Ver Versão Completa : RANGER VIBRANDO APÓS 120Km
LUIZ ARTHUR PAIXAO
27/09/2007, 10:40
Olá novos amigos, acabo de comprar uma Ranger CD XLT 2.5 Ano 2000 e descobri vocês na Google com o tópico "venininho na Ranger":palmas: ou algo parecido.Bom minha Ranger era um carro grande e lerdo :-(que como desimpenho era decepicionante.Pedia primeira em qualquer morrinho:putz: e não passava de 120 Km nem por resa braba, era toda original.O que fiz:
1(uma) volta para direita na Wast Gate e 1(uma) volta para a direita na Bomba Injetora(o Lacre fdp) mais regulagem de marcha lenta e RPM max em 5000.
Meus amigos existe vida após a morte?O que é isto!A menina ficou brava :twisted:e sei que deve ficar mais ainda mas vou colocar um medidor no turbo para saber onde estou indo.Mas estou com outro problema, ela esta trepidando muito após os 120 Km e a pergunta é :Pode ser balanceamento de pneu ou devo regular outras coisas tambem.
Um abraço a todos...:dance:
Wagninho
27/09/2007, 11:48
Olá novos amigos, acabo de comprar uma Ranger CD XLT 2.5 Ano 2000 e descobri vocês na Google com o tópico "venininho na Ranger":palmas: ou algo parecido.Bom minha Ranger era um carro grande e lerdo :-(que como desimpenho era decepicionante.Pedia primeira em qualquer morrinho:putz: e não passava de 120 Km nem por resa braba, era toda original.O que fiz:
1(uma) volta para direita na Wast Gate e 1(uma) volta para a direita na Bomba Injetora(o Lacre fdp) mais regulagem de marcha lenta e RPM max em 5000.
Meus amigos existe vida após a morte?O que é isto!A menina ficou brava :twisted:e sei que deve ficar mais ainda mas vou colocar um medidor no turbo para saber onde estou indo.Mas estou com outro problema, ela esta trepidando muito após os 120 Km e a pergunta é :Pode ser balanceamento de pneu ou devo regular outras coisas tambem.
Olá Luiz ! Seja bem vindo ! Tbm sou novo no 4x4brasil, e estou gostando muito de trocar e obter informações neste site, o pessoal daqui tem muita experiência ! Antes de mais nada cuidado com os radares, pois a mais de 120km o négócio pega ! Se eu fosse vc começaria por verificar as folgas da suspensão ( pivôs, buchas, etc ), substituiria o necessário e partiria para balanceamento, alinhamento e cambagem. Outra coisa que pode estar acontecendo é que seus eixos cardans podem estar desbalanceados com folgas excessivas ou empenados ou ainda terem perdido as massas de balanceamento, mas isso é possível observar tbm ser observado em baixa velocidade entre 40km ou 60km. O mais provável de ocorrer é o desbalaceamento das rodas e isso vc já sabe como resolver. Boa sorte !:concordo:
LUIZ ARTHUR PAIXAO
28/09/2007, 15:17
Obrigado pela dica do eixo cardan, um mecânico tinha me dito que parece que a Ford fez um RECALL do eixo,sera?Bom a minha é ano 2000 e de qualquer forma ja perdi.Bem hoje balanciei as rodas e testei mas nada de melhorar...e justo agora que a menina resolveu andar...:-(O preço do eixo é muito alto?:idea:
LUIZ ARTHUR PAIXAO
01/10/2007, 17:47
Fui ao Mec. e de cara ele disse é o eixo Cardan-R$ 900,00 para arrumar.Ai eu pergunto:é tudo isso mesmo!
Alguem ai já teve esse problema, fica bom?Abraços...
Edintruder
01/10/2007, 23:57
Luiz, manda em outro meca e pede para verificar as folgas das cruzetas. Se estiverem boas e for folga do espigão do cardam de alumínio, sugiro mandar fazer um em aço que sai muito mais barato.
Edintruder
02/10/2007, 00:01
Luiz, se depois de tudo direitinho ela não chegar aos 160km/h numa esticada maior (com segurança, por favor), podes levar num bombista pois pode apresentar um desgaste no conjunto de injeção que resulta em perda de desempenho.
A Ranger original anda muito bem.
IGORFROTA
15/10/2007, 09:44
A minha tb vibra um pouco acima de 130 KM/H.
Levei numa empresa especializada em eixo carda efoi detectado folga nas cruzetas do cardan traseiro.
Como é de alumínio, não tem reparo.
Me cobraram R$ 1.500 no de ferro, mas como dificilmente viajo e não ando muito acima dos 120, resolvi deixar para o futuro.
Será arriscado ?
Walter L. L. Casitta
15/10/2007, 10:37
Levei numa empresa especializada em eixo carda efoi detectado folga nas cruzetas do cardan traseiro.
Me cobraram R$ 1.500 no de ferro, mas como dificilmente viajo e não ando muito acima dos 120, resolvi deixar para o futuro.
De alumínio é o eixo. As cruzetas são de ferro e com os rolamentos podem ser substituindo sem problema e com custo relativamente baixo...
IGORFROTA
15/10/2007, 11:24
Opa, é bom saber disso.
E o que exatamente pode ocorrer com o eixo para dar folga também ?
Ou seja, em qual caso é realmente necesário trocar o eixo ?
Edintruder
15/10/2007, 19:24
Só troca o eixo quando a troca das cruzetas não resolver a vibração. A palanca das marchas vibra muito e aumenta com a velocidade, esse é o primeiro indício de desalinhamento ou desgaste nas cruzetas ou no próprio eixo.
rogeriomasih
21/10/2007, 10:46
Fui ao Mec. e de cara ele disse é o eixo Cardan-R$ 900,00 para arrumar.Ai eu pergunto:é tudo isso mesmo!
Alguem ai já teve esse problema, fica bom?Abraços...
Cardã traseiro ou dianteiro?
Dúvida de iniciante: a vibração pode ser ocasionada por folga na bolacha do cardã dianteiro?
rogeriomasih
21/10/2007, 10:47
Fala, Igor.
Foi naquela empresa que fica na BR?
Será arriscado ?
rogeriomasih
21/10/2007, 10:50
Se não for consertado, a vibração pode levar a problemas em outro componente do conjunto? (ex. Cx marcha ou diferencial)
Só troca o eixo quando a troca das cruzetas não resolver a vibração. A palanca das marchas vibra muito e aumenta com a velocidade, esse é o primeiro indício de desalinhamento ou desgaste nas cruzetas ou no próprio eixo.
Edintruder
21/10/2007, 17:53
A vibração primeiro reduz o nível do óleo da caixa de transferência pois permite um vazamento no retentor ao vibrar e costuma gerar rachaduras nas caixas inutilizando as carcaças. Dessa forma deve receber uma atenção imediata à indentificação do problema.
IGORFROTA
21/10/2007, 18:27
Exato rogério, acho que o nome é Carda Fortaleza ou algo assim.
Vou tentar trocar as cruzetas para ver como fica.
Edin, sabes dizer o custo delas ?
Troca só a cruzeta mesmo ?
Que fim teve esta história? Resolveu o problema da vibração? Cheguei de viagem hoje com a minha e tb notei uma vibração em 120km/h
Edintruder
15/01/2008, 10:48
Cada cruzeta blindada da Spicer custa cerca de R$60,00.
Vibrações podem ser geradas por qualquer peça móvel da transmissão. Então é só levantar a picape no macaco (de preferência em elevacar), engatar uma 3a marcha e deixar girando na lenta e olhar por baixo o que está desalinhado ou gerando vibração. Fica muito evidente aonde está o defeito.
rogeriomasih
19/01/2008, 14:11
Durante a semana fiz uma viagem para João Pessoa (+/- 700km) e o carro estava vibrando exatamente quando passava de 120 km/h...lembrei logo deste tópico.
Cheguei de viagem e fui verificar o problema: era apenas um aro empenado.
Já testei e o problema foi resolvido. Fica aqui registrada a dica.
Edintruder
19/01/2008, 15:13
Rogério,
Essa é a minha bronca com aros de alumínio. Tive um Monza que estavam com as 4 rodas empenadas justamente por eu passar correndo em buracos e quebra-molas...
Valéria BH
21/01/2008, 16:34
Olá Edi ! Vc poderia me passar a dica dos caras q vendem pela internet ai do sul e são legais ???
Vou precisar dos 4 amortecedores ..........
O farol da Ranger é um terror ( original ) vcs tem alguma dica sem ser o xenon , ainda se usa bi-iodo ???
Um abraço !!!!!!!:-D
Thiago Castro
21/01/2008, 17:18
Como eu n sei tudo isso que vcs sabem eu vou botar só o q aconteceu comigo!! A minha antiga ranger 2.5 tb tava vibrando, mas não era nada disso que vcs tavavam falando e sim apenas o rolamento que estava quebrado!! Depois da troca tudo voltou ao normal. Mas acho que esse não é o problema de vcs se não algum mec facilmente teria resolvido!!
Boa sorte!!
rogeriosanchez
30/04/2008, 10:44
Arthur Paixão........ola...tenho uma pequena propriedade na floresta amazonica e ja produzo alcool combustivel para meu uso; quero produzir biodiesel de sebo bovino artesanalmente, vi um comentario seu de ter contato com um eng da embrapa q domina esse assunto.Pode passar o end dele?Obrigado.
Edintruder
30/04/2008, 12:39
Manda mensagens por MP ou Mensagem Privada. Clica no usuário em questão que irá abrir a página de apresentação dele e terá a opção de "enviar mensagem privada.
MARKIN25
02/08/2009, 21:53
A minha so vibra de 60 a 100km/h, o que pode ser, ja vi que nao sao as cruzetas.
rogeriomasih
02/08/2009, 22:07
Qual o ano e km da tua?
quando aconteceu isso na minha era apenas um aro traseiro empenado.
Vc já verificou o balanceamento das rodas?
Edintruder
02/08/2009, 23:19
Sempre começamos pelo mais barato, balanceamento das 4 rodas, estado do cardam, verificar folgas no espigão e luva do cardam e cruzetas.
MARKIN25
03/08/2009, 07:30
Na verdade isso começou a acontecer depois que troquei a luva com o rolamento do cardam, comprei a paralela. Pela diferença muito grande , de 90 para 560 a original nem pensei duas vezes. Mas ja levei em outro meca e o mesmo disse que esta em perfeitas condiçoes. O problema estaria no diferencial traseiro. So a mao de obra 350,00. O que acham:(
Edintruder
03/08/2009, 13:31
Difícil ter vibração assim no diferencial. Acredito que um semi-eixo traseiro empenado possa causar isso, mas diferencial não.
Levanta a traseira toda e 1a marcha na lenta observa o que vibra ou balança. Pede pra alguém olhar meio de longe e vai aumentando a marcha e o rpm.
rogeriomasih
03/08/2009, 16:41
Tb acho difícil ser no diferencial...
Na verdade isso começou a acontecer depois que troquei a luva com o rolamento do cardam, comprei a paralela. Pela diferença muito grande , de 90 para 560 a original nem pensei duas vezes. Mas ja levei em outro meca e o mesmo disse que esta em perfeitas condiçoes. O problema estaria no diferencial traseiro. So a mao de obra 350,00. O que acham:(
Isso tá me cheirando a eixo cardã dianteiro, se a viatura for 4X4. A sugestão que eu proponho é que você retire o eixo cardã dianteiro e dá uma volta com a vtr, se a vibração parar: BINGO!
Abraços.
rogeriomasih
03/08/2009, 19:33
Pelo que entendi o serviço foi realizado no cardão traseiro...pq vc acha que o problema está no dianteiro?
De qualquer forma, gostei da sugestão do Raposo. Manda tirar o cardã dianteiro e faz o teste. É fácil e barato para tirar e colocar novamente.
MARKIN25
03/08/2009, 21:57
Acredito eu que seja o cardam empenado, mas o fdp* do mecanico disse que nao esta, acho que isso de ver se ta certo so no olho nao eé bem certo nao, o pior é que por aqui nao encontro ninguem que mexa nisso, ninguem de confiança.
Essa parte de soltar o cardam dianteiro ja foi realizado e nao funfou...
Obrigado e abs
de qualquer forma, se alguem ai souber de um mecanico bom aqui no rio que de jeito nisso, vou agradecer...
rogeriomasih
03/08/2009, 22:11
Deixa eu fazer uma pergunta de leigo:
é complicado/caro trocar o cardã com outro carro somente para testar?
Acredito eu que seja o cardam empenado, mas o fdp* do mecanico disse que nao esta, acho que isso de ver se ta certo so no olho nao eé bem certo nao, o pior é que por aqui nao encontro ninguem que mexa nisso, ninguem de confiança.
Obrigado e abs
de qualquer forma, se alguem ai souber de um mecanico bom aqui no rio que de jeito nisso, vou agradecer...
Markin, ainda NÃO levei lá mas foi por recomendação de um conhecido do forum das Rangers, o Pontes
Carlos da Race Car (Rua Sao Francisco Xavier, 605), praticamente em frente à UERJ.
Lendo seu post resolvi correr atras tambem pra entender esse veneno...
http://www.primeiramao.com.br/editorial/superauto/editorial_veneno36.asp
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-s10td.htm
achei esses dois links...
Edintruder
07/08/2009, 01:54
Opa, mensagem repetida e editada!
Edintruder
07/08/2009, 01:59
Esse camarada que escreveu sobre preparação de ciclo diesel no bestcars é uma BESTA CARA! Quanta besteira um imbecil é capaz de escrever em tão poucas linhas??? O cara não sabe nem como o diesel queima e vai querer falar de "problemas"!
Imbecil é pouco, chega a dar raiva de ler isso!!!
"A preparação de um motor diesel tem fatores complicadores que não se apresentam nos motores de ciclo Otto (a gasolina e álcool). O regime de rotações de um motor diesel é limitado pelas características do ciclo de queima do motor. A queima ocorre durante a descida do pistão, e não em um curto espaço de tempo como nos motores a álcool e gasolina, pois o diesel explode por pressão e não por causa da centelha (faísca) das velas (clique aqui para saber mais)
O regime de giros é, portanto, limitado à rotação em que o pistão não termine sua descida antes de finalizada a queima do combustível. Em caso contrário seria exercida uma força contrária a rotação do motor, extremamente prejudicial ao desempenho. Daí o problema na preparação de um motor diesel, pois venenos que envolvam troca de comando, aumento de válvulas, coletores ou qualquer outro componente que altere o regime de rotações original do motor vai entrar em conflito com o projeto original. O combustível passará a queimar também durante a subida do pistão, reduzindo a potência e danificando o motor."
>Como o combustível vai queimar na subida do pistão se ele é injetado no ponto 0°???
>Desde quando a limitação é feita pelo combustível? Quem limita é a BI determinando a resistência dinâmica interna das peças móveis do conjunto motriz até o mimite de 20m/s do pistão em seu movimento, pois essa é a velocidade de expansão da queima do diesel.
>Ninguém prepara motor diesel pra render mais rpms, mas aumentar o torque e a potência. Até em motores à gasolina esses limites devem ser respeitados quando se mantém as peças internas originais.
>Como vai ter força contrária se quando o pistão chega no ponto morto inferior a válvula de escapamento se abre???
>Desde quando o diesel queima por pressão? De onde ele tirou isso? Ele precisa ler no dicionário a palavra "ponto de ignição" ou temperatura que os gases combustíveis se inflamam ao entrar em contato com o O². No caso da compressão, o atrito molecular do ar admitido gera temperatura, cerca de 500°C num motor de 14:1 e 700°C num motor de 19:1 de taxa de compressão. Nessa temperatura, o diesel queima instantaneamente quando é pulverizado.
>De onde saiu essa besta (Iran Cartaxo) que escreveu esse monte de m??? O pior é que esse cara deve ganhar muito mais do que eu e sabe muito menos que eu!!! Mundo injusto! eheheh.
O Arnaldo Keller da Primeiramão, está de parabéns.
Obrigado e abs
Indicação do Forum:
EDUCAR SERVIÇOS AUTOMOTIVOS
Sr. Eduardo Cesar
Estrada dos Bandeirantes, 7203
Tel 2441-2619 / 3414-8222 / 9994-0909
Foi lá que acertaram o diagnóstico da vibração da Natasha.
Abraços.
MARKIN25
09/08/2009, 11:06
VLW GALERA PELA AJUDA, MAS ACABEI LEVANDO NA CARDA RIO NA DUTRA E LA RETIRARAM O CARDA COMPLETO ALINHARAM E BALANCEARAM. FINAL DAS CONTAS R$200,00 E UM CARRO GOSTOSO DE ANDAR, SEM TREMEDEIRAS.
CARDAM RIO FICA NA DUTRA EM FRENTE A CASA DO ALEMÃO ALTURA +- DE VILAR DOS TELES.
TEL.:2756-7122
2756-7124
:concordo:
MARKIN25
09/08/2009, 11:09
Brigadao a todos mesmo pela ajuda
TylerNTL
09/08/2009, 12:40
VLW GALERA PELA AJUDA, MAS ACABEI LEVANDO NA CARDA RIO NA DUTRA E LA RETIRARAM O CARDA COMPLETO ALINHARAM E BALANCEARAM. FINAL DAS CONTAS R$200,00 E UM CARRO GOSTOSO DE ANDAR, SEM TREMEDEIRAS.
CARDAM RIO FICA NA DUTRA EM FRENTE A CASA DO ALEMÃO ALTURA +- DE VILAR DOS TELES.
TEL.:2756-7122
2756-7124
:concordo:
Serviço foi feito no cardan traseiro, certo?
Não tem uma conversa que o cardan traseiro da Ranger é de alumínio e blá, blá, blá... não pega balanceamento nem é possível substituir as luvas e mais blá, blá, blá... quando dá qualquer problema tem que subsituir por um cardan de aço que é 1.0000.0000³²¹X melhor.
Agora falando sério:
Essa conversa mole sobre o cardan traseiro de alumínio não ter manutenção é séria ou é conversa fiada?
É possível balancer e alinhar este cardan normalmente?
É possivél substituir cruzetas, luvas, etc?
MARKIN25
09/08/2009, 13:14
serviço foi feito no cardan traseiro, certo?
Não tem uma conversa que o cardan traseiro da ranger é de alumínio e blá, blá, blá... Não pega balanceamento nem é possível substituir as luvas e mais blá, blá, blá... Quando dá qualquer problema tem que subsituir por um cardan de aço que é 1.0000.0000³²¹x melhor.
Agora falando sério:
Essa conversa mole sobre o cardan traseiro de alumínio não ter manutenção é séria ou é conversa fiada?
é possível balancer e alinhar este cardan normalmente?
é possivél substituir cruzetas, luvas, etc?
no meu caso foi feito alinhamento, balanceamento e troca de luva, as cruzetas nao foram trocadas pq estao em bom estado, mas acredito que poderiam sim ser trocadas sem problema algum.
O problema foi sim no cardam traseiro.
Abs
Edintruder
09/08/2009, 14:54
O problema do cardam de alumínio é que quando desgasta o espigão e a luva deslizante tem que trocar o cardam inteiro...
Anthoniusnikos
09/08/2009, 17:18
Iran Cadaxo ? ou Allan Cardexos do Irã ? Muito prolixa e maluca essa explicação dele, ou expiação ?
Edin, cientista morre pobre, ganha pouco, e pior, esquecido. eheheheheh... !
Com o conhecimento que você tem, entra para a política, que vai ficar rico aí em MT do Sul. Brincadeirinha...
Abração
Anthon
renatorfonseca
06/10/2016, 21:44
Boa noite, voltando a ativa no blog, tenho uma ranger 2.5 ano 2000, está com este problema dos amigos acima, ao passar de 100 km/h quase entra em orbita de tanto que vibra, diferencial revisado, cardan alinhado, rolamentos trocados, pneus novos, alinhada e balanceada, está tudo ok!
não sei mais o que fazer.
Um meca me falou que o volante do motor esta desbalanceado, ele me disse que da splinter acontece a mesma coisa. Não quis debater com ele, mas acho improvável que seja o volante.
Será o disco de embreagem gastado desigual?
Caixa de marcha?
Retirei o cardan dianteiro, ainda permanece com a vibração.
roberto sampaio
20/02/2017, 19:52
a minha 4x2 vibra ao chegar aos 70km,tbm logo depois de trocar o rolamento central,levantei o carro sem a transmisão traseira e nao vibra,com a trnsmissão no lugar vibra mais a mesma nao parece empenada pois fica serena,o mecanico disse ser no diferencial
roberto sampaio
23/02/2017, 10:17
bom dia a minha começou a vibrar logo depois que troquei o rolamento da transmissão o mesmo era paralelo.mandaram procurar a cardam rio,o mecânico de lá me disse que não consta mais a ranger,não sei porque não sabe ou por falta de competência.consegui resolver na Truckmec muito bom atendimento apois uma examinada constatou uma pequena empena e o rolamento paralelo tinha a borracha muito dura colocamos um de fabricação deles e acabou meu problema.end Rua Suez- jardim Meriti- São João de Meriti -RJ tel 21-3753-7573.
roberto sampaio
23/02/2017, 22:08
boa noite,consegui depois de muitas duvidas do que era consertar a trepidação da minha ranger 4x2,alguns colegas me indicaram levar na CARDAN RIO os responsáveis de la disseram que nas ranger nunca mais poriam a mão pois o carro é muito problemático,acho que é falta de competência,perguntei se eles me indicaria onde levar o mesmo disse que no rio de janeiro não conhece ninguém,outra falta de caráter pois do outro lado da Dutra quase em frente a ele tem a TRUKMEC um ótimo atendimento e competência retiraram minha transmissão fizeram o teste e ja sai com o carro perfeito gastei com o desempeno e com um novo rolamento que ele mesmo tem R$ 200,00.