Ver Versão Completa : Qual a potência do T4 2.8?
Daniel Castanho
23/09/2007, 23:01
Tive um Troller 2002 que marcava no documento e manual a potência de 132cv. Hoje tenho um 2004 que marca 114cv.
Se é o mesmo motor, porque uma montadora mudaria a sua "regulagem" para reduzir a potência do carro?
Estes dias li em um Forum de pickups que a GM também fez isso com as S10. Não seria muita coincidência?
Só resta a dúvida: Porque?
Abraços,
Daniel
Elmer_Jeep
24/09/2007, 00:18
Realmente houve esse lance do motor Sprint ter 132cv na GM e Nissan, já no troller vinha "amarrado" com 115...
Até onde sei eram os primeiros T4 diesel que sairam com a potencia mais baixa e a partir de não sei qual ano começaram a sair com a potencia "normal" do Sprint 4.07
[]'s também sem saber o porquê
Daniel Castanho
24/09/2007, 18:39
.... o mais curioso é que justamente o mais novo está com a potência menor!
srgrande
26/09/2007, 17:58
.... o mais curioso é que justamente o mais novo está com a potência menor!
Em resposta a e-mail que enviei em fevereiro/2002, um engenheiro da MWM afirmou que todos os motores 4 cilindros SPRINT c bomba injetora mecância têm exatamente a mesma potência, diferindo uns dos outros apenas nos periféricos ( motor de arranque, turbina, manqueiras e etc), conforme a destinação de cada um (GM, TROLLER, AGRALE, VW, marítimo e etc)
Informou que a diferença existe apenas na forma que cada cliente da MWM divulgava a potência.
Atualmente,porém, há muitas diferenças nos motores 3.0 pois o módulo da Ranger é muito diferente do módulo da Troller.
sergio
Daniel Castanho
26/09/2007, 20:00
Sergio,
Até tudo bem quando uma montadora diz 114cv e outra diz 115cv, agora de 114 para 132 são muitos cavalinhos e que fazem muita diferença. Se o motor fosse exatamente o mesmo, alguém estaria sendo enganado, ou quem comprou 132 e levou 114 ou quem comprou 114 e levou 132cv. Acho que tem algo a mais nesta história. Ainda acredito que alguma regulagem foi alterada.
Tive um Troller 2002 ("132cv") há 3 anos e este ano comprei um 2004 ("114cv") ... é muito tempo para lembrar de detalhes do rendimento e poder comparar, mas tenho a impressão que o 2002 era realmente mais nervoso, além de não consumir tanto diesel quando viajava com o pé relativamente baixo. Costumava viajar a 120-140 e o consumo não passava de 9Km/l com ar e 10Km/l sem ar. Hoje, com o 2004 se eu andar neste pique ele faz 7,5Km/l com ar e 8,2Km/l sem ar.
Cada vez acredito mais que mudaram algo no motor ou na bomba ou na turbina.
Abraços, ainda curiosos e a espera de uma receita para recalibrar meu motor para 132cv.
Daniel
almoraes
27/09/2007, 08:44
Daniel;
O que acontece é o seguinte......
Eles devem ter mudado a forma de divulgar a potencia. Pode ser que antes, quando diziam 132 cv, eles estivessem tomando como referencia uma mediçao diretamente no eixo do motor, e depois tenham mudado para 114cv medidos nas rodas.
Existem perdas no processo de transmissao até as rodas.
Nunca vamos saber, pois em se tratando de TVE, as coisas sao sempre meio nebulosas!! hahahahahahaha
Fique tranquilo que o seu carro, com um ajuste de bomba e turbina bem feito, vai andar tanto quanto os 2001 e 2002.
Ainda tem a lenda que ronda o mundo off road que diz que os carros 2001, andam mais.... eu ainda acho lenda, mas sabe-se lá.........
[ ]'s
JORGE DELMANTO
27/09/2007, 17:16
Como falaram acima, a forma de divulgação é diferente entre montadoras, mesmo sendo a mesma potencia dos carros com o mesmo motor .
Dependendo de onde se mede a força, tem-se valores distintos,mas , no final, a potencia é igual.
Deve ser essa a real diferença entre valores
srgrande
27/09/2007, 17:37
Daniel;
O que acontece é o seguinte......
Eles devem ter mudado a forma de divulgar a potencia. Pode ser que antes, quando diziam 132 cv, eles estivessem tomando como referencia uma mediçao diretamente no eixo do motor, e depois tenham mudado para 114cv medidos nas rodas.
Existem perdas no processo de transmissao até as rodas.
Nunca vamos saber, pois em se tratando de TVE, as coisas sao sempre meio nebulosas!! hahahahahahaha
Fique tranquilo que o seu carro, com um ajuste de bomba e turbina bem feito, vai andar tanto quanto os 2001 e 2002.
Ainda tem a lenda que ronda o mundo off road que diz que os carros 2001, andam mais.... eu ainda acho lenda, mas sabe-se lá.........
[ ]'s
Concordo, em parte, pelos seguintes motivos:
Tive uma S-10 CD 4X4 2.8, pesava 1860KG na balança, por seis anos que andava muito, apenas regulando valvulas, bomba e bicos na especificação padrão da MWM a cada 40milkm, rodei quase 140milkm e nunca tive problemas, o consumo era de 9,5km/l na cidade e 11,8km/l na estrada, sempre com pneus 31/10,5 BF AT
Tive um T4 2001 de fevereiro/2002 a agosto/2007, pesava 2000KG na balança,andava bem e apesar de ter mais torque (bomba e bicos recalibrados) nunca subiu de giro como a S-10, falaram que era por causa da relação de marchas! Muitos Kms e nenhum problema. o consumo era de 9,2km/l na cidade e 8,2/8,7km/l na estrada (gastava mais na estrada), sempre com pneus 33/12,5 BF AT
Comprei um T4 2002 em junho/2007, c 52milKm, pneus 33/12,5 BF AT, ainda não pesei, mas era lento, gastador e amarrado, fui p São Paulo e para Curitiba, passava raiva na estrada e no posto. O consumo era de 7,2km/l na cidade e 7,8km/l na estrada.
Mandei revisar, diagnóstico: Troquei peças da Bomba, troquei todos os bicos, ajustei valvulas, fizerem uma limpeza no tanque, que estava impregnado de gosma mal-cheirosa.
Se eu tivesse descoberto mais tarde, teria que trocar toda a bomba injetora.
Resultado, hoje é o melhor 2.8 que já tive em desempenho, a Ranger 3.0 parece fraca,
nela eu não sinto a colada de banco ao acelerar...
Daniel, sei que vc é um cara diligente c suas coisas mas duvido que vc manda analisar o diesel antes de por no tanque, pode estar ocorrendo um problema como o meu.
Alem disso, regule as valvulas, porque tambem atrapalham.
Dizem, ainda, que os T4 têm muita variação de peso, quase 300 kg, o manual do 2001 indicava 1680kg e ele pesava 2000kg com o tanque cheio
Sergio,
Até tudo bem quando uma montadora diz 114cv e outra diz 115cv, agora de 114 para 132 são muitos cavalinhos e que fazem muita diferença. Se o motor fosse exatamente o mesmo, alguém estaria sendo enganado, ou quem comprou 132 e levou 114 ou quem comprou 114 e levou 132cv. Acho que tem algo a mais nesta história. Ainda acredito que alguma regulagem foi alterada.
Tive um Troller 2002 ("132cv") há 3 anos e este ano comprei um 2004 ("114cv") ... é muito tempo para lembrar de detalhes do rendimento e poder comparar, mas tenho a impressão que o 2002 era realmente mais nervoso, além de não consumir tanto diesel quando viajava com o pé relativamente baixo. Costumava viajar a 120-140 e o consumo não passava de 9Km/l com ar e 10Km/l sem ar. Hoje, com o 2004 se eu andar neste pique ele faz 7,5Km/l com ar e 8,2Km/l sem ar.
Cada vez acredito mais que mudaram algo no motor ou na bomba ou na turbina.
Abraços, ainda curiosos e a espera de uma receita para recalibrar meu motor para 132cv.
Daniel
O meu 2002 ta dando essa mesma média que o seu 2002 dava.
Talvez seje por causa de imposto, não??? Qto mais declara CV no documento paga-se mais e mais e mais!!!!:parede::parede:
murilloaquino
29/09/2007, 15:07
Isso, já ouvi falar q eles declararam menos por conta do imposto menor....
Daniel, isso do consumo e desempenho, é PURO EFEITO PSICOLÓGICO.
Seu carro atual tem a MESMA potencia do 2001~2002 ou qualquer outro Troller MWM.
A regulagem da bomba injetora e da turbina são exatamente as mesmas.
Documento?
Eu tive o Focus XR com 155Cv atestados em dinamometro e com 126Cv no documento.
Meu pai tem um Focus de 130Cv com 127Cv no documento...
Deixa de paranoia, que eu aposto que ele vai fazer a mesma média do outro e andar exatamente igual. Hehehe.
Ou mexe logo na bomba e turbina, pois o meu todo aberto, faz média de 9Km/l a 120Km/h...
Abraços.
Pessoal,
em 2005 já rolou um tópico sobre esse assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7316&highlight=132cv
Parece que a havia um imposto menor para motores com menos de 130 cv, e por tal motivo a Troller dizia que seu motor tinha 114 cv. A documentação saía, então, com 114 cv, enquanto a MWM dizia que os motores tinham 132cv.
Essa é a origem da divergência. Hoje parece que não existe mais a diferença de imposto, mas a documentação continua saindo com 114 cv.
[]'s.
Antonio.
Daniel Castanho
30/09/2007, 17:35
Pessoal, obrigado pelos relatos e estou convencido que a questão é tributária e provavelmente nada mudou no motor... o resto é encanação. Para resolver o problema e "soltar" a criança vou mandar abrir logo a bomba e a turbina e tratar de ser feliz!
Grande abraço a todos .... daqui a pouco com alguns cavalinhos a mais.
Daniel
PS.: Alguém desaconselha mexer um pouco na turbina sem o uso de medidor de pressão? Não quero abrir muito, só uns 10%.
srgrande
30/09/2007, 20:11
Pessoal, obrigado pelos relatos e estou convencido que a questão é tributária e provavelmente nada mudou no motor... o resto é encanação. Para resolver o problema e "soltar" a criança vou mandar abrir logo a bomba e a turbina e tratar de ser feliz!
Daniel
PS.: Alguém desaconselha mexer um pouco na turbina sem o uso de medidor de pressão? Não quero abrir muito, só uns 10%.
Aleluia, acho que agora chove em Londrina...
To brincando Daniel, mas tenho uma má noticia, o manometro de turbo que ofereci p vc foi embora c o T4 prata, sobrou o pressão de óleo.
Daniel
Compre um Daniel...
O meu custou R$90 + 30 do kit de instalação...
Se não quiser ficar com ele no painel, vá a um mecanico que tenha um.
Ele instala o manometro temporarimente, regula, e depois retira.
Se vc quise levar seu carro "ao limite" abra tudo...
O meu é todo aberto, bomba e turbina. A turbina tem pico de 1.6Kg e estabiliza em 1.5Kg.
Mas eu particularmente recomendo 1.3Kg na turbina e 2 voltas na bomba.
Já melhora muito e não fica tão "agressivo"...
Abraços.
andres-tavares
04/10/2007, 22:36
qual e o peso sem carga de um troller 2.8 ??
obrigado
srgrande
05/10/2007, 11:58
qual e o peso sem carga de um troller 2.8 ??
obrigado
Meu T4/2001 pesou 2000kg c +-60 litros de Diesel no Tanque.
Pesei meu T4/2002 semana passada, exatamaente 1960kg c o Tanque de Diesel na reserva, c luz de advertência acesa.
Todos sem guincho e com 5 pneus 33/12,5 BF AT.
Procure uma balança de caminhão, aqui custou R$ 12,00 com comprovante impresso.
andres-tavares
05/10/2007, 17:26
oseja um troller diesel 2.8 e mais pesado q um troller 3.0 ??!!!!!!
No manual informa 1850Kg...
Tenho balança na empresa, vou ver se dá para pesar o meu...
Abraços.
Meu T4/2001 pesou 2000kg c +-60 litros de Diesel no Tanque.
Pesei meu T4/2002 semana passada, exatamaente 1960kg c o Tanque de Diesel na reserva, c luz de advertência acesa.
Todos sem guincho e com 5 pneus 33/12,5 BF AT.
Procure uma balança de caminhão, aqui custou R$ 12,00 com comprovante impresso.
O problema é que essas balanças estão dimensionadas para carretas de 30 toneladas ou mais.
Para pesos de 2000Kg, a margem de erro delas é muito grande, dependendo da balança chega a 500Kg! Mas vamos considerar uns 100Kg de margem de erro, então tá dentro do que a Troller informa, que é 1850Kg...
Eu vou ver se dá para pesar o meu, nossa balança é mais sensivel, pesa cargas até 5000Kg com margem de erro de menos de 2Kg...
Abraços.
srgrande
07/10/2007, 13:23
O problema é que essas balanças estão dimensionadas para carretas de 30 toneladas ou mais.
Para pesos de 2000Kg, a margem de erro delas é muito grande, dependendo da balança chega a 500Kg! Mas vamos considerar uns 100Kg de margem de erro, então tá dentro do que a Troller informa, que é 1850Kg...
Eu vou ver se dá para pesar o meu, nossa balança é mais sensivel, pesa cargas até 5000Kg com margem de erro de menos de 2Kg...
Abraços.
A balança que pesei meus T4 é precisa, sei que ha margem, mas verifiquei os pesos comigo dentro e fora do carro, pareceu correta.
Duvido que o 3.0 é mais leve.
andres-tavares
07/10/2007, 17:36
Abraços.
de que ano e seu troller??
de que ano e seu troller??
Um T4 2004...
Abraços.
andres-tavares
09/10/2007, 17:59
obrigado!
e quando pesa seu troller?
obrigado
srgrande
10/10/2007, 17:03
Um T4 2004...
Abraços.
Abreu,
Fale p mim que modificações vc ja fez em bombas, bicos e turbina?
Quais os resultados de desempenho e de consumo?
Que pneu vc usa no dia-dia?
Abreu,
Fale p mim que modificações vc ja fez em bombas, bicos e turbina?
Quais os resultados de desempenho e de consumo?
Que pneu vc usa no dia-dia?
Ainda não pesei o gordinho na balança pessoal... Mas assim que pesar posto aqui...
Então, o meu tem turbina e bomba esguelada, com limitador de giro elevado e só.
Fica muito bom.
O meu tem um problema cronico que ainda não achei a solução, que é uma enfraquecida que ele dá as vezes entre 3000 e 4000Rpm. Toda primeira vez que eu piso forte, ele tá fraco. Ou seja, se eu sair de casa, não passar de 3000Rpm, e certa hora resolver esticar uma marcha, até 4000Rpm, quando ele passa de 3000Rpm ele está fraco fraco. Mas ai levo ele até 4000Rpm, mesmo fraco e se eu repetir a mesma em seguinda, ele já está com todo gás que deus lhe deu!
Resumindo: Toda primeira vez que o faço passar de 3000Rpm ele fica fraco. Após a primeira vez ele fica 100%.
Não tenho ideia do que seja, mas sei que quando troco o filtro de diesel esse problema diminue quase que 100%, mas com poucos Km já volta a aparecer...
Abraços.