PDA

Ver Versão Completa : Em busca de um CJ3

JairoM
27/09/2007, 19:05
Amigos,

Eu participo do forum ja ha algum tempo. Sou picapeiro.

Andei pensando em comprar um CJ3, de preferencia modelo A.

Alguma dica na compra, sugestões, criticas, são todas muito bem vindas.

Um abraço,

PS. A ideia é originalidade no CJ, e fazer muito de vez em quando uma trilha.

Loiro
27/09/2007, 19:15
Amigos,

Eu participo do forum ja ha algum tempo. Sou picapeiro.

Andei pensando em comprar um CJ3, de preferencia modelo A.

Alguma dica na compra, sugestões, criticas, são todas muito bem vindas.

Um abraço,

PS. A ideia é originalidade no CJ, e fazer muito de vez em quando uma trilha.

Nao sei de nenhum CJ3A no momento!
Mas ai vai uma dica:
Talvez voce devesse especificar melhor o que voce procura!
Cj pra restauro - em bom estado, como original .......
Mas parabens pela escolha!:palmas::palmas: Realmente é uma viatura muito bonita!
Abraço:concordo:

Loiro
27/09/2007, 19:17
E quanto a dicas e etc:
Talvez voce devesse procurar um CJ ja com motor adaptado! Tipo um 4.1....
Mas se voce quiser originauzao mesmo sei aonde achar!
http://www.steindorffviaturas.com.br/site/ver.php?codigo=120

JairoM
27/09/2007, 19:20
Loiro,

Busco um CJ3a que esteja andando. Começo dando umas voltas pela cidade e pelas imediações.

Segundo passo: Se o motor for origial, e precisar algum reparo... fazer.
Checar e corrigir se necessário: Freios, direção, suspensão.

Terceiro passo: Lataria, piso, capota, bancos.

Terminando... pneus.

É mais a título de hobby, de interesse de ir revisando um CJ3, por conta de tudo que li aqui no Forum. Voces donos de CJs, fazem um trabalho espetacular....

Eu comecei no 4x4 com esta pickup, e gostaria de começar agora com um CJ... se isso não custar muitas latinha$$$$.

JairoM
27/09/2007, 19:32
E quanto a dicas e etc:
Talvez voce devesse procurar um CJ ja com motor adaptado! Tipo um 4.1....
Mas se voce quiser originauzao mesmo sei aonde achar!
http://www.steindorffviaturas.com.br/site/ver.php?codigo=120

Sounds good.... parece ótimo. Escrevi pros caras, e perguntei o preço. Aproveitei e perguntei o preço do 1942 que tem por lá.

Aproveito sua boa vontade, e te pergunto: Eles tem um 1966 - Kaiser, que parece com o CJ3B (cara de cavalo).

Achei um vendendo por aquim, que o cara diz ser 1962, todo original. Voce tem uma ideia do valor ? tem alguns podres, o motor esta com um cilindro engripado (segundo ele). e eu posso ir ver a qualquer momento, porque fica só a 1 hora daqui. Só não tenho a menor ideia de quanto valeria.

Loiro
27/09/2007, 19:38
Loiro,

Busco um CJ3a que esteja andando. Começo dando umas voltas pela cidade e pelas imediações.

Segundo passo: Se o motor for origial, e precisar algum reparo... fazer.
Checar e corrigir se necessário: Freios, direção, suspensão.

Terceiro passo: Lataria, piso, capota, bancos.

Terminando... pneus.

É mais a título de hobby, de interesse de ir revisando um CJ3, por conta de tudo que li aqui no Forum. Voces donos de CJs, fazem um trabalho espetacular....

Eu comecei no 4x4 com esta pickup, e gostaria de começar agora com um CJ... se isso não custar muitas latinha$$$$.

Essas informaçoes ja ajudam bastante!
Como ja a um planejamento pronto, poderias começando a procurar em oficinas de 4x4 e etc!
Mas veja pelo seguinte ponto de vista!
Voce tem que pesquisar e ter FOCO!
O cara que esta mi ajudando a montar meu projeto e etc esta sendo fundamental!
Primeiro: Pensar em um projeto dentro de seu orçamento de dinheiro.
Segundo: Ter foco, pesquisando preços e ja indo vendo as possibilidade de compra.
Terceiro: Ver se o mesmo precisa de reparos! Se o preço valer a pena pensar seriamente em adquirir mas sem antes pesquisar preços das peças que estao faltando!
Tem bastante coisa que nao me lembro agora, mas é basicamente isso!
Abraço e boa sorte em sua procura!:concordo:

Loiro
27/09/2007, 19:42
Sounds good.... parece ótimo. Escrevi pros caras, e perguntei o preço. Aproveitei e perguntei o preço do 1942 que tem por lá.

Aproveito sua boa vontade, e te pergunto: Eles tem um 1966 - Kaiser, que parece com o CJ3B (cara de cavalo).

Achei um vendendo por aquim, que o cara diz ser 1962, todo original. Voce tem uma ideia do valor ? tem alguns podres, o motor esta com um cilindro engripado (segundo ele). e eu posso ir ver a qualquer momento, porque fica só a 1 hora daqui. Só não tenho a menor ideia de quanto valeria.

Ja gostaria de deixar bem claro, sem ofenças a empresa, mas o preço daqueles Jeeps pode estar meio caro!
Agora que vi qual seu objetivo acho que deve procurar por um tipo esse que voce falou!
Nao tenho muito conhecimento de preços e etc mas é so postar umas fotos e perguntar que alguem concerteza tera uma ideia do valor!

JairoM
27/09/2007, 20:04
Obrigado Loiro...

Assim que conseguir fotos e/ou informações, vou postando por aqui....

Loiro
05/10/2007, 16:04
A steindorff ja respondeu seu email? Mandei um a horas e nao obtive resposta!

Fabiano-SL
05/10/2007, 16:37
Já mandei e-mail à eles no ano passado, quando procurava um chassis para meu cj3b.

Valor? R$3500,00

Os caras tem tudo, mas pedem tudo também.... até estou curioso para saber dos valores que estão pedindo por um jeep inteiro.

Restauração de originalidade:

1) se quer placa preta, vai em frente... mas prepare-se para muitos gastos. Só de peças para retificar meu motor hurricane foRam 2200,00 a uns 3 anos a trás.

2) peças para estes modelos são mais raras e consequentemente mais caras!

3) aprende inglês e aumenta o limite do cartão, pois nos USA estão as melhores peças!

4) hoje, eu me arrependo de algumas originalidades, inclusive estou mudando. São elas (freios, setor e bancos).

A linha cj2 e 3 são os mais bonitos na minha opinião. Grande escolha!

JairoM
05/10/2007, 16:39
Nada.... nenhuma resposta.

Falei com o pessoal do www.pontomilitar4x4.com.br (http://www.pontomilitar4x4.com.br) que fica em Guarulhos - SP

Conversei com o Alberto. Ele tem alguns jeeps militares e civis tambem.

Os preços.... um +ou- por volta de 12 a 15K. Um completinho restaurado pode chegar aos 25 até 32k. É muito mais do que eu pretendia investir nesta brincadeira.

Cá entre nós. Quando é que se investe num jeep pra passear sabado ou domingo ?

Vejo aqui no Forum, colegas vendendo jeeps que eles investiram tempo, sangue e um monte de dinheiro. Alguns dizem: comprei por 5, gastei mais 15. Total 20. To vendendo com dó ou com pena, por 15. Parece um bom negócio pra que compra. Só que... o jeep fica anunciado as vezes por mais de 6 meses...:parede:

Cade a liquidez da "merdacoria" ? (afinal um veiculo é uma mercadoria), apesar de todo amor que se possa ter por ele.:rolleyes:

Dizem qu por ai, no Sul é mais facil ou mais barato... voce tem alguma idéia ?

Loiro
05/10/2007, 16:40
Já mandei e-mail à eles no ano passado, quando procurava um chassis para meu cj3b.

Valor? R$3500,00

Os caras tem tudo, mas pedem tudo também.... até estou curioso para saber dos valores que estão pedindo por um jeep inteiro.

Restauração de originalidade:

1) se quer placa preta, vai em frente... mas prepare-se para muitos gastos. Só de peças para retificar meu motor hurricane foRam 2200,00 a uns 3 anos a trás.

2) peças para estes modelos são mais raras e consequentemente mais caras!

3) aprende inglês e aumenta o limite do cartão, pois nos USA estão as melhores peças!

4) hoje, eu me arrependo de algumas originalidades, inclusive estou mudando. São elas (freios, setor e bancos).

A linha cj2 e 3 são os mais bonitos na minha opinião. Grande escolha!

Perguntei sobre um chassi sem documentos = 1.5k ou 2.5k (nao lembro).
Agora mandei uns emails e nao mi responderam, nao sei o deu!

Varela
05/10/2007, 17:10
Essas informaçoes ja ajudam bastante!
Como ja a um planejamento pronto, poderias começando a procurar em oficinas de 4x4 e etc!
Mas veja pelo seguinte ponto de vista!
Voce tem que pesquisar e ter FOCO!
O cara que esta mi ajudando a montar meu projeto e etc esta sendo fundamental!
Primeiro: Pensar em um projeto dentro de seu orçamento de dinheiro.
Segundo: Ter foco, pesquisando preços e ja indo vendo as possibilidade de compra.
Terceiro: Ver se o mesmo precisa de reparos! Se o preço valer a pena pensar seriamente em adquirir mas sem antes pesquisar preços das peças que estao faltando!
Tem bastante coisa que nao me lembro agora, mas é basicamente isso!
Abraço e boa sorte em sua procura!:concordo:

Vai me desculpar loiro, mas CJ não se compra assim não... voce fica sabendo de um, chega lá, olha pro bicho, se ela piscar pra voce, corre pro abraço... o resto é consequência...

Loiro
05/10/2007, 17:19
Vai me desculpar loiro, mas CJ não se compra assim não... voce fica sabendo de um, chega lá, olha pro bicho, se ela piscar pra voce, corre pro abraço... o resto é consequência...

Mais uma burrada minha! Isso ai seria pra montar um Jeep do zero! Tentei adaptar......

Loiro
05/10/2007, 17:22

Falei com o pessoal do www.pontomilitar4x4.com.br (http://www.pontomilitar4x4.com.br) que fica em Guarulhos - SP

Os preços.... um +ou- por volta de 12 a 15K. Um completinho restaurado pode chegar aos 25 até 32k. É muito mais do que eu pretendia investir nesta brincadeira.

Vejo aqui no Forum, colegas vendendo jeeps que eles investiram tempo, sangue e um monte de dinheiro. Alguns dizem: comprei por 5, gastei mais 15. Total 20. To vendendo com dó ou com pena, por 15. Parece um bom negócio pra que compra. Só que... o jeep fica anunciado as vezes por mais de 6 meses...:parede:

Cade a liquidez da "merdacoria" ? (afinal um veiculo é uma mercadoria), apesar de todo amor que se possa ter por ele.:rolleyes:

Mais facil ou barato nao sei lhe informar!
Quando eu estava procurando um Jeep comecei a procurar um pronto em estado mais ou menos ou ate pra reforma! Confesso que mi desanimei!
E tambem tem a questao que o Cj3 ja é mais dificil de se encontrar do que o Cj5.
Ps: De uma olhada no www.jeepbom.com.br

JairoM
11/10/2007, 18:39
Promessa é dívida.

Tenho em vista um 42 militar(wow... achei). Motor/ cambio/tração tudo original.
15 contos, e esta no interior de SP. Estou esperando fotos com detalhes.

Um 51, civil, motor AP 1.8 quase todo reformado, pneus BF33", bancos concha, cintos 4 ptos, tambem na faixa do 15 contos. Espero mais fotos, e tambem saber em que cidade ele está.

Um 54 militar, de um colega aqui do Forum. Parece inteiraço. Como o que me seduziu foi o "modelo 51" por conta do capo baixo, é minha primeira alternativa. Se o 42 estiver legal de documentos, chassis, etc... é ele.

Loiro
12/10/2007, 11:01
Promessa é dívida.

Tenho em vista um 42 militar(wow... achei). Motor/ cambio/tração tudo original.
15 contos, e esta no interior de SP. Estou esperando fotos com detalhes.

Um 51, civil, motor AP 1.8 quase todo reformado, pneus BF33", bancos concha, cintos 4 ptos, tambem na faixa do 15 contos. Espero mais fotos, e tambem saber em que cidade ele está.

Um 54 militar, de um colega aqui do Forum. Parece inteiraço. Como o que me seduziu foi o "modelo 51" por conta do capo baixo, é minha primeira alternativa. Se o 42 estiver legal de documentos, chassis, etc... é ele.

Dependendo do estado ate que os preços estao legais!
Mas ai vai!
:arrow: o 1951 da Steindorff esta por 14k
:arrow: o Chuck da Jeep Bom tem um CJ3b por 10k
Aconselho o do Chuck, pois pelas fotos parece estar otimo! Ja tem itens de conforto adaptados, como direçao hidraulica, freio a disco, pedaleira suspensa...
Mas ai depende de vce!

Maciel
12/10/2007, 11:51

Jairo,

Se pretende ganhar dinheiro com o CJ, esquece. CJ é puro prazer. Coloca-se dinheiro e normalmente nao se tira o que se colocou.

Abraços.

MAciel

JairoM
13/10/2007, 20:50
Jairo,

Se pretende ganhar dinheiro com o CJ, esquece. CJ é puro prazer. Coloca-se dinheiro e normalmente nao se tira o que se colocou.

Abraços.

MAciel

Com certeza o objetivo não é ganhar dinheiro, um jeep é um bem, e como devo declara-lo no IR, devo atribuir um valor.

O que me irrita, é que vejo Cjs re-construidos com esforço, com um bocado de dinheiro e com sangue, e depois não valem nem a metade do que foi investido.

Minha intenção é pegar um bem original. Mante-lo assim mesmo. Mas isso é uma primeira ideia, depende muito do que encontrarei ai pela frente.

JairoM
15/10/2007, 09:18
Fui a exposição.

Encontrei 3 jeeps expostos. Falei com o dono de um deles. Perguntei qual deles era um Kaiser, pois os 3 eram cara de cavalo, mas completamente diferentes um do outro.

Ele não soube me dizer.

Perguntei depois, sobre a originalidade deles. O cara me disse que o Clube poderia dar com quase certeza o certificado pra eles. Depois disso, eu reparei que todos eles tinham a traseira "aberta" como qualquer CJ (civiliam jeep)... O cara insistiu que as viaturas militares tambem eram abertas na traseira (diferentemente do que se encontra na literatura sobre as viaturas militares.

Minha conclusão: Os 3 eram Cara de Cavalo - CIVIS, que foram militarizados. Isso não desqualifica o trabalho que as pessoas tiveram, nema paixão delas por veiculos militares, mas que deixa a gente meio P#t@ isso deixa. Não custava nada o sujeito assumir a verdade e dizer: foram militarizados sim.

Um detalhe: Nenhum deles tinha placa preta ! Um marrom e os outros, de dois tons diferentes de verde fosco.

Ah... um deles estava a venda: precinho???? 18 K

Estou perdendo a vontade... É muito "pano preto" sobre o mesmo assunto.

Talvez o motivo de eu ter sido tão mal recebido, tenha sido o fato de eu estar com a camiseta do nosso forum 4x4. Não abro mão. Acho que respeito é bom e todos merecem.

Um abraço frustrado...

Loiro
17/10/2007, 19:59
CJ2A:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=475800#post475800

Loiro
19/10/2007, 21:47
http://www.steindorffviaturas.com.br/site/ver.php?codigo=127

Esse ai é outro da Steindorff, mas é modelo civil! (eu acho)

JairoM
20/10/2007, 11:59
http://www.steindorffviaturas.com.br/site/ver.php?codigo=127

Esse ai é outro da Steindorff, mas é modelo civil! (eu acho)
Voce viu a cor da placa ???? Amarela :mrgreen::mrgreen::mrgreen::discordo:

Fora que este pessoal, pede alem dos olhos da cara, a cueca tambem....

Eles tem muito estoque, e muitas variedades, civis e militares.

Eu pedi a eles o preço (nem discuti documentação), de 2 jeeps do estoque deles. VOCE recebeu alguma resposta???? ... pois é, NEM EU !!!

Os caras me IGNORARAM solenemente... deve ter muito cliente na fila, pra vender as viaturas.

Eu continuo por aqui, garimpando. Hoje irei visitar um 51 militar. Amanha deve ver uns colecionadores (quem sabe alguem tem alguma coisa).Se conseguir posto umas fotos por aqui, do que eu encontrar).

Loiro
20/10/2007, 12:48
Voce viu a cor da placa ???? Amarela :mrgreen::mrgreen::mrgreen::discordo:

Fora que este pessoal, pede alem dos olhos da cara, a cueca tambem....

Eles tem muito estoque, e muitas variedades, civis e militares.

Eu pedi a eles o preço (nem discuti documentação), de 2 jeeps do estoque deles. VOCE recebeu alguma resposta???? ... pois é, NEM EU !!!

Os caras me IGNORARAM solenemente... deve ter muito cliente na fila, pra vender as viaturas.

Eu continuo por aqui, garimpando. Hoje irei visitar um 51 militar. Amanha deve ver uns colecionadores (quem sabe alguem tem alguma coisa).Se conseguir posto umas fotos por aqui, do que eu encontrar).

Eu depois de mandar uns 4 emails tevi resposta!!!
14k pelo 51! Aquele mais bonitinho, sabe?
E fila? Ate parece!Os preços sao muito altos!
É isso ai! Continue n procura! E depois poste o que voce conseguiu!

JairoM
20/10/2007, 19:25
Este eu vi hoje.

Qual a opiniao de voces ? é civil militarizado, ou é militar de verdade ?
É ano 51, documentos validos. Tenho copia do doc, nonome do cara que quer vender. Parece bem original (os docs). Quanto ao tipo (militar ou civil) preciso da ajuda de quem conhece de verdade.
Um detalhe que me disseram foi opainel. A foto que tirei, segundo o cara, é de painel civil.
É pra recuperar, pra fazer do zero:

JairoM
21/10/2007, 22:00
Hoje tive a oportunidade de sentar ao volante de alguns jeeps.

Um da decada de 40, outro ano 51 (ou modelo 51).

Confesso diante dos meus 1.90m de altura que em nenhum dos dois eu conseguiria dirigir por muito mais que 1 ou 2 horas. É MUITO APERTADO.:parede:

Conversei com os donos, e nenhum deles me deu solução, já que pra afastar mais o banco, ele bateria na caixa de roda traseira (já é originalmente quase colado na caixa de roda).

Alguem sabe como isso acontece num CJ5 ?? quanto espaço mais ???

Não consigo entender como os Soldados americanos na 2a. guerra e depois em menor intensidade na Coreia, conseguiam dirigir, ja que naquela época a estatura dos americanos já era de cerca de 1.85 / 1.90.:pensativo:

Hoje a tarde, recebi um e-mail me ofertando um 48 militar... mas pelo pouco espaço, já fico desanimado.:putz:

Num encontro com o pessoal co CVMARJ, eu confirmei... o 51 que tirei as fotos, é um CJ3 - Jeep Civil. Mais precisamente um agrícola importado de Toleto Ohio, e muito mal "fantasiado" por aqui mesmo, ja que nem utiliza elementos militares genuinos.:sad:

Loiro
21/10/2007, 22:19
Hoje tive a oportunidade de sentar ao volante de alguns jeeps.

Um da decada de 40, outro ano 51 (ou modelo 51).

Confesso diante dos meus 1.90m de altura que em nenhum dos dois eu conseguiria dirigir por muito mais que 1 ou 2 horas. É MUITO APERTADO.:parede:

Conversei com os donos, e nenhum deles me deu solução, já que pra afastar mais o banco, ele bateria na caixa de roda traseira (já é originalmente quase colado na caixa de roda).

Alguem sabe como isso acontece num CJ5 ?? quanto espaço mais ???

Não consigo entender como os Soldados americanos na 2a. guerra e depois em menor intensidade na Coreia, conseguiam dirigir, ja que naquela época a estatura dos americanos já era de cerca de 1.85 / 1.90.:pensativo:

Ocorre em todos os CJs! Mas nos mais antigos é mais visivel por causa que eles sao os mais bonitos, mas os menores! O espaço num Cj5 é maior do que num CJ3 mas nao sei se faz muitaaaaaa diferença! Tem relatos no forum de pessoas que trocaram seus Cjs por Rurais! Mas ai é a minha opiniao!

DougBRSP
22/10/2007, 10:12
Este eu vi hoje.

Qual a opiniao de voces ? é civil militarizado, ou é militar de verdade ?
É ano 51, documentos validos. Tenho copia do doc, nonome do cara que quer vender. Parece bem original (os docs). Quanto ao tipo (militar ou civil) preciso da ajuda de quem conhece de verdade.
Um detalhe que me disseram foi opainel. A foto que tirei, segundo o cara, é de painel civil.
É pra recuperar, pra fazer do zero:

Olá Jairo, recebi sua MP, não sei precisar pelas fotos qual modelo de jeep (civil ou militar) é este, mas provavelmente o que o CVMARJ lhe informou está correto.

Quanto à originalidade de uma viatura militar vc tem que levar em conta o que vc quer também (os caras do CVMARJ são legais, mas acho eles meio "xiitas" quanto à originalidade dos veículos, mas podem lhe auxiliar muito especialmente por estarem ai no RJ tbem) uma coisa que tem que ver é que aqui no Brasil não existe a mesma facilidade em conseguir peças para deixar perfeitamente original um veiculo destes e nem todos podem ficar indo aos EUA pra comprar parafusos com um "F" escrito na cabeça, então com um pouco de bom gosto e paciência é possível deixar uma veículo destes o mais próximo do original possível aí vai do seu gosto.

Quanto ao tamanho, eu tbem tenho 1,90 e possuo um CJ-5 e te digo que apesar de ser um pouco maior que um CJ3, não é lá muito confortável, muitos cortam a caixa de roda traseira para pode recuar mais um pouco o banco, já entrei em jeep assim e fica bom, porém caímos de novo no quesito originalidade, além de que, como o meu CJ-5 é exclusivo para trilhas não fiz este corte pois percebi que o pneu pode pegar na caixa de rodas em situações extremas.

Acho que para piloto os EUA deviam escolher só os baixinhos, pois se vc a maioria dos veículos militares antigos o espaço para piloto é reduzido, mesmo na minha Kaiser que pelo tamanho vc imagina que tenha um espaço bom para o piloto, eu "não servia" e tiver que mudar a furação do banco para poder jogá-lo mais para trás, certa vez fui ensaiar de sentar no banco do piloto em um tanque M41 mas desisti sobre risco de ficar "entalado" :lol:.

[]s

JairoM
23/10/2007, 11:40
Doug,

Domingo agora fui a um evento de veiculos antigos num museu do exercito, e o pessoal do CVMARJ estava lá.

Aproveitei, e "experimentei" pra ver se cabia nos jeeps. Testei um 42, um 51, um cara de cavalo, um kaiser,... e acabei desistindo.

Perguntei ao Zezinho (restaurador muito procurado por aqui) se tinha alguma solução tipo carta na manga. Ele me responde: TEM... posição SAPO. (de pernar abertas). Ai eu abri as pernas, e mostrei pra ele: ou eu sento de pernas abertas pra alcaçar o acelerador, ou eu uso o cambio, porque de pernas abertas, o joelho impede o cambio de engatar a segunda.

Tentarei um CJ5 (o modelo militar), e tentarei algum tipo de adaptação, ou então terei que desistir da vontade de ter um jeep.

DougBRSP
23/10/2007, 13:05
Existe um modelo de Jeep que tenho certeza que fica confortável para nós dirigirmos, o Bernardão, só que é mosca branca.

Outro veículo que tem um pouco mais de espaço é a F-85, popular cachorro louco, apesar de ser uma pickup, oferece um espaço melhor para o motorista.

[]s

rubensx
23/10/2007, 14:10
cara ao que sei tme um pessoal que mexe com chassis de rural ou o proprio chassis do CJ5 e colcoa uma carrocerias alargada da fiber4x4 que se vc entrar no youtube e procura rpor adrenalama vc verá um willys laranja modificado e que o rapaz que nÀo é pequeno dentro dele até que estava confortável

JairoM
23/10/2007, 19:34
Eu estava imaginado alguma adaptação, tipo um determinado banco, ou outro macete parecido, pra não mexer na originalidade do jeep.

Cortar o chassi, carroceria de fibra, nada disso me passa pela cabeça. Pra fazer isso, ai desisto da ideia de originalidade, e parto pra adaptação mesmo. Pneus 35", eixos de rural, mais largos, etc.

A ideia é cj3a, vulgo M38, ou melhor, M38, adaptado pra civis com o nome CJ3.. :)

JairoM
30/10/2007, 23:09
Amigos,

Acho que dei muita sorte!:dance:

Domingo, eu sai a campo pra olhar o que tinha de jeep anunciado aqui no Rio de Janeiro.

Fui olhar um 49 por 5k. Fui até cascadura, do outro lado da cidade, num calor infernal. Só achei uma carcaça mal ajambrada.

Depois fui ver um 51 por 14K. O jeep fedia ha uns 3m de distancia. Eram tantas folhas podres e galhos de arvore. Quando abri o capo, vejo um motor de opala todo "adaptado" sem o carburador que tinha ido pra um especialista ha 2 semanas e nao tinha voltado.

Voltei pra casa, digitei www.balcao.com sem nenhuma esperança. ACHEI um jeep que dizia no estado, aceito ofertas (sem foto). Liguei, o cara era de Niteroi (aqui pertinho), sai de casa, encarei 2 horas e meia de engarrafamento, resisti, nao desisti, passei a ponta rio-niteroi, e cheguei no jeep.

O coração bateu forte, a dona encrenca que foi junto comigo é que disse pro dono: Tá Fechado. Apertamos as mãos, fechamos só na palavra. Nem rodei o motor. Tentei, mas não pegava. O jeep é um MB-1942. Acredite se quiser. Um AUTêNTICO MB-1942. Motor original, bancos originais, inclusive o do zequinha, itens como rodas originas (aquelas que dividem), galão, tomada externa de força, ... Tudo pra restaurar. Só o carburador é que é de fusquinha, a buzina tambem, e o regulador de tensão que não são originais.

ACHEI UMA MOSCA BRANCA.

Hoje fui lá, paguei, reconhece,os firma no DUT (tinha documentos desde 1987 até 2007). Ele pertenceu ao mesmo dono por 48 anos. Ele era mecanico do IBGE, e comprou o jeep num leilão em 1959. Botei o "general" num caminhão prancha, e vim pra oficina.

Hoje a tarde, liguei pra la, e o mecanico, que conheceu estes jeeps no tempo que serviu no exercito, disse que ja tava rodando o motor. O Carburador tava desregulado, o platinado tava colado, e o distribuidor com o parafuso quebrado e solto. Foi trocar o parafuso do distribuidor, limpeza e regulagem do platinado, ajuste no carburador, e o coração de 64 anos do "general" começou a bater. Agora é regular os freios (uma sangria) e por enquanto tá feito.

Amanhã a tarde, vou lá pegar, passo num posto de gasolina pra trocar o óleo, filtro, e brincar um pouquinho com muito cuidado, rodar sempre o motor, e esperar até depois do carnaval, quando pretendo,se encontrar um bom profissional, desmontar TUDO. Não vai sobrar um parafuso.

Alinhamento de chassis, jateamento de areia no chassis, na carroceria, e recomeçar tudo do zero. Restauração dos relogios, trocar botoes, lanternas, bancos, capota nova (inclusive ferragens).

Mas, isso é projeto para 1 ano (no mínimo). Se o minha di$$$ponibilidade aumentar, e se a minha ansiedade permitir, faço em menos tempo.

Precisarei muito da ajudas de voces todos. Porque de jeep, só sei o que li por aqui.

Um abraço a todos, e hoje vou dormir muito feliz.:palmas::palmas::palmas:
Estou agora mesmo alterando minha assinatura.:-D:-D:lol::lol:

Digo
31/10/2007, 00:14
Jairo,

Meus parabens pela compra...:palmas::palmas::palmas: demorou um pouco mas finalmente vc achou o que queria.

Pelo visto vc ira reforma-lo inteirinho, certo?
não esquece de colocar fotos do seu jeep.

[]´s

fm_fowi
31/10/2007, 13:03
Parabéns...:palmas::palmas:

Agora põe fotos ai pra gente ver...:mrgreen:

Abraços

JairoM
31/10/2007, 19:27
Ai vão algumas, pra ver como foi que encontrei o "general".

É General, porque ele tem 64 aninhos, e isso é mais do que idade pra ter esta patente.

Hoje ele veio rodando até aqui. Os pneus estão lamentáveis (de tão podres que estão). Vou trocar os 4. O estepe é DUNLOP US-ARMY... é original. Vou guardar porque ele nunca rodou.... tá seco feito ameixa, mas tá muito bonito...

1- O General e o Nelson o meca, depois de descer do reboque
2- O General parado na porta da casa do Noel por mais de 2 anos sem rodar o motor.

fm_fowi
31/10/2007, 19:50
Realmenteeee muitoo lindoo!!!

Uma reliquia...

Melhor q isso, so se vc achasse um daqueles q ficarão guardados na caixa no fim da guerra!

Abraços

JairoM
31/10/2007, 20:16
Jeep guardado em caixa, é historia da carochinha.

Eu ouvi historias parecidas, de aviôes Catalina, aqueles hidros que pousavam no Rio Amazonas. Um amigo meu, foi piloto destes PY (os catalina). Ele é que me contou a história, e confirmou que era apenas histórias...

O pessoal do CVMARJ (clube veiculos militares antigos do RJ) tambem fala nestes caixotes. Até miniatura dos caixotes existe, mas isso é igual cabeça de bacalhau: ninguem nunca viu !!!

Paulo Sabra
01/11/2007, 10:16
Jairo, parabéns pela aquisição.

Esta emoção eu sei bem como é, pois senti quando comprei o meu CJ2A 1948 no mês de Julho passado.
Hoje vivo a ansiedade de arruma-lo o mais rápido possível, pois o seu antigo dono usava-o em trilhas pesadas. Uma nova pintura esta sendo providenciada e a colocação de algumas peças para aproxima-lo novamente de sua originalidade.

Parabéns, a ansiedade faz parte da emoção e ajuda o coração a bater mais saudavel.

JairoM
01/11/2007, 20:50
Paulo,

Eu tenho uma revista 4x4Cia, que tem uma restauração completa de um CJ2-1948 civil, em São Paulo....

O cara que fez, esta a disposição de ajudar quem quiser trilhar o mesmo caminho....

joão k. chikui
01/11/2007, 23:53
Jairo
Parabéns.

Alexandre Barreto Lisboa
02/11/2007, 21:19
Jairo,
Em primeiro lugar parabéns pela aquisição.
Sei como é essa emoção; após terminar de arrumar meu CJ 5, fiquei tentado em restaurar um outro Jeep, mantendo suas características originais optando por um Kaiser ano 1966.
Você pode obter informações sobre a restauração no site da Associação de Preservação de Veículos Militares (www.mvpa.org (http://www.mvpa.org)). Eles editaram um filme muito completo sobre a restauração de um 42 com todos os detalhes, composto de 03 dvd´s. Consegui os vídeos emprestados, estou tentando tirar cópia, se conseguir posso lhe ceder depois, já que também sou do Rio de Janeiro.
Além disso, no terceiro domingo de cada mês, o pessoal do CVMARJ, no qual também me associei, se reune no Museu Conde de Linhares na Quinta da Boa Vista (Quartel do Exército ao lado da Quinta), onde poderá conhecer o pessoal, trocar idéias e adquirir peças originais, no mercado informal que acontece no local.
Sucesso na empreitada.
Forte abraço

JairoM
02/11/2007, 21:36
Alexandre,

Obrigado pelas dicas.

Se voce tiver qualquer dificuldade em copiar estes DVD´s, eu posso fazer a cópia para voce (e pra mim tambem, se voce permitir). Não tive nunca nenhuma dificuldade em copiar DVDs, com qualquer tipo de proteção para cópia. Obvio que minha scópias são apenas para mim, e para meus "amigos", pois nenhum de nós comercializa o que não é seu.

Com certeza estarei no proximo encontro lá no museu, pois tenho um milhão de dúvidas, e acho que vendo outros jeeps ja restaurados (alguns civis militarizados, outros autênticos) dá pra se te um a ideia bastante boa do caminho a seguir.

Na minha opinião, isso serve pro meu MB1942 e pro seu Kaiser tambem.

Por incrivel que pareça, eu consegui o Manual Original (militar) do meu. Foi editado em 15 de maio de 1942, em Toledo - Ohio (berço do Jeep).

Vou pesquisar um pouco nos sites por onde ja andei, pra ver se encontro o manual do Kaiser pra voce.

Um abraço,

JairoM
04/11/2007, 01:02
Conversando com um proprietario de Jeep Wrangler 2005, ele me disse que foi lançada linha 2008 aqui no Brasil.

Até ai, nada de especial, a não ser o fato dele ter dito que a linha 2008 é uma homenagem ao 42....

Consegui nos sites americano e brasileiro, duas fotos que vou postar, e do 42 autentico (o meu) pra comparar.

Mazaropi-RJ
04/11/2007, 16:49
Jairo, tem um em Paty Do Alferes, perto de Miguel Pereira. Amarelo com motor de opala, creio. Vou tirar umas fts e mandar para vc assim como o contato do vendedor. da primeira vez que perguntei o preço o mesmo girava em torno de uns BRL6000,-. Na quinta, dia 8 eu retorno de lá. Abç.

JairoM
05/11/2007, 10:37
Jairo,
Em primeiro lugar parabéns pela aquisição.
Sei como é essa emoção; após terminar de arrumar meu CJ 5, fiquei tentado em restaurar um outro Jeep, mantendo suas características originais optando por um Kaiser ano 1966.
Sucesso na empreitada.
Forte abraço

Alexandre,

Olha só o que eu achei sobre os Kaisers: http://www.film.queensu.ca/cj3b/SerialNos/SerialNosSixties.html

Alexandre Barreto Lisboa
06/11/2007, 00:29
Valeu Jairo,
Quanto aos DVD´S já estou conseguindo copiar, valeu o oferecimento, minha dificuldade tem mais a ver com o tempo disponível do que com a quebra de códigos, já copiei os dois primeiros, inclusive a sua cópia; a terceira ficará para o final de semana, tendo em vista que terei que viajar por motivos profissionais e darei uma esticada em Curitiba onde acontecerá o III Encontro Brasileiro de Veículos Militares (www.JEEPMILITAR.COM/EBVMA.HTM (http://www.JEEPMILITAR.COM/EBVMA.HTM)). Espero conseguir boas fotos para ajudar na restauração do meu Kaiser M-606 e do seu 42.
Um forte abraço

JairoM
06/11/2007, 11:50
Alexandre,

Eu tenho acompanhado a movimentação do pessoal do CVMARJ pela lista.

O Evento em Curitiba parece mesmo ser muito legal. Quem sabe um dia eu levo meu 42 rodando pra lá...

Tomara que voce consiga boas fotos, e mais que isso, consiga informações pra ajudar na restauração (o que é mais dificil).

Depois de Curitiba, faça contato comigo, pois estamos o s dois no Rio de Janeiro, e tocando projeots muito parecidos, que terão muitas dificuldades comuns.
Meus telefones são:
Cel.: 9971-5523
Com.: 2274-8845

Um abraço, e que o evento seja um sucesso pra voce, e pro pessoal todo que vai comparecer.

Alexandre Barreto Lisboa
07/11/2007, 13:29
Jairo,
Boa idéia, assim que voltar ao Rio no final de semana farei contato e se você quiser podemos ir na oficina do Zezinho de Latorre, mecânico oficial da galera do CVMARJ, onde você encontrará vários 42´s e outros Jeeps militares para tirar as dúvidas, o cara é fera e sua oficina é ponto de encontro de jipeiros; sempre rola uns comes e bebes aos sabados.
Meus telefones são:
021 78296394
061 92156225

Alexandre Barreto Lisboa
09/11/2007, 23:05
Jairo,
Retornei hoje de Curitiba e o encontro estava muito bom. Muitas viaturas militares de todos os modelos e anos; deu para tirar muitas fotos.
Agora o melhor foi o contato com fornecedores de peças e acessórios militares que montaram seus estandes no evento. O principal deles é uma firma do Rio Grande do Sul de nome STEINDORFF (www.steindorffviaturas.com.br (http://www.steindorffviaturas.com.br)) que levou farto material desde capacetes para tripulação de tanques, pás, machados originais e toda uma infinidade de itens necessários para uma boa restauração, e ainda vendem através de remessa, dê uma olhada no site. Eles ainda fabricam algumas peças como suporte de antena, bancos militares idênticos aos originais dentre outros.
E por falar em restauração, de uma olhada na revista 4x4 e cia deste mês que trás um artigo sobre militarização de um jeep.
Devo ir no Zezinho amanhã, faço um contato via telefone
Um forte abraço
:dance:

Loiro
09/11/2007, 23:24
Jairo,
Retornei hoje de Curitiba e o encontro estava muito bom. Muitas viaturas militares de todos os modelos e anos; deu para tirar muitas fotos.
Agora o melhor foi o contato com fornecedores de peças e acessórios militares que montaram seus estandes no evento. O principal deles é uma firma do Rio Grande do Sul de nome STEINDORFF (www.steindorffviaturas.com.br (http://www.steindorffviaturas.com.br)) que levou farto material desde capacetes para tripulação de tanques, pás, machados originais e toda uma infinidade de itens necessários para uma boa restauração, e ainda vendem através de remessa, dê uma olhada no site. Eles ainda fabricam algumas peças como suporte de antena, bancos militares idênticos aos originais dentre outros.
E por falar em restauração, de uma olhada na revista 4x4 e cia deste mês que trás um artigo sobre militarização de um jeep.
Devo ir no Zezinho amanhã, faço um contato via telefone
Um forte abraço
:dance:

Amigo,
A Steindorff realmente tem muito material!!!! Ja foi citado, quando ainda ocorria procura pelo jeep, esta empresa por mim! La tem uma variedade muito grande de peças, jeep e etc; mas preço alto!!!
Abraço

JairoM
11/11/2007, 00:27
Alexandre,

Obrigado de coração pelos DVDs. O primeiro da serie eu ja asisti hoje (2 vezes). É realmente a BIBLIA de quem quer (e vai)restaurar um autencico MB.

Depois do vídeo, ja me sinto um "especialista" para conversar com o meca que vai restaurar a caixa de direção. Ja sei até como sacar o pino, se ele estiver emperrado (o video mostra com detalhes).

Depois voce conta, e posta algumas fotos de Curitiba, que a gALLera aqui do forum tambem esta curiosa pra ver.

Ao pessoal, tenho pra contar que tirei a tampa do porta-luvas, que tinha 3 placas pintadas de verde (cobertas de tinta). Com uma furadeira e uma broca fina, tirei os rebites, e depois com paciencia, um pincel macio e uma lata de "reducola" limpei as placas. Olha só ai abaixo, o que eu consegui: asa DATAS e NUMEROS de serie, originais do "general". Foi entregue ao exercito americano dia 24 de junho de 1942.

Estou muito feliz de ter encontrado isso.... é um tesouro!:palmas::dance:

1- tampa do porta luvas sem as placas
2- placas na sua posição, já sem a tinta verde que as cobria
3- detalhe da placa central, com os numeros

Alexandre Barreto Lisboa
11/11/2007, 23:27
Loiro,
As peças que cotei em Curitiba estavam dentro dos valores praticados aqui no Rio para as mesmas. De qualquer forma, nesse meio de restauração é sempre bom fazer uma cotação em vários lugares e com os amigos para não sair tosquiado. O que achei interessante na Steindorff é a grande quantidade de peças disponíveis para cada item isso falando apenas do material que levaram para o encontro
Um forte abraço.

JairoM
12/11/2007, 08:43
Eu tambem fiquei mal impressionado com uma cotação que pedi pra eles, de um jeep inteiro.

Provavelmente é a mesma impressão que se tem quando se pergunta o preço de um jeep numa loja repleta de jeeps usados. Os caras querem ganhar 3, 4 ou 5 mil reais em cima de um preço que está proximo de no máximo uns 15. Fazendo contas,.... eles metem pelo menos 50% sobre o preço de compra.

Provavelmente, sobre o preço de peças (a maioria originais), a ´politica é diferente. As peças em si, já são muito mais caras separadas, do que montadas no jeep. Vide comparações com carros de linha e atuais. Montar um fusca, com a tabela de preços de uma concessionária, custava 4 vezes mais só em peças, fora a mão de obra.

Esta empresa, é um enorme desmanche militar. Uma verdadeira mina pra quem quer garimpar peças militares. Pra quem quer peças de jeeps civis (CJs), pode ser uma grande furada porque o preço é mais alto que peças de CJs.

Eu passei o final de semana, montando uma planilha de peças basicas que preciso comprar pro meu MB42. Sem pensar em nada de motor, tipo: Filtro/alternador/reg voltagem/carburador/ coifa do radiador, minha conta tá perto de 2K. Isso considerando preços americanos.

Considerando, capota/bancos/peças de motor, etc, vejo que meu horizonte vai muito longe, e que preciso economizar muita$ latinha$ nos próximos 2 ou 3 anos.

Dizem que a grande vantagem de se reconstruir um jeep (seja civil ou militar) é que depois do prazer, não é obrigatório ficar abraçado nele.... :) - desculpem a brioncadeira, é que eu disse pros meus amigos que em vez de uma amante, preferi comprar o jeep.

edwint
12/11/2007, 14:50
tem um desmanche em curitiba, na av das torres, passando por la vi +- uns 4 cj3a e mais uns 5 cj5 e ainda alguma s f75

acredito q valha a penas dar uma olhada.:concordo::concordo:
]

Danniel Pizatto
14/11/2007, 16:25
Edwint, saberia mais detalhes deste desmanche? Tem telefone?

[]'s

edwint
14/11/2007, 16:48
Edwint, saberia mais detalhes deste desmanche? Tem telefone?

[]'s

Daniel, passei a serviço, pela av das torres em curitiba e vi este desmanche, mas como tava com preça, infelismente nao deu p/ parar. É muito facil de achar. fica do lado direito de quem vai de Sao Jose dos Pinhais p/ o centro de Curitiba. se vc conseguir uma lista telefonica vc acha facil o telefone.

Danniel Pizatto
14/11/2007, 17:00
Valeu, devo ir a ctba em dezembro e talvez passe lá pra fazer umas comprinhas.

[]'s