Conectar

Ver Versão Completa : Trepidação,estalos na Ranger

aschelp
26/09/2007, 21:14
Desde a compra da Ranger há 2 anos( 2005/2005) convivi com estalos quase inevitáveis nas trocas de marcha.Em terreno plano pouco evidentes em aclives muito acentuados..
Procurei auxílio na concessionária em Bauru, SP. Foi feita troca de sensor da embreagem, na garantia, com melhora considerável. Tenho lido no forum sobre Tec Tec, trepidações e trancos na troca de marchas. Trata-se do mesmo problema?

PS ; A parte discussões inócuas sobre qual a melhor picape, tenho aproveitado muitas das discussões, que auxiliam na identificação e solução de defeitos.

Ranger XLT 3.0 2005/2005

MarBO
27/09/2007, 14:04
aschelp

Essa é minha segunda ranger a primeira foi uma 2,8 logo que saiu e agora a 3,0 as duas apresentam esse tec na hora da troca de marchas, mas não é sempre. Quando escutei a primeira vez tambem fui a autorizada e outros mec que dizem tratar de um barulho normal, então manda bala.

Edintruder
28/09/2007, 11:59
Procura acelerar o motor um pouco antes de largar a embreagem e tenta trocar as marchas de forma suave que pára. É tudo questão de adaptação.

murilloaquino
28/09/2007, 12:16
Principalmente pq o motor é muito forte e trepida.Tem ate uma nota no manual q pede pra trocar as marchas em uma rotação um pouco mais alta...

bird
28/09/2007, 14:06
O que me incomoda um pouco é que de vez em quando quando vc não está nem acelerando nem desacelerando o motor e o cambio entram numa especie de ressonancia que chacoalha o carro todo...

acontece em diversas marchas e rotações.

resolve quando vc acelera ou desacelera.

disseram ser por conta do diferencial longo.

acontece com vcs?

bird.
XLT 3.0 2005

LUIZ ARTHUR PAIXAO
28/09/2007, 14:58
Olá pessoal, olha não quero gorar nada mas aqui no jornal Estado de Minas saiu uma reportagem dia 26/09 no caderno de veiculos contando sobre um cara que reclamava do tal 'creck' e resumindo com apenas 10.554,00Km de uso de sua Ranger 3.0 2007 ele teve que trocar embreagem e mais duas peças lá que não estou me lembrando e mais, a garantia não quis cobrir pois alegam MAL USO.O cara ficou muito bravo...:?:

FlavioLouveira
28/09/2007, 14:59
Olá pessoal, olha não quero gorar nada mas aqui no jornal Estado de Minas saiu uma reportagem dia 26/09 no caderno de veiculos contando sobre um cara que reclamava do tal 'creck' e resumindo com apenas 10.554,00Km de uso de sua Ranger 3.0 2007 ele teve que trocar embreagem e mais duas peças lá que não estou me lembrando e mais, a garantia não quis cobrir pois alegam MAL USO.O cara ficou muito bravo...:?:

esse negocio de mau uso, uso severo é fogo.... da raiva mesmo

aschelp
28/09/2007, 20:29
Boa noite

Mas eu fiquei mesmo é com a impressão de que o diferencial mais longo, associado ao acelerador eletrônico e censor mal dimensionado na embreagem, acabaram por acentuar um "estalo" inocente que já existia em outros anos (antes de 2005). A substituição do censor "original" acarretou uma melhora sensível, mesmo considerando que não houve mudança na forma de acionar o câmbio (faixa de giro do motor). A tal "chicotada" é agora quase imperceptível.

Edintruder
28/09/2007, 20:48
Antes de pagar o Mau Uso, liga para o SAC da Ford e diz que vai colocar um adesivo gigante na tampa da caçamba dizendo "É a pior merda que eu já comprei!" e que vai fazer a maior queimação da caminhonete com anúncios por toda a parte que eles arrumam rapidinho! Já vi isso num vectra logo depois do lançamento desse último modelo. Resolveram assim que a foto começou a circular por e-mails no país inteiro...

bird
28/09/2007, 23:24
Boa noite

Mas eu fiquei mesmo é com a impressão de que o diferencial mais longo, associado ao acelerador eletrônico e censor mal dimensionado na embreagem, acabaram por acentuar um "estalo" inocente que já existia em outros anos (antes de 2005). A substituição do censor "original" acarretou uma melhora sensível, mesmo considerando que não houve mudança na forma de acionar o câmbio (faixa de giro do motor). A tal "chicotada" é agora quase imperceptível.

Saudações,

no meu caso as vibrações não ocorrem na troca de marchas mas em velocidades e rotações constantes

parece que entra numa ressonancia que só resolve alivianso ou acelerando...

abs,

Edintruder
29/09/2007, 22:58
Então procura por possíveis folgas em cardans ou cruzetas dos cardans, pois qualquer desalinhamento mínimo por folgas gera essa ressonância na qual tende a aumentar com a velocidade.

Walter L. L. Casitta
30/09/2007, 10:19
Então procura por possíveis folgas em cardans ou cruzetas dos cardans, pois qualquer desalinhamento mínimo por folgas gera essa ressonância na qual tende a aumentar com a velocidade.

X2! Esse problema ta relacionado com o eixo cardam...

Pequeno jr
30/09/2007, 14:23
X2! Esse problema ta relacionado com o eixo cardam...

X3 !!!
Se está na garantia, é fácil de resolver.

NGDaniel
26/06/2010, 20:32
Reativando o topico..

Tenho percebido uns estalos na minha picape quando mudo a marcha...

Diferentemente de quando é folga no cardã, que ocorre geralmente quando se acelera, após a mudança da marca, esse ocorre no momento que se esta fazendo a mudança, ou seja, parece vir do cambio mesmo..
Esses barulhos (clack) ocorrem geralmente da 2a para a 3a... e não é a toda hora... de vez em quando faz, as vezes não...

O estranho é que a embreagem está normal, macia e as cambio está blz, macio, preciso e etc...

Não estou querendo levar na autorizada antes da opnião da turma.. mesmo pq a grana ta curtinha curtinha... :putz:

Walter L. L. Casitta
26/06/2010, 21:04
Reativando o topico..

Tenho percebido uns estalos na minha picape quando mudo a marcha...

Diferentemente de quando é folga no cardã, que ocorre geralmente quando se acelera, após a mudança da marca, esse ocorre no momento que se esta fazendo a mudança, ou seja, parece vir do cambio mesmo..
Esses barulhos (clack) ocorrem geralmente da 2a para a 3a... e não é a toda hora... de vez em quando faz, as vezes não...

O estranho é que a embreagem está normal, macia e as cambio está blz, macio, preciso e etc...

Não estou querendo levar na autorizada antes da opnião da turma.. mesmo pq a grana ta curtinha curtinha... :putz:

O feixe de molas traseiro costuma dar esse estalos...

Guilherme A. Araújo
26/06/2010, 21:28
Convivi com isso também, era a cruzeta.
Aos olhos ela estava normal, mas decidi tirar ela pra fazer a prova, e pra minha nao surpresa era ela mesmo!!
Troquei e resolvido o problema.
A propósito, o carro vibrava, os barulhos nao eram a todo tempo, maioria das vezes era ao acionar a embreagem, ou ao trocar de marcha, antes de soltar o pé da embreagem.
Entao, nao está relacionada com a traçao no eixo cardao, e sim com o simples acoplamento da marcha no cambio, que já nao deixa mais o carda livre como qdo se aciona a embreagem para efetuar a mudança de marcha....
Resultado, gaste 80latinhas e mande trocar a cruzeta, prefira smepre Spicer/Dana!!!
essas de 30 ou 50reais nao valem nada.

Pequeno jr
26/06/2010, 23:09
Por falar em cruzeta, caso alguém vá comprar a de Ranger e F-1000 me pergunta antes porque tenho algumas aqui encalhada. Spicer

dudu83
27/06/2010, 01:25
na minha ranger 2006 desde nova sempre fez esses estralos la pelos 60.000 km eu mandei trocar as cruzetas ficou beleza so que o animal instalou as cruzetas de modo que nao dava pra engraxar, com 106.000 eu mandei trocar denovo e tbm mandei fazer um carda de aco.. mas quando meu pai foi dirigir ela ele estranhou a dele é 2008, nunca fez estralhos cheguei a conclusao que peguei o jeito por isso e muito rara da os estralos....

conheco mais 4 rangers 3,0 que deram porblemas de cruzeta todas 2005 ou 2006 o interesante é que a minha ranger mais velha da a impresao de ser mais forte, sera que foi mudado aguma coisa nas mod 08, alem da suspensao traseira e do reservatorio de agua?

NGDaniel
27/06/2010, 09:02
huumm..

Me lembro quando pedi para olharem o sistema, embaixo, um dos mecanicos disse que ja estava quase na hora de mecher nas cruzetas e no cadã.. depois disso tenho mudado a forma de dirigir (acertando mais a "longuidão" :shock: do cambio) e diminuiu bastante os clack do cardã, mas agora vieram esses barulhos.. realmente...

Pessoal, além do barulho enjoado, posso ter outra consequencia de estragos mantendo esse pepino por mais algum tempo ?

Guilherme,
Spicer e Dana são os originais ou são os adaptados com bico para engraxar ?

Pequeno, a sua é nova ? Quanto vc está cobrando ?

abs,

Walter L. L. Casitta
27/06/2010, 10:08
Você são uns cupins de cruzeta.:mrgreen: Minha Ranger com 230.000Km nunca trocou e não tem folga nenhuma...

NGDaniel
27/06/2010, 11:34
Acho que vcs mataram a parada.. pq, vejam só.. só faz os tais estalos em movimento.. parada não faz nada, logo... tem a ver com o sistema, não ?

Guilherme A. Araújo
27/06/2010, 11:49
huumm..

Pessoal, além do barulho enjoado, posso ter outra consequencia de estragos mantendo esse pepino por mais algum tempo ?

Guilherme,
Spicer e Dana são os originais ou são os adaptados com bico para engraxar ?

abs,
Daniel, Spicer/Dana sao originais, nao tem bico para engraxar, mas é como o walter falou, é jeito.
A minha eu peguei usada, entao nao sei como os antigos donos usavam ela...
O inconveniente que pode ter em relaçao as cruzetas ruins, é ela estourar de vez e chegar a ponto de quebrar de uma vez, seu cardão vai cair e ficaer arrastando, hehe
Mas até lá o carro vai estar vibrando muuuito!!

Abraço

klemba
27/06/2010, 12:05
Por falar em cruzeta, caso alguém vá comprar a de Ranger e F-1000 me pergunta antes porque tenho algumas aqui encalhada. Spicer

te adicionei no msn,
quero saber quanto esta pedindo nas cruzetas
falow

Walter L. L. Casitta
27/06/2010, 13:10
Não é jeito de usar não.

O que estraga as cruzetas originas são lavagens com agua em alta pressão que acabam retirando a graxa. Nesse caso a melhor opção são aquelas com o bico engraxador.

Os da minha estão durando por que nunca deixei jogar agua com pressão.

dudu83
27/06/2010, 13:34
Você são uns cupins de cruzeta.:mrgreen: Minha Ranger com 230.000Km nunca trocou e não tem folga nenhuma...

como eu disse a minha ranger 2008 ta com 100.000 km e com a cruzeta original , ja a 2006/07 ja foi trocado...

maronejoel
28/06/2010, 19:18
Boa noite a todos, sou um novo usuário e tb novo proprietário de uma Ranger 4x4, a primeira diesel da vida. Sou um apaixonado por esses carros e só agora tive a oportunidade de ter uma, e confesso que estou nas nuvens, mas tb tenho me preocupado com os tais barulhos no cardan. Creio que depois de tudo que li, posso me despreocupar, é isso mesmo? Em subidas íngremes, troca de 1ª para 2ª, alguma torção por desnível de pista, etc... o barulho não é alto, mas faz, é só descuidar na embreagem.
Abraço a todos.

Walter L. L. Casitta
28/06/2010, 19:48
Pessoal vamos botar ordem nessa bagunça.

Para saber se tem problema nas cruzetas basta estar acelerando e retirar o pé do acelerador suavemente que se ouve o ruido. Acelera-se suavemente outra vez e o ruido deve aparecer se for o caso de um problema na cruzeta mesmo. E assim sucessivamente para se confirmar ou não o problema. Mesmo assim é fácil confundir com o ruido natural das folgas da transmissão (folga do câmbio+CT+ diferencial).

O ruido que se ouve as vezes durante as trocas de marchas é outra coisa, é o choque entre as lâminas das molas traseira. É normal.

Esse fórum é cheio chutadores, deveriam ir pedir emprego do Dunga. Assim como tem muita gente que vem ao fórum atrás de milagres em vez de procurar um mecânico, 90% das informações postadas aqui fórum infelizmente são incorretas.

NGDaniel
28/06/2010, 20:45

Para saber se tem problema nas cruzetas basta estar acelerando e retirar o pé do acelerador suavemente que se ouve o ruido. Acelera-se suavemente outra vez e o ruido deve aparecer se for o caso de um problema na cruzeta mesmo. E assim sucessivamente para se confirmar ou não o problema. Mesmo assim é fácil confundir com o ruido natural das folgas da transmissão (folga do câmbio+CT+ diferencial).

O ruido que se ouve as vezes durante as trocas de marchas é outra coisa, é o choque entre as lâminas das molas traseira. É normal.

Esse fórum é cheio chutadores, deveriam ir pedir emprego do Dunga. Assim como tem muita gente que vem ao fórum atrás de milagres em vez de procurar um mecânico, 90% das informações postadas aqui fórum infelizmente são incorretas.

Acho que o principal objetivo do forum é justamente esse.. troca de informações e experiencias sobre veiculos 4x4, ou não ?

Pelo menos pra mim esta sendo bem útil...

Quantos as molas, não creio, pq o barulho ocorre sincronizado com a mudança de marchas...

abs,

Guilherme A. Araújo
29/06/2010, 01:17

O trem é bagunSSado mas tem gerenÇa, hehehe
Walter, pelo menos na minha qdo a cruzeta tava ruim, faziam os clocks nas trocas de marcha antes de soltar o pe da embreagem, só no engrenar o cambio já fazia!!!

Fábio.F
29/06/2010, 06:53
O que me incomoda um pouco é que de vez em quando quando vc não está nem acelerando nem desacelerando o motor e o cambio entram numa especie de ressonancia que chacoalha o carro todo...

acontece em diversas marchas e rotações.

resolve quando vc acelera ou desacelera.

disseram ser por conta do diferencial longo.

acontece com vcs?

bird.
XLT 3.0 2005

O meu dá um tec nas trocas, às vezes.

Dizem que é normal da ranger.

Quanto a ressonância, a minha dá na faixa de 1.500/2000 RPM, pisando, ou seja, enchendo o motor. E só dá na 1º, 2º, 3º marcha.

Walter L. L. Casitta
29/06/2010, 06:53
Na verdade, quando as cruzetas estão ruins o barulho aparece de qualquer jeito, acelerando, descendo engrenado. Não é só na troca de marchas não.

Desde que participo do fórum sempre apareceu um perguntando porque a Ranger faz o clek nas trocas de marcha e de uns tempos pra cá o problema deixou de ser a torção do eixo e das molas traseiras pra ser as cruzetas. Normalmente eu prefiro não participar da repetições, mas de vez em quando não resisto:parede:

Mas, fazer o que? Ninguém gosta de pesquisar, então cada um credite no que achar mais conveniente.

NGDaniel
29/06/2010, 07:05
Na verdade, quando as cruzetas estão ruins o barulho aparece de qualquer jeito, acelerando, descendo engrenado. Não é só na troca de marchas não.

Desde que participo do fórum sempre apareceu um perguntando porque a Ranger faz o clek nas trocas de marcha e de uns tempos pra cá o problema deixou de ser a torção do eixo e das molas traseiras pra ser as cruzetas. Normalmente eu prefiro não participar da repetições, mas de vez em quando não resisto:parede:

Mas, fazer o que? Ninguém gosta de pesquisar, então cada um credite no que achar mais conveniente.

Po Walter, que foi ? Tava torcendo pro Chile ontem ?:mrgreen:

Dont STRESS cara... :parede:

Pesquisei sim, tanto que desenterrei esse tópico beeemm antigo, que era o que tinha informações mais próximas dos sintomas que descrevi...

abs,

adams
29/06/2010, 07:56
Crianças rangeiras:

Essa trem de tranco da na minha Explorer tambem.
Mas se da barulho pode ser "calço da caixa".
Ele tem um miolo de borracha vazado e fica mole.
Resultando num toque do fundo do cambio na travessa ao se trocar e largar a embreagem.

So entrar embaixo e balançar o cambio com as mãos, da pra ver de longe...

NGDaniel
08/07/2010, 14:52
Era mesmo a cruzeta!

100% ok..

rangola4x4
06/09/2010, 20:36
Olá pessoal, alguem pode me ajudar.

Comprei minha tão sonhada Ranger a cerca de 2 meses. O cara da loja disse que ela tinha uma trepidação e iria mandar trocar a embreagem. (diz que trocou)
Porem a trepidação continua. É só em 1 ° marcha. depois que vc anda uns 50 cm a trepidação para.
Nas demais marchas não trepida nem vibra nada. Ja andei a 140km/h e está lisinha.
O que pode ser?

[ ] 's a todos,

Renato.