PDA

Ver Versão Completa : Deserto do Atacama e Santiago do Chile



marcioport
25/09/2007, 21:44
Boa noite forenses

Estou planejando conhecer um pouco melhor a Argentina e Chile no final deste ano. No roteiro estão incluídos:
1) Saída de Nova Petrópolis (próx. a POA - RS);
2) Uruguaiana
3) Corrientes
4) Salta
5) San Pedro do Atacama
6) Chanaral
7) Val Paraíso
8) Santiago
9) Córdoba
10) Paysandu - Uruguai
11) Rivera

Estamos planejamento percorrer em torno de 600Km/dia, destinando uns 3 dias para San Pedro do Atacama e nas demais cidades apenas pernoite.

Existe alguma das cidades acima que merece um período maior de visita ?

Sabendo que já foram feitas diversas expedições brasileiras para estas cidades recorro aos colegas a fim de obter mais informações sobre este roteiro e também sobre cuidados que devem ser tomados na viagem.

Já ouvi falar do rigorismo da polícia Argentina no sentido de arrecadar "propina" ou multar os viajantes.

Qualquer informação com que puderem contribuir será bem vinda (Hotéis/Pousadas, Restaurante, Pontos Turísticos imperdíveis nas mais diversas cidades e percurso, equipamentos/utensílios que não podem ser deixados de levar na viagem, ...)

Desde já agradeço as contribuições.

Engels Kbça
25/09/2007, 22:07
Marcio
Consulte o site www.oviajante.com vai encontrar um monte de dicas muito utéis. Em janeiro de 2008 também esterei no Uruguay, Argentina, Chile, mas vou em direção ao sul, até Ushuaia.
Boa viagem !!!

Dieselboy
25/09/2007, 22:40
Marcio

Tem muita, mas MUITA informação nos links abaixo, contudo vc terá que "garimpar" aquilo que for do seu interesse.

Te aconselharia a abrir um arquivo no Word p/ ir "salvando" tudo aquilo que vc julgar interessante, ok? Dessa maneira `a medida que vc for lendo os tópicos, conseguirá montar seu próprio guia turistico :concordo:

Não é má vontade ou preguiça para te responder :discordo: mas é que há posts "quilométricos" nos quais muitos foristas relatarm suas EXPERIENCIAS VALIOSAS :palmas: e que certamente seria quase impossivel reproduzi-las na íntegra novamente neste tópico. Sem dizer que isso tomaria um espaço de forma desnecessária no servidor do fórum, por constar informações duplicadas, ok?

Seguem os links, boa leitura:

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15903

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9041

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7253

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21923

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21445

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25213

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25214

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27348

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27346

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25086

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13629

iwakura
26/09/2007, 11:11
Caro Márcio,

Já fiz partes da viajem que você está pensando em fazer (Santiago, Valparaíso, Vina del Mar, Corrientes, Salta, Atacama) e vou voltar à Arg/Chile em mar/abr/2008, com um roteiro próximo ao que você vai fazer. Se quiseres/puderes adiar a viagem, podemos até combinar em ir junto...

Com relação ao teu roteiro:

1. Sairia por São Borja ou Porto Xavier (esta última a aduana não funciona sab/dom), em vez de Uruguaiana, que é bem mais movimentado e mais longe.

2. Três dias é um pouco demais pra San Pedro, além de ser caro. Dois tá de bom tamanho.

3. Cidades que valem a pena mais dias: Iquique, Santiago, Mendoza.

4. Eu não voltaria por Córdoba/Paysandu/Riveira, e sim pelo noroeste Argentino (Ushapalla, Barreal, Calingasta, Villa Union, Quilmes, Cafayate, Tafi del Vale...).

Abraços,
Mário.

Luiz Kristophor
26/09/2007, 23:16
Marcio, boa noite, vi o seu tópico e não resisti em lhe fazer uma pergunta. Quer compania para a viagem? Pois eu e minha esposa, estamos começando a planejar o roteiro para o Atacama e pretendemos ir no mesmo periodo, sair no começo de dezembro e voltar antes do natal. Se lhe interessar, podemos conversar e dar inicio nesta empreitada juntos.
Sou novo no mundo off-road, no entanto minha primeira experiência em longas viagens, foi no meio deste ano com meu Niva, sai de São Paulo em Julho e fui até São Luiz em um grupo de 9 carros com a Gaia Expedições e de São Luiz voltei sozinho fazendo todo o litoral, passando por praias e trilhas fantasticas, não se assuste com meu carro, apesar da idade é totalmente modificado e preparado para isso, só para ter ideia nesta viagem rodei 11.000km, meu unico ponto fraco é velocidade de cruzeiro que fica entorno dos 90km/h.

Abs, Luiz Kristohor luiz.arq@uol.com.br

MarcSport
27/09/2007, 11:44
Se for para sair em 26/12 eu tô dentro...

Felicio Badia
27/09/2007, 12:06
Boa noite forenses

Estou planejando conhecer um pouco melhor a Argentina e Chile no final deste ano. No roteiro estão incluídos:
1) Saída de Nova Petrópolis (próx. a POA - RS);
2) Uruguaiana
3) Corrientes
4) Salta
5) San Pedro do Atacama
6) Chanaral
7) Val Paraíso
8) Santiago
9) Córdoba
10) Paysandu - Uruguai
11) Rivera

Estamos planejamento percorrer em torno de 600Km/dia, destinando uns 3 dias para San Pedro do Atacama e nas demais cidades apenas pernoite.

Existe alguma das cidades acima que merece um período maior de visita ?

Sabendo que já foram feitas diversas expedições brasileiras para estas cidades recorro aos colegas a fim de obter mais informações sobre este roteiro e também sobre cuidados que devem ser tomados na viagem.

Já ouvi falar do rigorismo da polícia Argentina no sentido de arrecadar "propina" ou multar os viajantes.

Qualquer informação com que puderem contribuir será bem vinda (Hotéis/Pousadas, Restaurante, Pontos Turísticos imperdíveis nas mais diversas cidades e percurso, equipamentos/utensílios que não podem ser deixados de levar na viagem, ...)

Desde já agradeço as contribuições.


Marcio,

se estiver precisando de mais companhia para a viagem, me interessa a viagem.

Felicio Badia
Troller 2005

marcioport
28/09/2007, 22:15
Ainda não temos a data definida da viagem. Vai depender do período de férias dos parceiros aqui de Nova Petrópolis.

Assim que tivermos uma idéia mais exata colocarei um post.

marcioport
28/09/2007, 22:28
Caro Márcio,

Já fiz partes da viajem que você está pensando em fazer (Santiago, Valparaíso, Vina del Mar, Corrientes, Salta, Atacama) e vou voltar à Arg/Chile em mar/abr/2008, com um roteiro próximo ao que você vai fazer. Se quiseres/puderes adiar a viagem, podemos até combinar em ir junto...

Com relação ao teu roteiro:

1. Sairia por São Borja ou Porto Xavier (esta última a aduana não funciona sab/dom), em vez de Uruguaiana, que é bem mais movimentado e mais longe.

2. Três dias é um pouco demais pra San Pedro, além de ser caro. Dois tá de bom tamanho.

3. Cidades que valem a pena mais dias: Iquique, Santiago, Mendoza.

4. Eu não voltaria por Córdoba/Paysandu/Riveira, e sim pelo noroeste Argentino (Ushapalla, Barreal, Calingasta, Villa Union, Quilmes, Cafayate, Tafi del Vale...).

Abraços,
Mário.
Mário

Também percebi que o valor de hospedagem no Atacama é bastante elevado. Alguma dica especial para hospedagem lá ?

cbridi
02/10/2007, 16:19
Qdo está no ar, o fórum mochileiros.com (http://www.mochileiros.com/) tem muitas dicas interessantes...

Hum
03/10/2007, 03:04
Pessoal,

Estou indo para o Atacama nos próximos dias, e gostaria de uma ajuda, pode ser qualquer coisa, uma indicação, uma descrição do caminho, um tracklog...., qualquer coisinha ajuda a um viajante.

Uyuni vale a pena? Ou é uma furada, dispensável.

Alguem já foi por conta própria? É complicado chegar lá desde San Pedro?

Fernando da Terra
03/10/2007, 09:04
Pô Enio, tô te pedindo fotos do Piauí e você já no Atacama....rs....
Muito legais as fotos do outro tópico...
Bom, aqui nesse tópico já tem muita informação a ser "colhida" em relação ao seu destino.......
Então...... passo a palavra aos estradeiros aqui do nosso pedaço....

Fernando

cbridi
03/10/2007, 09:53
Pessoal,

Estou indo para o Atacama nos próximos dias, e gostaria de uma ajuda, pode ser qualquer coisa, uma indicação, uma descrição do caminho, um tracklog...., qualquer coisinha ajuda a um viajante.

Uyuni vale a pena? Ou é uma furada, dispensável.

Alguem já foi por conta própria? É complicado chegar lá desde San Pedro?

Uyuni é sensacional! Tanto o salar e, principalmente, o que tem no caminho, lagunas verde e colorada, arbol de piedra e geiseres sol de la mañana. Eu fui "mais ou menos por conta própria", segui o Toyota Land Cruiser de uma agência de turismo boliviana. Fiz o sentido inverso do que você estaria pretendendo, de Oruro fui para Uyuni. De Uyuni levei 2,5 dias para chegar em San Pedro do Atacama, percorrendo o Deserto do Silioli. Fui por trilhas no meio do deserto, tem ligações mais fáceis que, creio, podem ser percorridos em menos tempo, mas deixará de passar pelos maiores atrativos.

Se você não quiser ou não puder ir até Uyuni, não deixe de ir até a Laguna Verde, fica a menos de 20 Km do asfalto. Antes da descida da cordilheira até San Pedro, tem uma placa indicando Bolívia à direita.

Na minha modesta opinião, o sul da Bolívia é muito mais interessante que o Atacama, apesar da falta total de infra-estrutura.

Neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22875 postei uma mensagem com o roteiro que percorri.

[]'s

iwakura
03/10/2007, 10:32
Pessoal,

Estou indo para o Atacama nos próximos dias, e gostaria de uma ajuda, pode ser qualquer coisa, uma indicação, uma descrição do caminho, um tracklog...., qualquer coisinha ajuda a um viajante.

Uyuni vale a pena? Ou é uma furada, dispensável.

Alguem já foi por conta própria? É complicado chegar lá desde San Pedro?

Ir até o Atacama é simples e fácil: está tudo asfaltado. Se tiveres GPS, é só baixar os mapas Argentinos de http://www.proyectomapear.com.ar (roteáveis) e do norte argentino, chile, peru e bolivia de http://www.viajeros.freeservers.com/ViajerosMapas/index.html (não roteáveis).

Como o conterrâneo Cbridi falou o Uyuni é imperdível, ainda não fui, mas já passei perto... E realmente, o sul da Bolívia é muito mais bonito que o Atacama, assim como também o é o noroeste da Argentina (entre Salta e Mendoza), pra onde estarei indo em março do próximo ano...

Apenas uma observação: em São Pedro há agências que fazem o passeio (de 4 dias). Fazer com o próprio carro pode ser uma furada, já que o Salar vai judiar um monte a viatura, praticamente não há estrutura turística e as estradas têm pouquíssimo movimento.

Hum
04/10/2007, 00:31
Iwakura, pelos relatos que colhi em vários fóruns, ir por agência de turismo, nem sempre é uma boa, justamente pela falta de infraestrutura, por isso estou predentendo ir com a "Camicleta", levando a casa nas costas como diz a dona patroa.
Eu já consegui os tracklog´s até SPA, só não consegui de SPA até o salar de Uyuni, e pelo que vi pelas imagens de satélite, parece que não há muito problema. É seguir a trilha, o problema é saber se a trilha é a certa.
A titulo de curiosidade: Na divisa da Bahia com Piauí, fui pedir informação para um senhor a cavalo, e ele me passou as distancias em léguas, precisas. O problema era saber qual tipo légua ele se referia.

Dieselboy
04/10/2007, 00:58
Hum

Entra em contato com o Sergio Holanda aqui do próprio fórum, que meses atrás ele liderou uma expedição que inclusive passou pelo Salar de Uyuni e redondezas.

Como ele foi na base do GPS om certeza deve ter os tracklogs.

Abs e até mais :concordo:

iwakura
04/10/2007, 07:48
Iwakura, pelos relatos que colhi em vários fóruns, ir por agência de turismo, nem sempre é uma boa, justamente pela falta de infraestrutura, por isso estou predentendo ir com a "Camicleta", levando a casa nas costas como diz a dona patroa.
Eu já consegui os tracklog´s até SPA, só não consegui de SPA até o salar de Uyuni, e pelo que vi pelas imagens de satélite, parece que não há muito problema. É seguir a trilha, o problema é saber se a trilha é a certa.
A titulo de curiosidade: Na divisa da Bahia com Piauí, fui pedir informação para um senhor a cavalo, e ele me passou as distancias em léguas, precisas. O problema era saber qual tipo légua ele se referia.

Baixe os mapas do Viajeros que vais ver a "estrada" entre San Pedro e o Uyuni. De qq forma fiz a rota pra você no Mapsource, vai anexada. Note que são mais de 425 km... Esta rota que fiz passa pelas principais atrações: Laguna Verde, Salar de Chalviri, Laguna Colorada, Arbol de Piedra e Laguna Hedionda.

Pelo que dá pra perceber pelo mapa dos Viajeros, há outras rotas que passam pelo meio do Salar, mas aí o furo é mais embaixo... A sanilidade destrói os carros, os buracos não são muito visíveis, o sal corta os pneus que nem manteiga, etc. Tenho uma colega que, com o marido, atravessaram o salar, mas se arrependeram. O Discovery deles era diesel. A baixa temperatura e a altitude foram bastante problemáticos.

Então, continuo afirmando que o melhor é ir em grupo ou contratar uma agência (no site do mochileiros têm dicas de agências confiáveis). Ir sozinho é arriscado, eu pelo menos tentaria seguir a caminhonete de uma das agências...

Boa sorte na viagem!

cbridi
05/10/2007, 00:25
Sugiro fazer da forma que eu fiz, siga um carro de uma agência! Eu não arriscaria sob hipótese alguma ir sozinho, ou vai em grupo ou segue o carro de uma agência. Não tem nada, é um desertão, tem trilhas para tudo que é lado e é muito fácil se perder. Sem falar que se quebrar alguma coisa na viatura tu tá fu**** e mal pago... :-)
Seguindo um carro não tem erro, fiz o famoso trajeto de 4 dias (na verdade são 3 dias, um dia seria para fazer o caminho de volta) comendo muita poeira de uma Land Cruiser mas valeu muito a pena. Ah, a agência boliviana não cobrou nada para servir de guia, no final deixei uma boa gorjeta para o motorista e era isso... No caminho vc tem que se virar com água e alimentação, mesmo nos alojamentos não há o que comer e beber, leve tudo que precisar e boa sorte!

Desculpa conterrâneo iwakura, mas discordo qdo vc diz que fazer com a própria viatura é furada. Pelo menos fora do período de chuvas, não há nenhum problema em atravessar o salar com a viatura, o sal é duro quase como pedra, foi a melhor "estrada" boliviana que trafeguei... :-)
Você anda pelo sal no máximo durante 3 horas, depois é pelo deserto, que judiou muito mais que o sal. No deserto tem trechos bastante pedregosos que reduziram em muito a vida útil dos meus BFs, chegando a tirar lascas dos pneus... mas faz parte da brincadeira. :-)

[]'s a disposição para qquer esclarecimento...

Hum
05/10/2007, 01:57
Pô Enio, tô te pedindo fotos do Piauí e você já no Atacama....rs....
Muito legais as fotos do outro tópico...
Bom, aqui nesse tópico já tem muita informação a ser "colhida" em relação ao seu destino.......
Então...... passo a palavra aos estradeiros aqui do nosso pedaço....

Fernando

Fernando, na real eu estou planejando a ida até o fim do mundo (Ushuaia) no final de dezembro.
A ida até o Atacama já esta quase fechada, são detalhes para aproveitar melhor a estada.
Ainda tem Floripa - Transamazônica - Caribe, Floripa - Alasca, Moscou - sibéria.
Primeiro a gente sonha, depois planeja, e por fim, coloca em execução.
Tudo isso fica entre o mouse/teclado e a chave de boca/graxa, no meio estão os amigos para nos dar uma força.:palmas:

Hum
05/10/2007, 02:29
Beleza Iwakura, já baixei o mapa que você me enviou, e estou estudando.
O plano original é mais ou menos o que o Cbridi fez, mas como gosto de ter o mínimo de controle (guia também se perde), sempre carrego comigo faca, alicate, fósforos, arame e fita isolante, é o famoso kit de motorista de FNM. Ainda carrego água e comida para uns 3 dias. Na real sempre levo uma boa caixa de ferramentas, mas a realidade sempre mostra que o que a gente usa é o arame. Por mais planejamento que a gente faça, sempre esbarra em algo que esta fora de nosso controle.
Quanto a viatura, ela passa mais tempo sendo preparada do que na estrada, ela tem a obrigação de fazer valer o $$$ que eu gasto nela, já que para cada dia de estrada ela fica dois na manutenção.
Valeu pessoal.

Marcelo_Taz
06/10/2007, 04:31
Hum, estamos pensando nessa viagem tbm.Tenho a Hilux, mulher e um filho de 4 anos acostumado a trilhas e longas viagens.Mais nosso limite seria de 26/12 a 26/01.

marcioport
07/10/2007, 20:18
Forenses

Após colher as dicas de vocês neste tópico e também em outros no 4X4 Brasil preparei um apanhado de informações sobre uma parte da viagem para o Atacama.

Ainda não consegui reunir informações sobre o litoral do Chile como Val Paraíso e também do interior, Santiago. Se alguém tiver alguma dica será bem vinda.

Ainda estou à busca de indicações de hotéis na Argentina e Chile. Se tiverem algum dado agradeço.

Visando facilitar a pesquisa para os vários forenses que estão se organizando para esta viagem postarei várias mensagens sobre o tema.

Agradeço a todos os que auxiliaram com as indicações.

marcioport
07/10/2007, 20:20
Em Corrientes você não pode deixar de passear e saborear a gastronomia local na avenida que fica à beira do rio. Ao longo da avenida estão espalhados vários restaurantes além de traillers que servem lanches, portanto opções gastronomicas é algo que não irão faltar. Os pratos recomendados são os peixes e caso não abra mão da carne bovina o "Bife Chorizo" que é magnífico.

marcioport
07/10/2007, 20:22
Salta é uma cidade de aproximadamente 700 mil habitantes, com arquitetura horizontal (quase não se vê prédios) e muita história pra contar. Salta é uma cidade histórica, cheia de casarões antigos, algumas catedrais e museus que contam muito da história secular desta cidade o acesso a esta cidade é muito bom, pois a entrada se dá por rodovias amplas de duplo sentido e separadas por largos canteiros. A topografia da cidade também é singular, pois é rodeada por montanhas, inclusive há um teleférico que leva os turistas p/ passeios e tudo mais, caso tenham tempo vale a pena conferir.

Hospedagem: "Hotel Alejandro "alguma coisa", não me recordo se era "I" ou "V" mas não tem erro, pois é o único que terá esse nome. Trata-se de uma construção "nova em folha", tem elevadores panoramicos, sauna, academia de ginástica, restaurante e muitas outras "perfumarias", não é dos mais baratos, mas vale a pena, recomendo." (indicação de um forense)

marcioport
07/10/2007, 20:23
A maior atração é o "Cierro de Siete Colores", montanha totalmente colorida devido aos vários tipos de minerais que a compõem.

marcioport
07/10/2007, 20:25
"Esta estrada é de apenas uma única faixa de pavimento contudo o tráfego de veículos ocorre em ambos sentidos. Se não me falha a memória este trecho tem 50 km, mas para completá-la gastamos cerca de 2 horas visto ser extremamente sinuosa exigindo baixa velocidade.

Abasteçam o carro em San Salvador de Jujuy (ARG)! Existe um posto de gasolina em Susques, mas não é confiável." (relato de um forense)

marcioport
07/10/2007, 20:27
Imprescindível abastecer em Susques porque depois só em San Pedro.

marcioport
07/10/2007, 20:47
Altitude: Susques - San Pedro: A estrada sobe até 4660m
Os últimos 40 kms é descida pura....despenca de 4600m para 2400m....

San Pedro do Atacama: San Pedro do Atacama tem pouco mais de 3.000 habitantes e está a 2400 metros de altitude, é um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, motoqueiros e aventureiros. Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados de pessoas conversando e planejando o dia seguinte.

San Pedro é uma cidade exótica. Possui boa estrutura para o turismo, que é explorado de forma bem profissional. Estranha-se no primeiro momento. As casas são baixas, de barro e muito pequenas, apesar da imensidão do deserto! Tudo é muito caro porque tudo vem do sul do país, a mais de 1700 Km. Água lá é luxo. Não chove a mais de 500 anos. O índice pluviométrico anual da cidade é de 20 mm, ou seja, próximo de zero. É o deserto mais seco do mundo!

Tem clima desértico com temperaturas de máxima 26°C no verão e mínima de menos 2°C no inverno. Não há bancos para sacar dinheiro com cartão de crédito. Pode-se trocar dinheiro com dólar, porém é muito mais baixo o valor. Toda eletricidade é produzida por gerador, é desligado por volta da uma hora da manhã e volta às 7hs. Os melhores hotéis tem o seu próprio gerador. Não há capacidade do motor elétrico para o dia inteiro.

A água não se pode beber porque provoca mal estar estomacal à quem não está acostumado. Toda água vem do subsolo e contém muitos minerais. Como na zona do deserto existem muitos minerais, principalmente o sal, a água não é preparada e chega salgada nas torneiras.

A principal atividade econômica é o turismo, outros vivem da agricultura.

Só há um pronto socorro em San Pedro e faltam farmácias. Hospital só em Calama.

O QUE CONHECER ? São inúmeros os locais para serem visitados lá! Incluem-se nestes, as Lagunas Altiplânicas, Salar de Atacama, Vale da Lua, Cordilheira de Sal, Vale da Morte, Geisers de El Tatio e Termas de Puritama. Todos os locais que visitei lá são esplendorosos! Deus realmente caprichou nos detalhes ao construir tamanha beleza!

1) Valle de la Luna: Indiscutivelmente o local mais bonito do deserto do Atacama, possui dunas gigantescas e formações montanhosas que lembram à topografia lunar e é onde se pode admirar um lindo por do sol, com um degradê de cores no céu que fotografia nenhuma no mundo mostra o quanto é belo.
Distância desde San Pedro é de 15kms. Altitude 2.500 metros.

2) Vale da Morte:A cerca de 4 km a oeste de San Pedro, pertence à Cordilheira do Sal e possui formações de dunas e desfiladeiros que impressionam pela beleza, o lugar é conhecido por esse nome porque foi utilizado pelos antigos habitantes para levar quem estava gravemente doente para esperar a morte, ali foram encontradas diversas múmias que hoje estão no museu de San Pedro. É o ponto de encontro de todos os aventureiros para apreciar o maravilhoso pôr-do-sol, esticamos as canelas subindo a enorme duna apreciando as formações do vale talhado pelo vento durante 60 milhões de anos.

3) Geisers: Altitude 4.321mts. Os Geisers de El Tatio (lágrima de velho, no dialeto cunza) é um dos cinco geisers existentes no mundo todo. Os Geisers cospem jatos de vapor e água fervendo com forte odor de enxofre. Todo esse campo geotérmico é o resultado do encontro de rios subterrâneos de águas geladas com as lavas vulcânicas do vulcão, que domina o horizonte. Nesse lugar é indispensável muito agasalho, luvas e gorro.
É preciso acordar bem cedo para visitá-los porque estão a 100 Km de San Pedro e a estrada é complicado.
Saída de San Pedro do Atacama às 4hrs. da manhã.

4) Termas da Puritana: A cerca de 28 km de San Pedro, são piscinas de águas cristalinas a 3.000 metros de altitude, a temperatura da água beira os 38 - 40 graus, devido à passagem de águas subterrâneas próximas a vulcões.

5) Pukara de Quitor: Nosso objetivo foi ficar dois dias completos na região, conhecendo assim os principais lugares e pontos imperdíveis tais como as ruínas do povo atacamenho que serviram de proteção dos ataques incas, em 1450 e posteriormente dos ataques espanhóis em 1540, o local é conhecido como Pukara de Quitor.

6) Aldeia de Tulor: Partimos para o sul de San Pedro e a primeira parada foi na Aldeia de Tulor, uma antiga vila atacamenha que possui curiosas construções de adobe e algumas particularidades interessantes do modo de vida desse povo, como por exemplo, as casas construídas de forma circular para não serem enterradas pela areia do deserto e túneis que as interligam, as portas são todas voltadas para o Vulcão Licancabur. Saindo da aldeia continuamos seguindo para o sul e fizemos uma parada na Quebrada de Jerez para um refrescante banho, esse local é um verdadeiro oásis que servia de parada para os povos que cruzavam a região.

7) Salar do Atacama: É o segundo maior salar do mundo, perdendo apenas para o Salar de Uyuni, na Bolívia. O Salar é uma gigantesca camada de sal sobre um lado de água salobra. É onde encontra-se a Reserva Nacional dos Flamingos, com grande população destes animais (aproximadamente 4.000), que dormem num pé só, se alimentam de microrganismos presentes na água salgada e botam apenas um ovo por ano.
Distância desde San Pedro é de 75kms. Altitude 2.300m. Com 3.200 quilômetros quadrados.
O sol nesse local é muito forte e o ar é extremamente seco, proteja-se com filtro solar, chapéu, óculos escuros e protetor labial.

8) Vulcão Licancabur: não é ativo e decora o horizonte da cidade. 5.916 metros acima do nível do mar. Fica junto à Laguna Verde.

marcioport
07/10/2007, 20:59
Maior mina de cobre a céu aberto do mundo. São 2,5Km de diâmetro 1,8Km de profundidade. 14.000 operários trabalham durante as 24 horas do dia.


É conhecida por ter 130 caminhões (caminhões enormes) que chegam a carregar 170 toneladas cada um.


A cidade de Chuquicamata que chegou a ter 20.000 habitantes hoje está deserta. Todos os seus moradores tiveram de mudar-se para Calama (12Km de distância) em função da constante névoa tóxica que cobre a cidade.


Para visitar a mina tem de ser durante a semana fazendo a reserva para a visita.

marcioport
07/10/2007, 21:02
A cidade de Iquique é a principal da região norte do país e o maior interesse dos turistas é a zona franca, são shoppings que vendem de tudo, principalmente produtos eletrônicos importados.

Mas nem só de compras vive a cidade, as praias ficam repletas de banhistas que aproveitam essa época do ano para tomar banho e se refrescar nas águas do pacífico. Mas o que vale é um passeio pelas ruas de Iquique, com seus casarões e construções estilo mourisco de 1904. Vale a pena lembrar o almoço no “restaurante brasileiro” no mercado municipal de Iquique, comida deliciosa.

marcioport
07/10/2007, 21:03
Em La Serena, começa o "Deserto Florido", onde observa-se uma imensidão de flores de todas as cores no meio do deserto.

marcioport
07/10/2007, 21:06
Cidade de magia e poesia, localiza-se a 120kms. da capital chilena. É uma cidade portuária de inusitada arquitetura. Teve o primeiro porto comercial do Chile e uma janela aberta para o Oceano Pacífico.
Com quase 300.000 habitantes, é sede do poder legislativo do país e capital da V Região.
Valparaíso nunca foi fundada, nasceu espontaneamente em 1536, logo ao ser descoberta pelo espanhol Juan de Saavedra.

Suas colinas escarpas e abruptas fizeram com que na cidade houvesse vários elevadores, um dos meios de locomoção incorporados na paisagem urbana. Em 22 de setembro de 1998, 14 elevadores foram declarados Monumentos Históricos. O elevador Polanco é desde 1976.
Valparaíso se mostra ao visitante como uma cidade única e atualmente postula perante a UNESCO para converter-se em patrimônio da Humanidade.

marcioport
07/10/2007, 21:07
Uma cidade balneário, localiza-se a 120 quilômetros de Santiago, também conhecida como "Cidade Jardim", por estar rodeada de áreas verdes, amplas alamedas de pedestres, charmosas praças e jardins floridos.
A atividade da cidade é intensa, sobretudo na rua Valparaíso, centro comercial e ponto de encontro em seus cafés ao ar livre e suas docerias.
Há uma praia chamada Reñaca.

marcioport
07/10/2007, 21:18
Visto serem freqüentes as abordagens na Argentina recomenda-se que você leve uns trocados, algo como 10 dólares e/ou bugigangas nossas, algo como chocolates brasileiros que ajudam bastante pelo menos a "quebrar o gelo" durante as FREQUENTES abordagens policiais que vocês encontrarão pelo caminho.


Para não correr o risco de esquecer os vistos provisórios na fronteira, viage com passaporte. O carimbo no passaporte vale como visto temporário, e os policiais não encrespam.



Se o carro for financiado, é necessário autorização da empresa para viagem. É só pedir, que as financeiras fornecem tranquilamente. Depois é necessário obter um "carimbo" do consulado de cada país para onde você vai viajar.



É necessário seguro contra terceiros (carta verde). Informe-se junto ao seu corretor.


QUE EQUIPAMENTOS LEVAR CONSIGO ?


ARGENTINA (fonte: www.consuladoargentinasp.org.br (http://www.consuladoargentinasp.org.br))



Farois auxiliares devem ser AMARELOS (ou estarem cobertos)



Cambão rígido (no lugar de cabo de aço) - http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ighlight=lanza olha também outra maneira, inclusive melhor de utilizar o cambão http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...2&postcount=75



Seguro Internacional contra Terceiros (carta-verde);



Os equipamentos são os mesmos exigidos no Brasil, mais 2 triângulo (colocados um na frente e outro atrás do veículo avariado), espelho lateral direito, cabo de aço (para a eventualidade de ser guinchado - aproximadamente 2 metros) e estojo de primeiros socorros.


CHILE (fontes: www.gochile.cl (http://www.gochile.cl/) e www.sitios.cl (http://www.sitios.cl))



Carteira Internacional de Motorista;



Mesmos equipamentos exigidos no Brasil, mais 2 triângulos e correntes para cobrir AS RODAS durante o rigoroso inverno na Cordilheira dos Andes.

Mas JAMAIS tentem dar uma graninha para os guardas chilenos. Você pode ser preso por isso!!!

marcioport
07/10/2007, 21:19
Não esqueça de levar filtro de diesel e de ar extras.


Além dos itens obrigatórios, providenciar lâmpadas e correias sobressalentes, caixa de ferramentas, entre outros.





A sanilidade destrói os carros, os buracos não são muito visíveis, o sal corta os pneus que nem manteiga, etc. É bom também pensar em remendos para pneus.

marcioport
07/10/2007, 21:21
Diversos são os relatos de dificuldades com os carros brasileiros que segundo as concessionárias não estão preparados para estas altitudes.





Relato: “O meu carro é um Fiat Stilo Flex 2006 e a medida que subiamos os Andes ele começou a perder força chegando ao ponto de parar. Isso foi logo após passarmos pelo posto de emigração onde se faz a saída da Argentina. O carro simplesmente não andava. O computador de bordo começou a indicar "avaria no motor", o que me deixou muito aflito pois quem conhece o local sabe como é complicado fica enguiçado naquela localidade. Bom, esperei alguns minutos e dei partida novamente no motor e comecei a subir lentamente, quase "virando roda". E assim foi por muitos quilometros. Como continuávamos a subir a perda de potência foi se agravando e logo após passar a aduana de Paso Jama o carro só andava em primeira e segunda marcha. O carro não tinha força para desenvolver velocidades maiores e apresentava um consumo excessivo de combustível. A medida que começamos a baixar o desempenho melhorou. Só para vc ter idéia eu vinha fazendo média de consumo em torno de 11 km/lt mas, na altitude. a média caiu para 5,8 km/lt.”

marcioport
07/10/2007, 21:30
Encontrei vários relatos sobre o efeito da altitude nas pessoas. Transcrevo abaixo 2 deles:


Relato 1: A nossa reação a altitude variou de uma pessoa para outra, minha esposa quase não teve problemas a não ser uma leve dor de cabeça, eu sofri com um pouco de falta de ar, dor de cabeça muito forte e um leve sangramento nasal e meu filho teve náusea e necessitou de oxigênio quando estávamos na aduana de Paso de Jama. Em San Pedro compramos folhas de coca que ajudaram bastante no alívio dos sintomas da altitude. O chá também vai bem.


Relato 2: Segundo as estatísticas médicas, 92% dos turistas que chegam a altitudes superiores a 2800, vindos do nível do mar e de uma hora para outra...é o tal do "mal da altitude", termo "popular" para o Mal Agudo das Montanhas (Acute Mountain Sickness, AMS). Eu, como médico, mochileiro e participante do fórum, resolvi postar aqui algumas dicas de como, se não evitar, minimizar os efeitos desse problema.


Na grande maioria dos casos os sintomas são leves e duram de 4 a 24 horas, dependendo de cada pessoa. São eles:



dor de cabeça (95%)



náuseas e vômitos (70%)



tontura (58%)



perda de apetite



insônia



falta de ar aos médios esforços


Normalmente no segundo ou terceiro dia da viagem você já estará aclimatado e esses sintomas diminuirão bastante, desaparecendo por volta de 5 dias. É muito importante, portanto, nesse período de aclimatação tomar algumas medidas para amenizar esses sintomas e evitar complicações, como o edema agudo pulmonar e cerebral. São algumas dessas medidas:



Na altitude, principalmente com o clima seco da Bolívia, perdemos muito líquido. A hidratação deve ser reforçadíssima. Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 litros de água diariamente nessas condições; portanto, garrafinha de água na mochila! Restrição na ingestão de sal e ingestão de uma carga maior de carboidratos é uma boa idéia.



Nada de atividades físicas extenuantes nos dois primeiros dias...caminhadas leves. Se ficar muito cansado e ofegante, pare e descanse, se não melhorar, volte para o hostel. Se te convidarem para jogar bola, resista, não dá nem para jogar no gol!!



Nada de subir ainda mais enquanto não estiver aclimatado. Acima dos 3800 metros recomenda-se no máximo mais 300 por dia, seja escalando ou de busão...ou seja, se vc chegou a La Paz em um certo dia e for ao Chacaltaya (a mais de 5000 metros) no dia seguinte, a chance de vc ter um edema pulmonar ou cerebral é gigantesca!!



Nada de álcool ou cigarro!! Álcool desidrata e provoca mais tonturas e náuseas. O cigarro vai te atrapalhar ainda mais para respirar!!


Além dessas medidas comportamentais, há também a prevenção e tratamento medicamentoso: Se você vai sair do nível do mar e seu destino é uma cidade acima dos 3500m, como Cusco ou La Paz, há alguns medicamentos que podem ser administrados previamente e que, se não evitam os sintomas, pelo menos minimizam seus efeitos e, principalmente, evitam as complicações e aceleram a aclimatação:


* Acetazolamida (Diamox): recomenda-se a ingestão de 125mg 2 vezes ao dia (a cada 12 horas) um dia antes da saída para a altitude e segue até o segundo ou terceiro dia, na altitude. Essa substância é um diurético, que acidifica o sangue, fazendo com que respiremos mais rápido, facilitando na adaptação. A acetazolamida não mascara os sintomas, apenas minimiza, principalmente a falta de ar noturna (quando dormimos a frequência respiratória cai, e isso na altitude causa muitos problemas...). Por ser diurético, você vai ir ao banheiro por diversas vezes (mais um motivo para tomar bastante água, não vá ficar desidratado!) e pode ter um formigamento na ponta dos dedos e na face. Os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas podem ficar com sabor estranho. Alérgicos a sulfa não podem tomá-la!!


* Dexametasona (Decadron): se você for médico ou for viajar acompanhado de um ou passar em consulta antes da viagem; alguns pesquisadores recomendam o uso de 4mg de decadron, de 12/12h no dia da viagem e no primeiro dia na altitude...eu não recomendo o seu uso sem supervisão especializada...a dexametasona, ao contrário da acetazolamida, mascara os sintomas, ou seja, você vai sentir-se bem, mas não ajuda na adaptação à altitude.


Para os sintomas do "Mal da altitude" recomenda-se:
- dor de cabeça : o Ibuprofeno (Alivium, Dalsy...), 600mg de 8/8h é normalmente a primeira escolha. Paracetamol (tylenol) e AAS também podem ser usados.
- Náuseas ou vômitos: O Plasil ou o Motilium podem ser usados. Evite o Dramin, como ele causa sono, a frequência respiratória diminui e pode piorar a falta de ar.
***Cuidado: Não use medicação para dormir!!! (Diazepam ou equivalentes). Esses remédios causam diminuição da frequência respiratória, e na altitude isso pode até mesmo ocasionar uma parada respiratória!!! Se estiver com dificuldades para dormir, tome um diamox (125 ou 250mg) pela noite, ele vai aumentar a frequência respiratória, propiciando uma melhor oxigenação noturna (apesar de acordar várias vezes para ir ao banheiro...)


Sinais de alerta:
- Tosse, com expectoração espumosa ou com sangue
- Falta de ar mesmo em repouso
- Perda de coordenação na fala ou motora
- Alterações visuais
- Excesso de fadiga, sonolência
- Alucinações


Se você começar a apresentar alguns desses sintomas, pode estar com Edema Pulmonar ou Edema Cerebral, nesse caso procure ajuda médica o mais rápido possível e DESÇA da altitude que estiver o mais rápido possível, de preferência abaixo dos 2500 metros.


Bom pessoal, espero ter ajudado a amenizar o "sofrimento" de quem vai fazer uma viagem para elevadas altitudes e que com essas dicas possam aproveitar mais a viagem.


Os médicos e guarda-parques recomendam seguir a seguinte tabelinha:



Dor de cabeça 1 ponto



Náuseas ou perda de apetite 1 ponto



Insonia 1 ponto



Vertigem 1 ponto



Cefaléia resistente a aspirina 2 pontos



Vômitos 2 pontos



Falta de ar em repouso 3 pontos



Fadiga anormal 3 pontos



Oligúria (falta de urina) 3 pontos


Como analisar a pontuação:



1-3 pontos MAM LEVE aspirina ou paracetamol



4-6 pontos MAM MODERADO aspirina, repouso e suspender subida



+ de 6 pontos MAM SEVERO abaixar rapidamente

Hum
08/10/2007, 01:11
Hum, estamos pensando nessa viagem tbm.Tenho a Hilux, mulher e um filho de 4 anos acostumado a trilhas e longas viagens.Mais nosso limite seria de 26/12 a 26/01.

Marcelo, nós também temos problemas com férias, só podemos tirar 10 dias de cada vez, assim sempre juntamos com algum feriado para dar pelo menos 15 dias para programar as nossas viagens. Como teremos o feriado de finados numa sexta, conseguimos encaixar 16 dias para dar uma esticada até o Atacama.
Para o final do ano, apartir do dia 20 de dezembro, conseguimos agendar 25 dias que vamos aproveitar para ir até Ushuaia. Estamos pensando em ir via Bariloche, Perito Moreno e Torres del Paine (Ruta 40) e voltar via Uruguai.
Se voces quizerem tentar o fim do mundo, no final de ano, podemos combinar um roteiro em comum. Abraços.

jeisonk
08/10/2007, 08:18
Marcio, muito bacana tuas informações, vai ser útil pra muita gente.

Vi num item lá em cima quanto à viatura financiada, na verdade essa autorização é necessária somente se for Leasing, se estiver no seu nome e somente com restrição no documento pode ir tranquilo.

Abraços

iwakura
08/10/2007, 09:59
Em La Serena, começa o "Deserto Florido", onde observa-se uma imensidão de flores de todas as cores no meio do deserto.

Não quero te frustar mas, até onde sei, esse fenômeno só ocorre logo em seguida a uma chuva no deserto, e esta chuva normalmente ocorre de 7 em 7 anos...

Com relação a dicas, nada substitui os guias especializados. A Publifolha tem alguns razoáveis e baratos. Porém, os melhores são ou em inglês (Roughguide e Footprint) ou em espanhol (guias chilenos da Turistel, disponíveis até onde sei só no Chile).

[]
Mário.

iwakura
08/10/2007, 10:08
Encontrei vários relatos sobre o efeito da altitude nas pessoas...


Em San Pedro compramos folhas de coca que ajudaram bastante no alívio dos sintomas da altitude. O chá também vai bem.



Cuidado ao transportar folhas de coca pelo Chile e Argentina afora... Por exemplo, quando se entra no Chile, vindo do Peru, por Arica, há uma revista rigorosa do carro e das bagagens, inclusive com cães farejadores...

Ricardo Oliva
19/10/2007, 18:48
Boas tardes

Dependendo do aval da empresa da minha esposa, teremos 16 dias de descanso entre o natal e o ano novo (a minh parte já tá garantida. rs...).

Como estou atualmente morando em curitiba, planejamos ir até Mendoza/Arg, via Uruguaiana conhecendo a Argentina e visitar o Aconcágua. Tenho uma Explorer xlt v6 4x4 gas/gnv.

Lendo os relatos no forum, me surgiram algumas dúvidas:
1. Qual trajeto mais curto até Mendoza, é via Uruguaiana mesmo e depois?

2. Há possibilidade de se abastecer com GNV nesse trajeto? Quais as condiçoes p/ isso (pois vi num dos tópicos que há restriçoes na argentina);

3. O fato da gasolina na argentina não ser misturada com álcool pode prejudicar o motor do carro? (ouvi relatos tb).

4. Posso levar uma corrente como reboque ao invés do cambão?

Desculpem as inúmeras peguntas, mas as d[uvidas tb são grandes. rs...

Colando algumas imagens de mapa rodoviário obtidas nos tópicos, consegui "montar" parte do mapa rodoviário da argentina nos trajetos que percorrerei.

Agradeço as dicas.

Abraço

Ricardo

Ricardo Oliva
19/10/2007, 20:07
não consegui posta o mapa pq tem 5,4 mega e não sei, por ora, como resolver isso

jeisonk
20/10/2007, 10:39
Boas tardes

Dependendo do aval da empresa da minha esposa, teremos 16 dias de descanso entre o natal e o ano novo (a minh parte já tá garantida. rs...).

Como estou atualmente morando em curitiba, planejamos ir até Mendoza/Arg, via Uruguaiana conhecendo a Argentina e visitar o Aconcágua. Tenho uma Explorer xlt v6 4x4 gas/gnv.

Lendo os relatos no forum, me surgiram algumas dúvidas:
1. Qual trajeto mais curto até Mendoza, é via Uruguaiana mesmo e depois?



Teria que dar uma somada nas distancias, pega um mapa quatro rodas que tem isso, uma opção que talvez seja interessante pra você é sair por foz.
Eu fui via Uruguaiana - Federal - Santa Fé - San Francisco - Villa Maria - Rio Cuarto - Mercedes - Mendoza


2. Há possibilidade de se abastecer com GNV nesse trajeto? Quais as condiçoes p/ isso (pois vi num dos tópicos que há restriçoes na argentina);

Acredito que sim, dá uma olhada em:
http://www.mapagnc.com.ar/
http://www.adigas.com.ar/guia_gnc/index.htm


3. O fato da gasolina na argentina não ser misturada com álcool pode prejudicar o motor do carro? (ouvi relatos tb).

É só não abusar do motor.


4. Posso levar uma corrente como reboque ao invés do cambão?


Vai dar brecha para os carabineros te incomodarem e sugarem uma grana, leva o cambão, tem na net pra vender uns telescópicos, fica bem pequeno na bagagem.


Mapas da Argentina, como te falei, o da quatro rodas abrange uma parte do mercosul, dá pra quebrar o galho, mas procura na net que tem pra vender só da Argentina também, comprei um na Saraiva e outro no saguão de Congonhas, tinha bastante coisa também.

Abraços

iwakura
21/10/2007, 11:30
1. Qual trajeto mais curto até Mendoza, é via Uruguaiana mesmo e depois?


O trajeto mais curto eu não sei te dizer, sei te dizer o trajeto mais bonito: São Borja, Corrientes, Salta, Cachi, Cafayate, Quilmes, Huafin, Belén, Chilecito, Villa Union (base para visitar os Parques Nacionais Ischigualasto e Talampaya), Las Flores, Calingasta, Barreal, Uspallata, Villavicencio e Mendoza. É uma bela volta (nos dois sentidos).

Problemas: teu tempo curto e chegar a Mendoza e achar que o melhor da viagem foi o caminho até lá...



3. O fato da gasolina na argentina não ser misturada com álcool pode prejudicar o motor do carro? (ouvi relatos tb).


Até onde sei, o problema é a gasolina com chumbo (plomo em espanhol).

Ah, mapas da Argentina você encontra aqui:

http://www.guia4x4.com.ar/mapas_de_sudamerica.html

[]

jeisonk
21/10/2007, 11:53
chegar a Mendoza e achar que o melhor da viagem foi o caminho até lá...


Falou tudo :concordo:

Agora, esse caminho de Uspallata a Mendoza via Villavicencio é espetacular, tem muitas fotos desse trajeto no meu tópico a partir da página 15, dá uma olhada lá.

[]'s

Engels Kbça
24/10/2007, 04:34
não consegui posta o mapa pq tem 5,4 mega e não sei, por ora, como resolver isso

Olha aqui um bom mapa da Argentina, comprei no aeroporto de Guarulhos-SP. Paguei R$45,00

marcioport
28/10/2007, 22:12
Seguem mais algumas dicas encontradas na Internet.

Algumas sugestões de lugares para se visitar em Santiago:

O Palacio de la Moneda - o palácio do governo;
A Plaza de Armas - a Catedral, o Correio Central, o Museu Histórico Nacional;
O Museu de Arte Pré-colombiana;
O Mercado Central - com seus peixes e frutos do mar típicos do Pacífico, e ótimos restaurantes;
Os Cerros Santa Lucia e San Cristóbal - de preferência subindo de funicular ou teleférico (de ônibus ou carro acho meio sem graça…);
La Chascona (http://www.fundacionneruda.org/home.htm), a casa de Pablo Neruda;
O bairro Londres-Paris, e sua arquitetura dos anos 20 totalmente preservada;
Um bom passeio a pé pelo bairro residencial de Providencia;
Uma visita a uma vinícola próxima à cidade, como a Concha y Toro (http://www.conchaytoro.com/home.html).
Parque Metropolitano de Santiago (http://www.parquemet.cl/): no parque você pode andar no Funicular, que é um trenzinho puxado por cabos de aço, pode andar de teleférico, visitar o zoológico, etc, além de ter uma vista linda de Santiago e dos Andes.
Estação de Sky no Valle Nevado.Dica de Hotel: http://www.hoteldiegodevelazquez.com/principal.htm. Uma das melhores características desse hotel é a localização, a 2 quadras da Avenida Suécia, onde há vários restaurantes e pubs. Os quartos são enormes e todo hóspede tem direito a 1/2 hora de Internet grátis por dia. Além disso, há um pequeno shopping bem em frente, onde há uma casa de câmbio, livrarias, cafés, sorveteria… Só é chato que esse hotel recebe muitos pacotes de operadoras brasileiras, então às vezes fica meio “muvucado”… A tarifa Internet é US$ 85 o quarto duplo.

SÉRGIO HOLANDA
29/10/2007, 00:16
Grande Marcio,

Na fronteira com o Chile indo da Argentina, normalmente eles aliviam na vistoria, mas tenha em mente que:

Não pode transportar nenhum produto de origem natural, frutas e verduras por exemplo, raizes e folhas, semêntes, carnes, e qualquer produto que não seja industrializado e nesse caso tem de estar fechado.

Se por acaso, de fazerem a vistoria, é bom você estar com tudo organizado no carro, pois na vistoria tirando tudo e se tiver bagunçado pra arrumar vai ser bronca...

Sérjão



Cuidado ao transportar folhas de coca pelo Chile e Argentina afora... Por exemplo, quando se entra no Chile, vindo do Peru, por Arica, há uma revista rigorosa do carro e das bagagens, inclusive com cães farejadores...

SÉRGIO HOLANDA
29/10/2007, 00:19
Na viagem que fizemos em Abril o Samuka de Rodrigão precisou apenas alterar o tempo do motor para trabalhar melhor. Mas na verdade o carro vai se sentir melhor, afinal não é a porcaria de gasolina que temos aqui.

Sérjão


O trajeto mais curto eu não sei te dizer, sei te dizer o trajeto mais bonito: São Borja, Corrientes, Salta, Cachi, Cafayate, Quilmes, Huafin, Belén, Chilecito, Villa Union (base para visitar os Parques Nacionais Ischigualasto e Talampaya), Las Flores, Calingasta, Barreal, Uspallata, Villavicencio e Mendoza. É uma bela volta (nos dois sentidos).

Problemas: teu tempo curto e chegar a Mendoza e achar que o melhor da viagem foi o caminho até lá...



Até onde sei, o problema é a gasolina com chumbo (plomo em espanhol).

Ah, mapas da Argentina você encontra aqui:

http://www.guia4x4.com.ar/mapas_de_sudamerica.html

[]

Dieselboy
29/10/2007, 00:51
3. O fato da gasolina na argentina não ser misturada com álcool pode prejudicar o motor do carro? (ouvi relatos tb)
Percorremos o Noroeste da Argentina no início deste ano numa Blazer Executive 4.3 V6 :dance: e não senti ABSOLUTAMENTE NADA de anormal, NÃO alterou marcha lenta, NÃO alterou temperatura do motor, NÃO alterou o ruído .... a única "coisa" que se alterou foi o CONSUMO :shock: .....


... mas alterou para a MELHOR :mrgreen: :dance:

Para que tenhas uma idéia, quando saímos de Paranavaí, enchemos o tanque com esta "mistura" que dizem ser gasolina :putz: e a Blazer fez em média 8 km/L, isso rodando com 5 passageiros + velocidade média de 100 km/h + bagagem (estilo mudança de cigano) e com o ar DESLIGADO.

No 2º reabastecimento feito em solo Argentino, ou seja o 3° da viagem, pude constatar a diferença e ter certeza absoluta que o que vendem para nós aqui no Brasil pode ser TUDO, MENOS gasolina :putz: :x

Fiz as contas e o consumo saltou para 9,5 Km/L, MAS passamos a rodar em média a 120 km/h + ar ligado uns 70% do tempo.



4. Posso levar uma corrente como reboque ao invés do cambão?

Para que procurar "chifre em cabeça de cavalo"? :stop:

Vc tem 2 opções, podes confeccionar teu próprio cambão :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26016&highlight=lanza ou logo depois da fronteira podes adquiri-lo em qualquer loja de auto-peças próxima.

SÉRGIO HOLANDA
29/10/2007, 19:17
Fizemos nosso cambão com a sugestão de Dieselboy, lembra Dieselboy? Ele mandou as fotos e compramos, eu e Cesar, as peças e em casa eu montei...

Sérjão


Percorremos o Noroeste da Argentina no início deste ano numa Blazer Executive 4.3 V6 :dance: e não senti ABSOLUTAMENTE NADA de anormal, NÃO alterou marcha lenta, NÃO alterou temperatura do motor, NÃO alterou o ruído .... a única "coisa" que se alterou foi o CONSUMO :shock: .....


... mas alterou para a MELHOR :mrgreen: :dance:

Para que tenhas uma idéia, quando saímos de Paranavaí, enchemos o tanque com esta "mistura" que dizem ser gasolina :putz: e a Blazer fez em média 8 km/L, isso rodando com 5 passageiros + velocidade média de 100 km/h + bagagem (estilo mudança de cigano) e com o ar DESLIGADO.

No 2º reabastecimento feito em solo Argentino, ou seja o 3° da viagem, pude constatar a diferença e ter certeza absoluta que o que vendem para nós aqui no Brasil pode ser TUDO, MENOS gasolina :putz: :x

Fiz as contas e o consumo saltou para 9,5 Km/L, MAS passamos a rodar em média a 120 km/h + ar ligado uns 70% do tempo.


Para que procurar "chifre em cabeça de cavalo"? :stop:

Vc tem 2 opções, podes confeccionar teu próprio cambão :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26016&highlight=lanza ou logo depois da fronteira podes adquiri-lo em qualquer loja de auto-peças próxima.

Waldir Carlos
29/10/2007, 21:11
Fizemos nosso cambão com a sugestão de Dieselboy, lembra Dieselboy? Ele mandou as fotos e compramos, eu e Cesar, as peças e em casa eu montei...

Sérjão


Me perdoem atravessar o tópico para um OFFzinho: Serjão, ôcê sabia que cambão, além dessa utilidade em questão, serve também para impedir boi de pular cerca e comer as vacas do vizinho?

:putz::putz::putz:

[]s

jeisonk
29/10/2007, 21:20
Cumé qui é issu? :lol: :lol:

SÉRGIO HOLANDA
29/10/2007, 22:54
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:

Esse Waldir vem com cada história...

Waldizão, é aquele troço que o bicho usa na cabeça pra evitar que ele passe pela cerca???

Sérjão
PS. esse negócio de fazenda num entendo nada, tenho uns perus, galinhas, e tô-fracos lá no sítio e seis vaquinhas, só isso...


Me perdoem atravessar o tópico para um OFFzinho: Serjão, ôcê sabia que cambão, além dessa utilidade em questão, serve também para impedir boi de pular cerca e comer as vacas do vizinho?

:putz::putz::putz:

[]s

luizricon
30/10/2007, 13:23
Amigos,

Sou recém chegado ao forum e estou planejando uma viagem até Ushuaia na virada do ano.

Pretendo passar o reveillon com a mulher e os filhos lá no fim do mundo!

Saio do Rio no dia 14 ou 15 de dezembro. Pretendo ir por CTBA/PoA/Montevideo, depois Colonia e BbAa, Puerto Madryn, Puerto Deseado até Ushuaia. Na volta queria passar em Bariloche.

Gostaria de trocar idéias e roteiros com os foristas experientes e os menos experientes tb.

meu email é luizricon@yahoo.com

SÉRGIO HOLANDA
30/10/2007, 14:00
Primeiramente bem vindo,

Posso ajudar o amigo em alguns iténs, como programação, documentação e mais algunas coisas, só não no roteiro, porque não fui ainda a terra do fogo, mas no restante estou a disposição do amigo...

itaroca@elogica.com.br


Sérgio Holanda


Amigos,

Sou recém chegado ao forum e estou planejando uma viagem até Ushuaia na virada do ano.

Pretendo passar o reveillon com a mulher e os filhos lá no fim do mundo!

Saio do Rio no dia 14 ou 15 de dezembro. Pretendo ir por CTBA/PoA/Montevideo, depois Colonia e BbAa, Puerto Madryn, Puerto Deseado até Ushuaia. Na volta queria passar em Bariloche.

Gostaria de trocar idéias e roteiros com os foristas experientes e os menos experientes tb.

meu email é luizricon@yahoo.com

luizricon
30/10/2007, 19:54
Primeiramente bem vindo,

Posso ajudar o amigo em alguns iténs, como programação, documentação e mais algunas coisas,
Sérgio Holanda

Obrigado Sergio!

Estou amarrando os detalhes da viagem aos pouquinhos. Mas o tempo tá correndo, rola aquela ansiedade:dance:
sobre documentação algumas dúvidas:
- meu carro é financiado (alienado ao BB). Isso é um problema? alguns lugares dizem que sim, outros que não...
- preciso de passaporte para entrar no Chile? E as crianças, precisam de mais alguma documentação além do passaporte/certidão de nascimento?
- os equipamentos de segurança ok, mas preciso mesmo das telas para os faróis e vidros? Onde compro?
- de resto, queria determinar com mais segurança os pontos de pernoite e paradas curtas ou longas de acordo com as localidades, mas queria saber de quem esteve por lá, o que vale e o que não vale visitar, onde vale ficar um dia, onde vale só dormir.
o que tenho planejado é pela quilometragem a se percorrer, e posso estar perdendo boas paradas e escolhendo as piores, entende?

agradeço a gentileza desde já!

Luiz Ricon

jeisonk
30/10/2007, 20:22
Obrigado Sergio!

Estou amarrando os detalhes da viagem aos pouquinhos. Mas o tempo tá correndo, rola aquela ansiedade:dance:
sobre documentação algumas dúvidas:


Vou responder uma parte depois o Sérjão complementa.


- meu carro é financiado (alienado ao BB). Isso é um problema? alguns lugares dizem que sim, outros que não...

Somente se for leasing, se for outra modalidade não tem problema.


- preciso de passaporte para entrar no Chile? E as crianças, precisam de mais alguma documentação além do passaporte/certidão de nascimento?

Passaporte não precisa, mas agiliza bastante. Quanto às crianças teria que ver no consulado, não sei se precisa algo adicional, veja os telefones em: www.consulados.com.br


- os equipamentos de segurança ok, mas preciso mesmo das telas para os faróis e vidros? Onde compro?

Não usei, mas é bom se for andar em rípio, mas não tive nenhum problema quanto à isso e o bugão ainda tem o farol de policarbonato, nem me preocupei.


- de resto, queria determinar com mais segurança os pontos de pernoite e paradas curtas ou longas de acordo com as localidades, mas queria saber de quem esteve por lá, o que vale e o que não vale visitar, onde vale ficar um dia, onde vale só dormir.
o que tenho planejado é pela quilometragem a se percorrer, e posso estar perdendo boas paradas e escolhendo as piores, entende?

Pois é Luiz, aí vai bastante de gosto pessoal, eu mesmo não fiquei quase nada na costa da Argentina, não curto muito fauna, fiquei mais nos Andes.
O que vale a pena é visitar sites de pessoas que já foram e selecionar o que mais te agrada.

Agora, já que vai a Ushuaia, não pode perder na volta para Bariloche:

El Calafate
El Chaltén
Torres del Paine (Chile)

Somente na Região dos Lagos (Bariloche, San Martin, Junin, etc) tem programa pra 10 dias tranquilo, o negócio é o que falei, vai estudando os lugares, tem muito site bacana com relatos.

Alguns que lembro agora:

www.inema.com.br
www.issler.com.br (belo material feito pela Milena)
www.expedicaocarpediem.com.br
www.americaaustral.com.br

Busca também no Google que acha coisa demais, o problema é o saco pra ficar procurando. :lol:

Boa pesquisa

[]'s

SÉRGIO HOLANDA
30/10/2007, 20:56
Valeuzzz Jeison...

Grande Luiz,

como nosso amigo Jeison já passou a maior parte das informações só reforço algumas:

- Se for alienado e o documento estiver em seu nome, zero bronca, mas o carro tem de estar em seu nome ou de sua esposa. Se tiver em leasing, você vai te de pedir uma carta de autorização a empresa de leasing e enviar para os consulados da Argentina e Chile e receber uma autenticação dos consulados sobre o documento da empresa de leasing e faça cópias para entregar em todos os postos de fiscalização;

- Passaporte não é exigido como disse o Jeison, mas é melhor levar, evita dores de cabeça e faça para seus filhos, pois como estarão com os pais não precisarão de outros documentos;

- as telas, se for relamente preciso, nossa turma andando em 6 carros só tiveram pequenas avarias nos parabrisas, coisa simples, mas você pode mandar fazer de policarbonato e prende nos farois com fita silver tape, mas a noite retira;

- ai é como o Jeison falou, depende muito de quanto você quer dirigir por dia, do que mais tem interesse em ver e etc... vais ter de pesquisar um bocado...

No mais qualquer pergunta tamos aqui...

Sérjão



Obrigado Sergio!

Estou amarrando os detalhes da viagem aos pouquinhos. Mas o tempo tá correndo, rola aquela ansiedade:dance:
sobre documentação algumas dúvidas:
- meu carro é financiado (alienado ao BB). Isso é um problema? alguns lugares dizem que sim, outros que não...
- preciso de passaporte para entrar no Chile? E as crianças, precisam de mais alguma documentação além do passaporte/certidão de nascimento?
- os equipamentos de segurança ok, mas preciso mesmo das telas para os faróis e vidros? Onde compro?
- de resto, queria determinar com mais segurança os pontos de pernoite e paradas curtas ou longas de acordo com as localidades, mas queria saber de quem esteve por lá, o que vale e o que não vale visitar, onde vale ficar um dia, onde vale só dormir.
o que tenho planejado é pela quilometragem a se percorrer, e posso estar perdendo boas paradas e escolhendo as piores, entende?

agradeço a gentileza desde já!

Luiz Ricon

luizricon
31/10/2007, 18:02
Obrigadaço Jeison e Sergio!:palmas::palmas::palmas:

O carro está financiado pelo BB em meu nome. Zero problema então? Ótimo, menos um!

Falta a carta verde, que estou vendo com a seguradora e vou tirar a carteira internacional, pois no Chile se pede.

Eu reservei hotel somente em Ushuaia mas estou preocupado com o "meio do caminho" - especialmente se rolar Bariloche mesmo...
vocês reservaram hotel????

Vou levar barracas e acampar com os moleques sempre que der, mas alguns lugares precisa de mais "infra"...

Esse fórum é show!!!

jeisonk
31/10/2007, 18:25
Luiz, carta verde dá pra fazer pela net se for difícil pra você, fiz na www.lumaseguros.com.br e veio pelo correio a apólice.

Hotel não reservei nenhum, tive um pouco de dificuldade somente na Carretera Austral para achar vagas, no resto foi tranquilo.

[]'s

Newton Guerra
31/10/2007, 21:21
Luiz,

Fiz exatamente essa viagem que você quer fazer em janeiro passado. Fui também com meus dois filhos (6 e 10 anos). É uma viagem maravilhosa. Quando tempo você vai poder viajar? Viajei 15000 km em 34 dias e infelizmente não sobra muito tempo para ficar num só lugar. Vou sugerir um mínimo em cada local (dá pra ficar semanas em cada um deles).

- Peninsula Valdéz: Fiquei no camping da ACA (automóvel clube da Argentina) em Puerto Madryn. Preferi muito mais Puerto Madryn do que Puerto Piramides. Piramides é bem tranquila, pequena e rustica. Madryn é maior e tem uma avenida na orla maritima muito gostosa de caminhar.
Sugiro 2 dias completos, um para passear no sul (Punta Loma) e talvez passear de barco e ver baleias (pergunte se elas estão por lá). No segundo dia percorra toda a península Valdéz, com atenção especial à Calleta Valdéz.

- Saí de Puerto Madryn e passei por Trelew, que tem um dos melhores museus paleontológicos do mundo. Se você gosta, vale muito à pena uma visita. Têm também um campus avançado a 20 km de lá onde você faz uma caminhada montanha acima e vai passando por fósseis que estão onde foram encontrados, protegidos por redomas de vidro.
Saí de Trelew e passei por Punta Tombo, a maior reserva de pinguins da Argentina. Muito legal. Daí, fui para o sul sem saber onde dormir. Cheguei a Comodoro Rivadávia no começo da noite e não recomendo dormir lá. Hotéis horríveis e caros. Foi o pior lugar da viagem. Talvez se você cortar alguma coisa do que eu fiz nesse dia possa chegar a Puerto Deseado. Eu não fui até lá, as atrações são parecidas com as da Peninsula e Punta Tombo e o desvio é meio grande.

De Rivadávia fui até Rio Gallegos, onde dormi num camping bom, não me lembro o nome. A cidade não tem nada, só para dormir mesmo.

Saia de Rio Gallegos bem cedo, para pegar a aduana antes do movimento maior, pois a burocracia é grande.

Ushuaia: 2 dias completos no mínimo. Um para o Parque Nacional e talvez algum museu e outro para o glaciar El Martial e mais um passeio na cidade. Não levei passaporte, mas facilita na aduana. E no correio do Parque Nacional você pode carimbar nele: FIN DEL MUNDO!

De Ushuaia vá para Torres del Paine pelo Chile, você evita uma aduana. Torres tem que acampar, os hotéis são caríssimos. O Parque é maravilhoso, vou falar pra você ficar 2 dias completos (poderiam ser 20).

De Torres vá a El Calafate. A aduana é uma moleza. El Calafate: 2 dias também: um para passear no glaciar Perito Moreno e outro para fazer um passeio de barco chamado "Todos Glaciares". Esses 2 são obrigatórios.
Acampei no Camping municipal, muito bom e no centro de cidade. O Camping do Lago Roca é muito bonito, mas longe de tudo.

De El Calafate vá a El Chaltén, nem que seja só para olhar o Fitz Roy (El Chaltén) e o Cerro Torre. São montanhas maravilhosas. Se você chegar cedo, pode ficar mais um dia completo e sair no terceiro beeeeeem cedo. As caminhadas são puxadas para crianças, mas vá pelo menos até o primeiro lago a caminho do Fitz Roy para ter uma vista do vale.

De El Chaltén, fui direto a Los Antiguos, quase 600 km de rípio mais um tanto de asfalto. Tem a opção de dormir na cidade de Perito Moreno, mas en Los Antiguos você enche a cara de cerejas colhidas na hora por 3 reais o quilo :mrgreen:. Pergunte bem como está o abastecimento de combustível nesse trecho. Passe pela Cueva de las Manos, no vale do rio Pinturas. É um sítio arqueológico muito legal, patrimônio da humanidade. Chequei quebrado à noite en Los Antiguos, fiquei um dia inteiro por lá. Tem um passeio muito bonito no Lago Buenos Aires, mas do lado chileno, bem pertinho. Não fui.

De los Antiguos fui para Esquel. Vale ficar um dia inteiro também e passear no parque Los Alerces.

De Esquel fui a Bariloche. Tem que ir pela estrada que passa pelo parque. É muito bonita, vai beirando os lagos. Em Bariloche, fiquei 2 dias completos e me arrependi. A cidade está muito turística. Eu ficaria antes (em El Bolsón) ou depois (Villa la Angostura ou San Martin de los Andes).

Não fui direto de Bariloche a Buenos Aires (a viagem estava muito curta :grin:). Segui em direção ao Parque Nacional Lanin, fazendo o caminho dos 7 lagos, que passa por Villa la Angostura, San Martin de los Andes e Junin de los Andes. Dormi em Zapala.

De Zapala fui a Buenos Aires.

No fim, é uma viagem de "reconhecimento", dá pra fazer o mesmo roteiro em 6 meses..... Não se preocupe muito em conhecer a região de Bariloche. Aproveite muito o Sul, pois Bariloche e região (incluindo os lagos no Chile) dá pra fazer outro passeio depois.

Documentos pessoais que levei: só identidade, inclusive das crianças. No Chile também não precisa passaporte. Eles se confundem um pouco com o fato de nosso sobrenome principal ser o último. O passaporte é mais fácil pra eles.

Carro: carta verde

Carteira de motorista. Só levei a brasileira, o Chile tem um acordo com nosso governo e ela vale lá. Conheci uns brasileiros que tiveram problemas com isso. Os policiais estavam exigindo a internacional, mas depois que entraram em contato com superiores liberaram. A polícia chilena é muito séria, já a argentina.....deixa pra lá.

Abraços e boa viagem!

Qualquer coisa falamos mais por e-mail ( newtonmg@terra.com.br )

luizricon
01/11/2007, 12:33
Obrigado Newton!
Sua resposta me tranquilizou em relação às crianças e aos documentos.

Mas o tal carimbo no passaporte torna OBRIGATÓRIO tirar o documento pra toda a família!!! 8)

Algumas perguntas (tolas, talvez...):
- vc pegou neve e/ou frio mesmo em janeiro? Onde?
- vc viu pinguins (meus filhos são loucos por pinguins. Se formos até o fim do mundo e não tiver pinguim estou numa enrascada... :pensativo:) ????

Ótima dica a de ficar nas cidades pequenas e evitar as grandes. vou planejar com isso em mente.

Sobre o roteiro, eu estou pensando em inverter. Saio do Rio em 14 ou 15 de dezembro e reservei hotel no Ushuaia somente para 28/12 até 02/01. Vou passar 30 dias na estrada. Tenho que estar de volta ao Rio em 15/01.

Daí estou pensando em passar o Natal em Bariloche (ou perto...) e seguir depois para Ushuaia. Mas me parece que o melhor seria o contrário... e agora?????

Sobre abastecimento, os postos têm GNV por todo o caminho? Vc abastecia o tempo todo, uma vez por dia... como fazia?

Precisa se filiar a algum camping clube ou é só chegar e acampar?

Qual o caminho que vc fez até Buenos Aires?

Vamos em frente!

Newton Guerra
01/11/2007, 13:16
Obrigado Newton!
Sua resposta me tranquilizou em relação às crianças e aos documentos.

Mas o tal carimbo no passaporte torna OBRIGATÓRIO tirar o documento pra toda a família!!! 8)

Algumas perguntas (tolas, talvez...):
- vc pegou neve e/ou frio mesmo em janeiro? Onde?
- vc viu pinguins (meus filhos são loucos por pinguins. Se formos até o fim do mundo e não tiver pinguim estou numa enrascada... :pensativo:) ????

Ótima dica a de ficar nas cidades pequenas e evitar as grandes. vou planejar com isso em mente.

Sobre o roteiro, eu estou pensando em inverter. Saio do Rio em 14 ou 15 de dezembro e reservei hotel no Ushuaia somente para 28/12 até 02/01. Vou passar 30 dias na estrada. Tenho que estar de volta ao Rio em 15/01.

Daí estou pensando em passar o Natal em Bariloche (ou perto...) e seguir depois para Ushuaia. Mas me parece que o melhor seria o contrário... e agora?????

Sobre abastecimento, os postos têm GNV por todo o caminho? Vc abastecia o tempo todo, uma vez por dia... como fazia?

Precisa se filiar a algum camping clube ou é só chegar e acampar?

Qual o caminho que vc fez até Buenos Aires?

Vamos em frente!

Estamos fugindo do tema do tópico, né? (Atacama e Santiago), talvez fosse legal abrir outro.

- Neve: não peguei neve caindo, mas tem gelo em Bariloche, Ushuaia e nos Glaciares (ainda bem, né? :mrgreen:). Faz frio à noite na região dos Andes, até Ushuaia. O tempo é muito instável, pode tanto chegar a 5 graus como 15 à noite em Ushuaia. O vento, principalmente nas planícies do leste (ruta 3) é absurdo. Pode dar a sensação de frio também.

- Pinguins: Punta Tombo tem só 2 milhões nessa época! Há passeios para pinguineras em Ushuaia também, mas eu não fui. Punta Tombo é muito legal.

- Inverter o roteiro tudo bem, talvez canse menos na volta, a Ruta 3 é muito boa. Mas não pense em passar o Natal em Bariloche e chegar dia 28 em Ushuaia. Você vai perder os lugares mais bonitos do caminho. Não faça isso! El Chaltén, El Calafate e Torres del Paine são lugares próximos, no caminho de Ushuaia e MARAVILHOSOS! Pelo menos 5 dias nessa região você tem que ficar.

-Abastecimento: GNV tem nas grandes cidades e alguns postos de estrada, procure no site: http://www.ruta0.com/ . O bico tem que ser adaptado, você acha adaptadores nos postos próximos da fronteira entre Brasil e Argentina. Ao sul de Esquel e ao sul da península Valdez procure manter o tanque cheio. Rodou 100 km e viu um posto, encha o tanque. Eles têm problemas de abastecimento por lá (mais com diesel).

- camping não precisa se filiar, é aberto a todos.

- Fui a Buenos Aires por Curitiba, Lajes, Caxias do Sul, Chuí, Colônia e Buquebus. Os passos de fronteira por terra estavam fechados por causa de protestos contra as "papeleras"

Depois ponho umas fotos, tenho que sair.

Abraços

Newton Guerra
01/11/2007, 16:17
Luiz, algumas fotos:

1-Punta Tombo: pinguins e guanaco
2-contatos imediatos
3-camping em Torres del Paine
4-El Calafate (Glaciar Perito Moreno)
5-cidade de El Chaltén, ao pé do Fitz Roy

luizricon
01/11/2007, 19:22
Newton,
As fotos são ótimas!!! Vou mostrar pra família e vai todo mundo babar...

Sobre abrir um novo tópico. Ótima idéia. Vou fazer isso agora!

Obrigado pelas informações valiosas. Este fim de semana vamos ter muito assunto e muita pesquisa lá em casa.

SÉRGIO HOLANDA
03/11/2007, 01:33
X2...

Luiz, fiz a carta verde na mesma seguradora do Jeison, tranquilo...

hotel não reservamos nehum e olha que eramos 12 pessoas...foi tranquilo...

carteira internacional tira no Detran de sua cidade...

Sérjão



Luiz, carta verde dá pra fazer pela net se for difícil pra você, fiz na www.lumaseguros.com.br (http://www.lumaseguros.com.br) e veio pelo correio a apólice.

Hotel não reservei nenhum, tive um pouco de dificuldade somente na Carretera Austral para achar vagas, no resto foi tranquilo.

[]'s

Engels Kbça
03/11/2007, 09:35
X2...

Luiz, fiz a carta verde na mesma seguradora do Jeison, tranquilo...

hotel não reservamos nehum e olha que eramos 12 pessoas...foi tranquilo...

carteira internacional tira no Detran de sua cidade...

Sérjão

No DETRAN ???? :putz::pensativo::pensativo:não era no Touring Club....

jeisonk
03/11/2007, 10:33
Essa eu também não sabia, achava que era somente no Touring.

[]'s

SÉRGIO HOLANDA
03/11/2007, 10:37
Pode ser Engels,

mas a diferênça, pelo menos aqui em Recife é de R$ 90,00...

R$ 120,00 touring

R$ 30,00 Detran

Sérjão

PS. não sabia disso até pouco tempo, pois a minha sempre tirei no touring, ou seja, levei preju esse tempo todo...


No DETRAN ???? :putz::pensativo::pensativo:não era no Touring Club....

marcioport
01/12/2007, 16:52
Forenses

A data de nossa viagem está chegando. Sairemos no dia 23/12/07 e voltamos no dia 05/01/08. Nossa viagem por enquanto está com previsão de 6.200Km.

Estamos em dúvida sobre mantermos esta "agenda" apertada pois pelo que vimos no caminho algumas cidades merecem uma atenção especial (vários pontos para conhecer), a exemplo de Salta e Antofagasta.

A planilha em anexo demonstra o percurso previsto.

Escrevo particularmente neste momento para solicitar aos forenses auxílio quanto ao Paso Sico. Pelo que vi são 250Km de estrada de chão de Socaire (fim do asfalto) até Santo Antônio de Los Cobres e as informações que obtive da estrada (pesquisas na internet) são as piores possíveis, falando em várias trocas de pneus, muita trepidação, além de total falta de estrutura para qualquer imprevisto. A grande questão é que a maioria das postagens que localizei datam de 2004, não havendo nenhuma informação mais recente sobre este percurso.

Pergunto: Alguém fez este trajeto recentemente ? Quais as condições de tráfego. Qual o tempo de viagem para este percurso ou a velocidade média que pode ser desenvolvida ?

Apesar de tratar-se de uma aventura não temos a pretensão de ficar empenhados com problemas mecânicos ou outras preocupações pois estamos indo em apenas 2 veículos (Tracker e Pajero Full) e tratam-se de 2 casais sendo 1 deles com 2 crianças (6 e 11 anos).

Qual o conselho de quem conhece o Paso Sico ?

Waldir Carlos
01/12/2007, 19:21
Amigo Márcio! Embora eu não possa ajudá-lo com informações [desconheço os locais citados!], quero desejar uma ótima viagem. Ficarei atento e, quem sabe, eu não me encorage e faça esse roteiro no futuro? Aproveitando: Depois que estivemos aí em Nova Petrópolis-RS, a minha esposa só fala em retornar... a Hilux já completou os 15 mil quilômetros. Aí em NP estava em cerca de 6.500!

:palmas::palmas:

[]s

Jyoti
01/12/2007, 22:55
Márcio,
passei pelo Paso Sico em janeiro de 2006, mas cheguei em San Ant. de los Cobres vindo do sul,pela Ruta 40 ( desde Cachi). De San Pedro Atacama, a San A. Cobres pelo Paso Sico são, precisamente, 350 km, direto, não saindo para visitar as lagoas M. e M. É puro rípio, mas fui sózinho, como sempre faço, sem problemas. Gastei, tranquis, 6:30 h., pois, há dois controles fronteira pra fazer. Rípio em boas condições. Conheço muito bem a AR e o CL, pois, todo ano viajo pra lá. è maravilhoso. Não terá problema, mas, todo cuidado é pouco no traiçoeiro rípio.
Qquer coisa, QAP.
By the way, conhece alguma Pousada B&B (boa e barata, com estacionamento) aí em Nova Petrópolis ? Tô descendo pru Uruguay e AR- região DE Mendoza, agora dia 23/12 e vou ver o natal em Gramado, mas devo ficar em N.Petróp.

SÉRGIO HOLANDA
02/12/2007, 03:09
Marcio,

compre pneus novos pouco antes de viajar, ai não terá problema...

Sérgio Holanda


Forenses

A data de nossa viagem está chegando. Sairemos no dia 23/12/07 e voltamos no dia 05/01/08. Nossa viagem por enquanto está com previsão de 6.200Km.

Estamos em dúvida sobre mantermos esta "agenda" apertada pois pelo que vimos no caminho algumas cidades merecem uma atenção especial (vários pontos para conhecer), a exemplo de Salta e Antofagasta.

A planilha em anexo demonstra o percurso previsto.

Escrevo particularmente neste momento para solicitar aos forenses auxílio quanto ao Paso Sico. Pelo que vi são 250Km de estrada de chão de Socaire (fim do asfalto) até Santo Antônio de Los Cobres e as informações que obtive da estrada (pesquisas na internet) são as piores possíveis, falando em várias trocas de pneus, muita trepidação, além de total falta de estrutura para qualquer imprevisto. A grande questão é que a maioria das postagens que localizei datam de 2004, não havendo nenhuma informação mais recente sobre este percurso.

Pergunto: Alguém fez este trajeto recentemente ? Quais as condições de tráfego. Qual o tempo de viagem para este percurso ou a velocidade média que pode ser desenvolvida ?

Apesar de tratar-se de uma aventura não temos a pretensão de ficar empenhados com problemas mecânicos ou outras preocupações pois estamos indo em apenas 2 veículos (Tracker e Pajero Full) e tratam-se de 2 casais sendo 1 deles com 2 crianças (6 e 11 anos).

Qual o conselho de quem conhece o Paso Sico ?

iwakura
02/12/2007, 09:37
Forenses

A data de nossa viagem está chegando. Sairemos no dia 23/12/07 e voltamos no dia 05/01/08. Nossa viagem por enquanto está com previsão de 6.200Km.

Estamos em dúvida sobre mantermos esta "agenda" apertada pois pelo que vimos no caminho algumas cidades merecem uma atenção especial (vários pontos para conhecer), a exemplo de Salta e Antofagasta.

A planilha em anexo demonstra o percurso previsto.

Escrevo particularmente neste momento para solicitar aos forenses auxílio quanto ao Paso Sico. Pelo que vi são 250Km de estrada de chão de Socaire (fim do asfalto) até Santo Antônio de Los Cobres e as informações que obtive da estrada (pesquisas na internet) são as piores possíveis, falando em várias trocas de pneus, muita trepidação, além de total falta de estrutura para qualquer imprevisto. A grande questão é que a maioria das postagens que localizei datam de 2004, não havendo nenhuma informação mais recente sobre este percurso.

Pergunto: Alguém fez este trajeto recentemente ? Quais as condições de tráfego. Qual o tempo de viagem para este percurso ou a velocidade média que pode ser desenvolvida ?

Apesar de tratar-se de uma aventura não temos a pretensão de ficar empenhados com problemas mecânicos ou outras preocupações pois estamos indo em apenas 2 veículos (Tracker e Pajero Full) e tratam-se de 2 casais sendo 1 deles com 2 crianças (6 e 11 anos).

Qual o conselho de quem conhece o Paso Sico ?

Márcio,

Antes de cruzar o paso, aconselho a verificar o estado da estrada na internet, em:

http://www.vialidad.gov.ar/Partes/index.php?cboProvincia=0&cboRuta=41&verResultado=Consultar

Estamos tb retornando ao norte/noroeste da Argentina este fim de ano (28/12 a 21/01/08), em uma Tracker (eu e esposa) e um GV (Newton e famíla), mas com um roteiro um pouco diferente do teu.

Qto ao teu roteiro, pelo pouco tempo que vc dispõem, eu faria diferente. Não iria até Antofagasta e dispenderia 1 dia a menos em San Pedro. Na região de Salta, há muita coisa para ver, para mim mais interessante que Antofagasta/San Pedro. As cidades de Iruya e Cachi, são duas que me vêem à mente. As estradas RP13 até Iruya, RP 33 de Salta a Cachi e a de RN40 de Cachi a Cafayate são imperdíveis.

Abraços,
Mário.
PS. Acho que passei por vc em NP, sábado, lá pelas 14h!
PS2. Se fores acatar a sugestão do Sérgio, há a opção de comprar na Argentina que é bem mais barato...

marcioport
02/12/2007, 18:16
Realmente este fórum aproxima as pessoas.

O Waldir (Aracaju) esteve aqui em Nova Petrópolis em out/07, o Jyoti (Nova Lima - MG) estará visitando a região final do ano e o Mário (Porto Alegre) cruzou por mim no sábado à tarde na Avenida principal de NP (lembro de ter visto uma Tracker preta, acabamos sempre olhando as Tracker´s que cruzam por nós).

Jyoti, as Pousadas e Hotéis de Nova Petrópolis e região ficam lotadas nesta época do ano. O Waldir esteve aqui e ficou na Pousada Vila Rica, quase no centro da cidade). Pelo que ele comentou a pousada é muito boa. Trata-se de um prédio novo. O site dela é www.vilaricapousada.com.br (http://www.vilaricapousada.com.br). Praticamente todas as Pousadas e Hotéis oferecem uma boa qualidade na hospedagem.

Seguem alguns sites para consulta:
http://novapetropolisrs.blogspot.com/
http://www.novapetropolis.rs.gov.br/onde_hospedar_se.php

Quanto ao Paso Sico e a viagem pensei em trocar os pneus em Posadas na volta da viagem pois ainda estão bons. Para não cometer um erro pois nunca fiz uma viagem tão longa segue a foto dos pneus. Sérgio o que achas ?

Pelo que percebi das dicas de vocês a passagem pelo Paso Sico é relativamente tranqüila. Continuo aceitando comentários dos forenses.

Quanto à cidade de San Pedro de Atacama também já havia pensado em ficar apenas 1 dia por lá, conhecendo os Geisers pela manhã, o centro da cidade e a Pucara de Tulor à tarde e o Vale de La Luna no final da tarde. É possível fazer isto tudo em 1 dia ?

Dieselboy
02/12/2007, 18:29
Quanto ao Paso Sico e a viagem pensei em trocar os pneus em Posadas na volta da viagem pois ainda estão bons. Para não cometer um erro pois nunca fiz uma viagem tão longa segue a foto dos pneus. Sérgio o que achas ?

Desculpe a intromissão, haja visto que a pergunta não foi direcionada à mim, porém EM SEU LUGAR eu NAO trocaria os pneus em Posadas :discordo:

Para que pagar mais (Posadas - AR) por algo que vc encontra bem mais em conta (Encarnación - PY), bastando para isso APENAS atravessar uma ponte? :pensativo:

Ano passado pensei em cruzar a ponte para dar (uii) uma "bisbilhotada" nos preços e nas opções disponíveis do lado Paraguaio, mas dei (uii de novo!!) com os "burros na água", pois justamente naquele dia era feriado por lá :putz:

iwakura
02/12/2007, 18:44
Realmente este fórum aproxima as pessoas.

O Waldir (Aracaju) esteve aqui em Nova Petrópolis em out/07, o Jyoti (Nova Lima - MG) estará visitando a região final do ano e o Mário (Porto Alegre) cruzou por mim no sábado à tarde na Avenida principal de NP (lembro de ter visto uma Tracker preta, acabamos sempre olhando as Tracker´s que cruzam por nós).

Quanto ao Paso Sico e a viagem pensei em trocar os pneus em Posadas na volta da viagem pois ainda estão bons. Para não cometer um erro pois nunca fiz uma viagem tão longa segue a foto dos pneus. Sérgio o que achas ?

Pelo que percebi das dicas de vocês a passagem pelo Paso Sico é relativamente tranqüila. Continuo aceitando comentários dos forenses.

Quanto à cidade de San Pedro de Atacama também já havia pensado em ficar apenas 1 dia por lá, conhecendo os Geisers pela manhã, o centro da cidade e a Pucara de Tulor à tarde e o Vale de La Luna no final da tarde. É possível fazer isto tudo em 1 dia ?

Márcio,

Pois é, eu até pensei em buzinar e parar pra conversarmos, mas não tinha certeza que era você! Ah, minha Tracker é não é preta é cinza bluet!

Nunca passei pelo Paso de Sico, mas é bom verificar o site que te dei antes de atravessá-lo. Tb é bom verificar o tempo, mesmo no verão, às vezes cai nevasca, como ocorreu em fev/2006 e chuvas, que podem deixar o paso intransitável nessa época.

Quanto ao Atacama, cheguei lá vindo direto de Iquique, às 5h da manhã, seguimos direto pros Geisers, tentanto seguir as caminhonetas das agências (e como elas correm, na escuridão total!!). Melhor é nem segui-las, já que vais com GPS, o mapa do Viajeros tem o track completo até lá.

E à tarde fizemos o passeio Tulor, Vale da Morte, Vale da Luna. À noite jantamos num dos restaurantes "cabeça" da cidade. No outro dia seguimos viagem, porque a cidade é por demais cara...

Não sou especialista em pneus, mas os teus me pareceram em bom estado pra ir e voltar. É só não correr demais nas estradas de rípio...

Abraços,
Mário.

marcioport
02/12/2007, 18:58
Diselboy

Obrigado pela dica. Com certeza seguei seu conselho quando estivermos na região.

Sinta-se à vontade para opinar sobre qualquer assunto deste tópico. Qualquer auxílio é sempre bem vindo.


Desculpe a intromissão, haja visto que a pergunta não foi direcionada à mim, porém EM SEU LUGAR eu NAO trocaria os pneus em Posadas :discordo:

Para que pagar mais (Posadas - AR) por algo que vc encontra bem mais em conta (Encarnación - PY), bastando para isso APENAS atravessar uma ponte? :pensativo:

Waldir Carlos
02/12/2007, 19:43
Jyoti, as Pousadas e Hotéis de Nova Petrópolis e região ficam lotadas nesta época do ano. O Waldir esteve aqui e ficou na Pousada Vila Rica, quase no centro da cidade). Pelo que ele comentou a pousada é muito boa. Trata-se de um prédio novo. O site dela é www.vilaricapousada.com.br (http://www.vilaricapousada.com.br). Praticamente todas as Pousadas e Hotéis oferecem uma boa qualidade na hospedagem.


Êita vidão. NP é uma cidade muito bonita, arborizada e com um trânsito "educado". Sem falar naquele jantar que fomos com as patroas, hein Márcio? Recomendo a Vila Rica. Prédio novo, pessoal super legal... a gente é muito bem tratado... é como se estivéssemos em casa. As suítes são super confortáveis... opte pelas localizadas na parte oposta à avenida... ruído zero. Em outubro, pagamos 70 pd [eu e a muié], mas acho que agora em dezembro o preço sobe um pouco. De qualquer forma, vale a pena... já fiquei em hotel de quatro estrelas que "perde" para a Pousada citada.

:concordo::concordo::concordo:

[]s

marcioport
02/12/2007, 20:05
Márcio,

Pois é, eu até pensei em buzinar e parar pra conversarmos, mas não tinha certeza que era você! Ah, minha Tracker é não é preta é cinza bluet!

Abraços,
Mário.
Mário

Quando vieres novamente à Nova Petrópolis mantenha contato para podermos conversar sobre Tracker´s, viagens e afins.

Agradeço a dica do Viajeros. Já baixei os mapas.

Márcio

SÉRGIO HOLANDA
02/12/2007, 20:58
Grande Marcio,

Pra andar em ripio acho que você deve trocar sim, colocar pneus 50/50 ou pelo menos 80/20 e zerados...seus pneus estão bons sim, mas pra andar nessas estradas a melhor coisa é pneu zero...em nossa viagem, os 6 carros ninguém precisou parar para trocar pneu, e todos viajaram com pneus zerados...

boa sorte e boa viagem Marcio...

Sérjão



Quanto ao Paso Sico e a viagem pensei em trocar os pneus em Posadas na volta da viagem pois ainda estão bons. Para não cometer um erro pois nunca fiz uma viagem tão longa segue a foto dos pneus. Sérgio o que achas ?

marcioport
21/12/2007, 20:26
Forenses

Chegou o dia da viagem. Estamos saindo no domingo pela manhã.

Agradeço a todos pelas dicas e conselhos.

No retorno lhe conto como foi a viagem.

Sintam-se integrando nosso grupo pois com certeza este Fórum foi de extrema importância para a organização de nossa viagem.

Um grande abraço e até a volta.

jeisonk
22/12/2007, 10:08
Marcio, uma excelente viagem pra ti, esperamos anciosos notícias e é claro, relatos e fotos.
Que Ele te guie nessa jornada.

Abraços

SÉRGIO HOLANDA
23/12/2007, 00:03
:palmas::palmas::palmas:

Grande Marcio,


aproveita bastante e vai com Deus...

Feliz Natal e 2008 de muitas realizações...

Sérjão


Forenses

Chegou o dia da viagem. Estamos saindo no domingo pela manhã.

Agradeço a todos pelas dicas e conselhos.

No retorno lhe conto como foi a viagem.

Sintam-se integrando nosso grupo pois com certeza este Fórum foi de extrema importância para a organização de nossa viagem.

Um grande abraço e até a volta.

marcioport
06/01/2008, 16:16
Olá amigos, retornamos hoje de nossa viagem ao Atacama.

A experiência foi ótima e já deixa saudades. Rodamos 6.935Km em 2 semanas.

Assim que organizar minhas idéias estarei enviando notícias.

SÉRGIO HOLANDA
06/01/2008, 19:59
:palmas::palmas::palmas:

Marcio,

ficamos no aguardo das fotos e dos comentários...

Sérjão


Olá amigos, retornamos hoje de nossa viagem ao Atacama.

A experiência foi ótima e já deixa saudades. Rodamos 6.935Km em 2 semanas.

Assim que organizar minhas idéias estarei enviando notícias.

marcioport
07/01/2008, 13:40
Forenses

Estou organizando as informações da viagem ao Atacama em um Blog.

Já inseri as informações dos primeiros 5 dias de um total de 15.

Aos poucos vou inserindo todas as informações.

O site é http://turismoeaventura.blogspot.com/2008/01/deserto-do-atacama-dia-5.html

Mais uma vez agradeço a todas as dicas obtidas aqui no Fórum.

SÉRGIO HOLANDA
07/01/2008, 15:11
Show Marcio,

tô lendo seu blog...e com saudades, pois você passou num monte de lugares que passei...

agora posta umas fotos por aqui também...

Sérjão


Forenses

Estou organizando as informações da viagem ao Atacama em um Blog.

Já inseri as informações dos primeiros 5 dias de um total de 15.

Aos poucos vou inserindo todas as informações.

O site é http://turismoeaventura.blogspot.com/2008/01/deserto-do-atacama-dia-5.html

Mais uma vez agradeço a todas as dicas obtidas aqui no Fórum.

Robert Costa
16/01/2008, 18:04
Prezado Marcio,
Sou novato no site e tenho algumas dúvidas. Gostaria de fazer uma viagem para o deserto de Atacama ou então para Ushuaia. Tenho um Corsa Sedan 99/00 à gasolina. Consigo realizar a viagem (Dez08/Jan09) para esses destinos com segurança? Muito obrigado.

SÉRGIO HOLANDA
16/01/2008, 18:16
Robert,


vou adiantando a resposta do Marcio, se você puder aumentar a altura livre com a regulagem da suspenssão e colocar pneus 50/50 e mais altos, terás alguma dificuldade, mas é possivel fazer com segurança sim. Agora Janeiro normalmente chove, o que vai prejudicar alguns trechos, o idela seria no meio de Dez e voltar até o final da primeira quinzena de Jan....

Sérjão


Prezado Marcio,
Sou novato no site e tenho algumas dúvidas. Gostaria de fazer uma viagem para o deserto de Atacama ou então para Ushuaia. Tenho um Corsa Sedan 99/00 à gasolina. Consigo realizar a viagem (Dez08/Jan09) para esses destinos com segurança? Muito obrigado.

marcioport
16/01/2008, 21:19
Robert


Posso lhe falar apenas sobre o Atacama, não conheço Ushuaia.

Levando em conta a ótima qualidade das estradas existentes na Argentina e no Chile (excessão do Chaco Argentino em Pampa de Los Guanacos) é possível lhe garantir uma viagem tranqüila mesmo com seu Corsa. Se o carro estiver em boas condições mecânicas e de pneus vejo que terás uma viagem bem sucedida.

O que deves levar em conta, no entanto é se seu veículo está em condições de enfrentar uma viagem de ida e volta de aproximadamente 7.000Km sem necessitar de apoio mecânico. Digo isto pois no percurso normal entre o Brasil e o Chile não existem praticamente pontos de apoio (oficinas) qualificadas. Existem sim diversos postos de gasolina e cidadezinhas pequenas na maior parte do percurso, mas mesmo a boa vontade para fazer o "algo a mais" nos postos de gasolina está em falta.

Saímos da minha cidade com os carros completamente revisados para não passar por apuros. Nesta viagem não podes abrir mão de um ar-condicionado no carro em ótimas condições. Sai daqui com o Ar-condicionado da Tracker meia-boca pois dificilmente o utilizamos para calor aqui na Serra Gaúcha e para frio são poucos os dias que exigem o Ar. O que acabou acontecendo é que mesmo utilizando o Ar no máximo passamos calor durante quase toda a viagem. Não subestime o calor do Deserto do Atacama ou do Chaco Argentino nesta época do ano.

Quanto aos deslocamentos em San Pedro de Atacama acredito que devas fazer como nós fizemos. A viagem até os Geisers (estrada de chão) foram através de uma agência de turismo com uma Sprinter.

Talvez uma das poucas atrações que exijam um pouco de paciência para conhecer por ires com um Corsa e não com um Jeep ou Camionete sejam as Lagos Miscanti e Miñiques que exigem (ida e volta) aproximadamente uns 50Km de estrada de chão (ou rípio como chamam por lá). Nas camionetes reduzimos a calibragem dos pneus neste dia para reduzir a trepidação neste trecho. O esforço vale a pena (não deixe de conhecer). Tens também a alternativa de conhecer os lagos com agência de turismo.

Também a visita ao Vale de La Muerte não é recomendado fazer com carro sem tração 4x4. Podes até entrar um pouquinho nele, em torno de 1Km, mas não arrisque muito mais do que isto sob pena de ficar atolado na areia.

Fora estas 3 atrações podes fazer tranqüilamente a viagem pois os demais trechos são todos asfaltados e como já coloquei de ótima qualidade.

Tens de ter sempre em mente que nesta viagem são poucas as ocasiões que cruzas com um veículo na estrada. Encontramos muitos turistas apenas nos Geisers e no Vale de La Luna e incrivelmente nos outros locais estávamos quase sempre sozinhos.

Não pegamos nenhuma gota de chuva no período em que fomos. Saímos no dia 23/12 e retornamos no dia 05/01, no entanto, nos chamou a atenção os grandes vales na região de Jujuy que segundo os hermanos são formados pela grande quantidade de chuvas que caem na região de janeiro em diante. Pelo que vimos acredito que a quantidade de chuva na região seja algo realmente impressionante nesta época. Vale a pena evitar esta época.

Aproveite bem a viagem e não deixe de ler o www.turismoeaventura.blogspot.com (http://www.turismoeaventura.blogspot.com), com certeza encontrarás algumas dicas para a viagem.

Continuo à disposição para auxiliá-lo assim como os demais forenses.

Robert Costa
18/01/2008, 16:49
Robert


Posso lhe falar apenas sobre o Atacama, não conheço Ushuaia.

Levando em conta a ótima qualidade das estradas existentes na Argentina e no Chile (excessão do Chaco Argentino em Pampa de Los Guanacos) é possível lhe garantir uma viagem tranqüila mesmo com seu Corsa. Se o carro estiver em boas condições mecânicas e de pneus vejo que terás uma viagem bem sucedida.

O que deves levar em conta, no entanto é se seu veículo está em condições de enfrentar uma viagem de ida e volta de aproximadamente 7.000Km sem necessitar de apoio mecânico. Digo isto pois no percurso normal entre o Brasil e o Chile não existem praticamente pontos de apoio (oficinas) qualificadas. Existem sim diversos postos de gasolina e cidadezinhas pequenas na maior parte do percurso, mas mesmo a boa vontade para fazer o "algo a mais" nos postos de gasolina está em falta.

Saímos da minha cidade com os carros completamente revisados para não passar por apuros. Nesta viagem não podes abrir mão de um ar-condicionado no carro em ótimas condições. Sai daqui com o Ar-condicionado da Tracker meia-boca pois dificilmente o utilizamos para calor aqui na Serra Gaúcha e para frio são poucos os dias que exigem o Ar. O que acabou acontecendo é que mesmo utilizando o Ar no máximo passamos calor durante quase toda a viagem. Não subestime o calor do Deserto do Atacama ou do Chaco Argentino nesta época do ano.

Quanto aos deslocamentos em San Pedro de Atacama acredito que devas fazer como nós fizemos. A viagem até os Geisers (estrada de chão) foram através de uma agência de turismo com uma Sprinter.

Talvez uma das poucas atrações que exijam um pouco de paciência para conhecer por ires com um Corsa e não com um Jeep ou Camionete sejam as Lagos Miscanti e Miñiques que exigem (ida e volta) aproximadamente uns 50Km de estrada de chão (ou rípio como chamam por lá). Nas camionetes reduzimos a calibragem dos pneus neste dia para reduzir a trepidação neste trecho. O esforço vale a pena (não deixe de conhecer). Tens também a alternativa de conhecer os lagos com agência de turismo.

Também a visita ao Vale de La Muerte não é recomendado fazer com carro sem tração 4x4. Podes até entrar um pouquinho nele, em torno de 1Km, mas não arrisque muito mais do que isto sob pena de ficar atolado na areia.

Fora estas 3 atrações podes fazer tranqüilamente a viagem pois os demais trechos são todos asfaltados e como já coloquei de ótima qualidade.

Tens de ter sempre em mente que nesta viagem são poucas as ocasiões que cruzas com um veículo na estrada. Encontramos muitos turistas apenas nos Geisers e no Vale de La Luna e incrivelmente nos outros locais estávamos quase sempre sozinhos.

Não pegamos nenhuma gota de chuva no período em que fomos. Saímos no dia 23/12 e retornamos no dia 05/01, no entanto, nos chamou a atenção os grandes vales na região de Jujuy que segundo os hermanos são formados pela grande quantidade de chuvas que caem na região de janeiro em diante. Pelo que vimos acredito que a quantidade de chuva na região seja algo realmente impressionante nesta época. Vale a pena evitar esta época.

Aproveite bem a viagem e não deixe de ler o www.turismoeaventura.blogspot.com (http://www.turismoeaventura.blogspot.com), com certeza encontrarás algumas dicas para a viagem.

Continuo à disposição para auxiliá-lo assim como os demais forenses.
Prezados Márcio e Sérjão,

Muito obrigado pelas informações prestadas. As informações foram bastante proveitosas principalmente aquelas que constam no site turismoeaventura.

Grato pela atenção.

Robert Costa
21/01/2008, 14:57
Prezado Márcio,

Ainda estou com algumas dúvidas, vamos a elas:

a) Não tenho faróis auxiliares. Na Argentina, é obrigatório o uso de faróis auxiliares? E devem ser amarelos ou estarem cobertos? Mas se estiverem cobertos então não preciso usá-los e, dessa forma, não é obrigatório seu uso?

b) É necessário o cambão (rígido) e também o cabo de aço (flexível)? São dois equipamentos, é isso?

c) E também o kit de primeiros socorros?

d) As correntes são obrigatórias tanto no Chile quanto na Argentina mesmo no verão (Dez/Jan)?

e) Encontro facilmente esses equipamentos na fronteira?

f) Pelo que li e ouvi dizer, o problema da polícia corrupta e chata é mais especificamente nas províncias de Misiones, Corrientes e, talvez, Entre Ríos. Mas e se eu entrar na Argentina pelo Uruguai me livro desse "trecho ruim", não é verdade?

Muito obrigado e desculpe por fazer tantas perguntas.

Robert

iwakura
21/01/2008, 16:16
Prezado Márcio,

Ainda estou com algumas dúvidas, vamos a elas:

a) Não tenho faróis auxiliares. Na Argentina, é obrigatório o uso de faróis auxiliares? E devem ser amarelos ou estarem cobertos? Mas se estiverem cobertos então não preciso usá-los e, dessa forma, não é obrigatório seu uso?

b) É necessário o cambão (rígido) e também o cabo de aço (flexível)? São dois equipamentos, é isso?

c) E também o kit de primeiros socorros?

d) As correntes são obrigatórias tanto no Chile quanto na Argentina mesmo no verão (Dez/Jan)?

e) Encontro facilmente esses equipamentos na fronteira?

f) Pelo que li e ouvi dizer, o problema da polícia corrupta e chata é mais especificamente nas províncias de Misiones, Corrientes e, talvez, Entre Ríos. Mas e se eu entrar na Argentina pelo Uruguai me livro desse "trecho ruim", não é verdade?

Muito obrigado e desculpe por fazer tantas perguntas.

Robert

Bem não sou o Márcio, mas quase (só falta um "c" :roll:):

Antes de tudo um exclarecimento: a lei de trânsito, válida na maioria das provincias argentinas é a Ley de Tránsito 24.449, excetuam-se as províncias de Buenos Aires, Mendoza e Córdoba, que têm as suas próprias leis e não aderiram à lei nacional.

Ley 24.449 (nacional):
http://www.vialidad.gov.ar/legislacion_de_transito/Ley%2024449.pdf

Ley 11.430 (BsAs):
http://www.vialidad.gba.gov.ar/datos/leyes/ley_11430.htm

a) Não! Claro que não é obrigatório o uso de faróis auxiliares!

b) Muito embora se fale muito que cambão e/ou cabo flexível sejam obrigatórios (inclusive embaixadas), o que as duas leis acima dizem é que se for rebocar um carro, o enganche entre os dois deve ser rígido. Pode até ser que exista alguma lei que diga que o cambão é obrigatório, mas desconheço.

c) tb desconheço lei que obrigue tal kit.

d) claro que não! Agora, mesmo no verão, há pasos na cordilheira que neva, e nesses dias, só se passa com segurança com corrente ou 4x4.

e) Sim, o comércio vive de vender e criar lendas para vender mais!

f) Eu, este ano fui e voltei a Argentina, Chile e Uruguai e não fui achacado nenhuma vez. Mesmo se entrar pelo Uruguai (eta voltinha grande!), não vai se livrar destas províncias e isso tudo por uns 10/20 pesos?

Por fim, seja lá qual for o equipamento que estejas portando, se o policial quiser te achacar, vai achacar de qq jeito. Podes imprimir a lei e pedir pra ele te apontar onde diz que o cambão ou o kit de socorros é exigido.

Addendum: existe tb a resolução Mercosul 09/1991 (http://www.sagpya.mecon.gov.ar/new/0-0/programas/negociaciones/Mercosur/resoluciones/1991/R9109.htm), que estabelece os países do Mercosul não poderão limitar a circulação, venda, homologação, etc, dos veículos que cumpram o indicado no seu anexo I. E em tal anexo não cita nenhum kit de 1º socorros, nem cambão e só fala em 1 triângulo (embora a lei argentina fale em "triangulos"). Tal anexo tb diz que os faróis de neblina e os de longo alcance são opcionais e podem ser tanto brancos como amarelos.

[]

jeisonk
21/01/2008, 16:49
Olha Robert, eu fui parado várias vezes na Argentina e te digo como foi:

a) Não me falaram nada, tenho 4 Hella no bagageiro do Troller, andei com eles algum tempo sem capa inclusive, me pararam e não disseram nada.

b) Cambão me pediram 2 vezes.

c) Também pediram

d) Não pediram nenhuma vez, também não levei, pelo que li é obrigatório no inverno somente.

e) Encontra fácil, mas é só de aparência mesmo, eu, pra não me incomodar segundo relatos, montei meu kit de primeiros socorros com o que acho ideal, e na fronteira comprei um dos kit deles pra apresentar para os "homi", disseram que podem alegar que não é de acordo com o que eles querem. Cambão levei um do Brasil mesmo, comprado na Donatti.

f) Sempre ouvi falar que a de Entre Rios é a mais chata, que mais procura algo pra tirar unzinho, levei tudo dentro da lei, reviraram meu Troller de cabo a rabo, pediram de tudo, não acharam nada irregular e tiveram que me liberar, não gastei nada.

[]'s

Ah, quase esqueço, veja a questão da Carta Verde, essa sim me pediram em absolutamente todos os lugares que fui parado, eles não perdoam.

iwakura
21/01/2008, 17:31
f) Sempre ouvi falar que a de Entre Rios é a mais chata, que mais procura algo pra tirar unzinho, levei tudo dentro da lei, reviraram meu Troller de cabo a rabo, pediram de tudo, não acharam nada irregular e tiveram que me liberar, não gastei nada.

[]'s

Ah, quase esqueço, veja a questão da Carta Verde, essa sim me pediram em absolutamente todos os lugares que fui parado, eles não perdoam.

Jaison e Roberto,

Passei por Entre Rios dia 14 último (RN12 entre Paraná e Concórdia), estavam fazendo inúmeras batidas. Me pararam uma vez, só pediram os documentos do carro e carteira de motorista. Numa outra batida, viram a placa brasileira e me mandaram passar sem parar.

A Carta Verde só me pediram nas fronteiras. E nessas mesmas cidades fronteirizas se pode contratar o seguro na hora e por um valor bem mais barato...

[]

iwakura
21/01/2008, 19:50
Robert,

Complementando, vai em anexo um folheto da província de Missiones destinado aos turistas que vão à Argentina (link direto: http://www.misiones.gov.ar/sucei/FOLLETO%20v%201.0.pdf)

Há ali informações utilíssimas, para quem vai à pé, de ônibus, avião ou carro. Sobre o que pode e o que não pode levar. Documentação pessoal e do veículo. Limites de compras. Etc. Etc.

Únicos equipamentos citados como obrigatórios são: "matafuegos" (extintor de incêndio) e "balizas" (triângulos, o plural indica mais de um, ou seja, no mínimo 2). Lei citada: a lei nacional 24.449.

Cada vez mais me convenço que esses tais de cambão, kits de socorros, fósforos, etc, etc são conversa de policial corrupto combinado com lojas de fronteira idem.

[]

marcioport
21/01/2008, 21:24
Robert

Pelo que percebemos a polícia de Misiones é bastante atuante (entre Corrientes e Posadas), mas a maior preocupação deles é com os brasileiros que vão até lá com o fim de pesca em Ituzaingo. Como não estávamos transportando pescados sempre nos liberamos rapidamente quando parados, e olha que foram 3 barreiras em um mesmo dia.

Em Pampa de Los Guanacos fomos abordados por um policial abandonado no meio do Chaco e após darmos para ele 1 camiseta e 2 bonés ele nos desejou uma boa viagem e não pediu nenhum documento. Sugiro levar algumas lembranças do Brasil.

Concordo que não vale a pena sair pelo Uruguai para evitar a polícia. É melhor gastar uns pilas e seguir viagem pelo caminho mais curto.

sloa
21/01/2008, 21:49
Caros foristas, eu fiz em julho-07 o seguinte trecho: Vitoria(ES)-Rio-SP-Curitiba-Foz- na argentina peguei a 12 ate' chile passando por jujuy e entrando em atacama, atravessei o Pais Peru, (sei que vao zoar se falar que subi o peru) e cheguei no Ecuador.
Na argentina me pararam uma vez na ida, e fizeram algumas zombacoes (estava com o meu chapeu tradicional da roca) E aproveitei a blitz para darem uma geral no meu carro. Pedi para passar o cachorro, conferir todos os documentos (ESSENCIAL A CARTA VERDE), O KIT primeiro socorros (20 reais em qqer farmacia da fronteira, voce e o farmaceutico fazem isso na hora). No Chile aconteceram coisas engracadas, mais isto conto na reuniao em visconde de maua no encontro. Sempre o primeiro que pedem e' o documento da fronteira. No chile me pareceram muito serios e prestativos em todos os lugares que fomos. Ja no peru , do sul ate' lima a policia foi cordial e prestativa, ja de lima para o norte, uma cambada de filha da p*ta, sempre pedem dinheiro, mais como era tao pouco e sempre me faziam rir com as voltas que eles dao para pedir dinheiro, e eu ia sempre no ponto... acabava dando 1 real , 1,50 ou 2 reais no dinheiro deles, micharia mesmo. So que na volta me cansei e nao resolvi dar dinheiro para ninguem. Se voce tiver com tudo em dia e todos os documentos , mesmo que fizer algo incorreto na estrada, NEGUE, NEGUE, NEGUE ate o final, diga que nao entende, AMIGO NO ENTIENDE, NO ENTIENDO, call the brazilian embassy, e assim por diante, depois de 10 minutos se cansam e te deixam ir.
Na volta na argentina um policial no meio do NADA, parou e ficou pedindo dinheiro falando sobre o cambao que nao tinha, que nao posso trafegar assim. Eu disse para ele que podia me multar, pois eu ia parar na primeira cidade e ir na policia pegar um livro da leis de transito e conferir. Ahi ele falou que tinha que dar o dinheiro para ele. hahaha, ahi comecou era o que eu queria... Falei que nao ia dar dinheiro pq isso de suborno e' de pais de 3 mundo, sujos corruptos e los hermanos nao sao assim. Que aquilo era uma pegadinha para ele me prender, que se desse um peso ele me prendia... O cara quase tava chorando pedindo qqer trocado, e eu bati o pe e disse que nao ia dar.. Ahi ele disse: "Nao vai pagar nada nao? Tem certeza? .... ok vai embora entao hahahaha.

Estamos finalizando a pagina com o diario e as fotos que tiramos. Vamos disponibilizar num site e posto aqui, espero que ate carnaval ja esteja tudo pronto.

Entao dicas, esteja com a carta verde, documentacao em dia e revisoes afinadas, voce so vai desfrutar.