PDA

Ver Versão Completa : RPM p/MWM2.8



Daniel Lima
27/09/2007, 20:35
Caros gurus,
Estou colocando um mwm2.8 no engesa onde antes utilizava um q20b...e como estou nos finalmentes me surgiu a dúvida sobre o regime de trabalho do motor. O rpm que utilizava trabalhava até os 3.000 giros entrando a partir daí na faixa vermelha. Pergunta: Qual a faixa "verde" e onde começa a "vermelha" do mwm? O RPM que achei pra comprar não tem nenhum tipo de marcação e vai até 6.000 giros.
Outra dúvida: usando pneus 265/75r16, diferenciais toyota com relação 10x37 e caixa 240v original terei a necessidade de adaptar uma caixa de redução?
Certo da atenção dos amigos agradeço a ajuda!

Daniel Lima
Engesa f2, agora 2.8 turbo e intercooler,eixos band,etc

ROAD TECH
27/09/2007, 21:33
Olá Daniel,

De acordo com a marcação do conta-giros da S10, que utiliza esse mesmo motor, a faixa vermelha começa em 4.300 rpm e a marcação vai até 5.000 rpm.

O "Jurássico" Q20 B4 nasceu para ser usado em trator e passou para os veículos de passageiros por pura falta de outra opção na época. É um motor pesado, que vibra muito e que não dá potência elevada. Vc vai sentir a diferença quando puder andar com o MWM Sprint. Eu acabei de colocar um desses na minha Pajero GLS-B 96 V6. Ficou show....

Saudações,

Octávio

folgado
27/09/2007, 21:38
O MWM 2.8 atinge a potência máxima, 132 CV, a 3.600 rpm.

CAVESO
27/09/2007, 21:57
Informações sobre engesa com configuração que você pretende usar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25285

Daniel Lima
28/09/2007, 15:56
Obrigado a todos pelas informações...A respeito do regime de trabalho do RPM, poderei então usar o que encontrei por aqui...e a respeito do motor Osarmento, acredito que realmente haja uma distancia muito grande entre o q-20b e o mwm2.8, mas meu antigo motor me deu muitas alegrias e sem problemas, respeitando seus limites. Mas como apareceu uma ótima oportunidade de fazer um bom negócio, criei coragem e partir para o mwm. Sobre o tópico discutido anteriormente caveso, mesmo depois de ler ainda sim não sei relacionar a tocada do motor com a medida do pneus que utilizo.
Quem utiliza este motor manteve a bomba hidraulica original ou colocou um alternador com bomba de vácuo e uma bba. hidraulica comum? Me disseram que o sistema original não é resistente.
Um Abraço

Daniel Lima
Engesa f2, mwm2.8, eixos band.........

franzlana
02/10/2007, 23:39
O Rpm do 2.8 não pode passar de 3800. A S10 citada deve ter outro motor, provavelmente a gasolina. O meu motor está com tudo original e já rodei mais de40.000 km fora o que ele rodou na S10. Com relação à faixa verde (econômica) ela é função do conjunto motor/caixa e diferencial; além do peso do veículo, você precisaria de uma bancada de teste e uma equipe de engenheiros para defini-la corretamente. A faixa vermelha indica rotação do motor estourando ou estourada, acima de 3600 rpm no caso do 2.8 mecânico. Do eletrônico eu não sei se muda.
Abraços.

srgrande
04/10/2007, 11:59
Nos meus Trollers e S-10, todos 2.8 mecanicos, a faixa vermelha começava nos 4.000 RPM e chegava nesse giro sem problemas.

Daniel Lima
04/10/2007, 19:34
Eu até imaginava que a diferença entre meu antigo q20b e o mwm fosse grande...é de impressionar o desempenho que o engesa ganhou agora...muita potência, elasticidade e acho que vai ficar super economico. Mas, como em qualquer adaptação sempre tem suas broncas, me apareceu uma insuficiência no ar gerado pela bomba de vácuo. é possível recondicionar a bomba ou somente colocar outra novinha$$$$$$? Existe outra bomba que possa ser facilmente colocada?

Daniel lima

guilhermeabreu
07/10/2007, 21:55
DANIEL LIMA

Tenho um MWM 2.8 sprint turbo/intercooler em meu engesa F-1 .

Com a relação original 4,88 , o bicho ficou ANIMAL , mas sem velocidade final , no máximo dava 115km/h. Com pneus 33" .
Coloquei relação 3,54 , ficou dando de final uns 155 km/h de final , mas ficou lerdo na retomada de 80 para 110 km/h , de 100 para 130 km/h .

Estou trocando novamente de 3,54 para 3,92 , que é bem próxima da sua que é 3,7 , acredito que chegarei a um ponto ideal , assim como vc , que acho que vc ficará bem servido , pois a sua é um pouquinho mais longa do que a minha , mas em compensação seu pneu tb é um pouco menor do que o meu .

Qto ao conta-giro , comprei um específico para o MWM na DONATTI , da marca CRONOMAC , ele marca até 6000 rpm . , ele é ligado no alternador .
Minha dúvida cruel , era se ele estaria marcando correto . Andei por um tempo e consegui com um amigo um conta-giro mecanico que coloquei direto no eixo do hélice do motor , e BATEU CERTINHO o RPM do conta-giro CRONOMAC elétrico com o conta-giro mecanico acoplado ao eixo do motor , AÍ FIQUEI TRANQUILO com relação a marcação deste conta-giro CRONOMAC .

Daí a faixa de giro ideal do motor não tem nada a ver com tamanho de pneus , relação de diferencial , tipo de caixa de marcha , TEM A HAVER SOMENTE COM O GIRO DO MOTOR .
Verifiquei numa S-10 MWM 2.8 mecanico , o conta-giro dela marcava a faixa vermelha acima dos 4.300 rpm .
Como na especificação do motor diz que a potencia máxima dele é alcançada a 3.600 rpm , esta querendo dizer que ele pode andar nesta faixa sem problemas , só que nenhum motor seja qual for não foi feito para ser usado neste regime de rotação por muito tempo , sob o risco de consumir muito combustível , assim como ter uma vida útil mais curta .

Acredito eu que uma faixa mais economica para este motor seria na faixa dos 2.600 a 3.000 rpm . No meu caso específico , o meu CORAÇÃO VALENTE ( ENGESA ) não é muito economico pq ando muito rápido , piso muito , sem falar que o ENGESA não tem uma boa aerodinamica . DEPENDE MUITO DA FORMA DE DIRIGIR , ísto serve para qquer tipo de carro .

Com relação a bomba de vácuo , é outro ponto CRÍTICO no MWM 2.8 sprint , no meu , deu problema e não tive outra alternativa a não ser colocar outra original R$1.850,00 , é pauleira mesmo . Ela da conta do recado , pois é original das S-10 , TROLLER , FRONTIER .

Pauleira mesmo , vai ser qdo der problema no volante motriz que é ELÁSTICO , R$2.850,00 , aí não encarei , fiz uma adaptação nele que me custou R$540,00 e ficou ÓTIMO , aí é outra estória que posso te dizer qdo der problema no seu .

Qquer coisa estou a sua disposição para te ajudar no que for preciso .

[]ção

Daniel Lima
07/10/2007, 22:46
Caro Guilherme,
Realmente a relação entre diferenciais, pneus, cx de marcha e motor está me proporcionando uma relação muito agradável de dirigir, justamente porque não costumo pisar muito nas viagens. Como costumo andar a um "rojão" de 110km por hora não tem nem perigo do bichão não fazer de 10km/l pra cima... realmente optei por um RPM identico ao que vc falou e problema resolvido...
Já em relação ao volante elástico, o mesmo já veio bichado, e segui orientações aqui do forum (e acho que foi postado por vc) e fixei o volante do motor numa empresa que reforma conjuntos de embreagens. O resultado ficou excelente , a não ser por um pequeno barulho que ficou na marcha lenta, mas nada que incomode nem um pouco. Na verdade acabei de instalar o semi-carter e o barulho praticamente sumiu...:) E ficou bem mais barato$$$$$$$
Agora vou curtir o bixão e sempre tirando as dúvidas por aqui.
Obrigado moçada.

Daniel Lima
Engesa f2, MWM 2.8, eixos Band, flutuante, disco,work12000, e mais uma penca de coisas

guilhermeabreu
08/10/2007, 00:28
DANIEL LIMA

O meu tb ficou com um barulhinho em marcha lenta tb , qdo pisa na embreagem e/ou coloca a marcha este barulhinho desaparece .

Eu coloquei um disco de embreagem com molas ( foi o da C-10 que tive que diminuir uns 4 mm no diametro ), e vc , usou o mesmo disco de embreagem sem molas original dele ?

franzlana
08/10/2007, 19:29
Daí a faixa de giro ideal do motor não tem nada a ver com tamanho de pneus , relação de diferencial , tipo de caixa de marcha , TEM A HAVER SOMENTE COM O GIRO DO MOTOR .
Caro Guilherme.
Posso lhe garantir que a faixa de RPM Econômica ou ideal de um motor tem tudo a ver com com Relações de Transmisões, Diâmetros de pneus e peso do veículo onde o motor está instalado. É so você consultar o Dep. de Engenharia de Qualquer fábrica que eles lhe confirmam isto.
Um abraço.

Um

CAVESO
08/10/2007, 23:37
DANIEL LIMA

O meu tb ficou com um barulhinho em marcha lenta tb , qdo pisa na embreagem e/ou coloca a marcha este barulhinho desaparece .

Eu coloquei um disco de embreagem com molas ( foi o da C-10 que tive que diminuir uns 4 mm no diametro ), e vc , usou o mesmo disco de embreagem sem molas original dele ?

É preciso analisar com critério, mas esse barulhinho em marcha lenta, que some ao pisar na embreagem, pode ser rolamento do colar.

guilhermeabreu
09/10/2007, 00:30
FRANZLANA

Realmente se vc analizar nos detalhes , sim , é lógico e fácil de entender que num jipe com relação de diferencial mais longa que o do outro e pneus maiores , este jipe com pneus maiores e relação mais longa em 3.000 rpm , o motor deste jipe estará fazendo um esforço maior do que outro jipe igual com relação mais curta e pneus menores com a mesma rotação de motor , ouseja as mesmas 3.000 rpm .

É que eu me expressei mal , ou seja , eu falei a grosso modo , mas se vc colocar estes dois carros no dinamometro com estas diferentes características , é logico que terá diferença , mas aos olhos sem aparelho , fica difícil de avaliarmos a diferença de esforço de um motor para o outro nestas condições citadas .

Mas vc tem razão que tem diferença .

guilhermeabreu
09/10/2007, 00:37
CAVESO

Não acredito que seja o rolamento do colar pq antes de fazer a adaptação não tinha barulho algum , e foi só fazer este trampo que apareceu , e coincidentemente aconteceu a mesma coisa com o DANIEL LIMA .
O mecanico velho que me sugeriu e fez esta adaptação , falou que não teria problema algum de usar deste jeito , e já rorodei +-30.000 km assim sem nenhum problema .

franzlana
10/10/2007, 16:20
O meu tem um barulho de "mola de platô folgada" desde que montei. Já rodei mais de 50000 km e nada do barulho aumentar ou diminuir.

CAVESO
10/10/2007, 16:36
CAVESO

Não acredito que seja o rolamento do colar pq antes de fazer a adaptação não tinha barulho algum , e foi só fazer este trampo que apareceu , e coincidentemente aconteceu a mesma coisa com o DANIEL LIMA .
O mecanico velho que me sugeriu e fez esta adaptação , falou que não teria problema algum de usar deste jeito , e já rorodei +-30.000 km assim sem nenhum problema .

É comum o rolamento do colar perder a lubrificação interna e dar um barulhinho quando pressionamos a embreagem.

Mas como ele só trabalha quando pisamos no pedal, roda por muitos e muitos anos assim.

guilhermeabreu
14/10/2007, 20:57
É comum o rolamento do colar perder a lubrificação interna e dar um barulhinho quando pressionamos a embreagem.

Mas como ele só trabalha quando pisamos no pedal, roda por muitos e muitos anos assim.

CAVESO

No caso este barulhinho é exatamente qdo NÃO estou pisando na embreagem , e qdo piso , o mesmo some , assim como qdo engrena a marcha , acredito que seja a mola , como o do FRANZLANA , e acredito tb que não seja pelas molas folgadas e sim por causa desta adaptação feita , pois o disco que coloquei foi zero km , mas não é de incomdar .

Daniel Lima
24/10/2007, 13:49
Caro Guilherme, desculpe a demora para responder, tenho viajado a trabalho e estive muito ausente...bom, a respeito do disco de embreagem eu estou usando o conjunto original e o mesmo está em boa situação, bem como o colar de embreagem que era o mesmo que usava com o antigo q20b e se encontra sem defeitos. Eu fui alertado pela empresa que reformou o volante que o mesmo ficaria com este pequeno barulho. O que estou batendo cabeça é com a bomba de vácuo que não está mandando ar suficiente para o hidrovácuo na baixa rotação. Alguém já teve algum problema parecido?

Daniel Lima
Engesa f2, mwm, eixos band, flutuante, disco.......

guilhermeabreu
24/10/2007, 21:56
DANIEL LIMA

Eu tive este problema da bomba de vácuo , e não tem jeito , a não ser trocar por uma nova , ao custo de APENAS R$1850,00 , foi o que custou a minha .

Continuo com uma dúvida , na reforma do seu volante motriz , vc fixou como eu ? , ou recondicionou para ficar elástico ou bimassa como era ? Caso tenha fixado vc usa o mesmo disco sem molas ?

Daniel Lima
25/10/2007, 15:53
Guilhermeabreu,
Eu fiz exatamente a mesma coisa que vc fez... fixei o volante e ainda continuo usando o disco de embreagem original. Sobre a bba. de vácuo, estou pensando em colocar um alternador com bba. de vácuo acoplada (hilux, por exemplo), pois posso comprar em um desmanche por um preço bem mais em conta trocando somente a polia por uma estriada, e deixo somente a bba. hidraulica trabalhando. Acho que assim posso economizar muito e de cara não fico mais dependendo de uma peça tão pequena e cara.rsrsrsrsrsrs
Um colega engeseiro aqui da minha cidade, fez uma adaptação e passou a utilizar o conjunto de embreagem da d-20 turbo. Irei procurar informações e trarei a vcs.

Daniel Lima
Engesa f2,com um bando de tranqueiras...

guilhermeabreu
26/10/2007, 19:57
DANIEL LIMA

No meu caso foi um pouco diferente , pois qdo deu defeito na parte da bomba de vácuo , deixou tb de funcionar a bomba hidráulica da direção hidráulica , aí fiquei sem freio e sem direção , por ísto tive de ir correndo e morrer numa nova original .

Boa sorte na sua empreitada .

haundrich
02/11/2007, 17:09
Pessoal

Lendo manuais de algumas máquinas, vi o seguinte:

A faixa verde do conta-giros, especificada pelo fabricante, significa normalmente a faixa de torque/economia do seu motor, que implica também em durabilidade do motor:

Sob condições de exigência do motor, segue:
Abaixo da faixa verde, você está esquentando o motor.
Faixa Verde, você está tendo torque com economia.
Acima da faixa verde, você está forçando o motor e consumindo a toa.
Faixa Amarela/Vermelha, significa faixa de rotação máxima ou crítica, faixa a ser evitada.

haundrich
02/11/2007, 17:20
também é minha dúvida:
Mwm 2.8 TCA 4.07
Potência: 132 cv a 3.600 rpm. Torque: 34,0 mkgf a 1.800 rpm

Se eu tiver o hábito de viajar a 90 km/h, escalonaria o meu diferencial para que nessa velocidade de 90 km/h o motor estivesse a 1800 RPM ou próximo disso, na quinta marcha.

Mas daeh entra a questão de resposta rápida do motor na ultrapassagem, que todo brasileiro gosta. Nessa relação, penso que o carro ficaria econômico, mas muito chôcho.
Os europeus são diferentes, percebo que quando mais alongado, melhor para eles (mas eles tem estrada né?.. autobahn..)
Mas no gosto br, precisaria ser uma relação pouco mais curta (serra, curva, trechos curtos para ultrapassagem..)

Além disso, gosto de viajar a 120 km/h, e ah.. se eu tivesse um câmbio automático de 6 marchas....

Então, preciso saber o seguinte: Qual a RPM de uma S-10 mwm, quando está a 100km/h?

Pois esta seria uma boa referência e acredito que para o engesa, seria uma relação um pouquinha mais curta do que a S-10, apenas para compensar a "excelente aerodinâmica especial para trilhas"... 8)

guilhermeabreu
03/11/2007, 21:32
HAUNDRICH

É ísto aí camarada , é este ideal que estou procurando , mas estive observando que nos motores de 2.5 a 2.8 e alguns 3.0 de geração até ano 2000 , estes motores andam a 3.000 rpm numa velocidade de 110km/h .

Minha HILUX SW4 93 2.8 a 3.000 rpm esta a 110 km/h , meu irmão teve uma RANGER 2.8 , que a 3.000 rpm estava a 110 km/h , já teve tb um S-10 2.5 que a 3.000 rpm estava a 110km/h , meu amigo tem uma HILUX SW4 97 3.0 que a 3.000 rpm esta a 110 km/h .
Este mesmo irmão tem hoje uma HILUX CD 3.0 2007 163 hp que a 2.300 rpm esta a 100 km/h .

Meu ENGESA que esta quase igual ao seu , e a 3.000 rpm esta a 140 km/h , aí bateu no que vc falou , que nossos ENGESAS tem uma aerodinamica PERFEITA e pneus FINÍSSIMOS , OS 33" ( BRINCADEIRA ), ESTA COM UMA RELAÇÃO MUITO LONGA , concordo plenamente com vc que nossos ENGESAS com este motor deveria ter uma relação um pouco mais curta do que as da S-10 , para termos uma perfomance +- ideal para asfalto/trilha , ou seja com um funcionamento que tenha uma boa velocidade mas poupando o motor , ísto é com o motor trabalhando numa faixa de giro boa para ele , que seria de economia e com boa resposta qdo solicitado .

É por ísto amigo HAUNDRICH que já estou mudando de relação de 13x46 para 12x47 . Para ver como fica .

Hugo4x4
04/11/2007, 09:02
também é minha dúvida:
Mwm 2.8 TCA 4.07
Potência: 132 cv a 3.600 rpm. Torque: 34,0 mkgf a 1.800 rpm

Se eu tiver o hábito de viajar a 90 km/h, escalonaria o meu diferencial para que nessa velocidade de 90 km/h o motor estivesse a 1800 RPM ou próximo disso, na quinta marcha.

Mas daeh entra a questão de resposta rápida do motor na ultrapassagem, que todo brasileiro gosta. Nessa relação, penso que o carro ficaria econômico, mas muito chôcho.
Os europeus são diferentes, percebo que quando mais alongado, melhor para eles (mas eles tem estrada né?.. autobahn..)
Mas no gosto br, precisaria ser uma relação pouco mais curta (serra, curva, trechos curtos para ultrapassagem..)

Então, preciso saber o seguinte: Qual a RPM de uma S-10 mwm, quando está a 100km/h?

Pois esta seria uma boa referência e acredito que para o engesa, seria uma relação um pouquinha mais curta do que a S-10, apenas para compensar a "excelente aerodinâmica especial para trilhas"... 8)

Haundrich,

Montei uma tabela onde coloquei vários 4x4 para comparar, extrai para você os dados do meu CJ5, dos Engesas originais, o Engesa de Guilherme com a atual relação e a que pretende colocar, um Engesa com MWM más câmbio e transferência da Band e por último a S10 com bomba mecânica, são cálculos teóricos que ajudam para uma boa solução.

guilhermeabreu
04/11/2007, 12:01
AÊ CUNHADO ( HUGO 4X4 )

Até que enfim vc apareceu aqui na nossa área ( ENGESA ) .

Valeu a ajuda . Esta perto de nós encontrarmos aqui nas férias .

[]ÇÃO

Hugo4x4
04/11/2007, 12:39
AÊ CUNHADO ( HUGO 4X4 )

Até que enfim vc apareceu aqui na nossa área ( ENGESA ) .

Valeu a ajuda . Esta perto de nós encontrarmos aqui nas férias .

[]ÇÃO

Aceita companhia até a Bahia?

haundrich
05/11/2007, 09:41
HAUNDRICH

É ísto aí camarada , é este ideal que estou procurando , mas estive observando que nos motores de 2.5 a 2.8 e alguns 3.0 de geração até ano 2000 , estes motores andam a 3.000 rpm numa velocidade de 110km/h .

Minha HILUX SW4 93 2.8 a 3.000 rpm esta a 110 km/h , meu irmão teve uma RANGER 2.8 , que a 3.000 rpm estava a 110 km/h , já teve tb um S-10 2.5 que a 3.000 rpm estava a 110km/h , meu amigo tem uma HILUX SW4 97 3.0 que a 3.000 rpm esta a 110 km/h .
Este mesmo irmão tem hoje uma HILUX CD 3.0 2007 163 hp que a 2.300 rpm esta a 100 km/h .

Meu ENGESA que esta quase igual ao seu , e a 3.000 rpm esta a 140 km/h , aí bateu no que vc falou , que nossos ENGESAS tem uma aerodinamica PERFEITA e pneus FINÍSSIMOS , OS 33" ( BRINCADEIRA ), ESTA COM UMA RELAÇÃO MUITO LONGA , concordo plenamente com vc que nossos ENGESAS com este motor deveria ter uma relação um pouco mais curta do que as da S-10 , para termos uma perfomance +- ideal para asfalto/trilha , ou seja com um funcionamento que tenha uma boa velocidade mas poupando o motor , ísto é com o motor trabalhando numa faixa de giro boa para ele , que seria de economia e com boa resposta qdo solicitado .

É por ísto amigo HAUNDRICH que já estou mudando de relação de 13x46 para 12x47 . Para ver como fica .


Grande GuilhermeAbreu

Valeu pela precisão de suas informações, foi muito, mas muito útil !!!

Vc lembra a pressão no turbo nessas condições?

haundrich
05/11/2007, 09:58
Haundrich,

Montei uma tabela onde coloquei vários 4x4 para comparar, extrai para você os dados do meu CJ5, dos Engesas originais, o Engesa de Guilherme com a atual relação e a que pretende colocar, um Engesa com MWM más câmbio e transferência da Band e por último a S10 com bomba mecânica, são cálculos teóricos que ajudam para uma boa solução.

Hugo4x4

Valeu pela sua planilha. Também é de muita utilidade.
Percebi que você é um cara minucioso, senti firmesa.
Eu gosto deste tipo de informação.

Preciso saber o seguinte:
O que significa
Nreq (v 45º)[cv]
Nreq(v45º)/N(Tmáx)

guilhermeabreu
05/11/2007, 21:17
HUGO4X4

Caro cunhado , estaremos firmes e juntos indo para a BAHIA em janeiro de 2008 .

HAUNDRICH

Não tenho a informação da pressaõ do turbo . não tenho medidor .

Hugo4x4
06/11/2007, 07:39
Hugo4x4

Valeu pela sua planilha. Também é de muita utilidade.
Percebi que você é um cara minucioso, senti firmesa.
Eu gosto deste tipo de informação.

Preciso saber o seguinte:
O que significa
Nreq (v 45º)[cv]
Nreq(v45º)/N(Tmáx)

Haundrich,

Sem considerar perdas por atrito calculei a potência necessária para subir uma rampa de 45º em 1ª reduzida na velocidade com o motor no torque máximo a esta potência denominei Nreq(v 45º). Por outro lado calculei a potência disponível nesse momento N(Tmáx), a divisão de uma pela outra nos da uma idéia de quanto está sendo exigido o conjunto. Comparando viaturas e acompanhando relatos vejo que este valor deve estar entre 0,3-0,4.