PDA

Ver Versão Completa : Ranger - escapada da traseira nas curvas

jcfabricio
27/09/2007, 17:46
Já tive/dirigi todas as caminhonetes nacionais. Atualmente uma Ranger 2005 ou uma Hilux 2007.
Tenho notado que a Ranger facilmente perde a traseira quando no cascalho ou em freadas (estrada de chão). Muito mais do que as outras que já dirigi.
O que é isso? É comum na Ranger isso? A caminhonete tá com pneus novos. Outros motoristas da empresa não gostam das Ranger por causa dessa fama... Procede?

Loiro
27/09/2007, 17:51
Já tive/dirigi todas as caminhonetes nacionais. Atualmente uma Ranger 2005 ou uma Hilux 2007.
Tenho notado que a Ranger facilmente perde a traseira quando no cascalho ou em freadas (estrada de chão). Muito mais do que as outras que já dirigi.
O que é isso? É comum na Ranger isso? A caminhonete tá com pneus novos. Outros motoristas da empresa não gostam das Ranger por causa dessa fama... Procede?

Nao seria ar de mais nos pneus?
Abraço:concordo:

Miranda
27/09/2007, 19:30
cara..
é o seguinte.
Veja a calibragem dos pneus traseiros.. tente deixar eles nao tao duros..
outra coisa, a ranger até 2007, assim como as f250 anteriores a 2002..tem os amortecedores no lado de dentro do feixe de molas.. o que contribui para esse "balanço".. tente mudá-los para do feixe de molas, como na versao 2008 qe vai sair..
ae vc vai sentir uma tremenda diferença!

Loiro
27/09/2007, 19:48
cara..
é o seguinte.
Veja a calibragem dos pneus traseiros.. tente deixar eles nao tao duros..
outra coisa, a ranger até 2007, assim como as f250 anteriores a 2002..tem os amortecedores no lado de dentro do feixe de molas.. o que contribui para esse "balanço".. tente mudá-los para do feixe de molas, como na versao 2008 qe vai sair..
ae vc vai sentir uma tremenda diferença!

Era basicamente o que eu achava (com escessao dessa informaçao do posicionamento do amortecedor)!
Entao desculpe pela informaçao incompleta!
Abraço:concordo:

Walter L. L. Casitta
27/09/2007, 20:40

:putz:Puts de novo esse assunto?

Toda picape faz isso. Mais ainda essas com capacidade 1T de carga, vazia e com pneu muito cheio. É só ligar a tração que isso não acontece...

cbridi
27/09/2007, 21:29

Estrada de chão? 4x2 ou 4x4?
Qdo sair do asfalto engate o 4x4 e esqueça...

Miguels
27/09/2007, 21:52
Ou então bote uns 150 quilinhos na caçamba que resolve bastante :idea:.

:putz:Puts de novo esse assunto?

Toda picape faz isso. Mais ainda essas com capacidade 1T de carga, vazia e com pneu muito cheio. É só ligar a tração que isso não acontece...

felippetti
27/09/2007, 22:01
Ou então bote uns 150 quilinhos na caçamba que resolve bastante :idea:.

Eu rodo com um saco de areia na caçamba (cerca de 90Kg).
Na terra nunca tive problemas, pq rodo em 4x4 direto. No asfalto raramente ela dá umas escapadas se for curva e o asfalto estiver enrugado.
Fora isso é só alegria.

Abraço a todos!

rogeriomasih
27/09/2007, 23:58
Esta semana um colega veio me fazer a mesma reclamação; quando fomos conferir, ele esta utilizando 50lb nas rodas traseiras. Acreditam?

Fabrício,

seja bem vindo ao fórum. Dá uma pesquisada nas ferramentas de busca do fórum que vc vai achar alguns tópicos sobre calibragem.

Abraços para todos.

jcfabricio
28/09/2007, 09:30
Valeu, muito obrigado

rogeriomasih
28/09/2007, 09:38
tem os amortecedores no lado de dentro do feixe de molas.. o que contribui para esse "balanço".. tente mudá-los para do feixe de molas, como na versao 2008 qe vai sair..

Dá realmente para fazer isso? requer adaptações?
Pq a mudança tende a reduzir o 'balanço'?

Edintruder
28/09/2007, 11:56
Isso ocorre mais na Ranger e na Hilux devido também à maior potência e maior torque do motor. A minha faz isso quando piso fundo (bomba aberta), basta então aliviar o pé nas curvas que resolve...
Não acontecia nas F1000 ou D20 da vida pois não tem força para tal feito com regulagens originais.

murilloaquino
28/09/2007, 12:14
Tem a diferença tambem da largura da bitola.
Acabei de sair de uma ranger e antes tinha uma frontier.Posso dizer q todas as camionetes saem um pouco de traseira, mais tem situações q a ranger antes de 08 sai mais sim, principalmente pela posição dos amortecedores q faz o tal EFEITO ALAVANCA, potenciando as ´´bundadas´´.No inicio, vc assuta muito e motoristas q nunca andaram de ranger tambem assutam, mais depois vc acostuma.Agora, entrar em curvas na mesma velocidade q eu entrava na frontier não tem jeito, ela joga mais mesmo
OBS, so em asfaltos com trepidaçoes, ondulações e costelas-de-vaca

ojaneri
28/09/2007, 12:41
A minha com pneus 33" melhoraram muito esse comportamento, provavelmente pela maior área de contato com o solo.

A mudança da posição dos amortecedores vai dar uma melhora sim, mas não investiria nisso pois acho que não vai ser tão significativa assim.

MarBO
28/09/2007, 14:49
tem os amortecedores no lado de dentro do feixe de molas.. o que contribui para esse "balanço".. tente mudá-los para do feixe de molas, como na versao 2008 qe vai sair..

Dá realmente para fazer isso? requer adaptações?
Pq a mudança tende a reduzir o 'balanço'?

Tambem tenho essa mesma duvida mas pensei ao inves de mudar porque não acrescentar um Air lift? Não ficaria melhor e pelo mesmo preço da modificação dos amortecedores da 2008?
Alguem aqui ja colocou esses Airlift ja vi na rua em uma ranger mas não deu pra perguntar ao motorista como era a perfomance. Sei que ele é instalado bem entre as molas e a longarina do chassis o que daria a mesma que colocar os amortecedores pra fora e o plus de voce poder regular a altura conforme a carga que estiver carregando.

Tem sentido????

FlavioLouveira
28/09/2007, 14:50

Eu tinha uma ranger 2002 americana ( morava lá), 4x4, motor 4.0, gasolina.... Bem a Ranger escapata mais de traseira do que a L200 e a Hilux ( são as que eu andei mais), isso é notorio... Assim como você notou, eu tbem notava isso na minha Ranger!!!... ela pula mais na curva, no asfalto, na terra, nao interessa...
Uma coisa que eu notei demais na l200, pois vim de Ranger, foi a suspensão....Nossa muita diferença, a l200 agarra.... A Hilux (dirigo sempre) tbem joga, mas muitoooo menos que uma ranger com certeza....

Sabendo dessa dificuldade, alivie o pé um pouco...

Cuidado com esses pesos atras da caminhonete pessoal, alem de gastar combustivel a toa, em um acidente isso ai vira um projetil de 80 kilos ou mais na cabine....

LUIZ ARTHUR PAIXAO
28/09/2007, 16:04
Desculpe-me a ignorância, mas tenho uma Ranger 2000 CD a um mês apenas e os meus amortecedores estão fixados no eixo cada um de um lado (Frente e tras) é assim mesmo ou o que é isso!E qual é a melhor calibragem 30lb como está no man?Abraços moçada..

Edintruder
28/09/2007, 20:54
Luiz, essa posição serve para reduzir as escapadas laterais ao acelerar ou reduzir marchas. 30lbs eu acho muito. Eu coloco isso para rodar em estradas apenas. Normalmente uso 26, mas isso é detalhe pessoal...

Pequeno jr
28/09/2007, 21:29
Luiz, essa posição serve para reduzir as escapadas laterais ao acelerar ou reduzir marchas. 30lbs eu acho muito. Eu coloco isso para rodar em estradas apenas. Normalmente uso 26, mas isso é detalhe pessoal...

Edi,
Na verdade a calibragem depende da medida do pneu usado. Hj eu estou usando 30lbs e dependendo do terreno, a Ranger dá (uii) umas puladas sim. O Negócio é q essa pulada q ela da em costelas de vacas e ondulações no asfalto dependem da velocidade e calibragem q está nos pneus.

Uma epoca atrás, acho q foi até o Walter q me deu (opa) uma dica que eu estava com a calibragem muito alta. Na epoca, eu estava usando 33 e 35 lbs e tinha momentos q a trazeira da RAnger queria pular para a frente dela.

Tdas as pick-ups tem essa escapada, mas as que eu acho são as que mais absorvem essas situações e dão um melhor conforto e dirigibilidade são as L-200 e a Frontier.

murilloaquino
28/09/2007, 22:46
Eu tb acho....As l-200 e frontier tem um ´´limite`` de escapada, se pode dizer assim, maior que as outras, ou seja, demora mais pra sair....

Miranda
29/09/2007, 13:27
Sobre os amortecedores, na Ranger aqi, ainda ta original (modelo 2003), mas na f250 da muita diferença...
sei disso pq a do meu tio ainda tinha os amortecedores pra dentro(2001) e jogava demais...depois q ele mudou pra fora, ele disse que mudou e muito!

Mas a ranger, principalmente se estiver com muitas libras no pneu, é de assustar msmo..
dirigir a F250 CD que é pregada no chão e ela, da ate medo auheuahe
a F250 passa em trepidação e da uma leve balançada..mas fica na mao.. ja a ranger, parece q vai sair auheauhe..
em estrada de chao, q eu ando a 80..90 com a f250, cheia de irregularidade.. nao consigo andar com a Ranger, balança muito..

alexborba
29/09/2007, 15:07
mas nada assustador!
li no site do clubedopicapeiro.com.br, aquele da ford, umas dicas postadas por gente como a gente, sem ser chapa-branca...
então, tinha uma garota que sugeria baixar para 28libras a traseira e 30 na dianteira quando vazia...
fiz o teste e gostei. assim agora posso fazer umas curvas a 120, 130km/h na trabalhadores sem achar que vou capotar...
agora se vc pegar uma costela de vaca, tanto no asfalto (correndo, pior ainda) quanto na terra, prepare-se: reduza na marcha e pegue leve, senão ela sai mesmo e fica difícil de voltar, pois ela chicoteia: vc vira prum lado e a traseira aponta pra outro...
um peso extra também ajuda, mas quem gosta de ficar andando com uma 'sogra' na caçamba o tempo todo??
boa sorte!
b

Miranda
29/09/2007, 15:37
cara.. lembro de uma vez, tem uma esquina q eu viro aqi, que tem muita pedrinha solta.. e de f250 e f1000 eu sempre jogava uma segunda e entrava de lado.. a noite..
e quando fiz isso com a ranger a primeira vez, foi uma chicoteada de assustar... foi meio estranho a reaçao da pickup.. mas quando acostuma tbm, da pra brincar.

Pequeno jr
30/09/2007, 14:12
POr falar na nova RAnger, alguém aqui ja fez o Test Drive nela?

O que acharam?

TylerNTL
30/09/2007, 14:44
Sempre calibro os pneus com 31 lb utilizando nitrogênio.
Não tenho certeza mais o manual da Ranger pede mais ou menos esta pressão para pneus 235/75 R15.

Uso 255/75 R15 e faço muitos deslocamentos em estradas de asfalto (+-120km/h) com caçamba vazia. Venho usando 31lb , pois acho que é uma pressão um pouco superior a especificada pelo manual (pneu é mais largo que o 235) e li em algum manual de uma Michelin/firestone/etc que para deslocamentos em velocidades mais elevadas deveríamos utilizar umas librinhas à mais.

Vocês concordam com esta minha calibragem? (meu objetivo é maximizar a durabilidade dos pneus)

AUTOCARIOCA
30/09/2007, 15:19
uma vez eu subindo a serra de friburgo aqui no rio e derrepente na proxima curva tinha uma chuva de vento o carro saiu de traseira( ranger stx ) mas saiu muito e quase sai da pista nao sei o que me deu meti o pe na embreagem ao inves do freiro e voltou pra trajetoria

Pequeno jr
30/09/2007, 15:23
Sempre calibro os pneus com 31 lb utilizando nitrogênio.
Não tenho certeza mais o manual da Ranger pede mais ou menos esta pressão para pneus 235/75 R15.

Uso 255/75 R15 e faço muitos deslocamentos em estradas de asfalto (+-120km/h) com caçamba vazia. Venho usando 31lb , pois acho que é uma pressão um pouco superior a especificada pelo manual (pneu é mais largo que o 235) e li em algum manual de uma Michelin/firestone/etc que para deslocamentos em velocidades mais elevadas deveríamos utilizar umas librinhas à mais.

Vocês concordam com esta minha calibragem? (meu objetivo é maximizar a durabilidade dos pneus)

TElmo, eu to usando 28lbs sendo que meus pneus estão com 130.000km/rodados. SO que, estão hj carecas.

Eles passaram dos 90.000 em bom estado com esta calibragem e além disso, a cada troca de óleo eu fazia o rodizio dos pneus, ou seja, entre 5000 ou 6500 km/rodados.

Walter L. L. Casitta
30/09/2007, 15:28
A um tempo atrás o programa Auto Exporte na Globo mostrou o quanto são perigosas os picapes pela facilidade de desgarrar a traseira, não só a Ranger, mas todas as picapes testadas (só não tinha L200, como sempre..).

Num outro programa também da mesma série o mesmo problema só que com A F250 e Dodge Ram. Me lembro que foi recomendado o uso da tração 4x4 para evitar problema e que isso na época causou muita polêmica aqui no fórum...

alexborba
30/09/2007, 15:38
uma vez eu subindo a serra de friburgo aqui no rio e derrepente na proxima curva tinha uma chuva de vento o carro saiu de traseira( ranger stx ) mas saiu muito e quase sai da pista nao sei o que me deu meti o pe na embreagem ao inves do freiro e voltou pra trajetoria

subidas íngremes (aqui em perdizes são muitas), asfalto recém molhado (o famoso sabão) e paralelepípedo são os inimigos mortais da ranger...
experimente virar uma esquina e fazer uma curva aberta, por fora de outro carro, acelerando... se vc frear ou desviar da trajetória já era, escapa com certeza... e até você conseguir trazê-la de volta pode ter sido tarde...
por isso, ande pianinho sempre!
o mesmo vale para 'colar' na traseira e empurrar outros carros mais lentos... um toque no pedal de freio do carro da frente e lá vai você domar a traseira feito peão de rodeio.
e alças de acesso a viadutos são um perigo sempre! curvas enormes, esburacadas e sujas convidam a uma escapadela... jamais tente fazê-las como costumava com seu peugeot 206, palio, golf, c3 ou similar, ou seja, acelerando para sair com as quatro rodas simultaneamente...
boa sorte!
b

TylerNTL
30/09/2007, 15:45
Pequeno Jr,

Qual a medida/marca/modelo dos pneus q vc usa?

Estou trabalhando para q os meus durem por aí uns 80k já está de bom tamanho. Se seu pneu for mais largo que o meu estaremos com pressões equivalentes.

Como os seus já vão com 130k, se as larguras forem as mesmas, vou pensar em diminuir um pouco a minha calibragem.

Pequeno jr
30/09/2007, 15:48
Thelmo,
GoodYear AT/S 255 75 r15

Al~em da calibragem, lembre-se do rodizio que é muito importante.

FCarneiro
03/01/2008, 00:45
Cuidado com esses pesos atras da caminhonete pessoal, alem de gastar combustivel a toa, em um acidente isso ai vira um projetil de 80 kilos ou mais na cabine....

Srs,

Permitam-me retomar neste assunto que já deve ser um velho conhecido dos mais antigos de Fórum, mas como novo proprietário de uma Ranger, me incomoda o fato das escapadas de traseira, principalmente nas estradas de terra irregulares.

Pensei no famoso saco de areia, mas o motivo citado acima pelo Flávio me preocupa. Meus 02 filhos estão sempre no banco de trás nas viagens que fazemos.

Me falaram para instalar uma chapa, "muito bem parafusada" no piso da carroceria, por baixo do protetor de caçamba. Creio que é melhor que o saco de areia pois não rouba espaço e não incomoda, mas a princípio não gostaria de furar a caçamba.

Alguém já rodou nas 2008 que possuem os amortecedores reposicionados e maior distância entre as rodas traseiras? Se sim, quais foram as impressões? Existe alguma alternativa em termos de alterações ou ajustes na suspensão traseira para melhorar o efeito pula-pula.

Se não, só nos resta ficar velhacos no asfalto, andar sempre com 4x4 na terra e sonhar com uma L200 Outdoor com motor e custo-benefício da Ranger.

Sds,

Jera
03/01/2008, 01:40
fala carneiro! de novo hehehe!!

o saco de areia......acho a melhor opção! mas acho que não vale a pena usar direto, apenas em viajens para ter mais segurança.
a chapa.....se vc usa o protetor de caçamba, acredito que com a chapa ele não vá encaixar direito apos a colocação da chapa.
risco de acidente.....é um caso a se pensar de verdade, pois um conhecido do meu pai infelizmente faleceu apos uma colisao. ele estava numa f-1000 no banco do passageiro e veio um carro pequeno na contra-mão e bateu de frente com a f-1000. na caçamba estavam 2 tambores de 200L cada de diesel, mais uns sacos de sal e rações. com a colisão, os tambores esmagaram o amigo do meu pai....
adaptação da suspensão da 2008.....falei com o meu mecanico novamente e ele disse que talvez a ford irá fazer o kit de adapatação....mas ele não sabe quando, foi assim com a f-250.

mas carneiro.....eu ando todo dia na terra. as vezes em lugares bons e em outros nem tanto. 4x2 ou 4x4. as vezes a ranger da umas escapadas sim, mas tudo se acerta rapidamente. basta uma girada no volante, ou ela se "auto-corrige", que tudo fica tranquilo novamente! quando isso acontece e a estrada continua fazendo o carro dançar um pouco, ligo o 4x4 e aí não escapa mais. mas te digo uma coisa, com os BF AT 265 o carro ta dançando bem menos!
outra coisa que ta acontecendo comigo.....não sei se todos são assim, mas eu andando em vel. altas 80 a 100km/h na terra o carro dança menos do que andar a 50-70km/h. isso em estradas com costelas de vaca. e em 4a marcha sempre!

abraços!

cbridi
03/01/2008, 09:51
Nas 2008 a coisa melhorou bastante, tem relato do EEustaquio (o irmão dele tem uma) neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26328), nas anteriores, não considero o problema tão grave, concordo com o que o Jera escreveu acima...

Estrada de terra = 4x4 High, não importam as condições climáticas, saiu do asfalto gire o seletor e seja feliz... :-)

[]'s

murilloaquino
03/01/2008, 12:03
Já olhou a calibração dos pneus traseiros?Comigo, uma coisa q diminuiu bastante foi trocar os pneus por medidas maiores.Mais largos e altos, fizeram com que o carro demorasse mais a perder a traseira.SO que mesmo assim, nas costelas de vacas, ondulações em alta velocidade, ela sai de traaseira mesmo, apesar de se corrigir tambem sozinha...

SergioPB
03/01/2008, 23:18
Olá pessoal!
Sou recente aqui no fórum, mas já postei alguns comentários.
Quanto à estabilidade da Ranger, acho muito importante alguns cuidados com a calibragem dos pneus, estado dos amortecedores e molas, bem como, pé leve nas curvas de baixa.
Tenho duas XLT 4.0 V6, uma Supercab 4 x 2 e outra CD 4 x 4. Todas com 2 cilindros de GNV, que são utilizadas 100% em alfalto.
O peso dos cilindros ajuda bastante no equilibrio delas, fazendo-as grudar no asfalto seco. Em dias de chuva, tenho muito cuidado, pois as duas saem fácil. A Supercab usada por minha filha já lhe deu alguns sustos. A traseira é bem mais leve que a da CD. A 4 x 4 é mais equlibrada, talvez pelo peso extra do eixo dianteiro.
Uso Pneus 31 x 10,5 em ambas com 27 libras nos quatro. Faço alinhamento de 3 em 3 meses, bem como rodízio. Quando viajo coloco entre 30 e 33 libras nas quatro. Os Pirelli Scorpion já passaram dos 50 mil e estão em ótimo estado.
Agora, com um V6 nas mãos, fica difícil não provocar umas escapadas, principalmente nas saídas de curvas.
Não tenho experiencia com outras pick-ups, mas moderação é a palavra chave.
Abraços!!

SergioPB
Rio de Janeiro-RJ

Edintruder
04/01/2008, 11:24
...eu ando todo dia na terra. as vezes em lugares bons e em outros nem tanto. 4x2 ou 4x4. as vezes a ranger da umas escapadas sim, mas tudo se acerta rapidamente. basta uma girada no volante, ou ela se "auto-corrige", que tudo fica tranquilo novamente! quando isso acontece e a estrada continua fazendo o carro dançar um pouco, ligo o 4x4 e aí não escapa mais. mas te digo uma coisa, com os BF AT 265 o carro ta dançando bem menos!
outra coisa que ta acontecendo comigo.....não sei se todos são assim, mas eu andando em vel. altas 80 a 100km/h na terra o carro dança menos do que andar a 50-70km/h. isso em estradas com costelas de vaca. e em 4a marcha sempre!

abraços!

X2! Se escapar pode ligar o 4x4 que a treação nas rodas dianteiras corrigem grande parte da energia lateral pois a resistência criada pela tração "positiva" é parelha entre as duas rodas nesse caso, o efeito de diferencial de energias ou forças tem que vencer a inércia primeiro e leva um pouco mais de tempo, o suficiente para manter a caminhonete alinhada.

Em relação ao saco de areia, tem sacos próprios pra isso até com amarração. Não use nada pesado solto na caçamba pois numa colisão frontal o objeto entra na cabine.

Gustavo Moreti
04/01/2008, 11:37
minha ranger é uma 2005!!!! vou ter q trocar os amortecedores!!!! sera se eu colocar os amortecedores da ranger 2007/08 na minha vai melhorar a estabilidade da traseira ou eu coloco os originais dela mesmo?:roll:

[]''

cbridi
04/01/2008, 12:20
Não foram mudanças somente nos amortecedores, mudou o ponto de fixação, passou para o lado de fora das longarinas, além disso, para caberem, foi aumentada a largura do eixo.

[]'s

Gustavo Moreti
04/01/2008, 13:31
Não foram mudanças somente nos amortecedores, mudou o ponto de fixação, passou para o lado de fora das longarinas, além disso, para caberem, foi aumentada a largura do eixo.

[]'s

sei q mudou!!!!!:concordo: mas sera q fica bom eu colocar somente os amortecedores da suspensao da ranger nova/.?

murilloaquino
04/01/2008, 13:53
Não,pode ser q já fica mais dura.O ideal é vc colocar os amortecedores originais, que são calibrados pra rodarem com as susp original...

cbridi
04/01/2008, 17:28
Ao invés de colocar os da 2008 (não sei se tem a mesma abertura/comprimento, acho que não), talvez seja melhor partir para os Rancho com regulagem... O Walter tem na dele.

[]'s

Gustavo Moreti
04/01/2008, 22:46
vou dar uma pesquisada no preço do rancho!!!! so ouvi comentarios positivos ate hoje!!!!:palmas:mas dependendo do investimento vou ficar com os originais mesmo!!!!! obrigado a todos!!!!!!:concordo:

[]''

EDU REIS
05/01/2008, 00:02
Tenho Uma 2005 3.0, Rodo Com 30 Lbs Nos Pneus Traseiros, Nas Curvas Da Esta Sensação, Mais Nao Ligo, Ela Afirma Rapidamente, Tanto Em Baixa Velocidade, Quanto Em Altas, Não Troco Por Nenhuma Outra Pickup.

Jera
05/01/2008, 01:16
vou dar uma pesquisada no preço do rancho!!!! so ouvi comentarios positivos ate hoje!!!!:palmas:mas dependendo do investimento vou ficar com os originais mesmo!!!!! obrigado a todos!!!!!!:concordo:

[]''

gustavo, eu tb estava com essa idéia.....mas desisti!
dois motivos......
1º: ninguem tinha pronta entrega! e olha que procurei em tudo oq é lugar! em algumas lojas ficaram de me dar um retorno mas nunca me retornaram o contato.
2º: o preço!!!! na unica loja que se dispoz a encontrar um, me passaram o preço de 500 ou 600 reais cada um! se não me engano foi o preço dos dianteiros. o walace aqui do forum até conseguia um pra mim via importação: 170 dolares mais 68 de impostos! cada um!

coloquei na ford mesmo....quase 500 reais os 4!

aoliveira
06/01/2008, 16:50
Em asfalto com chuva tem algum problema engatar o 4x4 na Ranger? pois fico com medo de escapar a traseira principalmente em estradas, ainda mais que os pneus da minha Ranger já não estão tão bons quanto deveriam.
Tenho uma Ranger há pouco tempo, e não achei que ela sai tanto de traseira quanto li em alguns comentários, mas dá pra tomar alguns sustos sim. Esse feriado em viagem com ela deu umas balançadas súbitas ao passar em depressões, mesmo na reta.
Aproveitando, quais as medidas boas de um pneu 31" pra colocar nas rodas 15 originais? quais os contras de colocar esses pneus ao invés dos originais? dá pra continuar com o estepe na medida original ou é imprecindível trocar os 5 pneus?

Edintruder
06/01/2008, 17:59
Acima de 60km/h até em asfalto seco pode usar o 4x4hi. Já rodei sob chuva com 4x4hi até 130km/h sem nenhuma diferença de ruído, desempenho ou consumo, apenas a estabilidade que melhora muito.
Eu uso pneus 33" e o estepe é original.

FCarneiro
06/01/2008, 22:27
Mas te digo uma coisa, com os BF AT 265 o carro ta dançando bem menos!

Instalei hoje os antigos BFG All terrain T/A 265/75R16 da minha ex-Pajero GLS-B. Ainda não deu pra notar diferença, a não ser que eles pegam um pouco no pára-barro quando esterçados ao máximo. Coisa mínima e em breve posto outras impressões. O visual ficou outro. Muito melhor!

[]s,

rogeriomasih
19/01/2008, 15:10
Esse feriado em viagem com ela deu umas balançadas súbitas ao passar em depressões, mesmo na reta.

Nos ultimos meses tenho viajado bastante com a Ranger (esfalto c/´120km/h) e tenho tomando alguns sustos, mas somente quando caio em buracos e ela praticamente volta do pulo na pista contrária. Já tiveram essa sensação?

A calibragem que utilizo é 28 na cidade e 30 na estrada.

Pois bem, pode ser indício de necessidade de trocar o amortecedor?

alexborba
19/01/2008, 18:06
tenho tomando alguns sustos, mas somente quando caio em buracos e ela praticamente volta do pulo na pista contrária. Já tiveram essa sensação?

sustos, vários!!
a dica é, quando achar que vai cair em um buraco, por exemplo uma tampa de bueiro fora do nível da rua, NÃO DESVIE!, mantenha o curso reto senão ela fatalmente bate no buraco, pula e, na volta, dá aquela rabeada perigosa...
outra dica é, na medida do possível, andar na faixa central das avenidas quando estiver rápido. isso evita, no caso de uma rabeada mais forte, vc perder o controle muito próximo à guia ... as faixas de ônibus à direita são foooda, cheias de costelas, assim como na av. rubem berta, em frente do aeroporto de congonhas, e suas tampas de bueiro expostas da pista da esquerda...
já passei alguns apuros cortando outros carros pela direita quando rápido...
andar pianinho ainda é o melhor remédio

boa sorte a todos!
b

DieselPower
19/01/2008, 20:19
Pessoal, gostaria de lembra-los de que a ranger não possui diferencial central. Portanto é totalmente desaconselhável andar em superfície com boa aderência utilizando 4x4, tanto sendo hi como low.
Lembrando que isto pode acarretar em danos enormes, visto que nestas cituações as rodas dianteiras e traseiras giram em velocidades distintas, e a caixa irá enviar força igual aos dois eixos (dianteiro e traseiro).

Pequeno jr
20/01/2008, 22:15
Galera,

Fiz um test drive da Ranger com a nova suspensão na ultima quinta e sexta-feira e posso lhes garantir que é uma mudança da água para o vinho. Mesmo a ranger estando com 38lbs nos pneus traseiros, o piso escorregadio e chovendo, ela deu uma saidinha mínima numa buraqueira do kct andando nesta buraqueira a uns 90 por hora.

Na minha atual Ranger passar neste local é no máximo a 60 km sendo que é com um olho na missa e o outro no padre para não deixar a traseira passar para a frente.

OBS: Lembro q o EEustáquio comentou que o irmão dele achou q a suspensão da nova Ranger é igual ao da L-200. Posso lhes garantir q é bastante exagerada essa frase. Ela chega perto, mas igual podem ter a certeza que não é não.

Tirei algumas fotos da nova suspensão e dos encaixes e suportes do amortecedor. Sicneramente, é algo simples de fazer. So basta ter coragem e tempo.

shimomoto
20/01/2008, 22:31
Galera,

Fiz um test drive da Ranger com a nova suspensão na ultima quinta e sexta-feira e posso lhes garantir que é uma mudança da água para o vinho. Mesmo a ranger estando com 38lbs nos pneus traseiros, o piso escorregadio e chovendo, ela deu uma saidinha mínima numa buraqueira do kct andando nesta buraqueira a uns 90 por hora.

Na minha atual Ranger passar neste local é no máximo a 60 km sendo que é com um olho na missa e o outro no padre para não deixar a traseira passar para a frente.

OBS: Lembro q o EEustáquio comentou que o irmão dele achou q a suspensão da nova Ranger é igual ao da L-200. Posso lhes garantir q é bastante exagerada essa frase. Ela chega perto, mas igual podem ter a certeza que não é não.

Tirei algumas fotos da nova suspensão e dos encaixes e suportes do amortecedor. Sicneramente, é algo simples de fazer. So basta ter coragem e tempo.

Grande Pequeno Jr;

Eu também andei pensando na mesma coisa. Mas confesso que ainda não me ocorreu nenhuma idéia sobre o assunto, especialmente depois que li que a bitola traseira na Ranger 2008 é 3 cm maior...

Na verdade vou estudar um pouquinho mais e levar a Ranger num amigo meu, excelente mecânico pra ver se ele tem alguma idéia...

Um grande Abraço

Pequeno jr
20/01/2008, 22:37
conversando com um consultor da ford a uns 2 meses atrás, ele disse que não é para ficarmos surpresos se a ford não lançar um kit para mudar a suspensão das antigas para essa nova.

Jera
21/01/2008, 00:34
pequeno, foi isso que o lindomar falou pra mim! só não sabe quando! ou talvez nem exista.

Eduardo Eustaquio
21/01/2008, 22:19
Galera,

Junior,
Não sei como foi o seu teste e se ele foi feito também em estrada de terra, mas se me recordo bem o que escrevi naquela época, eu disse que era quase igual a suspensão da L200 e não igual. Vou procurar a mensagem que havia escrito isso e volto a postar aqui neste.

Aproveitando, meu irmão retornou a Goiânia ontem e conversamos bastante sobre a viajem, o que ele se aventurou a fazer em companhia de amigos nossos que moram no nordeste e como se comportou a sua Ranger.

Os pontos positivos foram:
- Consumo o melhor deles foi 11,7 e o pior andando nas dunas foi 7,3 (sempre com ar-condicionado);
- Estabilidade da nova versão do sistema de suspensão;
- Força e desempenho do motor 3.0, principalmente reduzido;
- Conforto para todos a bordo;

Os Pontos negativos foram:
- Retorno do barulho de uma bucha que fica na estabilizadora;
- Alarme que já deu por 2x panes;
- Luz de cortesia que novamente ficou acesa;
- Pneus pirelle que ja estão abaixo de meia vida. Porque não colocam logo um pneu melhor nestas camionetes?;

Uma coisa é certa, na minha próxima oportunidade de ir ao Nordeste ou a algum local que tenha dunas, quero aprender a andar neste tipo de terreno. Até a minha cunhada, que não gosta destas aventuras por ter medo, gostou das brincadeiras de subir e descer as dunas, além de andar pela beira mar com a camionete.

shimomoto
21/01/2008, 22:49
(...)

- Pneus pirelle que ja estão abaixo de meia vida. Porque não colocam logo um pneu melhor nestas camionetes?;

(...)

E ai Eduardo como estão as coisas?!

Até que eu to achando que os Pirellis do seu irmão estão durando muito...Os meus com 30 mil km já tinham ido....

Quando a luz de cortesia, será que seu irmão não está deixando-a ligada, inadvertidamente por meio do reostato do painel? Falo isso porque logo que eu comprei a Ranger eu fiz isso:oops::oops::oops: e quase acabei com a Bateria...

Abraços

Jera
22/01/2008, 11:42
fala eduardo!! ja voltou?!?!

a luz apaga sozinha dps de uns 5min. se continuar acesa dps disso pode ser o contato da porta ou alguma outra coisa. na 3.0 nunca deu esse problema, mas nas 3 outras ranger que tivemos e 2 ainda temos apresentaram esse problema.

shimomoto! os meus pirelli troquei com 65milkm, mas se quisesse rodar até ficarem carecas acho que iam até os 75-80milkm! e olha pq rodo todo dia uns 150 a 300km por dia!

Pequeno jr
22/01/2008, 23:03
x2 no que o SHimomoto e o Jera (gordim) falou

Thiago PickUPs
04/09/2009, 15:40
Ai pessoal.. ressucitando esse tópico...
eu passei um aperto baum ontem na volta de BH pra itabira (bendita 262!!)
como era primeira vez q andava na minha 4x4 vim fazendo testes :evil:rsrs
ate que em uma curva tinha um desnivel mt grande.. a ranger deu um salto q axei q ia voar na outra pista... a suspensão dela jogou com força!!

conversando com um consultor da ford a uns 2 meses atrás, ele disse que não é para ficarmos surpresos se a ford não lançar um kit para mudar a suspensão das antigas para essa nova.

agora minha pergunta!!!
realmente existe esse kit?? lançado pela ford msm??

Daniel.Shimomoto
04/09/2009, 18:01
Ai pessoal.. ressucitando esse tópico...
eu passei um aperto baum ontem na volta de BH pra itabira (bendita 262!!)
como era primeira vez q andava na minha 4x4 vim fazendo testes :evil:rsrs
ate que em uma curva tinha um desnivel mt grande.. a ranger deu um salto q axei q ia voar na outra pista... a suspensão dela jogou com força!!

agora minha pergunta!!!
realmente existe esse kit?? lançado pela ford msm??

Thiago;

Vou te contar um negócio...eu já vi uma adaptação em uma Ranger na rua. Era uma Ranger CS V6....senti de não estar com a máquina fotográfica para registrar. Se ficou bom ou não, ai é outra conversa....

Vou narrar o que vi.

O cara pegou e simplesmente colocou os amortecedores para FORA das molas. Aparentemente soldou a fixação inferior em algum ponto junto aos grampos das molas. O eixo era o original pois o local onde é fixado os amortecedores originalmente estavam vazios. Não deu para ver se havia algum tipo de espaçador entre as panelas do freios e as rodas. Se tiver, deve ter sido feito sob medida.

A fixação superior, olhando em minha propria Ranger, aparentemente é possivel vira-la para o lado externo do chassis. Não deve representar maiores inconvenientes.

Thiago;

Quando este topico foi aberto, eu fui ver o que era possivel fazer na minha para melhorar esse comportamento. E sinceramente a unica coisa que cheguei a conclusão é que por enquanto, é melhor mesmo o pé ficar mais leve. A menos que se lance algo bem proximo ao original, o que é dificil uma vez que o eixo das Rangers pós 2007/2008 são 3 cm maiores que os anteriores. Parece pouco mas deve, no final das contas, fazer uma enorme diferença.

Um grande Abraço

Edintruder
04/09/2009, 18:20
Thiago, descobrisses também que apesar da suspensão escorregar, enquanto os pneus da Ranger estão no chão ela permanece com uma estabilidade excepcional! Justamente esse é um defeito, salta demais, e como não tem asa, o pouso é sempre cruel...

Anthoniusnikos
05/09/2009, 19:11
E aí Thiago. Quase foi fazer companhia para o Carlos Drumod ?
Pelo descrito, dá para concluir que o chão estava seco, pois se estivesse molhado não daria para postar de forma concreta.
Outro dia, na 101, com o chão molhado na Serra do Azeite(toda esburacada),um pouco antes de uma curva em declive, tive que dar uma cutucada no freio para não pegar uma cratera..., a traseira da Ranger saiu de lado e foi em direção a grade de proteção da ribanceira. Consegui trazer de volta para a pista, mas o frio na espinha foi grande. Para piorar, o ABS não estava funcionando.
As Ranger deveriam sair de fábrica com ABS nas quatro rodas. Esse ítem de segurança é tão importante quanto aos airbag.

Jera, ainda que tarde. - O defeito da luz de teto pode estar no relé da luz interna.

Abs
Anthon

Daniel.Shimomoto
06/09/2009, 01:33
As Ranger deveriam sair de fábrica com ABS nas quatro rodas. Esse ítem de segurança é tão importante quanto aos airbag. [/B]
(...)

Abs
Anthon

Anthon

As atuais (pelo menos as de motor 3.0) tem ABS nas 4 rodas.

Abs!!!

Anthoniusnikos
07/09/2009, 01:38
Shimomoto, então estamos evoluindo ! Mas, além do Abs nas 4, também vem com pelo menos 4 airbags, para melhor segurança dos ocupantes ? Se você me informar que são 8, aí te confesso que estou mais velho do que quero ser, e o design (desenho) da Ranger, apesar de desatualizado, está escondendo muita segurança. O próximo passo seria resolverem o ponto G da bicha, que quando vazia, em velocidade numa curva, você pode estar sujeito a ver a traseira dela passando na sua frente. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abs
Anthon