Ver Versão Completa : RURAL 4x4 p/ longas viagem
Tarcisio Pinheiro
25/09/2007, 05:32
Olá pessoal !!!:concordo:
Sou novo por aqui e estou querendo comprar uma rural 4x4 porem gostaria de fazer algumas modificações e gostaria da opinião de vocês.
Gostaria de preparar o motor ( seja o 6 ou 4 cil) trocar os diferencias por 3.15 ou 3.53 com pneus 31" com objetivo de atingir de 110 a 130km/h com 2300 a 2700 rpm para fica economica e rodar c/ alcool.
Isso vai rodar em rodovias e eventuais passeios 4x4.
Será que os motores originais vão aguentar ou terei que partir para um GM4.1? O peso entre pessoas e malas deve variar entre 250 e 300Kg max.
:pensativo::pensativo:
ACHO que o motor original nao conseguria chegar a essa velocidade com a respectiva RPM que voce pretende atingir!
Mas tche, lembro! ACHO!
Abraço
Cícero Franco
27/09/2007, 11:52
Motor original não. De jeito nenhum. Eu uso um Maxion HS2.5TD com relação 11:45. Cheguei a colocar 140 km/h, mas parece que vai desmanchar. Para atingir esta velocidade tem que trocar a suspensão e apertar tudo que é parafuso! Consigo andar confortavelmente a 100 km/h, no máximo a 120. Sem falar que a aerodinâmica da rural é uma maravilha da ciência moderna.... hehehehe
[]s
Hehehe, aerodinâmica desenvolvida em testes de laboratório, cujo protótipo era um tijolo kakakaka. Mas que é um tijolo charmoso, ah isso é.
Olá pessoal !!!:concordo:
Sou novo por aqui e estou querendo comprar uma rural 4x4 porem gostaria de fazer algumas modificações e gostaria da opinião de vocês.
Gostaria de preparar o motor ( seja o 6 ou 4 cil) trocar os diferencias por 3.15 ou 3.53 com pneus 31" com objetivo de atingir de 110 a 130km/h com 2300 a 2700 rpm para fica economica e rodar c/ alcool.
Isso vai rodar em rodovias e eventuais passeios 4x4.
Será que os motores originais vão aguentar ou terei que partir para um GM 4.1? O peso entre pessoas e malas deve variar entre 250 e 300Kg max.
:pensativo::pensativo:
Li uma matéria onde tinha uma F75 com motor GM 6cc caixa cinco marchas,com pneus 32", se não me engano,e o dono dizia que a 120 km/h ainda sobrava motor....
Ele devia estar por volta dos 2700 rpm...o que não força em nada o GM,acredito.
Abs
Cícero Franco
27/09/2007, 16:30
Sobra motor mas falta estrutura física na carroceria e no chassis.
Mas está implícito que se deve alterar a suspenção e freios ....
Ela não é nada aerodinâmica isso é verdade...
Muitos fatores influenciam nisso....como por exemplo...esses seus pneus são uma "maravilha" a 120 km/h...assim é complicado de se ter um parâmetro...
Tinha na minha rural pneus lameiros durante anos...Daí resolvi colocar radiais "AT".
Sabe a primeira coisa que notei mesmo antes de sair do pátio da oficina???(Muito barulho e vibração)
Meu ouvidos relaxaram...esses pneu são para barro,não é?Que performance esperava em altas velocidades?
Volto a lembrar,tem muitas coisas emvolvida...
Outra coisa esse pneus dificultam o balanceamento.
Abs
Mas está implícito que se deve alterar a suspenção e freios ....
Ela não é nada aerodinâmica isso é verdade...
Muitos fatores influenciam nisso....como por exemplo...esses seus pneus são uma "maravilha" a 120 km/h...assim é complicado de se ter um parâmetro...
Tinha na minha rural pneus lameiros durante anos...Daí resolvi colocar radiais "AT".
Sabe a primeira coisa que notei mesmo antes de sair do pátio da oficina???(Muito barulho e vibração)
Meu ouvidos relaxaram...esses pneu são para barro,não é?Que performance esperava em altas velocidades?
Volto a lembrar,tem muitas coisas emvolvida...
Outra coisa esse pneus dificultam o balanceamento.
Abs
Acho que uma Rural pra viagens teria que ser construida exatamente para viagens! Nao para trilhas "leves"!
Pneus AT
Suspensao mais estavel
Amortecedores melhores
Freios melhores
Motor
Caixa
Relaçao
..............................
So que ai aja $$$!
Abraço:concordo:
Acho que uma Rural pra viagens teria que ser construida exatamente para viagens! Nao para trilhas "leves"!
Pneus AT
Suspensao mais estavel
Amortecedores melhores
Freios melhores
Motor
Caixa
Relaçao
..............................
So que ai aja $$$!
X2 em tudo que o Loirio falou!
Só acrescentaria um cuidado na altura...não digo pra rebaixar,mas não subir muito o "centro de massa",ou "inércia",ou "gravidade"..não lembro o nome...
Tipo passar o eixo pra baixo dos feixes...arquear mola( mesmo pa trilha é ruim)
Calços enormes...e por eí vai...
Ah barras estabilizadoras pra dar mais conforto,e não parecer que vai virar em cada curva...hehehe!!!
Abs
X2 em tudo que o Loirio falou!
Só acrescentaria um cuidado na altura...não digo pra rebaixar,mas não subir muito o "centro de massa",ou "inércia",ou "gravidade"..não lembro o nome...
Tipo passar o eixo pra baixo dos feixes...arquear mola( mesmo pa trilha é ruim)
Calços enormes...e por eí vai...
Ah barras estabilizadoras pra dar mais conforto,e não parecer que vai virar em cada curva...hehehe!!!
Abs
Nao seria o centro de gravidade do carro?
Claro que ha mais coisas! Fiz uma lista rapida mas é somente uma parte do que tem que fazer! Tem que ter adaptaçoes de conforto!
Direçao hidraulica
Pedaleira suspensa
Cintos de segurança
Motor (diesel ou gasolina)
E muito mais!
Formei uma opiniao:
Se voce quiser usufruir do tamanho, potencial de carga e etc de uma Rural para viajar, ainda mais com a familia, deve pensar em algumas coisas:
Segurança,
Conforto,
Desempenho,
Sua intençao seria andar numa Rural a 120km sem forçar muito. Ja teria que ver apossibilidade de troca do motor, troca da relaçao e ate mesmo de cambio!
Voce vai viajar com a familia. Ja teria que viabilizar $$ para compra de bancos, compra dum Som, ate mesmo de um ar condicionado.
Voce precisa entender que a Rural é uma viatura que foi fabricada a muitos anos atras. A segurança era diferente!
Entao ja teria que ver a compra de freios a disco, dumas pedaleiras suspensas, duma direçao hidraulica! Sem falar na compra de componentes para aperfeçoamento da suspensao...
Sao coisas que valorizao o veiculo, lhe dao mais segurança, conforto e desempenho fazendo com que se possa viajar com a familia tranquilamente!
Kerosene
27/09/2007, 19:28
EU COMEÇARIA DIFERENTE...
COM UMA 4X2 LUXO, COM MOLAS ESPIRAIS.
É MUITO MACIA E SE SEGURA MELHOR NO CHÃO.
MAS TENTE COPIAR UM PROJETO EXISTENTE.
EX: FALCON 3.6l COM CX, CLARK 5M, DIF 12/47, PNEUS 31.
ISSO ORIGINAL NA F1000 ANDA A 120. TEORICAMENTE NA RURAL TAMBÉM, SEM ESQUECER O PROBLEMINHA DA AERODINAMICA.
É UM BOM COMEÇO.
ABRAÇO
EU COMEÇARIA DIFERENTE...
COM UMA 4X2 LUXO, COM MOLAS ESPIRAIS.
É MUITO MACIA E SE SEGURA MELHOR NO CHÃO.
MAS TENTE COPIAR UM PROJETO EXISTENTE.
EX: FALCON 3.6l COM CX, CLARK 5M, DIF 12/47, PNEUS 31.
ISSO ORIGINAL NA F1000 ANDA A 120. TEORICAMENTE NA RURAL TAMBÉM, SEM ESQUECER O PROBLEMINHA DA AERODINAMICA.
É UM BOM COMEÇO.
ABRAÇO
Ai ja seria outra possibilidade! Partir para uma original 4x2 e ir adaptando aos poucos!
Abraço
Colegas,
minha rural tá seguindo esse caminho...
Motor 4.1 com câmbio auto ZF4HP,
Direção hidráulica de santana,
Bancos confortáveis,
Manta asfáltica,feltro e emborrachamento para isolar ruídos e temperatura alta,
fixes de S-10 e Toyota,
Amorteceedores de ranger,
Pneus AT 30" com rodas de alumínio,
Relação 47/11,
Feixes por baixo do eixo,
Barras estabilizadoras,
Feltro no teto também,
Calços de carroceria de motor,
pensando numa refrigeração a água ou AC...
Gnv com 21 metros cúbicos,
Pinças de freio de S-10 com disco de f-1000 e tambor moderno na traseira,
Uma caixa de som que vai em cima do cilindro,com dois "AF" de 15",duas cornetas,e twiters,tudo selenium,
Som com CD de mala...
Acho que por hora é isso...
Tarcisio Pinheiro
28/09/2007, 20:59
Em primeiro lugar meus sinceros agradecimentos a todos que contribuiram com respostas.:palmas: valeu mesmo!!
E tenho mais algumas perguntas??:pensativo:
Essa e para o ZEPI
O que é fixe de S-10??
Onde conseguiu rodas de aluminio;tem como mandar umas fotos??
Tem como mandar fotos da adaptação das barras estabilizadoras??
Ate mais e por enquanto obrigado!!
Em primeiro lugar meus sinceros agradecimentos a todos que contribuiram com respostas.:palmas: valeu mesmo!!
E tenho mais algumas perguntas??:pensativo:
Essa e para o ZEPI
O que é fixe de S-10??
Onde conseguiu rodas de aluminio;tem como mandar umas fotos??
Tem como mandar fotos da adaptação das barras estabilizadoras??
Ate mais e por enquanto obrigado!!
Feixe de S10 seria o feixe de molas da S10!
Rodas de aluminiu eram (nao sei se sao) fabricadas pela Mangels!
Desculpe a antecipassao mas gosto de retribuir como posso!
Tarcisio Pinheiro
28/09/2007, 21:29
Então gostaria de saber sobre essa colocação do feixe de molas de S-10 ficou confortavel??
E a altura ficou boa ou muito alta??
E o preço é bom $$ ??
obrigado pela contribuição foi legal !!
Meu caro hoje mesmo vi um jogo com os dois feixes da Blazer, a versão 'Van" da S 10, pediram R$100,00 no desmanche.
Alguem possui fotos da instalação deste feixe na rural, os suportes dene ser fabricados, e os jumelos?
Tarcisio Pinheiro
28/09/2007, 23:59
Ferraz, o preço e bem agradavel e se ficar confortavel acho que é uma boa adaptação e bem mais resistente que o feixe original.:palmas:
Será que dá muito trabalho para adaptar, pois eu mesmo que faço minhas adaptações, aqui em cuiabá é muito dificil encontrar mecanico que tem conhecimento técnico.:pensativo:
obrigado!! :concordo:
É justamente isto que quero saber como instalar.
Como será o trabalho, se deve ser feito suporte e jumelo ou se há algum que se pode usar.
Há ainda a possibilidade de se instalar jumto com estes feixes barras estalilizadoras, que ajudaram e muito na estabilidade da viatura podendo rodar em velocidades mais altas com mais conforto e segurança.
Tarcisio Pinheiro
29/09/2007, 00:58
Eu nuca fiz essa adaptação mas a minha opinião é:
supender o veiculo, retirar os suportes, jumelos e as molas originais
prender as novas nos eixos e coloque somente o suporte dianteiro das novas molas,pois o lado da mola que vai os jumelos por enquanto deixe sem nada ai desça o veiculo com cuidado pois ficará somente apoiado no chassi e então pegue a trena e meça a distancia entre eixos e deixe com a medida original ai você entra debaixo do carro e marque o lugar em que vai fazer as novas furações no chassi então suspenda o carro novamente,
fixe os suportes e desça o carro para fazer as marcações de furação dos jumelos.
Espero ter ajudado pois o dia em que eu for fazer vai ser assim!!!
Meu amigo tem ajudado e muito, muito obrigado.
Dei uma procurada em barras estabilizadoras e encontrei
http://www.recuperg.com.br/
De uma olhada nos kits
http://www.recuperg.com.br/Produtos/Foto29.JPG
http://www.recuperg.com.br/Produtos/Foto30.JPG
Tem ainda um kit para cambio de chevette ate qua mais em conta, será que alguem poderia opinar a respeito desta caixa nas rurais?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16488&page=3
Amigos,
Olhem no post 30!
Abraço:concordo::concordo::concordo:
Tarcisio Pinheiro
29/09/2007, 20:13
Meu amigo tem ajudado e muito, muito obrigado.
Dei uma procurada em barras estabilizadoras e encontrei
http://www.recuperg.com.br/
De uma olhada nos kits
http://www.recuperg.com.br/Produtos/Foto29.JPG
http://www.recuperg.com.br/Produtos/Foto30.JPG
Tem ainda um kit para cambio de chevette ate qua mais em conta, será que alguem poderia opinar a respeito desta caixa nas rurais?
Você sabe o preço das barras estabilizadoras? o kit parece ser bom.:palmas:
Tarcisio Pinheiro
29/09/2007, 20:20
:mrgreen:
Amigos,
Olhem no post 30!
Valeu a dica e parece que ele não fixou os suportes com parafusos mas sim com solda fica muito bom tambem!!!
Ai é questão de gosto!!!!:palmas::palmas:
Amigos,
Olhem no post 30!
Quanto a adaptaçao dos feixes de S10:
Conforme o Bruno proprietario do F75 do site postado acima, os suportes dos feixes tem que ser reposisionados!
Quanto a adaptaçao do feixe de Toyota:
Conforme o Bruno, o chassi teve que ser alongado 5 cm na frente!
Opa!
Desculpe pela resposta em vao!
É que foi postado junto com o meu!
Tarcisio Pinheiro
29/09/2007, 23:44
Blz a resposta ajudou:concordo:, porém alguem sabe me dizer porque nassas adapt de molas não se usa também o feixe de S-10 na dianteira?
Qual a diferença dele para o de toyota?:pensativo:
Blz a resposta ajudou:concordo:, porém alguem sabe me dizer porque nassas adapt de molas não se usa também o feixe de S-10 na dianteira?
Qual a diferença dele para o de toyota?:pensativo:
Acho que nada inpede a tambem instalaçao do feixe de S10 na dianteira!
A diferença para o de Toyota é que o Toy aguenta mais peso, é mais longo por isso nas instalaçoes é preciso alongar o chassi e tirar um pouco das laminas!
Abraço
Zepi,
Que ano é a sua Rural? Ela veio com motor 3000, certo? Em que ano sairam esses motores?
Enconterei esta aqui é uma boa para tirarmos uma ideia do que se pode fazer com uma rural, caso alguem saba quem é o dono pode passar os detalhes.
http://youtube.com/watch?v=4oFFkNI0udo
Tarcisio Pinheiro, cara segundo o o que diz no site o valor é R$ 125,00 o kit, agora não sei o frete.
Enconterei esta aqui é uma boa para tirarmos uma ideia do que se pode fazer com uma rural, caso alguem saba quem é o dono pode passar os detalhes.
Essa esta bem boa!:palmas::palmas:
Esta sem os parachoques melhorando o angulo de saida e entrada, Spoada, pnues 35' (acho), esta com sinaleiras traseiras no lugar do parachoque, espelhos tipo Whangler.
Esta bem legal! Preparada para as trilhas!
Abraço
Tarcisio Pinheiro
30/09/2007, 20:14
Tarcisio Pinheiro, cara segundo o o que diz no site o valor é R$ 125,00 o kit, agora não sei o frete.
:concordo: E ai blz!!
Ferraz:palmas: $125,00 é um preço bom, se realmente melhora a estabilidade acho que compensa e a instalação parece ser moleza!!
As barras de troção dão uma boa diferença sim, ainda mais com os feixes mais modernos, eliminam aquela inclinação demasiada da carroceria principalmente em curvas, podem fazer curva com mais velocicade e muito mais segurança, porem limitam o curso da suspenção que diminui suas qualidades no off road, as barras podem ser soutas quando necessario.
E quanto aos pneus quais os mais indicados,. medidas e desenhos?
Alguem ai saberia informar se é possivel instalar, com segurança e sem grandes mudanças estruturais os feixes de mola da S 10 na frente e atras?
As barras de troção dão uma boa diferença sim, ainda mais com os feixes mais modernos, eliminam aquela inclinação demasiada da carroceria principalmente em curvas, podem fazer curva com mais velocicade e muito mais segurança, porem limitam o curso da suspenção que diminui suas qualidades no off road, as barras podem ser soutas quando necessario.
E quanto aos pneus quais os mais indicados,. medidas e desenhos?
Alguem ai saberia informar se é possivel instalar, com segurança e sem grandes mudanças estruturais os feixes de mola da S 10 na frente e atras?
Cara,
Como ja falei acho que a maior adaptaçao sera o reposicionamento dos suportes do feixe! Mas quanto a segurança nao sei!
Ronaldo Rolim
01/10/2007, 23:15
Tudo muito legal, tudo muito lindo, mas alguém responda a esse jegue aqui: prá que tanta pressa?
Moro em Taquara, sou natural de Rio Grande e levo um dia para chegar lá... Paro onde quero, falo com quem eu quero, e vou indo, fazendo novas amizades, conhecendo novos lugares... Faz dez anos que esse toyota lerdo me acompanha, e nem sei onde ficam os pardais, radares, etc... Em setembro de 99 fui a Goiás. Uma semana na estrada. Depois de um ano voltei. Prá vim tava com pressa, tava com saudade, cinco dias... Dois por dentro do paraguai, vários amigos novos... Tem jamanta atráz querendo passar? Calma, já fui carreteiro também, num lugar seguro eu facilito e o camarada passa... Se precisar? Se precisar vai a 110 km/h, motor 709, caixa G-24 ano 94 5 marchas (MB 710) diferencial de wyllis 13/43, mas EU não vou. Ele vai, eu não... O jipinho é 63, tem 43 anos, não foi feito para isso, andar a mais de 80 km/h...
Mas cada um, cada um...
Um abraço a todos.
Amigo,como o tópico diz,discutimos adaptação feitas nestes veículos para se viajar com segurança e conforto.
Não o caso de se andar a 130km/h.
Mas para viajar longas distâncias,como conforto a 90km/h por exemplo,o veículo não pode estar no limite.Tem que haver sobra,para aultrapassagens e etc.
Vão vijar mais 600km a 60km/h para ver o quanto é cansativo.
A intenção não é criar uma rural a jato!
Mas sim usar em viajens um veículo de modelo cujo somos apaixonados!
Ah..vc falou em toyota???Não é dos últimos...pq os últimos são ótimos na estrada,e nem por isso ficam ruins na terra.
Abs
Olá pessoal,
desculpe a demora..estava viajando...
Ainda não coloquei os feixes de S-10...
As rodas comprei numa borracharia na BR-101 numa viagem...hehehehe!(da f-1000 não sei o ano)
Ele vaio com o motor 3000 do itamaraty(diferente do maverik),que agora está com nosso colega "Antônio Alexandrino".
Alguém perguntou de fotos...eu mando sim!
Abs
Tudo muito legal, tudo muito lindo, mas alguém responda a esse jegue aqui: prá que tanta pressa?
Moro em Taquara, sou natural de Rio Grande e levo um dia para chegar lá... Paro onde quero, falo com quem eu quero, e vou indo, fazendo novas amizades, conhecendo novos lugares... Faz dez anos que esse toyota lerdo me acompanha, e nem sei onde ficam os pardais, radares, etc... Em setembro de 99 fui a Goiás. Uma semana na estrada. Depois de um ano voltei. Prá vim tava com pressa, tava com saudade, cinco dias... Dois por dentro do paraguai, vários amigos novos... Tem jamanta atráz querendo passar? Calma, já fui carreteiro também, num lugar seguro eu facilito e o camarada passa... Se precisar? Se precisar vai a 110 km/h, motor 709, caixa G-24 ano 94 5 marchas (MB 710) diferencial de wyllis 13/43, mas EU não vou. Ele vai, eu não... O jipinho é 63, tem 43 anos, não foi feito para isso, andar a mais de 80 km/h...
Mas cada um, cada um...
Um abraço a todos.
Mais um conterraneo!:concordo::palmas::palmas:
Olá pessoal,
desculpe a demora..estava viajando...
Ainda não coloquei os feixes de S-10...
As rodas comprei numa borracharia na BR-101 numa viagem...hehehehe!(da f-1000 não sei o ano)
Ele vaio com o motor 3000 do itamaraty(diferente do maverik),que agora está com nosso colega "Antônio Alexandrino".
Alguém perguntou de fotos...eu mando sim!
Abs
Valeu Zepi!
Mais um conterraneo!:concordo::palmas::palmas:
......hehehehe!!!Verdade!
Abs
RogérioNunes
02/10/2007, 21:03
A minha F com motor Q20B,DH,clark2215,diferencial 13x46, pedaleira suspensa, servofreio,freio á disco na dianteira e suspensão 3links.
dalmo cruz torres
02/10/2007, 21:25
Roger, manda mais fotos da tua F.
RogérioNunes
02/10/2007, 23:38
Essa suspensão ficou muito boa...
ADRIO DIAS
03/10/2007, 18:02
Roger,
explica melhor essa sua suspenção!!!Que peças tu usou e de que carros elas vieram e tambem gostaria de saber qual a sua impressao em relaçao ao motor(q20b) assim como qual o consumo medio dele e qual a velocidade de cruzeiro q ele atinge?
Dalmo,
essa tua frase(Deus e o Filho) é muito boa!!!!E como tu já falou que plágio é a melhor forma de admiração to pensando em fazer dela um adesivo pra colar no vidro trazeiro da minha Rural!!!!Claro com a devida modificaçao de F75 pra Rural.Hehehehehehe
Roger,
explica melhor essa sua suspenção!!!Que peças tu usou e de que carros elas vieram e tambem gostaria de saber qual a sua impressao em relaçao ao motor(q20b) assim como qual o consumo medio dele e qual a velocidade de cruzeiro q ele atinge?
Dalmo,
essa tua frase(Deus e o Filho) é muito boa!!!!E como tu já falou que plágio é a melhor forma de admiração to pensando em fazer dela um adesivo pra colar no vidro trazeiro da minha Rural!!!!Claro com a devida modificaçao de F75 pra Rural.Hehehehehehe
A frase é realmente uma boa ideia!:palmas::palmas::palmas:
E quanto a suspensa, acho que se trata de uma helicoidal com os 2 braços normais de ligaçao ao chassi e mais um no meio do eixo pra ajudar!
Estou certo?
Esclarecendo!
Lembra da suspensa do jeep que eu ti falei?!
Acho que é igual aquela so que com um braço de ligaçao a mais!
Roger,
Dalmo,
Legal...
Poderíamos abrir um tópico "off-topic" E colocar lá fotos de nossas frases..tipo como fazem os caminhoneiros...
"Eu tô legal,não me leve a mau,to indo de Rural!!!"
Abs
Legal...
Poderíamos abrir um tópico "off-topic" E colocar lá fotos de nossas frases..tipo como fazem os caminhoneiros...
Abs
É to sempre dentro desses topicos!
Tarcisio Pinheiro
04/10/2007, 20:57
Legal...
Abs
Gostei da frase, muito boa mesmo!!:palmas:
Quanto ao topico, tem meu apoio!!:concordo:
Até!!!!:mrgreen:
Tarcisio Pinheiro
04/10/2007, 21:02
Essa suspensão ficou muito boa...e
Isso ta parecendo suspenção de F-1000.
É isso mesmo??:pensativo:
Se for te digo que é boa mesmo, bem estavel,resistente e curso bom!!
mas se começar a gastar pneu pelo lado de dentro e tiver que fazer alinhamento faça o alinhamento a frio e melhor e mais barato!!
Até!!!!!
e
Isso ta parecendo suspenção de F-1000.
É isso mesmo??:pensativo:
Se for te digo que é boa mesmo, bem estavel,resistente e curso bom!!
mas se começar a gastar pneu pelo lado de dentro e tiver que fazer alinhamento faça o alinhamento a frio e melhor e mais barato!!
Até!!!!!
Essa suspensao é 3 links na frente e atras!:concordo:
Quanto as molas...:putz::pensativo:
Ricardo Bambhoo
05/10/2007, 20:18
Galera, a minha ta com feixes de s10 atras de band na frente com hds nitro. e ta mais alta com uns calços. já dei uns 110 pra 120 na boa. acho que so nao foi mais pq a caixa tá f...da e os calços que tem tá tudo errado.
[]'
RogérioNunes
06/10/2007, 01:14
Adrio, a única peça que usei nessa suspenção foram as molas da F1000 diesel, o resto foi tudo feito no maçarico e solda.Amotecedores originais que pretendo trocar por outros mais macios.O que posso dizer do Q20b é que apesar de ser um motor antigo, é muito forte consumo na faixa de 8...9:1 na cidade e 11 na estrada.Velocidade de cruzeiro na faixa de 100km/h.com relação 46x13.Se "apertar", chega a 120 fácil.
Roger,
Dalmo,
Alexandre Vaz Ferreira
08/10/2007, 00:24
Bueno
Vou me manifestar por aqui...
Comprei uma Rural 66 pronta do Berga há 4 meses...estou arrumando só uns detalhezinhos...já rodei 12000 km :shock: com todo conforto e fazendo muito ciúme nas estrada:dance:
Configuração:
Original por fora
Motor Diesel Maxion Euro 2 2.5 turbo e intercooler,
Caixa e reduzida da Ranger 2.8
Eixos originais -dianteiro com a bolota invertida
Direção hidráulica de S10, Colunas escamoteável VW
Bancos da Pajero,
Manta asfáltica,feltro e carpete,
Ar condicionado
feixes originais spua com barras estabilizadoras e outras barras que não sei o nome...tipo panhard:pensativo:,
Pneus AT 235/15,
Relação 44/9,
Feltro no teto também,
Calços de carroceria de mercedes,
Freios a disco nas 4 rodas -UBD é obvio :lol:, com pedaleiras suspensas e Servo do Vectra
Console de teto com som, porta trecos e luz interna e de leitura
Console entre os bancos com porta-copo
[]s
Bueno
Vou me manifestar por aqui...
Comprei uma Rural 66 pronta do Berga há 4 meses...estou arrumando só uns detalhezinhos...já rodei 12000 km :shock: com todo conforto e fazendo muito ciúme nas estrada:dance:
Configuração:
Original por fora
Motor Diesel Maxion Euro 2 2.5 turbo e intercooler,
Caixa e reduzida da Ranger 2.8
Eixos originais -dianteiro com a bolota invertida
Direção hidráulica de S10, Colunas escamoteável VW
Bancos da Pajero,
Manta asfáltica,feltro e carpete,
Ar condicionado
feixes originais spua com barras estabilizadoras e outras barras que não sei o nome...tipo panhard:pensativo:,
Pneus AT 235/15,
Relação 44/9,
Feltro no teto também,
Calços de carroceria de mercedes,
Freios a disco nas 4 rodas -UBD é obvio :lol:, com pedaleiras suspensas e Servo do Vectra
Console de teto com som, porta trecos e luz interna e de leitura
Console entre os bancos com porta-copo
[]s
Bem legal a ficha tecnica da viatura!!!
Faz um topico o Frota pra ela amigo!
Alexandre Vaz Ferreira
08/10/2007, 23:45
Bem legal a ficha tecnica da viatura!!!
Faz um topico o Frota pra ela amigo!
A pedido:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32771
[]s
Colegas,
minha rural tá seguindo esse caminho...
Motor 4.1 com câmbio auto ZF4HP,
Direção hidráulica de santana,
Bancos confortáveis,
Manta asfáltica,feltro e emborrachamento para isolar ruídos e temperatura alta,
fixes de S-10 e Toyota,
Amortecedores de ranger,
Pneus AT 30" com rodas de alumínio,
Relação 47/11,
Feixes por baixo do eixo,
Barras estabilizadoras,
Feltro no teto também,
Calços de carroceria de motor,
pensando numa refrigeração a água ou AC...
Gnv com 21 metros cúbicos,
Pinças de freio de S-10 com disco de f-1000 e tambor moderno na traseira,
Uma caixa de som que vai em cima do cilindro,com dois "AF" de 15",duas cornetas,e twiters,tudo selenium,
Som com CD de mala...
Acho que por hora é isso...
Pensei agora na hipótese decolocar um diferencial de F75 que é 20 cm mais longo.
E amortecedors rancho com regulagem,assim quando for pegar estrada pra valer dá pra deixar o amortecedor mais firme...mais não sei se teria esse efeito na prática...
Conto com a ajuda dos colegas..
Abs
dalmo cruz torres
21/10/2007, 15:10
Zepi, tem uns tópicos muito interessantes a respeito da estabilidade da linha Jeep. Sugiro que dê uma lida neles com cuidado, v/c vai ver que muitas das coisas que achávamos que aumentassem a estabilidade da viatura na verdade não mudam nada. No fórum geral tem que me esclareceu muitas coisas a esse respeito.
Nossa, eu nunca consigo achar os tópicos quando eu preciso..
Quem saca muito disso é o Leopoldo, ele não tem muita paciência mas entende muito.
VErdade Dalmo...lembro de alguma coisa que o Leopoldo falou...
O papo era sobre alargadores...que não mudariam nada,mas colocar eixos de rurar no jipe poderia ajudar...Então penso no caso do diferencial deve ajudar não?Já que o da f75 é bem maior que o da rural assim como o da rural é bem maior que o do jipe...
Abs
dalmo cruz torres
21/10/2007, 18:07
É isso Zepi, para melhorar a estabilidade ou alarga os eixos ou abaixa a carroceria(isso não dá né) , mas o uso de pneus mais largos também ajudam sim. V/c quer fazer isso na sua rural? Meu pai tem uma rural também, está com o motor Falcon e o resto original, (quebra o cambio de três em três meses), mas ela não é ruim de estrada não...está com rodas mangels aro 16" tala 8" pneus Pirelli Cangando, e jumelos mais altos.
Tarcisio Pinheiro
23/10/2007, 03:02
VErdade Dalmo...lembro de alguma coisa que o Leopoldo falou...
O papo era sobre alargadores...que não mudariam nada,mas colocar eixos de rurar no jipe poderia ajudar...Então penso no caso do diferencial deve ajudar não?Já que o da f75 é bem maior que o da rural assim como o da rural é bem maior que o do jipe...
Abs
E ai BLZ!! :concordo::concordo:
Estabilidade com certeza fiacar melhor, mas você ja pensou em possíveis problemas com a policia (multa ou até apreenção do veiculo).:pensativo:
Ou será que to falando besteira?? :putz:
Já pensei sim...vc não tá falando besteira não...
e se não me engano não pode colocar alargadores...
negócio é colocar barras estabilizadoras(conforto),amortecedores com regulagem(conforto) e não elevar o "centro de massa"...molas de toy...
Abs
dalmo cruz torres
23/10/2007, 08:31
Tarcisio, o Zepi tem uma rural, o diferencial traseiro da rural é 20cm masi estreito de cada lado do que o eixo traseiro da F-75. É muiito pequena a diferença a primeira vista. Para perceber essa diferença tem que ser trilheiro.
beleza Dalmo!
Já vi um eixo de F75 e realmente não se nota diferença,mas será que na lataria o pneu não ficara pra fora?Esse seria o problema....Com pneus 30' já está no limite!
E mais uma coisa o eixo é 40 cm mais comprido ou 20cm?
Ou seja eu pensei que fosse 20 cm no comprimento total....
Abs
beleza Dalmo!
Já vi um eixo de F75 e realmente não se nota diferença,mas será que na lataria o pneu não ficara pra fora?Esse seria o problema....Com pneus 30' já está no limite!
E mais uma coisa o eixo é 40 cm mais comprido ou 20cm?
Ou seja eu pensei que fosse 20 cm no comprimento total....
Abs
Iiiiiiiiii,
Essa adaptaçao do eixo de F na Rural vai dar problema sim! No frota tem um topico dum cara q colocou mas com os alargadores de paralama e saiu ate que bastante para fora!
Quanto a diferença, ela é de 10 cm em cada lado, totalizando os 20cm!
Beleza Loiro!
Num lembra o nome do tópico?
Imagino que isso acontessa realmente.
Vou partir para molas de toy e mortecedores melhores....
Abs
dalmo cruz torres
23/10/2007, 17:13
Zepi, descula, escrevi errado, 20cm de diferença no total. Loiro, eu estava lendo a resolução do contran sobre isso e, pelo que ví, pode sim o pneu sobresaír a lataria, desde que use um protetor rígido. Obviamente, como nossos queridos órgãos regulamentadores "Cospem" portarias a "torto e a direito", seria bom levar sempre consigo uma cópia da portaria, para apresentar a possíveis mulas que parem o veículo por causa disso, pois é pouco provável que estes se informem regularmente sobre isso. Não me perguntem o endereço do tópico, eu nunca guardo isso, mas tá do fórum geral.
Zepi, descula, escrevi errado, 20cm de diferença no total. Loiro, eu estava lendo a resolução do contran sobre isso e, pelo que ví, pode sim o pneu sobresaír a lataria, desde que use um protetor rígido. Obviamente, como nossos queridos órgãos regulamentadores "Cospem" portarias a "torto e a direito", seria bom levar sempre consigo uma cópia da portaria, para apresentar a possíveis mulas que parem o veículo por causa disso, pois é pouco provável que estes se informem regularmente sobre isso. Não me perguntem o endereço do tópico, eu nunca guardo isso, mas tá do fórum geral.
Deve se isso ai mesmo! É que nao tenho conhecimento da legislaçao (seja la como se chama)!
Beleza Loiro!
Num lembra o nome do tópico?
Imagino que isso acontessa realmente.
Vou partir para molas de toy e mortecedores melhores....
Abs
O topico é esse!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31052
Mas ai vai um conselho! Nao ligue para o que eu falo!hehehhe.
Agora vendo melhor a foto, da para andar ate sem o alargador! Mas se agora ja esta no limite, mande bala na troca de eixo e coloque um alagador!
dalmo cruz torres
23/10/2007, 19:32
Felipe, por isso eu disse "pelo que ví", toda legislação tem vários entendimentos(lembra aquele ditado"cada cabeça uma sentença""? ), Lendo a Portaria, EU entendi que pode. De qualquer modo Zepi, não acho que seja muito diferente os dois diferenciais. Falo porque já andei muito tanto na rural como na F-75 , e elas não são tão diferentes quanto a estabilidade.
Vou dar uma olha no meu eixo pra ver se está muito no limite mesmo.....
Mas nessas fotos se já com o eixo de f75 não achei muito grande não...nem precisava aquele baita alargador...
Abs
Vou dar uma olha no meu eixo pra ver se está muito no limite mesmo.....
Mas nessas fotos se já com o eixo de f75 não achei muito grande não...nem precisava aquele baita alargador...
Abs
Na real acho que naquela foto o eixo ainda era o original da Rural!
Tarcisio Pinheiro
23/10/2007, 23:20
E ai BLZ !!!!:concordo:
Essas fotos não aparecem aqui para mim, Cadê????
Também quero ver!!!:cry:
Aqui aparece a roda...mas o cara diz que está com o eixo de "F"...
Tarcisio Pinheiro
24/10/2007, 22:20
E ai BLZZ!:concordo:
Obrigado pela foto ZEPI!!:concordo:
Ate mais!!
Aqui aparece a roda...mas o cara diz que está com o eixo de "F"...
Tava analisando a foto, e agora to achando que tava com eixo de F mesmo! Pois note como a roda tem off seat normal!(nao muito negativo) E o pneus ja esta quase saindo para fora! Imagina com uma roda com off seat -25 ou -44?
O que eu achava era certo!
Olhe esta! Tem flutuante de F75 atras!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=482781#post482781
Bom saber Loiro!
É exatamente esse eixo que pretendo colocar!
Não sei se é fácil achar esse eixo...
Tem um cemintério de rurais aqui na região...vou dar uma olhada.
Abs
Mauricio(chilly wyllis68)
15/11/2007, 02:21
caro tarcisio o carro que vc quer fazer está quase pronto se vc quiser ver a carcterística desta joia rara e quer adaptar da uma olhada nas minhas fotos, a minha ta só um pouco mais longa de diferencial vc optou por 3,15 e a minha ta com o 3,07, motor 4,1 alcool de caminhonete 1985, manso manso o carro ta um avião, porem em quinta ela chora pacas e ta com um kit de rolamento conico na reduzida, deve ser o sistema de dentes retos das engrenagens que não tem jeito chora mesmo, mas se quiser mais detalhes manda bala pergunta mesmo que te respondo. grande abraço
15/11/2007, 02:32
esqueci de te dizer, esta minha rural tava com o motor do maveco 6 3.0, infelizmente tive que trocar pois o número deu confusão no detran e eu o tirei, quando eu trouxe ela de sorocaba, 4marchas relação 8x43, meu irmão tava guiando ela e 100 km/h era na casca, quando ele pisava a danada estilingava e não parava mais, imagina se colocar um cambio 5m é o mesmo da gm so que com o piloto de f1000, nem quero pensar nisso, motor do maverick 6 é excelente e não precisa adaptar nada, detalhe se for colocar este motor tem que ser o de sistema by pass, mangueirinha do lado de fora do bloco, solução dos engenheiros da ford para o super aquecimento do antigo motor, longa historia de erro de projetoqqr coisa tmos ai.
Tarcisio Pinheiro
15/11/2007, 21:51
caro tarcisio o carro que vc quer fazer está quase pronto se vc quiser ver a carcterística desta joia rara e quer adaptar da uma olhada nas minhas fotos, a minha ta só um pouco mais longa de diferencial vc optou por 3,15 e a minha ta com o 3,07, motor 4,1 alcool de caminhonete 1985, manso manso o carro ta um avião, porem em quinta ela chora pacas e ta com um kit de rolamento conico na reduzida, deve ser o sistema de dentes retos das engrenagens que não tem jeito chora mesmo, mas se quiser mais detalhes manda bala pergunta mesmo que te respondo. grande abraço
E ai BLZ!!!!!:concordo:
Realmente é essa configuração que eu queria, mas fiquei meio com medo de ficar muito longa e ficar meio lerda em arrancadas, sei que o motor e forte mas tudo tem limites.
Então fala ai pra toda a galera:
Quantos RPM pra rodar a 120KM?
Como ficou o consumo e qual o comnbustivel?
Quando você comprou ja estava com essa relação de dif ou você que colocou; quanto pagou?
E o cambio, é 4m? a 4º e 1:1?
Qual a medida dos pneus?
E se não for pedir muito coloca umas fotos da caranga ai pra gente ver!!
Valeu !! Atéee!!!:concordo:
E se não for pedir muito coloca umas fotos da caranga ai pra gente ver!!
Tem um topico dela no Frota!
dalmo cruz torres
16/11/2007, 00:17
Pessoal, antes que confundam, as engrenagens da reduzida Willys com dentes retos só quando liga a reduzida, sem a redizida as engrenagens que trabalham são normais(helicoidais). A redizida Willys ronca mesmo.
Tarcisio Pinheiro
16/11/2007, 00:44
Pessoal, antes que confundam, as engrenagens da reduzida Willys com dentes retos só quando liga a reduzida, sem a redizida as engrenagens que trabalham são normais(helicoidais). A redizida Willys ronca mesmo.
:concordo: BLZ!!
Valeu a informação!
Até......
dalmo cruz torres
16/11/2007, 01:37
Agora também estou com dúvidas para escolher o cambio e redução para a minha F-75....
Gostaria de fazer uma pergunta quanto a caixa de tração e seus rolamentos o que fazer para não esquantarem e deixar vasar o oleo , em velocidades acima de 80 km/H
dalmo cruz torres
16/11/2007, 13:21
Ferraz, sempre que estou filosofando, a primeira pergunta que me vem a mente é aquela tradicional: De onde viemos, o que somos, e para onde vamos? O que fazer para uma redução Willys não vazar é a segunda pergunta que me vem a cabeça...
Valeu , é uma questão que muito me remoe a reflexão.
Valeu meu caro um abraço.
18/11/2007, 10:00
intão tarcisio, vamos tirar tuas dúvidas, rural 68, eixos de f75 74, motor de A10 amarelo carburador h34 (futuro 3E), cambio de A20 5m CL 2205A 4ª 1:1, 5ª 0.83:1 adaptador deeptec, cx de redúção willys, relação 43x14 (3.07:1) rodas 15" pneus bf goodrich 31-10.5-15,ainda não aferi o velocimetro, mas qdo trouxe da funilaria em 4ª sem pisar condução normal tava a 100km/h, emparelhado com um uno, se eu colocasse quinta o carro não ia puxar tinha que esticar mais a 4ª, o consumo ainda não deu pra fazer ms se ela fizer 7km/l ou mais, vou soltar rojão pq é um 6cc antigo, pesado, quadrado, carburado, com reduzida ufa!!!, impressindível amortecedor de direção, amortecedores mais duros e se possivel adápta uma barra de estabilidade atraz senao vai parecer q c ta num barco na hora da curva, se vc vai só viajar eu nãoi colocaria um 6cc, coloquei pq já o tinha, "por mim colocaria um 4cc 2.2 gm do vectra ou da s10 mais economico que o 6 canecos com o cambio descrito acima, e uma relação 44x9" , o pneu pode ser misto, rodas 16 sáo melhores para viagem, 15 o pneu tem mais perfil melhor na trilha, c num precisa disso, mas gosto é gosto e se vc acha q 6cc é fodão esquece o que está em haspas e faz o seu gosto.espero ter te sanado a sua dúvida, se tiver mais dúvidas tamos ai e apoio seu sonho seja lá a configuração, no final é um tesão hehehehe.as fotos tão no site abração.