PDA

Ver Versão Completa : [Projeto Nightmare]



DR1V3R
28/09/2007, 12:47
Boa tarde, pelo horário local, a todos os joteiros e jipeiros. Mais um novo usuário/jipeiro entrando pra "família", mais especificamente dos sofredores... cof... joteiros. :-P

Bom, minha estória começou em 1996 quando meu pai adquiriu o veículo novo 0km. Com o tempo, apenas as manutenções rotineiras foram feitas, somado a falta de mão de obra especializada os problemas mais graves começaram a aparecer aos poucos. Soluções paleativas foram adotadas pela falta de conhecimento específico sobre o jota. Conforme fui pesquisando na internet encontrei várias referências e mais tarde soube do grave estado do projeto comm seus erros de design, etc... Bom não quero entrar no mérito de reclamar, muito pelo contrário. Como todos aqui quero na verdade encontrar soluções definitivas para poder, aos poucos, ter um carro confiável. Bom pulando todo o resto vamos a configuração atual:

Motor XUD-9A (não intercoolado)
Pneus originiais Pirelli Scorpion R16 AT em rodas de aço.
Suspensão original.
Parte elétrica orginal e sistema de arrefecimento tb.
Escapamento direto sem abafador. 8-) (Acho que a maioria aqui nunca deve ter ouvido a barulehira infernal que o XUD produz sem abafador.)
Alternador de Vectra. (O original foi pro saco ainda em 1996.)
Fltro de ar esportivo duplo-fluxo (Em forma de furacão.)
Cabeçote novo. (O antigo teve que ir para o Sul para ser feito a revisão devido a problemas constantes de superaquecimento o que levou a uma fissura no mesmo.)
Troca de óleo do motor e filtro de óleo feita a menos de 200Km. (Praticamente ontem. Também foi adicionado ao óleo um aditivo Pro-Longa, para motores com mais de 50.000Km.)
Trooca da junta por uma nova feito junto a troca do cabeçote. Estou usando a Taranto de 1.7mm.
Vidros elétricos.
Alarme Positron. :???: (Desperdício de dinheiro.) :/


Problemas atuais:

1- Superaquecimento, pra variar.
2- Shimmi/Shimy/Tremedeira/Trepidação/Convulsão/ sei-lá... Muito forte atualmente.
3- Suporte da mola dianteira direita empenado para trás. (Grave)


Bom o que foi citado acima é um breve resumo do "resumo" para começar. Assumi oficialmente a administração do veículo a menos de um mês pois meu pai já não aguentava mais gastar dinheiro e estava prestes a vender. :evil:

Continua...

DR1V3R
28/09/2007, 18:05
Bom, como não connsegui editar o primeiro post. Aqui vão mais alguns detalhes.

- O cebolão instalado é de chevete a ácool. Armando a ventoinha a 80c.
Só que recentemente percebi que a 2a ventoinha. A da direita que deveria armar depois não esta armando. Ela começa a girar mas para logo em seguida, ou seja, num calor infernal o carro roda com apenas uma ventoinha. :-( O carro está no eletricista para uma revisão geral de toda parte elétrica.)

- Quanto ao shimmy, alguém pode me dar uma luz? Olhando o eixo dianteiro existem 3 barras horizontais conectadas as pontas. Uma delas se não me engano é o amortecedor da direção. As outras duas não tenho a menor noção. Estou pensando em trocar as 3 barras, mais os rolamentos das rodas. Visto que o carro já é meio velhinho? Estou viajando ou deve resolver o problema?

- Quanto ao radiador. Alguém pode me indicar algum profissional que possa conefeccionar um de 5 colméias todo em alúminio e de maior volume? Estou pensando também em trocar as ventoinhas originais por 2 de 14" de 2780cfm cada. Sera que ajuda ou são mais fracas que as atuais?

- Será que o superaquecimento tem haver com a tal da válvula termostática? Poderia troca-la por uma alternativa para que o motor funcionasse mais frio?

- Existe uma mangueira no motor por onde escapa uma fuamaça. Se eu não me engano, acho que é o respiro do óleo. É normal esse comportamento?

- Quanto ao reservatório? É possível troca-lo por outro tranasparente ao invés de preto? Mancada do design da JPX mas deixa isso pra lá...

- Quando retirei o intercooler a um tempo atrás, percebi que tanto ele quanto as mangueiras estavam sujos de óleo, tipo oléo do motor. É normal ou o turbo foi pro saco?


Entendo que são muitas perguntas e o texto se torna chato, ainda mais em dois posts seguidos, é que não aguento mais os problemas e o prejuízo contínuo. Pretendo finalizar o jipe o quanto antes já que eu preciso e gosto muito do veículo. Bom estou a disposição do pessoal do forum. Qualquer coisa é só enviar uma MP ou postar no tópico. Forte abraço, muitras trilhas e barro para todos.

Augusto Braga
28/09/2007, 22:27
DR1,

Liga p/ o Gustavinho: 2595-7303, sabe td de JPX e é Jipeiro, pode confiar!

Abrs e Boa Sorte!

joão k. chikui
29/09/2007, 00:19
X2
mande no Gustavo da MGC que é fera. O Jota é muito bom , mas é tinhoso.

Andrejur
29/09/2007, 01:37
X3
Bota não de quem gosta e conhece a fundo. Gustavinho.

Abs.

DR1V3R
29/09/2007, 11:00
Já que é para o bem estar geral e felicidade da nação, digo que vou contacta-lo. :mrgreen: Obrigado a todos e espero postar boas novas o quanto antes. Forte abraço.

Fernando César Ximenes
16/10/2007, 20:36
DR1, sabemos como vc se sente, mas, tenha paciência. Tenho certeza de que vc vai encontrar uma pessoa q irá resolver todos os problemas do seu j como o indicado pelos colegas acima. Quando isto acontecer, vc verá q tem uma viatura altamente confiável. Digo isso com conhecimento de causa porque possuo um J ano 94 cd, já modificado, que ñ me deu uma única dor de cabeça desde qdo o adquiri, há quase dois anos. Uso-o no dia a dia, faço viagens constantes por estradas precárias puxando um reboque de dois eixos às vezes até com 800 kg de carga e essa viatura nunca me deixou na mão. Corrigindo os erros de projeto, o j é um senhor jipe.

leogc
16/10/2007, 23:20
Salve DR1V3R,

seja bemvindo ao forum....

realmente o gustavinho pode resolver a maioria (se não todos) esses problemas....mas mesmo assim vou deixar meus 0,000002 cents de contribuição.

Radiador: A Radimec (acho que é esse o nome), em São Cristóvão tem uns radiadores gigantescos (tem de 4 e de 5 colmeias) para o JPX, eles foram desenvolvidos pelo gustavinho enquanto MGL, mas depois eles fecharam. O único senão é que acho que o de 5 colmeias não cabe junto com o ar condicionado.

Ventoinhas: não vale a pena ficar consertando. compre logo novas. eu até tenho duas para "vendar" (um misto de vender e dar), mas se quiser comprar novas, eu to usando do santana 98 completo. comprei as ventoinhas em sao cristovão e a carenagem na autorizada vw (o único lugar que tem)...é legal ligar com a carenagem pois dificulta que ela puxe ar lateral.

Intercooler: pelo pouco que sei (o meu não está instalado ainda), o intercooler tem que ser lavado de vez em quando, principalmente quando o respiro de óleo está ligado.

válvula termostática: muitos aqui rodam sem, eu rodei sem durante muito tempo. hoje, com tudo trocado (radiador, ventoinhas e parte elétrica) eu coloquei-a novamente. ela faz com que o motor, enquanto não atingir uma temperatura X (determinada pelo tipo de válvula) mantenha a água em circuito fechado (facilita atingir essa temperatura).

shimmy: quando aconteceu comigo era o amortecedor de direção....foi só trocar e tava resolvido.

o cebolão do chevette força demais o rele das ventoinhas (elas trabalham quase que direto), além de deixar o motor trabalhar mais frio. é uma questão de o quanto vc confia no seu sistema. também já tive, mas como meu motor tá todo mexido e arrumado, hoje rodo com a original (92ºC).

fora isso e a paciencia necessaria para conviver com o carro...é só levar para a trilha que vc rapidinho desiste de vender.

abs e boa sorte

leogc
16/10/2007, 23:22
Corrigindo.

Radimek Radiadores Ltda Tel: (21) 2580-5551 mais telefones

Rua do Bonfim, 350
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20930-450

mapa | info | torpedo

DR1V3R
19/10/2007, 11:59
Corrigindo.

Radimek Radiadores Ltda Tel: (21) 2580-5551 mais telefones

Rua do Bonfim, 350
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20930-450

mapa | info | torpedo

Fala Leonardo! Foi como eu disse. O lance da válvula eu já resolvi me livrando dela. Prefiro motor frio a junta queimada. Nesse exato momento meu JPX não está nem em condições de sair da garagem. O sistema de arrefecimento está com um problema sério. As ventoinhas armam a primeira vez e depois não estão mais armando. O carro ferve. Chamei o eletricista de autos agora para resolver esse problema. To na merda.:evil:


Abraço.

felipejpx
19/10/2007, 16:55
Sobre o "treme-treme", meu Jota tem tremido bastante..

A ultima vez e balanceei, o cara me disse que "não dava balanceamento" 100%.. é normal isso? O carro ficou parado bastante tempo, e pode ter danificado os pneus... Isso pode ser a causa do "treme-treme"?
Percebo que essa vibração é bem forte próximo aos 80km/h. Mais alguém experimenta isso?

Ficam duas perguntas:
1) Caso o problema seja pneu, qual vocês indicam? Uso 90% estrada/cidade... Aumentar o diâmetro do penu, diminui a velocidade final??
2) Pode ser balanceamento do Cardam? ou problema na Cruzeta?


Abraços a todos!

leogc
20/10/2007, 12:35
Fala Leonardo! Foi como eu disse. O lance da válvula eu já resolvi me livrando dela. Prefiro motor frio a junta queimada. Nesse exato momento meu JPX não está nem em condições de sair da garagem. O sistema de arrefecimento está com um problema sério. As ventoinhas armam a primeira vez e depois não estão mais armando. O carro ferve. Chamei o eletricista de autos agora para resolver esse problema. To na merda.:evil:


Abraço.

fala dr1v3r, acho que esse é o melhor caminho para resolver os problemas. ajeite a parte elétrica das ventoinhas, de uma conferida em todos os fios e no cebolão de temperatura (meu carro tinha um sério problema de armar as ventoinhas e não desarmar mais...aí a bateria ia pro brejo)....qdo tudo estiver ok, aí vá ver o arrefecimento (radiador, mangueiras e etc)....

boa sorte, qq dúvida tamos aí.

abs

joão k. chikui
20/10/2007, 12:58
Felipe
Não é normal o Jota tremer. Mesmo sendo um autêntico jipão, se aproxima muito de um automóvel na dirigibilidade.
Pode ser alinhamento, balanceamento , cruzeta , cardã, pivos de direção, buchas e pivô da barra "A" , etc... Teu carro faz Shimmy?
Vá qq quinta no nosso encontro no Pacaembu que damos uma olhada, aí vc aproveita e come um churrasco conosco.

Abraços.


Sobre o "treme-treme", meu Jota tem tremido bastante..

A ultima vez e balanceei, o cara me disse que "não dava balanceamento" 100%.. é normal isso? O carro ficou parado bastante tempo, e pode ter danificado os pneus... Isso pode ser a causa do "treme-treme"?
Percebo que essa vibração é bem forte próximo aos 80km/h. Mais alguém experimenta isso?

Ficam duas perguntas:
1) Caso o problema seja pneu, qual vocês indicam? Uso 90% estrada/cidade... Aumentar o diâmetro do penu, diminui a velocidade final??
2) Pode ser balanceamento do Cardam? ou problema na Cruzeta?


Abraços a todos!

felipejpx
22/10/2007, 00:27
João,

Obrigado pelo convite, vou ver se compareço lá nesta quinta-feira.
O que é Shimmy?

Acho que olhando pessoalmente é mais fácil... Vou fazer baita força pra estar lá...

Abraços,
Felipe

joão k. chikui
22/10/2007, 06:29
Shimmy
É aquela tremedeira forte que entra em ressonância o eixo dianteiro.
Felipe, se vc conseguir ir, estarei nos carros dos Cabeçudos off road , logo que chega , lado esquerdo, tem o rapaz dos adesivos , logo em seguida a besta dog , ficamos na calçada em frente à bestinha,
Meu cel é 9904-3047.

locomeubr
22/10/2007, 06:55
e saudades do pacaembu! rs 6 anos q sai de sampa e nao apareço mais la, mais agora de diesel! rs vou aparecer na terrinha pra matar saudades

felipejpx
22/10/2007, 14:21
João,
Acho que não ocorre isso não... A tremedeira que me queixo é bem pouca (eu acho, ou já acostumei...) mas não chega a ser um carro passeio, e se puder ficar como sendo, ficaria bem satisfeito.. rsrs

Não sei se tem haver, mas o meu carro tem roda-livre e ando com ela no 4x2 normalmente.. Será que isso evita um pouco o tal Shimmy?

Locomeubr: (desculpe, não identifiquei seu nome)
Gostei do Snorkel... Tens fotos para disponibilizar? Qual origem? Preço?

Abraços a todos!!

joão k. chikui
22/10/2007, 22:59
Thiago
Apareça e coma um churrasco conosco.
Só tem de ser de Jota!


e saudades do pacaembu! rs 6 anos q sai de sampa e nao apareço mais la, mais agora de diesel! rs vou aparecer na terrinha pra matar saudades

locomeubr
23/10/2007, 07:03
felipe, po cara..rs acho q esse snorkel é made in fundo de quintal..rsrs acho q o antigo dono fez em fibra, vou tirar uma foto dele com detalhes pra vc conferir :concordo:

joao, po assim q eu puder eu apareço ai de jota sim, saudades de sampa, so um paulista perdido aki no RJ...rsrs e apareço de jota sim!

vlww

DR1V3R
24/10/2007, 20:55
Sobre o "treme-treme", meu Jota tem tremido bastante..

A ultima vez e balanceei, o cara me disse que "não dava balanceamento" 100%.. é normal isso? O carro ficou parado bastante tempo, e pode ter danificado os pneus... Isso pode ser a causa do "treme-treme"?
Percebo que essa vibração é bem forte próximo aos 80km/h. Mais alguém experimenta isso?

Ficam duas perguntas:
1) Caso o problema seja pneu, qual vocês indicam? Uso 90% estrada/cidade... Aumentar o diâmetro do penu, diminui a velocidade final??
2) Pode ser balanceamento do Cardam? ou problema na Cruzeta?


Abraços a todos!

O meu apresentou esse problema quando eu estava com molas traseiras de F-1000. Não chega a ser uma tremedeira. Apenas uma vibração que vai aumentando com forme a velocidade aumenta. No meu caso foi devido ao ângulo do dierencial traseiro que estava mais alto. Se não me engano tenho que fazer uma nova relação pro Carraro para poder deixar o jipe mais alto sem moer o pinhão. Abraço.


Tiago (DR1V3R)

felipejpx
27/10/2007, 21:46
Não entendo muito, mas do pouo que entendo, não consegui encaixar a mudança de relação com a altura modificada. Tem como explicar? Apesar de achar que este não é meu problema, pois as molas que estou usando (aparentemente) não subiram com o carro. São as da pampa.

No tópico molas, falaram de um "estalo" de fim de curso... ocorre comigo em alguns buracos tbm... o que será?



João,
Desculpe por quinta feira... constuma ser um dia complicado pra mim, pq tenho aula na usp, e é meu rodízio...
Na próxima quinra será véspera de feriado, então não garanto também... mas na seguinte, conte comigo.


Aproveito ainda pra convidá-los a darem uma chegada aqui no Encontro de Jipes de São Bernardo... Tenho sentido bastante falta de JPXs por aqui... (as vezes q dou uma passada só tem eu.. rsrsrs) Rola às terças-feira, atrás do ginásio poliesportivo de São Bernardo. Referência: Av. Kennedy..


Abraços a todos..