PDA

Ver Versão Completa : Sugestão de relação do Diferencial



otavioemblumenau
26/09/2007, 20:54
Oi Pessoal, estou comprando um Engesa, mas o mesmo tem a relação de diferencial curta 44:9 gostaria de saber qual a melhor sugestão para melhorar a velocidade.

Minha intensão é ter 3000 RPM a 110 Km/h

Informaçoes
- Dana 44
- Peus 33"
- Cambio 240v
- Reduzida Toyota
- Motor 4.1

Obrigado pessoal.

GH
26/09/2007, 21:25
Pode ir de 13x46.

É a original da Camper, que fica muito boa com pneu 33.

Kim
26/09/2007, 23:33
Uso a 11x45, mais pensando numa 11x41, pois continua curta.

Primeiro vou colocar o C.A. para saber como ficará.

Abraçõs.

Kim.

gnecchi
29/09/2007, 20:35
Minha intensão é ter 3000 RPM a 110 Km/h

Informaçoes
- Dana 44
- Peus 33"
- Cambio 240v
- Reduzida Toyota
- Motor 4.1


Tb estou com motor 4.1 à álcool e Clark 240V com Dana 44 e BF33" :concordo:
uso a relação 12x47 e consigo ter os 110 km/h aos 3000 RPM :dance:

Acredito que não terei problemas de manter esse resultado com o câmbio automático.


[]'s

Kim
30/09/2007, 10:29
Grannnde gnecchi!

Bem usa a 12x47, que é 3,91, eu uso a 11x45, que é 4,09, pretendo a 11x41, que é a 3,72, então, em comparação com o seu projeto, acho que será uma boa opção, pois ficara 0,19 volta mais longa, o que não será muita diferença, e sem trocar a caixa satélite.

Partindo dessa premissa, acho que também não terei problemas com o CA.

Abraços.

Kim.

Eduardo Valaretto
30/09/2007, 18:32
Desculpe discordar dos senhores, tenho uma camper automática (gm - 6 cilindros e AFhp22) e a relação dela é 4,77 (dana 46). Creio que qualquer relação inferior a essa não ficará boa em nenhum jeep (sai muito bem em primeira, mas se fosse no engesa seria longa).

gnecchi
30/09/2007, 18:54
Eduardo,

Qual a velocidade final que vc consegue com a sua relação 4,77?
Com a minha 3,92 a velocidade final é de 130 km/h .... acho que tá bom até demais :pensativo:

Quando eu estiver com o ZF4HP22 montado eu te digo se o atual desempenho será comprometido.


[]'s

CAVESO
30/09/2007, 19:30
Pessoal,

Aproveitando o papo de vocês: meu fase II tem relação original (nem imagino qual seja).
Estou com o power train todo original (GM 151 alcool + 240v) e com pneus 33".

Será que essa relação original "casará" bem com pneus 33"?

Lembrando que penso em montar um powertrain com Mwm sprint 2.8 + ZF Hp22...

Robinson
01/10/2007, 14:41
Eu uso relação 12x47 com pneus 35 e motor 4.1. Nesta configuração você consegue velocidade. Eu não ando muito no asfalto, raramente passo dos 100Km/h e não tenho contagiros, portanto não sei dizer a rotação à 110. Pelo barulho do motor não dá pra "chutar", pois a minha transferencia é original e ela faz um barulho animal. :-)
Mesmo assim, acho que deve ficar em torno dos 3.000rpm em 100 ou 110Km/h.
Por outro lado, acho que em atoleiros mais pesados a primeira ficou um pouco longa.

Abraços,

Robinson
Engesa F1

guilhermeabreu
07/10/2007, 22:07
OTAVIOEMBLUMENAU

Caso vc queira alongar mais doque a 12x47 , estou tirando a minha 13x46 do meu CORAÇÃO VALENTE , para colocar a 12x47 , tenho um MWM 2.8 nele , dá de final 155km/h mas ficou lerdo na retomada de 100 para 120 km/h .
Já vi colegas daqui com a relaçaõ 13x46 com GM 6 bocas , não sei qual a impressão deles , mas é uma opção que tenho para te dar .
A minha relação 13x46 é DANA 44 na trazeira e 13x46 DANA 30 na frente . Ísto é , eixos originais do ENGESA .

Eduardo Valaretto
07/10/2007, 23:30
Gnecchi, desculpe a demora em responder, mas para ser sincero nunca medi a velocidade máxima daquela camper. Chuto que deve ficar em algo em torno de uns 140 Km/h, já que com a camper diesel já atingi 136 no GPS e a automática parece ser mais rápida.
Mas o problema das relações mais longas não ocorrerá na velocidade final (considero a camper automática até veloz demais pela estabilidade que tem e sinceramente não quero andar mais rápido que 120 Km/h), mas sim o esforço a que será submetido o conjunto nas saídas e retomadas de velocidade.
Não digo que sua relação não ficará boa, mas que o conjunto câmbio + conversor será bastante exigido. Sugiro que adicione a sua instalação um medidor de temperatura do óleo do câmbio e verifique a alteração da temperatura de trabalho com a simples troca de pneu (ou de relação) e entenderá o que eu digo.

guilhermeabreu
08/10/2007, 00:21
AMIGO CARLOS AUGUSTO

O GM 6 bocas tem um perfil de desempenho parecido com o do meu MWM , acho que a relação original 9x44 do ENGESA ficará muito reduzida mesmo com pneus 33" , acho que não passará de 120km/h com motor urrando .

Mas se vc usar mais em trilhas ficará bom , mas se vc usar mais em cidade/asfalto ficará curto demais .

Como vc pretende colocar o MWM no futuro/presente , estou mudando a minha de 13x46 para 12x47 que acho que ficará ideal . Já usei a 9x44 original , ficou curta demias para mim que uso mais em cidade/asfalto e mudei para 13x46 , que ficou longa demais , bom de finl mas lerda em retomada , AGORA : ACHO QUE FINALMENTE a 12x47 será a ideal , é o que sugiro para vc tb.

CAVESO
08/10/2007, 10:29
Grande Dr. Guilherme Abreu,

Meu engesa é Gm 4 bocas e não 6, rssss

E a relação do fase 2 é diferente de seu fase 1, acho que mais alongada...

É justamente isso que estou querendo saber...

guilhermeabreu
08/10/2007, 17:14
AMIGO CARLOS AUGUSTO VEGGI

A relação do F-2 acho que é 12x47 , logo , acho que vc não deve mudar nada vai ficar show , tinha me esquecido que o seu é 4 bocas , mas mesmo assim da para andar bem , até botar o MWM 2.8 .

Quero ir aí para andar no bichão , vamos botar o YELLOW para funcionar .

[]ÇÃO

CAVESO
08/10/2007, 17:52
AMIGO CARLOS AUGUSTO VEGGI

A relação do F-2 acho que é 12x47 , logo , acho que vc não deve mudar nada vai ficar show , tinha me esquecido que o seu é 4 bocas , mas mesmo assim da para andar bem , até botar o MWM 2.8 .

Quero ir aí para andar no bichão , vamos botar o YELLOW para funcionar .

[]ÇÃO

Estou maluquinho para ver o Yellow rodar, mas vida de professor é igual a de médico: 24 horas de trabalho por dia. Mas com um salário bem diferente, rs.

guilhermeabreu
08/10/2007, 18:10
Caveso

Papai Do Ceu Castiga , Vc Esta Chorando De Barriga Cheia .

[]ção

gnecchi
02/04/2008, 16:40
Gnecchi, desculpe a demora em responder, mas para ser sincero nunca medi a velocidade máxima daquela camper. Chuto que deve ficar em algo em torno de uns 140 Km/h, já que com a camper diesel já atingi 136 no GPS e a automática parece ser mais rápida.
Mas o problema das relações mais longas não ocorrerá na velocidade final (considero a camper automática até veloz demais pela estabilidade que tem e sinceramente não quero andar mais rápido que 120 Km/h), mas sim o esforço a que será submetido o conjunto nas saídas e retomadas de velocidade.
Não digo que sua relação não ficará boa, mas que o conjunto câmbio + conversor será bastante exigido. Sugiro que adicione a sua instalação um medidor de temperatura do óleo do câmbio e verifique a alteração da temperatura de trabalho com a simples troca de pneu (ou de relação) e entenderá o que eu digo.

Eduardo,

Rodei apenas 2 dias com o Engesa com o Câmbio Automático e realmente deu para notar que a relação que estou usando deixou a saída chocha em comparação a saída que eu tinha com o câmbio mecânico.

Vou procurar uma relação dessa 4,77 para testar :concordo:


[]'s
Marcos Gnecchi

guilhermeabreu
04/04/2008, 19:53
AMIGO GNECCHI

Vendo a sua ansiedade , eu pesquizando as relações de diferencial ?

Encontrei a relação de diferencial 11X47 do DANA 44-3 da S-10 2.5 , que deu certinho no meu diferencial traseiro DANA 44 do meu ENGESA . Agora estou usando a relação 11x47 da S-10 2.5 na traseira do meu ENGESA , ficou um espetáculo com o motor MWM 2.8 , ótimas arrancadas , ótimas retomadas , e final de 135 Km/h a 3.600 rpm , está ótimo para minha segurança , pois sou pé pesado e fico limitado a esta final que está bom demais .

E ANCONTREI no SITE da GM a RELAÇÃO 4,78 , que não encontrei a dentagem de coroa/pinhão , que vem nas S-10 / BLASER 2.8 4x4 de 2008 .

Como no meu caso , gostei de encontrar uma relação de COROA/PINHÃO que existe no mercado para comprar nova , pois a cada dia que passa vc irá cada vez mais ter dificuldades de encontrar as relações 12x47 por exemplo que não fabricam mais , AÍ É UM DEUS NOS ACUDA , pois se vc morar num lugar onde tem poucos jipes em desmanche , vc está ferrado . Vc tem o dinheiro , mas não tem a peça para comprar , e estas que tem de linha da atualidade , compra nova pesquizando preço que vc acha com valores razoáveis .

Concluíndo : Vc quer uma relação 4,77 , a da S-10 é 4,78 DANA 44-3 , e a relação do DANA 44-3 DÁ CERTINHO NO EIXO NO EIXO DANA 44 DOS NOSSOS ENGESAS .

Espero ter ajudado .

guilhermeabreu
06/04/2008, 15:56
AMIGO GNECCHI

Acredito que a relação da S-10 4x4 2.8 seja 9x43 = 4,77777 , aproximado 4,78 .

gnecchi
06/04/2008, 19:57
AMIGO GNECCHI

Acredito que a relação da S-10 4x4 2.8 seja 9x43 = 4,77777 , aproximado 4,78 .

EXCELENTE dica Doctor Guilherme :concordo::concordo:
Irei procurar por esse relação nos desmanches aqui em Sampa.


[]'s

zguilherme
07/04/2008, 13:37
eh... a velha historia das relacoes, eu continuo com a minha 13x43 e nos mesmos 80km/h... lerdimmm.... mas um trator....

pra trilha ta bom demais, mas pra viajar, é impraticavel.... fazer o q né.

ainda a procura das relacoes...

fpandur
07/04/2008, 16:12
43X13 dá 3,3:1 Mesmo com essa relação, a viatura continua "amarrada" ?? Vai ter que partir para uma 3,07 ou então 2,72:1 ..... Na minha Camper tem 2:72:1, mas o motor é o S4T. Seu Q20B é turbinado ?

zguilherme
10/04/2008, 23:48
entao.. o meu ´q turbinado sim... poxa... nao tem logica... ainda com pneus 33... acho q tem algum outro problema por ae...

mandei um email pra Piradiesel pra conversar com eles sobre cambios, para ver o q era... como muitos amigos aqui do forum disseram, trocar o cambio por um 240v eu vou trocar 6 por meia duzia... afinal a quarta marcha toyota é 1:1 como o clarck.

e com esta relacao segundo o Wilson da Piradiesel, com o cambio, e conjunto de rodas e pneus deveria estar andando a 120 facil... quem entende????

Entao a bomba injetora minha ja ta meio aberta... mas isso influencia na potencia do motor, para retomadas e nao pra velocidade... entao nao sei o q pode estar acontecendo com meu jipe...

Fpandur

sua camper ta rodando a quanto? qual a configuracao?

Mas de qualquer maneira, deve ter algo errado em alguma coisa no meu jipe... so nao consigo imaginar o q.... pq ele ta com o funcionamento perfeito.

fpandur
11/04/2008, 07:29
Minha Camper está com diferencial 2,72:1, pneus 31", câmbio 2615, motor S4T. Ando fácil a 120 Km/h, sem problemas. Eu concordo com a avaliação da Piradiesel, tanto que na minha mensagem anterior eu achei estranho que com 3,3:1 você esteja limitado a 80 Km/h. Para você ter uma idéia, meu CJ com motor Opala 4cil, câmbio 260F, pneus 31" 3K e 4.27:1, consigo andar entre 90 e 100 Km/h na estrada ... :rolleyes:

zguilherme
11/04/2008, 13:03
opa amigo Fpandur.... mas bixo... agora, vc faz ideia do q possa ser?

tem alguma sugestao?

fpandur
11/04/2008, 13:23
Relamente é muito estranho. Regulagem do motor está tudo certo ? Como está o consumo ? Você tem marcador de RPM na viatura, pra saber a quantas está a 80 Km/h ?

zguilherme
12/04/2008, 18:47
entao, aparentemente o motor esta bem regulado, o consumo tamuito alto, acho q 7 por litro... tambem ta bem reduzido e vi q a bomba esta aberta.... o meu rpm nao ta muito confiavel, mas aos 80 km/h ja esta chegando no vermelho... 3000 .... nem imaginava q este motor chegava a tantas rotacoes, entende... por isso q acho q tem algo errado.

zguilherme
12/04/2008, 18:48
realmente é dificil procurar solucoes sobre o caso sem ver o problema com os proprios olhos.... aff...

Cilon Carlos Heck
12/04/2008, 20:57
7 Km/litro está mais ou menos certo para o Q20b. 8 Km/l seria mais correto, mas como está com esta relação curta talvez seja por isso. Como já te falei em outro tópico, o meu com 13x46 também faz de 7 a 8, mas eu tenho o pé um pouquinho pesado e estou com a bomba um pouco aberta (o meu tembém está turbinado) e também tenho pneus 33". Aos 100 Km/h ele berra um pouco, mas eu não quero alongar a relação pois ainda vou comprar outro carro e voltar a fzer trilhas, onde minha relção atual vai ficar muito boa. Se eu optasse por maior velocidade trocaria pela do maverick v8 que me falaram que ficaria jóia (se não me engano é 14x43).

CAVESO
13/04/2008, 11:59
entao, aparentemente o motor esta bem regulado, o consumo tamuito alto, acho q 7 por litro... tambem ta bem reduzido e vi q a bomba esta aberta.... o meu rpm nao ta muito confiavel, mas aos 80 km/h ja esta chegando no vermelho... 3000 .... nem imaginava q este motor chegava a tantas rotacoes, entende... por isso q acho q tem algo errado.

Será que seu câmbio não está ficando somente reduzido???????

zguilherme
13/04/2008, 15:17
rapaz.... poizé... eu vou tentar observar se nao é um problema a mais... q nao identifiquei ainda, como o colega falou, de estar reduzido o tempo todo... pois nao tem logica, ele na 4x2 é um trator ja mesmo com as relacoes 13x43....

Cilon... entao, to pensando no mesmo cara... deixar a minha relacao, pq posso comprar outro carro talvez para rodar na cidade... e nao tenho o pé pesado... e o bixo ta bemmmmm beberrao mesmo. e urra como um condenado aos 90 alias, ae o conta giros ja quase deu a volta....

Agora quanto a estar reduzido direto CAVESO... poxa.. neh possivel, acabei de reformar todo o cambio e caixa de transferencia, esta nova... né possivel q isso fico errado... agora, fico ate pensando, como saber se ta reduzido em???? nossa por mais ridiculo q possa parecer, mas neste exato momento nao pensei muito antes d eperguntar ehheheh,

zguilherme
13/04/2008, 15:19
alias, nao queria q meu jipe fosse muito rapido, apenas q andasse a 100 km/h ahhahahan nao to pedindo nada demais, apenas mais 20 km/h sem meu motor explodir...

q coisa

CAVESO
13/04/2008, 15:41
Cara,

Mude as posições da alavanca de redução e observe se ele fica mais reduzido numa posição do que na outra.

Se não estou enganado, aconteceu isso com o cãmbio do guilherme abreu: a alavanca não dava curso suficiente para sair da reduzida.

guilhermeabreu
13/04/2008, 19:37
GRANDE CAVESO

Esclarecendo o que ocorreu comigo : antes de sair com ocarro da oficina logo após a adaptação da T-CASE BAND , como nós ficamos desconfiados destas mudanças , EU ACHEI que não estava reduzindo , DIGO : EU ACHEI , e fiquei encucado e o ROGÉRIO TB , pois dentro da oficina não dava para andar uma distancia grande , e daí tive esta impressão .

Então , saí com o carro assim mesmo e no outro dia fui no meu antigo mecanico da TOY BAND qdo eu tinha uma .

SIMPLESMENTE ELE FEZ UM TESTE COMIGO NA HORA E DESVENDOU O MISTÉRIO .
E SUGIRO AO ZGUILHERME DE FAZER TB QUE É O SEGUINTE :

Vc coloca a alavanca na posição de 4x4 , coloca a 5ª marcha se tiver , ou a 4ª se for 4 marchas , e tenta sair com ele , DEVE SAIR DA IMOBILIDADE por estar reduzido .
Logo em seguida , coloca a alavanca na posição de 4x2 , coloca a 5ª marcha se tiver , ou a 4ª se for 4 marchas , e tenta sair com ele , DEVE MORRER O MOTOR ( ENFORCAR O MOTOR ) , por não estar reduzido .

CONCLUÍNDO :

No meu caso , estava tudo 0K , digo tudo funcionando corretamente , eu é que estava enganado . E no seu caso , vc irá descobrir este detalhe tb com facilidade , se ele está reduzido direto ou não .

Espero ter ajudado , não sei se fui claro .

ABRAÇÃO .

gnecchi
13/04/2008, 19:46
E SUGIRO AO ZGUILHERME DE FAZER TB QUE É O SEGUINTE :

:arrow: Vc coloca a alavanca na posição de 4x4 , coloca a 5ª marcha se tiver , ou a 4ª se for 4 marchas , e tenta sair com ele , DEVE SAIR DA IMOBILIDADE por estar reduzido .
:arrow: Logo em seguida , coloca a alavanca na posição de 4x2 , coloca a 5ª marcha se tiver , ou a 4ª se for 4 marchas , e tenta sair com ele , DEVE MORRER O MOTOR ( ENFORCAR O MOTOR ) , por não estar reduzido .

Espero ter ajudado , não sei se fui claro .

ABRAÇÃO .

:palmas: :palmas: :palmas:
Mr. Guilherme mais claro que isso, só indo até o zguilherme e fazendo o teste pra ele :lol: :lol:


[]'s
Marcos Gnecchi

zguilherme
13/04/2008, 23:21
opa.... ahahhahaha isso é verdade.

ficou bem claro mesmo... alias, eu ja havia feito testes pra ver se a reducao estava ligada direto ou nao... e me lembrei hoje depois q postei as mensagens... é ele reduzido muda muito, ele fica bemmmmmmmm reduzido... chega a pular quando vc sai de primeira....

agora vou fazer o teste pra ver se ele ta funcionando realmente bem... ele teve um problema com a tampa ,. aquela lata q tampa o cambio sabe... ela nao dava ocurso necessario para o engate da 4x4 e reducao, ae tivemos de alterar, alias, na verdade ficou um corte muito porco do meu mecanico, agora vou fazer outra chapa daquelas... mas agora da pra engatar melhor, vou pedir para meu pai q esta com meu jipe fazer o teste e ja falo pra vcs o q deu....

obrigado pelas dicas pessoal

abracos

guilhermeabreu
14/04/2008, 00:06
VALEU GNECCHI , o dia esta chegando .

ABRAÇÃO

dalmo cruz torres
18/04/2008, 01:29
Zguilherme, só agora é que estou vendo o trabalhão que vc está tendo. E aí, conseguiu descobrir o defeito? Será que o seu diferencial é 13x43 mesmo, não era para estar assim. O motor tá baixando óleo?
Um conhecido meu tem um Q20b na F-75 dele, com cambio 240V e transferência do engesa fase1, o diferencial é 12x47 e a camionete dele quase voa!

zguilherme
18/04/2008, 23:21
opa Dalmo! e ae parceiro?

Amigo, poe trabalhao nisso, estou naquela luta para achar o problema da velocidade final do meu jipe... entao a relacao é mesmo, 13x43 contada e recontada na mao, tem ate foto da relacao la no FROTA, poxa... vou te falar realmente, fazendo as contas, de rotacoes do motor, pela relacao , tamanho do pneu,... o resultado´seria uma velocidade bem maior da q o meu jipe consegue andar.

Como todos colegas ja falaram, q ele teria de estar andando facil facil a 100 120... porem... continuo na luta.

baixando oleo, nao nao esta nao, o meu motor é bem seco viu.... tem um pouco de humidade no carter... mas minima, nao chega a deixar gotas no chao... antes tinha, mas era do cambio, perdao, da caixa de transferencia. vazava ali pelo retentor do pino de acionamento da 4x4... vazava bastante... enquanto nao troquei o retentor na reforma e coloquei o feltro, nao adiantou... vazou bastante, ah e pelo pino da engrenagem da reducao tambem... vixi, ali era brabo.... mas parou tambem. meu jipe nao é mais POSSANTE! hehehhehe

alias agora ta bem certim, so me falta ver este detalhe da reducao.

dalmo cruz torres
19/04/2008, 16:25
Zeguilherme, não sei o que te dizer sobre o seu motor...será que ele esta alcançando a rotação máxima?
Pessoal, eu estive lendo sobre o diferencial Ford8.8 . Lí que ele é muito mais resistente que os Dana 44, essa informação procede?

zguilherme
20/04/2008, 16:12
entao Dalmo, nao sei dizer ao certo, mas me parece q na rotacao maxima, o rpm ja encostando no final do vermelho... o motor parece q vai pular do cofre... e a velocidade gira em torno de 80 km/h...

ninguem sabe o q pode ser, o mecanico tambem nao... aff...

guilhermeabreu
20/04/2008, 18:16
ZGUILHERME

Já esta me dando agonia esta sua estória .

A única forma de vc conferir a velocidade real sem ficar queimando a mufa , é vc pegar emprestado um GPS e andar com ele , daí tira todas as dúvidas se a veloc. é a que esta marcando ou vc esta com o velocímetro atrasado .

E para conferir se o contagiro esta marcando certo , vc tem que tirar a hélice e colocar na ponta do eixo um contagiro mecanico , daí vc pode discutir ou procurar o que esta de errado , se não fizer ísto vai ficar elocubrando nas possibilidades do que pode estar ocorrendo , e podendo estar tudo certo sem vc saber .

ABRAÇÃO .

Hugo4x4
20/04/2008, 20:32
entao Dalmo, nao sei dizer ao certo, mas me parece q na rotacao maxima, o rpm ja encostando no final do vermelho... o motor parece q vai pular do cofre... e a velocidade gira em torno de 80 km/h...

ninguem sabe o q pode ser, o mecanico tambem nao... aff...

ZGuilherme,

Se estiver andando com a reduzida engatada o motor atingirá a rotação máxima de 2800 rpm com 67 km/h, realmente a 80 km/h o motor irá para o espaço em pouco tempo.

Hugo4x4
20/04/2008, 21:40
Oi Pessoal, estou comprando um Engesa, mas o mesmo tem a relação de diferencial curta 44:9 gostaria de saber qual a melhor sugestão para melhorar a velocidade.

Minha intensão é ter 3000 RPM a 110 Km/h

Informaçoes
- Dana 44
- Peus 33"
- Cambio 240v
- Reduzida Toyota
- Motor 4.1

Obrigado pessoal.

Otávio,

Vejo a relação 47/11 como a melhor opção, em anexo uma tabela comparando as relações citadas neste tópico. Esta relação também satisfaz teu desejo de estar a 110 km/h com 2975 rpm.

Kim
20/04/2008, 23:50
O Hugo 4x4 está completamente certo, tenho um 4.1S, 240V, t-case engesa, 11x45 e 33".

Anda heimmmmm!!!

ZGuilherme!
Tem alguma coisa errada ai, pois um Q20B é muito bom quando com a relação correta.

Tinha uma A10, que foi colocado um Q20B, que foi turbinado e intercoolado, o cambio continuou o da A10, trocamos o diferencial, parece-me que foi colocado o 13x43.

Andava a aproximadamente 160 a 170 km/h.
Era boa para andar...

Venho acompanhando atentamente o que se passa, se eu tiver alguma luz, te passo.

Abraços.

Kim.

gnecchi
21/04/2008, 00:05
Ainda estou rodando com a relação que não é a ideal para o CA....

Em função disso ainda não fiz um novo cabo de velocímetro com a aferição do "W". Na quinta-feira passada estava com um amigo de Corolla me seguindo e pedi para ele me acompanhar e ver a que velocidade eu chegaria :lol: :lol:..... estava na Anchieta e pisei sem dó. Há uma certa altura o Gian (do Corolla) parou de me acompanhar e então bati um rádio (Nextel) pra ele para saber qual foi a velocidade que cheguei :!: :!:
Resposta: 140km/h e ele parou de me acompanhar nessa velocidade com medo de que eu fizesse alguma merda :twisted: :twisted:

Resumindo: está andando mais do que o necessário :stop: com as 9x44 vou ganhar saída e ter uma boa velocidade de cruzeiro :dance: :dance:


[]'s fazendo 2km/litro com o H34SEIE + CA...... já pensando num 3E
Marcos Gnecchi

GH
21/04/2008, 15:08
entao Dalmo, nao sei dizer ao certo, mas me parece q na rotacao maxima, o rpm ja encostando no final do vermelho... o motor parece q vai pular do cofre... e a velocidade gira em torno de 80 km/h...

ninguem sabe o q pode ser, o mecanico tambem nao... aff...

Zé Guilherme,

Considero adequada a relação 13x43 para seu conjunto mecanico.
O que parece que está havendo é que você não estava acostumado com o forte ruído do Q20B, então parece que ele está acima do giro ideal para a quela velocidade.
Impressão esta que deve estar sendo acentuada pela provável leitura errada de seu conta giros.

Eu começaria aferindo o conta-giros; depois disso, pensaria em isolamento acústico no cofre do motor.

Relação 1:1 da quarta marcha da Band + dif. 13x43 + pneus 33, tá certinho para seu motor.

zguilherme
21/04/2008, 16:19
éh amigos, fazendo as contas no lapis a relacao ta mais do q correta considerando o conjunto mecanico, pois a quarta é 1:1....

eu estive andando com um santana do meu lado, e estasva dando uma diferenca de 10 km/h.... eu estava andando a 70 e ele a 80 e foi isso... agora resta saber a questao do conta giros, ver se ele esta realmente correto pois como o colega falou a questao do ruido do motor pode estar me influenciando de alguma maneira.... acho dificil mas toda tentativa é valida.

de qualquer maneira... acho q a reduzida nao esta ligada, alias, tenho certeza, pq quando a ligo o jipe quase q pula. fica muito reduzido.

pessoal... acho q este nhe nhe nhe do meu jipe ja cansou a todos, como mesmo o xaá guilhermeabreu falou, esta dando agonia hehehe, vc nao imagina a agonia q eu sinto andando no meu jipe na rodovia.. sp ate uberlandia... ufa.... vou tentar procurar fatos novos pra questionar e fazer alguns testes e depois conto para voces o q deu... vou mandar o jipe pra ver o conta giros. isso é a primeira coisa a se fazer.

no mais, agradeco todas as dicas ae e a atencao de todo mundo em me dar ideias.

abracos

guilhermeabreu
23/04/2008, 12:35
ZGUILHERME=XARÁ

Não se preocupe , estava implicando com vc , a pior coisa do mundo é a gente querer resolver um problema e não saber como , ou não conseguir , ou achar que tem um problema , mas que na realidade não existe , que esta parecendo ser o seu caso , já passei e estou passando por ísto tb , temos que ter muita paciencia e perseverança naquilo que a gente objetiva em fazer , e fazer para ficar bom . Eu por exemplo , não ligo muito para a beleza , priorizo mais a qualidade do serviço e sua resistencia , gosto de fazer as coisas para durarem para sempre , e nada dura para sempre , aí vamos aprimorando nossas viaturas a cada dia que passa , é uma trabalheira sem fim e $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ tb .

O QUE SERIA DE NÓS SEM NOSSOS " ENGESAS , CAMPERS E MARRUÁS " ??????????????????????????????

zguilherme
24/04/2008, 20:11
OPA XARA! ehehehhehe sei como é.... realmente, é angustiante... imagina eu q nao vejo meu jipe ha 5 meses????

e procurando solucoes por aqui e passando promeu pai por telefone, felizmente o veim é safo e arruma o meu jipe por la.

mas concordo com tudo q falou Guilherme... as vezes pelo costume de ter sempre algo errado ahhahah ficamos condicionados.

Mas... ponto pra vc... nao me importo tanto com a beleza, mas sim q a coisa fique 200%.. é isso q venho fazendo no meu jipe... a perfumaria ta quase chegando na hora.

vou voltar semana q vem pra uberlandia. chegando la vou fazer uns testes e posto pra vcs o q deu da velocidade.

abracos pessoal

zguilherme
12/07/2008, 20:37
opa....

finalmente consegui um fim pra novela da relacao do meu jipe...

Meu velocimetro esta completamente errado... mas muito errado mesmo.

até os 40 km/h a diferenca esta em 10 km/h ou seja, se esta a 40 no velocimetro , na verdade esta a 30.

entretanto quando chega aos 60 no velocimetro (terceira marcha) a coisa muda de figura, vc esta na realidade a 80 km/h

Quando vc esta a 75 - 80km/h no velocimetro, na verdade esta a 100 km/h.

por fim, a 90 km/h no velocimetro, vc esta a 120 km/h entretanto o giro do motor esta chegando a 4 mil (o q é bemmmmmmmmmmmm acima do q o motor q20b foi projetado.) mas me contento com os 100 km/h q esta a 2800 rpm.

So que para minha sorte, ao andar no jipe hoje, fazendo os devidos testes, encontrei uma pedrinha no caminho e creio que meu eixo piloto partiu... meu mecanico montou o cambio meio desalinhado com a capa seca, entao o disco da embreagem estava fazendo um clec clec clec clec.... nao parecisa certo de maneira alguma, o mecanico falou para nao preocupar... e nao sei pq, mesmo tendo toda experiencia anterior com coisas q nao ficaram do jeito que eram para ser... deixei passar... resultado????

alguem aqui ja quebrou algum eixo piloto? caso sim, conhece aquele barulho fofo.... PLOF... quando o eixo parte... e o carro nao engrena mais nada.... uma maravilha.

o oleo do cambio tava novo... vou ter de trocar hahaahha, fazer a manutencao.. e rezar para a adaptacao ficar boa.

começo a pensar em fazer o q o Xará fez.... adaptar o t-case toy no cambio clark... q entra no q20b sem adaptacao e nada....

mas ai ja é uma outra longa historia.

abracos quebrados a todos.

Ze