Conectar

Ver Versão Completa : apagou tudo!

Nathan
24/09/2007, 12:00
Olá pessoal!!!

Meu samurai virou um treco sobre 4 rodas.
Eis o problema:

Estava andando com meu samurai (não era trilha, era perto de casa, asfalto mesmo). Nisso, ouço um barulho vindo do meu lado direito (banco do passageiro) vindo de baixo (como se viesse da altura da perna do passageiro). É o mesmo som de "click" de qdo se liga o samurai sem dar partida (é um zunido e um click - isso é bomba de combustível, né?). Bom, junto com o barulho de click, a luz do Check Engine liga. Imediatamente eu parei o jipe e desliguei. Juntei os plugues pra ver o código que daria do Check Engine. Porém, no momento de ligar o jipe ele não ligava. Não acendia luz alguma. Nem a do Check Engine, nem nada. O barulho de click tb não aconteceu. Bom, sem poder nem ligar o jipe, eu e um amigo q estava no jipe empurramos o pobre coitado pra um lugar melhor pra tentar achar o problema. Qdo o jipe estava em movimento resolvi, por via das dúvidas, ver se ele pelo menos ligava (sem dar partida) e qual a minha surpresa qdo ele ligou. Na mesma hora dei partida e tudo voltou quase ao normal. "Quase" pelo seguinte: andando com ele até em casa a luz do Check Engine as vezes acendia. Percebi que há algum mal contato pois qdo passava por um calombo no asfalto que fazia o jipe pular, fazia o famoso click descrito anteriormente e na mesma hora acendia a luz do Check Engine e o jipe como que "desligava". Eu só não parava de vez pois logo que passava em outro "buraco" do asfalto a luz do Check apagava e ele voltava ao normal. E assim foi, ligando e desligando sozinho até minha casa onde pelo menos podia estacionar com segurança. Mas basta uma sacudida forte do lado direito do jipe para que ele ligue (até uma próxima sacudida).
Mexi em tdos os conectores que eu conhecia da bateria e tudo está muito firme.
Me parece q é algo da bomba de gasolina. Mas ela pode dar mal contato :shock:?! Vale dizer q meu jipe tem alarme, q nunca consegui usar direito pq disparava direto (meu samuka é canvas) e um módulo de som pois não uso cd-players no jipe e ele serve pra amplificar o som de discmans ou mp3 portáteis para as cxas de som. A instalação do módulo de som sei que está OK pois foi feito num lugar decente. Porém, o alarme não sei pois já peguei ele assim. Me disseram que poderia ser o alarme q "resolveu" funcionar sozinho e cortou a ligação da bomba de combustível.
Enfim, se alguém puder me ajudar indicando uma possível causa, eu agradeço de montão!!!

abraço!!!
(sem andar, nem ligar, nem fazer nda...)
Nathan

Jeanilson
24/09/2007, 12:16
Olá pessoal!!!

Eis o problema:

Estava andando com meu samurai (não era trilha, era perto de casa, asfalto mesmo). Nisso, ouço um barulho vindo do meu lado direito (banco do passageiro) vindo de baixo (como se viesse da altura da perna do passageiro). É o mesmo som de "click" de qdo se liga o samurai sem dar partida (é um zunido e um click - isso é bomba de combustível, né?). Bom, junto com o barulho de click, a luz do Check Engine liga. Imediatamente eu parei o jipe e desliguei. Juntei os plugues pra ver o código que daria do Check Engine. Porém, no momento de ligar o jipe ele não ligava. Não acendia luz alguma. Nem a do Check Engine, nem nada. O barulho de click tb não aconteceu. Bom, sem poder nem ligar o jipe, eu e um amigo q estava no jipe empurramos o pobre coitado pra um lugar melhor pra tentar achar o problema. Qdo o jipe estava em movimento resolvi, por via das dúvidas, ver se ele pelo menos ligava (sem dar partida) e qual a minha surpresa qdo ele ligou. Na mesma hora dei partida e tudo voltou quase ao normal. "Quase" pelo seguinte: andando com ele até em casa a luz do Check Engine as vezes acendia. Percebi que há algum mal contato pois qdo passava por um calombo no asfalto que fazia o jipe pular, fazia o famoso click descrito anteriormente e na mesma hora acendia a luz do Check Engine e o jipe como que "desligava". Eu só não parava de vez pois logo que passava em outro "buraco" do asfalto a luz do Check apagava e ele voltava ao normal. E assim foi, ligando e desligando sozinho até minha casa onde pelo menos podia estacionar com segurança. Mas basta uma sacudida forte do lado direito do jipe para que ele ligue (até uma próxima sacudida).
Me parece q é algo da bomba de gasolina. Mas ela pode dar mal contato :shock:?! Vale dizer q meu jipe tem alarme, q nunca consegui usar direito pq disparava direto (meu samuka é canvas) e um módulo de som pois não uso cd-players no jipe e ele serve pra amplificar o som de discmans ou mp3 portáteis para as cxas de som. A instalação do módulo de som sei que está OK pois foi feito num lugar decente. Porém, o alarme não sei pois já peguei ele assim. Me disseram que poderia ser o alarme q "resolveu" funcionar sozinho e cortou a ligação da bomba de combustível.
Enfim, se alguém puder me ajudar indicando uma possível causa, eu agradeço de montão!!!

abraço!!!
Nathan
Nathan,

Com certeza o seu Samurai está sofrendo do "Mal do Osmar" (Mal contato) :mrgreen:

Verifique as conexões da bateria, não só a da bateria com os cabos, mas as dos cabos com a massa (negativo) e com o alternador (positivo). E aproveita e faça uma revisão elétrica geral.

[]'s elétricos!

Fabil
24/09/2007, 13:26
da uma olhada principalmente na centralina, se o fio terra dela esta bem aparafusado na lata...
T+

nanito
24/09/2007, 13:53
Olá pessoal!!!

Eis o problema:

abraço!!!
Nathan
Tira esse alarme fora e instala um novo. Na minha quantum estragou o anti-furto e ficava cortando energia da bobina em pleno movimento.

[]´s

davilsantos
24/09/2007, 16:33
eu tenho um vitara canvas capota de lona e tenho nele um alarme positron(aquele do controle pequeno) e ligo ele direto e faz tempo que não dispara. isso que no verão eu deixava ele na beira mar e com todo o vento que tinha ele não disparava. antes que os outros perguntem, ele funciona e esta ok pois eu ate fui verificar.

Murillus
24/09/2007, 16:46
Tira esse alarme fora ...

concordo que ter um alarme e/ou um antifurto ou algo assim num 4x4 é ter dor de cabeça...

sugiro que vc leve o carro num eletricista bom... e aprenda como fazer pra desistalar estes mecanismos tb pois se vc estiver numa trilha ja viu a bronca ne...

Nathan
24/09/2007, 23:10
Olá pessoal!!!!
Obrigado pelas respostas!

Jeanilson
vou verificar essas partes tb.

Fabil
desculpe a ignorância, mas onde fica a centralina??? :roll:

Valeu povo!!!
abraço!

Henanh
24/09/2007, 23:40
A centralina fica atrás do cofre, mas nao sei o melhor acesso pra ela, hehehe

Fabil
25/09/2007, 08:45
a centralina fica debaixo do portaluvas... enfia a cara debaixo do painel ( lado passageiro) que vc verá uma caixa metalica aparafusada na lata..

T+

Nathan
25/09/2007, 09:32
Henanh... calma lá, calma lá!!! :lol::lol::lol:

Fabil
ahhh... então essa cx metálica chama-se centralina. Realmente sempre desconfiei que aquele barulho de zunido e clique q fazia antes de ligar o jipe viesse dali. E, novamente te alugando Fabil :mrgreen:, pra q serve essa centralina e o que é pra eu verificar lá? O que eu fiz ali (como eu não conhecia isso) foi só verificar se os cabos estavam no lugar e se estava tudo preso. E sobre isso está OK.

obrigado novamente!!!!
abraço!!

Fabil
25/09/2007, 09:37
Nathan.. na boa.. se vc nem sabe p/ que serve a centralina é melhor vc nem mecher... leva num auto-eletrico p/ fazer o servico p/ vc...

T+

Nathan
25/09/2007, 09:37
Fabil!

Tudo OK! Pesquisei e vi q ela faz a mistura do combustível/comburente, certo?!
Xiii... agora fiquei preocupado... será que deu algum problema no motor? Como eu ainda andei um pouco com ele até em casa, e essa porcaria ligava e desligava, será q a mistura incorreta ferrou algo?
:putz:

Só pra constar, eu posso descartar a possibilidade do alarme ter causado isso ou o alarme é que pode estar causando esse problema na centralina?

abraço preocupado!

Nathan
25/09/2007, 09:42
Caramba rapaz!!! Responde rápido! hehehe...

Ah! Mas não tenha dúvida que eu vou deixar pro mecânico mexer!!! :concordo:
Eu só sou curioso mesmo e com vontade de aprender! hehehe...

abraço!

Murillus
25/09/2007, 13:47
Nathan.. na boa.. se vc nem sabe p/ que serve a centralina é melhor vc nem mecher... leva num auto-eletrico p/ fazer o servico p/ vc...

VOU REPETIR... concordo que ter um alarme e/ou um antifurto ou algo assim num 4x4 é ter dor de cabeça... sugiro TB que vc leve o carro num eletricista bom... e aprenda como fazer pra desistalar estes mecanismos tb pois se vc estiver numa trilha ja viu a bronca ne...

na semana passada, estavamos nas dunas e um samurai teve problemas no bloqueador antifurto... saiu rebocado por um troller... teve sorte pois ainda estava comecando a trilha... tinha uma mecanico la que ainda tentou fazer uma ligacao direta mas nem isso deu certo...

Sugiro a todos que tenham despositivos assim que saibem como desmonta-lo...

Nathan
25/09/2007, 16:45
Copiei Murillus!! Perguntarei pro autoelétrico como resolvo em caso de pane no alarme.

Pessoal!! Problema resolvido: como precisava tirar o jipe da minha casa pra levar no mecânico (q era perto), resolvi procurar novamente onde achava o mal contato e achei. O fio do alarme estava solto: um plugue que se soltou. Foi só juntar os dois e o jipe funcionou direitinho. O alarme cortava tdo o funcionamento do jipe por segurança (caso algum ladrão cortasse o fio pro alarme parar de funcionar).
Apesar de estar funcionando, levei num auto-elétrico pra ele verificar tdo o sistema do alarme e do jipe.

obrigado novamente!!!!!
abraço!