas isso deverá ser antecipado caso o óleo apresente descoloração ou cheiro de queimado. É importante que seja verificado e substituído o filtro de partículas localizado dentro do câmbio. Para isso o cárter do mesmo deverá ser removido e recolocado depois com junta química (silicone) ou junta específica (recomendado).

Freios

Tantos pastilhas quando sapatas deverão ser examinadas quanto ao desgaste e substituídas se apresentarem espessura mínima aceitável. A verificação, pelo menos das pastilhas deverá ser feita a cada 10-15 mil Km. Recomenda-se o refaceamento dos discos e panelas sempre que for feito a troca das pastilhas e sapatas respectivamente, ou quando apresentarem ovalização, respeitando obviamente as espessuras mínimas.
Nos veículos com freio a tambor, o ajuste das sapatas deverá ser feito a cada 10 mil Km para uma melhor eficiência. E é imprescindível que todo o fluído de freio seja substituído pelo menos a cada 20 mil Km. O fluído especificado é o DOT 3, porém o DOT 4 poderá ser utilizado para uma melhor performance.

Diferenciais e cardãs

Nível verificado a cada 10 mil Km e substituído a cada 40 mil Km. O óleo recomendado é o 85W140 e no diferencial traseiro (por conta do bloqueio parcial) deverá ser usado o aditivo anti atrito. Sugestão: Tanto a Ford quanto a GM vendem nas concessionárias óleo para diferencial traseira para as suas picapes que possuem o mesmo bloqueio no diferencial traseiro, porém este óleo já possui o devido aditivo e é relativamente barato e na viscosidade de 85W140. Os cardas não requerem manutenção periódica, e somente o diferencial dianteiro possui um bico de engraxar na junta de flexão. O sintoma de substituição para as cruzetas é o ruído ou vibração excessiva causado pelo desgaste dos rolamentos dessas cruzetas.

Sistema de Arrefecimento

Todo o fluído do radiador deverá ser drenado e substituído a cada 10 mil Km pelo menos, ou quando apresentar coloração escura (corrosão). É fundamental o uso de aditivo a base de Monoetileno Glicol. A proporção recomendada no manual é de 50-50% porém a proporção de 40% de aditivo – 60% de água também poderá ser usada. Nas Cherokees não se recomenda o uso de 100% de aditivo em nenhuma circunstância e dê preferência ao aditivos de marcas consagradas. Se for notado o excesso de partículas na remoção da água, o radiador deverá ser removido para limpeza interna.

Filtro de Ar

Substituído pelo menos a cada 10 mil Km ou antes se notada a sua saturação ou uso freqüente em situações de poeira.

Sistema de Ignição

Não existe um critério absoluto de periodicidade de troca das velas, mas o seu estado deve ser acompanhado a cada 10Km e ajuste os eletrodos se necessário. Se por acaso, as velas apresentarem trincas, fuga de corrente (flash over) ou desgaste dos eletrodos, estas deverão ser substituídas.
Cabos de velas deverão ser substituídos sempre que apresentarem ressecamento ou fuga de corrente. O mesmo deverá acontecer com a tampa e rotor do distribuidor.

Sistema de Injeção de Combustível

Bicos injetores e corpo de borboleta (TBI) devem ser limpos a cada 10-15 mil Km.
Veículos 1997 e posteriores não possuem filtro de combustível externo, somente interno no próprio tanque de combustível junto ao conjunto bomba/bóia de combustível. Nesse modelos o regulador também estão localizados dentro do tanque. A recomendação de substituição dos filtros é de 10-15 mil/Km independente do modelo.

Direção Hidráulica

Verificação do nível do óleo mensalmente e substituição recomendada a cada 40 mil Km. Qualquer óleo de direção poderá ser utilizado, e como a sua substituição normalmente se dá em conjunto com a da troca do óleo do câmbio o mesmo DEXRON-III poderá ser utilizado.

Correia

Verificação do estado da correia a cada 10 mil Km. Observar a tensão e ressecamento da correia e substituição se necessário. É importante verificar se não há folga na polia esticadora para possível troca.

Sistema de Direção

Na atual situação em que se encontram nossas ruas e estradas é recomendado, o alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus a cada 5 mil Km. Durante este serviço verificar por folgas e desgastes nas buchas e pivôs e substituir se necessário. Os pivôs possuem bicos de engraxar e isso poderá ser feito a cada 10 mil Km.

Itens Básicos

Apesar de básicos, são importantes e muitos esquecem desses detalhes e somente dão falta quando o problema aparece, são eles:

- Nível da água do reservatório dos limpadores.
- Paletas dos limpadores de Chuva.
- Funcionamento das lâmpadas de seta, freios, ré, lanternas e faróis.

É claro que os parceiros de Cherokee poderão colaborar por aqui também. Comentários são bem vindos.

Abs.

Rubem-7
28/09/2007, 22:23
Leo, parabens pelo compendio seria eufemismo, desta vez vc se superou com esta grande iniciativa, que muito ira auxiliar os novatos e alguns macacos velhos em XJ tambem...

Sugestões: Trocar tb a tampa do radiador, se possivel por uma original Mopar, evita alguma dor de cabeça!!!

Observar tb o estado das molas dianteiras e amortecedores e se possivel trocalos simultaneamente na primeira vez como proprietário da viatura.

Devido a qualidade do coquetel de combustiveis no Brasil, comumente chamado de gasolina... Trocar a bomba de combustivel ( Mopar ou GM Blaiser 6cc) o regulador de pressão bem como os Strainers ( Mopar) , filtros.

Passei a usar a Podiun da Petrobras, por sugestão do forista Rodrigo Samuka, realmente melhorou bastante a performance do que já era muito bom ... mesmo usando as misturas de combustiveis anteriormente citadas, é mais cara mas vale a pena e o motor de 190CVs agradece...

Abraço aos amigos e espero ter, Humildemente, contribuido.

Leo - Beethoven
29/09/2007, 19:29
Rubem,

A idéia é essa mesmo. Concentrar informações úteis para que os novatos se sintam a vontade com a nova caranga.
Toda sugestão é bem vinda.

Abs.

Bento Anibal
30/09/2007, 18:32
Leo, pegando carona aqui, peco que me informe a que se refere a luz no painel das XJ (quando se liga a chave), onde se le: chek in gauges. Pergunto tambem, se com ele acesso e problema rodar mais um pouco. Abraco, Bento.

Jotinha
30/09/2007, 18:40
Muito vai ajudar esse tópico... comprei a minha hoje... valeu mesmo!!!! Abração

Jotinha
30/09/2007, 18:46
Outra dúvida: Hoje levei um amigo que tem uma Cherokee , ele me ajudou a atestar a qualidade do carro que eu estava comprando ... a única coisa que fiquei um pouco desconfiado ( o resto estava tudo bacana , inclusive os manuais ) era que não tinha a chave original , aquela com controle de travamento das portas. Onde posso conseguir resolver isso ???? Abração!!!

Leo - Beethoven
01/10/2007, 09:32
Leo, pegando carona aqui, peco que me informe a que se refere a luz no painel das XJ (quando se liga a chave), onde se le: chek in gauges. Pergunto tambem, se com ele acesso e problema rodar mais um pouco. Abraco, Bento.

Bento, a idéia foi boa, tudo que puder enriquecer o tópico é válido. Assim os novos de Cherokee poderão ter por aqui boas referências e conhecer melhor o carro que tem nas mãos sem grandes esforços, sem precisar de novos tópicos ou sobrecarregar os já existentes com as mesmas questões. Por isso bolei isso aqui, assim é só passarmos o end do tópico quando alguém tiver dúvidas do tipo.

A luz de Check Gauges (vermelha) indica que algum sensor está fora da faixa de operação normal ou danificado. Estes podem ser, sensor de temperatura da água de arrefecimento, pressão do óleo do motor, voltagem da bateria e bóia de combustível.
Por acaso vc notou alguma indição estranha desses indicadores no painel ? Dependendo do que for não há problema em rodar dessa forma, mas por exemplo, é comum os caras quebrarem o sensor de pressão do óleo ao trocar o filtro....isso seria suficiente pra acender essa luz do painel e não seria bom rodar sem saber como anda a pressão do óleo.
Por via de regra, luz vermelha no painel significa falha crítica de emergência e não se deve rodar com o carro. Já as amarelas como a de Check Engine são apenas de alerta.
Se o problema não for aparente como disse acima, vc terá que levar o carro para ver o erro com um scanner.

Outra dúvida: Hoje levei um amigo que tem uma Cherokee , ele me ajudou a atestar a qualidade do carro que eu estava comprando ... a única coisa que fiquei um pouco desconfiado ( o resto estava tudo bacana , inclusive os manuais ) era que não tinha a chave original , aquela com controle de travamento das portas. Onde posso conseguir resolver isso ???? Abração!!!

Qual o ano e modelo da sua Cherokee ? As anteriores a 97 não tinham chave codificada, elas apenas tinham o controle remoto e a tal da "bananinha" pra desativar o alarme. Se a chave não for condificada, qualquer modelo serve, bastando o corte das estrias mesmo. Se a sua não possui o controle remote, só vai achar em desmanches ou no e-bay....Aí no RJ quem comprou um controle destes for o Garret aqui do fórum.

Abs.

digaocanoinhas
15/11/2007, 18:42
Amigos alguem sabe a especificaçao ou numero gates ou outra marca da correia da cherokee laredo 2000 6cc, ou se q de outro veiculo da certo pelo tamanho, e o preço da original??

Juninho
20/11/2007, 23:02
Leo ...

1. Lubrificantes 100 por cento sinteticos ou minerais tb são recomendados ....

2. valvoline, lubrax, tutela ou selenia ...

3. qual o oleo vendido pela GM, Ford ...

4. caixa de transferencia ... qual especificação ...

parabens pelo tópico ...

[s]

Leo - Beethoven
21/11/2007, 00:32
Juninho,

Não aconselho óleo 100% sintético para o motor, não com o nosso combustível aqui. A chance de choque químico é grande....semi-sintéticos ou minerais vão bem.
Eu estou usando o 20W50 agora no motor, mas na próxima volto a usar o 10W40 ou 15W40.
Se a sua for automática, tanto o câmbio quanto caixa de transferência devem usar fluído que atenda a expecificação Dexron III ou D-III e existem várias marcas por aqui.
Dferencial traseiro só tem um comercial que é fabricado pela Texaco que é o Multigear 85W140 LS esse LS é fundamental para o bom desempenho e durabilidade do bloqueio (LSD). A Ipiranga produzia o Ingersol (ou algo assim) também LS, mas saiu de linha. Todos os outros fabricantes produzem apenas o EP (normal), que vai bem no dianteiro, mas deixa estalar um pouco o bloqueio. Na minha usava o EP e ele estalava um pouco nas curvas em tração, eu usava ainda o aditivo da própria Mopar nesse óleo e mesmo assim estalava (de leve), uma dia deu a louca e troquei pelo LS, maravilha.

Abs

Juninho
21/11/2007, 00:37
Juninho,

Não aconselho óleo 100% sintético para o motor, não com o nosso combustível aqui. A chance de choque químico é grande....semi-sintéticos ou minerais vão bem.
Eu estou usando o 20W50 agora no motor, mas na próxima volto a usar o 10W40 ou 15W40.
Se a sua for automática, tanto o câmbio quanto caixa de transferência devem usar fluído que atenda a expecificação Dexron III ou D-III e existem várias marcas por aqui.
Dferencial traseiro só tem um comercial que é fabricado pela Texaco que é o Multigear 85W140 LS esse LS é fundamental para o bom desempenho e durabilidade do bloqueio (LSD). A Ipiranga produzia o Ingersol (ou algo assim) também LS, mas saiu de linha. Todos os outros fabricantes produzem apenas o EP (normal), que vai bem no dianteiro, mas deixa estalar um pouco o bloqueio. Na minha usava o EP e ele estalava um pouco nas curvas em tração, eu usava ainda o aditivo da própria Mopar nesse óleo e mesmo assim estalava (de leve), uma dia deu a louca e troquei pelo LS, maravilha.

Abs

OK leo ...

no sabado vou cotar os preços e efetuar a troca geral ...

[s]

digaocanoinhas
23/11/2007, 16:39
Amigos alguem sabe quanto custa a coroa e pinhao da cherokee laredo 2000 com os rolamentos??

nzardo
23/11/2007, 19:21
Amigos alguem sabe quanto custa a coroa e pinhao da cherokee laredo 2000 com os rolamentos??

Digão,

....este é um put.. problema....:shock::shock:, primeiro precisa ver qual o modelo do seu diferencial, mas te adianto q é muuuiiiitoooo caro, alem disso, muitas vezes a troca NÃO resolve, pois os diferencias são montados e ajustados na fabrica e enviados as montadoras PRONTOS, portanto a troca da coroa e pinhão, tem q ser feita por um meca muuuuiiitooo bom, e mesmo assim o danado pode continuar a roncar.....:parede::parede:

Rolamentos, não se preocupe, com a amostra vc acha fácil em uma boa loja......... e torça para que seja só os rolamentos, normalmente é... mas para ter certeza só desmontando o diferencial e analisando as peças....:concordo:

jokermen
28/11/2007, 14:57
Sou novo por aqui, adquiri uma zj (grand cherokee limited ano 96) acredito que seja esta a sigla a ser usada, depois de uma lavagem feita pelo antigo proprietario o painel do check engine não acende, acredito q possa ser agua, agoara onde fica esse conector? ou vcs podem ter outras soluções? o bulbo de oleo esta no lugar mas sem a conexão, pelo q pude ver ele tem um conector so como nos carros antigos, levei a um mecanico ele disse q o bulbo não e aquele e sim um com dupla conexão eletrica, vcs q ja tem maior experiencia, solicito ajuda, desde ja agradeço.

Leo - Beethoven
28/11/2007, 15:10
Jokermen,

Não acende a luz do Check Engine ? Mas ela não deve acender mesmo. Só acende no momento da partida e depois apaga....

Essa do sensor de pressão...estranho isso....mas e o indicador de pressão do óleo ?? Funciona ? Que leitura ele dá com o motor desligado ?

Pode ser que esteja entendendo tudo errado, então dá uma clareada aqui pra nós OK.

Seja bem vindo a casa.

Abs.

jokermen
29/11/2007, 02:54
Bem acho que me expressei errado, o computador de bordo proximo a alavanca de cambio, e o que não esta funcionando, tive oportunidade de verificar em outra zj, quando liga o veiculo ele aparece o desenho do carro com as portas abertas esse que no manual diz computador de bordo, o meu não aparece nada, a pressão de oleo no painel não marca nada, pude observar que existe um bulbo que acredito ser de oleo que fica ao lado do distribuidor, o bulbo esta no lugar mas sem a ligação eletrica , proximo a ele tem um encaixe que acredito ser duplo pelo que pude perceber, estive pesquisando em sites americanos e tem a foto do bulbo de oleo com uma conexão dupla como o encaixe que esta solto, acredito que não foi encontrado o bulbo e colocaram outro, será que tem como fazer a ligação neste que esta no local, ou vcs podem me informar onde encontro um p compra, desde ja agradeço a atenção dispensada, que foi quase instantanea, tbm pude notar que no forum ainda não dispomos de uma copia(digital em pdf) do manual do zj, em portugues, estou pensando em digitalizar o meu, talvez seja util p alguns, o que vcs acham?

nzardo
29/11/2007, 10:05
Bem acho que me expressei errado, o computador de bordo proximo a alavanca de cambio, e o que não esta funcionando, tive oportunidade de verificar em outra zj, quando liga o veiculo ele aparece o desenho do carro com as portas abertas esse que no manual diz computador de bordo, o meu não aparece nada, a pressão de oleo no painel não marca nada, pude observar que existe um bulbo que acredito ser de oleo que fica ao lado do distribuidor, o bulbo esta no lugar mas sem a ligação eletrica , proximo a ele tem um encaixe que acredito ser duplo pelo que pude perceber, estive pesquisando em sites americanos e tem a foto do bulbo de oleo com uma conexão dupla como o encaixe que esta solto, acredito que não foi encontrado o bulbo e colocaram outro, será que tem como fazer a ligação neste que esta no local, ou vcs podem me informar onde encontro um p compra, desde ja agradeço a atenção dispensada, que foi quase instantanea, tbm pude notar que no forum ainda não dispomos de uma copia(digital em pdf) do manual do zj, em portugues, estou pensando em digitalizar o meu, talvez seja util p alguns, o que vcs acham?

Jokermen,

Bem vindo ao forum....:palmas:

Realmente....o sensor de pressão de óleo fica proximo ao filtro...dai ja viu né....os caras da troca quebram mesmo....ja vendi um monte por conta disso.....e tem q ser o apropriado....e o seu custo é de R$190....:concordo:

O computador de bordo...tomara q seja um fusivel queimado ou um problema de mal contato..... pois qdo da problema..quem esta vendendo a viatura não manda consertar..... então tem q destrinchar ele e ver se descobre algo......:pensativo:

....os manuais estão disponiveis no site abaixo q nosso amigo Luis Arato, colheu as informações e as disponibilizou.....

http://www.luisarato.adv.br/xj.html

jokermen
29/11/2007, 15:45
Bem primeiramente agradeço as respostas já obtidas, quanto a peça vou ver hj se encontro por aqui, se não encontrar compro de vc, quanto ao computador vou mandar ver fusivel(espero q seja!), e aproveitando de seu conhecimento tecnico, notei hj uns pequenos estalos ritimados quando saio da imobilidade e em baixa velocidade de deslocamento, uma especie de toc toc abafado que acredito ser a cruzeta da tração dianteira, ao pisar no freio o desaparece, e so aparece uma ou outra vez, se dou uma curva tbm desaparece a maioria do tempo não faz o tal barulho.
Será que vc possui em seu estoque a calotinha da roda que esta escrito jeep? bem como valôr.
Como uso aquela computador do teto que tem a bussola e no manual se refere a consumo instantaneo, quanto ainda se pode rodar com o combustivel no tanque e outras informações, li o manual mais achei que ele e muito superficial, como opera-lo satisfatoriamente? como mudo de milhas por galão para km?
Vou tirar umas fotos da zj, sou o feliz segundo proprietario do carro e maravilhoso, já tive um dodge charger RT, land rover discovery, mas o V8 da zj e minha paixão. O carro veio com toda documentação original, manuais nota fiscal, cartões de proprietario, o primeiro dono e um empresario de minha cidade, que realmente cuidou muito bem do veiculo, so estou acertando os detalhes, o interior e caramelo muito bonito e bem conservado.

nzardo
29/11/2007, 16:33
Jokermen,

De longe é muito dificil dar um diagnóstico....mas é normal as ZJs estalarem um pouco, qdo vc solta o freio, ou qdo esta bem devagar e pisa no freio.....mas esse ruido vem dos discos.....para outros ruidos deve se verificar todas as buchas da suspensão.....as ZJs costuman fazer ruidos nas buchas da barra estabilizadora, bieletas e pivôs da roda....isso é o mais comum...por isso tudo deve ser verificado...inclusive para a sua segurança.....:concordo:

Não sou familiarizado com o computador de bordo, mas no tópico da ZJs tem uma boa galera lá, poste la as suas dúvidas....não olhei mas nos manuais q estão disponiveis não tem nenhuma dica ???

Leo - Beethoven
29/11/2007, 16:45
Se não me falhe a memória, pra mudar as unidades do console de imperial (Galões) para métrico, com o veículo desligado vc segura os dois botões pressionados e liga o contato, mas sem ligar o motor.
Mesmo no sistema métrico, vc terá que acostumar e converter o seu cérebro para a reconhecer a forma que apresenta o consumo que é em l/100Km e não em Km/l como estamos acostumados aqui.
No console vc tem as seguintes funções:
Km - Odômetro normal
Time - Tempo decorrido com o motor ligado desde que zerou o odômetro.
AVE - Média de Consumo em l/100Km (métrico)
INST - Consumo instantâneo em l/100Km - Aí depende do seu pé.
DTE - Distância que o carro pode percorrer baseado na média de consumo e da quantidade de combustível no taque.
E a bússola que indica a diração que o carro está indo e a temperatura ambiente.

Se quiser zerar o console é só apertar os dois botôes juntos com o motor ligado.

Abs.

Pazza
29/11/2007, 18:47
Ola pessoal, fico muito feliz de saber que tem pessoas como vocês que gostam tanto da Cherokee quanto eu!!:palmas:
Gostaria de imediato agradecer a todos pelas dicas, que são muito úteis e vou utilizá-las bastante.....
Tenho uma Grand Cherokee Limited LX 5.9
No computador de bordo dela tem aparecido a mensagem de "rear lanp failure", e fica piscando o indicador da luz traseira como se estivesse queimada. Porém, não tem nenhuma lampada queimada, já mandei checar a voltagem das lampadas estão todas ok.
Vocês tem alguma sugestão para resolver este problema?

nzardo
29/11/2007, 19:14
Ola pessoal, fico muito feliz de saber que tem pessoas como vocês que gostam tanto da Cherokee quanto eu!!:palmas:
Gostaria de imediato agradecer a todos pelas dicas, que são muito úteis e vou utilizá-las bastante.....
Tenho uma Grand Cherokee Limited LX 5.9
No computador de bordo dela tem aparecido a mensagem de "rear lanp failure", e fica piscando o indicador da luz traseira como se estivesse queimada. Porém, não tem nenhuma lampada queimada, já mandei checar a voltagem das lampadas estão todas ok.
Vocês tem alguma sugestão para resolver este problema?

Pazza,

bem vindo....:palmas:

da uma olhada no tópico das Grand Cherokee, tem gente la com o mesmo problema.....:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12307&page=101

jokermen
30/11/2007, 01:10
Nunca e demais agradecer a atenção dispensada, fico grato, e estarei atento a novidades vindas do forum, por enquanto vou curtindo a maquina, amanha vou postar as fotos da zj.

jokermen
30/11/2007, 14:33
Minha zj não veio com o engate do reboque, onde posso conseguir?

nzardo
30/11/2007, 16:38
Minha zj não veio com o engate do reboque, onde posso conseguir?

Jokermen,

.....por um preço razoavel...só em desmanches....isso se o cara não for ladrão....:shock:

....esses caras um tempos atras.....uiii.... estavam desmontando uma Laredo...não custa tentar...011 5063 1742...:concordo:

ProteusRJ
30/11/2007, 16:54
pow galera! descupe a pergunta mas....

Quantos milhares de litros de óleo vai na 5.2?:razz:

nzardo
30/11/2007, 16:59
pow galera! descupe a pergunta mas....

Quantos milhares de litros de óleo vai na 5.2?:razz:

Proteus,

Por incrivel q pareça vai menos do q no 4.0L da XJ...se não me falha a merdória é uns 4,8L......:concordo:.....ta vendo .....nem tudo é tristeza....:mrgreen::mrgreen:

ProteusRJ
30/11/2007, 17:07
Proteus,

Por incrivel q pareça vai menos do q no 4.0L da XJ...se não me falha a merdória é uns 4,8L......:concordo:.....ta vendo .....nem tudo é tristeza....:mrgreen::mrgreen:

:-D eu choro assim mas eu gosto dela! principalmente quando boto o V8 pra urrar e vejo neguinho jogando os carros pra cima da calçada pra eu passar!:twisted::twisted::twisted:

jokermen
05/12/2007, 13:55
Amigos do forum, tem alguma dica para o alinhamento da zj, digo isso pela traçao integral sempre ativa, notei que o pneu dianteiro lado esquerdo esta escamado pelo lado externo, sera que so o alinhamento resolve ou pode ser outra coisa.

Leo - Beethoven
05/12/2007, 19:03
Jokermen, a melhor coisa é fazer um alinhamento primeiro e ver como está o carro comparado com a tabela de alinhamento original do veículo. Convergência, Cambagem e Cáster. O ideal é manter o alinhamento original. Só depois que vc avaliar isso aí sim terá uma noção do problema que está ocorrendo com a sua VTR.

Abs.

nzardo
05/12/2007, 20:51
Amigos do forum, tem alguma dica para o alinhamento da zj, digo isso pela traçao integral sempre ativa, notei que o pneu dianteiro lado esquerdo esta escamado pelo lado externo, sera que so o alinhamento resolve ou pode ser outra coisa.

Joker,

Esse é o mardito lado q adora gastar mais....:parede:... mas não tanto como vc comenta, com certeza tem q mandar alinhar..... e pelo visto não fizeram o rodizio no tempo e forma adequados....:putz:

Agora para um bom alinhamento vc vai ter q colocar na dianteira dois pneus MUUUIIITOOO semelhantes ou novos.... se não meu fio.... pra alinhar é quase impossivel....:shock::shock:

jokermen
06/12/2007, 10:57
Bem meus amigos, vou mandar alinhar, quanto aos pneus tem apenas 2 meses de uso e os quatro são iguais menos de 1000 km rodados, como devo proceder no rodizio em "X" como visto em topicos encontrados aqui no forum.

nzardo
06/12/2007, 14:22
Bem meus amigos, vou mandar alinhar, quanto aos pneus tem apenas 2 meses de uso e os quatro são iguais menos de 1000 km rodados, como devo proceder no rodizio em "X" como visto em topicos encontrados aqui no forum.

Joker,

Siga as recomendações do manual, faça o rodizio em X a cada 10.000Km... :concordo:

jokermen
07/12/2007, 01:39
Como adquiri recentemente minha zj, estou fazendo as revisões indicados no forum, resolvi esvaziar o radiador p troca do liquido de arrefecimento, mas achei q a tampa esta meio enferrujada, qual posso usar em substituição, qual a pressão que devo utilizar, a mais comum q achei foi de 18, não sei a medida de pressão q e usada, será q podem me ajudar

jokermen
07/12/2007, 02:21
Bem fui ler o manual tecnico da zj, e me surgiu uma duvida, esta indicado de 14 a 18 psi, como indicação para tampa do radiador, como o clima em minha região e bem quente(amazonia) de 30 a 35 graus, qual seria minha melhor opção?

jokermen
12/12/2007, 15:05
tem algum carro nacional q eu possa usar as borrachas do estabilizador dianteiro para zj? alguem do forum ja teve oportunidade de adquirir as lanternas tuning anunciadas para zj? tbm estou na intenção de trocar os farois dianteiros, no mercado livre achei a 150,00 cada, acredito ser um bom preço, qual a opinião de vcs.

nzardo
12/12/2007, 19:08
tem algum carro nacional q eu possa usar as borrachas do estabilizador dianteiro para zj? alguem do forum ja teve oportunidade de adquirir as lanternas tuning anunciadas para zj? tbm estou na intenção de trocar os farois dianteiros, no mercado livre achei a 150,00 cada, acredito ser um bom preço, qual a opinião de vcs.

Joker,

a q estabilizador vc se refere ??? atenção... esses faróis do ML são de acrilico..e o soquete original NÃO serve..... :-?

jokermen
12/12/2007, 19:26
borrachas do estabilizador DT fica acho q por baixo do chassis tem ate uma proteção q tem q tirar p efetuar a troca, nas pontas da barra ficam as bieletas! pensei em usar de teflon? alguem tem alguma objeção?

OBS: quanto aos farois so tem um cabo q vai p lampada, pq vc diz q não serve? não entendi?

samukanvas
12/12/2007, 19:29
borrachas do estabilizador DT fica acho q por baixo do chassis tem ate uma proteção q tem q tirar p efetuar a troca, nas pontas da barra ficam as bieletas! pensei em usar de teflon? alguem tem alguma objeção?

OBS: quanto aos farois so tem um cabo q vai p lampada, pq vc diz q não serve? não entendi?

Usa de PU macio que vai durar a vida toda. Mas faça uma cópia da original :concordo:

Quanto ao farol, vc pode fazer uma ligação paralela, mas vai ficar com cara de gambiarra. Opte sempre pelo original.

Abs

jokermen
13/12/2007, 20:25
Prezados amigos vou verificar esse caso da lampada antes, e bom poder contar com a experiencia de vcs.
Quanto a bucha de PU acredito ser a abreviação de poliuretano e isso mesmo?

nzardo
14/12/2007, 20:28
Prezados amigos vou verificar esse caso da lampada antes, e bom poder contar com a experiencia de vcs.
Quanto a bucha de PU acredito ser a abreviação de poliuretano e isso mesmo?

É isso mesmo PU = poliuretano... :concordo:

jokermen
28/12/2007, 14:15
Amigos do forum, vou trocar as velas da zj, estou pensando na bosch de 4 eletrodos FR78, gostaria da opinião de vcs

gutoxj98
28/12/2007, 17:52
Amigos do forum, vou trocar as velas da zj, estou pensando na bosch de 4 eletrodos FR78, gostaria da opinião de vcs

se a sua tem GNV.....tem que ser de um eletrodo só !!!

As Platinum e Iridium sao as melhores...........!!!!! mas tbme as mais caras !!!

e sao 8 né.....!!!!! hehehehehe

no site ww.rockauto.com tem as platinum com 4 eletrodos por u$$ 5,93 e a platinun normal com um eletrodo U$$ 2,00.........paga-se frete + 60% I.Impor + icms do seu estado.............se trouxer mais coisas acho que compensa, pois aqui no bR vai pagar uns 30 paus na platinun.

as minhas sao Platinum...........Ja rodaram 30 mil km e estao boas ainda, abro elas a cada 5 mil pra analizar.....

abs

jokermen
28/12/2007, 19:44
Não uso gnv, só gasolina, alguem já usou ou tem conhecimento sobre o comportamento desta vela, se há melhorias em desempenho e consumo?

gutoxj98
28/12/2007, 21:13
Não uso gnv, só gasolina, alguem já usou ou tem conhecimento sobre o comportamento desta vela, se há melhorias em desempenho e consumo?

Acredito que a Platinun serve apenas como maior durabilidade a queima deve ser a mesma das velas normais..........agora a iridium deve ser faisca mais maior...............foi o que eu li.........nao sei aonde....hehehehe

abs

mapuche
01/01/2008, 11:16
OLA ...T BOM ....FELISIDADES......tenho uma cherokee 97 limte motor v8...marcha automatica...parei funcionando muito bem ..precisasva fazer algumas coisas nela ......tirar vazamentos.....de motor e caixa .... asim foi pra troca de homocineticas....de rolamentos de rodas pivos ...etc ate outras de difisil detalhes....montei tudo ..agora a cherokee nao arranca....so faz run run run.......falata a energia da bobina de alta .....pras velas....como arranjo ajuda.........TOU NO DESESPERO :parede:

jokermen
08/01/2008, 22:38
Amigos vcs poderiam me dizer qual o retentor do diferencial trazeiro da ZJ, aquele que faz conexão com o cardã, de preferencia o numero, pois notei um gotejamento nele, bem só para ficar claro me esclareção no diferencial tz uso o tal oleo 85/140 LS, no diferencial dt uso o mesmo oleo so que sem o LS ou seja o EP, na caixa de transferencia o mesmo da caixa dexron III

nzardo
09/01/2008, 09:20
Amigos vcs poderiam me dizer qual o retentor do diferencial trazeiro da ZJ, aquele que faz conexão com o cardã, de preferencia o numero, pois notei um gotejamento nele, bem só para ficar claro me esclareção no diferencial tz uso o tal oleo 85/140 LS, no diferencial dt uso o mesmo oleo so que sem o LS ou seja o EP, na caixa de transferencia o mesmo da caixa dexron III

Jocker,

Confirma pa nóis qual é o modelo do seu diferencial traseiro, ou ano modelo da viatura... :concordo:

Leo - Beethoven
09/01/2008, 09:23
Jokermen,

O sei diferencial traseiro é o Dana 44, o Troller também usa esse mesmo diferencial e acredito que o retentor seja o mesmo.
No diferencial dianteiro vc pode usar tranquilamente 85W140 EP, mas no trazeiro tem que ser mesmo o LS por conta do bloqueio, ou em pouco tempo ele vai começar a estalar e mais a frente os discos vão pro espaço. Vc pode usar o EP na trazeira sim, mas aí vá em uma concessionária e compre um bisnaga com o aditivo específico para esse tipo de diferencial. Se for muito caro, troque de vez pelo LS que custa na média 18 pilas o litro. Vale a pena.

Abs.

jokermen
09/01/2008, 11:03
Amigos o ano da viatura e 96, pelo ano da p saber

nzardo
10/01/2008, 10:48
Amigos o ano da viatura e 96, pelo ano da p saber

Pode ser Dana 35 ou 44 e com ou sem bloqueio..... se é V8 praticamente certo q é 44.......mas eu confirmaria.... afinal vc não tem a viatura desde 0 km..... :concordo:

Leo - Beethoven
10/01/2008, 12:15
Zardo, as ZJs 96 que foram legalmente importadas pro Brasil vieram todas com D44.

Abs.

nzardo
10/01/2008, 12:23
Zardo, as ZJs 96 que foram legalmente importadas pro Brasil vieram todas com D44.

Abs.

O meu fio..... :mrgreen:

Vc disse legalmente..... ja vi cada coisa..... o eixo pode nem ser o original... :shock::shock:

Leo - Beethoven
10/01/2008, 12:40
O meu fio..... :mrgreen:

Vc disse legalmente..... ja vi cada coisa..... o eixo pode nem ser o original... :shock::shock:

Claro, já vi uma com eixo de Ranger, o cara estourou o semi eixo e não quis pagar os 1500 pilas que pediram no desmache e mandou ver um de Ranger.....

Mas aí o dono da VTR que tem que examinar bunitinho.....Partimos sempre do princípio: VTR originais e na lei (legais). :mrgreen::concordo:

Abs.

jokermen
10/01/2008, 15:06
Onde no diferencial eu posso ver essas especificações estive olhando, e não enxerguei nada ?

nzardo
10/01/2008, 15:28
Onde no diferencial eu posso ver essas especificações estive olhando, e não enxerguei nada ?

Joker,

Primeiro = Abra bem os olhos.... hehehe... não podia deixar passar..... :twisted:
Segundo = observe em volta da 'bola' do diferencial q vc vai achar a identificação fundida no próprio eixo.... :concordo:

jokermen
10/01/2008, 15:29
Amigos a minha vtr foi importada oficialmente pela jeep, tenho nota e guia de importação, foi adquirida em concessionaria da marca em belem, mais para dirimir duvidas, rss...sabe como e o jeitinho brasileiro, então gostaria de verificar pessoalmente o tal D44 ou não, onde posso ver?, estou pensando em adquirir um filtro de ar tipo olho de mosca da edelbrock que e todo em metal, levando em consideração que em minha região chove todo dia, há alguma implicação, faço somente uso urbano da vtr, atentem tbm que ficara captando o ar do motor, portanto em temperatura mais alta, sendo que pelo que estive lendo, quanto mais frio o ar captado para o motor melhor, será que a quantidade de ar admitido em detrimento de temperatura , trará algum beneficio para o motor?

Leo - Beethoven
10/01/2008, 15:54
Zardo, vc tem aí uma foto que mostra o desenho desses diferenciais, tentei achar por aqui mas não encontrei, posta ela de novo. Aí o pessoal aqui vai pra galera....hehehe

Abs.

nzardo
10/01/2008, 16:57
Acho q o Joker não leu meu post anterior... :shock:..hehehe.... :mrgreen:

Toma lá.....

http://www.4wheelnoffroad.com/axle.html

jokermen
10/01/2008, 20:12
Realmente não havia lido o post anterior, amanhã vou verificar, mas pelos desenhos creio q seja mesmo o D44, e quanto ao filtro de ar, alguma dica?

nzardo
11/01/2008, 09:35
Realmente não havia lido o post anterior, amanhã vou verificar, mas pelos desenhos creio q seja mesmo o D44, e quanto ao filtro de ar, alguma dica?

Ja ta abusando...... :mrgreen:

Não conheço esse filtro..... coloque uma foto e/ou especificações.... ;)

jokermen
11/01/2008, 15:05
file:///C:/DOCUME%7E1/XLXX/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot-5.jpgfile:///C:/DOCUME%7E1/XLXX/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot-6.jpgBem o site e esse http://www.edelbrock.com/automotive_new/mc/accessories/ac_ss_chrome.shtml

O produto em questão eo Pro-Flo® 1000 Series Reusable Air Cleanershttp://www.rjays.com/Engine%20Parts/air_cleaners_imgs/ede1002-lg.jpg

nzardo
11/01/2008, 18:28
O loco meu !!!!

Q filtro bonito.... quero um pra pendurar na parede..... :mrgreen::mrgreen:

Na minha opinião ele é mais indicado para carburadores..... e ele vai ficar muito alto, absorvendo um puta ar quente..... :pensativo:

Ricardo Bambhoo
11/01/2008, 18:53
Zardo, vc tem aí uma foto que mostra o desenho desses diferenciais, tentei achar por aqui mas não encontrei, posta ela de novo. Aí o pessoal aqui vai pra galera....hehehe

Abs.
http://www.usgear.com/tl/dana1.htm
[]'s

jokermen
11/01/2008, 20:09
Tbm concordo com o filtro bonito rss..., mas sem vantagens, pois alem do ar quente, ainda pode entrar agua, mas vamos para outra solução, andei lendo e vi o air intake, bem pensei em apenas colocar um filtro esportivo dentro da caixa de entrada de ar, alguem tem uma solução melhor ou opinião? achei foto vejam e me digam!http://www.hiperformancestore.com/images/DUB75561dodgetruckinstalled.JPG

jokermen
11/01/2008, 20:19
Para quem quiser colocar a mão na massa o cara personalizou o computador dele....http://i23.photobucket.com/albums/b358/FoRmEd/Jeep/anime/case500x450-2.png

jokermen
16/01/2008, 13:29
Ninguem da uma dica ou experiencia sobre o air intake do post anterior?

jokermen
24/01/2008, 16:19
NZardo, vc tem o interruptor de freio da zj, o numero original e
56006981

nzardo
25/01/2008, 16:31
NZardo, vc tem o interruptor de freio da zj, o numero original e
56006981

Joker,

Esse é o interruptor do freio de mão ?? pronta entrega não tenho, mas estou pra pedir mais peças e posso inclui-lo.... qq coisa me manda um e-mail... :concordo:

jokermen
25/01/2008, 20:18
Nzardo e o interruptor que fica atras do pedal de freio tem varias conexões, para luz de freio, brake light e o speed control

rodolpho_bass
02/05/2008, 11:43
:palmas::palmas:Muito oportunas estas dicas dadas pelo Leo. Comprei uma Grand Cherokee Laredo ano 1997, a menos de um mes, e confesso, por mais que tenha lido o manual, estava meio perdido nos cuidados iniciais que deveria ter com a "menina". Obrigado pelas dicas Leo.:dance::dance:

CoutoFernandao
04/05/2008, 10:53
Olá, tenho que trocar todos os amortecedores da minha Grand Cherokee 5.2 ano 97, alguém sabe se existe algum compat'vel mais barato no mercdo?
Aqueles Pró Comp sao bem mais baratos, eles sao bons, precisam de alguma adaptação?

nzardo
04/05/2008, 21:08
Olá, tenho que trocar todos os amortecedores da minha Grand Cherokee 5.2 ano 97, alguém sabe se existe algum compat'vel mais barato no mercdo?
Aqueles Pró Comp sao bem mais baratos, eles sao bons, precisam de alguma adaptação?

Couto,

Os Procomp são uma boa pedida.... mais barato q eles são os Monroe Sensa Trac.... cerca de 300 a menos... :concordo:

acosta
29/07/2008, 13:02
Caríssimos amigos,

Acabo de adquirir minha XJ98 e certamente este Guia preparado pelo Leo me ajudou bastante. Fiz todos os testes e aparentemente está tudo OK. Levei em dois amigos mecas de confiança e elogiaram o carro.
Só uma coisa me incomoda um pouco. Ao dirigir parece que há uma certa folga na caixa de direção. O Efeito é o mesmo de quando se dirige aquelas kombis velhas com uma folga enorme na caixa, claro que não na mesma proporção na XJ. Com isso as vezes dá uma escapada do caminho qdo passa por ruas esburacadas. Isso é normal nas Cherokees?? Sei que os antigos CJs isso é comum e até pra evitar os trancos nas mãos ao volante. Mas e a XJ?? Seria isso folga e/ou desgaste da caixa de direção?

Uma peculiaridade do carro é que ele parece "fincar" no chão em velocidades maiores. Isso o deixa muuuuito comfortável pra viajar.

Agradeço desde já os experts em XJ.

gutoxj98
29/07/2008, 18:04
Caríssimos amigos,

Acabo de adquirir minha XJ98 e certamente este Guia preparado pelo Leo me ajudou bastante. Fiz todos os testes e aparentemente está tudo OK. Levei em dois amigos mecas de confiança e elogiaram o carro.
Só uma coisa me incomoda um pouco. Ao dirigir parece que há uma certa folga na caixa de direção. O Efeito é o mesmo de quando se dirige aquelas kombis velhas com uma folga enorme na caixa, claro que não na mesma proporção na XJ. Com isso as vezes dá uma escapada do caminho qdo passa por ruas esburacadas. Isso é normal nas Cherokees?? Sei que os antigos CJs isso é comum e até pra evitar os trancos nas mãos ao volante. Mas e a XJ?? Seria isso folga e/ou desgaste da caixa de direção?

Uma peculiaridade do carro é que ele parece "fincar" no chão em velocidades maiores. Isso o deixa muuuuito comfortável pra viajar.

Agradeço desde já os experts em XJ.

Anderson meu primo te uma XJ com esses sintomas tbem, vc vira e o carro demora um pouco a responder............

Diagnóstico !!

4 Buchas da frente dos Braços superiores.

2 pivos estourados

Barra de torçao com folga - esta recondicionamos a R$ 160,00

manda dar uma olhada nestes itens !!!!

abraçao

acosta
01/08/2008, 14:39
Amigos,

Estava eu feliz da vida pela aquisição da sonhada XJ até percebi uma certa folga na direção. O Guto até recomendou que trocasse as buchas e outras coisitas mais. Voltei à loja e cobrei este serviço do vendedor e ele mesmo por ter centro automotivo identificou que o amortecedor da direção e duas buchas estavam com problemas. Sai de lá satisfeito, pois a folga realmente havia acabado.

Hoje pela manhã fui na AG3 passar o Scanner da Crysler e fazer uma revisão geral. Qual a minha supresa? Longarina rachada e soldada!!! Não acreditei que não tinha conseguido ver isso. O pior é que tava bem escondida e não percebi, afinal o carro está lindo!

De resto, o carro tá excelente segundo a AG3, fora as trocas de óleo somente pra manutenção preventiva.
Saí da AG3 espumando de raiva e voltei pra loja pra devolver, só que o meu carro (que entrou na troca) já havia sido vendido! Conclusão:
Sái da loja com um cheque caução no valor do carro e o compromisso por escrito de que o vendedor arrumará outra Cherokee em perfeito estado pra trocar novamente.

Se alguém souber de alguma oferta de Cherokee Sport em Bom estado (e sem longarina rachada!!) por favor me avise no e-mail: andersonrcosta@uol.com.br

rija
16/08/2008, 12:34
Jokermen, a melhor coisa é fazer um alinhamento primeiro e ver como está o carro comparado com a tabela de alinhamento original do veículo. Convergência, Cambagem e Cáster. O ideal é manter o alinhamento original. Só depois que vc avaliar isso aí sim terá uma noção do problema que está ocorrendo com a sua VTR.

Abs.

Turma, alguma recomendação em Sampa para fazer alinhamento, balanceamento e afins? Estou cansado de ir nos lugares pedir um simples balanceamento e os cara chegarem e falarem "Precisa fazer alinhamento, caster, balanceamento e bla bla bla" sendo que não precisa - só para morder uma graninha a mais.
[]s

cFelipelf
18/08/2008, 11:29
Sou de Fortaleza, tenho uma Cherokee Sport 4.0l gasolina 97/97. Ela estava com o painel sem mostrar velocidade, temperatura... enfim, todos os itens do painal nao estavam marcando, quando fui ligar hoje pela manha funcionou normalmente... Eu acredito ser mau contato... Onde reparo isso?
Fiz o teste para saber os erros e deu os sequintes:

12 Battery input to PCM disconnected during last 50 key starts.
21 Problem in the oxygen feedback circuit.
21 Problem in the oxygen feedback circuit.
14 Fault in the map sensor electrical circuit.
22 Fault in the coolant temperature sensor circuit.
44 Battery Temp Voltage.
55 Completion of fault code display.

Nessa ordem... alguem pode me ajudar com o diagnostico?

nzardo
19/08/2008, 11:28
Felipe,

Muito provavelmente é mal contato nos conectores do painel, uma boa limpeza e limpa contatos deve resolver... ;-)

Pelos códigos q vc passou a sonda lambda a UP esta ruim, verifique sua conexão, caso contrário terá q troca-la, verifique também o conector do map e limpe os contatos do sensor de temperatura..... após a troca da sonda lambda, se for o caso, verifique os erros novamente, se continuar o erro do map, ele deve ser trocado também...:concordo:

Quem sabe é tudo problema de mal contato....... :mrgreen:

nzardo
19/08/2008, 11:30
Turma, alguma recomendação em Sampa para fazer alinhamento, balanceamento e afins? Estou cansado de ir nos lugares pedir um simples balanceamento e os cara chegarem e falarem "Precisa fazer alinhamento, caster, balanceamento e bla bla bla" sendo que não precisa - só para morder uma graninha a mais.
[]s

Rija,

Normalmente os caras querem empurrar serviço, mas é sempre bom dar um repasse no alinhamento, considerando sempre o uso da viatura pra determinar os intervalos... principalmente quem faz trilha e pega muito asfalto... :concordo:

gutoxj98
19/08/2008, 21:42
[]s

XJ nao tem cambagem OK !!!!!

e nao esqueça de lubrificar os pontos da suspençao.................na barra funda tem a BARRA LUBRIFICANTES...........a graxa é 10 konto, e os caras sao honestos para alinhar.......e pede desconto que rola........fala que eu indiquei, que sai mais barato ainda..........hehehehehe

abraçao

cFelipelf
20/08/2008, 14:14
Felipe,

Muito provavelmente é mal contato nos conectores do painel, uma boa limpeza e limpa contatos deve resolver... ;-)

Pelos códigos q vc passou a sonda lambda a UP esta ruim, verifique sua conexão, caso contrário terá q troca-la, verifique também o conector do map e limpe os contatos do sensor de temperatura..... após a troca da sonda lambda, se for o caso, verifique os erros novamente, se continuar o erro do map, ele deve ser trocado também...:concordo:

Tem como um iniciante, com forca de vontade, seguindo instrucoes resolver? e fazer essas checagens?

cFelipelf
20/08/2008, 14:18
Esse probleminha da sonda lambda pode ser por causa do GNV? Quando mudo do gas pra gasolina ela da umas falhadas mas fica normal... acho que é o sonda lambda identificando o combustivel a octanagem.... alguma coisa assim...

anigrof
20/08/2008, 19:17
Amigos,
Sou novo no Fórum e com a ajuda de vcs, defini a compra da minha caminhonete. Tinha dúvida em vários modelos só sabia que queria um 4x4 e, apesar do preço um pouco salgado, adquiri uma ZJ 98 5.2 branca com apenas 40.000 km rodados!! Vou tirar fotos e já está na revisão (troca de óleo motor, diferenciais, limpeza radiador, troca de coifas da homocinética e bomba dágua). Por enquanto, é o que preciso fazer na ZJ.
Abs,

Antônio

D`Luca
21/08/2008, 21:57
Tomo a liberdade de indagar de vc. e de outros experts em xj sobre esse jeep. Lí vários tópicos sobre cherokee e outros, eis que há muito tempo utilizo 4 x 4 da Suzuki. Porém, essa semana surgiu a oportunidade de comprar uma Cherokee Sport 98/98. Ocorre que sua kilometragem está em 200.000 km. Levei no mecânico e ele disse que o motor está bom. O proprietário quer 29 mil. A minha dúvida é quanto à km da xj. Mesmo se considerarmos que esteja realmente ainda redondo, vale a pena adquirí-la? Quanto mais ela rodaria? Abrs. a todos.

nzardo
27/08/2008, 18:11
Guto,

Tem certeza q a Cheroka não tem cambagem.... :mrgreen:

Felipe,

Da uma olhada nesse link, um amigo postou lá os manuais de manutenção, divirt-se.... :dance:

Luca,

Para um motor bem tratado a km não é alta... resta saber como foi tratada a viatura em todos os seus itens, principalmente o cambio... :concordo:

cFelipelf
29/08/2008, 13:14
Guto,

Tem certeza q a Cheroka não tem cambagem.... :mrgreen:

Felipe,

Da uma olhada nesse link, um amigo postou lá os manuais de manutenção, divirt-se.... :dance:

Luca,

Para um motor bem tratado a km não é alta... resta saber como foi tratada a viatura em todos os seus itens, principalmente o cambio... :concordo:

Ja ouvi tambem um comentario de mecanico que XJ nao pega cambagem!
Qual link??

samukanvas
29/08/2008, 21:52
Já postei isso a "milanos" atrás, mas cherokee tem cambagem sim.

Vc pode corrigir trocando os pinos do munhão.(Na verdade não é pino, é outro nome que eu esquecí, mas prende o munhão no "C" da tubeira).

abs

offroad
29/08/2008, 21:59
Já postei isso a "milanos" atrás, mas cherokee tem cambagem sim.

Vc pode corrigir trocando os pinos do munhão.(Na verdade não é pino, é outro nome que eu esquecí, mas prende o munhão no "C" da tubeira).

abs

positivo :concordo:

cFelipelf
04/09/2008, 21:36
Felipe,

Onde fica localizada a sonda lambda up, down, conector do map, contatos dos sensores de temperatura?

rija
15/09/2008, 22:34
Turma, dando uma contribuição para o fórum com os óleos, encontrei todos eles na Rei do Óleo (Rua Juntas Provisórias, 295 - Ipiranga - F: 6161-5904/6162-7227/6215-7227 - falem com o Jorge) ou na Giacomelli (Rua Ibitirama, 429 - V Prudente - 2345-7363 - falem com o Cláudinho)

Segue alguns preços:

Óleo LS para os diferenciais com bloqueio = 23/litro (só na Giacomelli)
Motul 10W40 Semi-sintético = 17/l

[]s

nzardo
17/09/2008, 09:26
Onde fica localizada a sonda lambda up, down, conector do map, contatos dos sensores de temperatura?

A lambda up, é só vc seguir o escapamento a partir do motor q vc acha, o sensor de temperatura fica bem a frente do motor proximo a mangueira do radiado do lado do motorista, e o map fica ''junto'' com o TPS e atuador da marcha lenta na TBI, aquele tal de ''resonator'' , a caixa preta acima da admissão... :concordo:

BetoScliar
20/01/2009, 15:57
MUITO bom tópico, valeu muito!

frdbock
20/01/2009, 22:31
Pessoal,

Após ler muitos tópicos e aproveitando uma boa oportunidade, comprei minha XJ mês passado e estou fazendo uma revisão nela. Segue uma lista do que já foi feito :

COMPRA DE PASTILHA DE FREIOR$ 70,00GRAXA NA SUSPENSÃOR$ 20,00ROLAMENTOS DIF DIANTEIROR$ 423,00BATERIA 70AR$ 200,004L ÓLEO DIFERENCIAL DIANT/TRAS - TEXACOR$ 80,00MÃO DE OBRA CONSERTO DIF DIANTEIROR$ 450,002 LÂMPADAS FAROLR$ 15,002 LÂMPADAS LANTERNAS TRAZEIRASR$ 7,00HOMOLOGAÇÃO KIT GNVR$ 90,00RETESTE CILINDRO GNV E VÁLVULAR$ 170,00GRAVAÇÃO NÚMERO DO MISTURADOR DO GNVR$ 30,002 LÂMPADAS LANTERNAS DIANTEIRASR$ 4,001 EXTINTORR$ 10,001 BASE DA ANTENA DO PXR$ 44,00RETIFICA LONA FREIO TRAZEIROR$ 80,00REPARO 2 CILINDROS FREIO RODAS TRAZEIRASR$ 80,00MÃO DE OBRA CONSERTO FREIOS TRAZEIROSR$ 90,00COMPRA DE CORREIA POLI V - GOODYEARR$ 80,00

Abraços

Fred Boquimpani
XJ98
21 8875-4152
21 7858-5033 / id 81*372

LPortella
19/03/2009, 12:15
Alguém pode me indicar uma oficina especializada em Porto Alegre - RS!

Estou procurando uma Cherokee e preciso levar pra alguem que entenda dar uma olhada!

Por favor, me ajudem!

Abraço

BetoScliar
20/03/2009, 00:57
Alguém pode me indicar uma oficina especializada em Porto Alegre - RS!

Estou procurando uma Cherokee e preciso levar pra alguem que entenda dar uma olhada!

Por favor, me ajudem!

Abraço

Cara, se tu tiver disposto a gastar grana, passa o famoso Scanner na Savarauto: Av Dr Nilo Peçanha, 1803 , (51) 3378-1500

Caso queira uma opção menos cara, VENTURA 4x4, com o Getúlio, não tenho o fone em mãos mas assim que tiver te colo.

Um grande abraço!

LPortella
20/03/2009, 11:15
Valeu Beto. Sabe me dizer exatamente quanto gasto pra passar o scanner?

Estou a procura de uma Limited 97 ou 98. Se souber de alguma inteira... Já olhei nos sites, estou indo semana que vem pra Poa pra experimentar algumas.

Abração!

BetoScliar
21/03/2009, 05:40
Valeu Beto. Sabe me dizer exatamente quanto gasto pra passar o scanner?

Estou a procura de uma Limited 97 ou 98. Se souber de alguma inteira... Já olhei nos sites, estou indo semana que vem pra Poa pra experimentar algumas.

Abração!

Eu gastei um pouco mais de R$ 300 e valeu a pena , te dão posteriormente um relatório dos problemas, mas muito cuidado, o concerto da minha foi orçado em R$ 18.000 (isso mesmo) eles verificam tudo, até algumas bobagens estéticas (e acredite, bobagem MESMO).
Então não te assusta quando vier junto do resultado, o orçamento, especialmente a mão de obra deles que é algo descomunal).
Um grande abraço

LPortella
21/03/2009, 16:57
18 mil???!!! E o que tu fez daí? Conseguiu arrumar em outro lugar? Quanto gastou??

A minha intenção era comprar e deixar zerada!! Agora já não sei mais...

Se tiver mais dicas pra me dar, serão muito benvindas!

Abraço

GEGE
05/04/2009, 15:09
No manual e 15w-40

jader pontes
05/04/2009, 22:45
Caros amigos do furum, andei buscando informaçoes de cherokees e este foi realmente o melhor lugar que poderia achar todasas informaçoes possiveis para ter uma cherokaa, alem de pessoas bastantes prestativas,
sou iniciante e gostaria de saber a opiniao de todos se aquisição dacherokaaa ai vale mesmo a pena sou apaixonado pela viatura!!!!

valeuu galera grande abraço!!

JEEP GRAND CHEROKEE, com 5200, 1995, com 100.000 quilômetros, Branco, Gasolina e Gás Natural. ACEITO TROCA OU VENDO - Gand cherokee limited 5.2 v8 carro inteiro, cambio aut, bancos eletricos de couro, manual de fábrica, strobo, ar, direção, tranca elétrica, LUXO DE CARRO - POTÊNCIA X ELEGÂNCIA.. Preço: 15.000 R$

Lucas88
07/05/2009, 19:43
olá,estou comprando uma cherokee, alguem sabe uma oficina/mecanico em Londrina - PR, que eu possa levar a XJ pra avaliar se esta boa ?

aguardo, obrigado.

Fabio_RJ
09/05/2009, 22:24
Leo parabéns pelo seu tópico. Acabo de comprar uma cherokee 2000 e o seu tópico foi muito útil para a escolha da mesma. Acredito que esse site é uma rica fonte de informações que vai me ajudar a manter o carro em excelentes condições. Um abraço!

Valdeci Hainosz
10/05/2009, 09:11
e aí Fabio blza?
Vi que atualmente adquiriu uma cherokee, e vc mora no Rio de Janeiro.
Estou com uma encaminhada pra comprar aí (grand cherokee limited LX 5.9 1.998).
Vc pode me informar uma oficina boa aí pra eu levar dar uma olhada?
Abraço!!!

Fabio_RJ
10/05/2009, 14:28
Olá Valdeci, td tranquilo.
Bem não tenho uma oficina especializada, mas tenho uma oficina de referência em Botafogo, que podem mexer na parte mecânica sem problemas, o que não é tão difícil, pois a mecânica da Jeep é simples, o problema maior são as peças de reposição. Vc estava procurando oficina para mexer em alguma parte especial do seu carro?
Um abraço

Valdeci Hainosz
14/05/2009, 19:06
Olá Fábio, blza?
Não ainda não tenho o jeep, mas estou negociando.
O que eu preciso é de um profissional para dar uma analizada no jeep e me dizer se vale a pena comprar.
Se puder me indicar alguém.
valeu!!!!

alexborba
14/05/2009, 19:10
tente a oficina AG3 em sp, AV. CASA VERDE , 3064 - BAIRRO DO LIMÃO - CEP - 02520-200- SÃO PAULO - SP TEL: 39511585, sandro.
quem sabe ele não te indica alguém aí do sulmaravilha...
boa sorte e bem-vndo ao clube da cheroka!
abs
b

Marcos.Silva
26/08/2009, 22:44
Boa Noite,

Sou novo por aqui, acabei de me inscrever, foi quando achei seu tópico e pensei que poderia me ajudar a achar a polia do virabrequim da cherokee sport 97/98 4L 6 cc e aqui em brasilia esta dificil de achar, será que vc podia me ajudar. minha Cherokee ta no prego e nao consigo viver sem ela.

Marcos

Ronaldo B.
26/08/2009, 22:49
Marcos,

Entra em contato com a Renoveparts ( www.renoveparts.com) é em SP mas enviam a peça via sedex, ou se preferir importar eu recomendo a Rockauto (www.rockauto.com)

[]´s

Lambrusco
06/09/2009, 15:52
Galera acabei de comprar minha cheroka limited 2000, como sou bem inexperiente com 4x4 recorri ao forum...ela é unico dono 68.000 rodados...comprei em sampa direto de um milionario, manual, chave, revisada...mas ai pergunto..essas dicas de oleo...correias..filtros...devo trocar tudo? ta tudo ok em nivel e cheiro...so queria trocar oleo e filtro ao menos...o que uso?o manual recomenda 10W30...valeu pela ajuda

Lambrusco
18/09/2009, 14:39
acho que comunicação não é muito o forte desse forum...3 mensagens ja pedi ajuda...nenhuma resposta...uma pena!

cerverob
18/09/2009, 14:48
ninguem responde porque vc ja feis tudo.....perguntou e se respondeu sozinho :concordo: !! que mais quer ....:pensativo:

abs

Ronaldo B.
18/09/2009, 15:00
Galera acabei de comprar minha cheroka limited 2000, como sou bem inexperiente com 4x4 recorri ao forum...ela é unico dono 68.000 rodados...comprei em sampa direto de um milionario, manual, chave, revisada...

parabéns

mas ai pergunto..essas dicas de oleo...correias..filtros...devo trocar tudo? ta tudo ok em nivel e cheiro...

Eu recomendo trocar pelo menos o óleo do motor e filtros de óleo e ar. Se a correia aparenta estar ressecada ou com com rachaduras troque também.

so queria trocar oleo e filtro ao menos...o que uso?o manual recomenda 10W30...valeu pela ajuda

Use o que o manual recomenda, seria bom vc saber que tipo de óleo o antigo proprietário utilizava (se mineral base sintética ou sintético) e continuar a utilizar a mesma marca ou pelo menos a mesma base, eu sempre procuro trocar o óleo a cada 5.000 km no máximo e uso óleo mineral base sintética, não uso óleo sintético para 10.000 km ou mais e sempre troco o filtro junto com óleo.

acho que comunicação não é muito o forte desse forum...3 mensagens ja pedi ajuda...nenhuma resposta...uma pena!

A comunicação é eficiente, porém se vc olhar no manual do proprietário vai ver que todas as duvidas que vc postou tem a resposta lá, e aqui mesmo no fórum também tem essas mesmas respostas neste tópico e em outros, era só ter pesquisado que nem precisaria esperar ninguém responder, provavelmente por isso a falta de respostas.

Se tiver alguma dúvida fique a vontade para perguntar, com certeza sempre vai aparecer alguém para responder e te ajudar, mas pesquise antes de postar para ver se a sua dúvida já tem a resposta em algum tópico. :concordo:

[]´s

Gadelha
18/09/2009, 15:17
Galera acabei de comprar minha cheroka limited 2000, como sou bem inexperiente com 4x4 recorri ao forum...ela é unico dono 68.000 rodados...comprei em sampa direto de um milionario, manual, chave, revisada...mas ai pergunto..essas dicas de oleo...correias..filtros...devo trocar tudo? ta tudo ok em nivel e cheiro...so queria trocar oleo e filtro ao menos...o que uso?o manual recomenda 10W30...valeu pela ajuda

Rapaz... Tudo que está no início deste tópico é importante. Pouquíssima coisa é frescura.
O carro ter 68 mil rodados, se for real, não quer dizer nada se a manutenção foi ruim. Imagine se o cara não trocava óleo em dia... Se ele foi mesmo cuidadoso, parabéns! Carro pra vida toda!
Óleo, troque todos, mesmo que algum "especialista/mexânico" diga que precisa apenas completar.
E onde ler "Dexron III" leia "ATF+4".

10W30 não vai te servir se você passar horas numa trilha lenta. Senão, manda bala.

T+

Morubixaba
19/09/2009, 14:54

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pô, vc quer que a moçada aqui recomende o que? Melhor do que está escrito no manual?:shock:

Isso aqui não é SAC tabajara...

E você deveria ser mais humilde e esperar até que alguém que possa te ajudar apareça.

Ficou bravo? Leva a WJ pro seu concessionário mais próximo, afinal, tu num tá pagando ninguem aqui pra ouvir sapo. :discordo:

danielbaldi87
06/10/2009, 01:18
Bem aqui no fórum vejo que se recomenda 50% aditivo a base monoetilenoglicol e 50% água no radiador mas lendo o manual vejo que o recomendado e o adidivo etilenoglicol e na tampa do reservatório do radiador esta escrito em inglês somente adidivo.

Alguém aqui sabe me dizer qual a diferença entre os dois aditivos e qual deve ser realmente usado.
E quanto a se misturar com água ta certo ou não em misturar.

Ronaldo B.
06/10/2009, 03:31
Bem aqui no fórum vejo que se recomenda 50% aditivo a base monoetilenoglicol e 50% água no radiador mas lendo o manual vejo que o recomendado e o adidivo etilenoglicol e na tampa do reservatório do radiador esta escrito em inglês somente adidivo.

Alguém aqui sabe me dizer qual a diferença entre os dois aditivos e qual deve ser realmente usado.
E quanto a se misturar com água ta certo ou não em misturar.

Daniel,

Isso depende do aditivo que for utilizado, tem aditivos que o fabricante (do aditivo) recomenda que seja diluído e informa em qual proporção, outros aditivos são fabricados para serem usados sem serem diluídos.

Eu recomendo seguir a orientação do manual da Cherokee quanto ao tipo de aditivo que deve ser usado e seguir a orientação do fabricante do aditivo quanto a ser diluído o não.

[]´s

ccinelli
11/10/2009, 22:47
Olá Valdeci, td tranquilo.
Bem não tenho uma oficina especializada, mas tenho uma oficina de referência em Botafogo, que podem mexer na parte mecânica sem problemas, o que não é tão difícil, pois a mecânica da Jeep é simples, o problema maior são as peças de reposição. Vc estava procurando oficina para mexer em alguma parte especial do seu carro?
Um abraço
Como vai, Fabio? Tudo bem? À propósito, onde fica a oficina que voce mencionou?

wagner4wd
24/10/2009, 23:51
Pessoal,

Estou de olho numa cheroka sport 2000

( http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/jeep-cherokee-4.0-sport-4x4-6-cilindros-12v-gasolina-4p-automatico/4329284/detalhe.wm )

Tenho algumas dúvidas::mrgreen:

1- o preço está bom?
2- esse ano 2000 muda muita coisa em relação a 97/98/99?
3- como fazer pra saber se rodava no gás? há algum macete?
4- média de consumo rodoviário e urbano.
5- existe ou é viável fazer seguro?
6- é visada pra roubo?
7- a versão a diesel realmente é um mico?

Pessoal,

Brigadão!:concordo:

Ronaldo B.
25/10/2009, 01:31
Repostas em negrito e vermelho....

Tenho algumas dúvidas::mrgreen:

1- o preço está bom?
Sim, se o carro estiver em bom estado.

2- esse ano 2000 muda muita coisa em relação a 97/98/99?
Não, que me lembre o que muda são os fenders, parachoques e grade na cor do carro e a parte elétrica do motor.

3- como fazer pra saber se rodava no gás? há algum macete?
Sim, pelas marcas características da instalação (porta malas, fiação, etc)

4- média de consumo rodoviário e urbano.
Rodoviário entre 7,5 e 9 km/l, urbano entre 4,5 e 5,5 km/l

5- existe ou é viável fazer seguro?
Sim

6- é visada pra roubo?
Não

7- a versão a diesel realmente é um mico?
Mais ou menos, motor fraco e manutenção cara.

[]´s

wagner4wd
25/10/2009, 10:37
Praticamente ela bebe o que meu omega alcool original bebe...
Acho que vai ser o melhor custo beneficio no momento pra eu sair do MSJ, vendo a omegueira por 12 conto e financio o resto....:mrgreen:

raven
25/10/2009, 23:12
Ronaldo, essa cherokee está nessa loja e anunciada na webmotors desde quando a gente estava procurando as nossas, quer dizer, a mais de um ano. Naquela época ela estava a uns 35.000.

Abs

wagner4wd
25/10/2009, 23:34
Ronaldo, essa cherokee está nessa loja e anunciada na webmotors desde quando a gente estava procurando as nossas, quer dizer, a mais de um ano. Naquela época ela estava a uns 35.000.

Abs

Eu acho que esse tal de Dougar tem duas Cherokas lá:

http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/jeep-cherokee-4.0-rubicon-4x4-6-cilindros-12v-gasolina-4p-automatico/5236209/detalhe.wm

Ronaldo B.
26/10/2009, 00:26

Abs

Eu lembro que tinha uma Rubicon por R$ 35K, tá explicado pq não vendia.

Pode ser que esteja em consignação, aí o dono quer preço de tabela e o lojista joga o que quiser acima do preço, e que vai ser o lucro dele. Acontece isso... o lojista joga um valor absurdo pq se vender sorte dele e se não vender também não está perdendo nada.

[]´s

wagner4wd
26/10/2009, 23:35
Eu lembro que tinha uma Rubicon por R$ 35K, tá explicado pq não vendia.

Pode ser que esteja em consignação, aí o dono quer preço de tabela e o lojista joga o que quiser acima do preço, e que vai ser o lucro dele. Acontece isso... o lojista joga um valor absurdo pq se vender sorte dele e se não vender também não está perdendo nada.

[]´s

Deve ser essa aí do link que postei...

Ronaldo valeu pela dicas:concordo: agora preciso "aprender" mais sobre esse jipe...pra que tinha Samurai...

Aliás, alguem tem a ficha técnica da Cherokee Spoort 4.0, tentei achar matérias relacionadas a ela, mas não achei nada...num sei nem quanto tem de torque esse motor...:shock:

XYZ do GPS
09/11/2009, 10:36
Aliás, alguem tem a ficha técnica da Cherokee Spoort 4.0, tentei achar matérias relacionadas a ela, mas não achei nada...num sei nem quanto tem de torque esse motor...:shock:[/QUOTE]

Wagner,
Se for útil, achei isto: tem link abaixo pra pegar o original

JEEP CHEROKEE SPORT 4.0L AUTOMÁTICO 4P 1999

Modelo: Importado - RECALL: Cherokee Sport, modelos 2000 e 2001, equipados com motor 4.0. Motivo: Pode haver um incêndio no compartimento do motor.
Divulgação

O Jeep Cherokee Sport tem como principal destaque o desempenho do motor V6 4.0, que desenvolve 193 cv de potência. Mesmo com câmbio automático, o veículo enfrenta, sem muitos problemas, a maioria dos terrenos. Já na estrada, o motorista deve ter cuidado com a pouca estabilidade do modelo em alta velocidade.

Características
Motor
Tipo Seis cilindros em linha, 4.0
Posição Dianteiro
Cilindrada (cm3) 3.964
Válvulas -
Diâmetro/Curso (mm) 98,55 x 86,61
Taxa de compressão 8,8:1
Potência (cv/rpm) 193 a 4.600
Torque (mkgf/rpm) 30,7 a 3.000
Combustível Gasolina
Transmissão
Câmbio automático de 4 marchas
Relação das marchas
1ª marcha 3,80
2ª marcha 1,55
3ª marcha 1
4ª marcha 0,75
Ré 2,39
Redução do diferencial 3,55
Suspensão
Dianteira -
Traseira -
Direção
Tipo esferas recirculantes
Freios
Dianteiro Disco ventilado, com ABS
Traseiro Tambor, com ABS
Rodas/Pneus
7J x 15 / 225/70 R15
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m) 4,25
Largura (m) 1,79
Altura (m) 1,63
Entre-eixos (m) 2,57
Porta-Malas (l) 965
Tanque de Combustível (l) 76
Peso (kg) -
Desempenho
0 a 100 km/h (s) 10,1
Velocidade máxima (km/h) 180
Consumo
Cidade (km/l) -
Estrada (km/l) -
Média (km/l) -

Fonte: Fabricante

http://noticias.vrum.com.br/veiculos_nacional/template_interna_noticias,id_noticias=523&id_sessoes=160/template_interna_noticias.shtml

Abs,
Moisés

Ernani Pinheiro
14/11/2009, 01:16
Boa noite,

Sou novo neste forum, tenho um Niva e costumo acompanhar os debates sobre Nivas.
Estou programando para o ano que vem a troca do meu Niva 91 por uma Cherokke Sport 97 ou 98.
Tenho algumas dúvidas:
A distribuição do motor é feita por correia dentada, corrente ou engrenagem? No Motor 6 cilindros 4.0.
Como é a construção desse motor 6 cilindros em linha, OHV ou OHC?
Diferencial Dana 35 , 40 ou 44 em qual é modelo utilizado na Sport?
Caixa de marchas mecânica é de 4 ou 5 marchas?
Qual a mais econômica mecânica ou automática?
Existe Cherokke Sport com freio nas 4 rodas? Se sim qual ano? Existe kit de adptação?:parede:

Peço desculpa pelas perguntas mas sou leigo em Cherokke.:putz:

Forte abraço e muito obrigado.

Paulinhobom
14/02/2010, 10:19
Leo, já li umas 5x as suas dicas em http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32388 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32388) , agora que descobri este novo tópico vou ler mais umas tantas vezes tb!

Obrigado pelas dicas, continuo na busca da minha XJ...

Abçs

RodMG
07/02/2013, 23:37
Tenho "namorado" este fórum e os Cherokees já faz tempo. Tenho o dinheiro para comprar um, e até outro carro para andar. Porém, não sendo do ramo, nem dos 4x4, nem da mecânica, nem rico, fica o receio de comprar um carro com 15, 17 anos de uso. E cujas kilometragens anunciadas, para quem acredita nelas, vai de 100k a 200k! Todos sabemos: o prejuízo pode ser enorme ao comprador, dependendo de quais defeitos o carro vier a apresentar. E, basicamente, não tem muito jeito: todo carro dá manutenção. Os mais antigos, então, todos, dão mais. Sem contar que muitos destes carros passaram nas mãos de pessoas que só queriam brincar com eles, como se vê nos vídeos, e chega a me dar dó, pois não é isto o que eu pretendo! Quero andar e usar a tração quando precisar, e não é toda hora, lá no eu sítio.
cherokee v8 - troller - cherokee v6 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vtT0Cdpi5jA)
Porém, uma sábia revisão inicial pode amenizar muito futuras dores de cabeça, e quanto mais completa, neste caso e nesta idade dos carros, melhor.
Caso alguém se disponha a responder, tenho duas dúvidas que, suponho, vários do fórum responderiam com facilidade:
1ª) Considerando integralmente, absolutamente toda a revisão sugerida na primeira postagem, sem economizar, trocando as peças, alguém arriscaria a dizer HOJE a quanto, mais ou menos sairia? Onde comprar mais barato em BH? Se valer a pena importar as peças, como (sei que isto, em particular, já foi respondido, mas cabe perguntar tudo junto).
2ª) Em Belo Horizonte, onde moro, alguém recomendaria uma oficina? Ou meu mecânico de confiança, que já trabalha nos meus carros, quando preciso, daria conta? Lembrando que o considero bom de serviço e numa oficina equipada. Além da confiança e proximidade de casa, o que me permite acompanhar e aprender!
Por fim, há vários carros em anúncios, e em BH quase não se acham mais nas mãos dos proprietários, maioria em agência, mesmo os que parecem particular:
http://www.seminovosbh.com.br/resultadobusca/index/veiculo/carro/marca/Jeep/modelo/269/ordenar/valor/ordem/ASC/qtdpag/50/
Alguma dica de como escolher, já que todos vão estar bem maquiados? Já li o tópico sobre o guia de compras, mas... Neste caso qualquer boa dica continua sempre útil!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/32388-guia-de-compras-para-cherokees-xj-zj-e-wj.html
Grato de antemão, pois acima de tudo este fórum já me foi muito útil!

antoniogeo
08/02/2013, 13:59
Tenho "namorado" este fórum e os Cherokees já faz tempo. Tenho o dinheiro para comprar um, e até outro carro para andar. Porém, não sendo do ramo, nem dos 4x4, nem da mecânica, nem rico, fica o receio de comprar um carro com 15, 17 anos de uso. E cujas kilometragens anunciadas, para quem acredita nelas, vai de 100k a 200k! Todos sabemos: o prejuízo pode ser enorme ao comprador, dependendo de quais defeitos o carro vier a apresentar. E, basicamente, não tem muito jeito: todo carro dá manutenção. Os mais antigos, então, todos, dão mais. Sem contar que muitos destes carros passaram nas mãos de pessoas que só queriam brincar com eles, como se vê nos vídeos, e chega a me dar dó, pois não é isto o que eu pretendo! Quero andar e usar a tração quando precisar, e não é toda hora, lá no eu sítio.
cherokee v8 - troller - cherokee v6 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vtT0Cdpi5jA)
Porém, uma sábia revisão inicial pode amenizar muito futuras dores de cabeça, e quanto mais completa, neste caso e nesta idade dos carros, melhor.
Caso alguém se disponha a responder, tenho duas dúvidas que, suponho, vários do fórum responderiam com facilidade:
1ª) Considerando integralmente, absolutamente toda a revisão sugerida na primeira postagem, sem economizar, trocando as peças, alguém arriscaria a dizer HOJE a quanto, mais ou menos sairia? Onde comprar mais barato em BH? Se valer a pena importar as peças, como (sei que isto, em particular, já foi respondido, mas cabe perguntar tudo junto).
2ª) Em Belo Horizonte, onde moro, alguém recomendaria uma oficina? Ou meu mecânico de confiança, que já trabalha nos meus carros, quando preciso, daria conta? Lembrando que o considero bom de serviço e numa oficina equipada. Além da confiança e proximidade de casa, o que me permite acompanhar e aprender!
Por fim, há vários carros em anúncios, e em BH quase não se acham mais nas mãos dos proprietários, maioria em agência, mesmo os que parecem particular:
http://www.seminovosbh.com.br/resultadobusca/index/veiculo/carro/marca/Jeep/modelo/269/ordenar/valor/ordem/ASC/qtdpag/50/
Alguma dica de como escolher, já que todos vão estar bem maquiados? Já li o tópico sobre o guia de compras, mas... Neste caso qualquer boa dica continua sempre útil!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/32388-guia-de-compras-para-cherokees-xj-zj-e-wj.html
Grato de antemão, pois acima de tudo este fórum já me foi muito útil!

Amigo RodMG,

Moro em BH, tenho uma cherokee sport 2000 e vou tentar te responder...

Comprei a minha cherokee depois de vender uma TR4 que eu tinha (foi meu primeiro 4x4), entao nao tenho tanto tempo de uso no 4x4, tambem nao sou rico, entendia (ainda entendo) pouco de mecanica e tinha receio de comprar um carro com mais de 10 anos de uso...
Tudo bobagem... o que vale mesmo eh o estado de conservacao do carro, o historico do mesmo, enfim... temmuito, mas muito carro de 10, 13, 15 ou mais anos em estado bem melhor que muito seminovo por ai... entao eh so ter atencao... evitei comprar de loja pra evitar as "maquiagens" e comprei de particular (em SP)... procurei muito e acabei comprando de um colega aqui do forum...
Aparentemente meu carro nao era de muita trilha, mas nem sempre trilha quer dizer "judiar" do carro... tem muitos exemplos inclusive aqui no forum....

De qualquer maneira, qualquer carro sempre da problema, seja pelo uso, pela idade, enfim... ainda acho que o importante mesmo eh a manutencao... quando comprei a minha, em Julho passado, levei pra uma grande revisao (custou uns 3000 dilmas) onde "aparentemente" o carro ficaria zerado... levei numa oficina renomada, mas nao gostei da experiencia... depois posso passar detalhes do que houve e te passar tambem boas referencias de oficina aqui em BH pra levar seu carro... foi dificil encontrar, mas existem....

No mes passado o carro tava com um problema de pegar quando quente e um pequeno vazamento no radiador.... troquei bomba de combustivel (mesma da blazer) e comprei um novo radiador, aqui mesmo em BH... por precaucao, comprei uma termostatica nova (ainda guardada) e um sensor de rotacao (item critico) de reserva.... contatos aqui no forum ou memso mercado livre... muita coisa da pra fazer em casa, este e outros foruns tem muitas dicas e tutoriais de servico!...

O carro ta zerado!...

Proximos passos: um kit lift de 3" e pneus 31, que pro meu uso (trilhas leves/passeios) ta bom demais!....

O carro eh uma delicia de dirigir/andar.... potente, confortavel, valente!!!!!

Tem uma turma excelente aqui em BH (RoiasBH) onde a gente ta sempre marcando trilhas (pra todos os gostos, eu prefiro as leves) e passeios, inclusive tem um evento muito interessante no proximo dia 02/03 e ja te convido a participar!...

Estou a disposicao para duvidas, referencia de oficinas, contato com a turma.... inclusive tenho um amigo que esta (ou estava) vendendo a cherokee dele, carro muito bom, dono zeloso/criterioso...

Me mande um email: antoniogeo@yahoo.com.br

Abraco!!!

Gadelha
08/02/2013, 18:47
RodMG, é isso que o Antônio falou. :-)
Nas agências, ou alguns particulares, vão dizer: "Esse nunca fez trilha!". Isso não é vantagem alguma. É o mesmo que dizer: "Era de um médico." "Era carro de mulher". Esses últimos são pessoas que estão com a manutenção em dia, sempre?
Muita gente que faz trilha, como eu, cuida mais da XJ do que cuida do outro carro de trabalho.
Mas caso queira evitar alguma XJ que já fez trilha, basta deitar embaixo do carro. Procure por arranhões grandes nas longarinas (bordas que parecem chassi de carro antigo). Veja se ter muita terra ou ferrugem embaixo dos carpetes, principalmente do lado do passageiro. Ou se já foi pintado com um banho porco (pintar por cima de qualquer jeito). Nas portas, dobradiças, podem aparecer respingos brancos.
Veja se tem buracos no assoalho do portamalas. Provável sinal de uso de kit gás. Dependendo do kit a coisa pode estar ruim...
Dê uma volta caprichada e veja se o câmbio muda de marchas no momento certo (vai achar meio travado se não funcionar bem).
Ouça o motor em marcha lenta. Um tec-tec suave é normal (um pouco mais alto que o som dos bicos injetores).

Existem mecânicos de confiança, claro. Mas não existem mecânicos bons. Ninguém bota as coisas no lugar como o próprio dono do carro. E o dono da oficina nem sempre está por perto ou faz uma revisão. Geralmente estão muito ocupados. Claro que pra ter XJ não precisa ser mecânico. Sugiro acompanhar um fórum como esse. Ganha-se muito mais.
E outra coisa: não pague mais de 25 ou 26 mil numa XJ. Procure mais.

T+:-)

antoniogeo
08/02/2013, 19:22
Gadelha,

Quando escrevi a resposta pro colega e disse sobre as oficinas, lembrei do que voce sempre escreve: "na existem mecanicos bons"... nao sei se eh fato, mas a verdade eh que estes parecem estar cada dia mais dificeis de se encontrar... bons e honestos entao, acredito que sao mesmo raridade...

Abraco!

GJMRSL
21/02/2013, 17:05
Esse forum é muito bom mesmo, a cada dia que passa fico mais viciado em entrar aqui e ler os relatos, dicas e tudo mais a respeito do mundo 4x4.
Eu nunca tive um 4x4 e entendo pouca coisa de mecânica. Mas sou apaixonado pelo off road, trilhas, expedições, acampamentos e tudo relacionado. Esse ano fui para o Uruguai com minha namorada no meu gol 1.0, levamos barraca e apetrechos, fizemos uma viagem espetacular por aquele pais e se fosse com um 4x4 iria ser mais espetacular ainda. Sempre tive este espirito aventureiro, pois ando de bike há muitos anos e já fiz viagens só de bike e com uma barraca no bagageiro. Gosto muito de carros e tenho uma vontade enorme de aprender sobre mecânica. Leio os relatos e posts varias vezes, todos os dias. Pretendo fazer um curso de mecânica pra aprender um pouco e perguntar aqui pra vocês também. hehehe.
Sabado agora irei com um amigo muito experiente em carros e mecânica dar uma olhada em uma cherokee sport 1998. E quem sabe faco negocio e trago ela pra casa. Mas tudo depende do estado de conservação como todo mundo aqui diz. Se não estiver em boas condicoes não tem problema pois com o tempo eu acho um veiculo bom e com isso aproveito o tempo para ir aprendendo sobre este mundo 4x4.
Mas sabe como é quando é a primeira vez com um veiculo deste tipo sempre dá aquele frio na barriga de se entrar em uma fria. Mas com as leituras aqui e o pessoal sempre disposto a ajudar esta será uma grande aventura.
Abraços a todos e grande admiração pelo conhecimento de vocês!!!

jeep2000
21/02/2013, 17:47
RodMG, é isso que o Antônio falou. :-)
Nas agências, ou alguns particulares, vão dizer: "Esse nunca fez trilha!". Isso não é vantagem alguma. É o mesmo que dizer: "Era de um médico." "Era carro de mulher". Esses últimos são pessoas que estão com a manutenção em dia, sempre?
Muita gente que faz trilha, como eu, cuida mais da XJ do que cuida do outro carro de trabalho.
(...)

O que eu mais gosto dessa série é o : "Carro de Diretoria":torcendo:

jeep2000
21/02/2013, 17:52
(...)
Esse ano fui para o Uruguai com minha namorada no meu gol 1.0, levamos barraca e apetrechos, fizemos uma viagem espetacular por aquele pais e se fosse com um 4x4 iria ser mais espetacular ainda.
(...)
Sabado agora irei com um amigo muito experiente em carros e mecânica dar uma olhada em uma cherokee sport 1998. E quem sabe faco negocio e trago ela pra casa. Mas tudo depende do estado de conservação como todo mundo aqui diz. Se não estiver em boas condicoes não tem problema pois com o tempo eu acho um veiculo bom e com isso aproveito o tempo para ir aprendendo sobre este mundo 4x4.
Mas sabe como é quando é a primeira vez com um veiculo deste tipo sempre dá aquele frio na barriga de se entrar em uma fria.
Viajar é bom, e com um 4x4 é melhor ainda!!

Se vc comprar um 4x4 em bom estado será um excelente aprendizado, mas se ele estiver em mau estado, o aprendizado será maior ainda!!!

Su^cesso na empreitada!!!

jeep2000
21/02/2013, 18:14
/(...)
Nas agências, ou alguns particulares, vão dizer: "Esse nunca fez trilha!"
(...)
Mas caso queira evitar alguma XJ que já fez trilha, basta deitar embaixo do carro. Procure por arranhões grandes nas longarinas (bordas que parecem chassi de carro antigo). Veja se ter muita terra ou ferrugem embaixo dos carpetes, principalmente do lado do passageiro. Ou se já foi pintado com um banho porco (pintar por cima de qualquer jeito). Nas portas, dobradiças, podem aparecer respingos brancos. (...)

Se ter feito trilha (muita ou pouca) for demérito ou razão para descartar a compra de um XJ, tá todo mundo aqui do forum com um mico na mão então??? Ou será que vai todo mundo mentir ou maquiar o carro na hora de vender???

Agora sou eu que não estou entendendo.

Para mim, o grande lance de um XJ (ou um CJ, ou um ZJ, ou um WJ), é botar a mão num veiculo com mais de 10 anos de fabricação/uso (ou 30, 40, 50 no caso de um CJ) e fazer o que ele faz na terra/trilha com pouca ou nenhuma modificação, e o carro ainda aguentar esse "desaforo" semanalmente e continuar firme e forte por muitos km.

Até onde sei, os Jeeps ainda são veículos muito robustos e bem construidos, e MESMO AQUELES que tiveram a manutenção negligenciada em algum ponto da vida não estão condenados a morte, pois NA PIOR DAS HIPOTESES, basta trocar o componente prejudicado. Vai do comprador julgar se vale ou não o dinheiro a ser empregado em tal manutenção.

E esta é a razão que leva centenas (ou milhares) de pessoas a adquirir um XJ, ZJ, WJ, CJ como carro de trilha/expedição, alguns
colegas que acabam comprando 2 ou 3 exemplares só para manterem em suas garagens e até mesmo aqueles que acabam usando o Jeep como 1o carro, usa na trilha no final de semana e segunda feira aparece no trabalho com ele todo sujo de barro no escritorio.

A melhor dica que eu daria para um pretendente a Jeep é: "Compre, e seja feliz!!!"

RodMG
08/03/2013, 00:50
Galera, não entrei em contato por email, mas levei em conta todas as respostas. Após muito assuntar, com a opinião contrária de minha esposa (opinião que pesa), que queria um carro mais novo, fiz o seguinte: comprei uma L200 GL, 2009. Bem diferente do Jeep, mas o argumento final que ela usou me convenceu. Ela lembrou que vira e mexe temos que levar ou trazer algo grande da roça, que não cabe dentro de um carro fechado. Daí a carroceria. Agora, é aprender a usar a caminhonete e tocar o barco.
Mas, repito: agradeço a opinão de todos. Este fórum é muito interessante.
Com certeza vou continuar consultando!

M.Puoci
24/03/2013, 03:34
Salve, salve meus caros!

Tenho "frequentado" recentemente os fóruns de Cherokees, afinal estou com um problema: Coloquei na cabeça que vou comprar um SUV automático, mesmo com um orçamento bem limitado de menos de 17 mil dilmas... Por mais que a princípio tenha concluído que a escolha mais razoável seria uma Blazer Executive 4.3, cometi o "erro" de dirigir uma ZJ LX 5.9 98... Conclusão? Depois de uma volta no modelo, nada mais parece ter graça...:parede:

Então acabei encontrando uma ZJ 5.9 dentro de meu orçamento, como era de se esperar, um tanto surrada... Sem ar, tapeçaria ruim, pintura mais ou menos (...), mas andando lindamente. O que me pareceu ser o úncio problema mecânico (evidente, é claro) é que ao movimentar a alavanca de acionamento da caixa de transferência de Neutro para 4WD, surge um barulho de "arranhada", como ao engatar uma marcha sem utilizar a embreagem em um carro mecânico.

Alguém faz idéia do que pode ser a origem do barulho?

Em tempo, aceito sugestões de mecânicos do Rio de Janeiro/Niterói que entendam de Cherokee para levar para dar uma olhada no carro que cogito comprar.

Grande Abraço

Overland
24/03/2013, 09:13
M.Puoci

Acho que é possível acontecer. Eu tinha uma e ás vezes acontecia, mas é bom verificar se você está fazendo o procedimento correto. Acredito que você está colocando o câmbio em N, certo, é o correto. Depois disso puxe a alavanca da reduzida até a posição Neutro, depois puxe com firmeza e decisão, sem pestanejar pra reduzida. Se essa picada for lenta, pode arranhar. Esse procedimento está descrito no manual.
Mas olha, vou te dizer que acredito ser bem possível encontrar uma em bom estado por este valor. O ar condicionado é uma das melhores coisas dela, a não ser que você já tenha um compressor (se é que é só isto que está faltando no sistema de AC), será que vale a pena? O AC dela vai de 12ºC a 30ºC, e gela e esquenta muito rápido. Será que não foi utilizada em trilha??

AlexPalma
24/03/2013, 22:26
Se a pintura, tapeçaria e ar estão surrados, por quê a suspensão, motor e câmbio não podem ter problemas ocultos? Fora a parte eletrônica que é bem sensível. Em miúdos: duvido que o proprietário fez toda manutenção correta. Faça sua análise com cuidado, pois há boas viaturas no mercado. Abraço e boa sorte!

IgorHp
25/03/2013, 19:24
Para acionar a reduzida, tem que a ZJ estar parada e puxar a alavanca firme sem parar no neuto, tipo puxar direto até no low, acenderá a palavra low no computador de bordo no console. Pelo menos uma vez por mes rodar com a reduzida engatada alguns metros para movimentar o sistema

Rustão
25/03/2013, 21:12
É isso mesmo que o Igor falou, SEM parar em N,( o procedimento ta no manual ) :concordo:

Overland
25/03/2013, 21:39
M.Puoci

Acho que é possível acontecer. Eu tinha uma e ás vezes acontecia, mas é bom verificar se você está fazendo o procedimento correto. Acredito que você está colocando o câmbio em N, certo, é o correto. Depois disso puxe a alavanca da reduzida até a posição Neutro, depois puxe com firmeza e decisão, sem pestanejar pra reduzida. Se essa picada for lenta, pode arranhar. Esse procedimento está descrito no manual.
Mas olha, vou te dizer que acredito ser bem possível encontrar uma em bom estado por este valor. O ar condicionado é uma das melhores coisas dela, a não ser que você já tenha um compressor (se é que é só isto que está faltando no sistema de AC), será que vale a pena? O AC dela vai de 12ºC a 30ºC, e gela e esquenta muito rápido. Será que não foi utilizada em trilha??

Com ajuda dos colegas, retificando, ao acionar, sem parar no Neutro. É na volta que para, certo?

Rustão
25/03/2013, 21:57
Com ajuda dos colegas, retificando, ao acionar, sem parar no Neutro. É na volta que para, certo?

Tb não,
(com a CA em N) tanto no engate como no desengate da reduzida não se para em N
N na transferencia só em caso de deixar os eixos livres por algum motivo, qd for rebocado, etc
Curiosamente no manual fala que pode ser engatada a reduzida com velocidade de 3km/h até 5km/h, eu não arrisco...hehehe

M.Puoci
25/03/2013, 23:23
Prezados Overland, Alex, Igor e Rustão, valeu pela ajuda!

Vamos lá: Com a alavanca de mudanças em Neutro, fiz os seguintes movimentos com a alavanca da caixa de transferência:
1 - Puxei diretamente de "4 All Time" para "4 Lo" (sem ruído)
2 - Puxei de "4 Lo" para "N" (sem ruído)
3 - Puxei de "N" para "4 All Time" (momento em que ouvi o "arranhado")
Sei que não é o procedimento 100% correto, mas estou acostumado a fazê-lo em meu atual carro (uma Tracker), sem que seja emitido qualquer ruído. Já tinha feito exatamente este procedimento em uma, diga-se de passagem belíssima, Laredo de um amigo (instruido pelo dono do carro) e não ouvi nada de estranho.

Alex e Overland, tá bastante difícil encontrar uma 5.9 inteira! Ainda mais com o orçamento limitado... Pra ser sincero, já vi pelo menos uma meia dúvia de ZJs V8 (destas, umas quatro 5.9) e EM APENAS UMA o ar condicionado funcionava de maneira "razoável" (gelando pouco...). Nas demais, ou fazia um puta barulho no compressor, ou não gelava nada ou (não to brincando) só funcionava na base do tapa no painel! :screwy:

M.Puoci
25/03/2013, 23:31
Apenas um desabafo rápido: Conforme havia dito, fiquei doido com a ZJ 5.9! Nunca dirigi nada como aquele carro! Conversei hj com um cara que tem uma Cayenne e disse que tem saudades da 5.9 que ele teve! Mas, vou ter que confessar que to bastante preocupado com a manutenção do carro... Já fiquei um tempo com uma Explorer, então imaginei que daria conta de uma Cherokee. O problema é que donos de ZJs muito mais inteiras que as que tenho visto me deixaram bastante preocupado com suas "planilhas" de gastos nos carros. Exatamente por isso estou morrendo de medo de pegar um carro que não consiga bancar...

Por isso imploro aos caros amigos: Me encorajem! hahahahahaha

Abraços a todos!

Rustão
26/03/2013, 00:14
Apenas um desabafo rápido: Conforme havia dito, fiquei doido com a ZJ 5.9! Nunca dirigi nada como aquele carro! Conversei hj com um cara que tem uma Cayenne e disse que tem saudades da 5.9 que ele teve! Mas, vou ter que confessar que to bastante preocupado com a manutenção do carro... Já fiquei um tempo com uma Explorer, então imaginei que daria conta de uma Cherokee. O problema é que donos de ZJs muito mais inteiras que as que tenho visto me deixaram bastante preocupado com suas "planilhas" de gastos nos carros. Exatamente por isso estou morrendo de medo de pegar um carro que não consiga bancar...

Por isso imploro aos caros amigos: Me encorajem! hahahahahaha

Abraços a todos!

Sinceramente... com 17 mil vai encontrar só dor de cabeça.
Normalmente quem ta com um carro problemático ja pede mais barato, não tem ninguém trouxa.
Eu falei normalmente, mas pode ser que encontre alguma em boas condições
Olhei mais de 10 ZJ antes de comprar a minha para não me arrepender, e até agora 23milkms e problemas com:

Sensor de ré
Buchas estabilizadora dianteira
Freios 2 vezes (1 qd comprei e agora a 3 semanas)
Regulador de pressão (ex- dono me falou que precisaria trocar)
e o resto oleo, filtro, velas, cabos, etc coisas comum de todos os carros.
Abra seu leque de opções para as 5.2, tem muito mais do que a s 5.9
AH, mão de obra caseira by Rustão, isso alivia bem as planilhas de custo. E voce não precisa ficar com medo dos mecanicos enchendo os olhinhos de $$$$ quando voce embica a frente da Cheroka na mecanica...rsrs
Voce é de SP?

Overland
26/03/2013, 00:32
O Rustão tem razão, por este valor, boa coisa não é, e pode sim te dar uma baita dor de cabeça. A 5.9 é mais difícil de conseguir algumas peças, a ventoinha não é mecânica, o motor a maioria das peças móveis é diferente, o câmbio é diferente e tem mais os acabamentos, muitos exclusivos.
E vou dizer uma coisa, acho que a Explorer dá menos manutenção que a ZJ. Muitas ZJ tem alguma coisa roubando carga da bateria, já vi várias ficar sem bateria rapidinho, a minha pelo menos nunca tive problema com isso, mas cheguei a ver outra ZJ na minha cidade antes de comprar minha ex-ZJ que ficou sem bateria em 2 ou 3 dias, parada (bateria nova). E fora outros probleminhas persistentes nestes carros e que sempre dão arrepio.
De forma geral a manutenção é muito fácil e simples, peças de troca comum são baratas, homocinética um pouco mais cara que de um Gol, mas muitos te atolam a faca só pelo fato de ser Cherokee. Tem gente que acha que o dono é rico, ou acha que ela vale 100 mil, aí você fala a verdade, ainda assim te acham rico pois ela bebe mais que qualquer coisa que tem por aí, mas te digo uma coisa, foi o melhor carro que tive até hoje falando em potência, torque, conforto e prazer ao dirigir, isso inclui estabilidade fora de série.

M.Puoci
26/03/2013, 00:45
Sou do Rio de Janeiro. Me falaram que tem uma oficina especializada em São Cristóvão, mas ainda não tive tempo de dar um pulo lá.

Como havia falado, de início estava cogitando a compra de uma Blazer V6, então comecei a olhar as ZJs pelas Laredos. Cheguei a dirigir umas 5.2, mas gostei demais do acabamento e do desempenho da 5.9. Até o ronco é apaixonante (se bem que já me falaram que a 5.2 com escape levemente dimensionado fica igualzinha). Até cheguei a ver uma 5.2 bastante razoável mais ou menos dentro de meu orçamento, mas fiquei mais animado em comprar a tal 5.9 surrada que citei antes...

Não tenho grandes conhecimentos de mecânica, mas juro que sou adepto do "faça você mesmo". Geralmente tento resolver os problemas do meu carro antes de levar a uma oficina (por mais que meu percentual de êxito provavelmente não ultrapasse os 30%...hehe).

Problemas poucos (e sem grande gravidade) como os que você teve em seu carro não me assustam, minha maior preocupação é com coisas como caixa, diferencial, comando, módulo, sistema de arrefecimento... Dois amigos ex-donos de ZJs 5.2 ficaram frustrados com seus carros por reiterados problemas, a custos salgados... Mas aí também entra, obviamente, o elemento sorte...

M.Puoci
26/03/2013, 00:54
Overland, apesar das diferenças, é possível conseguir essas peças específicas da 5.9? Ou tem coisa que é mosca branca de olhos azuis? Havia lido aqui pelo forum que a n'ivel de mecânica, 90% das peças são iguais entre a 5.2 e a 5.9. Até por isso, não havia me preocupado muito.

Sei bem como os mecanicos tratam os donos de importados antigos... Era chegar em qualquer oficina com a Explorer para fazer uma besteira do tipo trocar o óleo e já começavam a condenar um monte de coisa, tudo, obviamente, a preços módicos...

Com a EX, apenas tive problemas no atuador da caixa, suspensão, ar condicionado e elétrica. Como era de se esperar, todos os reparos custaram cifras de quatro dígitos...

Pode ser lenda, mas acredito na compra de um carro bom de mecânica nessa faixa de preço, ainda que tenha algo de pintura/suspensão/tapeçaria (...) para fazer. Só não sei se esse é o caso do carro que tanto gostei...

Overland
26/03/2013, 06:50
Bon, como você falou, é questão de sorte se quiser arriscar.
As partes internas móveis do motor não são as mesmas. Você consegue achar as peças nos EUA por um preço muitas vezes melhor que aqui, já incluindo frete e impostos referente à importação.
O motor e a caixa são os mesmos das Dodge Ram lá por 95 e 96 que se acham "perdidas" por aí.
Peças como discos, pastilhas, homocinéticas, suspensão, diferenciais realmente são os mesmos da 5.2, assim como muitas peças do acabamento e interior.
A ventoinha da 5.9 é elétrica e tem que prestar muita atenção, pois só tem uma pra fazer o serviço do AC e refrigeração do motor e o motor trabalha quente (100ºC). Alternador é de maior capacidade também.
A Limited LX 5.9 teve 15.000 unidades produzidas e dessas poucas, 1.000 vieram para o Brasil.

villaca
26/03/2013, 17:59
M.Puoci,

Só levo minha XJ nA L&S - Rua Figueira de melo, 436, entrar logo no começo pela feira de São Cristóvão, fica logo a esquerda, num antigo prédio da Light, procure Gustavo/Jorge. 2585-2754 - 8853-6665(Gustavo) e 8887-0332(Jorge).

Até hj não tenho nada do que reclamar, fui por indicação de um amigo que tb tem uma XJ e só faz serviço com ele.

Abs,

Villaça

M.Puoci
06/04/2013, 02:02
Caro Villaça,

Valeu pela indicação! Estive na oficina esta semana e conversei com o Gustavo, que me atendeu muito bem. De fato eles parecem ter boa estrutura e entendimento do assunto. A quantidade de Cherokees lá dentro assusta! hahaha.

Tive inclusive a oportunidade de conversar com um dono de ZJ 5.9, que apesar de estar vendendo a barca, elogiou muito o modelo.

Enfim, após muito pesar os prós e os contras, não faço nem idéia do que vou fazer!

Abraços.

André Miranda
08/05/2013, 20:14
Cara tudo que eu estava procurando, novato em cheroka, vou começar a fazer estas revisões! grato pela ajuda!

fejeep
23/05/2013, 00:19
boa noite, tb sou novo por aqui, galera, acabei de comprar a minha wj 1998 5.2, ja está no Sandro fazendo algumas revisões,saindo de lá vou começar a fazer algumas preparações para começar a brincadeira he he he , então, estou querendo fazer para-choques ja com base para guincho e pretendo colocar uma gaiola de proteção, pois se tombar na trilha já era né acabou o brinquedo, onde posso fazer essa gaiola? faço esterna ou interna? onde fazer aqui em são paulo? de já agradecendo quem possa me ajudar!

Overland
23/05/2013, 06:49
ZJ certo? WJ é a "bola" a partir de 1999.

fejeep
23/05/2013, 13:19
ZJ certo? WJ é a "bola" a partir de 1999.
ops,desculpe-me, isso mesmo zj!

rafaeldiasphoto
24/11/2013, 02:32
Bom Dias,

Alguém de Floripa que pudesse dar uma olhada numa WJ Bola 1999 para mim?

Glaicon
24/11/2013, 09:12
Bom Dias,

Alguém de Floripa que pudesse dar uma olhada numa WJ Bola 1999 para mim?
Se fosse Cherokee Sport eu iria, com certeza.
Já as de outros modelos, não posso opinar.
Coloque as fotos ou o link da loja, para que eu possa dizer se é séria ou picaretagem pura.:concordo:

rafaeldiasphoto
24/11/2013, 16:08
Se fosse Cherokee Sport eu iria, com certeza.
Já as de outros modelos, não posso opinar.
Coloque as fotos ou o link da loja, para que eu possa dizer se é séria ou picaretagem pura.:concordo:

Boa tarde, eu já liguei para o dono, o interessante é que ela é do RS, eu iria dar um carro na troca por ela. Segue o link abaixo, obrigado.

Jeep Grand Cherokee Limited 4.7 Quad Drive 1999 no MercadoLivre (http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-516806974-jeep-grand-cherokee-limited-47-quad-drive-1999-_JM)

Glaicon
25/11/2013, 07:07
Boa tarde, eu já liguei para o dono, o interessante é que ela é do RS, eu iria dar um carro na troca por ela. Segue o link abaixo, obrigado.

Jeep Grand Cherokee Limited 4.7 Quad Drive 1999 no MercadoLivre (http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-516806974-jeep-grand-cherokee-limited-47-quad-drive-1999-_JM)
Realmente, está muito bonita.
Só o volante que está denunciando uma Km elevada.
Mas que aparenta estar bem cuidada, isso está.:concordo:

rafaeldiasphoto
25/11/2013, 13:53
Realmente, está muito bonita.
Só o volante que está denunciando uma Km elevada.
Mas que aparenta estar bem cuidada, isso está.:concordo:

Sim, isso eu vi, ela está com 160mil Km, o que para uma cherokee é pouco

rafaeldiasphoto
26/12/2013, 18:05
Alguém poderia dar uma opnião sobre essa cherokee ZJ 1998, o proprietário diz gastou uma nota na revisão dela que trocou isso e aquilo que é só pegar e andar, e também recebeu um banho de tinta, mas não sabe o motivo pois ja pegou ela assim. Eu to achando que ela foi batida.
Também percebi inúmeras características da modelo 5.9L nesta, como a forração das portas, o tipo de costura no banco traseiro, o sistema de som no teto traseiro e as rodas.

Vou postar o e-mail que recebi dele.

"Coloquei todas as fotos que eu tenho em meu celularEu Troquei:
Oleo do motor
Oleo da Caixa
Filtro de oleo
Sensor do ABS
Polia do virabrequin
Bieletas
Borrachas da Barra estabilizadora
Fiz parte eletrica, foi feito vistoria no DETRAN para emissao da segunda via do documento de transferencia, eu tenho ele em branco e assino para vc fazer a transferencia, ou nos podemos ir direto no antigo proprietario e ele assina para vc. "como vc preferir"
Existe dois detalhes que eu me lembro que ainda nao foi arrumado
1º Display do ar condicionado ( o ar esta funcionando direitinho)
2º Correia da polia (vou mandar trocar)
Há aparece no painel central piscando, acredito que seja o sensor da trava do capo que eu nao mandei ver, mas deve ser somente o sensor mesmo, coisa pouca.
Estou te passando todas as informaçoes que eu tenho a respeito da Cherokee, pois como te disse, eu sou muito detalhista e nao quero enrolar ninguem. Acredito que vale apena vc vir olhar ela se vc tem mesmo interesse em um carro 4x4 com espaço e conforto.
Qualquer coisa estou em Passo Fundo depois do ano novo na segunda feira, Abraço e feliz ano novo."

Segue o anúncio e as fotos abaixo:

"Jeep Grand Cherokee 4x4 aceito troca p moto carro" - Carros - Boqueirão, Passo Fundo | bomnegócio.com (http://www.bomnegocio.com/rio_grande_do_sul/regioes_de_caxias_do_sul_e_passo_fundo/jeep_grand_cherokee_4x4_aceito_troca_p_moto_carro_ 23118719.htm?)

444708
444709
444710
444711
444712
444713
444714
444715
444716
444717
444718
444719
444720
444721
444722
444723
444724
444725
444726

AlexPalma
26/12/2013, 21:38
Realmente é uma 5.9, mas que foi alterada: grade, capô (sem entradas de ar) e lanternas diferentes...com certeza foram trocados.

"Alguns detalhes": display digital do ar condicionado sem funcionar e documento não está no nome do dono. :discordo:

Na boa??? Procure outra!

rafaeldiasphoto
26/12/2013, 21:56
Realmente é uma 5.9, mas que foi alterada: grade, capô (sem entradas de ar) e lanternas diferentes...com certeza foram trocados.

"Alguns detalhes": display digital do ar condicionado sem funcionar e documento não está no nome do dono. :discordo:

Na boa??? Procure outra!

QUE M@#$%, essa foi por pouco, não consigo achar nenhuma que preste! que M#$%@, é a terceira que elimino em 1 dia, fico investigando a pessoa, até mesmo ligando para as oficinas da cidade informando a placa e vendo no sistema.

rafaeldiasphoto
26/12/2013, 23:56
Vi outras ZJ e WJ em que os proprietários trocaram o diferencial, será que para chegar ao ponto disso, de trocar o diferencial, é porque ela foi muito judiada ou puxou muito peso? também tenho que fugir dessas?

Glaicon
27/12/2013, 08:55

Na boa??? Procure outra!
E ainda dar um banho de tinta?
Ela dormia ao relento e pegava chuva ácida de Fukushima?:pipoca:

rafaeldiasphoto
29/12/2013, 16:14
Achei outra Cherokee 5.2 Limited em MG em que, segundo o dono atual, ela era de uma única dona cliente sua. Também segundo ele, a antiga dona mal usava ela, e anotava todas as KM em um caderninho, ele mandou uma foto do odômetro com apenas 53mil Km rodados, disse que eu poderia levar ela no mecânico para conferir tudo e que se não tivesse nos conformes pagaria até minha passagem de volta.

Ou é uma baita mentira ou é uma relíquia, pois pelas fotos, ela está super inteira. Também consultei sua placa e por incrível que pareça, não consta nenhuma infração desde 1997.

444968 444969
444970 444971
444974 444979
444977 444978
444982 444983
444984 444985
444986 444987
444988 444989
444990 444991
444992 444993

AlicerioJunior
29/12/2013, 17:35
Parece zerada! Se lhe interessa, vale apena dar uma olhada.

rafaeldiasphoto
30/12/2013, 00:51
Parece zerada! Se lhe interessa, vale apena dar uma olhada.

Poisé to afim de pegar um avião e voltar dirigindo, meu medo é ficar empenhado, vai saber, serão uns 1800Km.

Rubens Linhalis
30/12/2013, 09:03
Linda !!

O cara ta pedindo quanto nela?

Glaicon
30/12/2013, 09:51
Nem me interessa o preço.
Abraça!:palmas::palmas:

Mazaropi-RJ
30/12/2013, 12:43
Sei lá mas pede para ele tirar uma foto do painel com o motor ligado para ver se nenhuma outra luzinha acende... Uma simples luzinha acesa pode te custar um dinheirão. Se comprar verifica se os fluidos estão na validade e, se for o caso, troque antes de viajar para casa. talvez algum amigo aqui do fórum possa te indicar um mecanico na cidade de origem para dar uma olhada tb. Se eu fosse você e se tudo tivesse em ordem eu já teria ido busca-la, só me falta o $$$ .
Boa sorte...

Rubens Linhalis
30/12/2013, 15:23
Sei lá mas pede para ele tirar uma foto do painel com o motor ligado para ver se nenhuma outra luzinha acende... Uma simples luzinha acesa pode te custar um dinheirão. Se comprar verifica se os fluidos estão na validade e, se for o caso, troque antes de viajar para casa. talvez algum amigo aqui do fórum possa te indicar um mecanico na cidade de origem para dar uma olhada tb. Se eu fosse você e se tudo tivesse em ordem eu já teria ido busca-la, só me falta o $$$ .
Boa sorte...

Rapaz.. essa historia de luz de painel é complicada.. tem gente que abre o painel e retira a lampa que iria acusar o problema...

Ve uma mecanica de confiaça (talvez ate orientado aqui pelo forum mesmo). O ideial é passar um scaner, verificar o estado geral de correias.. ja trocar todos os oleos, conferir freios e pegar a estrada. OU paga um guincho e traz ela pra casa..

Glaicon
31/12/2013, 09:16
Boa sorte...
Vocês estão corretos.
No mínimo, ele deverá ver as luzes do ABS e AIR BAG acenderem e apagarem ao virar a chave.
Mas pelo estado da viatura não parece ter sofrido acidente.:concordo:

rafaeldiasphoto
31/12/2013, 12:00
El postou o vídeo do painel, parece tudo ok, será que essa Km é real? Alguém me recomenda uma oficina em BH?

http://youtu.be/zvZ5Rn323Gk

Glaicon
01/01/2014, 09:45
El postou o vídeo do painel, parece tudo ok, será que essa Km é real? Alguém me recomenda uma oficina em BH?

http://youtu.be/zvZ5Rn323Gk
Bom, ele já gastou R$ 15,00 de gasolina só para mostrar a partida.:mrgreen:

AlexPalma
01/01/2014, 12:12
Oficina em BH?

Tem a High Torque do ADG (Alexandre) com direito a site e a youtube...caro, mas bom!

P.S. Demorou pra ir ver essa máquina...Abraço!

AlicerioJunior
01/01/2014, 15:44
Cara, a Kilometragem é algo que, por inexperiência, é a primeira coisa que queremos saber mas sinceramente hj para mim, e pelo tipo de carro que são estas cherokees, não é primordial.

Comprei a minha com 110 mil km no velocímetro, mas tinha varios detalhes, gambiarras e acochambradas que seria melhor ter comprado uma com 220 mil de um cara que cuidasse... mas estou arrumando tudo que encontro, estudando nos foruns e fazendo eu mesmo o que consigo, tem exatos 1 ano...fiz alguns up grades....e cara parece papo de louco, mas me considero um pessoa muito melhor hoje do que eu era q 1 ano atras por causa desse carro..a capacidade nossa de concerta-lo, entender de mecânica de ter um p......ta carro por +ou- 20 mil, não é pra qq um...fácil e burro é pagar 60, 80 120mil em um carro + seguro e etc ( a não ser os que tenha muito $$$ mesmo né?!) e o carro não chega nem em um sito no interior de São Paulo...Cara, vai fundo se precisar de algo estamos aqui, manda um e-mail e passa em Sampa que fazemos uma revisão e vai ser feliz...agora por mais zerado que esteja, e se quiser gastar pouco, se prepara para estudar mecânica que para mim é não é nenhum sacrifício.

boa sorte.

alaerte
01/01/2014, 19:21

http://youtu.be/zvZ5Rn323Gk Ola ta linda , mas a luz do abs NÃO acende......

Gusurf
09/05/2016, 18:38
Pessoal, Boa noite. Sou novo aqui no forum, e esta eh minha primeira experiência com 4x4 tb! adquiri um carro que sonhava desde criança... uma XJ...manual 1996/1997. O carro não tinha motor (podem me achar maluco mas foi uma oportunidade), o que resolvi no ano passado, depois disto, o carro não ligava pq estava sem modulo...apos 4 tentativas frustadras, o único jeito foi importar oficial MOPAR (cabelos ficaram em pe ate, mas fazer oq, não desistirei fácil dela kkk), guinchos de Caçapava p/ Taubate, acerto do modulo na menina, volta com guincho pra cacapava, troca de todos os oleos possíveis da VTR...volta pra Taubate, revisao geral do radiador, no momento na fila pra revisão antes da instalação do GNV de terceira geração. Neste ponto gostaria de pedir conselhos aos experts em Cherokas... fora os itens que vou listar, algo mais que entendem ser bacana olhar antes de sair desfilando com a VTR: correias (quais indicam ver?), pastilhas e lonas de freio, colocacao de velas NGK iridium, verificação dos cabos de vela, amortecedores e suspensão, alinhamento e balanceamento da aeronave, lanternas, luz de pisca e re, etc... Outro ponto que peco ajuda se refere a existência de pecas nacionais que podem ser colocadas/trocadas na XJ. agradeço desde jah a colaboração dos jeepeiros! Estou entrando nesta vida pra não sair mais.

alexborba
09/05/2016, 19:17
Olá Gusurf!

Leve no seu meca de preferência e peça para ele verificar a correia dentada, primeira coisa a se fazer!
Instale o GNV de quinta geração, vale mais a pena no final do custo/benefício.
Já tive uma cheroca dom 3ª geração e não é a mesma coisa, falha muito e falta aquela 'pegada' na hora de acelerar, fica meio chocha mesmo com V6... Além de que a manutenção depois é o mesmo preço. Invista, é seu carro!
Fora isso, dê uma geral nas buchas de suspensão, motor etc.
Só troque o que realmente estiver quebrado, mas só depois de trocar as buchas...
Então vai saber realmente de onde vem o nhéc-nhéc e se vale a pena trocar etc.

Se precisar de algo em SP, procure a AG3, na Casa Verde.
Especialistas em Jeep, baratos, honestos!

Boa compra!
Abs
b

Pessoal, Boa noite. Sou novo aqui no forum, e esta eh minha primeira experiência com 4x4 tb! adquiri um carro que sonhava desde criança... uma XJ...manual 1996/1997. O carro não tinha motor (podem me achar maluco mas foi uma oportunidade), o que resolvi no ano passado, depois disto, o carro não ligava pq estava sem modulo...apos 4 tentativas frustadras, o único jeito foi importar oficial MOPAR (cabelos ficaram em pe ate, mas fazer oq, não desistirei fácil dela kkk), guinchos de Caçapava p/ Taubate, acerto do modulo na menina, volta com guincho pra cacapava, troca de todos os oleos possíveis da VTR...volta pra Taubate, revisao geral do radiador, no momento na fila pra revisão antes da instalação do GNV de terceira geração. Neste ponto gostaria de pedir conselhos aos experts em Cherokas... fora os itens que vou listar, algo mais que entendem ser bacana olhar antes de sair desfilando com a VTR: correias (quais indicam ver?), pastilhas e lonas de freio, colocacao de velas NGK iridium, verificação dos cabos de vela, amortecedores e suspensão, alinhamento e balanceamento da aeronave, lanternas, luz de pisca e re, etc... Outro ponto que peco ajuda se refere a existência de pecas nacionais que podem ser colocadas/trocadas na XJ. agradeço desde jah a colaboração dos jeepeiros! Estou entrando nesta vida pra não sair mais.

Gadelha
09/05/2016, 20:37

Correia só tem uma Polly-V de acessórios (alternador, ar condicionado, bomba dágua, direção hidráulica). A outra é corrente do comando, escondida na frente do virabrequim. Raramente precisa trocar. E a outra corrente é dentro da caixa de transferência. Também é difícil dar problema.
O motor é 6 em linha.
Não precisa de velas NGK iridium. Bobagem.
Verifique se a tampa do distribuidor está trincada.
Pastilhas, lonas, correia, buchas, terminais, existe tudo nacional. Não compre nada da marca Perfect.

RoyasV8
19/05/2016, 22:52
Gusurf, Como você fez para comprar o módulo, onde, é novo, que base você tirou, pela numeração anterior ou chassi?

Comprei 1, o carro funciona , mas não os instrumentos, meu v8 1996 tá parado a 9 meses.

Ayrton de Oliveira
23/05/2016, 00:42
Boa Noite, Amigos. Realizei meu sonho e comprei minha Cherokee Sport 98. Ele é muito linda e apesar de ter ficado um bom tempo na garagem não gastei muito de inicio. Porem ta acendendo uma luz no canto superior esquerdo do painel. Não sei exatamente o que é.
Gostaria de saber se alguém tem o manual em Português e se poderia me enviar. ayrtonpch@gmail.com

Desde já agradeço a todos.

Ayrton de Oliveira, Cherokee Sport 98:safari-rig:

Dalla Rosa
06/06/2016, 23:25
Buenas Senhores!! Adquiri uma Cherokee Laredo 98 para botar na trilha, gostaria de verificar se alguém já efetuou alguma modificação na suspensão.
Caso tenham algumas sugestões, me falem que estou precisando...

Abraço!!

ClaytonB
07/06/2016, 19:21
Comprei uma Cherokee Laredo 2000 3.1 Diesel e estou tendo ENORMES problemas em encontrar as buchas do comando de valvulas.
Aceito indicações de lojas e contatos. boa a noite a todos amigos!

Lucazzz
10/06/2016, 08:25
Bom dia. Estou precisando comprar o alternador e os conectores da minha cherokee Sport 98. Sabe onde encontro? Obrigada.

tonatto
24/12/2016, 00:50
OK leo ...

no sabado vou cotar os preços e efetuar a troca geral ...

[s]
Parabéns pelo texto, excelente, eis uma dúvida, estou prestes a trocar meu peugeot 406 ano 2001 por uma cherokee 5.2 ano 1997,sei que devo fazer o máximo de testes possível,mas fico pensando o dono dela estará comigo, não seria meio ruim eu testar meio forte na frente dele estando com ele, tipo esse teste do câmbio,entende?Outra coisa,tem como fazer um teste mais simples no câmbio ?O que devo atentar e como uso a reduzida,o que essa limited tem de função no câmbio ?Está com 160 mil km,nunca usou gnv segundo dono. Diz ele que está ótima,inclusive irá vir rodando 180 km para vermos os veículos.Só queria uma forma mais rápida de testar itens graves, mas sem gerar desconforto uma vez que ele estará junto....Obrigado

tonatto
25/01/2017, 23:28
Nada ninguém aí dar uma Luz? Sábado irei ver a viatura..queria umas dicas rápidas, por exemplo onde fica a vareta da caixa, como testar rapidamente alguns itens importantes sem parecer um doido na frente do dono.

tonatto
26/01/2017, 00:09
Estou prestes a ir olhar no sábado uma gran v8 5.2 97,165 mil km, pelo vídeo e fotos que me enviou parece boa,irei trocar chave a chave por um peugeot 406 ano 2001,esse sim está perfeito,diz ele que funciona tudo na cheroka,mas onde vejo o fluído do câmbio?Ligado,em p claro,o que mais posso olhar e andar e notar, sem parecer um doido..coisas assim primordiais dela,outra, a tração, sempre se usa em 4x4, não pode colocar no N?Valew galera.

Cara, a Kilometragem é algo que, por inexperiência, é a primeira coisa que queremos saber mas sinceramente hj para mim, e pelo tipo de carro que são estas cherokees, não é primordial.

Comprei a minha com 110 mil km no velocímetro, mas tinha varios detalhes, gambiarras e acochambradas que seria melhor ter comprado uma com 220 mil de um cara que cuidasse... mas estou arrumando tudo que encontro, estudando nos foruns e fazendo eu mesmo o que consigo, tem exatos 1 ano...fiz alguns up grades....e cara parece papo de louco, mas me considero um pessoa muito melhor hoje do que eu era q 1 ano atras por causa desse carro..a capacidade nossa de concerta-lo, entender de mecânica de ter um p......ta carro por +ou- 20 mil, não é pra qq um...fácil e burro é pagar 60, 80 120mil em um carro + seguro e etc ( a não ser os que tenha muito $$$ mesmo né?!) e o carro não chega nem em um sito no interior de São Paulo...Cara, vai fundo se precisar de algo estamos aqui, manda um e-mail e passa em Sampa que fazemos uma revisão e vai ser feliz...agora por mais zerado que esteja, e se quiser gastar pouco, se prepara para estudar mecânica que para mim é não é nenhum sacrifício.

boa sorte.

Gadelha
26/01/2017, 17:57
Colega, dê uma lida nesse tópico:
Check List de Compras - Grand Cherokee - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/grand-cherokee-zj/194-check-list-de-compras-grand-cherokee.html)

Não entendi sua dúvida sobre a tração. Vai rodar no 4x4 (Full time). O N é para rebocar. E tem a reduzida...

tonatto
31/01/2017, 16:33
Troquei meu carro por a v8tinha ! Não sei se fiz cagada ,mas fiz sempre quis ter uma!

UploadDeImagens.com.br - IMG-20161222-WA0009.jpg (https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img-20161222-wa0009-jpg)

tonatto
31/01/2017, 16:43
meu carro por essa, espero não ter feito cagada haha

542792

tonatto
31/01/2017, 21:33
Então no motor 10w40 tá beleza ? Caixa ambas o dexron III , e qual vai nos diferenciais ?Você colocou óleo para os mesmos e foi tranquilo? Percebi que nas esquinas ela puxa mesmo as rodas ...Outra coisa, grand Cherokee 97 ela é molenga mesmo a suspensão ?Principalmente a traseira ?O ventilador do Ar ,sabe onde fica?Ah outra coisa, que medidas de pneus são originais?Obrigado.

Juninho,

Abs

guga100
01/02/2017, 19:16
Boa noite tonatto

Vamos por partes:

Oleo dos diferenciais é tranquilo de achar, mesmo o com o LS. Só tem que prestar atenção que o traseiro tem que ser o LS, vem escrito na parte de traz da garrafa de óleo.
O óleo é o 75w90. Só casso carregue muito peso (como algum reboque diariamente e talz) que dai o óleo é mais grosso, porem acho que n é o teu caso.

Sobre ser molenga, ela n é. Claro, comparando a outras camionetes rs. Ela é bem firme no asfalto, msm em velocidades mais altas. Vc pode estar conferindo os amortecedores (que são baratos e faceis de achar) e se as barras estabilizadoras estão 100% (tem cara que arranca as barras estabilizadoras). Com tudo OK ela é bem firme de dirigir. E tais usando quantas libras nos pneus? O manual pede 33, usando essa ela fica firme e o pneu gasta uniforme. Se bem que tais usando pneu maior né? Pela foto parece ser 31".
A medida original, pelo menos na minha (é uma grand cherokee laredo 4.0) é 235/75R15. Porem a tua é a V8, então vamos esperar algum colega aparecer ai pra falar a medida correta.

O ventilador do ar, fica nos pés do carona, porem n me lembro se da pra remover ele sem tirar o painel. Posso estar olhando no manual de serviço dela pra confirmar (Te aconselho baixar o manual de serviço dela, tem aqui no forum msm se eu n me engano, ele é muito util)

tonatto
01/02/2017, 19:33
Muito obrigado, é a medida dos pneus é 245 75 não gostei muito enrosca quando esterce bem, acho que deve ter algo errado na suspensão mesmo,muito molenga, e se der uma mexida rápida no volante ela fica meio instável, isso a 60 ,o óleo que está no motor achei muito estranho 20/50 mineral,porém se eu mudar agora para semi sintético capaz de misturar e virar uma merda né...amanhã irei trocar o óleo do motor e conferir ela geral, o motor do ar removi eu mesmo, lubrifiquei ,mas continua um barulho chato.

Boa noite tonatto

Vamos por partes:

Oleo dos diferenciais é tranquilo de achar, mesmo o com o LS. Só tem que prestar atenção que o traseiro tem que ser o LS, vem escrito na parte de traz da garrafa de óleo.
O óleo é o 75w90. Só casso carregue muito peso (como algum reboque diariamente e talz) que dai o óleo é mais grosso, porem acho que n é o teu caso.

Sobre ser molenga, ela n é. Claro, comparando a outras camionetes rs. Ela é bem firme no asfalto, msm em velocidades mais altas. Vc pode estar conferindo os amortecedores (que são baratos e faceis de achar) e se as barras estabilizadoras estão 100% (tem cara que arranca as barras estabilizadoras). Com tudo OK ela é bem firme de dirigir. E tais usando quantas libras nos pneus? O manual pede 33, usando essa ela fica firme e o pneu gasta uniforme. Se bem que tais usando pneu maior né? Pela foto parece ser 31".
A medida original, pelo menos na minha (é uma grand cherokee laredo 4.0) é 235/75R15. Porem a tua é a V8, então vamos esperar algum colega aparecer ai pra falar a medida correta.

O ventilador do ar, fica nos pés do carona, porem n me lembro se da pra remover ele sem tirar o painel. Posso estar olhando no manual de serviço dela pra confirmar (Te aconselho baixar o manual de serviço dela, tem aqui no forum msm se eu n me engano, ele é muito util)

tonatto
01/02/2017, 23:07
Pois é ela veio com o manual irei ler, é estranho que as vezes nas esquinas a roda dianteira traciona mais parece, se tiver alguma areia, ou algo mais liso chega a patinar,e percebo que as vezes dá umas estraladas, se você acelera muito ao passar as marchas, parece que tem folga nas cruzetas ,ou até mesmo na roda dianteira, bem amanhã irei ver o que tem tanto para fazer,espero que não seja tão grave, que não me arrependa hehe

tonatto
02/02/2017, 00:39
Outra coisa, estranha, o freio dela,quando está em baixa velocidade, parece que o pedal vai jogando seu pé para trás, fazendo força contra você,é estranho como se fosse o abs, mas funciona assim nas esquinas a 30 por hora ?

Fausto85
31/08/2017, 15:21
Prezados, alguém saberia me dizer se um pouco de óleo no suspiro do motor seria normal?Olhei a tampa do oleo do motor e estava normal sem esbranquiçado ou borra. Encontrei uma XJ p comprar, aparentemente em condições mecânicas muito boas, o único porém foi esse suspiro do motor sujo de óleo e o ponteiro do indicador de gasolina parado, o que pode ser a bóia, já fiz o reset no painel, ele mexe mas logo em seguida volta p posição de vazio. Pensei em adquirir mesmo com o possivel problema da boia, só tenho receio quanto ao suspiro (sou leigo mesmo, pode ser a coisa mais normal mas não sei) Andei com o carro e estava tudo muito bom, tracionando muito bem, motor pegando de primeira, sem engasgar nem nada, pressão do óleo boa, temperatura também.
551673

Gadelha
31/08/2017, 17:13
Prezados, alguém saberia me dizer se um pouco de óleo no suspiro do motor seria normal?Olhei a tampa do oleo do motor e estava normal sem esbranquiçado ou borra. Encontrei uma XJ p comprar, aparentemente em condições mecânicas muito boas, o único porém foi esse suspiro do motor sujo de óleo e o ponteiro do indicador de gasolina parado, o que pode ser a bóia, já fiz o reset no painel, ele mexe mas logo em seguida volta p posição de vazio. Pensei em adquirir mesmo com o possivel problema da boia, só tenho receio quanto ao suspiro (sou leigo mesmo, pode ser a coisa mais normal mas não sei) Andei com o carro e estava tudo muito bom, tracionando muito bem, motor pegando de primeira, sem engasgar nem nada, pressão do óleo boa, temperatura também.

Está precisando trocar. Isso vende separado, aproveita e troca os dois. Provavelmente não está entupido. Pra confirmar tire o outro lado da mangueira da caixa do filtro de ar. Com o carro ligado veja se você sente uma pequena pressão.

Sobre a bóia da bomba de combustível, vai precisar comprar o conjunto completo. Não é muito barato. Se tem experiência com compras no exterior veja na rockauto.com

Fausto85
01/09/2017, 04:56
Está precisando trocar. Isso vende separado, aproveita e troca os dois. Provavelmente não está entupido. Pra confirmar tire o outro lado da mangueira da caixa do filtro de ar. Com o carro ligado veja se você sente uma pequena pressão.

Sobre a bóia da bomba de combustível, vai precisar comprar o conjunto completo. Não é muito barato. Se tem experiência com compras no exterior veja na rockauto.com

Fala meu amigo, obrigado pela dica.
Quanto ao suspiro, será que uma limpeza resolve? Vou fazer o teste de pressão, se tiver dando pressão está ok correto?
Quanto ao cj bomba+boia já tinha visto os relatos do pessoal quanto a chatice de ter q trocar esses componentes, por conta do tanque. Por 100 dólares já vi que consigo um. Mais tarde te digo como foi, obrigado mais uma vez.

esomenzari
04/10/2017, 11:59
Bom dia pessoal. Acabei de entrar no mundo das "Cherokas", pois acabei de comprar uma Laredo 97. A caminhonete está perfeita, sem nada de vazamentos, fiz todo o check conforme li aqui, mas um item me chamou a atenção. O relógio da pressão do óleo não se mexe. Ela funciona que é um relojinho, não oscila, nem nada e tmbém o antigo dono usava ela no dia a dia e nunca teve problemas.
isso pode ser o sensor que fica no filtro? Vi aqui no post que é muito comum quebrarem ele na troca do filtro. Não cheguei a olhar se visivelmente ele está quebrado.
Conto com a ajuda dos amigos mais experiêntes.

Paulo André BR
04/10/2017, 13:32
Bom dia pessoal. Acabei de entrar no mundo das "Cherokas", pois acabei de comprar uma Laredo 97. A caminhonete está perfeita, sem nada de vazamentos, fiz todo o check conforme li aqui, mas um item me chamou a atenção. O relógio da pressão do óleo não se mexe. Ela funciona que é um relojinho, não oscila, nem nada e tmbém o antigo dono usava ela no dia a dia e nunca teve problemas.
isso pode ser o sensor que fica no filtro? Vi aqui no post que é muito comum quebrarem ele na troca do filtro. Não cheguei a olhar se visivelmente ele está quebrado.
Conto com a ajuda dos amigos mais experiêntes.

Bem vindo ao manicômio!

Sim, certamente é o sensor ali no filtro, as vezes só um contato ruim, as vezes quebram mesmo quando trocam o filtro.
Encontra fácil por aí...

Aqui em São Paulo, na Quick Supplies deve ter no balcão...
Já por essas bandas do sul, não faço ideia...

Boa sorte!

T+

esomenzari
04/10/2017, 15:39
Bem vindo ao manicômio!

Sim, certamente é o sensor ali no filtro, as vezes só um contato ruim, as vezes quebram mesmo quando trocam o filtro.
Encontra fácil por aí...

Aqui em São Paulo, na Quick Supplies deve ter no balcão...
Já por essas bandas do sul, não faço ideia...

Boa sorte!

T+

É isso mesmo Paulo, dei uma conferida e foi batata.. O conector do sensor está quebrado.. Vou ver no mecânico se ele consegue conectar ou se vou precisar trocar o sensor.

abraços.

jonismoraes
29/12/2017, 10:21
Bom dia amigos. Sou novo no fórum e acabo de comprar uma Laredo 4.0 98. Após 1 semana de uso percebi dois defeitos.
1- Muito molenga... balança mesmo
2- Folga na direção.
Alguma dica?
Abraços

jonismoraes
18/01/2018, 09:11
Que pena... Fórum falido. Ninguem responde nada.

Overland
18/01/2018, 10:13
Verifique os terminais de direção e buchas da suspensão.

Julinot
21/01/2018, 23:13
Kkkkkkk...

megadeth
22/01/2018, 10:29
Que pena... Fórum falido. Ninguem responde nada.

É cada figura que aparece...

marcelo cenora
22/01/2018, 21:20
É cada figura que aparece...

kkk carro e forum errado.... pera ai q vou passar o link do forum do ford fiesta..

Mauro-Ita
17/08/2019, 09:51
"Sistema de Injeção de Combustível

Bicos injetores e corpo de borboleta (TBI) devem ser limpos a cada 10-15 mil Km.
Veículos 1997 e posteriores não possuem filtro de combustível externo, somente interno no próprio tanque de combustível junto ao conjunto bomba/bóia de combustível. Nesse modelos o regulador também estão localizados dentro do tanque. A recomendação de substituição dos filtros é de 10-15 mil/Km independente do modelo."

Olá! Bom dia!

Sou novo no grupo e peço que me corrijam. Tenho uma grand cherokee laredo 4X4 4.0 6cc gasolina 1998 e ela tem filtro de combustível fora do tanque. Está com um filtro FCI 1300, o recomendado é o FCI 1739.
Será que foi uma adaptação????....

Grato

MAURO