PDA

Ver Versão Completa : Cintas: como fazer para reparar ? vale a pena ?

Murillus
28/09/2007, 13:51
Nos ultimos passeios/trilhas, devido um bom número de atoladas, algumas cintas foram rasgadas...

A minha cinta saiu integra mas as dos colegas não...

"... To com duas cintas quebradas nas pontas aqui, eu tentei consertar aqui na loja, mas os meus mecânicos não deixaram 100%, acabei não gostando (talvez por eles não estarem acostumados com esse tipo de cosia)..."

Como fazer para reparar Cintas ? vale a pena refazer as Cintas ? isso é seguro ?

Murillus
28/09/2007, 13:55
Outra dúvida é quanto as cintas usadas no pier ???

... Postado originalmente por JEFFCATUNDA http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=451698#post451698) Quanto aos acessórios; lí em um dos tópicos que CINTAS boas se encontram no PIER, pois as usadas para carga e descarga dos navios obrigatóriamente tem que ser trocadas após determinado período e ainda sào mais resistentes que as novas vendidas para reboque... [/quote]

afinal de contas pode ser bem mais barato do que comprar cintas novas ...

Servem pro offroad ???

Murillus
09/10/2007, 16:44
entendendo um pouco sobre as cintas

Sling SDT

Fator de segurança 7:1 - usa padrão Internacional de Cores

Codigo // largura (mm) // cor // olhal (mm) // carga (kg)

2 2 030 Z // 30 // http://www.tecnotextil.com.br/imagens/cores/violeta.gif // 300 // 1000
2 2 060 Z // 60 // http://www.tecnotextil.com.br/imagens/cores/verde.gif // 350 // 2000
2 2 090 Z // 90 // http://www.tecnotextil.com.br/imagens/cores/amarelo.gif // 400 // 3000
2 2 120 Z // 120 // http://www.tecnotextil.com.br/imagens/cores/cinza.gif // 450 // 4000
2 2 150 Z // 150 // http://www.tecnotextil.com.br/imagens/cores/vermelho.gif // 500 // 5000
2 2 180 Z // 180 // http://www.tecnotextil.com.br/imagens/cores/marrom.gif // 500 // 6000
2 2 240 Z // 240 // http://www.tecnotextil.com.br/imagens/cores/azul.gif // 600 // 8000
2 2 300 Z // 300 // http://www.tecnotextil.com.br/imagens/cores/laranja.gif // 750 // 10000

http://www.tecnotextil.com.br/imagens/produtos/imagensinferiores/slingsdt.jpg

Murillus
09/10/2007, 17:38
RECOMENDAÇÕES PRA USO DE CINTAS

SUPERVISÃO CONTÍNUA:

As cintas de movimentação devem ser supervisionadas pelo menos uma vez por mês.

ARMAZENAMENTO:

As cintas de movimentação devem ser armazenadas em recintos secos, com temperaturas não muito altas e protegidas dos raios solares e de danificações mecânicas.

LIMPEZA:

Se as cintas de movimentação entrarem em contato com ácidos ou soluções alcalinas, devem ser lavadas com água ou neutralizadas de outra forma, antes do armazenamento.

MANUTENÇÃO:

Consertos em cintas de movimentação só podem ser efetuados pelo fabricante, ou por pessoas por ele indicadas, e não nas uniões principais e/ou nos reforços.

Só é possível consertar aquelas cintas cuja indicação do fabricante, capacidade de carga e material são previstas na etiqueta.

Precisa ficar assegurado que o lugar consertado corresponda à capacidade de carga original.

Não se pode dar nós em cintas de movimentação.

As cintas de movimentação não podem ser arrastadas por cantos vivos ou superfícies ásperas.

As cargas não devem ficar depositadas sobre as cintas, se houver o perigo de que estas sejam danificadas.

http://cofermar.com.br/cintas.shtml

Murillus
09/10/2007, 17:55
Tabela de capacidade de carga

Por falta de normas técnicas da ABNT, as mais conhecidas normas para fabricação de cintas e laços em fibras sintéticas, são as normas européias prEN 1492 partes 1 e 2 de 1994, e a norma DIN 61360 partes 1 e 2 de 1986.

Observe que as normas técnicas sempre definem a capacidade nominal de carga na posição VERTICAL.

Outra informação importante é o fator de segurança, ou seja, a relação entre carga de trabalho (nominal) e carga mínima de ruptura.

No caso da norma prEN 1492, o fator de segurança é de 7:1, ou seja, a carga mínima de ruptura na posição vertical é 7 vezes maior que a carga de trabalho, oferecendo assim maior segurança.

Abaixo apresentamos os detalhes mais importantes destas normas no aspecto de segurança no trabalho, indicado com EN (européia) e/ou DIN, de qual norma se refere.

Matéria Prima -> Os materiais aprovados são poliéster (PES), poliamida (PA) e polipropileno (PP). Vale salientar que estes materias têm propriedades mecânicas e químicas bastante diferentes. Em caso de dúvidas consulte seu distribuidor ou a norma técnica. (EN/DIN).

Cor da Cinta/Laço -> Para cada capacidade nominal de carga de trabalho existe uma cor de reconhecimento de capacidade, vide tabela abaixo. Exemplo: Cor VERDE = capacidade 2 toneladas na forma vertical. Não é permitido usar estas cores para identificação de outras capacidades, senão às indicadas na norma. (EN).

Costuras -> As costuras das cintas devem ser feitas com fios do mesmo que está sendo usado na fabricação da cinta. Não se pode misturar poliéster com poliamida etc. (EN/DIN).

Reforços nos Olhais -> Os olhais dobrados e costurados devem ser reforçados, devendo-se utilizar o mesmo material da cinta, ou couro. (EN/DIN).

Fator de Segurança -> O fator de segurança (relação entre carga de trabalho e carga mínima de ruptura) deve ser 7:1 para cintas e laços fabricados conforme EN, ou 8:1 para normas DIN.

Acessórios -> Os acessórios à serem utilizados com cintas e laços (ganchos, anéis etc.), devem ser fabricados conforme normas EN ou DIN. (EN/DIN).

Etiqueta -> É obrigatório equipar as cintas e laços com etiqueta contendo no mínimo as seguintes informações: (1) Carga máxima de trabalho na posição vertical; (2) Material utilizado na fabricação (PES, PA ou PP); (3) Comprimento nominal; (4) Identificação do fabricante; (5) Código de rastreabilidade; (6) Norma de fabricação. Se a cinta/laço não possuir etiqueta, ela não deve ser utilizada. As normas determinam também em que parte da cinta a etiqueta deve ser colocada.

Cor da Etiqueta -> A cor da etiqueta identifica a matéria-prima com a qual a cinta/laço foi fabricada. AZUL - Poliéster; VERDE - Poliamida e MARROM - Polipropileno.

Como estes materiais têm propriedades mecânicas e químicas bastante diferentes, é extremamente importante que o material seja identificado desta forma. (EN/DIN)

Instruções de Uso -> Instruções de uso correto devem ser obrigatoriamente fornecidas com a cinta/laço. (EN/DIN).

Ensaios e Testes -> As normas prescrevem ensaios nos produtos acabados. Por exemplo, para cada lote de fabricação deve-se retirar amostras aleatórias para ensaios de ruptura, certificando-se que o fator de segurança está sendo atendido. Os resultados destes testes são arquivados por 10 anos e podem ser facilmente consultados, desde que se informe o código de rastreabilidade da conta. (EN/DIN).

Ambas são tecnicamente parecidas, com apenas pequenas diferenças.

Murillus
09/10/2007, 18:18
Inspeções

A inspeção preventiva é de fundamental importância para a manutenção dos níveis de segurança e economia. As cintas devem ser examinadas em intervalos regulares, dependo da freqüência de uso, por pessoa treinada.

Critérios de inspeções de Rotina

Colocar a cinta em uma superfície plana;
Examinar com atenção ambos os lados;
Examinar cuidadosamente os olhais;
Examinar cuidadosamente as proteções e os acessórios se houver;
Todo o pessoal envolvido com o uso e as inspeções deve ser treinado;

Cinta Gasta Por Abrasão

Mesmo que os externos não cheguem a se romper, podem atingir um ponto de desgaste que diminui o coeficiente de segurança da cinta, tornando seu uso precário à segurança. Em situações de desgaste excessivo por abrasão, solicitar proteções. Não utiliza cintas onde o desgaste por abrasão seja maior que 10% da espessura original da cinta.

Corte no sentido longitudinal

Ocorre geralmente quando à cinta é utilizada em contato com área não plana da carga. Nunca utilizar cinta sem proteção em carga que tenha a largura inferior à da cinta. Na ocorrência de corte no sentido longitudinal, onde o corte ultrapasse 10 % da largura da cinta , a cinta deve ser retirada de uso.

edwint
10/10/2007, 08:37
Tenho uma empresa que trabalha com elevação de cargas, e no caso de rompimento de cintas, somente vale p/ lixo.

P/ uso em off road, reparar cintas, só se for com nó, e mesmo assim p/ tirar alguem de um atoleiro, fora isso acredito que não valha a pena pelo risco.

Cuidado, lembren-se do caso do nosso saldozo amigo GILVAM.

Murillus
10/10/2007, 13:35
... P/ uso em off road, reparar cintas, só se for com nó, e mesmo assim p/ tirar alguem de um atoleiro, fora isso acredito que não valha a pena pelo risco...

No nosso caso, RAPAZIADA 4x4, é para offroad... e é só pra atoleiro mesmo... mas como tava dificil entender isso, cintas, acabei colocando aqui todas as informaçoes que consegui... pode servir como forma de consulta para mais alguem...

edwint
10/10/2007, 15:05
No nosso caso, RAPAZIADA 4x4, é para offroad... e é só pra atoleiro mesmo... mas como tava dificil entender isso, cintas, acabei colocando aqui todas as informaçoes que consegui... pode servir como forma de consulta para mais alguem...

digo isso:sad:, pq nosso ex colega morreu, devido a uma cinta se romper quando era rebocado na beirada de um barranco...

diogosp
15/10/2007, 09:36
Fala Murillus,

apenas uma opiniao pessoal minha sobre isso ok???

Tenho uma cinta que foi obtida numa revenda de cintas para erguer container.....Como ela veio sem olhal, fiezemos o olhal nós mesmo...De que forma....Encontramos um cara que faz costura de lona de caminhao e pedimos para ele costurar bem reforcado mesmo......Ficou muuuito bom mesmo, mas depois de um bom tempo, devido aos trancos o olhal estourou a costura.....O que eu quero dizer com isso....Se foi o olhal que estourou, faca uma costura bem reforcada para nao perder a cinta, mas utilize-a para algumas situacaoes apenas......
O que eu fiz....Comprei uma cinta nova e a que havia estourado o olhal, refiz a costura e só utilizo para situacoes onde caso ocorra o rompimento, nao haja riscos......Um exemplo de utilização é passar a cinta em volta da arvore para nao passar o cabo de aco diretamente......Ou entao um atoleiro numa área plana e sem erosoes....A mesma coisa para dar nó na cinta....

Entrar em apuros por causa de 80 Reais, nao vale a pena certo???

abraços

Murillus
15/10/2007, 15:12
digo isso:sad:, pq nosso ex colega morreu, devido a uma cinta se romper quando era rebocado na beirada de um barranco...

sinto muito pelo companheiro...

Aqui no ceara temos muita duna e alguma lama... dificil ter que rebocar alguem assim... mas neste seu caso eu só o faria o reboque com uma cinta novinha...

... Entrar em apuros por causa de 80 Reais, nao vale a pena certo???

Melhor ainda se fosse com o aparato correto pois tb não é certo rebocar com cinta ou corda...

Mas valeu a dica...

ojaneri
16/10/2007, 09:52
sinto muito pelo companheiro...

Aqui no ceara temos muita duna e alguma lama... dificil ter que rebocar alguem assim... mas neste seu caso eu só o faria o reboque com uma cinta novinha...

Melhor ainda se fosse com o aparato correto pois tb não é certo rebocar com cinta ou corda...

Mas valeu a dica...

Em casos de perigo maior, invês de uma cinta, pode-se usar duas cintas para diminuir o perigo.

Quanto a cabo de aço para puxar, pro nosso habitat seria super perigoso, pois a maioria das atoladas na areia frouxa só sai se der vários sopados fortes.

Eu remendei duas cintas que eu tinha estourado o laço e foi colocado camurça em volta do laço e costurado a mão em X reforçado. Eu acho que agora aguenta até mais forte que o laço original. Vamos ver puxando agora para ver se aguenta!

André Luís Lopes
20/03/2008, 17:12
Trabalho em empresa fabricante de cintas têxteis. Acompanhando as mensagens gostaria de colocar o seguinte:

Não é recomendável que o conserto de uma cinta seja feito por qualquer outra pessoa que não seja o próprio fabricante.
Não se deve dar nó em cintas, pois este ponto (nó) será o ponto mais frágil da cinta, quanto a possibilidade de rompimento durante o uso.
O risco de acidente pessoal durante o rompimento da cinta é muito alto, pois o efeito "chicote" quase sempre ocorre.
A costura na cinta não deve ser em forma de "X", mas sempre no sentido da força aplicada (longitudinal).
Fazer conserto com uma linha de material diferente do fio de tração usado na cinta, implica em elasticidades diferentes e conseqüente maior probabilidade de rompimento da costura durante a tração.
Para não cortar as cintas com facilidades, existem proteções que são fixadas ao produto, que minimizam quase que em 100% as chances de cortes.
As cintas são ótimas em termos de segurança e praticidade, desde que sejam utilizadas em conformidade com suas características.Coloquei estas considerações apenas no sentido de esclarecer um pouco mais o assunto "cintas em poliéster". Um forte abraço a todos !

Lothar
20/03/2008, 17:24
O problema ter uma cinta "meia boca" em stand by junto com uma principal é que na hora do sufoco, noite, chuva, esposa falando(?), você (ou zequinha que esteja ajutrapalhando)pegue a reserva e ai já era...

offroad
20/03/2008, 18:10
..........As cintas são ótimas em termos de segurança e praticidade, desde que sejam utilizadas em conformidade com suas características..........

x2

cinta usada, amortecedor usado, pastilha de freio usada, pneu usado....
grandes chances de dar merd@ ou
cinta recuperada, amortecedor recuperado, pastilha de freio recuperada... pneu recuperado....
grandes chances de dar merd@ do mesmo jeito

AnBeLuZuK
20/03/2008, 20:08
Consertei uma minha que quebrou.
Leva num sapateiro daqueles antigos com maquina de costura que eles tem uma linha beem grossa.
Minha outra cinta de nova ja veio emendada de fabrica e fiz uma emenda semelhante sobrepondo uns 30 centimetros e com bastante costura. Ficou bem firme.
Uma cinta usada nunca sera como uma nova, mas a emenda se for bem feita nao vejo problema. Mas uso a emendada com atencao, evitando em alguns usos.

dudarj
24/03/2008, 14:58
x2

grandes chances de dar merd@ ou
cinta recuperada, amortecedor recuperado, pastilha de freio recuperada... pneu recuperado....
grandes chances de dar merd@ do mesmo jeito

...mas na hora do aperto, qualquer uma dessas opções são válidas...

Compre cintas novas e use as refeitas em caso de extrema necessidade e sabendo dos possíveis riscos.

VOVÔ DO TROLLER
05/04/2008, 19:14
Eu particularmente acho que é uma economia "boba". Não há dinheiro que pague a nossa segurança. A nossa e a dos outros. Tomando "umas e outras" no bar, você vai gastar mais do que o preço de uma cinta, que poderá ser utilizada por muito tempo. Abçs.

Murillus
07/04/2008, 16:01
grandes chances de dar merd@

ou

cinta recuperada, amortecedor recuperado, pastilha de freio recuperada... pneu recuperado....grandes chances de dar merd@ do mesmo jeito

Sim concordo mas no ultimo fds usamos mais de 8 cintas e 2 guinchos para desatolar 5 troller na lama...

das 8 cintas usadas quebramos 5 cintas...

um cabo de aço torou e um empenou o eixo...

>>>> por isso as vezes precisamos refazer umas cintas...

Murillus
07/04/2008, 16:03
>>>> por isso as vezes precisamos refazer umas cintas...

mas melhor mesmo é comprar e usar uma nova...

[]s

fpandur
07/04/2008, 19:24
Tive 2 cintas que quebraram no laço, daí fiz o reparo da seguinte forma: Furei a cinta com broca, de modo a passar 2 parafusos de aço (8 a 10mm). De cada lado, coloquei uma chapa de ferro de pouca largura (uns 15 a 20mm), com espessura de algo entre 3 a 4 mm. Fiz um sanduíche da cinta com as chapas, ficando assim: chapa, cinta, cinta, chapa. Prendendo tudo isso, 2 parafuos de aço muitíssimo bem apertados. Nunca tive problemas de quebra nessas cintas nesse ponto. E já foram usadas em situações bem críticas. Uma delas acabei perdendo (emprestei e depois se perdeu numa trilha) e a outra tenho comigo até hoje. Na trilha, sempre levo ela e uma outra nova que tenho.

ojaneri
07/04/2008, 19:43
fpandur,
Acho que esse procedimento torna a cinta uma arma letal. Ao invés de dar uma estilingada, agora ela pode dar uma estilingada com carga pesada....

fpandur
07/04/2008, 19:50
Bem, eu acho que fica menos letal do que aquelas cintas que vem com ganchos na ponta já de fabrica .... :rolleyes:

Mesmo quando trabalho com cinta nova, procuro afastar todos do raio de ação da cinta. Nunca se sabe quando um ponto de ancoragem pode ceder ou mesmo a cinta em si. E essa cinta reparada é como disseram acima, caso de emergência, quando precisa de um tamanho maior de cinta ou quando a outra já está sendo usada para outra coisa, ancorando por exemplo. O normal de uso é a cinta nova mesmo. :wink:

Murillus
08/04/2008, 17:02
fpandur,
Acho que esse procedimento torna a cinta uma arma letal. Ao invés de dar uma estilingada, agora ela pode dar uma estilingada com carga pesada....

x 2 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

diogofsnet
18/12/2008, 21:44
Amigo,pessoalmente,não recomendo a restauração(ou tentativa) de cintas para uso off-road,pois estive presente em 2 acidente causado por cintas danificadas e o perigo é grande,grande msm!
Por ser um item relativamente barato,recomento substituição.
abraçõs

rogeriomasih
19/12/2008, 01:06
Colegas,

estava procurando um cinta para comprar e fiquei em dúvida sobre um tipo chamado SLING.

O que essa nomenclatura significa?
Qual a diferença dela para a cinta REBOQUE?

Murillus
11/01/2009, 13:33
Cintas tipo SLING sao as que nos utilizamos no offroad... SLING é o nome dela...

Veja o catalogo abaixo... ele é muito informativo...

http://www.neade.com.br/imagens/catalogo_cintas.pdf (http://www.neade.com.br/imagens/catalogo_cintas.pdf)

o importante é o fator de segurança...

o problema é que quanto maior for o fator de seguranca (7:1) mais cara é a cinta...

Murillus
11/01/2009, 13:54
Pela normas:

fator de segurança é de 5:1

a carga mínima de ruptura na posição vertical é 5 vezes maior que a carga de trabalho...

NAO usa padrão Internacional de Cores

fator de segurança é de 7:1

a carga mínima de ruptura na posição vertical é 7 vezes maior que a carga de trabalho, oferecendo assim maior segurança...

usa padrão Internacional de Cores

Murillus
11/01/2009, 14:26
A minha cinta pequena é 7:1 tipo cinza com reforço de couro nos olhais nunca deu problema... e custou caro perto de 200 latinhas na epoca... lembro que comprei as pressas antes de um passeio... e inclusive ela é muito curta 3 ou 4 metros apenas...

Ja a cinta que usamos corriqueiramente parece ser de FS 5:1 e sem reforco no olhais... é exatamente onde ela quebra...

Solução pra reforçar estas cintas é usa-las em forma de "U" semelhante a figura abaixo...

Outra solução seria tentar comprar as cintas que sao usadas no porto... estas cintas so podem ser usadas para levantar os container o umas 5 ou 7 vezes (norma de seguranca)... depois elas tem que ser substituidas... estando danificadas ou nao... talvez ficasse mais barato pra nos... utilizar destas cintas somente pra desatolar... nao usando porem pra rebocar ninguem por segurança... mas o problema é que ninguem tinha um contato por la ate algum tempo atras...

Murillus
21/05/2009, 09:35
RESPOSTA SOBRE O PREÇO DAS CINTAS:

dehttp://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifComercial - B.lotti Ltda. (47 3276-1665) <comercial@blotti.com.br>
parahttp://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifRogério Mâsih <rogeriomasih@gmail.com>
datahttp://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif21 de maio de 2009 07:59
assuntohttp://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifCINTA

http://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
Bom dia Rogério, segue valores!

cinta reboque 10t tração x 4metros R$72,94
cinta reboque 10t tração x 5metros R$58,38
cinta reboque 10t tração x 6metros R$67,64
cinta reboque 10t tração x 9metros R$99,42

cinta reboque 15t tração x 4metros R$68,94
cinta reboque 15t tração x 5metros R$85,36
cinta reboque 15t tração x 6metros R$101,78
cinta reboque 15t tração x 9metros R$141,59

(MSN: Dependendo da quantidade coloco a proteção lateral sem custo)

Dados para depósito

B.lotti Ltda
CNPJ 08.175.349.0001/76
DEPOSITO EM CONTA:
BANCO DO BRASIL
AGENCIA 0405-7
CONTA 32461-2

Atenciosamente
Fabiano Pilotti
B.lotti Soluções em Movimentação de Cargas Ltda.
Fone: (47) 3276 1665
Email: fabiano@blotti.com.br (fabiano@blotti.com.br) / MSN: blotti@blotti.com.br (blotti@blotti.com.br) / Site: www.blotti.com.br (http://www.blotti.com.br/)
“Liderança em movimentação segura ”

boas... muito boas...

Murillus
21/05/2009, 18:24
www.spoffroad.com.br (http://www.spoffroad.com.br)

Para resgatar um veículo encalhado é certo que você precisará usar equipamentos diversos para tirá-lo dali, e nestas ocasiões é necessário ancorar o cabo de aço, a corda ou corrente, em algum ponto de apoio.

Para uma boa ancoragem são necessários alguns apetrechos que podem ser reunidos em um “Kit de resgate”, e a configuração pode ser ampliada de acordo com as necessidades de cada um.

. cinta de nylon curta com ~2 metros para min. 7 ton.;
. cinta de nylon comprida com ~5 metros para min. 7 ton.;
. patesca;
. corrente ou extensão de cabo de aço com 20 metros e pontas em anel;
. manilhas;
. luvas de couro;
. pá escavadeira.

Com o equipamento mínimo necessário, você pode fazer o resgate a partir de algumas possibilidades como: ancoragem em um ponto fixo e ancoragem no próprio veículo.
Ancoragem em um ponto fixo

Pode ser uma rocha ou árvore, mas deverá ser forte para agüentar o esforço a ser exigido. Ao fixar o cabo de aço, jamais prenda o gancho no próprio cabo, pois o ponto onde ele se apoia para formar a argola será amassado durante a operação, causando a ruptura do cabo há médio prazo.

O equipamento ideal é a cinta de nylon com argolas ou ganchos nas pontas. Também pode se utilizar cabos de aço ou correntes, desde que em rochas ou em outros veículos.

Ancoragem em rochas

Monitore o comportamento da rocha durante a operação. Se ela apresentar algum movimento com a carga aplicada pelo guincho, o resgate deverá ser suspenso e o problema contornado de outra maneira. Não há uma regra específica para essas situações, a capacidade para improvisar é que conta, mas o importante é manter a integridade física dos presentes, preservar o veículo de um acidente e manter o caminho livre para seguir adiante.
http://www.spoffroad.com.br/images/img_ancor_rocha.jpg

Ancoragem em árvores
Escolha uma que tenha boa fixação no solo. Evite danos à árvore, pois é ela que irá lhe ajudar a sair do enrosco. Outro aspecto é quanto ao porte da árvore, sim, porque se for pequena há uma grande chance do guincho arrancá-la na primeira puxada. Portanto, é recomendável procurar por uma árvore grande e firme. A cinta de ancoragem deverá ser posicionada na parte mais baixa do tronco e próxima ao solo. Nunca use cabos de aço ou corrente para “abraçar” a árvore, você pode matá-la ao danificar a casca!

http://www.spoffroad.com.br/images/img_ancor_arvor.jpg

Ancoragem no veículo
Da mesma maneira que o veículo deverá ser ancorado em um ponto fixo e com todas as precauções que foram citadas anteriormente, também ele deverá ser capaz de oferecer um bom ponto de apoio. É comum a fixação de cabos em grampos e furos preparados apenas para fixar o veículo no caminhão cegonha ou no container, na hora do transporte. Não servem para uma ancoragem eficiente. Não use também pára-choques e componentes da suspensão como amortecedores, barras de direção e torção. Preste atenção ao envolver os diferenciais com uma cinta ou cabo de aço, para evitar danos na tubulação do fluído de freio.Cuidado também com as bolas e pontos de engate de reboque, pois em média suportam até 2.500kg, bem menos do que pode pesar um veículo carregado e completamente encalhado.

Uma boa ancoragem deve partir do chassi e daí então servir de apoio para guinchos, cabos e outros apetrechos. Sempre que possível, distribua a força aplicada em dois pontos de ancoragem.

http://www.spoffroad.com.br/images/img_ancor_veicu.jpghttp://www.spoffroad.com.br/images/blank.gifhttp://www.spoffroad.com.br/images/img_ancor_veicu_02.jpg