PDA

Ver Versão Completa : A verdade sobre o Niva



Gadu
26/09/2007, 09:13
Bom dia amigos,

Sou novo no fórum, mas já o visito a meses na qualidade de anônimo heheh e fico "babando" muitas das viaturas dos colegas hehe como sou um jovem assalariado, mas amante do mundo 4x4, estou juntando um dinheiro pra comprar uma viatura e, pelo q andei pesquisando, o Niva é a melhor solução, pois é um carro fechado e de manutenção barata... contudo, desde q me decidi, li muita coisa q realmente me assustou sobre o Russinho nesta parte do fórum :rolleyes:, por isso queria a ajuda dos amigos... acho q na metade do ano que vem, se as coisas não melhorarem, vou ter juntado o dinheiro para comprar meu Niva, daí queria saber umas coisas:

1a) O Niva agüenta viajens médias pela praia, tipo uns 250 KM, pq moro em Fortaleza e realmente queria poder conhecer umas partes do litoral cearense, ou é certo q ele vai me deixar na mão no meio do nada??

2a) Como deve ser feita a manutenção preventiva no Niva, de quantos em quantos km ele deve visitar a oficina para evitar surpresas desagradáveis, considerando que ele será um carro de uso prioritariamente urbano??

Grato pela atenção,

Parabéns pelo Fórum e por suas viaturas!!!

Otávio Luiz
26/09/2007, 13:43
Olá Gadu, bem vindo ao fórum!
Sobre suas dúvidas quanto ao russo, posso te dizer que tudo que você ouviu sobre ele é verdade. Os niveiros mentem dizendo que não quebra, e os outros mentem dizendo que vive quebrando...:shock::mrgreen:
Sobre viagens e manutenção, tudo depende do Niva que vais comprar. Se for uma viatura com a manutenção em dia pode viajar tranquilo, se for um Niva judiado em trilhas e mal conservado se prepare pra virar o melhor amigo do seu mecânico, você não vai sair da oficina...
Niva é como qualquer carro/jipe, depende de como/quando/quem faz/fez/fará a manutenção. O problema fica por conta da qualidade de algumas peças, que deixam a desejar.
Mas aí entra o fórum e a pesquisa. Sempre te uma solução, nem que seja importar da Rússia!

pedrodoniva
26/09/2007, 14:26
Bem vindo Gadu!
Seguinte,eu vou ser cruxificado aqui mais uma vez,mas te digo que meu niva nunca me deixou na mão.Tah certo,carburador desregulou,bateria arriou,freio travou,embreagem parou,mas nada que uma bela bolsa de ferramentas no porta-malas resolva.Na verdade o meu Niva foi um achado pois pelo que vejo na mecânica dele,nunca (ou quase nuca) foi pra trilha.
Tenta achar uma belezura e de preferencia com GNV ou Flex,hehehe!!!
Um niva bem cuidado vai até a PQP e volta de olhos fechados...

Qualquer dúvidas estamos aeeeew!
Trate de comprar logo seu Niva!auehuae

fondevila
26/09/2007, 20:06
Se o Niva aguuenta viagens de 250 KM??

A ultima que eu fiz (voltei faz 2 semanas) foi de mais de 5mil Km. Sai de São Paulo e fui até Buenos Aires, indo pela Argentina e voltando pelo Litoral...

A unica vez que parei numa oficina foi pra arrumar o cilindro inferior da embreagem, de resto só probleminhas que dá pra arrumar sozinho de boa...

Além dessa já fiz umas 5 viagens esse ano de mais de 200KM e só tive problemas menores.

A unica coisa que a galera tem que entender é que normalmente os Nivas são carros antigos e bem rodados, e por serem mais baratos as vezes mal cuidados.

No mais é só alegria

emtsuhako
26/09/2007, 21:10
Niva quebra como qq carro, mas a diferença é que dificilmente fica no caminho... Desde que estou com o meu, já veio com a segunda e terceira marchas arranhando... mesmo assim participei de um raid sem qq problema. Uma semana depois do raid, levei no Albino para arrumar o câmbio... para minha surpresa, o segundo estágio do carburador estava inoperante... mas mesmo assim ele aguentou um raid, a viagem de ida e volta Sorocaba - Lençóis Paulista (onde foi o raid) e, por fim, a viagem de ida até a oficina do Albino em Ribeirão... desde o raid notei que em velocidades acima de 90km/h ele ficava sem força, fato este ocasionado pelo segundo estágio falho. Depois que saiu da oficina, ficou uma beleza!!! Tá, seis meses depois perdi a quarta marcha, mas o Marcão aqui da minha terrinha consertou e agora tá zero bala!!! Tá, ainda tem o cheiro de gasolina, mas isso eu mesmo arrumo, como já fiz antes. Ah, preciso trocar o escapamento, mas isso é rotina em qq veículo. O mais importante: fazem pouco mais de 2,5 anos que tenho meu Niva e até agora ele não me deixou... enqto isso, pelas rodovias e estradas pelas quais passei, vi muitos zeros km quebrados.

Respondendo as suas perguntas:

1) Se vc manter seu Niva em ordem, dificilmente te deixará na mão. A última vez que fui para o litoral nem cheguei lá... não, meu Niva não quebrou... no meio do caminho apareceu uma filhote de vira-lata bem maltratada, que quase atropelei, mas que é forte como o russinho... fiquei com ela e hoje se chama Niva... hehehe!!!

2) Todos os meus carros vão para a oficina uma vez por ano ou antes de qq viagem com a família. No meu Niva não é diferente, a diferença é que eu mesmo faço uma manutenção preventiva pelo menos uma vez por mês.

O segredo para vc achar um bom Niva é ter muita paciência... ande no maior número de Nivas que vc puder... sinta a diferença entre um Niva todo original e outro com motor adaptado... Não olhe somente pela aparência, muito importante é que esteja com a mecânica muito boa ou com pouquíssimas coisas para arrumar. Sendo monobloco, verifique o estado das longarinas.

Jossano
26/09/2007, 22:51
Camarada

Fortaleza ao lencoes maranhences para vc ta bom???

Fazia este trajeto pelo menos 5 vezes por mes... isso é suficiente???

Detalhe, fui para o Ceará rodando de Niva so 3000km

Acho que todas as suas perguntas estao respondidas.....

Falta so uma

Manutenção??? Procura o Quirino no Montese

abracos

Jossano

Gadu
26/09/2007, 23:38
Camarada

Manutenção??? Procura o Quirino no Montese

abracos

Jossano


Pessoal, muito obrigado, vcs não sabem como essas depoimentos me deixaram mais tranqüilo, realmente já sei qual será o meu 1o 4x4!!!
Agora, Jossano, vc poderia ser mais específico, tipo, o endereço da oficina do quirino ou o telefone dele??

Obrigado pela atenção pessoal!!! :palmas:

Sukys
26/09/2007, 23:39
... no meio do caminho apareceu uma filhote de vira-lata bem maltratada, que quase atropelei, mas que é forte como o russinho... fiquei com ela e hoje se chama Niva... hehehe!!!

Edson,

O Niva tem uma capacidade (benéfica) de alterar o comportamento dos cachorros. Olha só o que aconteceu com o Alf, companheiro de viagens de um participante da lista jipenetdoveio.

http://www.youtube.com/watch?v=sy3jEbO-qvA

Sds,
Sukys

VKASP
27/09/2007, 02:24
Não tem segredo: Boa procedência + boa manutenção = muitos anos de felicidade.
Porém: não espere pagar muito barato por nenhum dos dois.

Rones Jr
27/09/2007, 09:39
Não tem segredo: Boa procedência + boa manutenção = muitos anos de felicidade.
Porém: não espere pagar muito barato por nenhum dos dois.

concordo, mas isto não é exclusividade da Lada...produtos bons (mercadorias ou serviços) têm seu preço.

kemramone
27/09/2007, 10:30
GADU camarada Cearense, se o amigo esta a procura de uma boa viatura uns meses atras vi uma la numa revenda ao lado do terminal de Antonio Bezerra ai em Fortaleza o cara estava pedindo 5.000,00 cruzeiros achei o preço um pouco salgado pelo fato de a pintura estar muito ruim. Fica a dica ai e seja bem vindo!!

Gadu
27/09/2007, 13:50
GADU camarada Cearense, se o amigo esta a procura de uma boa viatura uns meses atras vi uma la numa revenda ao lado do terminal de Antonio Bezerra ai em Fortaleza o cara estava pedindo 5.000,00 cruzeiros achei o preço um pouco salgado pelo fato de a pintura estar muito ruim. Fica a dica ai e seja bem vindo!!

Camarada Kemramone, vc acha q apesar de a pintura estar ruim a mecânica da viatura estava boa??? E vc acha q compensa comprar um Niva e mandar pintá-lo ou tem alguma complicação???

abração!!!

Cursino
27/09/2007, 15:25
Se For Só Pintura, E Não Tiver Diveros Podres, Abraça O Kapeta! Veja Como Está De Mecãnica Tb.

emtsuhako
27/09/2007, 19:57
Edson,

O Niva tem uma capacidade (benéfica) de alterar o comportamento dos cachorros. Olha só o que aconteceu com o Alf, companheiro de viagens de um participante da lista jipenetdoveio.

http://www.youtube.com/watch?v=sy3jEbO-qvA

Sds,
Sukys

Hei, Sukys! Gostei desses efeitos!!! Muito legal mesmo!!! Sabe que programa ele usou??? Valeu!!!

Sukys
27/09/2007, 23:42
Edson,

Quem fez isso não é "ele" e sim "ela": http://walart.angelfire.com/
A especialidade é a criação de albuns de fotografia em vídeo, inclusive com efeitos especiais de audio e video em qualquer elemento da foto.

Se você tiver como, me manda uns 10 segundos de fala em MP3. Te garanto, com absoluta certeza, que você verá coisa nunca imaginada.

Sds,
Sukys

kemramone
28/09/2007, 12:22
Camarada Gadu respondi vc por MP abraços.

Gadu
28/09/2007, 14:34
Camaradas,

uma outra preocupação minha é com a duração do motor do Niva, sim, pq como é um carro relativamente antigo, fico com medo de comprar um com mais de 100.000 km rodados e logo ter q gastar um dinheirão com a retífica...

oq fazer???

muito obrigado pela atenção q vcs estão tendo com este aspirante a niveiro heheh :palmas:

Rones Jr
28/09/2007, 15:03
Gadu,
Esse motor Lada original é muito mais resistente que a maioria dos AP´s por aí. Difícil manutenção é lenda, pois os dispositivos são os mesmos da década de 70 e 80.

Relato pessoal: meu motor já ferveu duas vezes, uma comigo e uma com meu pai. Na com meu pai, sequer parou...chegou em casa....já sem água. Nas duas vezes apenas queimou a junta, nada mais. Hoje estou com 110.000 km´s e nesta semana troquei os retentores de válvula. A compressão está exatamente como manda o manual, nem mais nem menos. A fumacinha acabou e o carro tá até mais economico.

Vou rodar 1600 km em três dias...vou pro encontro! Vila Velha/ES - Itanhadu/MG!

emtsuhako
29/09/2007, 10:41
Gadu, meu Niva tem muito mais do que 100.000km, provavelmente tem entre 200.000km a 300.000km, e até agora o motor não fumou, não perdeu potência e, ao que tudo indica, vai rodar redondinho por um boooooom tempo. Se tiver que fazer retífica, guarda pelo menos umas 2.500 latinhas para o serviço, aí são mais 200.000 a 300.000 até a próxima retífica.

emtsuhako
29/09/2007, 10:44
Sukys, muito massa os efeitos! Achei uns programas maneros da mesma linha, mas para vídeos... olha o link:

http://tecnologia.uol.com.br/downloads/ultnot/2007/09/26/ult2878u272.jhtm

emtsuhako
29/09/2007, 10:54
Gadu, só para alertar... se mesmo assim vc estiver a fim de um AP, leve em consideração que a adaptação tem que ser muito bem feita... Pelo tempo em que estou na lista de discussões de Niva, li muitos relatos de Niva com motor AP mal-adaptados... Há, ainda, os que fizeram a adaptação para AP e, mesmo assim, consideraram que o investimento não valeu a pena, pois a diferença de desempenho não foi tão significativa ou como esperavam...

Tem um jornalista, Roitberg, que fez um teste com motores AP no Niva... segue link:

http://www.jipemania.com/testes/testes_jm.htm

pedrodoniva
29/09/2007, 11:00
Galera,pra fazer vídeo dahora e amador,o windows XP já tem um programa muito fácil na barra iniciar. É o Windows Movie Maker,dá pra brincar bastante lá!!!
Para algo proffissional usem o Adobe After Effects,mas precisa de muito estudo...o chamado horas-bunda.

Quanto ao motor ,camarada, o bichinho guenta que é uma beleza kra!!! O meu está com 80.000 km e nem sinal de cansaço,mas nenhum sinal mesmo!!! esse motor original russo é famoso justamente pela sua robustez e fácil manutenção (se preciso).
Claro,tem uns que nao aguentam muito, aqueles que são fruto de maus tratos, que não recebem nem água nem óleo, muito menos carinho...

Aí vai a dica: Rode com muitos nivas, escolha o melhor que tenha um preço justo cabível ao seu bolso,e seja feliz kra!!!! Com o dinheiro de compra de um niva você pode pegar um corsa,ou um uno,que fazem uns 15 km/l ,mas e a aventura??? E a felicidade de ter um carro exclusivo,invejado por muitos e admirado por todos?
Tudo bem ele gasta um pouco mais do que devia,mas o IPVA compensa,aheuaheuaee.

Gadu
29/09/2007, 14:21
Emtsuhako, valeu pelas dicas, mas, sinceramente, enfrentar uma retífica não está nos meus planos, nem estará se eu tiver a sorte de encontrar um Niva com um bom motor, já que ele resiste tanto assim!!! para minha realidade econômica atual vou procurar apenas instalar um kit de gás GNV ou mesmo seguir as suas dicas, as quais vc colocou em outro post, que fizeram com que o seu Niva ficasse com um consumo excepcional!!!

Parabéns pelo trabalho feito com o Russo!!!

abração!!!

Nivoide
01/10/2007, 23:35
o meu quebrou algumas vezes sim, mas nunca voltei no reboque! Isso é verdade. O pior caso foi a quebra da ponta de eixo, voltei blocado embora, de boa. Ah e quebrou por culpa da minh amontagme mal feita da pe'ça....

emtsuhako
02/10/2007, 21:20
Gadu, teve um bom tempo que eu conseguia fazer uma média acima de 7km/l... muitas vezes eu fazia 9km/l e isso na cidade. Mas para chegar a uma boa média, eu não costuma pisar muito no acelerador. Ultimamente tenho pisado bastante e meu Niva caiu para uma média de 5-6km/l, onde já tive a proeza de registrar 4,5km/l... Na estrada já cheguei a fazer 13km/l, mas não sei como está a média atual, pois não tenho viajado muito com ele. Talvez se eu for para Itanhando, no encontro, eu calcule a média e posto aqui. Se vc pegar um bom Niva, mais difícil será encontrar um bom mecânico que deixe ele em dia... rsrsrs...

Gadu
03/10/2007, 08:10
Se vc pegar um bom Niva, mais difícil será encontrar um bom mecânico que deixe ele em dia... rsrsrs...

Como assim???? :pensativo:

ai jesus!!! haauhaha

emtsuhako
03/10/2007, 20:31
Gadu, nem todos concordam, mas eu só deixo meu Niva com quem realmente entende de Niva... há quem diga que um bom mecânico mexe em qq carro, mas, na minha opinião, o melhor é pegar um mecânico que esteja acostumado a arrumar o russinho e conheça todos os seus macetes... aqui em SP temos bons mecânicos como o Wilson, Marcão, Albino... Tem um em São Carlos, seu Mário, que não é especificamente mecânico de Niva, mas como o filho dele é ex-dono do meu Niva, o cara aprendeu a mexer no Niva e fez um bom serviço no meu... Se vc tiver um mecânico de confiança, mas ele nunca mexeu em um Niva, faz o download do manual do mecânico em português e faz ele estudar página por página... aí sim vc deixa o russinho com ele...

maanunes
03/10/2007, 21:58
No Rio de Janeiro é que está complicado de manter o russinho. Quem entende, está de certa forma, deixando de mexer, restando só os tacanho$$$. O Negócio e arrumar um mecânico das antigas ( de fusca, brasília, chevette) e ir acompanhando e orientando. E compre as peças preferencialmente na Web.

[]s

Gadu
04/10/2007, 08:21
Putz, se tá ruim de encontrar mecânico de Niva aí no sul, imagine aqui em Fortaleza heheh Mas eu não vou desanimar, deve ter um cristão por aqui que faça um serviço decente!!! :razz:

abração!!!

Gadu
04/10/2007, 14:50
Olha pessoal, encontrei uma matéria muito elucidativa sobre o nosso camarada Russo:

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/usado/conteudo_150806.shtml

Um grande abraço!!!

Medon
04/10/2007, 16:13
Gostei dos preços desse site
o interesande que estao super valorizando o niva em alguns lugares
15 mil 17 mil
é dificil arrumar um bom por uns 11 mil
mas fazer oq ??

Gadu
04/10/2007, 16:57
Pessoal, desculpem a ignorância :mrgreen:

Tem jeito de mudar o motor do niva para álcool sem ter q retificá-lo??

oq seria necessário trocar? o carborador certamente, mas precisa adiantar o ponto??

outra questão onde faço isso, é em retífica ou em oficina mecânica mesmo?

o preço é viável??

ah, tô fazendo a pergunta por aqui, mas é pq pesquisei e não encontrei nada muito palpável e muitos dos tópicos que falam do assunto são bem antigos (de 2004 e 2005), daí gostaria de saber se ainda vale a pena, vez que com esta modificação gostaria de colocar o kit GNV no russo, caso não encontre um que já tenha!!!

valeu mesmo!!!

Otávio Luiz
05/10/2007, 09:39
Gadu, pode ser feito apenas alterando a carburação, acertando o ponto e trocando-se as velas.
Mas eu aconselharia a pelo menos rebaixar um pouco o cabeçote, pra aumentar a taxa de compresão. No meu foi rebaixado 0,7mm, trocado os pistões aumentando a cilindrada e colocado um sistema de injeção de gasolina pra pegar frio, mas acho que aí em cima não precisa...;)
E o mais importante, tem que ter ignição eletrônica, porque no platinado vai ficar ruim (faísca fraca).

skinnie
07/10/2007, 10:56
Olha amigo,antes de ter um bom mecanico,antes de ter muitos conhecimentos de mecanica,antes de tudo,compre um niva com garra,amor,prazer,carinho!
O niva é mais que um carro ou um jipe,se for bem tratado ele te trata bem,senão for,ai já depende do temperamento do bixo ;-)
Comprei o meu ha uns meses com 205mil kms...já fiz 7000kms nele,sendo que uso diario (30 a 60kms) por dia,e a minha primeira grande viagem (pois so tenho 19anos) foi ha 2dias para a concentração nacional de nivas,em que fiz cerca de 250kms...
Problemas: tubos de refrigeração ressequidos,cuja substituição foi feita por mim sem perceber nada de mecanica,e que custavam algo como 3/5eur,e depois um pequeno azar que foi partir o apoio do diferencial dianteiro e posteriormente os rolamentos da caixa de transferencias,isto por causa de um rolamento que no diferencial causava vibração..esta si mfoi uma reparação cara,mas ai já sie que não parte mais,e tinha sido o unico sitio que segundo o antigo dono nunca tinha sido mechida..
Segundo uns caras ca em portugal uma das soluções para não partir mais apoio do diferencial é uma abraçadeira que agarra o diferencial em cima (posteriormente posto fotos caso queiram).
De resto,é meter gasóleo (sempre pouco,a andar devagar consigo fazer 7.07lts/100km e depressa ou todo terreno algo como 9.5lts/100kms...) e ser feliz...
Se um dia tiver um grande problema como eu tive,não desanime!venha aki desabafe com o pessoal,e quando o bixo tiver bom,voce vai ser feliz...e dê lhe sempre trilha,pois senão tiver trilha o bixo e dá mais problema 8-)
Boa sorte na comrpa desse niva :mrgreen:

Gadu
09/10/2007, 15:53
Obrigado Skinnie, oq vc diz é mesmo verdade!!!
Assim que juntar aqui minhas latinhas compro meu russo e posto fotos para vcs!!!

Ah, outra reportagem sobre o Niva, falando também de algumas peças alternativas!!!
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=37365

Valeu pessoal!!!

Rones Jr
09/10/2007, 16:02
O Skinnie posta uma foto deste esquema de presilhas no diferencial. No aguardo, Rones

Marcio Rossetto
09/10/2007, 16:18
Rones, eu reforcei o apoio do meu diferencial , da seguinte forma .

Fiz uma tampa de chapa de ferro de uns 3 a 4 mm de espessura , igualzinha a tampa de alumínio , que vai embaixo do diferencial .

Troquei a de alumíno por essa .
Fiz um contorno de chapa em volta , também soldada .

Ficou uma tampa tipo berço .

Aí possibilitou eu soldar uma cantoneira que segura o diferencial que fica apoiada e parafusada na parte superior do coxim .

danielmendesleao
06/11/2007, 18:04
Gadu,
mete bronca. Acabei de comprar um Niva aqui em Fortaleza de um parceiro. O Carlôzinho tá rodando bem pra caramba apesar de eu estar pensando em o que fazer pra diminuir o consumo. Cara... tô feliz pra caramba com o vermelhinho sem falar que é mó charme. Qualquer coisa me aciona no danielmendesleao@gmail.com Um amigo meu tá com um pra vender, não tá lá essas coisas mas olhando o danado tem como tirar um referencial. Também conheço mais dois pra vender. Valeus.

Rodorfo (Niva Caveirão)
06/11/2007, 18:25
Rones, eu reforcei o apoio do meu diferencial , da seguinte forma .

Fiz uma tampa de chapa de ferro de uns 3 a 4 mm de espessura , igualzinha a tampa de alumínio , que vai embaixo do diferencial .

Troquei a de alumíno por essa .
Fiz um contorno de chapa em volta , também soldada .

Ficou uma tampa tipo berço .

Aí possibilitou eu soldar uma cantoneira que segura o diferencial que fica apoiada e parafusada na parte superior do coxim .

Márcio, tudo blz?

Será que não tem como vc por uma foto desse reforço aqui?? pra eu conseguir visualizar legal...

Quebrou o parafuso do meu com duas semanas após eu comprar...:parede:

Acho que um reforço ali ia bem...

Valeu,

Rodolfo