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Ver Versão Completa : Ranger travou a marcha !



Miguels
26/09/2007, 22:30
Olá, colegas! Hoje quis sair da garagem e o carro estava travado: engatei a 1ª, a marcha-ré, e o veículo não se movimentava, estava totalmente travado. Pensei se tratar da caixa, já que a 1ª e 2ª entram com dificuldade; então, na 1ª marcha, forcei um pouco acelerando e soltando devagar a embreagem (bem ortodoxo :p), deu um estalo (não consigo localizar onde) e destravou, saiu andando normal. Cheguei pensar que a bengala tivesse ido pro espaço, mas como depois andou... Alguém tem idéia do que seria? O diferencial ?

cbridi
27/09/2007, 00:41
Passaste por água ou, de alguma forma, molhaste os tambores de freio das rodas traseiras e, antes que desse tempo de secar, deixaste a Ranger na garagem com o freio de estacionamento acionado? Se a resposta for sim, te digo que comigo isso também acontece. As lonas de freio molhadas "colam" no tambor... Depois de passar por isso inúmeras vezes, aprendi a deixar a Ranger na garagem sem acionar o freio de estacionamento...

Ah, o estalo acontece quando as lonas "descolam" dos tambores de freio...

[]'s

Miguels
27/09/2007, 00:53
Sim, de fato uma hora antes de botar na garagem lavei o carro no lavajato e deixei no freio. Mas será que foi isso mesmo? O travamento ocorrido não parecia decorrente de estar freado, a sensação era outra, como se estivesse imobilizado firmemente como amarrado por algo. Mas o que você disse tem procedência, mas que raios das lonas colar no tambor! Vou seguir sua sugestão, não mais vou deixar no freio depois de passa pela água. Valeu a dica, cbridi!

Passaste por água ou, de alguma forma, molhaste os tambores de freio das rodas traseiras e, antes que desse tempo de secar, deixaste a Ranger na garagem com o freio de estacionamento acionado? Se a resposta for sim, te digo que comigo isso também acontece. As lonas de freio molhadas "colam" no tambor... Depois de passar por isso inúmeras vezes, aprendi a deixar a Ranger na garagem sem acionar o freio de estacionamento...

Ah, o estalo acontece quando as lonas "descolam" dos tambores de freio...

[]'s

rogeriomasih
27/09/2007, 01:14
concordo com o Bridi: acho que o problema foi nos freios.

Tive esse problema com as lonas traseiras de um buggy que possuímos.

Wagninho
27/09/2007, 08:17
Olá Miguels ! Um bom dia a todos do fórum que lêem essa citação.Fica tranquilo que é isso mesmo que o colega Cbridi falou ( prazer Cbridi !), com a minha acontece algo semelhante qdo lavo a viatura em casa e logo em seguida resolvo sair, as lonas colam no tambor de freio por conta da rápida oxidação ocorrida na parte interna do tambor. Algumas vezes já aconteceu deu sair logo em seguida com as lonas ainda molhadas e o freio fica dando trancos qdo não estanca de uma só vez ao pisar levemente. Como já sei desse problema , procuro deixar o freio solto ou aciono ele várias vezes em movimento para poder secar as lonas antes de fazer qualquer trajeto mais longo. Vale ressaltar que tal ocorrência tbm acontece com automóveis.

Walter L. L. Casitta
27/09/2007, 08:33
Olá Miguels ! Um bom dia a todos do fórum que lêem essa citação.Fica tranquilo que é isso mesmo que o colega Cbridi falou ( prazer Cbridi !), com a minha acontece algo semelhante qdo lavo a viatura em casa e logo em seguida resolvo sair, as lonas colam no tambor de freio por conta da rápida oxidação ocorrida na parte interna do tambor. Algumas vezes já aconteceu deu sair logo em seguida com as lonas ainda molhadas e o freio fica dando trancos qdo não estanca de uma só vez ao pisar levemente. Como já sei desse problema , procuro deixar o freio solto ou aciono ele várias vezes em movimento para poder secar as lonas antes de fazer qualquer trajeto mais longo. Vale ressaltar que tal ocorrência tbm acontece com automóveis.

Isso é normal e acontece com a embreagem também...

Wagninho
27/09/2007, 08:51
Isso é normal e acontece com a embreagem também...:palmas:
Olá Walter ! É isso mesmo Walter,tbm acontece com embreagens onde o disco da fricção fica colado no platô em uma incidência maior do que a que ocorre com as lonas do freio traseiro qdo molhadas !

shimomoto
27/09/2007, 12:51
Sim, de fato uma hora antes de botar na garagem lavei o carro no lavajato e deixei no freio. Mas será que foi isso mesmo? O travamento ocorrido não parecia decorrente de estar freado, a sensação era outra, como se estivesse imobilizado firmemente como amarrado por algo. Mas o que você disse tem procedência, mas que raios das lonas colar no tambor! Vou seguir sua sugestão, não mais vou deixar no freio depois de passa pela água. Valeu a dica, cbridi!

Uma vez aconteceu isso com um Golf mexicano que tive: peguei uma chuva torrencial em São Paulo e a lona de freio colou de uma tal maneira que o carro não se movimentava. E o Golf, em situações normais era ruim de freio de mão...

Sempre que lavar o carro (bem lavado) ou pegar muita chuva com poças d´água não é conveniente usar o usar o freio de mão, especialmente se estiver tudo quente, molhado e o carro passar um longo periodo parado.

Abraços

Edintruder
27/09/2007, 13:21
A minha mãe tem um Monza SL/E 1993 que passa mais de um mês guardado na garagem sem uso... Numa dessas eu precisei usar esse carro e que disse de conseguir engatar alguma marcha??? Tive que ligar o motor já engatado e mesmo debreado ele saiu andando, assim que o motor começou a reagir eu pisei no freio e o disco descolou do platô. Ocorreu também com um Opala 76 que o meu pai tinha que quando arranquei com ele depois de um tempão parado deu um estalo forte que até desliguei tudo e desci para procurar algo quebrado...

Miguels
27/09/2007, 15:21
Amigos, muito obrigado a todos pelas suas constatações. Vivendo e aprendendo. Até!

Trip
27/09/2007, 18:58
Comprei minha Ranger V6 99 4x4 à duas semanas. Ontem estava indo de BH para Lafaiete e aconteu um problema similar, ou seja, as marchas pararam de entrar.

Começou com a 2a. ficando dura, depois nenhuma marcha entrava (a impressão é que não tinha os buracos para encaixar as marchas). Se eu desligasse a Ranger as marchas entravam normalmente, mas ligada não entrava de jeito nenhum.

Fui voltando para a minha casa em BH com ela em segunda marcha (engatei com ela desligada e arranquei de segunda), quando estava chegando em casa as marchas voltaram ao normal.

Fui ao mecânico e ele disse que poderia ser o óleo da caixa que perdeu a pressão, mas, como a caminhonete é nova, fiquei com medo de ser algo mais grave.

Alguém poderia me indicar uma possível causa (e de preferência solução) para este problema?

Grato à todos.

Walter L. L. Casitta
27/09/2007, 20:48
Comprei minha Ranger V6 99 4x4 à duas semanas. Ontem estava indo de BH para Lafaiete e aconteu um problema similar, ou seja, as marchas pararam de entrar.

Começou com a 2a. ficando dura, depois nenhuma marcha entrava (a impressão é que não tinha os buracos para encaixar as marchas). Se eu desligasse a Ranger as marchas entravam normalmente, mas ligada não entrava de jeito nenhum.

Fui voltando para a minha casa em BH com ela em segunda marcha (engatei com ela desligada e arranquei de segunda), quando estava chegando em casa as marchas voltaram ao normal.

Fui ao mecânico e ele disse que poderia ser o óleo da caixa que perdeu a pressão, mas, como a caminhonete é nova, fiquei com medo de ser algo mais grave.

Alguém poderia me indicar uma possível causa (e de preferência solução) para este problema?


Você tem um problema na embreagem. Mais especificamente na parte do acionamento hidráulico. Pode ser um problema no cilindro mestre o no cilindro atuador ou nos dois.
Troca de mecânico urgente que esse aí ta parecendo um lambão. Se precisar indicamos um bom em Belo Horizonte...

Trip
27/09/2007, 21:19
Você tem um problema na embreagem. Mais especificamente na parte do acionamento hidráulico. Pode ser um problema no cilindro mestre o no cilindro atuador ou nos dois.
Troca de mecânico urgente que esse aí ta parecendo um lambão. Se precisar indicamos um bom em Belo Horizonte...

Obrigado pela resposta Walter. Minha esposa acabou de pegar a caminhonete no mecânico (estou viajando hoje) e ela falou que o mecânico falou que o óleo da embreagem estava parecendo graxa de tão duro :parede: Ele trocou o óleo e falou também que, caso o problema aconteça denovo, é para eu ir lá que deve ser a parte hidráulica da embreagem (acredito que é o que você falou).

Mas a primeira impressão da minha esposa é que a marcha agora está muito mais macia (note que é a marcha e não a embreagem). O mecânico também falou que, quando eu tiver um tempo, pra deixar ela lá pra ele conferir os outros óleos (freio e caixa) pois podem estar no mesmo estado.

O que você acha?

Ahh é por favor, pode indicar o mecânico em BH, porque mecânico bom nunca é demais :mrgreen:, e em BH eu sempre tive problemas com mecânicos:oops:.

cbridi
27/09/2007, 21:21
Você tem um problema na embreagem. Mais especificamente na parte do acionamento hidráulico. Pode ser um problema no cilindro mestre o no cilindro atuador ou nos dois.
Troca de mecânico urgente que esse aí ta parecendo um lambão. Se precisar indicamos um bom em Belo Horizonte...

Assino embaixo... já vi isso acontecer duas vezes em minha Ranger, em ambas foi o atuador hidráulico da embreagem.

LUIZ ARTHUR PAIXAO
28/09/2007, 15:44
Olá pessoal, sou bem novo ai com vocês mas já estou fã dos comentários.Tenho uma Ranger 2000 2.5 e estou aprendendo muito a usa-la ai com vocês.Uma pequena pergunta de formatação dos emails.Como ponho fotos e o tipo de Ranger no pé da página.As próximas perguntas serão sobre as Rangers OK!Obrigado e um Abraço a todos...:razz:

Edintruder
28/09/2007, 20:57
Olá pessoal, sou bem novo ai com vocês mas já estou fã dos comentários.Tenho uma Ranger 2000 2.5 e estou aprendendo muito a usa-la ai com vocês.Uma pequena pergunta de formatação dos emails.Como ponho fotos e o tipo de Ranger no pé da página.As próximas perguntas serão sobre as Rangers OK!Obrigado e um Abraço a todos...:razz:

Em relação a postar fotos nos textos, clica no gerenciar anexos logo abaixo, porém se for para colocar fotos na assinatura, eu vou esperar alguém responder pois já trentei fazer isso e não consegui.
Clica no painel de controle ali em cima e vai seguindo os passos que dá tudo certinho.

beechmaster
29/09/2007, 09:02
Comprei minha Ranger V6 99 4x4 à duas semanas. Ontem estava indo de BH para Lafaiete e aconteu um problema similar, ou seja, as marchas pararam de entrar.

Começou com a 2a. ficando dura, depois nenhuma marcha entrava (a impressão é que não tinha os buracos para encaixar as marchas). Se eu desligasse a Ranger as marchas entravam normalmente, mas ligada não entrava de jeito nenhum.

Fui voltando para a minha casa em BH com ela em segunda marcha (engatei com ela desligada e arranquei de segunda), quando estava chegando em casa as marchas voltaram ao normal.

Fui ao mecânico e ele disse que poderia ser o óleo da caixa que perdeu a pressão, mas, como a caminhonete é nova, fiquei com medo de ser algo mais grave.

Alguém poderia me indicar uma possível causa (e de preferência solução) para este problema?

Grato à todos.

Trip,

Minha Ranger XLT 2.5 diesel 1999 teve o mesmo problema. Trata-se do rolamento ou rolete do eixo primário. Não tem a ver com embreagem. O rolamento conecta o eixo de manivelas à caixa de marchas. Custa 50 reais, é do tamanho de uma tampa de vidro de shampoo, mas dá um trabalho miserável prá trocar, tendo que desmontar caixa e embreagem.

Trip
30/09/2007, 17:28
Obrigado beechmaster.

Tô testando ela e até agora o problema não voltou a ocorrer, se ocorrer novamente, vou pedir para o mecânico dar uma olhadela :-)

Valeu pela dica.

Edintruder
30/09/2007, 22:16
Se for embreagem tem como fazer as trocas das marchas no tempo, porém tem que ligar com ela engatada. Se for o rolamento é impossível fazer as marchas no tempo pois o eixo não dá sincronismo pois fica parado.
Se ocorrer novamente e for embreagem dá para tentar trocar as marchas sem problemas, o problema apenas fica em parar pois ao arrancar já sai andando sobrecarregando o motor de arranque. A primeira vez que deu vazamento no atuador do pedal estava em Pelotas e voltei para Rio Grande trocando no tempo, e a última vez que vazou o tal cilindro, fui para a oficina normalmente, apenas desviando semáforos e trânsito que pudesse parar.

dalmolin
30/09/2007, 22:25
a minha F250 fez isso quando quebrou a embreagem (disco) tbm foi 2 dis de marreta pra tirar os rolamentos em pedaços.... dah mais mao de obra do que peças....
nao querendo agorar mas a hora que quebrar , vc soh sai de guincho:dance::putz:

Amancio
04/03/2008, 19:22
Bom, a minha apresenta problema semelhante ao de vocês...

Não consigo engatar a 1ª nem a ré com muita facilidade. Hoje a situação piorou bastante: a troca para qualquer marcha está difícil.

Walter, teria como você inidicar uma oficina mecânica aqui em Belo Horizonte de sua confiança?

Agradeço desde já,

Abraços.

Walter L. L. Casitta
04/03/2008, 19:53
Bom, a minha apresenta problema semelhante ao de vocês...

Não consigo engatar a 1ª nem a ré com muita facilidade. Hoje a situação piorou bastante: a troca para qualquer marcha está difícil.

Walter, teria como você inidicar uma oficina mecânica aqui em Belo Horizonte de sua confiança?


Procura o Rogério da Rogério Motors 4x4. Fica na rua Ivai no bairro Don Bosco. Infelizmente aqui não tenho o telefone. Amanhã coloco o telefone aqui...

Amancio
05/03/2008, 18:29
Caro Walter,

estou no aguardo do telefone...

Abraço.

rogeriomasih
05/03/2008, 23:04
Se vc passou em água, nem precisa se preocupar...vai ficar uns dias assim e depois melhora.

Enquanto isso, aproveita e olha como está o nível do fluido da embreagem. pode ser que esteja baixo.

Se for detectado vazamento, pode se problema no atuador da embreagem.

Amancio
05/03/2008, 23:14
Passei em água, mas tem quase 1 mês já...

O nível do fluido está ok! Nunca troquei, mas não sei quanto ao antigo dono... Ela já está com mais de 80.000km, rodei apenas 5.000km.

rogeriomasih
05/03/2008, 23:24
Então, acho que pode ser o disco de embreagem mesmo...

Walter L. L. Casitta
06/03/2008, 07:31
Caro Walter,

estou no aguardo do telefone...

Abraço.

.....3416-7052

Amancio
06/03/2008, 14:35
Não tive tempo para ir no Rogério, indicação do Walter.

No entanto, fui em duas oficinas por onde passei hoje:

1ª O mecânica ligou o carro, engatou as marchas com o carro parado, concluiu que é embreagem.
Orçamento (Kit embreagem): R$1.380 peças + R$250 MO

2ª O mecânico ligou o carro, engatou as marchas com o carro parado, concluiu que é embreagem. Conversei com outro mecânico na mesma oficina, que disse que pode ser atuador, mas só pode falar depois de desmontar.
Orçamento (Kit embreagem): R$ 1050 peças

Observações: em qualquer arrancada, o carro nunca patinou. Estranhei quando falaram que tinha que trocar a embreagem toda.

Vou pesquisar mais...

Na concessionária, o kit foi cotado em R$3.200.

Abraço a todos...

rogeriomasih
06/03/2008, 22:51
Se não está vazando fluído, acho difícil ser o atuador. Acho mais provável ser o fim da vida útil do disco.