PDA

Ver Versão Completa : Samurai x Vitara



cassiolm
10/02/2004, 23:57
Caros,

Preciso de uma ajudinha para decidir que carro comprar.
Não tinha visto ainda o Vitara e estava procurando um Samurai mas depois de ver o carro e comparar perços agora estou na dúvida. Eles tem aproximadamente o mesmo preço no entanto o Vitara oferece mais(direção hidraulica, etc) do que o Samurai. O Samurai é mais jipe e Vitara é mais carro de passeio. Estou certo? Quais as diferenças principais.
Quero um carro para usar na cidade e para viagens de fim de semana, algumas em estradas de terra mas nada pesado ou rali.
Qual seria o carro ideal?
Alguma dica do que eu devo checar na hora de avaliar o carro para comprar. O que eu devo ficar de olho para nao comprar um mico?
Quero um carro por volta de 17 mil

Agradeço qualquer resposta/dica.

emc
11/02/2004, 07:47
Olá,

Comprei um Vitara 93/94 canvas uns 4 meses atrás e a utilização que faço dele é semelhante a que você citou. Uso ele diariamente na cidade para trabalhar e nos finais de semana tiro a capota para dar um passeio por estradas de chão na região onde moro (Serra da Cantareira - São Paulo).

Posso dizer a vc que há, na minha opinião, um excelente equilíbrio entre a parte carro e a parte jeep no Vitara. É muito bom de dirigir, pequeno, confortável e cheio luxos elétricos.

Quando o meu estiver um pouco mais equipado vou arriscar umas trilhas leves no final de semana, mas nunca sem esquecer que na :cry: segunda-feira tenho que usar o mesmo carro para trabalhar!!! :x

Por hora o meu está com pneus mistos 50/50-terra/asfalto na medida 235x75-R15, que acho ideal para o meu uso e é o máximo que dá pra colocar com a suspensão original.

:D Se isso te anima, estou adorando o "carro" e nem sonho em troca-lo por outro, muito pelo contrário, vou equipa-lo até deixar do jeito que eu quero e aí sim curtir muito!!!!!!!!

Dê uma olhada nos outros tópicos do Forum, tem muito mais info pra vc...

guimsn
11/02/2004, 09:21
Fala!!!

Seguinte, tenhos os dois aqui em casa. Um Samurai TODO MEXIDO e um Vitara TODO CARETA!!

Se seu uso for se restringir somente ao que vc falou, ou no maximo algumas trilhas leves a medias, vai de Vitara. Se pretende correr Raids ou trilhas pesadas, compra um Samurai. Mas nao pense que o VItara nao guenta o tranco. GUENTA SIM!!!! Os dois sao capazes de realizar as mesmas proezas, basta ver com a galera daqui que tem Vitaras super-equipados e que fazem trilhas pesadas com eles. So que eu acho que preparar um Samurai pra trilhas pesadas eh mais barato....

[ ]s

cassiolm
11/02/2004, 18:15
Obrigado pelas respostas,

acho que o Vitara talvez seja mais adequado para o uso que eu tenho em mente.
Agora é continuar procurando um carro em bom estado.
Parece que tem uma feira no Ibirapuera em São Paulo só de off-road.
Alguem sabe como funciona, horário, etc.?

Valeu!

Martin Melcop
11/02/2004, 18:18
da uma olhada neste link, tem tudo sobre o encontro no ibira
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1740

cassiolm
11/02/2004, 21:48
Nem sei como agradecer.
Este forum está me ajudando muito.
Obrigado pelas infos.

abraços.

emc
12/02/2004, 08:45
Aqui onde trabalho (Santana - Zona Norte de S. Paulo) eu vejo um Vitara todos os dias a venda. Parece que o ano é 95/branco c/ capota branca e todo original.

Se te interessar eu pego o telefone e o endereço direito.

Falô!!!!

cassiolm
12/02/2004, 16:52
Interessa sim!
Se vc puder pegar o telefone eu agradeço.
Valeu!

Rafael_Reis
13/02/2004, 12:07
O vitara como jipe é um otimo carro e o samurai como carro é um ótimo jipe! :shock: :D

Abracos Vitareiros,

andre vinicius gusso
15/05/2004, 18:15
Pessoal...
Decidi que vou ter o meu primeiro 4x4 e agora estou na fase de decidir para qual lado correr. Foi nesta busca de informações que acabei chegando até este fórum.
Estou na dúvida se me abraço com um Samurai ou um Vitara ano 92 até 95 (questões financeiras) e tendo para canvas. O carro a ser adquirido vai ser o meu carro de uso diário (idas e vindas do trabalho) e no final de semana lama e aventura.
Tenho família (mulher e filha ) e minha mulher tem uma parati para o uso dela. Mas me preocupo com as necessidades familiares também do segundo carro. Tenho certeza que o Vitara é mais confortável mas será que ele aguenta bem aquelas aventuras e lama de final de semana? Por favor me ajudem...

RafaeL Maia
16/05/2004, 07:00
Vou tentar ajudar pelo que me informaram até hoje:
O Samurai é mais desconfortável e tem espaço interno pequeno, porém é muito bom em trilhas( eu acho o Samurai uma verdadeira "máquina de trilhas" :lol: ).
Já o Vitara é mais confortável e aguenta muitas trilhas também.

=} Eu acho q no teu caso vai Vitara! é melhor para o uso misto.

Fabil
16/05/2004, 17:30
pra uso diario e passear com a familia ? vai de Vitara...

andre vinicius gusso
16/05/2004, 20:02
tenho me deparado com um detalhe na busca pelo meu suzuki:
-Quase todos os vitara tem o câmbio automático!! Este cambio vai bem na lama e trilhas?? ou devo bascular esta opção???

lg_gustavo
17/05/2004, 00:32
pra uso diario e passear com a familia ? vai de Vitara...

Fabil... nunca vi tão direto !!! Tava decidido num Samurai, e por causa do $$$ tava limitado até um ano 95. Depois dessa vou repensar no Vitara...

Andre, têm varios tópicos que discuti esse assunto, o jipe como "carro para uso misto"...participai de alguns. Clique em

http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php?search_author=lg_gustavo

[]s e boa sorte

rwata
17/05/2004, 12:29
Tambem uso carro no dia a dia mas ando 99% do tempo sozinho por isso não tenho muito problema, mas o espaco do Samuka é bem pequeno nao sei se voce já viu, mas no porta malas dele cabem umas..........2 caixas de sapato e olha lah :shock: :lol: . Fora o desempenho, que voce vai ficar pra tras de qualquer carro 1000. :shock:
Nao sei como é nos vitaras mas...no samuka a realidade é essa :lol:

[]´s

Pinhal
17/05/2004, 15:41
Tenho um Samuca 93 Metal.....Tô com ele ha uns 4 meses e fiz uma trilha até hj. Ele foi bem valente. Uso ele de vez enquando no dia-a-dia pq tenho outro carro, mas posso te dizer que o Samurai pula bastante, nunca andei de Vitara, por isso não sei como ele se comporta!!!!
A posição de dirigir do Samurai é boa e o espaço para o motorista e passageiro tb, mas o porta-malas é quase nulo e o banquinho de trás tb é BEM pequeno...... os bancos originais do Samuca tb não são nenhuma excelência em conforto, mesmo assim adoro o meu. Além disso ele é super econômico: 11km/l na cidade e 13 km/l na estrada.
Espero ter ajudado

[]'s

EduPuga
18/05/2004, 09:18
André,



Tenho um sidekick 1.6 93, estava com o mesmo problema que vc, apesar de não ter filhos queria um carros familia/trilha. O espaço interno é muito bom, atraz com 3 pessoas fica um pouco apertado, o porta malas tb tem um tamanho bom, o carro tb é macio na cidade e na terra. Nunca pretendi usa-lo em trilhas muito pesadas, fiz um passeio em delfinopolis/serra da canastra, estavamos em 4 pessoas, estradas de terra, buracos, lama e riozinhos e o carro se saiu muito bem.
Espero te-lo ajudado...

Abraços,

Birita
22/05/2004, 20:53
nesse caso vai de vitara, sem medo de ser feliz... :D

Firmo
01/10/2004, 15:34
Estou querendo entrar no grupo de vcs e gostaria de tirar algumas dúvidas.
Quais as principais diferencas entre os metal samurai e o vitara ?
Qual deles é melhor para uso urbano e trilhas de final de semana ?
Qual o melhor ano desses suzuki ?
Abraços

Mizael Filho
02/10/2004, 18:32
Depende das trilhas.

Se forem trilhas mais leves, o vitara ganha pois é mais confortável.

Se as trilhas forem mais pesadas, o samurai aguenta bem mais o tranco!

Acho que a manutenção do vitara deve ser mais cara!!!

Valeu!

Birita
02/10/2004, 23:19
Trilhas médias/pesadas e uso urbano: Samurai 93-96
Trilhas leves/médias e uso urbano: Samurai 97-98
Trilhas leves/médias e uso urbano/viagens: Vitara ou Gran Vitara

HAIUHAUIHA!

Claro que todos esses com alguns upgrades podem encarar sem problemas trilhas pesadas...

O Vitara tem manutenção mais cara, assim como o seguro.

MarcosAguiar
04/10/2004, 11:18
Tenho um Vitara, levantei 1' na suspensão e 2'' na carroceria, coloquei pneus 225 tipo black star!

To rebocando muito samurai na trilha! hehehe!

Sugiro o Vitara, tem mais motor e conforto! E é verdade que tem que ter mais cuidado em trilhas e a manutencão/seguro são mais caros!

Elio
05/10/2004, 10:45
Firmo,

Tenho um Samuka canvas feixe e posso dizer que como veículo do dia-a-dia fica bastante complicado. O bixim pula que é uma barbaridade. O porta malas é muito pequeno e o banco traseiro tb.

Samuka tb não anda bem na estrada (de asfalto). Se vc pretende viajar, pode se preparar pra andar a 80km/h e curtir a paisagem.

Não me arrependo de ter comprado o Samuka não. Mas como único auto não dá muito certo no meu caso.

Abs

Firmo
05/10/2004, 14:44
Eu sempre achei (aparentemente) o samurai mais resistente de lataria e chassi que o vitara para trilha, posso estar enganado.
Agora em matéria de tamanho o samuca so cabe 2 e o vitara 4 pessoas ?
O motor do samuca 1.3 aguenta as trilhas ?
Abraços

Elio
05/10/2004, 15:23
Firmo,

Tanto o Samuka qto o Vitara forma projetados para levar o mesmo número de pessoas. Mas no Vitara vai bem mais confortável, principalmente pra quem viaja no bco traseiro.

O motor 1.3 do Samuka manda legal nas trilhas sem o menor problema. Mas na estrada de asfalto você vai apostar corrida com Uno Mille e vai perder. hehehe. Sem problemas para viagens curtas.

Minha impressão é que o Samuka até pode ser mais resistente que o Vitara, mas pra fazer uma diferença vc tem que entrar em trilhas mais difíceis.

Tem muita gente que com algumas pequenas adaptações em Vitaras barbariza nas trilhas.

Abs,

MarcosAguiar
06/10/2004, 13:30
Firmo,

Tanto o Samuka qto o Vitara forma projetados para levar o mesmo número de pessoas. Mas no Vitara vai bem mais confortável, principalmente pra quem viaja no bco traseiro.

O motor 1.3 do Samuka manda legal nas trilhas sem o menor problema. Mas na estrada de asfalto você vai apostar corrida com Uno Mille e vai perder. hehehe. Sem problemas para viagens curtas.

Minha impressão é que o Samuka até pode ser mais resistente que o Vitara, mas pra fazer uma diferença vc tem que entrar em trilhas mais difíceis.

Tem muita gente que com algumas pequenas adaptações em Vitaras barbariza nas trilhas.

Abs,


CONCORDO PLENAMENTE!

Guil
06/10/2004, 14:49
Tanto o Samuka qto o Vitara forma projetados para levar o mesmo número de pessoas. Mas no Vitara vai bem mais confortável, principalmente pra quem viaja no bco traseiro.

Que eles foram projetados pra levar o mesmo número de passageiros tudo bem, mas sinceramente, eu coloco no máximo uma pessoa no banco de trás do meu samurai. Com duas o carro fica muuuuito pesado, um saco de dirigir. Coloco duas atrás só em ultimo caso mesmo.

Agora no vitara, vão duas pessoas atrás tranquilamente.

lg_gustavo
06/10/2004, 14:53
Tanto o Samuka qto o Vitara forma projetados para levar o mesmo número de pessoas. Mas no Vitara vai bem mais confortável, principalmente pra quem viaja no bco traseiro.

Que eles foram projetados pra levar o mesmo número de passageiros tudo bem, mas sinceramente, eu coloco no máximo uma pessoa no banco de trás do meu samurai. Com duas o carro fica muuuuito pesado, um saco de dirigir. Coloco duas atrás só em ultimo caso mesmo.

Agora no vitara, vão duas pessoas atrás tranquilamente.

Tranquilamente, na minha opinião, só se for no Vitara 5D...
No meu samurai "amputei" o banco traseiro...só servia pra pular e ficar fazendo (mais) barulho...


[]s muito feliz com o carro...

Elio
07/10/2004, 15:50
Fala Gustavo! Aquela coisinha atrás no Samuka que chamam de banco faz um barulho que as vezes dá nos nervos né....

Vamos derrubar mais umas Skol lá no Ibira?

Abraço

lg_gustavo
07/10/2004, 17:11
Opa !!! Hoje vou lá, mas devo chegar meio tarde... depois das 9, provavelmente. Vc precisa ver os faróis que instalei !!!

Quanto ao banco, o pior é que vou ter que PROVISORIAMENTE :twisted: instalar ele... vou viajar pra Bananal no feriado com um casal de amigos em carros separados, mas pra rodar por lá só o Samuca mesmo...


[]s

mboaventu
08/10/2004, 08:58
Pessoal, o samuka vai bem em estrada e muito bem em trilha se vc não exigir muito do bixinho. Colocando os bancos do Vitara o samuka fica relativamente confortável tb para o(s) zéquinha(s). Já viajei em 4 com duas malas atráz dos bancos e foi 10. Depende do seu espírito para viagens e paciência....

lg_gustavo
08/10/2004, 09:23
Salve Marcelo,

Tava sumidão, heim ???
Discordo do "se não exigir muito do bixinho", acho que é tudo uma questão de preparação... pneus adequados podem fazer o "bixinho" horrorizar....
Quanto ao banco, tirei porque além dele ficar pulando lá atrás que nem um cabrito quando tá vazio, quando vou para o sítio costumo levar o Zeus, um "pequeno" pastor alemão (que inclusive uma vez já deslocou meu ombro tentanto lamber minha cara :shock: ). Como o banco é "novo", com "couro ecológico" e tudo, preferi guardar ele em casa.


[]s

mboaventu
08/10/2004, 14:13
è isso aí Gustavo. O "exigir muito" é para não socar o pé na estrada. Na terra a história é outra. O bixinho vai bem...

[]´s

lg_gustavo
08/10/2004, 14:23
ai sim... :wink:

tinha entendido errado......... :roll:


[]s pronto pra encarar uns 350 km de Dutra num Samurai hoje a noite...e depois mais 50 de terra até a Bocaina....

jmquiroga
24/01/2005, 14:00
OLA AMIGO , Gostaria de pedir algumas informações , a respeito desses 2 carros , qual deles é mais complicado achar peças ? , qual deles são mais caras as peças ? .. qual deles costuma das mais problemas mecânicos ? .. tudo isso levando em consideração os 2 carros do mesmo ano , como por exemplo 94 , bem velinho , ... estou com essa duvida pq achei um vitara 94 , com kit gás , muito econômico pelo mesmo preço do samurai que iria comprar ... e parece ser um melhor carro ... valeu , aguardo ajuda ..

billj
24/01/2005, 14:11
tanto faz
tanto faz
tanto faz

:wink:

danieltinoco
24/01/2005, 21:57
Depende o uso que vc quer ter?
Já tive no seu lugar e optei por um vitara, pq precisava de mala, pois ele é o meu unico carro (conforto), e porque e mais forte para viagens, agora se vc não precisa de nenhuma dessas coisas, quer um carro para trilha, o samurai é melhor (economico, forte, valente)!

Vou te dar uma grande dica não tenha pressa, olhe os dois carros com calma e pege o melhor, ambos são otimos carros

boa sorte

Daniel

LuizCabral
24/01/2005, 22:04
Jmquiroga,

Esse topico ja foi bastante discutido aqui no forum. Faça uma pesquisa que vc encontrará várias coisas.

Adiantando, e resumindo: O samurai como carro é um ótimo jeep / O Vitara como jeep é um ótimo carro.

Em relação à manutenção os dois são iguais.

[]'s

Samurai_MOA
25/01/2005, 02:15
Discordo dos companheiros no quesito manutenção, acho q o samuca eh melhor e mais fácil de se fazer adaptações!
Mas eh aquela velha historia do uso do carro... vai ficar mais na cidade? Pegar estrada? Vai de vitara.
Mas se eh pra fazer soh trilha e pegar pouca cidade e pouca estrada, vai de samurai!

[]'s

jmquiroga
25/01/2005, 09:24
valeu galera ... bom , na verdade eu vou pegar trilhas sim .. mas vou andar muito mais na cidade , e tmb , não tenho trilhas proximo a minha casa , então terei que andar no mínimo 150 km pelo asfalto até chegar a primeira trilha .... com relação a economia , o vitara esta com kit gás , eñtão esta mais econômico que o samurai , o problema é que o vitara é mais velho ... vitara 94 e samurai 97 ..... valeu

Marco/Kelly
25/01/2005, 13:51
ja que sitou kit gas resolvi entrar no papo, sabe o tamanho do cilindro e quanto está fazendo em km? sabe se tem variador de avanço?? e na subida perde muita potencia??

Pergunto isso pois coloquei gas no meu vitara esta semana e na subida é bastante lento 45km faço com 02 cilindros de 71/2m3 120km e não tem variador de avanço no meu ,pois o instalador disse que não tem um modelo que realmente atua neste carro.

jmquiroga
25/01/2005, 14:53
olha , na verdade eu não vi nem o carro pessoalmente , mas esta com 2 cilindro de 7,5 m3 , e ele disse que faz por volta de 180 kms com os tanques cheios , ... e com relação a perder força , isso é inevitavel , meu pai tem uma kombi a gás e mesmo vazia ele tem que por na gasolina para subir o morro e olha que o cambio é reduzido e é 1.6 ..... , agora não entendi bem o consumo que vc indicou ...

jmquiroga
25/01/2005, 14:54
e tmb , não sei o que é variador de avanço ....

Marco/Kelly
25/01/2005, 21:52
explico, a minha tb tem 02 cilindros de 71/2m3 e faz com os dois cheios 120km, se este que vc esta vendo faz 180km realmente esta otimo!!!

Com relação ao variador de avanço, é um peça que os instaladores colocam no carro para ajudar a diminuir a perda de potencia, eles dizem que vai ligado ao modulo e tipo adianta um pouco o ponto ajudando a dar mais força ao carro, resumidamente é isso

jmquiroga
26/01/2005, 08:40
ha ta entendi ... mas tmb eu creio que este variador de avanço deve consumir mais gás , tirando um pouco da economia , ai não sei se compensa .. valeu

Teo
26/01/2005, 21:07
OLA AMIGO , Gostaria de pedir algumas informações , a respeito desses 2 carros , qual deles é mais complicado achar peças ? , qual deles são mais caras as peças ? .. qual deles costuma das mais problemas mecânicos ? .. tudo isso levando em consideração os 2 carros do mesmo ano , como por exemplo 94 , bem velinho , ... estou com essa duvida pq achei um vitara 94 , com kit gás , muito econômico pelo mesmo preço do samurai que iria comprar ... e parece ser um melhor carro ... valeu , aguardo ajuda ..

Cara, realmente tanto faz, um ou outro.

Os dois são exelentes carros.

Quanto a ser bem velhinho 94 - Vai depender do que vc chama de velinho, o carro pode ser 94 e estar novinho, conservadinho, etc..inho.
Ou pode ser 99 e estar acabadaço.

Abraços

jmquiroga
27/01/2005, 10:28
valeu teo

Playmobil
20/04/2005, 18:37
Pessoal, boa tarde!
Sou um feliz proprietário de um Samurai, e tenho um amigo que quer entrar neste mundo.
Indiquei o samuca pelo seu desempenho nas trilhas mas lendo os tópicos vejo que o Vitara é bravo também além de ser muito melhor nos deslocamentos e viagens (coisa que o Samuca é problemático).
Enfim, quais são os prós e contras do Vitara comparando com o Samurai?

abraços

samukanvas
20/04/2005, 19:36
O samurai só tem vantagem!!!! :mrgreen: :mrgreen:

mak (SP/ZN)
20/04/2005, 19:49
Pessoal, boa tarde!
Sou um feliz proprietário de um Samurai, e tenho um amigo que quer entrar neste mundo.
Indiquei o samuca pelo seu desempenho nas trilhas mas lendo os tópicos vejo que o Vitara é bravo também além de ser muito melhor nos deslocamentos e viagens (coisa que o Samuca é problemático).
Enfim, quais são os prós e contras do Vitara comparando com o Samurai?

abraços

Vitara tem mais conforto e um pouco mais de espaço que Samuca... Samuca é jipe e como tal não tem muitos detalhes de acabamento ... Sem o eixo rigido dianteiro o Vitara é mais carro que jipe mas topa trilha numa boa e com relativamente pouca preparação... Pra quem quer um jipe no findi e carro na semana Vitara é um bom esquema...

entra na Lista da Suzuki que lá vc tem toda informação possivel! 8)

http://br.groups.yahoo.com/group/suzuki-net/

Luiz_akium
22/04/2005, 21:27
É bem por ai oq o Mak falou !!!!
O samuca é um jipe com cara e jeito de jipe !!!!
O Vitara é um jipe com jeito e cara de carro !!!!
Mas com certeza q em muitos aspectos o Samurai é melhor q o Vitara mas se naum for fazer nada muito radical e tiver q andar na cidade com ele vai de Vitara se for só trilha e andar de vez em nunca no asfalto vai de Samurai !!!
Abraços

Luiz.

AlemãoRS
22/04/2005, 23:48
isso ai!
depende da tua utilização...só para trilhas samurai, uso misto, vitara!!

Teo
24/04/2005, 19:42
Tenho um Samuka, adoro o Jipe, é valente prakraca.

Mas tenho amigos que tem o Vitara, conforto de carro, mas tambem já vi eles barbarizando em trilhas pesadas.

Se for fazer seguro o Vitara é bem mais caro.

Abraços

Teo

AlemãoRS
24/04/2005, 19:57
O meu vitara esta indo muito bem nas trilhas, não tenho do que reclamar....o samurai tem a vantagem de ter o vão central mais alto que o vitara, em alguns obstaculos isso ajuda bastante!

Playmobil
24/04/2005, 21:50
é, eu realmente vou mais uma vez empurrar o samuca pro cara. Só faço trilha uma vez por mês e uso o meu para trabalhar todo dia. E não troco por um Vitara (não se ofendam, é uma questão de gosto).

origado :D

NeMéZiO
24/04/2005, 22:28
Para trilha o SAMURAI É MELHOR.
Para uso misto o VITARA LEVA VANTAGEM.

gustavo pires
20/08/2005, 13:38
Amigos, gostaria de saber a opinião de vcs sobre qual seria a melhor compra entre um Vitara 3p (anos 97 ou 98) e um Samurai (anos 94,95 ou 98), supondo que estejam em estado de conservação equivalente. A manuntenção dessas viaturas é cara? Qual o melhor para rallys, raids, trilhas médias e pesadas?
Abs e obrigado.

Daniel Engelbrecht
21/08/2005, 11:21
O Samurai é melhor pra trilhas médias e pesadas. Mas perde no quesido conforto para o Vitara. Se vc quer usar o carro basicamente pra raid e trilhas cascudas, acho melhor o samuka. Mas se pretende um uso misto, a menos que tenha muita disposição para suportar a puladeiras e os tricks e tracks do samurai, o vitara seria uma melhor opção. Agora, rally de velocidade esquece, :discordo: nenhum dos dois corre, muito menos o samurai. Vai ter que trocar motor, transmissão, tudo. :twisted:
A manutenção, desde que vc saiba onde encontrar as peças ou quais podem ser usadas em substituição às originais, não é cara :discordo: . Mas também não é igual à de carro popular. :cry: Se vc não for um expert em mecânica, sugiro procurar uma oficina especializada em 4x4, porque nas outras os caras não vão nem saber onde conseguir peça. :putz:
Bem, espero ter ajudado um pouco com minha opinião amadora. 8)

gustavo pires
21/08/2005, 22:37
Daniel, valeu pela dica. Tenho ainda curiosidade sobre o Jimny, saber se é bom para trilha. Vc pode informar alguma coisa?
Abs.

Daniel Engelbrecht
21/08/2005, 23:22
O Jimny é o sucessor do samurai. Acho que o principal aperfeiçoamento foi no conforto. Não conheço muito. Sei que tem bons ângulos e praticamente o mesmo tamanho do samurai, mas já ouvi falar que o samuka é mais valente nas trilhas.

ricardo sabóia
22/08/2005, 23:01
Caro Gustavo, aí vão mais algumas dicas:

- Trilha pesada: samurai feixe (até 95)
- Trilha média:samurai helicoidal (97 em diante)
- Trilha leve ou média/uso urbano/ viagens: vitarinha.

Quanto ao jimny, acho ele excelente e posso te afirmar que o desempenho dele é melhor que o samurai e o vitara.O motor é mais potente, possui melhores ângulos de ataque/saída e é bem resistente.
Já tive dois samurais (94 e 97) e não trocaria pelo jimny de novo, pelo simples fato do jimny (na minha opinião), fazer tudo melhor que o samurai e com a vantagem de ter mais conforto.Mas lembre-se que estou falando deles originais,quando começamos a prepará-los para trilhas,aí cada caso é um caso e o que realmente pesa é o tamanho do "bolso ".

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

gustavo pires
23/08/2005, 00:40
Ricardo,
como estamos relativamente próximos e em cidades parecidas, pergunto o preço de um jimny 2001 como o seu. Por aqui procurei e está perto dos 30 mil. Achei muito, mas não conheço bem o carro e o mercado. Samurai 94 e 95 tá na faixa de 16 mil.
Outra coisa, não entendia por que a maioria acha o samurai melhor que o jimny, já que o jimny é mais recente e substituiu o samurai. Você parece ser o primeiro a dizer o contrário, que é animador. A viatura é boa nas dunas?
Obrigado.
Gustavo

Andre Sousa
23/08/2005, 14:22
Vai de Vitara meu amigo.

Ainda que seu objetivo seja trilha, vai de Vitara. Em dunas então não há comparação. Vitara!!!
A conta tem que ser a seguinte:
Não adianta comprar uma carrinho original e botá-lo pra ralar. Você vai gastar mais uns 5 ou 7 contos com calços de suspensão e carroceria, amortecedor traseiro, pneus, proteções, redução, snorkel, etc...

Depois de pronto não tem pra ninguem. Sou mais o Vitara.

E o melhor, você pega uma estrada com conforto e pode usar o carrinho no dia-dia.

Vai de Vitara.

samukanvas
23/08/2005, 15:51
Fala amigo,

Vou deixar aqui uma pequena contribuição... :roll:

Acho que a melhor coisa a fazer é voltar um pouco nos tópicos porque já tem bastante discussão sobre quem é melhor, ou melhor, quem gosta mais de que e o melhor uso pra cada um....

Mesmo assim:

Samurai feixe: robusto, suspensão barata de preparar e pior controle que um helicoidal. Vantagem: caixa de transferência por engrenagens.

Samurai Helicoidal: rubusto, suspensão mais cara de preparar e melhor controle da mesma. Desvantagem: caixa de transferência por correntes (esta só é uma desvantagem se for competir ou forçar ao extremo o carro, senão ela é tão boa quanto a do feixe).

Jimny: robusto, peças + caras e + caro de preparar pra trilha. Vantagem: corrigiu o erro do samurai helicoidal (amortecedor por dentro da mola dianteira). Desempenho no asfalto semelhante ao samurai e pior que o vitara. Na trilha toma pau de todos os citados.

Vitara: Carro de rua, robusto... Pra trilha não é tão bom em erosões, mesmo os mais preparados. Pior que o samurai, melhor que o jimny.

Na areia, o que importa é - peso e + área de contato, por isso criaram o buggy :concordo:

jmquiroga
23/08/2005, 16:36
bom , eu acho que se vc gastar um dinheiro para equipar , o vitara não deixa nada a desejar pra nennhum outro jeep , e ainda é confortavel

Fabil
23/08/2005, 17:08
Saboia.. discordo de vc..

Samurai HELICOIDAL aguenta trilha pesada tanto quanto os de FEIXE..
eu tenho um e nao tenho nada a reclamar... e de quebra ainda é mais confortavel que o feixudo..

T+

samukanvas
23/08/2005, 17:14
Se for pra gastar dinheiro, compra uma cherokee sport 97 ou 98 e coloca um kit de 4.5 pol por 2.000 + pneus 31 mud grabber por 2.500 num total de 31.500. Aí sim vai ter conforto e desempenho.... :concordo:

ricardo sabóia
23/08/2005, 22:57
Se o negócio é botar "lenha na fogueira", então vai mais ! Em primeiro lugar, o desempenho do jimny na areia é melhor que o vitara por esses motivos :1) É mais leve! 2) O motor é mais potente (82cv contra 74 do vitara)! 3)Por ser mais jipe, possui a tcase mais reduzida,consequentemente tem um conjunto melhor.Já dirigi todos os suzukis em areia (samurai feixe,helicoidal,jimny,vitara,g.vitara1.6 e g.vitara sport 2.0) e posso afirmar que o jimny tem um melhor conjunto.Agora de todos, o g.vitara sport 2.0 é um "canhão", realmente ele tem força de sobra ,infelizmente ele bebe muito! Mas em todo caso, todos são excelentes e com certeza se a escolha for um suzuki você não vai se arrepender.

Abraços,Ricardo.

jmquiroga
24/08/2005, 08:55
um curiosidade , o vitara tmb tem um cambio um pouco reduzido de fabrica , não ?? , lembrando que é no 4x2 a pergunta

AlemãoRS
24/08/2005, 09:35
O vitara tem o diferencial mais curto, relacao de 5,12:1 enquanto o do samurai eh de 4,1:1(algo em torno disso)
O cambio original do vitara eh muito bem escalonado, por isso qdo se coloca pneus maiores ele sente falta de potencia em subidas, necessitando mais trocas de marchas...

Gasoso
28/08/2005, 20:43
gustavo pires,

Pra comprar um Off Road vc precisa saber o que quer fazer com ele primeiro....
A dica que deram acima de olhar os tópicos passados também é muito boa, use a ferramenta de busca do forum, ela é muito boa.....

Mesmo assim, vou resumir tudo de bom que vi por aí, no forum e na pratica....

Samurai:
Qualquer que seja o modelo ou o ano, não é carro, é Brinquedo e dos bons.... foi feito pra pauleira... Especial para Erosões e terrenos acidentados....peças baratas perto de outros off roads e mecânica confiável....

Jimny:
O nome deveria se outro, deveria ser NEM, pois ele nem é tão Robusto como um Samurai, nem é tão confortável como um Vitara. Na minha opinião, foi uma tentativa infeliz de transformar um samurai em um vitara. Acho que naum vale a pena comprar um se naum for de barbada, as peças são as mais caras e mais difíceis....

Vitara:
É um carro para uso misto, bom pra qualquer viajem, expedição, ou passeios que vc puder imaginar. Pode aguentar qualquer tipo de trilha ou cacete se for preparado adequadamente. EU acho que um vitara preparado é melhor que qualquer outro devido ao conforto. Além disso, o vitara é imbativel em dunas....

Bugy:
Troço sem futuro, feito pra fazer o dono sofrer e para ser rebocado pelos vitaras.... Já perdi a conta de quantos já puxei pra fora das dunas.... Presente ideal para a Sogra...

[]s

AlemãoRS
29/08/2005, 10:29
Na questao de desempenho offroad, tudo depende do teu nivel de preparacao, tanto para rally ou trilhas.
Cada um tem seus gostos qto ao conforto e desempenho na estrada e cidade, anda com os modelos que tu te interessar e escolha de acordo com teus criterios!

samukanvas
29/08/2005, 11:34
Pra mim a definição que o gasoso fez foi 99% correta.... tirando a penúltima frase do vitara:"EU acho que um vitara preparado é melhor que qualquer outro devido ao conforto". Porque é preferência pessoal. :wink: Conforto é muito bom e todo mundo gosta :concordo: . Precisa saber se quer conforto ou desempenho. Daí parta para seu carro. Se bem que o samurai não chega a ser tão desconfortavel não.... a não ser que viaje 500 km.... :mrgreen:

Outra coisa: Só acho o vitara pior que o samurai por causa da suspensão dianteira. Senão a briga ia ser feia..... :wink:

Gegeo
29/08/2005, 11:54
Saudações amigos! é a primeira vez que participo do Fórum. Sou Apaixonado por Suzuki mas Nunca tive 4x4... Finalmente vou comprar um Suzuki Grand Vitara ano 99 5 portas 2.0 4 cilindros e esses dias estou fechando negocio. Vou utilizar o Carro no dia a dia e eventuais trilhas de fim de semana. Tenho algumas duvidas a respeito desse carro e gostarias de umas dicas
Ele anda bem em Areia de Praia e Dunas? Achei os Aros e pneus muito “On Road” 235x60x16 posso trocar esse conjunto por um de 15” mais radical sem modificar a altura do carro? É verdade que os Aros de 15” não entram ? Essa é pro pessoal aqui de Fortal: Existem boas oficinas aqui em Fortaleza para Suzuki?

Abraços!
Gegeo

LuizCabral
29/08/2005, 12:30
Ele anda bem em Areia de Praia e Dunas?

Anda sim. É só utilizar pneus adequados e calibragem adequada. EU sinceramente acho as medidas originais do grand vitara on road demais, eu trocaria por outra configuração.



Achei os Aros e pneus muito “On Road” 235x60x16 posso trocar esse conjunto por um de 15” mais radical sem modificar a altura do carro? É verdade que os Aros de 15” não entram ?
Sinceramente não sei dizer porque nunca tive um grand vitara, você tem que olhar o diâmetro dos discos de freio, pra ver se cabem aros 15". [/quote]



Essa é pro pessoal aqui de Fortal: Existem boas oficinas aqui em Fortaleza para Suzuki?

Não sou de fortaleza, mas pelo que eu sei, sua cidade eh uma das cidades que mais tem suzukis no Brasil. :palmas:

[]'s :concordo:

Gegeo
29/08/2005, 14:40
Valeu Luiz! Obrigado pelas Dicas :lol:

ricardo sabóia
30/08/2005, 11:05
Amigo gasoso, o jimny é sim muito robusto e com certeza é melhor que o vitara p/subir dunas !!! Posso afirmar porquê tenho um jimny e já dirigi pelo menos 3 vitarinhas em dunas várias vezes! Adoro também o vitara inclusive o espaço interno é um pouco melhor que o do jimny,agora na areia o jimny é melhor.Agora se o negócio é "arrebentar" nas dunas, não existe nada igual ao troller diesel, principalmente se o bomba estiver "aberta"! Ele é realmente um animal e sobe praticamente em qualquer canto.

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

samukanvas
30/08/2005, 11:36
Pessoal, pra entenderem a diferença de um samurai pra um vitara.... :concordo:

A foto é auto explicativa :mrgreen:

jmquiroga
30/08/2005, 14:34
vendo essa foto , me veio uma pergunta nada a ver com o tema , da pra colocar um guincho manual no vitara ?? , quanto custaria ?? , pra quem ta com pouca grana seria uma boa né

Jeanilson
30/08/2005, 17:37
Samukanvas, Beleza? :concordo:


...Se bem que o samurai não chega a ser tão desconfortavel não.... a não ser que viaje 500 km.... :mrgreen:
Concordo plenamente... :mrgreen:


...Outra coisa: Só acho o vitara pior que o samurai por causa da suspensão dianteira. Senão a briga ia ser feia..... :wink:
Mas a vantagem principal do Vitara (ser mais confortável) não é justamente por causa de sua suspensão dianteira? :pensativo:


Pessoal, pra entenderem a diferença de um samurai pra um vitara....
A foto é auto explicativa :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=21928
Mas também modificando tudo deste jeito até Gol faria essas coisas. :lol: :mrgreen: :twisted:

samukanvas
30/08/2005, 19:24
Samukanvas, Beleza? :concordo:


...Se bem que o samurai não chega a ser tão desconfortavel não.... a não ser que viaje 500 km.... :mrgreen:
Concordo plenamente... :mrgreen:


...Outra coisa: Só acho o vitara pior que o samurai por causa da suspensão dianteira. Senão a briga ia ser feia..... :wink:
Mas a vantagem principal do Vitara (ser mais confortável) não é justamente por causa de sua suspensão dianteira? :pensativo:


Pessoal, pra entenderem a diferença de um samurai pra um vitara....
A foto é auto explicativa :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=21928
Mas também modificando tudo deste jeito até Gol faria essas coisas. :lol: :mrgreen: :twisted:

Graaaaaande Jeanilson!!!!

Nobre senador Jeanilson :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: , sobre a suspensão do vitara, eu num sei.... nessa vc me pegou :pensativo: Eu fui comprar uma cherokee sport e me dei mau.... :mrgreen: a suspensão é muito boa e o carro é confortável (eixo rígido na diant. e tras.)... mas não faz curva :roll: . No caso do vitara (e outros com o mesmo tipo de suspensão) eu acho que é pelo conforto e tb pela estabilidade no asfalto, já que esses carros são mais usados nesse tipo de piso :concordo:

Fabil
30/08/2005, 20:12
que me desculpem os Vitareiros de plantao, mas no ON-ROAD a suspensao dos vitara é uma bela MERDA!! nao faz curva tb!! vc entra nas curvas e parece que tá dirigindo aquelas caravans 1977... o vitara balanca demais e "navega " o tempo todo... a traseira entao?? vc entra mais quente na curva e parece que o "rabo"do vitara vai passar na sua frente....heheheh


e NAO!!! nao é o vitara que eu dirigi que estava com amortecedores ruins.. já dirigi VARIOS e todos apresentam a mesma caracteristica.. os 5D sao um pouquinho menos piores....

AlemãoRS
30/08/2005, 23:17
que me desculpem os Vitareiros de plantao, mas no ON-ROAD a suspensao dos vitara é uma bela MERDA!! nao faz curva tb!! vc entra nas curvas e parece que tá dirigindo aquelas caravans 1977... o vitara balanca demais e "navega " o tempo todo... a traseira entao?? vc entra mais quente na curva e parece que o "rabo"do vitara vai passar na sua frente....heheheh


e NAO!!! nao é o vitara que eu dirigi que estava com amortecedores ruins.. já dirigi VARIOS e todos apresentam a mesma caracteristica.. os 5D sao um pouquinho menos piores....

Tu deve tá te referindo a vitaras levantados e com pneus para o offroad, pq ele original é muito estável!!
Tanto que qdo foi testado pela revista Quatro Rodas em 94 alcancou uma marca próxima do corsa 1.0 no teste de aceleração lateral. O que para um carro com 20cm de vão livre e pneus 195/75/R15 é muito boa.
A tendencia de sair de traseira é em pisos irregulares e em frenagens fortes..

samukanvas
31/08/2005, 14:41
Alemão, c vai me desculpar cara, mas em 94 a aparelhagem da 4 rodas era à lenha ainda.... eles mesmo comentaram na revista.... só veio medir corretamente acho que de 2000 pra cá :roll:

Só pra esclarecer, eu compro 4 rodas quando não acho jornal véio pra colocar na casinha do meu cachorro.... :concordo:

Outro problema.... se o vitara vinha com 195 de largura, em 94 o corsinha vinha com 145 :oops: :roll:

AlemãoRS
31/08/2005, 15:42
Se a aparelhagem era a carvão ou a lenha, ela era a carvão e a lenha para todos os testes feitos por eles, usando os mesmos critérios, podendo ser feito a comparação!
Não acho a 4 rodas uma grande revista, nem afirmei isso, até pq faz tempo q não a leio...
Qual a altura do pneu 195 do vitara e qual a altura do 145 do corsa?Qual o peso do corsa?Qual a suspensão traseira do corsa?Qual a altura do corsa?
Não vou polemizar, sei a velocidade que já fiz curvas e trevos com ele e posso dizer que até fazer o que fiz, não acreditaria na estabilidade dele!

Fabil
31/08/2005, 16:00
Alemao...
quer por a prova... me dá um corsa 1.0 com pneus 155/80-13 e tenta me acompanhar nas curvas com seu vitara 195R15 original, se o seu vitara for "mexido" com pneuza e calcos nao precisa nem perder seu tempo...
depois a gente vê ... heheh

T+

AlemãoRS
31/08/2005, 16:09
Fabiano,
O que disse foi que chegou a uma marca próxima, o que para um veiculo com suas caracterisiticas é muito bom, qual outro veiculo semelhante chega a essa estabilidade?Justamente por isso pode se dizer que ele é estável!
Com certeza não vou perder meu tempo, conheco os limites do carro, só que dizer que balanca como uma caravan?
Pular é uma coisa, balancar é outra, ele pula e bastante, mais que um Uno, por exemplo, justamente por isso em pisso irregulares ele sai de traseira...

Fabil
31/08/2005, 16:26
entao tá...

samukanvas
31/08/2005, 17:42
Se a aparelhagem era a carvão ou a lenha, ela era a carvão e a lenha para todos os testes feitos por eles, usando os mesmos critérios, podendo ser feito a comparação!
Não acho a 4 rodas uma grande revista, nem afirmei isso, até pq faz tempo q não a leio...
Qual a altura do pneu 195 do vitara e qual a altura do 145 do corsa?Qual o peso do corsa?Qual a suspensão traseira do corsa?Qual a altura do corsa?
Não vou polemizar, sei a velocidade que já fiz curvas e trevos com ele e posso dizer que até fazer o que fiz, não acreditaria na estabilidade dele!

:putz: Não cara... o que eu quiz dizer quando falei em maquina a lenha, é que os resultados eram muito suspeitos.... um ex: comparar em estabilidade uma ferrari com um gol gti era normal.... tipo: um tinha 1g e o outro 0,95.... +/- isso :roll: Então a comparação ficou difícil.... :wink:

Mas ninguém aqui tá dizendo que o vitara ou outro é um fórmula perto de outros 4x4, estamos comparando vitara com samurai, e em curva os dois são um lixo :concordo: Tudo começou quando falávamos de curso de suspensão....

Daí eu lanço a pergunta: Com o mesmo orçamento, é possível um vitara chegar ao mesmo nível de um samurai?

EX: Vitara + Preparação = X reaus
Samurai + Preparação = X reaus

Helio Oliveira
31/08/2005, 18:31
Daí eu lanço a pergunta: Com o mesmo orçamento, é possível um vitara chegar ao mesmo nível de um samurai?

EX: Vitara + Preparação = X reaus
Samurai + Preparação = X reaus

Sim :mrgreen:

O Vitara já tem motor melhor e auto. ai vc coloca mais uma T-case e eixo rigido na frente, corta lata avontis e já é .

O Samurai vai ter que por motor de Vitara :roll:

[]´s

Jeanilson
31/08/2005, 19:55
...O Samurai vai ter que por motor de Vitara :roll: ...

Por que? :pensativo:

Até onde eu sei com a redução correta o motor original do Samurai já é mais que suficiente para as trilhas.

[]'s

Supercharger
31/08/2005, 19:57
ai vc coloca mais uma T-case e eixo rigido na frente, corta lata avontis e já é .

O Samurai vai ter que por motor de Vitara

A T-CASE de Samurai hoje em dia custa o preço de um motor de Vitara! E dada a quebração de diferencial de alumínio, o eixo dianteiro de Samurai deve estar bem cotado...

AlemãoRS
31/08/2005, 20:20
Não tenho noção de quanto custaria colocar um eixo rígido na suspensão dianteira do vitara, e
trocando o focinho do diferencial dianteiro pelo de aço do samurai, a chance de quebra é mínima.
Se for um samurai feixe, tu gasta menos que um vitara, sendo o helicoidal, tu vai gastar pelo menos a mesma coisa!

mak (SP/ZN)
31/08/2005, 23:04
que me desculpem os Vitareiros de plantao, mas no ON-ROAD a suspensao dos vitara é uma bela MERDA!! nao faz curva tb!! vc entra nas curvas e parece que tá dirigindo aquelas caravans 1977... o vitara balanca demais e "navega " o tempo todo... a traseira entao?? vc entra mais quente na curva e parece que o "rabo"do vitara vai passar na sua frente....heheheh


e NAO!!! nao é o vitara que eu dirigi que estava com amortecedores ruins.. já dirigi VARIOS e todos apresentam a mesma caracteristica.. os 5D sao um pouquinho menos piores....

Jipe de trilha... suspensão levantada... carroceria levantada... :pensativo:
NUNCA fará curva como um carro... :stop:

Ou o Jipe é de trilha ou de rally... os dois ao mesmo tempo é impossivel!
:parede:

mak (SP/ZN)
31/08/2005, 23:20
Grandes... sem polemicas darei minha opinião:

Faço (ou fazia quando dava tempo) trilha pesada com Vitara e muitos amigos com Samucas armados até os dentes tbm iam e TODOS andavam juntos... a diferença da suspensão dianteira do Vitara não é um quesito tão ruim pra tanto alarde... na trilha o terreno é mixto e fora as provas de rockCrawling (que participei de 2 com um 1º lugar e um 3º) suspensão com aberturas gigatescas como a da foto não fazem tanta falta... :discordo:
Qunato as quebras de diferencial dianteiro: Braço do pilo to ajuda muito e como diria um amigo meu, Quem quebra jipe é o motorista! :concordo:
Rodei muuuuuuuuuuito tempo com o diferencial dianteiro original sem problemas e só troquei pelo de aço por conta de uma quebra no suporte do mesmo (os parafusos de fixação soltaram e eu não percebi). entrei no Jack e Jack tava quebrado já soquei o de samuca que achei num bom valor...

Ambos tem seus meritos de robustez no fora de estrada mas só Vitara te dá a oportunidade de fazer trilha domingo e ir trabalhar na segunda com conforto... :dance:
Um bloqueio, Pneus BlackStar, guincho Work 9000 e tu não faz feio em trilha nenhuma... eu, pelo menos, nunca fiz... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

AlemãoRS
01/09/2005, 00:03
concordo com tudo que foi dito, é exatamente o que penso...

Maurício Vitara
01/09/2005, 08:45
Vou dar a minha opinião.....já tive samurai, hj tenho um Vitarinha c/ 2+2 na suspensão, proteções, focinho de samurai na dianteira,bloqueio, guincho 9000 e pneus 3k...vou sempre q posso nas trilhas com pessoal do fórum, q na maioria deles tem samurais spoados, kit de redução, bloqueio, 3k....e sempre andei de igual pra igual. Fazemos trilhas pesadas sem problemas....digo uma coisa, o Vitara numa configurãção média aguenta qualquer tranco, e ainda na segunda vou trabalhar de boa com ele :concordo:

samukanvas
01/09/2005, 13:29
Eu, pessoalmente, sou a favor do samurai. :wink:

Já andei bastante por aí e ví alguns carros fazerem coisas que nunca imaginei que poderiam fazer. Um exemplo é o willys....(chovendo no molhado) :roll:

Mas nas minhas andanças por todas as trilhas que eu fiz, todos os donos de vitara, quando o bicho pega, já refugam.... depois de pensarem muito, usam o guincho e tal.... Com guincho até de ecosport :mrgreen:

É verdade absoluta que os mais psicopatas nas trilhas tem willys e samurai.... :concordo: Porque?

Helio Oliveira
01/09/2005, 17:46
...O Samurai vai ter que por motor de Vitara :roll: ...
Por que? :pensativo:
Até onde eu sei com a redução correta o motor original do Samurai já é mais que suficiente para as trilhas.
[]'s
To falando em montar um MONSTRO com pneus 40" com partindo dum Samuka ou Vitara


A T-CASE de Samurai hoje em dia custa o preço de um motor de Vitara! Quem disse em usar T-case de samurai :?: :mrgreen:
E dada a quebração de diferencial de alumínio, o eixo dianteiro de Samurai deve estar bem cotado... To falando em eixos de D44 :D

[]´s Só botando pilha

Jeanilson
01/09/2005, 18:14
...O Samurai vai ter que por motor de Vitara :roll: ...
Por que? :pensativo:
Até onde eu sei com a redução correta o motor original do Samurai já é mais que suficiente para as trilhas.
[]'s
To falando em montar um MONSTRO com pneus 40" com partindo dum Samuka ou Vitara...

E continuo perguntando, Pra que trocar o motor? :pensativo:

Concordo contigo que um motor com mais potência ajudaria, mas não acredito que seja essencial para um mostrinho com pneus 40", até mesmo porque uma viatura com pneus deste tamanho não seria para correr. :stop:

Corrigindo a relação de redução para os pneus maiores a viatura ficaria com o mesmo torque nas rodas do que com o pneus originais, e reduzindo ainda mais a viatura ficaria com mais torque, independente do motor (me corrijam se tiver falando besteira... :oops: ).

Agora se for para trocar tudo (motor, eixos, t-case, etc.), pode-se montar um mostrinho começando de qualquer viatura, até mesmo de um Fusca. :twisted:

[]'s

samukanvas
01/09/2005, 19:23
Nobre senador jeanilson.... :lol: :lol: :lol:

O Helião é mais um psicopata dono de samurai.... :twisted:

Clica em dinossauro na assinatura dele.... o cara até põe fogo em carro..... :mrgreen:

marcelopmoura
04/10/2005, 14:27
Parabéns Gustavo :!:

Você foi muito feliz neste comentário, resumiu tudo! Estou tb em dúvida se compro um samuca 98 ou vitara 97, mas apenas na questão custos. O samuca realmente tem manutenção mais barata que o vitara?

Abraço nordestino! :concordo:




gustavo pires,

Pra comprar um Off Road vc precisa saber o que quer fazer com ele primeiro....
A dica que deram acima de olhar os tópicos passados também é muito boa, use a ferramenta de busca do forum, ela é muito boa.....

Mesmo assim, vou resumir tudo de bom que vi por aí, no forum e na pratica....

Samurai:
Qualquer que seja o modelo ou o ano, não é carro, é Brinquedo e dos bons.... foi feito pra pauleira... Especial para Erosões e terrenos acidentados....peças baratas perto de outros off roads e mecânica confiável....

Jimny:
O nome deveria se outro, deveria ser NEM, pois ele nem é tão Robusto como um Samurai, nem é tão confortável como um Vitara. Na minha opinião, foi uma tentativa infeliz de transformar um samurai em um vitara. Acho que naum vale a pena comprar um se naum for de barbada, as peças são as mais caras e mais difíceis....

Vitara:
É um carro para uso misto, bom pra qualquer viajem, expedição, ou passeios que vc puder imaginar. Pode aguentar qualquer tipo de trilha ou cacete se for preparado adequadamente. EU acho que um vitara preparado é melhor que qualquer outro devido ao conforto. Além disso, o vitara é imbativel em dunas....

Bugy:
Troço sem futuro, feito pra fazer o dono sofrer e para ser rebocado pelos vitaras.... Já perdi a conta de quantos já puxei pra fora das dunas.... Presente ideal para a Sogra...

[]s

gustavo pires
04/10/2005, 16:34
Valeu Marcelo, mas o comentário na verdade foi do Gasoso.
Realmente não sei informar sobre a manutenção das viaturas.
Andei pesquisando algumas opções e no final das contas desisti de comprar um Suzuki por precisar de carro maior. Mas existem algumas ofertas na cidade, como um samurai 94 e um vitara 97 aut. na Multimarcas. Procura que voce encontra outros.
Abs.
Gustavo

Alexandre X
05/10/2005, 23:04
Sempre fui fã de Samurai mas olhem esses números:

Samurai original + cambio original + eixos originais + X Crawler 4.16 = 56:1

Vitara mec original + cambio original + eixos originais + X Crawler 4.24 = 79:1 :shock: :palmas:

Caraca, com esses numeros o Vitarinha pode ou não ser considerado uma máquina mais séria? :shock:

ANDRÉ MESQUITA
06/10/2005, 11:07
EU TAMBEM SOU NOVATO EM 4X4, COMPREI O MEU VIRATA 3P Á
4MESES,MAIS SÓ ISTOU ANDANDO NA PRAIA MUITO DE LEVE,PORQUE ACHO MUITO ARISCADO ANDAR SOZINHO ,CASO VENHA ACONTECER ALGUMA COISA NÃOTER NIGEM PARA SOCORRER.SOBRE PEÇAS E OFICINA ,EU ISTOU FAZENDO SERVIÇOS NA OFICINA DE UM AMIGO MEU QUE É MUITO BOM E NÃO É CAREIRO, JÁ LEVEI DOIS AMIGO QUE TEM VITARA PRA LÁ E ELES ESTÃO SATISFEITISIMOS TANTO NA MECÂNICA COMO NA LANTERNAGEM E PINTURA. PEÇAS NÃO É TÃO DIFICIL AQUIEU JÁ TENHO ALGUNS CONTATOS. CASO ESTEJA PRESISANDO DE ALGUMA COISA POSSO AJUDALO. É SÓ ME LIGAR (85) 99981140 OU POR IMAIL- notebookinfor@yahoo.com.br

vamos combinar um passei?
abraços!!!

Marcio samuca
10/01/2008, 10:03
E Ai Galera Suzukeira , Blz?
Sei Que Este Assuto Deve Ser Muito Polemico , Mas Vamos Aos Pontos De Vista.
Na Opinião De Cada Um!
Em Todos Os Aspectos,
Cidade, Estrada ,trilha,
Quem Se Sobresai? Samurai Ou Vitara?
Vejamos As Opiniões.
Abraços!!!

Ronaldo B.
10/01/2008, 10:32
Marcio,

Tem vários tópicos que abordam esse assunto, mas básicamente a grande diferença entre samurai e vitara vai estar no tipo de uso que será feito do veículo.

Samurai: Até 95, excelente prá trilha leve, média e pesada. Gasta-se relativamente pouco na preparação e tem várias opções de preparação. Os pontos negativos que eu vejo no samurai são: motor fraco, muito desconfortável para uso no dia a dia, se for acima de 96 a preparação prá trilha não fica mais cara e limitada devido ao tipo de suspensão e T-case.

Vitara: Excelente prá quem quer um carro prá rodar no dia a dia e fazer trilhas leves, se quiser partir para trilha médias ou pesadas a preparação fica mais cara que no samurai e não tem tantas opções. Motor 1.6 leva vantagem sobre o 1.3 do samurai, mas é mais beberão, tem vários itens de conforto que não estão disponíves no samurai como direção hidráulica, vidros e travas elétricas e cambio automático, é mais macio, espaçoso e confortável que o samurai.

Mas... dependendo do uso e de quanto a pessoa quer gastar, qualquer um dos dois são excelentes carros tanto prá trilha quanto prá rodar na cidade.

Isso é só um resumo de tudo que pode falar sobre uma comparação entre samurai e vitara, se for alongar a conversa, tem papo prá mais de horas, sem falar na questão de gosto pessoal de cada um.

[]´s

Fabil
10/01/2008, 13:45
Marcio... essa comparacao já foi EXAUSTIVAMENTE discutida aqui no forum e tb na suzuki-net ( onde vc postou a mesma msg).. procure pelos topicos antigos qye vc terá todas as suas respostas..

alias... desistiu do seu samurai? já arrumou outra tcase?

T+

alvaro.jrc
10/01/2008, 14:41
Aqui está a resposta para todas as suas dúvidas:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php

[]s e bem vindo ao Forum.:mrgreen:

Camilo JR
21/02/2008, 10:28
É verdade absoluta que os mais psicopatas nas trilhas tem willys e samurai.... :concordo: Porque?


há.. eu sempre desconfiei que eu não era bem certo nas trilhas...... agora com teu comentário to mais aliviado.. é pq eu tenho um willys e um samuka...

uahuahuahauhauhauahauh

[]´s abraços sem dúvida de comprar o samurai em vez do vitara.....

mauricio gonçalves
21/02/2008, 10:41
SAMURAI é jipe metido a carro, e VITARA é carro metido a jipe. hehehhe

"Eu fico com a segunda opção"

Mineiro do Cerrado
21/02/2008, 11:59
SAMURAI é jipe metido a carro, e VITARA é carro metido a jipe. hehehhe
"Eu fico com a segunda opção"

Eu fico com a Primeira opção! :palmas::palmas::palmas:
Na trilha é nota 10! Na cidade não sei se ele é medido a carro ou bolinha de pingue-pongue pois pula que é uma maravilha! :mrgreen:
O meu então com feixes novos + ruas de asfalto esburacas da cidade = bolão de basquete cinza! :mrgreen:HEHEHE E eu lá dentro pulando feliz da vida!!! HEHEHE :mrgreen:

Além dos quisitos já citados podemos dizer do Samuka qie é bem econômico nas trilhas!
Saimos no final de semana pra rodar... no final do dia tem jeep com sede e o samukinha tá de goela cheia ainda!:concordo:

jonatassp
21/02/2008, 21:05
cas da cidade = bolão de basquete cinza! :mrgreen:HEHEHE E eu lá dentro pulando feliz da vida!!! HEHEHE :mrgreen:

kkk mto boa...

cacius vinicius macedo
29/03/2009, 21:07
olha,tenho um samuca 97/98,e apesar de ja ser com molas aspirais e duro pra caramba,na trilha e massa,ando com dois amigos de troller e faço bonito, o bicho na trilha e um dos melhores,e bem mais valente que o vitara pois e puro jeep,ja tive um vitara,e muito bom e é a melhor opção para dia a dia e trilhas leves,mas em relação a trilhas o samuca e de longe mais resistente,me desculpe os vitarianos.

Girti
29/03/2009, 22:28
Obrigado pelas respostas,

acho que o Vitara talvez seja mais adequado para o uso que eu tenho em mente.
Agora é continuar procurando um carro em bom estado.
Parece que tem uma feira no Ibirapuera em São Paulo só de off-road.
Alguem sabe como funciona, horário, etc.?

Valeu!

Cassio, os encontros no Ibirapuera, organizados pelo Jeep Clube do Brasil sob o nome "Ponto Off Road" deixaram de acontecer há muito tempo! (infelizmente, pois deixaram saudades!). O que temos é o encontro de quinta-feira do Pacaembu. É totalmente informal, não há uma entidade organizando estes encontros, o pessoal apenas aparece por lá. Embora sempre apareça um ou outro 4x4 à venda, não é um ponto "forte" de venda de veículos 4x4, é mais um ponto de encontro. Minha sugestão é: visite os sites de venda de veículos, principalmente próprio Forum Brasil 4x4 (seção de vendas de veículos), o Webmotors (http://www.webmotors.com.br/) e o Rolo 4x4 (http://www.rolo4x4.com.br/), onde você poderá encontrar diversas ofertas.

Agora o meu palpite de "outsider", pois não tenho nem Vitara nem Samurai:

Embora sejam da mesma marca, ambos são bem diferentes, o Vitara é bem mais potente, confortável e espaçoso (embora tenha um diminuto porta-malas) do que o Samurai. Este último, embora muito valente, tem a suspensão bem mais dura e é bem mais despojado do que seu "primo". Você deverá decidir se quer um veículo para uso diário e passeios e trilhas leves (Vitara) ou um veículo espartano porém valente para trilhas mais difíceis (Samurai). Não que um não faça o que o outro faz, mas são veículos bem distintos, e indicados para diferentes usos.

Sugestão: experimente rodar em alguns Vitaras e em alguns Samurais, depois você poderá fazer a sua escolha com maior conhecimento de causa. Para isto, o encontro do Pacaembu poderá ser útil, pois lá voce irá encontrar ambos os veículos.

Boa sorte!

cRiPpLe_rOoStEr
30/03/2009, 03:33
o samurai foi feito para trabalhar pesado em lavoura de arroz, enquanto o vitara foi feito em função do mercado americano, que não aceitaria mais o samurai por conta de normas de segurança mais rigorosas (algumas são ridículas, convenhamos), e é mais chegado a conforto... o samurai por ser um kei-jidosha entra em qualquer buraco, é praticamente um quadriciclo com cabine... a propósito: se achar uma suzuki carry 4x4, minivan que tem o conjunto mecânico do samurai, me avisa...

MUTS
11/04/2009, 12:10
Os dois são excelentes carros, aguentam o tranco e topam qualquer parada. A diferença básica é que o Vitara tem mais opcionais e acessorios. Já o Samurai é mais rústico, mas em compensação facilita a adaptação de equipamentos para trilha, além de não ter carpete para lavar:mrgreen:

mococa
11/04/2009, 13:44
Olá pessoal gostaria de saber se o samuca é realmente muito duro para usar no dia dia, gosto mais do estilo do samuca mas me deseram que é muito duro alguém no forum usada este jeep no dia dia?
O siuziki vitara é uma melhor opção?

Obrigado

Ricardo Passoni
11/04/2009, 23:52
olha tenho um Samurai e claro ele pula pra #$%%#%! mas não troco ele não e valente na lama e ate economico no dia a dia 8,5km cidade , o que fiz para amenizar isso ando com 24lbs nos pneus

leo cabral
11/04/2009, 23:57
Já o Samurai é mais rústico, mas em compensação facilita a adaptação de equipamentos para trilha, além de não ter carpete para lavar:mrgreen:

todos os samurais vem originais com carpete.

JEFFCATUNDA
12/04/2009, 16:04
Vai de vitara...
depois se vc gostar das brincadeiras vende e compra um samurai...........

arlei_vitara
12/04/2009, 22:15
o samurai foi feito para trabalhar pesado em lavoura de arroz,

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
putz, eu achava que tinha sido feito para colheita de soja, pois para lavoura de arroz bom mesmo é MF 275 e John Deere :putz: :putz:

[ ]s agricolas

Morcego
14/04/2009, 14:19
Em termos de trilha, Vitara ou Samurai é só questão de gosto, trilha que Samurai vai, Vitara também vai e vice-versa.

Se falarmos em conforto, Vitara ganha.
Se falarmos em facilidade de preparação OffRoad, Samurai ganha.

No final, cada um puxa a sardinha pro seu lado.

cRiPpLe_rOoStEr
14/04/2009, 17:14
:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
putz, eu achava que tinha sido feito para colheita de soja, pois para lavoura de arroz bom mesmo é MF 275 e John Deere :putz: :putz:

[ ]s agricolas

esse negócio de ir com JOÃO VEADO pro meio do mato não me interessa... brincadeiras à parte, semana passada vi em araranguá uma colheitadeira john deere colhendo arroz, rodando com umas esteiras de metal ao invés de rodas...