PDA

Ver Versão Completa : "resetando" Ranger Eletronica

MarBO
27/09/2007, 14:23
Pessoal

Ontem estive numa autorizada pra ver um problema no carro de minha esposa enquanto esperava conversei com um mecanico que me ensinou a dar um reset no modulo tanto da ranger quanto de qualquer outro ford
Deve-se deligar a bateria e juntar as duas pontas dos cabos (longe da bateria) em seguida aguarda algum tempo e monta novamente na bateria assim a memoria é limpa.
Ele recomendou fazer isso apos os primeiros 10 mil km e depois de tudo montado deve-se ligar o carro e deixa-lo ligado por no minimo 15 minutos para o modulo pegar novamente os parametros e informações necessarias ao bom funcionamento do motor e seus componentes.

Fiz esse teste pois caso ainda não saibam continuo com o problema de a 4x4low funcionar e depois de dois dias para de funcionar, dai vou a caixa de fusivel, tiro o respectivo e coloco-o novamente e a 4x4low volta na hora a funcionar. Meu raciocinio é que os componentes em si, motor e modulo do 4x4 estão funcinando, mas o modulo do carro ainda não reconheceu como sendo peças novas e volta a repetir o problema ou anular o componente.

Acho esse procedimento igual a um defrag do windows onde voce faz uma limpeza na memoria,ou o botão de reset do celular deixando tudo como veio de fabrica. Oque voces acham?

Walter L. L. Casitta
27/09/2007, 15:13
Pessoal

Ontem estive numa autorizada pra ver um problema no carro de minha esposa enquanto esperava conversei com um mecanico que me ensinou a dar um reset no modulo tanto da ranger quanto de qualquer outro ford
Deve-se deligar a bateria e juntar as duas pontas dos cabos (longe da bateria) em seguida aguarda algum tempo e monta novamente na bateria assim a memoria é limpa.
Ele recomendou fazer isso apos os primeiros 10 mil km e depois de tudo montado deve-se ligar o carro e deixa-lo ligado por no minimo 15 minutos para o modulo pegar novamente os parametros e informações necessarias ao bom funcionamento do motor e seus componentes.

Fiz esse teste pois caso ainda não saibam continuo com o problema de a 4x4low funcionar e depois de dois dias para de funcionar, dai vou a caixa de fusivel, tiro o respectivo e coloco-o novamente e a 4x4low volta na hora a funcionar. Meu raciocinio é que os componentes em si, motor e modulo do 4x4 estão funcinando, mas o modulo do carro ainda não reconheceu como sendo peças novas e volta a repetir o problema ou anular o componente.

Acho esse procedimento igual a um defrag do windows onde voce faz uma limpeza na memoria,ou o botão de reset do celular deixando tudo como veio de fabrica. Oque voces acham?

Primeiro: O defrag do Windows não limpa a memória e sim organiza o disco colocando dos dados em seqüência pra facilitar a leitura. :roll:

Segundo: Não acredito nisso não. Nos outros veículos, para apagar os dados da memória não volátil tem que usar um scaner com o programa específico compatível com o módulo do motor.

ojaneri
27/09/2007, 17:24
Isso é de praxe em qualquer veiculo. Ao desconectar a bateria e encostar o cabo positivo no cabo negativo da bateria, voce descarrega todos os capacitores que podem ter carga. Assim, toda memória volátil será resetada (por exemplo, programação de alarme). Mas a memória não volatil (como o programa da injeção eletrônica) não será apagada. O que geralmente acontrece é que em sistemas com eletronica embarcada, existe memória não volátil (programação de fábrica) e memória volátil (parametros que a ECU aprendeu do estilo de dirigir, ultimos erros). Dependendo do que ela gravou, pode ser interessante resetar, acho que mal não vai fazer, mas não espere melhoras significativas.

shimomoto
27/09/2007, 21:02
Segundo: Não acredito nisso não. Nos outros veículos, para apagar os dados da memória não volátil tem que usar um scaner com o programa específico compatível com o módulo do motor.

Walter;

O pior é que isso (resetar desligando a bateria) acontece e funciona mesmo! Funcionou com minha Ranger e com um Golf que tive. Andei uns 6 meses com o motor falhando (relê de potencia defeituoso) e os bicos injetores sujos e quando mandei arrumar o carro (acompanhei o serviço), por mais que tenha se apagado a memória do módulo, o motor funcionou perfeitamente, sem falhas, mas estabilizou a marcha lenta em 1800 rpms. A solução? Desligar a bateria e deixar o carro desconectado por 24 horas. Funcionou direitinho. Nunca mais deu um probleminha sequer.

Um abraço

LUIZ ARTHUR PAIXAO
28/09/2007, 15:49
Amigos isso só é para fazer se tem algum problema ou é bom fazer de qualquer jeito?E o alarme de fábrica, para?Abraços...

Márcio T
29/09/2007, 07:34
Olá, pessoal.

A memória não volátil armazena as tabelas e os parâmetros padrão. Só pode ser alterada por módulo de programação.

Mas o sistema é adaptativo e se ajusta às condições de funcionamento, armazenando os dados que "aprendeu" na memória volátil (KAM - KEEP ALIVE MEMORY).

Para "zerar" a memória volátil é suficiente desligar a bateria por mais de 15 minutos - o mesmo efeito de juntar os cabos.

Se houver algum desajuste no funcionamento - principalmente depois de alguma troca de componente - é interessante fazer este "reset" da memória. O módulo vai utilizar a tabela padrão e fazer os ajustes com o uso normal. É importante não ter nenhum acessório (ar condicionado, principalmente) ligado na partida. Depois que a marcha lenta estabilizar (normalmente não leva nem 2 minutos), já pode sair. O comportamento do motor pode ficar um pouco estranho, pois o módulo vai estar coletando dados e estabelecendo novos parâmetros para o motor.

MarBo, talvez o motor de acionamento do 4x4 esteja precisando de uma pequena regulagem de posição. O módulo GEM lê a posição da engrenagem no acionamento do 4x4. É possível que o motor não esteja atuando em uma faixa visível, aí o módulo perde a posição e acusa o defeito. Quando você "zera" a memória, o módulo começa tudo de novo, porque "esqueceu" o defeito anterior. Este fim de semana vou desmontar meu motor do 4x4 para uma revisão e vou tirar umas fotos p'rá postar.

Um abraço.

edubelem
05/10/2007, 17:16
Pessoal

Marbo, o 4x4low, só engata se vc estiver com 0Km/h e como pé na embreagem, no momento o meu 4x4 low não esta engatando, pois o sensor de velocidade esta pifado, e ficará assim por mais um mes e economisar essa km, no seu caso deve ser o sensor de embreagem pifado, pois depende apenas destes dois pre-requisitos para que a low seja engatada, tenta fazer uma ligação direta no sensor pra ver se não funciona.

[]'s,

Edintruder
05/10/2007, 17:46
Corrigindo, o 4x4low entra a velocidades inferiores À 7km/h com freio e embreagem acionadas, não necessariamente a 0km/h. Em diversas situações eu venho em 4x4 hi e passo para 4x4low ainda andando, ao debrear e freiar ele libera dois bloqueios, porém só reduz quando o módulo recebe a velocidade menor que 7km/h e o Low entra ainda em movimento. Assim como em setrada com chuva ou em estrada de saibro, quando aciono o 4x4hi eu tenho que reduzir a velocidade abaixo de 90km/h para entrar o 4x4, pois acima de 90 não aciona...
Se o sensor da ebreagem na Ranger estiver com problemas o motor de arranque não dá partida.

shimomoto
05/10/2007, 21:26
(...)

Se o sensor da ebreagem na Ranger estiver com problemas o motor de arranque não dá partida.

A minha dá a partida sem pisar na embreagem...

Abraços

Edintruder
05/10/2007, 22:46
Todas as 2.5 pelo menos eu sei que tem que pisar na embreagem. As outras então fico devendo.

edubelem
06/10/2007, 11:21
As 2005 pra k. a low tem que parar o carro e a Hi tem que ser abaixo de 70km ...

[]'s,

murilloaquino
06/10/2007, 13:01
Ué, a minha ligava o H nas velocidades abaixo de 90.Lembro ate um dia que testei, com 85 no velocimentro e ela entrou normalmente.Pra desativar, tem q estar abaixo de 90 tambem...

MarBO
07/10/2007, 09:07
Marbo, o 4x4low, só engata se vc estiver com 0Km/h e como pé na embreagem, no momento o meu 4x4 low não esta engatando, pois o sensor de velocidade esta pifado, e ficará assim por mais um mes e economisar essa km, no seu caso deve ser o sensor de embreagem pifado, pois depende apenas destes dois pre-requisitos para que a low seja engatada, tenta fazer uma ligação direta no sensor pra ver se não funciona.

[]'s,

Edu

O que esta pegando é que eu so preciso tirar e colocar de volta o fusivel e o 4x4low volta a funcionar normalmente (fazendo é claro os procedimentos corretos) por uns dois dias ( agora que fiz o reset fica uns 4 ou cinco dias

Mas vou pesquisar tambem estes sensores

Obrigado

FRanger
07/10/2007, 14:10
A minha 2.8 também tem que pisar na embreagem para acionar o motor de partida.
Abraços,
FRanger

Edintruder
07/10/2007, 16:11
A minha 2.8 também tem que pisar na embreagem para acionar o motor de partida.
Abraços,
FRanger

Então deve ser diferente nas 3.0 eletrônicas.

MarBO
08/10/2007, 12:31
Edi

Então deve ser diferente nas 3.0 eletrônicas.

É diferente mesmo tiraram tudo a chave do estepe, o sitema da embreagem tambem (que eu achava não so segurança mas tambem proteção anti furto pois nem todos sabiam disto) tudo em nome da Economia barata.

edubelem
08/10/2007, 14:29
Edi

É diferente mesmo tiraram tudo a chave do estepe, o sitema da embreagem tambem (que eu achava não so segurança mas tambem proteção anti furto pois nem todos sabiam disto) tudo em nome da Economia barata.

Esse negocio de economia, não sei se foi a ford ou dodge que foi fazer contenção de custos com o inibidor de partida do AT, nesse carro era possível tirar do P sem o pé no freio, pois bem, um garoto deu a partida e engatou R e matou o irmão mais novo, a empresa teve que pagar para a família todas as indenizações morais, principalmente para o garoto que provocou o acidente e alem disto pagou para a família toda a economia trazida pela modificação, o valor não foi divulgado, apenas os termos do julgamento.

No dia seguinte foi um recal imediato para todos os carros comparecerem e colocar o dispositivo inibidor.

[]'s,