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Ver Versão Completa : Alguém sabe sobre Baterias e alternadores????



Zepi
25/09/2007, 11:25
Gostaria de saber como é essa relação.
Já cansei desse "acho que assim tá bom..."

Gostaria de algo fundamentado,ou pelo menos palpável.

Pelas minha$ capacidade$ acho que a bateria que comprarei será uma de 70~75 ampéres,talvez mais dependendo do preço.

MAs quero saber,se posso colocar um alternador com mais amperagem que isso,tipo 120?
No que influi?Carrega mais rápido?Sobre carrega a bateria?

Tenha uma de 63(780máxima) ampéres heliar que em 6 meses já está escura por dentro...disseram que carga demais,mas fiz medição e está carregando com 12V(menos que devia).

Quero saber os limites,pois com câmbio auto não quero ficar na mão por causa de bateria...


Abs

GBarros
25/09/2007, 13:48
Gostaria de saber como é essa relação.
Já cansei desse "acho que assim tá bom..."

Gostaria de algo fundamentado,ou pelo menos palpável.

Pelas minha$ capacidade$ acho que a bateria que comprarei será uma de 70~75 ampéres,talvez mais dependendo do preço.

MAs quero saber,se posso colocar um alternador com mais amperagem que isso,tipo 120?
No que influi?Carrega mais rápido?Sobre carrega a bateria?

Tenha uma de 63(780máxima) ampéres heliar que em 6 meses já está escura por dentro...disseram que carga demais,mas fiz medição e está carregando com 12V(menos que devia).

Quero saber os limites,pois com câmbio auto não quero ficar na mão por causa de bateria...


Abs



zepi, A questão do alternador de maior amperagem ajuda principalmente no carregamento mais rápido da bateria. Geralmente, eles saem em carros com ar condicionado ou com sistemas que requerem maior carga da bateria. A questão de a bateria ficar escura eu desconheço, pois principalmente as baterias que são vendidas lacradas (não requer manutenção) já vem com a quantidade certa de solução para o uso. A bateria apenas mantém a carga que vem do alternador ou gerador. Portanto, se a bateria ficou com aspecto diferente na estrutura interna (solução ou as placas) teve ter sido por falta de água destilada ou solução excessiva, que o excesso ou a falta de cada um dos dois, prejudica o funcionamento da mesma. Pretendo colocar um alternador do tempra no meu (90A) e acho que tá bom, pois será apenas pra gerar carga pra bateria dar partida mesmo, sem mais acessórios eletricos. E outra: uma bateria mais forte (75 amperes acima) é bem mais confiável.

Zepi
25/09/2007, 14:25
Obrigado GBarros!

A minha idéia é um desses ou de vectra 120A!

Vamos ver no vai dar...

Abs

Zepi
26/09/2007, 10:06
Bem agora me passou pela cabeça de usar uma bateria com manutenção,bem masi barata.
Andei me informando..

MOura (selada)75A - 260 R$

exell(heliar) com manutenção - 100A - 250 R$

O pessoal que trabalha com baterias me informou que essas baterias mais modernas mesmo necessitando de manutenção ela é bem melhor que as antigas que deveria se adicionar água todo mês...agora em torne de 6 meses....
Mas vejam bem uma Bateria selada de 100A por aqui sai meis de 400 reais....
talvez esteja exagerando...pois além do câmbio auto,tem o sistema de som (rural),vidros elétricos,travas,faroletes,ar,talvez uma tv...,o fator "não quero ficar empenhado"!
Será que pode sobrecarregar o sistema?

Abs

GBarros
26/09/2007, 13:26
Bem agora me passou pela cabeça de usar uma bateria com manutenção,bem masi barata.

Cuidado Zepi, o barato pode sair caro, pois a bateria apesar de ser um tiem que a gente só lembra quando pifa, uma de boa qualidade, como as que possuem prata na sua composição e as blindadas, tem o periodo de vida útil maior


Andei me informando..

MOura (selada)75A - 260 R$

exell(heliar) com manutenção - 100A - 250 R$

O pessoal que trabalha com baterias me informou que essas baterias mais modernas mesmo necessitando de manutenção ela é bem melhor que as antigas que deveria se adicionar água todo mês...agora em torne de 6 meses....
Mas vejam bem uma Bateria selada de 100A por aqui sai meis de 400 reais....
talvez esteja exagerando...pois além do câmbio auto,tem o sistema de som (rural),vidros elétricos,travas,faroletes,ar,talvez uma tv...,o fator "não quero ficar empenhado"!
Será que pode sobrecarregar o sistema?


olha, existem marcas de baterias famosas que possuem segunda linha de produção (colocam nomes diferentes como marca) bem mais baratas e com garantia e tudo. De certo, essas baterias, algumas são recicladas, isto mesmo, eles trocam as placas e utlilizam a estrutura externa de plástico (não sei se eles utilizam partes internas, até porque elas já perderam capacidade de uso) e colocam novamente no mercado. A questão de baterias com manutenção é a possibilidade de se surgir um possível defeito no alternador ou em outra parte do sistema eletrico, a primeira coisa será ela começar a ferver, aí tem que completar com água destilada ou solução para bateria. Aí lhe pergunto, qual será a quantidade suficiente para o bom funcionamento da bateria? A bateria selada e livre de manutenção vc não passa por isso. Acho uma bateria de 75 A muito boa pra muitos acessórios conjugados em um carro, maior que isso, só se vc tiver um trio eletrico no carro, rs... Muito dos equipamentos que vc citou, vc só usará em situações em que o carro estiver ligado, como vidros eletricos, faróis, e com o motor ligado, a bateria é mera coadjuvante. E mesmo se o motor estiver desligado, será por pouco tempo o uso da bateria. Bem, quando terminar a reforma do meu jipe, pretendo colocar uma de 75A blindada, de preferencia heliar ou a moura com prata, esta ultima apresenta grande durabilidade, pena que o preço seja salgado né, rs....Abração

Zepi
26/09/2007, 14:15
Realmente isso é um risco mesmo...
Mas não quero ficar empenhado por causa de bateria....
De repente uma bateria de 75 Moura ou Heliar,seria uma boa.
Mas sobre os acessóros que falei...gosto muito de ir a praia...de repente olhar um tv...escutar um som...sem ter que ficar ligando o carro.
Mas isso não é agora...sabe como é reforma...daqui a uns dois meses,pois tenho outra mais fraca e já quebra o galho.

Mas parte de minhas dúvidas seria,para um alternador de 75A,por exemplo,o alternador ideal seri um igual ou maior que esse?


Abs

GBarros
26/09/2007, 17:34
Mas parte de minhas dúvidas seria,para um alternador de 75A,por exemplo,o alternador ideal seri um igual ou maior que esse?



Zepi, acredito que se vc colocar uma bateria boa de 75A, e um alternador de 90 A pra cima já fica de bom tamanho. O alternador do tempra aqui em Brasília já vi até de 80 pilas, completo e bem conservados, usado, é claro, mas nesse preço até dá pra levar. Troca os rolamentos e dá uma olhada nas escovas, fica tudo por volta de 150 conto se vc mesmo fizer o serviço. Eu acho barato, pois só o alternador novo do Tempra não sai por menos de 500 reais por aki!. Faz o teste, e boa reforma!

ojaneri
26/09/2007, 17:52
Na minha opinião, um alternador de uns 80A/H e duas baterias de pelo menos 70A seria o melhor para você. As baterias separadas por chave geral e/ou diodo.

Você vai me perguntar, pq? Pq com esse alternador, você não vai diminuir a vida útil das baterias (quanto mais rápida a carga, menor a vida útil), e você vai ter duas baterias, se uma der prego, tem a outra de reserva. Quando você estiver dirigindo, voce deixa ligado as duas baterias, carregando-as. Quando você parar, e quiser ouvir um som, deixa só uma ligada, e a outra 'cheinha' lá, só esperando. Se a bateria principal falhar, você abre a segunda chave geral e liga o carro normalmente.

Alternadores com amperagem muito alta são interessantes para quem demanda muita amperagem de uma vez só, como por exemplo, excesso de uso de um guincho, ou som para competições. Mas para o veiculo normal, que vai estar a maior parte do tempo rodando, uma de amperagem média/alta vai ser melhor, justamente devido a vida útil da bateria.

Zepi
26/09/2007, 18:29
Obrigado pessoas pelas respostas!

Gostei da sua resposta Ojaneri!Bem interessante....como tenho outra bateria....


Abs

Tarcisio Pinheiro
28/09/2007, 21:20
Ja tive experienciade rodar com duas baterias numa F-1000 que eu tinha,
eram duas baterias de 70A e o alternador era original de 30A mas depois que eu coloquei o som se descarregava as baterias por muito uso de som
então demorava muito para carregar novamente devido ao alternador pequeno ai eu coloquei um alternador de 90A e ficou muito bom,conseguia carregar as baterias em 40 minutos (carga total).

Zepi
02/10/2007, 09:28
....Vou começar a procurar um alternador de 90A...
Essa idéia de duas baterias é bem legal...
Vou trablhar essa idéia!


Abs

Tarcisio Pinheiro
04/10/2007, 21:24
....Vou começar a procurar um alternador de 90A...
Essa idéia de duas baterias é bem legal...
Vou trablhar essa idéia!


Abs


As camionetes F-1000 até 1991 tinham esse sistema e o alternador é do santana, ainda tenho esse alternador e vou colocar narural que eu comprar.

Até!!:concordo:

Marco Tulio
02/02/2008, 10:19
Galera, o alternador do jeep (wasp 55 A(amperes), o mesmo usado pra corsel com ar condicionado) foi instalado no jeep, só que ele não está carregando, foit estado em outros carros, onde funcionou perfeitamente, alguém tem idéia de qual seja o problema?
[ ]'s

Marco Tulio
02/02/2008, 12:45
:cry: ...ninguem arrisca um diagnóstico?

GBarros
02/02/2008, 13:27
Galera, o alternador do jeep (wasp 55 A(amperes), o mesmo usado pra corsel com ar condicionado) foi instalado no jeep, só que ele não está carregando, foit estado em outros carros, onde funcionou perfeitamente, alguém tem idéia de qual seja o problema?
[ ]'s

Já vi aqui pelo forum alguem dizer que o funcionamento do alternador precisa de um giro de motor minimo pra poder gerar a corrente citada por ele. Isto envolve questões como polias, rpm do motor, etc. Ás vezes, o motor de que ele foi tirado tinha um rpm diferente do seu (em baixa rotação, digo de passagem), e que não sei qual é. Um eletricista com experiencia no assunto pode lhe fornecer uma melhor explicação. Talvez, a troca de alguma polia pode resolver o seu problema, se o alternador estiver em boas condições! Abração!

Marco Tulio
02/02/2008, 13:38
Muito obrigado pela atenção GBarros.
Bom, o alternador está em ótimas condições, o problema que ele passou pela mão de vários eletricistas, foi desmontado e remontado várias vezes, ficou uns 6 meses rodando em fase de testes...sóq eu o problema continua a persistir.
É uma provavel causa do problema a rotação do motor...bom vou fazer os testes com outras polias e tal (com supervisão do eletricista:-))

Obrigado :mrgreen:
[ ]'s

leandro_favero
04/08/2008, 13:01
Apenas ressucitando o tópico!

Ia colocar na minha Rural um alternador do Vectra 120A, quando me deparei com o alternador do Peugeot 307 da Bosh de 150Ah :shock:.

Instalei na minha Rural, foi necessário fazer um novo suporte e trocar a polia por uma polia em V, que usei do meu antigo alternador.

Ficou show!

Tenho uma bateria de 75A, em 30 minutos a bateria ta carregada! :palmas:

Detalhe: O peugeot 307 mais antigo não é bosh e o alternador é menos potente. Por isso procurem da Bosh!

Zepi
04/08/2008, 18:44
Será que dessa forma não encurtará a vida da bateria?

Abs

Ronaldo Petri
05/08/2008, 05:29
Já que ressucitaram o tópico será que alguém pode tirar uma dúvida.

Tenho uma bateria de 70A e um alternador de 120A na minha rural. Mas o problema é que quando o alternador manda mais carga para bateria a correia fica cantando. Isso ocorre em situações em que há um consumo maior de energia, por exemplo quando ligo luz alta, faróis de milha, etc. A correia já tá esticada no "talo", certa vez estiquei demais e com o tempo trincou o suporte, por isso não dá pra esticar muito. Não pretendo trocar o alternador por um mais fraco pois virá um guincho mais pra frente, então será que resolvo este problema de vez colocando uma polia em "V"?

Um abraço

dsamaz
05/08/2008, 09:43
Passe mais informações da polia / correia...

Provavelmente estas usando uma correia finas (1cm), não é??
Destas correias, existem vários modelos, "A" e "B" são as mais comuns.
No meu, uso "A", porém patina, como o seu. O alternador q uso é da saveiro, 90A.

Estou com receio de trocar por uma correia modelo B, pois ela é um pouco mais "gorda", podendo escapar da polia... Mas é uma provável solução.

A polia em V resolve o nosso problema, mas é preciso colocar várias polias, no eixo, na bomba dágua, ... E comprar a correia, q é mais cara q várias correias finas.

Sobre trincar o suporte, suponho q seja a polia... Existe as normais, de liga de aço, e umas "do passat" de liga de aço + reforçada - sem alumínio. Estas são muito + resistentes.

Daniel



Já que ressucitaram o tópico será que alguém pode tirar uma dúvida.

Tenho uma bateria de 70A e um alternador de 120A na minha rural. Mas o problema é que quando o alternador manda mais carga para bateria a correia fica cantando. Isso ocorre em situações em que há um consumo maior de energia, por exemplo quando ligo luz alta, faróis de milha, etc. A correia já tá esticada no "talo", certa vez estiquei demais e com o tempo trincou o suporte, por isso não dá pra esticar muito. Não pretendo trocar o alternador por um mais fraco pois virá um guincho mais pra frente, então será que resolvo este problema de vez colocando uma polia em "V"?

Um abraço

Alessandro Henrique
05/08/2008, 17:20
Já que ressucitaram o tópico será que alguém pode tirar uma dúvida.

Tenho uma bateria de 70A e um alternador de 120A na minha rural. Mas o problema é que quando o alternador manda mais carga para bateria a correia fica cantando. Isso ocorre em situações em que há um consumo maior de energia, por exemplo quando ligo luz alta, faróis de milha, etc. A correia já tá esticada no "talo", certa vez estiquei demais e com o tempo trincou o suporte, por isso não dá pra esticar muito. Não pretendo trocar o alternador por um mais fraco pois virá um guincho mais pra frente, então será que resolvo este problema de vez colocando uma polia em "V"?

Um abraço

Existe mais de um tipo de perfil trapezoidal para correias (V), pode ser que a correia que voce esta utilizando nao eh a indicada para o tipo de polia que tens. Alem do perfil (A ou B), ainda tem a questao da largura, 10 ou 13 mm...
Outro detalhe, a tracao e realizada pelas laterais da correia (maior area) e nao pela base, sendo assim, a parte inferior da correia nao pode estar encostando no fundo do vao da polia. Se assim o for, ja e hora de trocar.
Quanto a nomenclatura, chamo atencao para nao confundir correias V (trapezoidal) com as poli-V.


Sds.

Ronaldo Petri
06/08/2008, 02:29
É verdade meu amigo, pelo que você falou, acho que trocar por polia em V seria inviável economicamente falando, vou procurar outra alternativa....valeu a dica!


Passe mais informações da polia / correia...

Provavelmente estas usando uma correia finas (1cm), não é??
Destas correias, existem vários modelos, "A" e "B" são as mais comuns.
No meu, uso "A", porém patina, como o seu. O alternador q uso é da saveiro, 90A.

Estou com receio de trocar por uma correia modelo B, pois ela é um pouco mais "gorda", podendo escapar da polia... Mas é uma provável solução.

A polia em V resolve o nosso problema, mas é preciso colocar várias polias, no eixo, na bomba dágua, ... E comprar a correia, q é mais cara q várias correias finas.

Sobre trincar o suporte, suponho q seja a polia... Existe as normais, de liga de aço, e umas "do passat" de liga de aço + reforçada - sem alumínio. Estas são muito + resistentes.

Daniel

Ronaldo Petri
06/08/2008, 02:40
Existe mais de um tipo de perfil trapezoidal para correias (V), pode ser que a correia que voce esta utilizando nao eh a indicada para o tipo de polia que tens. Alem do perfil (A ou B), ainda tem a questao da largura, 10 ou 13 mm...
Outro detalhe, a tracao e realizada pelas laterais da correia (maior area) e nao pela base, sendo assim, a parte inferior da correia nao pode estar encostando no fundo do vao da polia. Se assim o for, ja e hora de trocar.
Quanto a nomenclatura, chamo atencao para nao confundir correias V (trapezoidal) com as poli-V.


Sds.

Nunca tinha pensado nestes detalhes, como por exemplo da parte inferior da polia encostar no fundo dos vãos, pode ser então que eu esteja usando um perfil errado de correia. Não sei identificar se o perfil é A ou B, mas se caso a parte inferior da correia estiver encostando no fundo, deduzo que seja B, pois nosso amigo acima disse que é mais gorda. Vou colocar um perfil diferente e ver no que dá.

Valeu mesmo!

Alessandro Henrique
06/08/2008, 09:12
Ronaldo,
Se a correia estiver encostando no fundo do sulco da polia, eh sinal que a correia precisa ser substituida. Verifique se isso acontece na polia motriz (virabrequim) e/ou na bomba d'agua tambem, pois eh possivel que o alternador em questao possua uma polia para correia do tipo B (maior) e o restante do tipo A (menor). Verifique a largura do sulco.:concordo:


Sds.

Ronaldo Petri
06/08/2008, 16:53
Valeu Alessando!